News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

SC Braga tem adeptos ou espectadores?

Started by footfan, 04 de October de 2013, 00:42

Previous topic - Next topic

footfan

Saudações a todos os verdadeiros adeptos do Sporting Clube de Braga. Embora só hoje me tenha registado no fórum, semanalmente faço questão de o visitar.
O que me levou a inscrever no fórum, foi o facto de querer alertar para um assunto que há muito me preocupa sobre os "supostos" adeptos do nosso Grande Braga. É do conhecimento comum, que o futebol em Portugal é pobre de adeptos, pobre de mentalidade, pobre de justiça... é pobre porque assim o povo quer que seja. Está tal e qual o nosso país. Mas as pessoas que frequentam os estádios cada vez têm menos paixão, cada vez vibram menos. Tirando os elementos das claques organizadas (que por vezes até vibram de mais) o nosso futebol sem eles morreria.
Depois de um período de reflexão de alguns dias sobre o SC Braga – sporting pergunto-me o que faz o dito sócio comum do SCB na bancada? Puxa de um cigarro de vez em quando. Chama uns nomes ao árbitro. Fala mal das claques por acenderem uma tocha. Assobia a equipa quando ela joga mal. NÃO DÁ APOIO NENHUM QUANDO ELA JOGA BEM OU JOGA MAL. Meus caros associados mas que fazem vocês dentro de um estádio? Vocês gostam do SC BRAGA? Vão lá só para dizerem que foram? O jogo todo sentados sem um único grito de incentivo para a equipa? Se querem ver um jogo de futebol dessa forma a SPORTV tem um pacote 9.90€ ideal para vocês verem o futebol em casa. Vocês não fazem falta ao SC Braga, nem ao futebol. Passam o ano todo a queixarem-se que os clubes de lisboa fazem de nós "palhaços", que somos comidos por lisboa, que a CS (record/abola) goza com a nossa cara e quando chega a hora da verdade não dão um único incentivo à equipa. Não mostram um único grito de revolta. Isso não é maneira de estar no desporto, nem em lado nenhum. Queixam-se da violência das claques mas infelizmente só as vejo a elas a defender a nossa cidade, a prestar o mínimo de apoio ao nosso clube. EM TODAS AS MODALIDADES. Temos uma assembleia geral onde foram apresentados os melhores resultados de sempre do SC BRAGA e estão lá meia dúzia de associados, sendo que maior parte são membros ligados às claques, nomeadamente a Bracara Legion que fez-se representar com um pano.
Em suma o que vejo no sócio comum do SC Braga é vaidade por sermos um clube que está no top do futebol português mas bairrismo não vejo nenhum. A este tipo de gente, que representa o pior que existe no futebol moderno, faço o apelo de procurarem outro passatempo, chamar-lhe-ei assim. Vocês estão a minar o nosso clube. A quem realmente gosta de e do Braga, faça questão de o defender mais e de lutar mais pelos seus interesses. Isso começa com um simples grito no estádio durante o jogo.

BRAGA SEMPRE!     

JotaCC


footfan


JCosta

Temos muitos espectadores.
Mas adeptos deve ser só um!

Caro Footfan.
Penso que não te estreaste da melhor maneira.

Não te quero massacrar e quero que sejas ativo neste forum.

O sócio comum não vibra menos do que o elemento de alguma claque. Talvez apoie menos mas são esses que "enchem" o estádio.
Cada um dá o apoio que entende e as cadeiras vazias não dão apoio nenhum.

Na assembleis geral foi bem visivel a importância dos sócios.
Houve muito poucos presentes mas foi possivel ver que fazem o grosso do orçamento.

Porque só falas das críticas aos clubes e CS de Lisboa? Nunca as vês em relação aos do Porto?

Sobre as queixas da violência, lembra-te do jogo do ano passado com o paços, foram os sócios comuns que conseguiram arrefecer um pouco os ânimos das claques e evitar problemas maiores.

Caro footman, tenta serenar antes de escrever e apoia a equipa em vez de criticar os adeptoa porque pareces enquadrar nas criticas que referes.

Continua a escrever que apesar dos reparos que faço acho que podes animar e acrescentar algo ao forum.

Saude.
Saudinha... da boa.

set5

#4
TENS TODA A RAZÃO!

Antes de mais sê bem vindo ao fórum.

Subscrevo tudo o que dizes... O comum espectador no axa é o homem nos seus 40/50 anos que passa o jogo sentado, sem abrir a boca. E quando a abre é depois de um golo, para mandar as pessoas sentar dizendo ''Já Não Chove!'' Fuma 4/5 cigarritos por jogo... Entra calado, sai mudo.

Eu na poente levanto-me nas jogadas de perigo do nosso braga e ouço logo um velho do restelo a pedir para sentar... Fico fdd se o braga joga mal, grito, berro, levanto-me, tudo, e os dinossauros olham para mim e para os que como eu fazem como se gente saída da casa amarela se tratasse...

TÁ NA HORA DE MUDAR!

não gosto de ir para as claques, mas será que para ser mais que um boneco na bancada tenho do o fazer?

JotaCC

Quote from: set5 on 04 de October de 2013, 12:54

Eu na poente levanto-me nas jogadas de perigo do nosso braga e ouço logo um velho do restelo a pedir para sentar... Fico fdd se o braga joga mal, grito, berro, levanto-me, tudo, e os dinossauros olham para mim e para os que como eu fazem como se gente saída da casa amarela se tratasse...

TÁ NA HORA DE MUDAR!

não gosto de ir para as claques, mas será que para ser mais que um boneco na bancada tenho do o fazer?

Na Nascente (ex. tribunal do 1ºMaio) tudo é diferente

zebraga1985

Quote from: JotaCC on 04 de October de 2013, 12:58
Quote from: set5 on 04 de October de 2013, 12:54

Eu na poente levanto-me nas jogadas de perigo do nosso braga e ouço logo um velho do restelo a pedir para sentar... Fico fdd se o braga joga mal, grito, berro, levanto-me, tudo, e os dinossauros olham para mim e para os que como eu fazem como se gente saída da casa amarela se tratasse...

TÁ NA HORA DE MUDAR!

não gosto de ir para as claques, mas será que para ser mais que um boneco na bancada tenho do o fazer?

Na Nascente (ex. tribunal do 1ºMaio) tudo é diferente

Tá a na hora é de mudares de bancada... Digam o que disserem, na Nascente é que se vive o futebol!
Menos internet, mais estádio...

O futebol é no estádio e não no PC

krugger

Quote from: JotaCC on 04 de October de 2013, 12:58
Quote from: set5 on 04 de October de 2013, 12:54

Eu na poente levanto-me nas jogadas de perigo do nosso braga e ouço logo um velho do restelo a pedir para sentar... Fico fdd se o braga joga mal, grito, berro, levanto-me, tudo, e os dinossauros olham para mim e para os que como eu fazem como se gente saída da casa amarela se tratasse...

TÁ NA HORA DE MUDAR!

não gosto de ir para as claques, mas será que para ser mais que um boneco na bancada tenho do o fazer?

Na Nascente (ex. tribunal do 1ºMaio) tudo é diferente

Sem duvida, pelo menos na Nascente isso nao se passa, o apoio muitas vezes vem da central, como o Braga Braga, mas la vem, acompanhamos os Red em muitos canticos, pelos menos os mais conhecidos.

É evidente que gostava que o ambiente do Axa fosse como o Celtic Park, mas a realidade do futebol portugues é esta. Podes a todos os campos que acontece o mesmo, podes dizer que nos 3 estarolas há mais apoio mas as claques tb são maiores, logo quando começam fazem mais barulho, de resto ves o comum do adepto normal, e digo-te que não há excepções.

O facto de ser "normal" nos estadios portugues um apoio menos forte gostaria que fosse diferente, que a uma só voz o estadio apoiasse durante 90 minutos, mas isso são utopias.
Quanto aos velhos do restelo, a resposta é simples, querem ver o futebol sossegados vêm na sala la de casa ou entao no cafe.

JuBraga

Antes de mais sê bem vindo.
Apesar de teres uma certa razão, deixas de a ter também.
Eu sou da nascente e tenho cadeira lá, não me revejo nas tuas palavras nem nas pessoas que me rodeiam, mas se for para a poente aí sim, dou-te razão. Se canto ou me levanto mandam-me uns olhares como se eu estivesse tolinha, mas é a forma de uma pessoa estar. Eu não as posso criticar por não serem como eu e as pessoas não me podem criticar por ser diferentes delas. Cada um é como é e cada um sente à sua maneira. Se o estádio era melhor se tivesse toda a gente de pé a cantar os 90 minutos? Sim, mas podes ver isso sempre nas deslocações. Nós temos valor e para nos deitar abaixo ou nem nos dar referência já chega quem nos comanda e a comunicação social. Acalma-te e vê estes vídeos, que tem a nossa essência:
http://www.youtube.com/watch?v=BJq_pDL-DBY

http://www.youtube.com/watch?v=cf1O__h2FWg

Vasco Soares

És capaz de ter razao, ou tens em muitas coisas, mas já agora se tiveres verba disponivel, compra um relogio para cada elemento das claques, e informa qd começa as segundas partes dos jogos, pois é na altura que se canta o "quando tu entras em campo" e o que vejo é os sectores dos red e da bracara vazios ou quase.
É que só mandar foguetes nao chega, há que também ir recolher as canas.
Como vés quem fala, tem sempre algo para ouvir.

Legião

#10
Bem-vindo Footfan,

Acho que neste momento o problema dos nossos adeptos é ir do "8 ao 80" com muita facilidade, se há jogos em que a Pedreira é terrível para os adversários devido ao apoio dado à nossa equipa também é verdade que basta as coisas correrem menos bem num jogo ou a um jogador para aparecer a crítica e o assobio fácil, o que só prejudica, temos de estar do lado da solução e não do problema.

As grandes conquistas só virão quando tivermos uma massa adepta forte quer sejam as claques quer os chamados adeptos comuns e todos fazem falta, e mais importante, todos a remar para o mesmo lado.

Vejam a atitude dos 3 estarolas, não é por acaso que nestes últimos dias tivemos o Jesus a defender daquela maneira os adeptos dos lamps em Guimarães, que ainda ontem o Bruno de Carvalho no programa "5 para a Meia Noite" da RTP elogiou e defendeu de forma acérrima as claques dos lagartos e ainda na recente gala dos 120 anos dos tripas foram bem audíveis as grandes palavras de elogio no discurso de Pinto da Costa aos Super Dragões e ao Colectivo, isto não acontece por acaso.

Problemas nas bancadas todos os clubes têm, uns mais que outros, o importante é que clube e adeptos trabalharem em conjunto para resolvê-los e para que não se repitam, sem querer desresponsabilizar ninguém mas julgo que, por exemplo, a caixa de segurança, já analisada noutro tópico, teria sido o suficiente para evitar alguns dos maiores problemas que tivemos na bancada tanto para nós como para os adeptos adversários.

No campeonato português o apoio e a "pressão" nos jogos é fundamental para ultrapassar os vários obstáculos, mais ou menos lícitos, que nos aparecem pelo caminho, um bom exemplo já esta época foi o jogo com o Estoril mas nos jogos fora essa apoio ainda é mais determinante.

O positivo é que já provamos ao mundo e a nós mesmos que temos cidade e adeptos que quando querem conseguem criar uma massa adepta que leva realmente a equipa às costas, é preciso é que isso aconteça na maior parte dos jogos e não apenas nos chamados jogos grandes ou nas alturas mais decisivas da época, basta mudar de atitude.
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

rpo.castro

Uma entrada a pés junto.

Tendo razão em alguns aspectos, como a passividade da maior parte dos adeptos que estão assistir, perdes-la toda quando metes toda a gente no mesmo saco, fazes separações absurdas sobre os que as claques são e os outros não e terminas com a cereja no topo do bolo dizendo que a maioria dos adeptos do SC Braga não devem cá estar. Quem tem ideias destas geralmente é que costuma estar a mais.

Voltando ao cerne da questão, o apoio durante os jogos hoje em dia é inferior ao que era há 6/7 épocas atrás, altura em que o Braga começa a despontar com os primeiros sucessos europeus, consistência na primeira metade da tabela. Fruto desse crescimento aumentou-se o nº de adeptos, mas também a fasquia. Talvez demasiado. Depois de ver equipas com jogadores que eram perfeitos desconhecidos, era de esperar que internacionais A tivessem no mínimo, igual desempenho.

Mas as eliminações precoces das provas europeias constituem um grande revés na aspiração dos adeptos, e se a equipa não responder com exibições está quebrado o elán. Claro que deveriam ser os adeptos a puxar pela equipa e não o contrário, mas não é isso que acontece. Nem em Braga, nem no resto do país.

A isto se junta um grande nº de pessoas jovens nas bancadas, crianças também, que ainda estão a aprender o que é o Braga e o futebol. No meu sector menores de 35 anos são a maioria.

Muitos falam do apoio de outros clubes quando o que vêem são os jogos grandes (maior motivação) ou jogos fora (maior preponderância das claques) onde isso é visível. Mas se assistirem a um jogo com uma equipa do meio da tabela para baixo, têm meio estádio vazio, as claques apoiando e os restantes na mesma atitude passiva que os nossos.
Quem não sente não é filho de boa gente.

footfan

Obrigado a todos pelas boas vindas e pelos comentários críticos e não críticos e até pelos que se julgam juízes do fórum. Mas adiante. É isto que eu pretendo, que se fale do assunto e que se mude mentalidades para beneficio do SCB. Penso que enquanto adeptos temos muito mas muito que crescer. Infelizmente não vejo a nascente como exemplo como já referiram. Tenho lá cadeira e tanto assisto aos jogos na nascente como na poente. A coisa difere pouco, embora se note outro nervo. Mas cito o "old school" quando diz que precisamos de "todos a remar para o mesmo lado". Mas será que é isso que acontece? Será que as pessoas estão interessadas nisso?   

Pireks_23

Acho que fizeste uma intervenção que tocou na ferida a alguns "velhos do Restelo" E concordo com grande parte do que acabaste de escrever, contudo todos fazemos falta até todos aqueles que entram mudos e saem calados cujo seu único contributo é dar um colorido ao lugar que ocupam. Esses também fazem falta não ao nível do apoio mas a nível financeiro. Mas pior que tudo, na minha opinião, ainda é ouvir umas palavras de incentivo quando são feitas coreografias ou exibidas faixas. Passo a citar as expressões.
"Tirem-me essa m**rda da frente"
"Paguei bilhete quero ver o jogo"
Entre muitas outras pois a imaginação destes seres é muito criativa.