News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 28/09

Started by Bruno3429, 28 de September de 2013, 08:33

Previous topic - Next topic

Bruno3429

«Há quatro clubes grandes em Portugal!» - António Salvador
Por Pedro Lobão 

Na assembleia geral bracarense, o presidente António Salvador, voltou a exprimir que os arsenalistas já são um "grande" do futebol português:

- A minha luta é demonstrar que o SC Braga é um grande de Portugal. Eu não digo isto por dizer. Digo, porque são os factos a nível nacional. Somos um grande por todo o nosso crescimento e desempenho.

O líder da SAD, em resposta aos sócios, enalteceu ainda que o clube não é gerido de dentro para fora: "desde que aqui cheguei que temos crescido cada vez mais. Isso é fruto de uma liderança e de um clube organizado. A SAD é gerida de dentro para fora, e não o contrário, esse é um dos nossos trunfos.

O relatório e contas da SAD arsenalista foi, esta noite, aprovada com unanimidade pelos associados do clube, em assembleia geral que decorreu na Associação de Futebol de Braga. Recorde-se que A SAD registou um lucro de 5,45 milhões de euros.

Outro destaque da noite, foram os inúmeros pedidos que os sócios fizeram a António Salvador para se recandidatar no próximo ato eleitoral, mas o presidente arsenalista manteve o tabú sobre uma possível recandidatura.

A Bola

JotaCC

Jesualdo Ferreira: "Importante estar por cima"


É um reencontro especial, a nível pessoal. E com a importância de o Sp. Braga estar na frente, com um ponto de vantagem, naquele que será o primeiro duelo com um grande. Jesualdo Ferreira assumiu que o jogo com o Sporting - antiga equipa que orientou na última época - não o deixa indiferente, no entanto, o jogo desta noite (20.15 horas), da 6.ª jornada da Liga, tem um peso maior somente numa dimensão pessoal.

"Recordamos sempre alguns momentos que vivemos, é inevitável. Não deixo de ter sentimentos e não sou indiferente aquilo que tem sido a minha história, mas profissionalmente sou completamente imune a essas questões", revelou o professor na antevisão ao jogo, sublinhando, antes, a importância de os bracarenses estarem na frente.

"A nível psicológico dá ânimo aos jogadores e auto-estima. É importante sentirem que chegaram ao primeiro jogo com um grande e estão por cima. No entanto, sabem todos que o mais difícil não é chegar, é manter e melhorar. É o desafio que temos", destacou Jesualdo Ferreira esperando um "duelo interessante do ponto de vista do espectáculo".

O professor conhece bem o plantel le onino, contudo não considera uma vantagem: "se eu jogasse sim. A única coisa que posso é transmitir aos meus jogadores alguns elementos que ajudam a conhecer melhor o adversário. Mas o Jardim também tem essa vantagem, há jogadores do Sp. Braga que ele conhece bem. Se dá vantagem é discutível, mas o mais importante é aquilo que os meus jogadores são capazes".

Quanto ao adversário, Jesualdo considera o Sporting "uma equipa muito equilibrada", "com bons jogadores" e que "no futuro vai ser mais forte". Por isso, "espero uma equipa que vem aqui discutir a vitória e o jogo".
Já o Sp. Braga, "tem vindo a subir os degraus normais de uma equipa em crescimento".
"Estamos a tentar trazer jogadores de um plano médio para um plano superior, com uma exigência maior, e a equipa começa a ter alguns equilíbrios e a assimilar princípios tácticos, mas é uma tarefa que demora tempo", alertou.
Questionado sobre as declarações de Leonardo Jardim sobre as arbitragens, o professor não quis comentar e limitou-se a salientar que o técnico "esqueceu-se de falar em quarto grande".



António Salvador mantém tabu sobre recandidatura

Primeiro foi o professor Jesualdo Ferreira a deixar claro que não imagina o Sp. Braga sem António Salvador. À noite - durante a Assembleia Geral do clube, realizada no auditório da A. F. Braga - foi a vez dos sócios arsenalistas desafiarem o dirigente a manter-se na presidência e a anunciar a recandidatura às eleições de Novembro.

"Presidente não nos deixe, nem pense nisso", apelou o sócio 331 do Sp. Braga, depois de ter lido um artigo de Bagão Félix remetendo para "o regresso do esplendor do triunvirato do futebol português", alusão a Benfica, FC Porto e Sporting.
Na resposta, António Salvador reafirmou a luta que trava para que, de uma vez por todas, sejam encarados no panorama nacional quatro grandes clubes.

"A minha luta é, como todos sabem, debater que não existem três grandes, mas quatro grandes clubes. E não o digo por dizer, mas por factos concretos e por aquilo que o clube fez nos últimos quatro anos. Isso não nos podem tirar, são conquistas algumas mais conseguidas do que os chamados três grandes. Por isso, digo que o Sp. Braga é a terceira força nacional, com factos consumados e ganhos com suor e empenho", frisou, mantendo o tabu sobre a questão.

Nem os cânticos e aplausos dos cerca de 40 sócios fizera m António Salvador anunciar a esperada continuidade, até porque, de forma inesperada não houve o habitual discurso de encerramento da assembleia pela voz do presidente.

AG do clube aprovou, por unanimidade, o relatório e contas de 2012/13, cujo resultado líquido foi positivo - à imagem dos resultados da SAD - num total de 1.941.460 euros. Foi, ainda, aprovado o orçamento para 2013/14 que prevê rendimentos de 2.375.000 euros e um resultado líquido positivo de 28 mil euros.

Voto de louvor para António Salvador

O relatório e contas de 2012/13 e o orçamento para 2013/14 foram aprovados por unanimidade pelos accionistas da SAD do Sp. Braga. A Assembleia Geral realizada no auditório da A. F. Braga foi pouco participada, mas obteve quórum suficiente para aprovar por as contas, que se saldaram por um resultado líquido positivo - pelo quarto ano consecutivo - de 5,4 milhões de euros. Lucro para o qual contribuíram as vendas de Lima, Beto, Ismaily e Mossoró, assim como a participação na Liga dos Campeões, fatia decisiva para os rendimentos operacionais cujo valor foi de 23,1 milhões de euros.
O orçamento da SAD para a próxima época ronda os 15 milhões de euros.
Os accionistas aprovaram, ainda, um voto de louvor à administração liderada por António Salvador.

CORREIO DO MINHO

Bruno3429

Eric Dier para travar Ederzito  
Por:Nuno Miguel Simas

Leonardo Jardim está preocupado com o poderio físico do avançado Éder (Ederzito, como consta na lista de convocados do Sp. Braga) e deve manter Eric Dier como titular no centro da defesa do Sporting, no jogo desta noite (20h15, Sport TV 1) frente aos minhotos.

Apesar de contar com Marcos Rojo (está recuperado da luxação no ombro esquerdo), a compleição física de Dier é um dos argumentos para a inclinação de Jardim pelo luso-inglês no jogo do Minho para procurar travar o ponta de lança dos arsenalistas. Dier (19 anos) é mais alto e forte do que Rojo – mede 1,91 metros e pesa 86 quilos, ao passo que o argentino (23 anos) mede 1,86 metros e pesa 82 quilos.

O CM soube ainda que, além da capacidade atlética de Éder, Jardim vai ter outro fator em conta: as condições atmosféricas que apontam para chuva e um relvado mais pesado hoje em Braga também aconselham a utilização de Dier, um jogador mais habituado a um jogo em pisos mais escorregadios.

Rojo deve, por isso, começar a partida desta noite no banco, embora também não seja de excluir a possibilidade de entrar de início, o que levaria Dier a atuar no centro do meio-campo, ao lado de Vítor, William Carvalho e Adrien. O internacional inglês sub-21 conhece bem a posição, onde, aliás, se destacou na época passada sob as ordens de Jesualdo Ferreira. Neste caso, o técnico do Sporting procurará apresentar um sistema mais conservador, para tentar bloquear o meio-campo bracarense e o jogo para Éder.

Correio da Manhã

Bruno3429

Sp. Braga-Sporting (antevisão): «out-siders» na luta pelo segundo lugar
Leões e Guerreiros na perseguição ao FC Porto
Por Bruno José Ferreira   

A pedreira assiste este sábado a um dos jogos grandes da sexta jornada do campeonato. Sp. Braga e Sporting encontram-se no Minho para continuar a perseguição direta ao FC Porto, que já cumpriu a sua parte. Em jogo está o segundo lugar e mais um capítulo no duelo entre leões e guerreiros, aguçado nos últimos anos. 

O momento

Sp. Braga: A crise que ameaçava os bracarenses já lá vai, e a equipa de Jesualdo Ferreira voltou a encontrar-se com o trilho dos triunfos. Vem de dois triunfos, diante do Estoril e do Arouca, partindo para esta jornada na vice-liderança do campeonato, pretendendo manter esse posto diante dos seus adeptos.

Sporting: A entrada de «leão» no campeonato, que valeu a liderança nas primeiras jornadas, esmoreceu com os empates diante do Benfica e mais recentemente diante do Rio Ave na última jornada. O conjunto de Alvalade tenta mostrar que está na luta pelos lugares da frente.

Ausências

Sp. Braga: Miljkovic, Sasso, Nuno André Coelho e Joãzinho (lesionados).

Sporting:  Diego Capel (lesionado).

Discurso direto

Jesualdo Ferreira: «Contra as antigas equipas há sempre momentos de podermos recordar alguns momentos que vivemos, isso é inevitável, mas para mim que sou um profissional é um jogo com um peso de quando se defronta um clube grande como o Sporting. Nunca podemos deixar de ter sentimentos e de ser pessoas».

Leonardo Jardim: «Espero um jogo muito competitivo entre duas equipas com ambições neste campeonato. Sabemos que o Sp. Braga nos últimos anos tem sido sempre uma das melhores equipas do campeonato e ocupado o pódio, mas o Sporting, sempre dentro da sua maneira de estar, vai procurar em qualquer campo».

Histórico de confrontos:

Ora ganhas tu ora ganho eu tem sido a tendência da última década. Se a toada continuar será a vez do Sp. Braga vencer o jogo, visto que o Sporting saiu do Axa com um triunfo na última época. Num total de 64 jogos, o histórico sorri para os leões que venceram 29 vezes e perderam apenas 22. Registam-se 13 empates.

Maisfutebol

JotaCC

"VAI SER DECIDIDO NOS DETALHES"
HUGO VIANA ANTECIPA>>Conhece como poucos a realidade dos dois clubes e até os próprios técnicos, que, acredita, não vão tirar benefícios do conhecimento do adversário. Favoritismo é coisa que não existe, defende o médio

"Não há favoritos. As duas equipas começaram bem a época e são das melhores de Portugal



Lançou-se num Sporting pela última vez campeão, comandou o miolo do melhor Braga de sempre – o das últimas quatro épocas –, disputou duas finais europeias pelos dois emblemas e conhece como poucos a realidade dos clubes que hoje disputam a sexta jornada da Liga no relvado do AXA. Hugo Viana, aos 30 anos, desde o Dubai, antecipa o embate de Braga e Sporting, clubes marcantes na sua carreira, como o próprio admite a O JOGO, recusando-se a apontar um favorito. "Vai ser um jogo muito equilibrado, decidido nos detalhes", defende.

"Neste tipo de jogo, não costuma haver favoritos. As duas equipas começaram bem a época, há muito equilíbrio. Apesar de o Braga jogar em casa, não acho que haja favoritos, são duas das melhores equipas de Portugal", concretiza o esquerdino, que avalia o novo fôlego dos leões em 2013/14, sob o comando de Leonardo Jardim: "Tudo aponta para que o Sporting esteja melhor esta época, começaram bem, prometem, mas a época é longa e ainda muita coisa pode acontecer". Desafiado a revelar por quem vai torcer, o médio finta a questão e remata que fica satisfeito qualquer que seja o resultado. "Preferido? Não tenho. Passei grandes momentos nos dois clubes, devo-lhes muito e, em períodos diferentes da minha carreira, foram fundamentais", atira Hugo Viana.

O agora camisola 45 do Al-Ahli considera que nem Jesualdo Ferreira vai tirar dividendos do conhecimento que tem do Sporting que orientou na época passada, nem Leonardo Jardim vai ter benefícios pelo que sabe do Braga que comandou em 2011/12. "O facto de os dois treinadores conhecerem bem, por dentro, o adversário, as características dos seus jogadores e eventuais debilidades a explorar não vai ser determinante. Vai ser um jogo muito equilibrado, decidido nos detalhes", confia, antes de antecipar muita luta no meio-campo, onde atuaria: "É verdade que o Custódio é um jogador muito experiente e dá muita consistência ao meio-campo do Braga, mas o Sporting, apesar de contar com jogadores não tão experientes, também tem um meio-campo com muita qualidade."
A enfrentar um novo desafio na carreira, depois de ter representado, além de Sporting e Braga, Newcastle, Valência e Osasuna, Hugo Viana vai acompanhar o embate das suas ex-equipas desde o Dubai. "É uma realidade completamente diferente, ainda estou a adaptar-me, mas está a correr tudo bem", remata.



FRUSTRAÇÃO DUPLA SEIS ANOS DEPOIS

Hugo Viana voltou a uma final europeia precisamente seis anos depois, a 18 de maio de 2011 para, ao serviço do Braga, voltar a perder, desta feita diante do FC Porto. Ao contrário da primeira ocasião, o médio foi titular, mas foi substituído ao intervalo.



TRÊS MINUTOS NA FINAL MAIS TRISTE DO LEÃO


A ligação de Hugo Viana ao Sporting começa na conquista do título em 2001/02, mas podia ter conhecido maior glória na final da Taça UEFA disputada em Alvalade, a 18 de maio de 2005. O médio jogou apenas três minutos na derrota com o CSKA de Moscovo.



Foi ele que "pagou" a Academia

Hugo Viana foi figura maior do Braga das últimas quatro épocas, período dourado dos arsenalistas, mas deixou também o seu legado em Alvalade. Depois de dar os primeiros pontapés na bola ao serviço do Gil Vicente, mudou-se com 12 anos para o Sporting, onde cumpriu o resto da sua formação, afirmando-se na equipa principal dos leões em 2001/02, época da conquista do último título dos verdes e brancos. Campeão, transferiu-se para os ingleses do Newcastle por 12 milhões de euros, verba em que foi avaliada a construção da Academia, em Alcochete, inaugurada nesse ano.


> Casa
Apesar de o Braga jogar em casa, não acho que haja favoritos, são duas das melhores equipas de Portugal"

> Trunfos
O Custódio é um jogador muito experiente, mas o Sporting também tem um meiocampo com muita qualidade"

> Místeres
O facto de os dois treinadores conhecerem bem, por dentro, o adversário, não vai ser determinante"


> Força
Tudo aponta para que o Sporting esteja agora melhor, mas a época é longa, muita coisa pode acontecer"



Custódio sai em auxílio de uma defesa renovada
Lesões de Nuno André Coelho e Joãozinho obrigam Jesualdo a mexer no sector mais recuado, mas o meio-campo e o ataque também devem ter novidades

Por indisponibilidade física ou por mera opção, Jesualdo Ferreira irá operar uma mini revolução na equipa do Braga para a receção ao Sporting. A defesa, que ao longo dos últimos anos tem sido muito fustigada por lesões, será o sector mais afetado, uma vez que Nuno André Coelho (dor intercostal) e Joãozinho (mialgia na coxa direita) apresentaram algumas queixas e nem sequer foram convocados, cedendo o lugar no onze a Paulo Vinícius (regressa depois de Paços de Ferreira) e Elderson (uma estreia). Mas as mudanças não se ficam por aqui. Baiano, que cumpriu castigo na deslocação a Arouca, recuperará o estatuto de titular frente aos leões, atirando surpreendentemente com Tomás Dabó para a equipa B – joga hoje em Faro – , depois de o luso-guineense se ter cotado como um dos melhores na última jornada.


Novidade > Custódio vai estrear-se como titular esta temporada

A grande novidade, contudo, está reservada para o meio-campo, onde Custódio recuperará o lugar do qual foi dono e senhor na última época. Será a estreia do médio a titular em 2013/14, depois de um começo de temporada muito abaixo das expectativas, no qual chegou a falar- se com insistência da possibilidade de rumar a outras paragens. Com o internacional português, Jesualdo Ferreira espera dar maior estabilidade ao sector intermédio, uma vez que Luiz Carlos esteve aquém do desejado pelo treinador em Arouca.
No ataque, o novo intérprete deverá ser Hugo Vieira, que até tem um histórico positivo frente ao Sporting. O atacante contratado ao Benfica bisou frente aos leões na última época, ao serviço do Gil Vicente, e é o mais forte candidato a render Felipe Pardo, que está em quebra desde a deslocação a Barcelos, embora Jesualdo Ferreira possa oferecer ao colombiano uma última oportunidade para desmentir o que parece evidente.



ESPERADOS CERCA DE 20 MIL

Os preços dos bilhetes, muito contestados pelos núcleos sportinguistas da zona norte do país, não deverão ser impeditivos de o AXA registar uma boa casa no Braga-Sporting. O recinto bracarense não irá encher, mas os dirigentes da SAD esperam que possam vir a estar cerca de 20 mil espectadores, o que constituirá a melhor assistência da época.



Apelo à continuidade
Sócio pediu a António Salvador para continuar e os restantes adeptos aplaudiram

Mais do que a aprovação, por unanimidade, do relatório e contas da SAD e do clube relativos à última época, as Assembleias Gerais do Braga ficaram marcadas por um voto de louvor à Direção e pelos muitos apelos para que António Salvador se recandidate ao cargo que ocupa desde 2003. José Manuel Machado, sócio 331 dos arsenalistas, deu voz ao desejo dos adeptos e foi muito direto para o presidente. "Nem pense sair; não nos abandone", pediu o associado, provocando de imediato uma reação na plateia, que aplaudiu e entoou o cântico dedicado ao presidente. Salvador ouviu, mas optou por manter a dúvida, limitando-se a declarar que a luta que vem travando há alguns anos é a de que "há quatro e não três grandes" no futebol português. "Não o digo por dizer, mas por factos concretos. Está aqui a prova – aponta para um cartaz com as conquistas dos minhotos – e isso ninguém nos pode tirar. Conseguimos mais do que alguns dos ditos três grandes", referiu.

O JOGO

JotaCC

"É importante chegar ao jogo por cima"
JESUALDO FERREIRA>>Treinador arsenalista admitiu que reencontrar o Sporting será especial e que recebê-lo à frente na classificação é um cenário que lhe agrada

[Arbitragem] Leonardo Jardim esqueceu-se de que há quatro grandes" Jesualdo Ferreira
SPORTING "É uma grande equipa, pois venceu campeonatos com toda a legitimidade nos últimos 50 anos. Por isso, luta para ser campeão HISTÓRIA "O Braga tem um segundo lugar no panorama nacional e só lhe falta ser campeão. Mas essa é uma tarefa difícil




Calejado em conferências de Imprensa de sala cheia, algo raro na presente época em Braga, Jesualdo Ferreira não mostrou ponta de nervosismo na conversa que manteve ontem com os jornalistas. Admitiu que reencontrar o Sporting será especial, pois não fica indiferente à história que escreveu no futebol, mas ressalvou que é profissional, pelo que será mais "um jogo com o peso de ter de defrontar um clube grande". Por isso, considera que "é importante chegar por cima" na classificação a um embate com este tipo de equipas – nesta altura os bracarenses somam mais um ponto –, embora dê muito mais valor à forma como se termina do que como se começa.

Depois de uma temporada em que o Sporting passou por muitas dificuldades, Jesualdo Ferreira vê melhorias significativas na equipa leonina. "Este ano está muito melhor", atirou. "É equilibrada, tem bons jogadores, joga de uma forma muito coletiva e no futuro será mais forte", perspetivou, não esperando outra coisa que não seja um adversário determinado a "discutir o jogo e a vitória" no AXA. "O Sporting é uma grande equipa, que joga sempre para os primeiros lugares, pois venceu campeonatos com toda a legitimidade nos últimos 50 anos. Por isso, luta para ser campeão", referiu, colocando-o no mesmo patamar de Benfica e FC Porto.
Já o Braga é, segundo Jesualdo, "uma equipa que tem vindo a subir os degraus normais para quem se está a formar". "O trabalho que estamos a fazer é tentar trazer para cima um conjunto de jogadores que permitam estruturar a equipa no presente e no futuro próximo", explicou, lembrando que trabalha apenas "com a ambição de tentar fazer com que o Braga fique em terceiro lugar". "O Braga tem um segundo lugar no panorama nacional e só lhe falta ser campeão. Mas essa é uma tarefa difícil", salientou Jesualdo, que realizou um reparo ao discurso de Leonardo Jardim sobre o facto de os três grandes serem, por norma, beneficiados pelas arbitragens. "Esqueceu-se de falar em quatro grandes", finalizou.




"Éder está em ascensão"


Tem um grande conhecimento do plantel do Sporting. Isso confere-lhe alguma vantagem para este jogo?


Se eu jogasse, sim. A única coisa que posso transmitir aos meus jogadores são alguns elementos que possam ajudá-los a conhecer melhor alguns atletas do plantel do Sporting. Mas o Leonardo [Jardim] também tem essa vantagem, porque também trabalhou pelo Braga. Seja como for, o mais importante é que a equipa saiba o que tem de fazer e não só o que o outro é capaz de fazer.

Éder foi pré-convocado para a Seleção Nacional. Acredita que está em condições de substituir Hélder Postiga nos próximos jogos?

Isso é melhor perguntar ao Paulo Bento. Agora, quando ele faz uma pré-convocatória, é porque tem algumas ideias. O que posso dizer é que Éder está em ascensão. Não nos podemos esquecer de que o ponta de lança referência do Braga na última época só começou a jogar há três jogos e vem de uma lesão grave. O que vai conseguir a curto prazo estará de acordo com as suas capacidades. Ele está na fase de ganhar confiança e é importante que continue com o espírito que tem, porque dia a dia vai ganhando mais condição.



"Não imagino o Braga sem Salvador"


António Salvador avança ou não para mais um mandato à frente dos destinos do Braga? A questão ficou no ar depois da entrevista do presidente dos bracarenses a O JOGO, mas Jesualdo Ferreira não acredita numa saída. "Não imagino o Braga sem [António] Salvador", confessou o treinador dos arsenalistas. "Tive a oportunidade de ler a opinião de alguns notáveis do Braga sobre o que poderia ser o futuro, e todos têm a mesma opinião do que eu. Acho que não há ninguém que possa substituir António Salvador", acrescentou, catalogando a entrevista de "excelente".



"Um abraço para Mitchell"

Antes de responder a perguntas, Jesualdo Ferreira fez questão de enviar "um abraço a Mitchell van der Gaag". "É uma situação desagradável, mas que não é original. Espero que tudo corra pelo melhor e que volte em breve ao convívio da equipa e à carreira, porque é o que gosta de fazer", desejou.



DITO
"Uma espécie de tira-teimas"


1 Esteve num Braga-Sporting em 1982/83, uma das maiores vitórias em casa (3-0). Que recorda dessa altura?

Curiosamente, estreei-me a titular do Braga num empate a dois, em 1980, com o Sporting. Nessa altura o Sporting era forte, mas dos três grandes era aquele a quem o Braga mais conseguia ganhar. Naqueles tempos, o Braga também tinha equipas boas, ficava habitualmente bem classificado e dificultava bastante a vida ao Sporting.

2 A que atribui a aproximação que se verificou entre ambos os clubes nos últimos anos?

O Braga tem mais adeptos do que há uns anos e isso significa maior apoio. Há 30 anos, mesmo a jogar em casa, não conseguia ter mais adeptos do que os grandes. Além disso, está melhor estruturado, há um suporte maior da equipa principal, os jogadores têm melhores condições e podem desenvolver melhor o seu trabalho.

3 Como perspetiva o jogo? Algum jogador ou algum sector das equipas será decisivo?


Pode ser uma espécie de tira-teimas, porque nas últimas épocas o Braga tem estado por cima do Sporting, que esta época melhorou bastante. A decisão do jogo, tratando-se de duas equipas que valem pelo todo, que não têm uma figura que possa desequilibrar, passará por estar mais concentrado e equilibrado. Se uma das equipas perder isso, ainda que momentaneamente, será fatal.




UM REFUGIADO NOS JUNIORES

Nasceu na Etiópia, engraxou sapatos no Sudão, rumou a uma academia na Nova Zelândia e agora prepara-se para entrar nos juniores do Braga. A história é de Birhanu Taye, um jovem de 18 anos com passaporte neozelandês e estatuto de refugiado, que chega ao Minho com o sonho de ser profissional para poder alimentar a irmã, depois de ter perdido os pais na infância.


O JOGO

JotaCC

Jesualdo e Jardim, duas carreiras que só agora se cruzam
Sporting de Braga recebe hoje o Sporting naquele que será o primeiro confronto entre os dois técnicos em jogos oficiais

Nesta pré-época, Jesualdo Ferreira e Leonardo Jardim encontraram-se pela primeira vez como treinadores adversários. Foi no Torneio do Guadiana e o Sporting de Braga de Jesualdo foi mais forte que o Sporting de Jardim, triunfando por 1-0. Hoje, no Axa, será o primeiro confronto oficial entre os dois técnicos, com os minhotos a receberem os "leões" em jogo da sexta jornada da Liga portuguesa, com a curiosidade extra de ambos já terem estado do outro lado.
Jesualdo foi o quarto e último treinador na época horrível do Sporting, mas também aquele que melhores memórias deixou, com nove vitórias e três empates em 18 jogos, bem melhor que os seus antecessores. Também Leonardo Jardim deixou boas memórias em Braga, conseguindo 13 vitórias consecutivas em 2011-12 e deixando a equipa em terceiro.
Esta será a primeira época em que ambos coincidem no principal campeonato português, já que, quando Jardim se estreou no primeiro escalão em 2010-11 com o Beira-Mar, já Jesualdo tinha partido para uma aventura no estrangeiro, primeiro no Málaga, depois no Panathinaikos. Foi só no campeonato grego que os dois técnicos coabitaram, em 201213, mas não se chegaram a defrontar. Leonardo Jardim começou a época no Olympiakos e Jesualdo Ferreira no Panathinaikos, mas Jesualdo acabaria por ser despedido em Novembro, cerca de três semanas antes do confronto entre as duas equipas. Jardim continuou na equipa do Pireu (que seria campeã) até Janeiro deste ano.

Esta não será a primeira vez que Jesualdo e Jardim encontram Sp. Braga e Sporting como adversários. Jesualdo já encontrou o Sporting em 25 ocasiões, com seis vitórias, seis empates e 13 derrotas — nos seis confrontos como técnico do Sp. Braga, Jesualdo ganhou apenas uma vez, em 2006, por 3-2. Por seu lado, Jardim defrontou duas vezes o Sp. Braga, com uma derrota (como técnico do Desportivo de Chaves, em 2008, para a Taça de Portugal) e uma vitória (para o campeonato, em 2010, como treinador do Beira-Mar). A temporada de 1999-00 dava os seus derradeiros passos, quando o Belenenses gelou a Luz com uma vitória tão inesperada como emocionante, por 3-2, retirando o Benfica da corrida pelo título. No banco "encarnado" encontrava-se o alemão Jupp Heynckes, que seria dispensado na quarta jornada da época seguinte, dando lugar a José Mourinho. Seria a última vez que o Belenenses festejaria um triunfo na Luz.

Fernando Mendes abriu o marcador, aos 22', para os visitantes, treinados por Vítor Oliveira, e Figueira ampliaria a vantagem, aos 38'. No segundo tempo saíram do banco João Tomás e Maniche para empatar o encontro (64' e 67'), mas Rui Gregório confirmou o triunfo da equipa de Belém, aos 74'.

Desde então a tradição manteve-se no histórico derby lisboeta, em partidas disputadas no campo da "águia", onde os "encarnados" foram derrotados apenas 13 vezes em 118 confrontos protagonizados pelas duas equipas. Após um interregno de dois anos na II Liga, a equipa do Restelo está de regresso a um dos grandes palcos do futebol nacional.

Será também o momento de Jorge Jesus se reencontrar com uma equipa que já representou enquanto jogador (1976-77) e treinador (2006-07 e 2007-08). Nos quatro jogos disputados como técnico do Belenenses, Jesus somou uma vitória e três derrotas. A mais pesada das quais, por 4-0, na temporada de 2006-07. Como treinador "encarnado", venceu os dois únicos jogos em que enfrentou a sua ex-equipa, na temporada 2009-10, que ditaria a despromoção da equipa do Restelo.
Depois de uma semana marcada pelos incidentes que envolveram Jesus e agentes policiais no final do jogo com o Vitória, em Guimarães (0-1), será também altura de verificar a resposta que o Benfica dará em campo. A equipa da Luz tem estado a recuperar do mau arranque no campeonato e está agora a três pontos do líder FC Porto, mas sem grandes margem para erros.


PUBLICO

JotaCC

A IMPORTÂNCIA DE RECEBER UM GRANDE COM MAIS UM PONTO
Jesualdo Ferreira puxa pela pontuação na antevisão do Braga-Sporting. Elogia leões, mas espera vencer

O TREINADOR do Braga realçou ontem a importância de a equipa minhota receber hoje o Sporting com um ponto de avanço. "É um elemento importante chegar ao primeiro jogo com um grande e estar por cima", frisou Jesualdo Ferreira, na antevisão do encontro de logo à noite. "O mais difícil não é partir, mas sim chegar e até melhorar a classificação", advertiu, a propósito, o professor.
O jogo marca o reencontro de Jesualdo com a ex- equipa. "Não sou indiferente à minha história e reencontrar o Sporting faz-me recordar alguns momentos. Sente-se sempre alguma coisa, mas profissionalmente sou imune a isso", salientou. O técnico reconheceu que ter estado na última época em Alvalade pode ser uma vantagem, mas sublinhou que o homólogo dos leões também conhece alguns jogadores do Braga, o anterior clube em Portugal. "Pode ajudar a passar melhor aos jogadores algumas características do adversário, mas com o Leonardo [Jardim] passa-se o mesmo", fez notar. O agora treinador do Sporting afirmou, há dias, que os três grandes não deviam queixar-se dos erros dos árbitros: "Esqueceu-se de falar em quatro grandes... Mas é a opinião dele, não vou comentar". Jesualdo disse esperar um "jogo interessante" e elogiou o Sporting. "Vem de uma má época mas está muito melhor", comparou. Já em relação à sua missão no Braga, regista uma evolução favorável, mas não se dá por satisfeito: "Estamos a tentar trazer jogadores de um plano médio para um superior, com uma exigência maior. Aequipa começa a ter alguns equilíbrios e a assimilar princípios táticos, mas é uma tarefa que demora tempo", considerou.
A anteceder a conversa com os jornalistas, Jesualdo Ferreira enviou "um abraço solidário" a Van der Gaag, técnico que suspendeu as funções no Belenenses, devido a problemas cardíacos.




Leão quer limpar imagem em Braga

MAIS do que a conquista dos três pontos e a possibilidade de passar o Sp. Braga no segundo lugar da classificação, o Sporting de Leonardo Jardim entra, logo à noite, no AXA, com a ambição de recuperar da má imagem que deixou no empate caseiro com o Rio Ave, esperando ter o efeito secundário de relançar a equipa para o que resta da época
O discurso motivacional ao longo da semana apontou exatamente para a recuperação dos índices mostrados nas primeiras quatro jornadas da Liga, que levaram os leões a ter o melhor ataque da prova.
É com esse nível de ambição que os leões se apresentarão, com o técnico a ter de promover alterações no onze inicial, dada a lesão de Capel. Carrillo, numa perspetiva de ter um Sporting de cariz mais ofensivo e pressionante, é a primeira opção do técnico e aquela que menos contrai o estilo de jogo já assimilado.
No entanto, se Jardim optar por ter um jogo mais de controlo no meio-campo, a opção recairá sobre Vítor, descaindo André Martins para o flanco direito.
Certas são já as duas estreias nos convocados para a partida. O lateral direito Piris e o extremo Diogo Salomão, que não veste a camisola do leão desde 14 de maio de 2011, ante o... Sp. Braga, são opções para o encontro com os minhotos, mas nenhum deverá iniciar a partida no onze.



CONTAS E ORÇAMENTO DA SAD APROVADOS

Os acionistas da SAD do Braga aprovaram, ontem, por unanimidade o relatório e contas do exercício anterior e o orçamento da atual época futebolística. A assembleia-geral (AG) realizada no auditório da Associação de Futebol de Braga foi muito pouco participada, mas o quórum reunido foi suficiente para aprovar por unanimidade as contas da época 2012/13, que se saldaram por um resultado líquido positivo de 5,4 milhões de euros. Para este resultado, contribuíram decisivamente as vendas de Lima, Beto, Ismaily e Mossoró, além da participação na Liga dos Campeões. O orçamento da SAD para a próxima época ronda os 15 milhões de euros. Os acionistas aprovaram ainda um voto de louvor à administração liderada por António Salvador. A dirigir a reunião esteve Fernando Araújo, primeiro secretário da AG, em vez do até agora presidente Miguel Pedro Guimarães, demissionário por incompatibilidade legal.



Nuno Coelho e Joãozinho estão lesionados

Duas baixas de peso nos minhotos, para o jogo com o Sporting. Nuno André Coelho (dor intercostal) e Joãozinho (mialgia na coxa direita) estão entregues ao departamento médico, o que obriga o técnico a reformular uma defesa em que, todavia, Baiano está de regresso, após castigo.



Melhor cenário aponta para 20 mil espectadores

Apesar das previsões de mau tempo, o Estádio AXA poderá registar cerca de 20 mil espectadores, o que, a confirmar-se, será uma excelente casa. Na época passada, o jogo entre as duas equipas, para o campeonato, foi presenciado por 12970 adeptos



Eduardo na reabertura da escola de guarda-redes

O Braga reabre, depois de amanhã (19 horas), a escola de guarda-redes. O evento está agendado para o campo da Ponte (junto ao Estádio 1.º de Maio) e contará com a presença dos guardiões Eduardo e Cristiano.

JN

JotaCC

Jesualdo espera "jogo interessante"

O treinador do Sp. Braga, Jesualdo Ferreira, que orientou os leões na temporada passada, espera um "jogo interessante" esta noite, elogiando o rival. "É uma equipa muito equilibrada e no futuro vai ser ainda mais forte em virtude do equilíbrio que já tem agora. Mas mais importante do que defini- los temos de perceber o que é preciso fazer para os vencer", disse.


DN

JotaCC

Pedreira recebe jogo grande da ronda
SC Braga e Sporting enfrentam-se, este sábado (20h15), separados por apenas um ponto na tabela classificativa mas unidos por vários reencontros.

O Sporting chega ao Minho com 11 pontos, menos um que os bracarenses, e tem a ambição de lutar pela vitória e, desse modo, apagar o empate diante do Rio Ave na última jornada.

Porém, a equipa arsenalista também não quer perder o "comboio" da frente e tentará bater um rival que na última época venceu na Pedreira. Na altura, Ricky van Wolfswinkel brilhou ao apontar os três golos do conjunto verde e branco.

Frente a frente, este sábado, vão estar duas equipas focadas nas provas internas e com vários jogadores que já estiveram do outro lado da "barricada".

Desde logo, os dois técnicos: Jesualdo Ferreira treinou na última época o Sporting, enquanto que Leonardo Jardim orientou os guerreiros do Minho na época 2011/2012.

Além dos técnicos, nas fileiras do SC Braga moram alguns jogadores com passado por Alvalade: Custódio, Nuno André Coelho e Joãozinho, embora estes dois últimos não tenham sido convocados.

No quarto duelo oficial dos minhotos, esta época, na capital do Minho, o estádio Municipal de Braga deve registar a melhor casa.

Público não faltará, pois, ao 132.º jogo oficial (em todas as provas) entre arsenalistas e leões. Para o campeonato português, SC Braga e Sporting já mediram forças por 114 ocasiões, sendo que a vantagem vai para a equipa de Alvalade: 71 vitórias, 18 empates e 25 derrotas.

ZEROZERO

brigada da relote

Duelo de privilegiados
Jesualdo defronta o Sporting, que orientou na última temporada. Jardim regressa a Braga. Disputa pela vice-liderança do campeonato passa pelo Minho. Pontapé-de-saída marcado para as 20h15. Relato na Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt


O Sporting de Braga recebe o Sporting, este sábado, em jogo da sexta jornada da Primeira Liga que poderá determinar, para uma das equipas, o estatuto de vice-líder.

Pontos de contacto é algo que não falta ao encontro que é já um "clássico" sempre aguardado com expectativa no futebol português.

Jesualdo Ferreira reencontra o clube que orientou na época passada e o qual deixou no sétimo lugar do campeonato. Já Leonardo Jardim está de volta a Braga para defrontar um emblema que orientou em 2011/12 e no qual garantiu o apuramento para a Liga dos Campeões.

Os minhotos somam doze pontos, mais um que os leões, pelo que um empate deixa tudo na mesma na tabela classificativa. Porém, um triunfo de "guerreiros" ou verde e brancos garante o segundo lugar de forma isolada para um dos conjuntos. Mas mais: para Sporting de Braga e Sporting é igualmente importante não perder de vista o FC Porto, que bateu ontem o Vitória de Guimarães e já soma quinze pontos, no primeiro lugar da Liga.

Para a partida de hoje, Jesualdo Ferreira não pode contar com duas pedras basilares da defesa. Joãozinho e Nuno André Coelho, lesionados, serão rendidos por Elderson e Paulo Vinícius, respectivamente. Do lado leonino, o regresso de Marcos Rojo, para o lugar de Eric Dier, deverá ser a principal novidade no onze de Leonardo Jardim. Vítor poderá igualmente surgir no figurino inicial, no posto do lesionado Diego Capel.

O Sporting de Braga-Sporting arranca às 20h15, com arbitragem de Paulo Baptista. Jogo com relato na Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.


Primeira Liga: 6ª Jornada
Estádio AXA, Braga
Àrbitro: Paulo Baptista (AF Portalegre)

Equipas prováveis

Sporting de Braga

Eduardo; Baiano, Paulo Vinícius, Aderlan Santos e Elderson; Mauro, Luiz Carlos e Rúben Micael; Alan, Éder e Felipe Pardo.

Treinador: Jesualdo Ferreira.

Sporting
Rui Patrício; Cedric, Rojo, Maurício e Jefferson; William Carvalho, Adrien Silva e André Martins; Wilson Eduardo, Fredy Montero e Vítor.

Treinador: Leonardo Jardim.

RR

brigada da relote

Sp. Braga-Sporting: Mais do que um clássico
COMPETIÇÃO PRIVADA DE AFIRMAÇÃO E DE GRANDEZA


Há uma rivalidade crescente entre Sporting de Braga e Sporting, cujos trajetos se têm cruzado em múltiplas pistas nos últimos anos, tendo como cenário de fundo o terceiro lugar do pódio nacional que os minhotos almejam sem pudor, apesar das diferenças históricas.

Hugo Viana: «Sp. Braga-Sporting? Não me peçam para escolher»
JOGOU NAS DUAS EQUIPAS E ESTÁ DIVIDIDO


Em 2001/02, Hugo Viana estreava-se no futebol profissional com a conquista do último campeonato pelo Sporting. Onze anos depois guiou o Sp. Braga ao triunfo na Taça da Liga, o primeiro troféu dos arsenalistas nos últimos 47 anos.

RECORD

brigada da relote


brigada da relote


brigada da relote


brigada da relote

II Liga: Farense soma primeira vitória frente ao Braga B
Formação algarvia deixou para já o último lugar da classificação


O Farense somou este sábado a primeira vitória da época na II Liga: a formação algarvia venceu no São Luís o Sp. Braga B, por 2-0.

Num relvado terrível, cheio de buracos e zonas sem relvas, os golos do cabo-verdiano Rambé (34 minutos) e do nigeriano Adelaja (50 minutos) fizeram o resultado final.

Com este triunfo, o Farense interrompe uma série de oito jogos sem ganhar e pelo caminho deixa o último lugar da classificação: para já igualou o Feirense no 18º lugar, dois pontos acima da linha de água, mas também com um jogo a mais.

MAIS FUTEBOL

brigada da relote

Hugo Viana: «Não tenho saudades do futebol português»
SEM PLANO PARA VOLTAR


Depois de ter passado as últimas 4 temporadas ao serviço do Sp. Braga e, depois disso, ter rumado ao Dubai, Hugo Viana confessou não sentir qualquer tipo de saudade do futebol português. Aliás, o esquerdino acrescenta mesmo que as constantes quezílias em tornos dos mais variados assuntos são dos pontos mais negativos da modalidade em solo lusitano.

RECORD

brigada da relote

SP. BRAGA-SPORTING
Assalto ao segundo lugar na Pedreira
Sp. Braga e Sporting tentam assumir a "pole" na perseguição ao líder FC Porto. Atenções centradas em Éder e Montero no reencontro de Jesualdo e Jardim com ex-equipas. SIGA AQUI O JOGO AO MINUTO


SPORTING DE BRAGA: Eduardo; Baiano, Paulo Vinícius, Aderlan Santos, Elderson; Mauro, Luiz Carlos, Rúben Micael; Alan, Pardo e Éder. Outros convocados: Cristiano, Hebert, Luís Silva, Rafa, Custódio, Hugo Vieira, Salvador Agra e Edinho.

SPORTING: Rui Patrício; Cédric Soares, Maurício, Marcos Rojo, Jefferson; William Carvalho, Adrien Silva, Vítor; André Martins, Wilson Eduardo e Fredy Montero. Outros convocados: Marcelo Boeck, Iván Piris, Eric Dier, Gerson Magrão, Rinaudo, André Carrillo, Diogo Salomão e Slimani.

Sporting de Braga e Sporting disputam neste sábado (20.15) o jogo "grande" da sexta jornada da I Liga, na qual tentarão ficar na frente da perseguição ao líder FC Porto. É o reencontro de Jesualdo Ferreira com os leões e de Leonardo Jardim com os arsenalistas, num palco em que, nos últimos nove jogos, as duas equipas foram "intercalando" vitórias, a última das quais leonina.

Curiosamente, os últimos três jogos (dois em Alvalade), todos com vitórias do Sporting, foram todos resolvidos pelo holandês Ricky van Wolfswinkel, autor de sete golos nesses desafios. Desta vez, o palco está à disposição de outros goleadores: Montero, o melhor marcador da I Liga, procura regressar aos golos, após o "jejum" ante o Rio Ave, enquanto Éder tenta voltar aos golos sete meses depois e convencer Paulo Bento (na bancada) que pode voltar a ser opção para a seleção.

Em comum, as duas equipas já estão arredadas das competições europeias, algo que reforça a necessidade de cumprir um bom campeonato, nunca abaixo do 3.º posto, que dá acesso ao "play-off" da Liga dos Campeões. Jesualdo Ferreira perspetiva "um jogo interessante", no qual admitiu ser uma vantagem ter um ponto de vantagem sobre o Sporting, enquanto Leonardo Jardim espera que os leões, "dentro da sua identidade, joguem como sempre: para vencer".

DN

brigada da relote

Farense vence SC Braga B (2-0)

O Farense alcançou este sábado a primeira vitória na Liga 2, ao bater em casa o SC Braga B, por 2-0, em jogo referente 8.ª jornada.

Rambé (34) e Adelaja (50) foram os marcadores de serviço no Estádio São Luís, em Faro.

Com este resultado, o Farense abandona, à condição, o último lugar da classificação, somando agora seis pontos no 18.º lugar.

O SC Braga B é nono, com 12 pontos.

A BOLA

brigada da relote

Farense-Sp. Braga B, 2-0: Primeira vitória dos algarvios
GOLOS DE RAMBÉ E ADELAJA


O Farense conquistou, este sábado, a primeira vitória na 2.ª Liga, ao bater em casa o Sporting de Braga B, por 2-0, em jogo da oitava ronda da prova.

Na melhor exibição da temporada, com outra atitude e dinâmica, os algarvios impuseram um jogo de sentido único, que resultou nos golos de Rambé (34) e Adelaja (50) e num triunfo que lhes permite abandonar, à condição, o último lugar da competição.

O Farense, a jogar em 4-4-2, com dois dianteiros altos na frente, cedo "pegou" nas rédeas do encontro, dominando toda a primeira parte perante um Sporting de Braga B apático, num relvado impraticável que não ajudou as duas equipas.

Hernâni, num livre direto, fez a bola rasar o poste (cinco minutos), enquanto Rambé, o jogador mais ameaçador dos locais, atirou ao lado de cabeça (17) e viu Gonçalo cortar um remate com "selo" de golo (30).

Os esforços do avançado emprestado pelo Belenenses seriam coroados de êxito à passagem do minuto 34, quando, à entrada da área, após passe rasteiro de Ibukun, aplicou um "chapéu" perfeito ao guardião russo Kritciuk.

Logo no início do segundo tempo, o Farense aumentou a vantagem, por Adelaja, que ameaçou aos 48 minutos e concretizou dois minutos depois, subindo mais alto na grande área, após um canto, e cabeceando por 2-0.

O segundo tento tranquilizou os locais, que decidiram baixar o ritmo de jogo, dando a posse de bola aos bracarenses, mas continuando a provocar mais lances de perigo, desperdiçados por Neca (53), Adelaja (64) e Rambé (66).

Nos últimos minutos, o conjunto minhoto, até aí praticamente "desaparecido" da partida, tentou aparecer mais vezes junto da baliza de Ivo mas não teve capacidade para criar perigo, à exceção de um lance de Piqueti, aos 81 minutos.

Jogo no Estádio de São Luís, em Faro

Ao intervalo: 1-0

Marcadores:
1-0, Rambé, 34 minutos. 2-0, Adelaja, 50.

Farense: Ivo, Carlitos, Luzardo, Lameirão (Joshua, 72), Hugo Luz, Nikola, Ibukun, Neca (Bilro, 67), Hernâni (Fábio Felício, 62), Adelaja e Rambé.
Suplentes: Ricardo, Joshua, Matias, Atabu, Juan, Fábio Felício e Bilro.
Treinador: Antero Afonso.

Sporting de Braga B: Kritciuk, Tomás Dabó, Gonçalo, Hugo Basto, Diogo Coelho, Djibril (Piqueti, 46), Xeka, Patrão, Kappel (Grunt, 71), Diogo Ribeiro e Osuchukwu (Leandro, 60).
Suplentes: Cavadas, B. Olivan, Leandro, Grunt, Piqueti, Erivaldo e Artur Jorge.
Treinador: José Alberto Costa.

Árbitro: Olegário Benquerença (Leiria).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Osuchukwu (15), Hugo Basto (20), Djibril (39), Neca (42), Nikola (68) e Xeka (88).

Assistência: Cerca de 1.000 espetadores.

RECORD