News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 25/09

Started by JotaCC, 25 de September de 2013, 07:37

Previous topic - Next topic

JotaCC

SAD arsenalista com lucro pelo quarto ano consecutivo



Mais uma grande prova da liderança e capacidade de gestão financeira de António Salvador como 'timoneiro' principal do Sporting Clube de Braga. Mais uma vez, pelo quarto ano consecutivo, a SAD arsenalista alcançou um resultado líquido positivo, ao assegurar um total de 5,4 milhões de euros no exercício 2012/2013.
As contas vão ser apresentadas aos accionistas do clube na próxima sexta-feira na assembleia feral ordinária marcada com esse propósito.

Pelo quarto ano consecutivo, a SAD dos Guerreiros do Minho atinge um resultado positivo, sendo que nos últimos três ultrapassou mesmo a fasquia dos cinco milhões o que, nos tempos que correm, ganha um significado ainda maior face às dificuldades financeiras que todo o país tem vindo a tentar superar.

Sem dúvida alguma que para estes números da época passada, num período compreendido entre um de Julho de 2012 e 30 de Junho de 2013, serem alcançados, muito influenciaram as vendas de Lima, Beto, Ismaily e Mossoró, para além de uma bem sucedida participação na Liga dos Campeões, situação que, de resto, é destacada no relatório e contas que será apresentado.

Só em rendimentos operacionais, excluindo a venda dos passes dos jogadores, a SAD bracarense somou 23,1 milhões de euros, contra 13,1 milhões da época passada (o que representa uma subida de 76 por cento), sendo que a fatia principal provém da Liga dos Campeões. Os gastos, sem contar com a compra de jogadores, também subiram, de 18,2 para 22,4 milhões.

A SAD liderada por António Salvador aumentou ainda os seus capitais próprios para 14,8 milhões de euros.
O passivo desceu de forma significativa, dos 29,5 para os 22,6 milhões (menos 23 por cento), e o activo apenas residualmente, dos 38,7 para os 37,4 milhões de euros.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

As Taças em contraciclo valeram troféu
ÊXITOS NOS ÚLTIMOS 3 JOGOS

Leonardo Jardim foi eliminado pelo Sporting da Taça de Portugal há duas épocas, mas José Peseiro conseguiu e, de que maneira, entrar em contraciclo nestas contas dos jogos com os grandes, aproveitando as Taças internas para uma espécie de vingança dos desaires do campeonato.

A história teve o final mais feliz em Coimbra, na conquista da Taça da Liga frente ao FC Porto, mas já tinha começado na meia-final da mesma competição, em fevereiro, com a eliminação do Benfica depois de um 0-0 que levou a discussão para as grandes penalidades. Foi o jogo, de resto, onde Éder sofreu uma grave lesão num joelho e que deixou o goleador fora de ação até ao início deste mês, mas fora também o goleador a resolver a ronda da Taça de Portugal, com o FC Porto, no Axa, marcando o golo da vitória por 2-1 perto do fim e evitando um prolongamento que já se vislumbrava. A equipa viria a perder a hipótese de chegar ao Jamor com a derrota em Guimarães nos quartos-de-final.

RECORD

JotaCC

"TEMOS EQUIPA PARA QUATRO OU CINCO ANOS"
ANTÓNIO SALVADOR>>Presidente revela que o orçamento baixou para os 14/15 milhões de euros, mas mantém a ambição e até acredita que terá um novo trajeto vitorioso



António Salvador tem orgulho naquilo que fez ao longo de dez anos de presidência no Braga, mas quer mais e não pretende ninguém acomodado. Acredita que, um dia, o clube poderá ser campeão, mas para já pede paciência, porque a equipa está em construção. Satisfeito com o plantel que entregou a Jesualdo Ferreira, o "treinador com mais currículo do futebol português", admite que jogadores como Santos, Rúben Micael ou Éder vão render muitos milhões de euros. Mas só no final da época, avisa.

Nos últimos anos mudou de ideias a respeito do projeto que tinha para o Braga?
Nestes dez anos de presidência, o Braga definiu uma estratégia desde a primeira hora que esta administração chegou, e essa estratégia foi seguida dentro daquilo que estava idealizado. Nos primeiros dois/ três anos tivemos atenção à sustentabilidade financeira; depois colocámos a equipa a jogar constantemente para o topo. Durante dois ou três anos, a equipa andou sempre na UEFA. Nos últimos quatro anos decidimos dar mais um salto e, nesse período, o que conseguimos deve encher de orgulho os bracarenses, a cidade, a região, o país e a Europa.

O que espera daqui para a frente?
Este trajeto não nos pode deixar acomodados, deve antes servir para definirmos uma estratégia para continuarmos nesta senda, continuando a jogar para o topo, a tentar coisas interessantes e a ganhar títulos.

A ideia de jogar para o topo alterou-se nos últimos dois anos?
Não. A nossa ideia de jogar para o topo não era ganhar campeonatos nacionais. Gostaríamos de ganhar e estivemos quase para ganhar mais do que uma vez, mas isso é quase impossível. Pode acontecer uma vez em dez a nos; infelizmente não aconteceu nestes dez anos que levo como presidente , mas acredito que um dia poderá acontecer. Jogar para o topo é estar constantemente na Liga dos Campeões. Nos últimos três anos, o Braga esteve lá duas vezes.

Falhámos esse apuramento na época passada, na última jornada. Mudar de José Peseiro para Jesualdo Ferreira não é uma mudança de ideias?
De maneira nenhuma. Repare: independentemente dos treinadores que passaram pelo clube.


"Temos o treinador com mais currículo"

Presidente lembra que foi o técnico com que mais gostou de trabalhar

António Salvador nega que seja um presidente difícil para os treinadores e até revela que lhe continuam a ligar com frequência.

Jesualdo Ferreira está diferente daquele que conheceu há dez anos?
É a mesma pessoa que conheci. É metódico, organizado e um conhecedor profundo do futebol. Sempre disse que foi o Jesualdo Ferreira o treinador com quem mais gostei de trabalhar e com o qual mais convivia. Hoje tem um currículo que não tinha quando chegou a Braga pela primeira vez, mas isso também é importante para ele e para o Braga – temos o treinador com mais currículo do futebol português. Se calhar era impensável o Braga ter um treinador destes há uns anos. Com a sua experiência, com aquilo que ganhou e por já ter estado cá, vai fazer um grande trabalho. A quando da primeira passagem, Jesualdo Ferreira era a pessoa que o tentava "puxar para a terra".

Ainda é assim?
[risos] Jesualdo Ferreira conhece a minha ambição e a do clube. Reconheço que ele muitas vezes tinha razão naquilo que dizia. Tanto assim é que o clube foi crescendo a nível financeiro e de resultados. Hoje, ele é o primeiro a dizer que o clube não pode recuar e estamos em sintonia.

Para um treinador, é difícil trabalhar consigo?

Não. Os treinadores que abraçam este projeto, quando chegam são-lhes comunicadas as exigências deste clube. Hoje em dia já não é fácil para qualquer treinador lidar com a pressão deste clube. Já se sente uma pressão enorme de ganhar e praticar bom futebol. É uma massa associativa exigente, que quer um clube ganhador. Muitas vezes, os treinadores não estão preparados para isso. Agora, a relação com os treinadores foi sempre boa. Praticamente todos os treinadores que saíram continuam a falar comigo, ligam-me de vez em quando e dão-me os parabéns por esta ou aquela vitória. Se fosse difícil trabalhar comigo, de certeza que não telefonavam.



"Não sei se irá acabar o mandato"

O Braga cresceu muito, mas não tem aparecido nas grandes questões da Liga. Entende que não se deve envolver?
As decisões do futebol português têm de ser tomadas pelos clubes em sede própria. Quando esta Direção da Liga se candidatou, o Braga não apoiou este presidente, mas, quando ele ganhou, disse-lhe que era o presidente de todos os clubes profissionais portugueses, incluindo o Braga. Agora, acho que este modelo está praticamente esgotado. Os clubes que apoiaram esta presidência são os que lhe tiram o tapete, não o apoiam e contradizem uma série de coisas. Está criada uma instabilidade na sua gestão e na sua liderança que não sei se esta presidência irá acabar o mandato. Foi sempre apanágio do Braga fazer o seu trabalho, estar de uma forma coerente nas decisões do futebol português, mas nunca quis nem vai querer entrar nas grandes estruturas. Os grandes clubes também não estão.



"Santos já renovou até 2018"
António Salvador revelou a O JOGO a renovação do contrato do defesa-central brasileiro

A atravessar um grande momento e com contrato apenas até 2014, Santos começava a inquietar os adeptos do Braga, mas António Salvador resolveu a questão e renovou o contrato do central.


Está difícil a renovação com o Santos?
Quero dizer-lhes que o Santos já renovou até 2018. Não é pelos jornais que renovamos os contratos, nem é pelas pessoas que mandam recados. É quando entendemos que deve ser, em silêncio, e no final anunciamos as renovações; foi o que aconteceu com o Santos. Há muito que vínhamos a falar e, neste momento, a renovação é uma realidade.

Tem cláusula de rescisão?
Tem uma cláusula de rescisão de 20 milhões de euros.

Já havia algum assédio ao jogador?
Em agosto, o Braga recusou uma proposta concreta de um clube francês para receber, a pronto, 3,5 milhões de euros e o jogador iria receber cerca de um milhão de euros. É natural que o Santos reconheça que tem qualidade e que, estando no Braga, pode fazer um contrato melhor, mas não é nisso que ele pensa neste momento. Pensa em ajudar o Braga, quer vingar e está com a cabeça no clube. Se aparecer um clube que o queira, então que pague o justo valor e que lhe ofereça um grande contrato.

O Braga vai continuar vendedor?
O mérito e o crescimento deste clube têm o reverso da medalha. Por um lado, o clube valoriza os jogadores e depois vende-os por boas quantias, porque só assim consegue manter este rigor, mas, por outro lado, todos os anos tem de reajustar a equipa.

Todos os anos temos vendido jogadores. Com o Braga fora da Europa, a obrigação de vender é maior?
Nos últimos anos estivemos na Liga dos Campeões e na Liga Europa, e essas presenças proporcionaram receitas ao clube, o que não vai acontecer agora. Vai ser um ano difícil, mas não deixamos de acreditar naquilo que podemos fazer. Temos jogadores com valor, como o Santos e o Éder, assim como outros que estão a despontar.

Vai ter de vender algum já em janeiro?
Não contamos vender ninguém em janeiro. Independentemente de termos o nosso orçamento controlado, queremos ter uma equipa forte. No fim da época veremos se algum jogador vai sair. É natural que saia, mas vai sair pelo seu justo valor.



RÚBEN MICAEL VAI RENDER

O Braga investiu muito em Rúben Micael. Acredita que vai recuperar esse investimento?
Esse investimento foi feito e todos conhecem as qualidades do Rúben Micael. O Braga espera muito dele, como espera de todos os outros jogadores. Foi, inclusive, o maior investimento da história do Braga. Tenho a certeza de que esse investimento vai ser recuperado e de que o clube ainda vai ganhar dinheiro com ele.



"Braga conquistou algo mais do que outros"

Já António Salvador lembra que o crescimento do Braga foi premiado pela UEFA e desvaloriza a visita ao museu do Sporting

Mais do que repetir se o Braga é ou não a atual terceira potência desportiva do país, como declarou na época passada, António Salvador lembra o crescimento do clube. Respeita o Sporting, mas não se arrepende do que disse.

Para falar no Braga como terceiro ou quarto grande, que números apresenta?
Há dez anos, o Braga tinha 12 mil sócios, cinco ou seis mil pagantes. Hoje em dia tem 31 mil sócios, dos quais 30 por cento têm menos de 14 anos e cerca de 55 por cento menosde22anos. O futuro do Braga está nestes sócios. Hoje em dia, as crianças são do Braga, não são do FC Porto, do Benfica ou do Sporting. Ametados40000sócios deve ser atingida nos próximos três anos. Na época passada disse que, pelo que tem feito nos últimos anos, o Braga é desportivamente a terceira potência.

Arrependeu-se disso?
Não me arrependo do que disse. Há sete anos disse que preferia jogar em Guimarães, porque se calhar tinha o estádio cheio numa competição europeia, e pensaram que me estava a virar contra os sócios. Hoje em dia, os sócios têm de reconhecer que essas minhas palavras não eram de quem queria ir jogar para Guimarães, mas para avisar que era altura de as pessoas de Braga e da região se envolverem à volta do clube. Não me arrependo de ter dito isso e também não me arrependo de ter dito que o Braga hoje em dia é um grande do futebol português. Há coisas que não se podem esconder: nos últimos três/quatro anos, a UEFA nomeou-nos como o clube que mais progrediu e que mais cresceu na Europa. Esse prémio está cá. Além disso, ganhámos a Taça Intertoto, estivemos duas vezes na Liga dos Campeões, fomos vice campeões, fomos à final da Liga Europa e vencemos a Taça da Liga. Aquilo que o Braga fez nos últimos anos e aquilo que conquistou foi algo mais do que conquistaram outros clubes.

Ainda lhe está atravessada na garganta a visita ao museu do Sporting?
Não. Foi uma visita normal com o então presidente do Sporting, com o qual tenho, e já tinha, uma ótima relação.

Não a sentiu como uma provocação?
Não. No futebol, só se sente provocado quem quer. Já ando aqui há alguns anos e não encarei essa visita como uma provocação.

Tem relações com a atual Direção do Sporting?
São relações normais, como acontece com todos os clubes. O Sporting é uma grande instituição e que é preciso respeitar. Esta época discutiu, com o Sporting, pelo menos um jogador, Rafa.

Houve atritos nesse negócio?

Partimos para a negociação com o Feirense, com o jogador e com o seu representante, e nem sabia do interesse do Sporting, até porque era um acordo que já estava feito em janeiro. Se alguém quis entrar, foi o Sporting. Não sei se sabia que o Braga estava interessado. Eu soube por uma chamada que recebi do Sporting a dizer que estavam interessados no Rafa e que tinham avançado com uma proposta. Disse-lhes que já tínhamos contratado o Rafa e que havia acordo total entre os clubes e com o jogador.

O Sporting teve o cuidado de lhe ligar a dizer que estava interessado no Rafa?
Teve o cuidado de ligar para eu desistir do jogador.

Este ano perdeu algum jogador para o Sporting?
Não, temos os jogadores que quisemos.

Jefferson não foi hipótese?
Nunca apresentámos qualquer proposta ao Jefferson ou ao Estoril. O Joãozinho foi sempre a primeira opção.



"Já recusámos uma proposta de 20 milhões pelo Éder"

Quanto poderá render Éder ao Braga?
O Éder é um dos jogadores mais valiosos do Braga e do futebol português. Na época passada, a infelicidade do Braga e do Éder foi a lesão que ele sofreu. Nas primeiras cinco ou seis jornadas do campeonato nem jogava, porque o Lima era titular, e, mesmo assim, marcou 17 golos. Depois começou a jogar, mas lesionou-se no início de fevereiro. Provou que tem qualidade e está a começar a jogar. Vai ser um dos jogadores mais importantes do campeonato e vai ajudar a nossa seleção.

Quantas propostas recusou para vender o Éder?
Já recusámos algumas propostas. Neste defeso não tivemos nenhuma proposta, porque o jogador estava lesionado, mas, no futuro, tanto ele como o Santos são dois ativos que podem ser vendidos.

Tem um valor para o vender?
O Éder tem uma cláusula de rescisão de 30 milhões. Antes de se lesionar, o Braga recusou propostas a rondar os 20 milhões de euros. Acredito na época fantástica que ele vai fazer e nos golos que vai marcar, e no final do campeonato vão surgir propostas a rondar esses valores. Não nos vamos precipitar: ele é jovem, tem muito talento e muita vontade de trabalhar. Quando assim é, as coisas acontecem naturalmente.



"Lesões? Deve ser alguma malapata"

Nos últimos anos, as lesões não param, sobretudo no sector defensivo. António Salvador admite alguma preocupação, sem responsabilizar ninguém. "Este ano parece que vai pelo mesmo caminho. Deve ser alguma malapata", lamenta, lembrando que "algumas lesões que aconteceram foram traumáticas e graves". "Já o Santos, o Sasso, o Douglão e o Nuno André Coelho sofreram lesões musculares", recorda.
O presidente do Braga acredita que os ventos vão mudar: "Esperemos que essa má sorte vire para outro lado e que consigamos ter uma defesa completa, algo que não conseguimos ter nestes dois últimos anos."



"Equipa B deu lucro e é rentável"


O que espera da equipa B?
O projeto da equipa B foi iniciado no ano passado. Neste primeiro ano deu lucro e foi amplamente rentável para a SAD. É para continuar. No primeiro ano foi difícil a construção da equipa, mas esta época o plantel principal tem quatro jogadores que vieram da equipa B: o Cristiano, o Tomás Dabó, o Santos e o Mauro. Só por isso já foi uma aposta segura. Além disso, esta época subiram seis ou sete jogadores dos juniores à equipa B. São valores de futuro. O grande foco da equipa B é formar jogadores para o plantel principal, e não colocar lá os jogadores excedentários do plantel principal.



"Proposta de 14 milhões pelo Douglão"

Contratualmente ligado ao Braga até 30 de junho de 2016, Douglão foi emprestado ao Catar SC por 600 mil euros. Curiosamente, na época passada, antes de se lesionar, o defesa central brasileiro podia ter rendido muito mais à SAD bracarense. "O Braga teve uma proposta concreta de 14 milhões de euros para vender o Douglão, mas não foi vendido porque estava lesionado. Ele teria de estar apto a jogar no imediato, o que inviabilizou o negócio", contou António Salvador a O JOGO.



"Processos são muito claros"
[/color]
Dos fundos de jogadores a negócios por valores muito altos, António Salvador esclarece todas as questões e lembra que tem sido tudo discriminado nos sucessivos relatórios e contas

Grato a Jorge Mendes, António Salvador lembra que a maioria das vendas do Braga tem o carimbo do agente FIFA. Para este sucesso do Braga no mercado, o que foi mais importante: a visibilidade que ganhou ou a associação feliz com Jorge Mendes?
Foi tudo. É um trabalho de muitos anos. Hoje em dia, o Braga é reconhecido por vender jogadores de qualidade, e vendemos alguns que muitos clubes nem conhecem. Dou como exemplo o Diego Costa, que está no Atlético de Madrid. O Braga vendeu uma certa percentagem do passe por três milhões de euros e agora ele é um dos jogadores mais importantes da liga espanhola. Sei que o Atlético de Madrid tem recusado propostas loucas para o vender. Não o vende, apesar dessas propostas astronómicas, porque é um jogador importante. No futebol atual, os empresários são importantes para os clubes. Há quem não pense assim, mas, para mim, são importantes. O Braga trabalha com todos os empresários, mas não nego uma relação mais próxima com o Jorge Mendes ao longo destes dez anos. A maioria das vendas tem o carimbo dele; o sucesso das vendas está também relacionado com as ações dele.

Aos olhos do público, esses processos são suficientemente claros e transparentes?
Estar mais próximo dos fundos pode trazer alguma desigualdade aos clubes, porque uns têm capacidade de valorizar os jogadores e outros não. O Braga não tem trabalhado com esses fundos. Há pagamentos que, vistos de fora, são difíceis de explicar. O Juan Carlos é um desses casos. Como o explica? único jogador que o Braga comprou através de um fundo e ficou com uma percentagem sobre esse jogador. Foi a título de investimento? muito rentável para o clube. Pizzi praticamente não jogou no Braga e saiu por um valor elevado. Admite que, para quem vê de fora, seja um processo pouco claro?




"Orçamento de 14/15 milhões de euros"
Dos 18 milhões da época passada, o valor teve de diminuir como consequência do afastamento das competições europeias

Existe uma discussão muito atual em torno da falta de transparência dos fundos e de alguns negócios.

Não, foi para jogar no Braga e para se valorizar cá, porque é um ativo com qualidade e que poderia trazer grande rentabilidade sem que o Braga tivesse de investir qualquer valor. Na altura não veio e foi emprestado a outro clube. Ainda pode vir a jogar no Braga e, no futuro, a venda dele poderá ser

Não. Todos os processos no Braga são muito claros e estão todos nos relatórios e contas do clube. O Pizzi é um jogador jovem e de grande talento; não é por acaso que foi contratado pelo Benfica. Aquilo que o Atlético de Madrid pagou – não foi nenhum fundo – foi um valor justo.

Qual é o orçamento para esta época?
Não entrando na Liga dos Campeões e sem vender um jogador como o Éder, que se lesionou, o orçamento foi reduzido.

Vai baixar para que valores?
Na Liga dos Campeões, estava entre os 18 e os 20 milhões de euros, mas este ano desce para os 14/15 milhões de euros.

Vai apresentar prejuízo?
Entre os resultados operacionais, vai. Esperemos para ver o que irá acontecer no final da época em relação às vendas de jogadores. É a única solução para poder colmatar esse diferencial.

Quantas vezes apresentou prejuízo nestes dez anos?
Dois anos. Foi um ano com o Jesus, quando apresentámos um prejuízo de 3,5 milhões de euros. Foi numa assembleia em que os adeptos ficaram alarmados, mas disse-lhes que esse era um prejuízo calculado. Naquela altura era preciso investir para ter frutos. Garanti-lhes que, no ano seguinte, o clube iria dar lucro, e assim foi. A seguir a esse resultado negativo, deu um lucro de 3,5 milhões, depois de 5,1 milhões e, no ano passado, de 5,08 milhões. Este ano vai dar 5,5 milhões de euros de lucro de resultado líquido e um "superavit" de cerca de nove milhões de euros.

É preciso uma grande ginástica financeira?
Numa gestão com poucos recursos nos seus proveitos operacionais, e não sendo um clube que recebe da televisão como recebem os grandes portugueses, é uma situação que deve encher de orgulho os bracarenses. O Braga vinha de resultados negativos, com valores loucos, mas neste momento tem capitais próprios positivos de 15 milhões de euros. Isto foi projetado por mim e pela minha administração. Temos uma equipa jovem e dinâmica em todos os sectores, e os resultados estão à vista.

O JOGO

JotaCC

"Ainda não decidi se irei recandidatar-me"
Esta crise que o país vive e que afeta muitas atividades, incluindo a construção, altera a sua disponibilidade para o Braga?

Existe uma crise tremenda, não apenas no futebol. Nesse aspecto, o Braga tem feito um trabalho notável a nível social. Todos os anos há um jogo em que a entrada no estádio é possível sem pagar bilhete, apenas oferecendo alimentos para entregar a instituições de cariz social. Além disso, temos muitos sócios desempregados, mas queremos mantê-los. Estamos a preparar medidas nesse sentido. Mas falando da sua disponibilidade...
Ao longo destes dez anos dei tudo da minha vida a este clube. Ninguém tem dúvidas do trabalho que fizemos e da dedicação ao Braga. Uma das tristezas que tenho é que, tendo chegado aqui com 32 anos, não acompanhei de perto o crescimento dos meus filhos. É a mágoa que tenho. Hoje são adultos. Tenho um filho com 22 anos e uma filha com 17; eram crianças quando aqui cheguei. Ao longo destes dez anos privei-me muitas vezes de estar com eles, mas este clube merece esse sacrifício e não estou arrependido.

Vai recandidatar-se nas eleições de 9 de novembro?
Ainda não decidi se me irei recandidatar. Foram dez anos muito desgastantes e há coisas que prezo muito, como a família, os meus filhos e a minha esposa. O importante é que apareçam candidatos e debate de ideias. Ao longo destes anos é frustrante não ver aparecer nenhum candidato. Isso seria importante para a vitalidade e para o crescimento do clube. Faço um apelo para que apareçam candidatos.



"Cidade deve muito a Mesquita Machado"
Líder SAD entende que a Câmara não se deve alhear do clube

António Salvador não quer oclube envolvido nas eleições autárquicas. Sem Mesquita Machado, que não se pode recandidatar, como fica a relação do clube com a Câmara?
Antes de mais, esta cidade deve muito a este presidente. A cidade de Braga deve fazer uma homenagem a Mesquita Machado pelo trabalho que fez. Agora, independentemente de quem ganhar as eleições, a Câmara não se pode alhear do clube; o Sporting Clube de Braga é o grande embaixador da cidade e da região. A Câmara e o clube têm de estar em sintonia e de boas relações.

O Braga não apoia ninguém, certo?
Essa não é a guerra do clube. O Braga tem é de ganhar jogos.

Pensa candidatar-se a um cargo político?

Essa questão nunca esteve no meu pensamento e não vai ser agora. Está fora de questão.



"Nem sei se o Salin tem carro"

Por que falharam as contratações dos guarda-redes Cássio e Salin?

Não vou falar nisso, porque os jogadores que contratámos ou estão cá ou foram emprestados. Isso nunca aconteceu com o Salin. Em relação ao Cássio, no final do campeonato houve intenção de o contratar, mas, em função dos objetivos e em sintonia com o treinador, o clube decidiu contratar outro guarda-redes, o Eduardo, até pela importância e pelo carisma que ele representa neste clube, nesta cidade e até no balneário. Salin chegou a dizer que deixou o carro em Braga...

Nem sei se ele tem carro. Desconheço.

O JOGO

JotaCC

UMA ASCENSÃO COM ESCALA EM MADRID
"Colchoneros" deixaram sair o lateral-direito depois de um período de testes e o Braga aproveitou. Renovação está em marcha

Das ruas de Bissau à afirmação em Braga. A versão resumida da meteórica ascensão de Tomás Dabó no mundo do futebol é assim, omitindo uma das experiências mais enriquecedores vividas pelo defesa: a curta passagem pelo Atlético de Madrid. Aconteceu tudo antes da chegada aos juniores do clube minhoto [2011/12]. "O Tomás foi observado pela Gestifute em Bissau e depois foi levado para o Atlético de Madrid. Cumpriu duas semanas de testes na equipa B, mas não se chegou a um entendimento", contou a O JOGO Catió Baldé, responsável pela gestão da carreira do jogador e pela nega dada a Sporting e Benfica. "Eles falaram comigo, mas optei pelo Braga, porque julguei que dava as melhores condições ao Tomás para realizar o último ano de júnior", garantiu.

A aposta pessoal tem-se revelado acertada a cada dia que passa. Tomás Dabó não só convenceu Jesualdo Ferreira a dar"Sporting? Ele tem consciência que o grau de exigência deste jogo é outro. (...) o Tomás vai fazer tudo para prolongar

o sonho. lhe uma oportunidade, como pegou de estaca no onze. Uma ascensão que nem Catió Baldé esperava. "Não tenho dúvidas do valor do Tomás, porque se trata de um jogador muito valioso, mas está a acontecer tudo muito cedo", reconheceu o agente, convicto que isto é a consequência natural do trabalho que o internacional sub20 português tem realizado com o treinador arsenalista. "Ele está nas mãos do 'mestre' e só tem a ganhar ao trabalhar com Jesualdo Ferreira. Tenho a certeza que crescerá muito", perspetivou.
O Sporting, adversário do Braga na próxima jornada, significará mais um patamar no crescimento de Dabó. Uma prova de fogo que Catió Baldé acredita que será superada pelo jovem de 19 anos. "Ele tem consciência que o grau de exigência deste jogo é outro. Ansiedade? É natural. O Tomás está a viver um sonho e vai fazer tudo para o prolongar o mais possível", assegurou o empresário, que em breve estará no AXA para concluir o processo de renovação do contrato do atleta.



SAD regista lucro recorde

Arsenalistas apresentam resultados positivos pelo quarto ano seguido e nos últimos três com ganhos acima dos M€5

A SAD do Braga voltou a apresentar resultados positivos no final de uma época desportiva. De acordo com o relatório e contas, ontem disponibilizado aos sócios, a sociedade presidida por António Salvador registou um lucro de 5,45 milhões de euros, que constitui mesmo um recorde para os minhotos. O último exercício vem relegar para o segundo posto o registado em 2010/11, no qual apresentaram ganhos líquidos de 5,19 milhões, o primeiro de três sempre acima dos cinco milhões.

Para a obtenção destes resultados foram essenciais as vendas de Lima (Benfica), Ismaily (Shakhtar), Beto (Sevilha) e Mossoró (Al-Ahly), que permitiram um encaixe de 8,25 milhões de euros. A isso juntou-se ainda a entrada na fase de grupos da Liga dos Campeões e o triunfo na Taça da Liga, que renderam mais 14,38 milhões de euros (um aumento de 252 por cento em relação ao exercício anterior). Tudo isto permitiu ao Braga algum desafogo e a canalização de recursos para a redução do passivo bancário de 7,4 milhões para "apenas" quatro milhões, e do passivo total de 29,55 para 22,66 milhões. Contas que acionistas e sócios votarão na sextafeira, dia para o qual estão agendadas duas Assembleias Gerais.



HUGO VIEIRA DE VOLTA AOS "AA"


Um dia depois de ter participado no Braga B-Benfica B, de forma a apressar a obtenção da melhor forma física, Hugo Vieira voltou a trabalhar com o plantel "AA". O extremo, que ficou na bancada frente ao Arouca, é uma das armas que Jesualdo Ferreira poderá utilizar já no sábado, na receção ao Sporting, ao contrário do que sucede com Miljkovic. O lateral-direito sérvio continua a treinar à parte devido a lesão e ainda precisa de mais umas semanas para voltar a cem por cento.




ELDERSON SOFRE POR NÃO TER SIDO TRANSFERIDO

Sem qualquer minuto somado pelo Braga, Elderson estará, segundo uma fonte anónima citada pelo sítio "MTN Football", a "sofrer pelo facto de os negócios para sair terem falhado". "Ele não fazia parte dos planos do treinador porque esperava-se que saísse e o Braga até contratou um substituto ao Sporting. Agora, que ele tem só mais um ano de contrato e poderá negociar livremente a partir de janeiro, já querem renovar-lhe o contrato", referiu a dita fonte, garantindo, porém, que "a situação não tem afetado o Elderson". "Ele continua a treinar no duro e está pronto para jogar", acrescentou,

O JOGO

JotaCC

Caetano seduzido por Braga e Guimarães

O EXTREMO internacional sub-21 está na última época de contrato com o Paços de Ferreira e vários clubes já rondam a Mata Real para levar o jogador no final da temporada. O JN sabe que o Braga e o Vitória de Guimarães são os mais interessados e que já fizeram chegar propostas ao avançado formado no F. C. Porto.
Caetano poderá deixar o Paços já no mercado de inverno
Aos 22 anos, Rui Miguel Teixeira Caetano encontra--se numa encruzilhada da carreira. O vice-campeão mundial sub- 20 já foi sondado, no mercado de verão, por diversos clubes – o Lille, de França, foi o mais interessado –, mas acabou por ficar na Capital do Móvel, onde ingressou no verão de 2010, oriundo dos juniores do F. C. Porto, onde fez toda a formação.
Três anos decorridos, o pequeno e ágil extremo nunca se sentiu verdadeiramente aproveitado. Em três épocas, com sucessivos treinadores, raramente foi titular indiscutível e foi frequentemente usado como "jocker". Agora, o jogador quer dar o salto e procurar nova oportunidade.
A transferência até poderá acontecer no próximo mercado de inverno, assim o Paços de Ferreira queira ainda obter retorno com a venda do passe. Se tal não se verificar, Caetano sairá, livremente, no final da época. Saídas não lhe faltam. O jogador continua a ter clubes interessados no estrangeiro, mas o Minho deve ser o destino. Braga ou Guimarães?



SAD lucra 5,45 milhões reduz passivo
A SAD do Braga alcançou resultado líquido positivo de 5, 45 milhões de euros na época 2012/13. As contas serão votadas pelos acionistas, depois de amanhã, em assembleia-geral ordinária.

Pelo quarto ano seguido, a sociedade dá lucro, sendo que, nas últimas três épocas, superou a fasquia dos cinco milhões (5,19 em 2010/11 e 5,09 em 2011/12). O oitavo desfecho positivo em dez anos de consulado de António Salvador permite à SAD aumentar os capitais próprios para 14,8 milhões e diminuir o passivo, de 29,5 milhões para 22,6 milhões. O ativo evoluiu dos 38,7 milhões para 37,4 milhões.
Para o sucesso financeiro do último exercício (1 de julho de 2012 e 30 de junho de 2013), contribuiu, decisivamente, a participação na Liga dos Campeões (14,3 milhões de euros).
Excluindo a transferência de jogadores, a SAD teve rendimentos operacionais de 23,1 milhões de euros (13,1 milhões em 2011/12). A venda dos passes de Lima (Benfica), Beto (Sevilha), Ismaily ( Shaktar) e Mossoró ( AlAhli) rendeu uma mais-valia líquida de 8,25 milhões de euros ( 1 4 milhões e m 2011/12). Sem contar a compra de passes de jogadores, os gastos da SAD subiram de 18,2 milhões 22,4 milhões. "O objetivo que nos norteia será o mesmo: uma gestão desportiva e organizativa cada vez mais eficiente, que consolide aquele que já é o nosso lugar no plano desportivo nacional e que, por consequência, nos coloque em competições ao lado dos maiores emblemas do futebol europeu", lê-se na mensagem de Salvador aos acionistas.

JN

JotaCC

SAD do Sp. Braga apresenta lucro de 5,4 milhões em 2012-13

A SAD do Sp. Braga alcançou um resultado líquido positivo de 5,4 milhões de euros (ME) no exercício 2012-13, contas que apresentará, na sexta feira, aos seus accionistas, em assembleia-geral ordinária. O clube bracarense atinge um resultado positivo pelo quarto ano consecutivo, sendo que nos últimos três ultrapassou a fasquia dos 5 milhões. Para o sucesso da época passada, período compreendido entre 1 de Julho de 2012 e 30 de Junho de 2013, contribuíram as vendas de Lima, Beto, Ismaily e Mossoró, além da participação na Liga dos Campeões. A SAD liderada por António Salvador aumentou ainda os seus capitais próprios para 14,8 M. O passivo desceu dos 29,5 ME para os 22,6 ME (menos 23%), e o activo dos 38,7 ME para os 37,4 ME.

PUBLICO

brigada da relote


JotaCC

Liga Zon Sagres: Sporting visita Sp. Braga, FC Porto abre jornada com Guimarães
A visita do Sporting a Braga, num jogo entre terceiro e segundo classificado, «aquece» a sexta jornada da I Liga portuguesa de futebol, na qual o FC Porto defende a liderança no Dragão com o Vitória de Guimarães.

A jornada, em fim de semana de eleições autárquicas, abre com a receção dos portistas aos vimaranenses (20:00) na sexta-feira, a poucos dias da equipa de Paulo Fonseca disputar a segunda ronda da "Champions" com o Atlético Madrid.

O favoritismo está do lado do FC Porto, pese embora a boa réplica dada pela equipa de Rui Vitória ao Benfica no último fim de semana, com vitória das "águias" (1-0), mas a história está claramente do lado dos portistas.

O jogo até poderá permitir ao campeões nacionais (13 pontos) distanciarem-se ainda mais na frente, embora só possam tirar dividendos depois do embate de sábado entre Sporting de Braga (segundo, 12 pontos) e Sporting (terceiro, 11 pontos).

O Sporting chega a Braga depois de ter empatado em casa com o Rio Ave, num encontro com queixas da arbitragem, e naquele que foi o segundo empate dos "leões", após de uma igualdade também com o Benfica (1-1).

Será ainda o regresso de Leonardo Jardim a Braga, que treinou em 2011/12, e o reencontro de Jesualdo Ferreira com os "leões", por si orientados na parte final da última temporada, de má memória para o conjunto de Alvalade.

As duas equipas chegam a este jogo separadas apenas por um ponto: os bracarenses somam quatro triunfos e uma derrota, e os "leões" três vitórias e dois empates.

O Benfica joga um pouco antes, também no sábado, naquele que é o encontro teoricamente mais acessível entre os "candidatos" ao título: recebe o Belenenses (quatro derrotas e um triunfo), 15.º classificado.

Os "azuis", este ano promovidos à I Liga, conseguiram o primeiro triunfo apenas na última jornada e não sabem se terão no banco o técnico Van der Gaag, que perdeu os sentidos devido a uma quebra de tensão arterial no decorrer do jogo com o Marítimo (1-0).

A I Liga chega à sexta jornada com todas as equipas já com pontos, depois de o Paços de Ferreira, o último classificado, ter obtido o primeiro ponto, no empate em casa com o Vitória de Setúbal, e que nesta ronda visita o difícil Marítimo.

Praticamente toda a jornada está calendarizada para sábado, devido às eleições autárquicas no domingo, estando o último embate agendado apenas para segunda-feira, com a receção do Vitória de Setúbal ao Gil Vicente.

A ronda antecede a jornada europeia da UEFA, com FC Porto (Atlético Madrid) e Benfica (Paris Saint Germain, fora) em ação na "Champions", e Paços de Ferreira, Estoril-Praia e Vitória de Guimarães na Liga Europa.

O Estoril (quinto, com oito pontos) tem continuado a mostrar na Liga as credenciais da última época, sob o comando do técnico Marco Silva, e nesta jornada visita no sábado o Olhanense, num jogo de dificuldade elevada.

Programa da sexta jornada:

- sexta-feira, 27 set:
FC Porto – Vitória Guimarães, 20:00 (SportTV).

- sábado, 28 set:
Académica – Arouca, 16:00.
Rio Ave – Nacional, 16:00.
Marítimo – Paços de Ferreira, 16:15 (SportTV).
Olhanense – Estoril, 18:15 (SportTV).
Benfica – Belenenses, 18:30 (SportTV).
Sporting de Braga – Sporting, 20:15 (SportTV).

- segunda-feira, 30 set:
Vitória Setúbal – Gil Vicente, 20:15 (SportTV).

FUTEBOL365

brigada da relote

Domingos Paciência prevê que encontro entre Sporting e Sp Braga seja "jogo da jornada"
Domingos Paciência, que treinou recentemente o Sporting e o Sporting de Braga, afirma que o encontro do próximo sábado entre as duas equipas vai ser o "jogo da jornada", até porque se os 'arsenalistas' são fortes em casa, os 'leões' estão confiantes


Em declarações à Antena1, Domingos Paciência argumenta que ambas as formações estão num bom momento, por isso esta é a altura ideal para se defrontarem.

O técnico recorda que Jesualdo Ferreira é um técnico muito mais experiente do que Leonardo Jardim e até conhece melhor os jogadores adversários por ter treinado muitos deles até maio deste ano, mas a experiência não ganha jogos.

RTP

brigada da relote

WENDER
"Que seja electrizante e que o Braga ganhe"
Wender, antigo jogador de Sp. Braga e Sporting, trabalha, actualmente, na equipa técnica dos juniores do clube minhoto. O desafio da Pedreira está agendado para sábado, às 20h15


A ligação ao Sporting de Braga já tem mais de dez anos, mas na sua carreira, Wender também contabiliza uma passagem por Alvalade, na época 2005/2006.

O antigo extremo brasileiro, que fez grande parte da sua carreira em Portugal, continua a servir o Sporting de Braga, agora como treinador adjunto da equipa sub-19.

Em Bola Branca, Wender projecta o grande jogo do próximo sábado entre bracarenses e leões e recorda os momentos que passou nas duas equipas, admitindo que o coração pende para o Sporting de Braga.

"Foi um prazer jogar nas duas equipas mas os melhores momentos da minha vida profissional foram passados no Braga. Espero que seja um jogo electrizante, com muita qualidade e que, no final, o Sporting de Braga saia vitorioso. É já um grande clássico do futebol português. O Braga regressou às vitórias, atravessa um bom momento e espero que vença esta partida", confessa o ex-jogador.

Nesta entrevista à Renascença, Wender analisa as duas equipas. No Braga saíram vários jogadores importantes, mas o campeonato está a mostrar que há qualidade no plantel arsenalista: "A equipa sofreu algumas alterações mas está a mostrar grande capacidade e espírito de sacrifício. As peças começam a encaixar e acredito que Jesualdo Ferreira vai fazer um excelente trabalho."

Quanto ao Sporting, Wender admite a surpresa pelo excelente início de campeonato da equipa orientada por Leonardo Jardim. "É surpreendente porque depois do que aconteceu no ano passado, o Sporting está a conseguir renovar-se e dar a volta por cima. Mas em Braga vai encontrar uma equipa forte e objectiva em busca da vitória", alerta.

Wender, de 38 anos, terminou a carreira de jogador, na temporada passada. O brasileiro fechou 2012/13 no Chipre, ao serviço do Aris Limassol. O extremo representou, ainda, outros dois clubes, na ilha mediterrânica, o Ethnikos Achnas e o Ermis Aradippou. Em Portugal, além de Braga e Sporting, jogou, també, pela Naval e pelo Belenenses. No Brasil, actuou pelo Democrata de Minas Gerais.

O Sporting de Braga-Sporting realiza-se no sábado, às 20h15, no Estádio AXA. Jogo com relato na Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.

RR

brigada da relote

Aderlan renovou e Éder não saiu por 20 milhões de euros
António Salvador revela que Aderlan Santos renovou pelo Sporting de Braga até 2018 e garante que recusou propostas de cerca de 20 milhões de euros por Éder


O central brasileiro Aderlan Santos, uma das revelações nos últimos meses do futebol português, renovou o contrato que o liga ao Sporting de Braga até 2018. A novidade foi dada por António Salvador, em entrevista publicada nesta quarta-feira pelo jornal O Jogo, que acrescentou que o defesa de 24 anos "tem uma cláusula de rescisão de 20 milhões".

A maior surpresa foi, porém, a revelação de que o Sporting de Braga "recusou propostas a rondar os 20 milhões de euros" por Éder, antes de o internacional português se ter lesionado, em fevereiro. "Acredito na época fantástica que vai fazer e nos golos que vai marcar, e no final do campeonato vão surgir propostas a rondar esses valores", crê António Salvador, que completa dez anos à frente do clube.

O presidente dos arsenalistas, cuja SAD registou um lucro de 5,4 milhões de euros em 2012/13, disse ainda que o orçamento foi reduzido para "os 14/15 milhões de euros", fruto da ausência na Liga dos Campeões, que para António Salvador continua a ser o objetivo para a nova época e, consequentemente, ficar entre os três primeiros classificados da I Liga.

DN

brigada da relote

Champions ajuda Braga a alcançar lucro de 5,45 milhões na época passada
A participação na fase de grupos pela SAD minhota deu o grande impulso para a subida das receitas no ano passado. O lucro também cresceu


O Braga alcançou um resultado líquido positivo de 5,45 milhões de euros na época 2012/2013, o que corresponde ao terceiro ano consecutivo com um lucro superior a 5 milhões de euros.

O resultado líquido foi conseguido "aproveitando o efeito multiplicador" proporcionado pela Liga dos Campeões, de acordo com o relatório e contas publicado na terça-feira, 24 de Setembro. Uma justificação que é visível na rubrica de receitas. Os rendimentos operacionais (que não incluem os ganhos com vendas de passes de jogadores) cresceram 76% para os 23 milhões de euros.

60% das receitas totais alcançadas na época 2012/2013 pela SAD do Braga (14,4 milhões) deveram-se à participação em competições, ou seja, a ida à Liga dos Campeões. O dinheiro conseguido compara com os 4,1 milhões da época anterior.

A participação na Champions também permitiu que a sociedade liderada por António Salvador conseguisse um aumento de 7% das receitas de bilheteira, apesar do contexto económico difícil. A crise nacional já afectou, contudo, a publicidade cuja queda homóloga se cifrou em 21%.

As receitas subiram mas os gastos também. E, segundo a SAD bracarense, a justificação é a mesma. O sucesso desportivo, com o apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões e a vitória da Taça da Liga, obrigou a um aumento de 16% dos gastos com pessoal (maiores salários aos jogadores). Ao todo, os custos operacionais avançaram 23% para 22,5 milhões de euros.

A sociedade conseguiu gerar um EBITDA (resultado operacional antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) de 8,9 milhões de euros no exercício terminado a 30 de Junho deste ano, uma subida de 3% face aos 8,6 milhões na época anterior.

Fora dos proveitos e gastos operacionais, o Braga registou uma descida em torno de 40% nos resultados com transacções de passes de atletas, passando de 14 milhões para 8,25 milhões de euros. Lima, que foi para o Benfica, ou Ismaily, para o Shakhtar Donestck, foram alguns exemplos.

"A perspectiva de alcançar um lugar na classificação do campeonato nacional que nos permitisse o acesso à UEFA Champions League da época desportiva seguinte e a onda de lesões que assolou os atletas do nosso plantel obrigou à contenção nas saídas e à recusa, por parte da sociedade, de algumas propostas para a alienação dos seus activos", indica o comunicado de resultados.

Em termos de património, o activo da SAD minhota resvalou 3% para 37,5 milhões de euros, ao passo que o passivo decresceu 23% e situou-se nos 22,7 milhões. Os capitais próprios (a diferença entre as duas rubricas) ficaram-se em torno de 14,8 milhões de euros.

JORNAL DE NEGÓCIOS

brigada da relote

Renovação de Santos oficializada
O presidente António Salvador anunciara o acordo com o central brasileiro na entrevista publicada esta quarta-feira em O JOGO


"Quero dizer-lhe que o Santos já renovou até 2018. Não é pelos jornais que renovamos os contratos, nem é pelas pessoas que mandam recados [...] Há muito que vínhamos a falar e, neste momento, a renovação é uma realidade", afirmou António Salvador na entrevista publicada na edição desta quarta-feira d'O JOGO.

O clube oficializou esta tarde o acordo com o defesa-central brasileiro válido até 2018 e com uma cláusula de rescisão de 20 milhões de euros, valor adiantando na mesma entrevista pelo presidente do Braga.

O JOGO

brigada da relote

Sp. Braga: Aderlan Santos renova até 2018
Defesa central com cláusula de 20 milhões de euros


Aderlan Santos renovou contrato com o Sp. Braga até 2018. Uma informaçao anunciada pelo presidente António Salvador, em entrevista ao jornal «O Jogo», e confirmada já nesta quarta-feira pela página do clube no «Facebook».

O defesa brasileiro fica com uma cláusula de rescisão de 20 milhões de euros, adiantou também Salvador, revelando que recusou uma proposta francesa que contemplava o pagamento a pronto de 3,5 milhões de euros pelo jogador.

MAIS FUTEBOL

brigada da relote

Eleições no Sporting de Braga a 09 de novembro
António Salvador ainda não avançou com uma recandidatura ao cargo que ocupa há 10 anos


O Sporting de Braga marcou esta quarta-feira para dia 09 de novembro as eleições para a presidência da direção do clube, e dos restantes órgãos sociais, para o próximo triénio.

Numa nota publicada no seu sítio oficial, o clube anuncia que até 08 de outubro os cadernos eleitorais estarão disponíveis para consulta na sua sede e de 11 a 25 do mesmo mês terão que ser apresentadas as candidaturas.

Estas devem ser subscritas por um mínimo de 50 sócios, não contando os elementos que a integram, e devem incluir os candidatos a presidente da assembleia-geral, direção, conselho fiscal e conselho geral.
A 09 de novembro decorrerá a assembleia-geral eleitoral.

As urnas estarão abertas das 11h00 às 18h00 no Estádio Municipal de Braga, verificando-se o apuramento dos resultados imediatamente após o fim da votação.

O presidente da direção do clube minhoto, António Salvador, ainda não disse se se recandidata ao cargo que exerce há 10 anos.

LUSA

brigada da relote

Sp. Braga-Sporting: tendência sugere triunfo minhoto
Histórico dita triunfos intercalados com derrotas


Ora ganhas tu ora ganho eu, diz o histórico de confrontos da última década entre Sp. Braga e Sporting quando os dois clubes se encontram na pedreira. Na última época o Sporting saiu do Estádio Axa com os três pontos; se a tradição se mantiver, desta vez é o Braga a quem cabe o sabor do triunfo.

Compete, portanto, ao Sp. Braga manter a tendência dos últimos anos se quiser voltar a vencer aos leões na condição de visitado. O último triunfo arsenalista em casa foi há duas épocas atrás, em janeiro de 2012. Na altura os autores dos golos foram Lima e Hélder Barbosa, que já não vestem as cores dos Guerreiros do Minho. Carrillo selou o resultado final, duas bolas a uma, apontando o tento do Sporting.

O registo geral é favorável aos leões, que num total de 64 jogos disputados em Braga venceram por 29 ocasiões, tendo saído da cidade dor arcebispos sem qualquer ponto por 22 vezes. O empate é o resultado que menos se regista, 13 empates no total, tendo o último acontecido em 1994.

Miljkovoc é a única baixa de Jesualdo Ferreira para a recepção aos leões. O defesa sérvio continua a recuperar da lesão que o afasta dos relvados desde o início da época. Hugo Vieira, que cumpriu os primeiros ao serviço do Braga na equipa B diante do Benfica B pode estrear-se na equipa principal.

O professor Jesualdo Ferreira faz a antevisão do jogo esta quinta-feira pelas 12h30 na sala de imprensa do Estádio Axa. O encontro entre guerreiros e leões está agendado para as 20h15 de sábado.

MAIS FUTEBOL

brigada da relote

Domingos Paciência: «Sporting é uma equipa muito confiante»
PARTIDA COM O SP. BRAGA É "O" JOGO DA JORNADA


O Sp. Braga recebe o Sporting no sábado, às 20H15, o Sporting, naquele que Domingos Paciência antevê como sendo "o" jogo da jornada. Em declarações à Antena 1, o antigo treinador dos dois emblemas reconhece que a experiência de Jesualdo Ferreira pode ser uma mais-valia para os bracarenses, mas está longe de ser garante de vitória.

"A experiência é importante. Jesualdo Ferreira conhece bem a equipa do Sporting, mas não lhe dará especial vantagem. É um treinador mais experiente, pode tirar partido disso, mas o Sporting é uma equipa muito confiante", afirmou.

E concluiu: "Este é um momento positivo para as duas equipas. Prevê-se um grande jogo".

RECORD

brigada da relote

Sporting de Braga vai a eleições a 9 de Novembro
António Salvador, presidente em exercício, ainda não anunciou se irá recandidatar-se ao cargo ou não


O Sporting de Braga anunciou, esta quarta-feira, a marcação de eleições para a Direcção do clube e restantes órgãos sociais para o dia 9 de Novembro, tendo em vista o triénio 2013-2016.

As candidaturas terão que ser apresentadas entre 11 e 25 de Outubro, sendo que, no dia da assembleia-geral eleitoral, as urnas estarão abertas entre as 11h00 e as 18h00, no Estádio Municipal de Braga.

António Salvador, presidente em exercício, não esclareceu ainda se se irá recandidatar ao cargo que ocupa há já dez anos.

RR

brigada da relote

Eleições no Sporting de Braga a 9 de novembro

O Sporting de Braga marcou para dia 9 de novembro as eleições para a presidência da direção do clube, e dos restantes órgãos sociais, para o próximo triénio.

Numa nota publicada no seu sítio oficial, o clube anuncia que até 8 de outubro os cadernos eleitorais estarão disponíveis para consulta na sua sede e de 11 a 25 do mesmo mês terão que ser apresentadas as candidaturas.

Estas devem ser subscritas por um mínimo de 50 sócios, não contando os elementos que a integram, e devem incluir os candidatos a presidente da assembleia-geral, direção, conselho fiscal e conselho geral. 

A 9 de novembro decorrerá a assembleia-geral eleitoral. 

As urnas estarão abertas das 11.00 horas às 18.00 horas no Estádio Municipal de Braga, verificando-se o apuramento dos resultados imediatamente após o fim da votação. 

O presidente da direção do clube minhoto, António Salvador, ainda não disse se se recandidata ao cargo que exerce há 10 anos.

JN