News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 29/08

Started by Bruno3429, 29 de August de 2013, 09:11

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Sp. Braga joga cartada decisiva para a fase de grupos da Liga Europa
Joana Russo Belo

Uma porta aberta. À espera da confirmação da qualificação dos guerreiros do Minho. O Sp. Braga joga, esta noite, a cartada decisiva no play-off da Liga Europa, em casa, frente aos romenos do Pandurii (20.30 horas).

Na bagagem da Roménia veio uma vantagem preciosa de um golo de Yazalde que, apesar de curta, coloca os arsenalistas com um pé na fase de grupos, já que na pedreira o factor casa será determinante para as aspirações de uma equipa que já assumiu como primeiro objectivo da temporada a presença na próxima fase da competição europeia.
Jesualdo Ferreira procura também a primeira fase de grupos no papel de treinador do Sp. Braga, feito que nunca alcançou nas quatro temporadas em que esteve ao serviço do clube arsenalista [de 2002 a 2006].

O jogo com os romenos marca o regresso de Éder à competição. Seis meses depois, o avançado volta aos eleitos, integrando a lista de convocados do professor, que poderá mesmo apostar no jovem avançado no onze. Recorde-se que Éder foi submetido a uma cirurgia ao joelho direito no passado dia 1 de Março tendo falhado o resto da temporada e o arranque desta nova época.
Na lista de convocados há outra surpresa. A ausência de Custódio, por opção técnica, médio que tem ficado no banco de suplentes, face à aposta em Mauro.

Os convocados são os seguintes: guarda-redes: Eduardo e Cristiano; defesas: Baiano, Nuno André Coelho, Hebert, Joãozinho e Santos; médios: Rúben Micael, Luiz Carlos, Luís Silva, Rafa e Mauro; avançados: Pardo, Yazalde, Éder, Salvador Agra, Edinho e Alan.

Jesualdo Ferreira: 'Nada está decidido'

É o primeiro objectivo da época
à porta. E a possibilidade de Jesualdo Ferreira garantir, pela primeira vez no papel de técnico do Sp. Braga, uma fase de grupos europeia. Por isso, o professor classifica o jogo desta noite de "extrema importância", desvalorizando a vantagem trazida na bagagem da Roménia, fruto do triunfo por um golo, no jogo da primeira mão do play-off.

"Vamos considerar este jogo muito importante, porque nada e stá decidido. Não conta três pontos, apenas um golo a mais, e em futebol não conta nada, é praticamente quase um zero, não é nada", fez questão de sublinhar o treinador bracarense na antevisão do encontro, deixando ainda claro que o Pandurii "não é um adversário que possamos menosprezar ou retirar mérito".

Reforçando a ideia de um jogo "de extrema importância", uma vez que "é conseguir o primeiro objectivo da época, garantir a presença na fase de grupos da Liga Europa", relevância que "não nos deixa perder um minuto a olhar para trás para o que aconteceu" no jogo da Roménia.
Perante tal importância, que Sp. Braga vai estar esta noite em campo? "Aquele que entrou na Roménia, disposto a ganhar. O Pandurii só pode seguir em frente se conseguir marcar mais golos do que nós. Queremos fazer um jogo que não permita ao adversário ter vantagem, mais bola, mais espaço para jogar, mais condições de confiança. Queremos controlar o jogo desde o princípio, como fizemos lá, esse golo só conta no fim, não nos vai confortar", explicou, assumindo que o único resultado que interessa é a vitória, ou na pior das hipóteses, o empate.
"Fazer um jogo inteligente e um jogo de equipa. Lutar pela vitória. Jogamos em dois resultados possíveis: empatar ou ganhar", frisou o técnico.

A equipa vem de um ciclo cem por cento vitorioso, mas o professor rejeita a ideia de euforia: "não creio que haja excesso de confiança. Temos confiança apenas no que já fizemos e temos capacidade de fazer, não no que ainda não fizemos. Por ganhar um jogo não se ganhou nada, não há qualquer motivo para isso, mas os jogadores estão hoje com mais confiança do que há um mês atrás".

Jesualdo Ferreira voltou a reforçar a ideia de que "conquistar jogadores" é uma das metas que tem enquanto técnico do Sp. Braga, admitindo novas mudanças no onze por forma a dar "iguais oportunidades" e "garantir que mais jogadores estejam preparados a cada momento" para serem opção na equipa.

Correio do Minho

Bruno3429

«Saio feliz e desejo sucesso ao Braga» - Hélder Barbosa
Por Pascoal Sousa

Hélder Barbosa já estará esta quinta-feiras em Almeria para realizar testes médicos. Em declarações a A BOLA, o jogador explicou que a mudança «beneficia as duas partes», vincando que não sai do SC Braga amargurado: «Nem pensar, saio feliz e desejo ao clube muito sucesso. O Almeria insistiu muito na minha contratação. Não chegaram aos valores que o SC Braga pedia e esta foi a melhor forma de chegar a um acordo que agradasse a todos. Espero ser mais-valia no Almeria.»

O extremo esclarece que a transferência «estava há muito a ser trabalhada» e que não foi acelerada pelo facto de jogar menos. «O mister Jesualdo nada teve a ver com isso, era um assunto já projetado e que não teve este desfecho por eu jogar pouco. Braga e eu tínhamos decidido que seria assim», sublinhou. Ser selecionado por Paulo Bento é uma das metas que preside ao salto: «Satisfaço o desejo de jogar numa das melhores Ligas do Mundo e, naturalmente, fico com uma réstia de esperança de ter espaço na Seleção Nacional. Vou procura isso ajudando o Almeria.»

A Bola

Bruno3429

Liga Europa: SC Braga e Estoril, é só picar o ponto
Duarte Monteiro

SC Braga e Estoril Praia definem esta quinta-feira o futuro europeu em 2013/2014, na segunda mão dos respetivos encontros do play-off da Liga Europa. As perspetivas são bastante animadoras depois dos resultados alcançados há uma semana.

Estoril na Áustria com dois golos para gerir
©Catarina Morais

O Estoril Praia cumpriu com o estatuto de favorito e bateu o FC Pasching por 2x0 no estádio António Coimbra da Mota, na semana passada. Os «canarinhos» evidenciaram a superioridade perante um conjunto austríaco de um escalão inferior mas que ainda assim mostrou detalhes interessantes no palco europeu.

No entanto, os dois golos de conforto e a qualidade técnico superior do conjunto de Marco Silva devem ser suficientes para permitir ao Estoril entrar na fase de grupos da Liga Europa, onde já estão o Vitória de Guimarães e o FC Paços de Ferreira.

Na lista de Marco Silva, composta por 19 jogadores, destacam-se as ausências de Tiago Gomes, Babanco e Gerso, todos a contas com problemas musculares.

SC Braga em casa para fechar a eliminatória
©Pedro Benavente

O conjunto «arsenalista» também entra para esta segunda mão em boa posição para chegar à desejada fase de grupos da segunda prova da UEFA. O triunfo por 1x0 em casa do Pandurii abre boas perspetivas à equipa de Jesualdo Ferreira para o duelo desta noite.

Uma das grandes expectativas da noite em Braga prende-se com o avançado internacional português Éder, que após um longo período de ausência devido a lesão foi chamado pelo «Professor» para o compromisso europeu.

Noutro prisma, Custódio é um dos ausentes. O internacional português tem perdido espaço para Mauro e agora nem nos convocados aparece.

Zerozero

Bruno3429

Liga Europa EM DIRETO: Sp. Braga e Estoril em campo
As duas equipas tentam garantir um lugar na fase de grupos da prova da UEFA

O Sp. Braga e o Estoril-Praia entram em campo de olhos postos na fase de grupos da Liga Europa, onde já estão V. Guimarães e P. Ferreira. Nesta quinta-feira, as duas equipas portuguesas tentam confirmar as vantagens garantidas nas partidas da primeira mão do play-off.
Os bracarenses recebem o Pandurii, depois de terem garantido uma vitória na Roménia. Yazalde marcou o único golo da partida.
O Estoril desloca-se à Áustria. Os canarinhos, que levam na bagagem uma vantagem de 2-0, defrontam com o Pasching, que joga em casa emprestada, em Linz.
O sorteio da fase de grupos está marcado para as 11h45 desta sexta-feira.

Maisfutebol

Bruno3429

"Não os vamos menosprezar"
Técnico bracarense lembra que o objetivo é a fase de grupos da Liga Europa.
Mário Figueiredo

Não é um adversário que vamos menosprezar. Vamos considerar este jogo muito importante, porque nada está decidido. Um golo a mais no futebol não é nada, é praticamente zero", foi desta forma que Jesualdo Ferreira abordou o jogo de hoje (20h30, Sport TV 1) da 2ª mão da Liga Europa com o Pandurii.

Apesar da vantagem de um golo na primeira mão, Jesualdo Ferreira não espera facilidades no acesso à fase de grupos da Liga Europa. "É o primeiro objetivo da época. Sabemos que 1-0 é uma vantagem mínima. Vamos tentar fazer um golo logo no início. A gestão da vantagem passa por controlar o jogo desde o início, como fizemos na Roménia, através de um domínio maior nos espaços de jogo, e não permitir ao adversário estar por cima", acrescentou.

Já Nuno André Coelho fez questão de frisar que o grupo está bem. "Está unido, sabe que vai ser mais um jogo complicado, mas está confiante e a trabalhar para o mesmo objetivo, que é ganhar."

O central contrariou a ideia de alguma insegurança na 1ª mão: "A defesa esteve bem, não sofremos golos. Temos de dar mérito ao adversário, porque subiu mais um bocado depois do golo, mas começou muito atrás, só defendia."

Correio da Manhã

Bruno3429

SC Braga e Estoril espreitam grupos da Liga Europa
Mário Aleixo

O Sporting de Braga e o Estoril-Praia procuram hoje confirmar as vantagens conseguidas na primeira mão do "play-off" da Liga Europa de futebol e garantir a presença na fase de grupos da prova.

O Sporting de Braga, ainda só com vitórias em jogos oficiais, recebe o Pandurii, depois de ter vencido na Roménia, por 1-0, graças a um golo de Yazalde, aos 51 minutos.

Após a vitória por 2-0 em casa, o Estoril-Praia, que ainda não perdeu esta época, visita o Pasching, da III divisão da Áustria, numa partida que será disputada em casa emprestada, em Linz.

Caso garantam o apuramento, as duas equipas lusas juntar-se-ão na fase de grupos ao Vitória de Guimarães, que tem entrada direta, depois de vencer a Taça de Portugal, e ao Paços de Ferreira, relegado do "play-off" da Liga dos Campeões, no qual foi afastado pelo Zenit.

O sorteio da fase de grupos da Liga Europa realiza-se na sexta-feira, às 11h45, no Mónaco.

RTP

Bruno3429

Braga e Estoril procuram confirmar presença na fase de grupos da Liga Europa

O Sporting de Braga e o Estoril-Praia procuram, esta quinta-feira, confirmar as vantagens conseguidas na primeira mão do "play-off" da Liga Europa de futebol e garantir a presença na fase de grupos da prova.

O Sporting de Braga, ainda só com vitórias em jogos oficiais, recebe o Pandurii, depois de ter vencido na Roménia, por 1-0, graças a um golo de Yazalde, aos 51 minutos.

Após a vitória por 2-0 em casa, o Estoril-Praia, que ainda não perdeu esta época, visita o Pasching, da III divisão da Áustria, numa partida que será disputada em casa emprestada, em Linz.

Caso garantam o apuramento, as duas equipas lusas juntar-se-ão na fase de grupos ao Vitória de Guimarães, que tem entrada direta, depois de vencer a Taça de Portugal, e ao Paços de Ferreira, relegado do "play-off" da Liga dos Campeões, no qual foi afastado pelo Zenit.

O sorteio da fase de grupos da Liga Europa realiza-se na sexta-feira,pelas 11.45 horas, no Mónaco.

JN

brigada da relote

SC Braga está a caminho dos grupos da Liga Europa
O SC Braga defronta hoje o Pandurii, da Roménia, no Estádio Axa, no jogo da segunda mão do "playoff" de acesso à fase de grupos da Liga Europa. No primeiro encontro os bracarenses venceram por 1-0. Os minhotos têm as portas escancaradas para o sorteio de amanhã da próxima fase da competição


Os bracarenses têm 3 jogadores ausentes por lesão: Paulo Vinicius, Sasso e Mijkovic.

O árbitro do encontro é o israelita Liran Liany e o jogo tem o início marcado para as 20h30.

O relato do jogo é na Antena 1 com o jornalista Pedro Ferreira.

Os "arsenalistas" recebem o Pandurii, depois de terem triunfado na Roménia por 1-0 e caso se qualifiquem a par do Estoril, Portugal pode ter quatro equipas na fase de grupos da Liga Europa, na qual já está o Vitória de Guimarães, que entrou direto como vencedor da Taça de Portugal, e "caiu" o Paços de Ferreira, eliminado pelos russos do Zenit, nos "playoff" da "Champions".

Sob o comando do regressado Jesualdo Ferreira, o Sporting de Braga está muito perto de uma quarta presença consecutiva na fase de grupos, depois de duas na Liga dos Campeões (2010/2011 e 2012/2013) e uma na Liga Europa (2011/2012).

Em Cluj-Napoca, um golo do avançado Yazalde, também ele de volta a Braga, no seu caso após sucessivos empréstimos, deu uma preciosa vantagem aos "arsenalistas", que deverão confirmar o apuramento em casa.

O favoritismo é, claramente, dos "arsenalistas", que, não venceram, porém, nenhum dos últimos cinco jogos europeus em casa, somando um empate (Udinese) e quatro derrotas (Besiktas, CFR Cluj, Manchester United e Galatasaray) -- o último triunfo data de 30 de novembro de 2011 (1-0 ao Birmingham).

RTP

brigada da relote

Sporting procura a quinta Supertaça de futsal perante o estreante Braga

O Sporting procura no domingo conquistar a quinta Supertaça de futsal da sua história perante um Sporting de Braga que sonha com o primeiro título e que quer "vingar" a pesada derrota sofrida na final da Taça de Portugal.

No encontro que abre a temporada 2013/2014, a formação de Alvalade aparece como clara favorita a levantar a Supertaça, prova que não vence desde 2010, depois de na época passada ter dominado o futsal nacional, com a conquista do campeonato e da Taça da Portugal.

"Vamos à procura de títulos e começámos a época com esse pensamento. Vamos trabalhar para comemorarmos no final", afirmou o ala brasileiro Marcelinho, de 32 anos.

Por seu lado, o Sporting de Braga vai tentar conquistar o primeiro título da sua história a este nível e tentar "apagar" a goleada sofrida(7-1) na final da Taça de Portugal da última temporada frente ao Sporting.

Para conquistar a Supertaça, os bracarenses terão que bater o Sporting pela primeira vez na história, algo que nunca conseguiu em nove confrontos, tendo somado sempre derrotas.

O encontro está agendado para domingo no Pavilhão Multidesportos Dr. Mário Mexia, em Coimbra, às 17:00, e terá arbitragem de Fernando Serras, que será auxiliado por Alfredo Andrade e Sérgio Silva.

LUSA

brigada da relote

Braga e Estoril procuram confirmar presença na fase de grupos da Liga Europa

O Sporting de Braga e o Estoril-Praia procuram hoje confirmar as vantagens conseguidas na primeira mão do 'play-off' da Liga Europa de futebol e garantir a presença na fase de grupos da prova.

O Sporting de Braga, ainda só com vitórias em jogos oficiais, recebe o Pandurii, depois de ter vencido na Roménia, por 1-0, graças a um golo de Yazalde, aos 51 minutos.

Após a vitória por 2-0 em casa, o Estoril-Praia, que ainda não perdeu esta época, visita o Pasching, da III divisão da Áustria, numa partida que será disputada em casa emprestada, em Linz.

Caso garantam o apuramento, as duas equipas lusas juntar-se-ão na fase de grupos ao Vitória de Guimarães, que tem entrada directa, depois de vencer a Taça de Portugal, e ao Paços de Ferreira, relegado do 'play-off' da Liga dos Campeões, no qual foi afastado pelo Zenit.

O sorteio da fase de grupos da Liga Europa realiza-se na sexta-feira, às 11:45, no Mónaco.

DNOTÍCIAS

brigada da relote

"Um golo a mais não é nada", avisa Jesualdo Ferreira
O Sp. Braga tenta esta noite confirmar, frente ao Pandurii, a passagem à fase de grupos, depois de um triunfo na Roménia


É com três boas notícias que o Sp. Braga vai receber, esta noite (20h30, SP-TV), o Pandurii, na segunda mão do play-off da Liga Europa. O avançado Éder está de regresso aos convocados, depois de um longo período de paragem por lesão, o lateral Baiano está recuperado e apto a jogar e o clube conta com uma vantagem de um golo, alcançada na Roménia. "Nada está garantido", ressalva, porém, Jesualdo Ferreira.

O treinador dos minhotos sabe que a diferença no marcador assegurada pelo golo de Yazalde, há uma semana, na Cluj Arena, não permite à equipa relaxar. "Não é um adversário que possamos menosprezar. Vamos considerar este jogo muito importante porque nada está decidido. Um golo a mais não é nada", alerta, manifestando a vontade de "controlar o jogo desde o início".

Jesualdo, de resto, considera que o Pandurii tem sido menorizado e recorda que o adversário ficou em segundo lugar no campeonato romeno, à frente do Cluj, equipa que derrotou os bracarenses na Liga dos Campeões na última temporada. Por isso, pede aos jogadores "um maior domínio dos espaços" e assegura que os índices de confiança estão em alta: "É o primeiro objectivo da época: garantir a presença na fase de grupos da Liga Europa".

Nas duas últimas participações nesta competição da UEFA, o Sp. Braga chegou uma vez à final e ficou-se pelos 16 avos-de-final na outra. Um palmarés muito superior ao do Pandurii, que só nos últimos anos chegou ao principal escalão do futebol romeno e se estreia esta época nas andanças europeias.

Para Nuno André Coelho, a inexperiência nas provas da UEFA não é sinónimo de facilidades. "Sabemos que vai ser mais um jogo complicado, mas estamos confiantes e a trabalhar para o objectivo que é ganhar", vincou, na conferência de imprensa de antevisão da partida. "Não podemos estar descontraídos. Vamos tentar fazer um golo logo no início para deixar a equipa mais tranquila", acrescentou.

PÚBLICO

brigada da relote

Braga e Estoril só têm de gerir vantagens

Portugal está muito perto de contar com quatro equipas na fase de grupos da Liga Europa. Sp. Braga e Estoril poderão hoje juntar- se ao Vitória de Guimarães e ao Paços de Ferreira. Os arsenalistas, com Éder nos convocados, recebem o Pandurii ( 20.30, SportTV1), depois de terem triunfado na Roménia por 1- 0. Jesualdo pode contar com o internacional português, recuperado de uma rotura no joelho direito a 27 de fevereiro, na meia- final da Taça da Liga, com o Benfica. O avançado estava já a treinar sem limitações há algumas semanas e, seis meses depois, volta a ser opção.

O favoritismo é, claramente, dos arsenalistas, que, todavia, não venceram nenhum dos últimos cinco jogos europeus em casa. Para o técnico minhoto, a estratégia para segurar a vantagem passa por "controlar o jogo desde o início, como o Braga fez lá, através de um domínio maior dos espaços de jogo, e não permitir ao adversário estar por cima".

Por seu lado, os ' canarinhos', em estreia nas taças europeias, deslocam- se ao reduto dos austríacos do FC Pasching ( 19.30, SportTV2) com uma vantagem de 2- 0. O técnico Marco Silva conta com 19 jogadores no plantel, numa lista onde não se apresentam Tiago Gomes, Babanco e Gerso, a recuperarem de mialgias.

O Vitória de Guimarães, que entrou direto como vencedor da Taça de Portugal, e o Paços de Ferreira, eliminado pelos russos do Zenit com um total de 8- 3 nos play- offs da Champions, têm já lugar assegurado nos grupos da Liga Europa.

DN

brigada da relote

Éder de regresso e Custódio a sair
Atacante volta no jogo com Pandurii, após sete meses de lesão. Médio de malas aviadas para Itália


HÁ PLAY- OFF da Liga Europa hoje, no Estádio AXA. O Braga ganha ao Pandurii por 1-0, desde a primeira mão, realizada na semana passada, na Roménia, e está a um passo de ingressar na fase de grupos, "objetivo importante", como diz Jesualdo Ferreira. O treinador já terá Éder, refeito de prolongada lesão, mas não terá Custódio, de partida para Itália. E ainda será assaltado por mais algumas dúvidas até ao fecho do mercado, na segunda-feira. Também o defesa central Aderlan Santos é muito cobiçado, em França, pelo Rennes.

Sete meses após ter rompido os ligamentos do joelho direito, no jogo das meias-finais da última edição da Taça da Liga, com o Benfica, Éder volta a ser convocado. O atacante é um dos 18 escalados para o desafio com a equipa romena. Deve ir para o banco. Talvez jogue alguns minutos, se a eliminatória correr bem ao Braga.

Fora da convocatória e de saída do clube está Custódio. Aos 30 anos, o médio está prestes a ser transferido para o Sassuolo. O negócio está quase fechado: segundo o jornal "La Stampa" italiano, o clube da Emília-Romanha paga ao Braga 2,5 milhões de euros pelo passe do "trinco".

O Braga ainda regateia outro jogador que Jesualdo não está nada disposto a ver partir. Aderlan Santos, central brasileiro que, ainda na última segunda-feira marcou o golo da vitória sobre o Belenenses (2-1), é pretendido pelo Rennes. A imprensa francesa diz que o negócio está num impasse: o clube da Bretanha propõe dois milhões de euros e o Braga pede 4,5 milhões.

É neste cenário que Jesualdo gere o mental da equipa para o jogo de hoje: "Não podemos menosprezar o adversário. O Pandurii é uma boa equipa, que foi segunda da liga romena, à frente do Clube", diz o professor.

Ou como verifica Nuno André Coelho: "Estamos confiantes. Sentimo-nos bem, o grupo está unido. Mas será um jogo complicado. Não podemos estar descontraídos", afirma o defesa.

ECOS DOS GUERREIROS
SAD Braguista regateia defesa central Aderlan Santos com o Rennes da liga francesa

Barbosa renova e... sai


Após diversas aproximações de clubes estrangeiros, entre os quais o Crystal Palace, da Premier League, o extremo renovou até 2015 (o contrato com o Braga expirava em Junho de 2014) e sai do clube. Vai jogar uma época, por empréstimo, na liga espanhola, pelo Almeria.

Baiano recuperado

Acometido de lesão muscular na primeira mão do playoff da Liga Europa, Baiano recuperou e está apto para voltar a defrontar o ataque do Pandurii. Com a reintegração do lateral brasileiro, Jesualdo deixa de fora o jovem da equipa B Tomás Dabo, que ocupou a vaga no jogo com o Belenenses.

JN

brigada da relote

ÉDER É O REFORÇO DO FIM DE AGOSTO
Prestes a fazer história pelo Braga caso supere o play-off da Liga Europa, Jesualdo Ferreira tem à disposição três pontas de lança para encher o Pandurii de balas


De repente, o estigma de nunca ter passado de uma primeira eliminatória da Liga Europa (evolução da extinta Taça UEFA) ao comando do Braga parece significar para Jesualdo Ferreira uma espécie de esquina a esconder uma agradável problemática: estamos perante uma equipa poupada em matéria de golos marcados ou ainda há mais e melhor para ver? Na véspera da segunda mão do play-off, frente ao Pandurii, Jesualdo Ferreira tratou de dar meia resposta ao chamar Éder, desaparecido em combate desde março devido a uma operação ao joelho direito. Contas feitas, esta noite poderá dar-se ao luxo de poder utilizar três pontas de lança (Edinho, Yazalde e Éder) para acabar, de vez, com as ténues esperanças da equipa romena, já ferida pelo golo (a valer por dois) de Yazalde, apontado na Roménia.

Enquanto vai esfregando as mãos de satisfação com a disponibilidade do internacional português, atirando por terra a urgência de o clube contratar outro avançado; o treinador dá conta de uma equipa em construção e rejeita subscrever a tese de Barroso, um dos ex-arsenalistas mais emblemáticos, para quem o atual Braga não é de marcar muitos golos por apostar essencialmente no futebol de transições. "Não concordo com essa ideia. A transição é passar de uma fase a outra. Não estamos a marcar muitos golos em cada partida, é verdade, mas isso não quer dizer que a equipa não vai passar a marcar mais.

Mesmo certo de que o atual Braga "nada tem que ver" com as equipas que dirigiu durante a sua primeira passagem pela Pedreira, todas inferiores pela "inexperiência mais vezes no futuro", observou, perspetivando um Pandurii entalado. "Só poderão seguir em frente se marcarem mais golos do que nós", explicou. Mais simples seria impossível. internacional", Jesualdo Ferreira não quer ninguém a "olhar para trás" nesta noite, mais concretamente para o golo apontado por Yazalde na primeira mão, disputada em Cluj (Roménia). "Um golo a mais no futebol não é nada, é praticamente zero", considerou, prometendo ao mesmo tempo uma equipa dominadora. "Falta saber se o treinador do Pandurii vai arriscar ou não; nós queremos chegar à vantagem e controlando bem o adversário, retirando-lhe o máximo de espaços", anunciou. De resto, o fator surpresa já não deverá funcionar a favor dos visitantes. "O que eles fizeram em Cluj não fazia parte do processo normal do Pandurii, isto em função das nossas observações. O futebol também tem muito de casuístico, mas são normais estas situações", considerou.

Baiano recuperado e de novo titular
Terminou a dúvida na direita da defesa


Ausente no jogo com o Belenenses por estar a recuperar de um traumatismo sofrido numa coxa, precisamente na primeira mão com o Pandurii, disputada em Cluj (Roménia), Baiano está em condições de regressar à equipa. O lateral-direito superou facilmente o problema, trabalhando ontem sem restrições com a equipa, pelo que Jesualdo Ferreira já não será obrigado a encontrar uma solução para preencher uma eventual vaga na direita da defesa, uma vez que o sérvio Miljkovic continua lesionado e o português Tomás Dabó, requisitado à equipa B para jogar na última jornada, não está inscrito na Liga Europa. Com Paulo Vinícius ainda parado, devido a lesão, não se preveem mais alterações na defesa, enquanto na frente Edinho poderá (ou não) dar o lugar a Yazalde.

Hélder Barbosa no Almería
Riscado há muito dos planos de Jesualdo Ferreira, o extremo vai rodar na Liga espanhola e até pode regressar a Braga no fim da época, pois renovou contrato até 2015


Encalhado desde o começo da pré-época, Hélder Barbosa vai representar o Almería, da I Liga espanhola, até ao fim da época, num quadro de empréstimo. O clube andaluz, recém-promovido ao principal campeonato espanhol, vai pagar cerca de 150 mil euros pela cedência e, no final, o internacional português até poderá retornar a Braga, pois aceitou renovar o contrato até 2015. Depois de ter desistido do sportinguista Jeffren, que ganhará mais do dobro do que o Almería podia pagar, conforme chegou a explicar o secretário técnico Alberto Benito; o clube espanhol continuou a procurar soluções no mercado português e assegurou os serviços do extremo bracarense, cuja transferência para os ingleses do Crystal Palace esbarrou no pagamento exigido pela SAD arsenalista: um milhão de euros.

Por menos desse valor, seria um negócio irrisório, uma vez que o FC Porto continua detentor de metade do passe do atacante, a exemplo do que se verificava com o guarda-redes Beto, transferido para o Sevilha a troco de um milhão de euros – com Braga e portistas a encaixarem 500 mil euros, respetivamente. Perante o sério risco de permanecer em Braga sem estar inscrito em qualquer competição, Barbosa não demorou a aceitar o convite do Almería, onde se juntará ao português Nélson. Será a primeira experiência no estrangeiro e l ogo numa das ligas mais mediáticas, o que lhe permitirá ganhar maior projeção internacional, para al ém do que conseguiu há dois anos, quando apontou quatro golos na Liga Europa, numa época em que foi o segundo melhor marcador da equipa arsenalista, com 12 golos, atrás do atual benfiquista Lima.

Acertada a transferência, Barbosa treinou ontem, pela última vez, na Pedreira, despedindo-se dos companheiros no balneário ao final da manhã, já com a certeza de que hoje rumará a Espanha. Se o futuro em Braga já era uma enorme interrogação, mais ficou com a recente contratação de Hugo Vieira, pelo que o extremo depressa percebeu que o Almería será uma excelente oportunidade para a sua carreira. De resto, a saída de Braga, ainda que provisória, isto caso se verifique o regresso à base, era um desfecho mais do que anunciado desde a época passada. Em j aneiro, o Olympiacos chegou a tentar o empréstimo, mas a SAD bracarense deixou bem claro que só abriria mão do jogador por montantes próximos dos oito milhões de euros (o valor da cláusula de rescisão); já na pré-época, o interesse do Sporting não passou de um rumor, sem confirmação.

"Grupo confiante"
Titular absoluto no Braga de Jesualdo Ferreira, o central diz que a defesa respira saúde


Pelo discurso de Nuno André Coelho, o Braga desta noite não entrará em campo de saltos altos. Há um apuramento em jogo e a equipa não pode vacilar. "Estamos unidos e conscientes de que será mais um jogo complicado. O grupo está muito confiante com vista ao objetivo de conseguir o apuramento", testemunhou, garantindo que o sector defensivo, o calcanhar de Aquiles na época passada, deixou de ser um problema. "A defesa esteve bem contra o Pandurii, porque não sofremos nenhum golo. Quando fizemos o golo, eles subiram mais e pressionaram, mas antes só defendiam", lembrou.

Quanto à vantagem de um golo, que, na prática, vale por dois em caso de empate, André Coelho dá-lhe a importânci a devida. "Não estamos mais descontraídos pela vantagem de 0-1. Vamos tentar marcar logo no começo e só depois poderemos jogar com mais tranquilidade. Pela desvantagem que o Pandurii leva, poderá arriscar um pouco mais", estimou.

CENTRAL SASSO JÁ TREINA NO RELVADO

O quadro clínico do Braga tende a ficar mais desanuviado. Depois de Éder, o central Sasso será o próximo a ser devolvido à equipa técnica. O jogador francês já se encontra praticamente restabelecido de uma lesão na parede abdominal, sendo presença cada vez mais assídua nos treinos da equipa. Durante os primeiros 15 minutos abertos, Sasso treinou sem restrições e só na parte final terá trabalhado à parte do grupo. Miljkovic e Paulo Vinícius, mais atrasados nas respetivas recuperações, foram as ausências notadas, para além de João Pedro, cedido ao Belenenses.

ANDRÉ PIRES EM OBSERVAÇÃO

Atento aos valores que vão despontando na equipa B, como é o caso de Dabó, Jesualdo Ferreira continua a avaliar as potencialidades do lateral-esquerdo André Pires. As características do francês Florent não parecem encher as medidas do treinador, que tem apostado na titularidade de Joãozinho, pelo que vai ganhando força a integração definitiva de Pires. Já o nigeriano Elderson mantém-se no mercado, ainda que sem destino certo.

O JOGO

brigada da relote


brigada da relote


brigada da relote


brigada da relote


brigada da relote


brigada da relote