News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 27/08

Started by Bruno3429, 27 de August de 2013, 09:11

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Sp. Braga vence Belenenses com golos de Edinho e Santos
Joana Russo Belo

O primeiro laço de afecto em casa, com uma alma imensa. Jesualdo Ferreira tinha destacado a importância de começar a época no Estádio Axa com um triunfo, para criar hábitos de vitória, mas foi preciso sofrer e ir ao fundo da alma e raça dos guerreiros, para arrancar a ferros o triunfo.

Num emotivo jogo, que encerrou a segunda jornada da Liga e que marcou o reencontro entre Sp. Braga e Belenenses - há quatro anos que as duas equipas não se encontravam - Santos vestiu a pele de herói, ao cabecear certeiro para o triunfo já depois dos 90, aliás, mais do que merecido perante o que se viu em campo.

Com uma entrada dominadora, os guerreiros demoraram a criar perigo perante um Belenenses num bloco muito fechado, com linhas muito baixas e uma parede de quatro médios próximos dos defesas. O Sp. Braga foi trocando a bola à espera de um espaço para fazer a diferença, perante um adversário mais na expectativa.

Pardo deu o primeiro sinal, após passe de Rúben Micael, mas o remate saiu à figura de Matt Jones e, aos 19 minutos, um erro da equipa de Belém ofereceu o golo. Cruzamento de Pardo, João Meira cortou de cabeça e Fernando Ferreira controlou a bola com o braço dentro da área. Carlos Xistra não teve dúvidas e assinalou grande penalidade. Edinho, chamado a converte r o penálti, mostrou muita confiança e atirou calmamente para o fundo das redes.

O Belenenses tentou reagir de imediato. Na jogada seguinte, Fredy rematou por cima após boa combinação na direita. De resto, das poucas aspirações de perigo dos azuis de Belém, que acabaram, no entanto, a primeira parte a pressionar e um cabeceamento de Deyverson ainda bateu na trave. Antes tinha sido Edinho a atirar às malhas laterais depois de uma oferta de Filipe Ferreira.

O domínio arsenalista voltou bem mais forte no segundo tempo. Em busca de um golo que desse mais tranquilidade, o Sp. Braga carregou no acelerador e pressionou intensamente, mas Luiz Carlos teve tudo para ampliar, contudo demorou a rematar depois de uma perda de bola de Fredy. Instalado no meio-campo do Belenenses, o Sp. Braga desperdiçou algumas oportunidades e foi surpreendido, aos 73 minutos. Canto na direita, Eduardo ficou a meio da saída e Diakité, ao segundo poste, empatou de cabeça. Autêntico balde de água fria.

Quando pairava o empate com o passar do tempo, foi ao fundo da alma que os guerreiros foram buscar forças para encostar o Belenenses. Rúben Micael falhou, inacreditavelmente, três ocasiões flagrantes, uma delas travada por Matt Jones. Iria ser Santos, gigante, a fazer explodir as bancadas

Correio do Minho

Bruno3429

Edinho: «Um triunfo sofrido é mais saboroso»
DESTACA CAPACIDADE DE ENTREAJUDA

Autor: ANTÓNIO MENDES E PAULO PAULOS

Tudo muito simples na opinião de Edinho. O avançado que abriu o marcador de uma forma tão serena como eficaz, faturando o penálti, achou que o Sp. Braga até fez "um grande jogo".

No essencial, garante Edinho, os arsenalistas cumpriram a sua parte e a forma como garantiram mais três pontos até sabe melhor: "Foi nos descontos é certo. É preciso não esquecer que ainda estamos a melhorar o entrosamento e ficou evidente o sofrimento e entreajuda da equipa."

O avançado que era da Académica e está de volta a Braga para assumir um papel de destaque na equipa de Jesualdo Ferreira chegou ao ponto de reconhecer que a sua equipa "passou por momentos difíceis", mas já se sabia que "o Belenenses vinha para defender mais".

Por isso mesmo é que "esta vitória sofrida é ainda mais saborosa", numa prova de "qualidade do plantel", pois independentemente de quem "tem jogado, a equipa mantém-se unida e concentrada no seu objetivo."

Quanto ao golo que apontou e à meta que traça para a época, Edinho prefere falar no coletivo: "O meu objetivo é ajudar a equipa, se puder ser com golos ainda melhor."


Sp. Braga-Belenenses, 2-1: Serviços mínimos na vitória oferecida
SP. BRAGA FOI SUPERIOR A ADVERSÁRIO QUE SOUBE CRESCER
Jorge Barbosa

O Sporting de Braga somou nova vitória, situação que o coloca no pelotão da frente da nossa Liga, num jogo em que dominou quase sempre, e contra um adversário que apresentou muito melhor atitude, revelando pois a capacidade de ultrapassar as dificuldades manifestadas na jornada de abertura contra o Rio Ave.

Record

Bruno3429

SC Braga vence Belenenses no fecho da jornada (2x1)

José Bragança

O SC Braga cola-se a FC Porto, Sporting, Rio Ave e Estoril no topo da classificação com seis pontos. Os guerreiros do Minho bateram o Belenenses por 2x1, no fecho da 2.ª jornada da Liga portuguesa.

No Municipal de Braga, foi a equipa da casa a abrir o marcador por Edinho, aos 19 minutos, na transformação de uma grande penalidade; Carlos Xistra entendeu que houve mão na bola de Fernando Ferreira dentro da área do Belenenses.

Na segunda parte, os guarda-redes mostraram desconcentração e as equipas aproveitaram para fazer golos. Primeiro, aos 74', os homens do Restelo empataram por Diakité. O jogador, de cabeça, subiu mais alto e fez o empate num lance onde Eduardo facilitou.

Mas o SC Braga acabaria por chegar ao golo da vitória já nos descontos. Aderllan Santos atirou de cabeça para o fundo da baliza. A bola levava pouca força mas o guarda-redes dos lisboetas facilitou e acabou por permitir o segundo golo aos minhotos.

Com este resultado, o SC Braga cola-se aos lugares da frente. Já o Belenenses, neste seu regresso à Liga portuguesa, continua sem pontos somados.

Zerozero

brigada da relote

Golo nos descontos salva um displicente Sp. Braga frente ao Belenenses
O defesa-central Aderlan Santos, nos instantes finais, garantiu aos minhotos a segunda vitória na Liga


A segunda jornada da I Liga terminou com uma vitória sofrida do Sp. Braga frente ao Belenenses, por 2-1. A equipa de Jesualdo Ferreira chegou cedo ao golo, num lance polémico, e teve sempre o jogo controlado, mas nunca forçou o ritmo para aumentar a vantagem e deixou-se empatar pelo Belenenses. No entanto, no período de descontos, Aderlan Santos fez o golo da vitória dos minhotos.

Sem derrotas desde o regresso de Jesualdo, o Sp. Braga apresentou-se com quatro alterações em relação ao "onze" que defrontou o Pandurii. Numa clara gestão do plantel, o treinador alterou por completo o trio de ataque, mas a novidade estava na defesa: Dabó, internacional sub-19 português, jogou na direita. A recuperarem de uma amarga derrota na estreia, os "azuis" também surgiram com caras novas: Kay, Miguel Rosa e Deyverson foram titulares.

Apesar de assumirem o domínio desde o apito inicial, os "arsenalistas" sentiram dificuldades para chegar com perigo perto da baliza de Jones. No entanto, aos 19', quando ainda não tinha sido construída qualquer jogada com pés e cabeça, o Sp. Braga marcou: Fernando Ferreira, sem ter ninguém por perto, tenta controlar a bola na área e, após alguma hesitação, o árbitro auxiliar considera que o médio jogou com o braço e é assinalada grande penalidade. Edinho agradeceu a polémica decisão para fazer o primeiro golo do encontro.

A partir daí, a partida transformouse num longo bocejo até 15 minutos do fim. Com uma agenda apertada — na próxima quinta-feira, há a recepção ao Pandurii —, os bracarenses optaram por jogar com rotações bem baixas, enquanto o Belenenses parecia não ter argumentos para incomodar Eduardo. No entanto, aos 74', o guarda-redes falhou a saída num canto e Diakité fez o empate.

O golo sofrido fez os bracarenses mudarem de atitude, o Belenenses foi encostado às cordas e, no primeiro minuto de descontos, Aderlan Santos, de cabeça, garantiu os três pontos ao Sp. Braga.

Positivo/negativo

+ Diakité


O médio do Mali mereceu o golo que marcou. Foi um muro quase intransponível para os criativos bracarenses.

- Sp. Braga

O golo nos instantes finais garantiu o triunfo, mas a falta de atitude dos jogadores bracarenses durante 75 minutos quase custava a perda de dois pontos à equipa de Jesualdo Ferreira.

- Eduardo

O internacional português teve uma noite tranquila, mas cometeu um erro que quase custava dois pontos ao Sp. Braga. Aos 74', Eduardo ficou a meio do caminho numa saída da baliza e Diakité aproveitou a benesse do guarda-redes para marcar de cabeça o golo do Belenenses.

- Arbitragem

A decisão de marcar a grande penalidade favorável ao Sp. Braga foi do árbitro auxiliar, mas foi validada por Carlos Xistra e não se justificava. Mesmo que a bola tenha batido no braço de Fernando Ferreira, não houve intenção.

PÚBLICO

brigada da relote

Santos resolve apatia minhota nos ' descontos'
Sp. Braga teve de arrancar a ferros terceira vitória da época – segunda no campeonato – perante Belenenses que segue sem pontuar


Três vitórias em igual número de jogos oficiais. É este o pecúlio do Sporting de Braga de Jesualdo Ferreira neste arranque da temporada, sustentado no triunfo de ontem sobre o Belenenses, por 2- 1.

Mas se nos êxitos anteriores – sobre Paços de Ferreira na ronda inaugural da Liga e Pandurii no playoff de acesso à fase de grupos da Liga Europa – a equipa convenceu os adeptos com um futebol aceitável para esta fase prematura da época, ontem acabou por não deslumbrar e até sofrer perante um adversário que, claramente, ainda se está readaptar às exigências do principal escalão.

Os nortenhos tiveram de arrancar a ferros estes três pontos, e bem podem agradecer à inspiração do defesa central Santos, já nos "descontos", para desfazer uma igualdade que parecia que ia prevalecer.

A turma do Restelo até se mostrou demasiado macia nos instantes iniciais do encontro, mas nem assim os minhotos conseguiram aproveitar as brechas para materializar em golo o ascendente no terreno. Valeu aos bracarenses uma infantilidade de Fernando Ferreira, que numa jogada aparentemente sem perigo cortou a bola com o braço, em lance para grande penalidade, que Edinho não desperdiçou.

Em vantagem, o Braga tinha oportunidade para estabilizar o seu futebol, mas, ao invés, acabou por não aproveitar a serenidade do golo para se apresentar mais conexo dando, inclusive, oportunidade aos homens de Belém para incomodar Eduardo. Primeiro com Fredy a rematar por cima e, depois, Kay a cabecear à trave..

A entrada para o segundo tempo não veio melhorar o jogo, com parcos motivos de interesse para o público. O Braga parecia apenas interessado em gerir a ténue vantagem, talvez já a pensar na segunda mão do compromisso europeu de quinta- feira com o Pandurii, enquanto que o Belenenses continuava preso de movimentos e à procura do erro adversário. Erro que acabaria por surgir a 15 minutos do final, quando Eduardo, na sequência de um canto, saiu em falso e deixou Diakité cabecear para o empate.

Só com a igualdade o despertador soou na equipa de Jesualdo Ferreira. Ruben Micael teve quatro soberanas oportunidades para recuperar a vantagem, mas teve de um ser um central, Santos, já nos descontos, a resgatar os três pontos num cabeceamento.

DN

brigada da relote

HUGO VIEIRA ÀS ORDENS DE JESUALDO FERREIRA JÁ A PARTIR DE HOJE

O mais recente reforço do Braga apresenta-se ao serviço e começa a trabalhar na "pedreira". Oriundo do Benfica, o extremo de 25 anos reforça o ataque. Pedro Santos e João Pedro deverão ser emprestados.

Éder de regresso

Após meio ano de baixa, o atacante deverá voltar já depois de amanhã, no jogo com o Pandurii.

RENNES ENVIOU ESPIÃO PARA OBSERVAR CENTRAL ADERLAN SANTOS

O Rennes – clube francês onde alinha Nélson Oliveira e de quem se diz estar interessado na contratação de Aderlan Santos – enviou um emissário a Braga. Do estrangeiro também vieram espiões do Levante, do Montpellier, do Anderlecht e do Brighton.

Reações
JESUALDO FERREIRA


Destacou a calma e a organização da equipa como fatores determinantes na vitória frente ao Belenenses, nos descontos.

"O jogo foi difícil. Nunca perdemos a organização, nem a cabeça, mas foi um j ogo de sentido único e tivemos ocasiões de golo mais do que suficientes para resolver mais cedo. O importante era ganhar e acho que o Braga ganhou bem", realçou o treinador do Braga, garantindo ter "confiança" em todos os jogadores do plantel e revelando confiança no futuro: "É importante que todos joguem e só não vamos mudar a estrutura e a mentalidade. Vamos ganhar ainda mais intensidade", disse, guardando uma palavra especial para o estreante Dabó: "Revelou ser muito inteligente, porque não quis fazer coisas que não sabe. Ele pensava que só ia treinar e jogou".

JN

brigada da relote

AINDA BEM QUE O DIAKITÉ MARCOU AQUELE GOLITO...
Minhotos foram sempre senhores do jogo mas arriscaram-se a perder os primeiros pontos, frente a lisboetas interessados apenas em empatar


O jogo começou com dia, com um céu de cor fumo-fogo, que este Norte tambémestáumalástimaaarder, eterminou com uma noite mais calma e um céu que continuava a cheirar a fumo. Acabou este jogo muito lá para ofim, quandoSantos resolveu colocar ajustiça noquesepassou ao longo de 95 minutos. Pelo meio, uma pasmaceira, tanto aborrecimento, tantos desenhos malfeitos para se chegar ao golo que o espetáculo se tornou quase triste, e é pena porque quem pisou o relvado sabe jogar futebol. Justiça absoluta, mas esteve quase para ser uma injustiça tremenda. Venceu o Braga, era o que faltava que fosse de outra forma!

Diz-se isto assim porquê? Que nenhum adepto do Belenenses leve a mal, mas o que se viu ontem da equipa azul obriga-nos a ter saudades do que era na última temporada. É verdade que o primeiro jogo do campeonato trouxe uma desagradável goleada sofrida em casa, mas a estratégia que Van Der Gaag, que écompetenteehonesto noseutrabalho, levou para o AXA foi de meter dó. Chame-se estratégia a isto: linhas muito descidas, Tiago Silva a procurar distribuir o jogo por Fredy ou Miguel Rosa, e depois? Onde fica a baliza, onde está o ponta de lança (Deyverson)? O jogo de ataque (?) de Belém foi praticamente inexistente e Eduardo bem pode dizê-lo. Estivesse uma noite fria e tinha virado homem de gelo.

Jogou assim tão mal o Belenenses? Defendeu-se, mas ficou mal na fotografia. Aceitou, comessa postura, a superioridade minhota. E sim, o Braga é claramente superior, carrega outro estatuto, fez pela vida muito cedo, chegou ao golo numagrandepenalidadeepodiaterchegado ao intervalo com ideias de poupança emrelação ao encontro comosromenos que vai ter já depois de amanhã. Mas as bolas não entraram, Matt Jones, que tem nome de herói de western, é guarda-redes que chegue, foi, pelo menos, para não se incomodar com o assédio que os bracarenses foram fazendo, praticamente constante.

No segundo tempo, Jesualdo não mexeu, convenceu-se que a sua equipa iria chegar ao segundo golo mais tarde ou mais cedo... chegou muito mais tarde do que imaginou. Num lance de canto, o Belenenses empatou, foi grande a festa entre os azuis, compreensível de quem tanto conseguiu no pouco que fez para marcar um golo. Mas ainda bem que Diakité marcou esse golo do empate...

Aí, o professor mexeu, mandou Alan para o jogo, alargou a frente de ataque com Yazalde, o Belenenses foi obrigado a encolher-se ainda mais. O espetáculo ganhou nova vida, ou melhor, ganhou efetivamente vida e o massacre ofensivo dos bracarenses teve o prémio merecido, depois de três momentos em que Rúben Micael podia ter resolvido o assunto.

Com certeza que este Belenenses vai ser capaz de fazer mais qualquer coisa neste campeonato. Van der Gaag anda à procura de um caminho mais doce, um caminho que o Braga já conhece... mas também os minhotos ficaram a perceber que não vale adormecer, nem que o adversário esteja numa de embalar...

Arbitragem
Um vermelho no bolso


Sem fazer um trabalho primoroso, Xistra esteve bem no acompanhamento dos lances, procurou pacificar situações de puro futebol, não lhe há sequer a apontar grandes erros de técnica, o que nos dias que correm é uma sorte. Mas falhou na análise de um lance de Dabó sobre Deyverson. Perdoou o vermelho ao jovem lateral minhoto, ou então não percebeu que a entrada foi duríssima, embora tenha de se ressalvar que é uma entrada a desoras sem más intenções.

A balada do mágico Micael

Eduardo 5
Teve uma noite tranquila até ao golo de Diakité. No canto que resultaria na igualdade para o Belenenses, tardou em atacar o cruzamento.

Tomás Dabó 6 Novidade no onze face à lesão de Baiano, esteve em bom plano, especialmente na vigilância a Miguel Rosa, não abanando em qualquer momento.

Santos 7 Rápido e de processos simples, não concedeu um palmo a Deyverson. Podia ter feito mais para evitar o golo de Diakité, mas compensou o lapso com a cabeçada para o 2-1.

Nuno A. Coelho 5 Outra torre de alto rendimento. Fez valer a estatura elevada, à exceção do momento em que Diakité apareceu a faturar de cabeça.

Joãozinho 6 Acertado a controlar a movimentação de Paulo Jorge, imprimiu velocidade ao jogo, especialmente nos momentos em que a equipa parecia adormecer. Dos seus pés saíram bons cruzamentos.

Mauro 6 É mais do que um farol a iluminar o meio-campo com clarividência e segurança. Não pára de ganhar confiança e a equipa sai claramente a ganhar.

Luiz Carlos 7 Com o depósito cheio de energia, filtrou inúmeros ataques contrários para municiar os companheiros da frente, como se verificou aos 31', com um excelente passe para Rafa a rasgar a defesa de Belém. Quase marcava (50'), não fosse um ligeiro desvio de um defesa.

Pardo 6 Começou a todo o gás, ao ponto de aterrorizar o lateral Filipe Ferreira. Mal dispôs de espaço, disparou fortíssimo para defesa apertada de Matt Jones; depois, com um cruzamento tenso, provocou o deslize de Filipe Ferreira que redundaria num precioso penálti. Perdeu intensidade no segundo tempo.

Rafa 4 Surpresa na equipa, raramente criou perigo pela esquerda, mesmo quando derivou para o interior do relvado. Deu luta e não poupou na velocidade.

Edinho 6 De volta à titularidade, executou com a f ri eza o penálti. Atento a um deslize de Filipe Ferreira e Kay, esteve perto de ampliar a vantagem (31') e ainda tentou a sorte num livre.

Alan 5 Entrou inspirado e fez o cruzamento para o golo de Santos.

Yazalde 4 Trouxe alguma força ao ataque.

Luís Silva - Sem tempo para se mostrar.

Um show de truques
Rúben Micael 8


Com um toque de bola notável e libertando criatividade por todos os poros, Rúben Micael foi um caso à parte na esquadra arsenalista e só não foi ele a assinar o 2-1 por mera maldade do destino. Depois de ter testado a atenção de Matt Jones, na primeira parte, massacrou o guarda-redes na segunda de todas as formas e feitos, exagerando, eventualmente, nos remates em arco ou em jeito quando devia encher o pé. De qualquer modo, foi sempre um regalo vê-lo em ação, do princípio ao fim.

ESTEVE NO AXA HUGO VIEIRA ASSINA HOJE

A primeira vitória do Braga em casa foi presenciada por Hugo Vieira. O ex-avançado do Benfica volta esta manhã à Pedreira para realizar exames médicos, estando prevista para a tarde a assinatura de um contrato válido por quatro épocas. Já o lateral Baiano, riscado da convocatória para o jogo com o Belenenses, por razões físicas, será hoje reavaliado.

SUPERTARJA PARA CELEBRAR

Os Bracara Legion estão a comemorar mais um aniversário. Para assinalar os dez anos de apoio à equipa bracarense, uma das claques do clube exibiu uma autêntica supertarja pouco antes do início do jogo com o Belenenses. "Por uma cidade... por um clube", lia-se na faixa enquadrada com motivos alusivos a Braga e ao clube.

"Ganhámos bem e sem discussão"
O treinador do Braga felicitou a estreia "inteligente" de Tomás Dabó


Jesualdo Ferreira estava satisfeito no final de "um jogo difícil" e , por isso, deu"os parabéns àequipa, que acreditou até ao fim". "O público também está de parabéns, apoiou do primeiro ao último minuto." O Braga, garante, "ganhou bem e sem discussão", apreciando aatitude dos jogadores provenientes da II Liga. "Gostei dos que entraram. Estamos a juntar os "legos" para termos rapidamente umaequipa", acrescentou, tendo visto um "jogo de sentido único". "Tivemos paciência, nunca perdemos a calma. Ainda nãotemosintensidade alta mas vamos lá chegar", disse. Tomás Dabó? "Foi inteligente: não quis fazer coisas que não sabia. Veio para treinar e foi agarrado para jogar", concluiu.

Edinho

"Fizemos um grande jogo. Ainda estamos a melhorar o entrosamento, mas ficou evidente o sofrimento e entreajuda da equipa. Passámos por momentos difíceis, por isso a vitória é mais saborosa. Golos? O objetivo é ajudar a equipa."

Aderlan Santos

"Não me sinto o herói do jogo, apenas estou feliz pelo golo marcado. Tentámos marcar de várias formas e o Braga acabou por chegar à vitória na base da garra e da decisão. Sabíamos que o Belenenses é forte a defender."

ANDERLECHT DEITOU O OLHO

A menos de uma semana do fecho do mercado de transferências, são vários os clubes que procuram soluções e o BragaBelenenses suscitou a curiosidade de alguns estrangeiros, com o Anderlecht, campeão da Bélgica, a destacar-se de um grupo formado por Montpellier e Rennes, ambos de França; o Brighton (Inglaterra) e o Levante (Espanha).

PUBLICIDADE SEM PROBLEMAS

Ao invés do que se verificou noutros estádios nesta jornada, o começo da partida não sofreu qualquer atraso nem conheceu problemas relacionados com a publicidade colocada atrás das balizas. A Liga instalou os painéis publicitários de duas empresas que são patrocinadores oficiais do organismo e não houve registo de protestos do clube da casa.

O JOGO

brigada da relote

Barroso: «Benfica e FC Porto são os principais candidatos»
Ex-médio acredita no Sp. Braga


Barroso foi o convidado da primeira edição desta terça-feira da Hora Record da CM TV (Canal 8 do MEO) e considerou que Benfica e FC Porto são os principais candidatos ao título nacional, apesar de estar agradado com o que tem visto do "seu" Sp. Braga.

"Foi uma vitória muito difícil frente ao Belenenses, de uma equipa que está com muitos jogadores novos. Como se viu ontem, a equipa vai sentir algumas dificuldades com equipas que se fecham. O Sp. Braga tem respondido bem ao longo dos anos e vai continuar a fazer boas épocas. O Benfica e o FC Proto são os principais candidatos, mas o Sp. Braga vai tentar fazer o seu trabalho e tentar estar nos três primeiros lugares", afirmou o antigo médio.

Barroso elogiou ainda o trabalho de Jesualdo Ferreira. "Está a corresponder às expectativas, já tem muitos anos de futebol, foi uma opção do Sp. Braga e os bracarenses só têm de apoiar essa decisão", disse.

O FC Porto também mereceu uma análise do agora técnico: "Teve um início fortíssimo. O FC Porto tem jogadores de grande qualidade e um grande treinador e por isso não me admiro como estão a jogar".

"Não me admira que o FC Porto faça mais uma grande venda com o Jackson, que na minha opinião é o melhor ponta de lança a atuar em Portugal", terminou.

RECORD

brigada da relote


brigada da relote


JotaCC

Braga e Estoril perto de se juntarem a Guimarães e Paços

As duas equipas lusas estão muito próximas da fase de grupos, tal como outros técnicos e jogadores nacionais espalhados pela Europa.


O Sporting de Braga e o Estoril têm tudo para selar na quinta-feira o apuramento para a fase de grupos da Liga Europa em futebol, juntando-se ao Vitória de Guimarães e, quase de certeza, ao Paços de Ferreira.

Os "arsenalistas" recebem o Pandurii, depois de terem triunfado na Roménia por 1-0, enquanto os "canarinhos", em estreia absoluta nas taças europeias, deslocam-se ao reduto dos austríacos do FC Pasching com uma vantagem de 2-0.

Desta forma, Portugal está muito perto de ter quatro equipas na fase de grupos da Liga Europa, na qual já está o Vitória de Guimarães, que entrou direto como vencedor da Taça de Portugal, e deverá "cair" o Paços de Ferreira, após o 1-4 caseiro com os russos do Zenit, nos "play-offs" da "Champions".

Sob o comando do regressado Jesualdo Ferreira, o Sporting de Braga está muito perto de uma quarta presença consecutiva na fase de grupos, depois de duas na Liga dos Campeões (2010/2011 e 2012/2013) e uma na Liga Europa (2011/2012).

Em Cluj-Napoca, um golo do avançado Yazalde, também ele de volta a Braga, no seu caso após sucessivos empréstimos, deu uma preciosa vantagem aos "arsenalistas", que deverão confirmar o apuramento em casa.

O favoritismo é, claramente, dos "arsenalistas", que, não venceram, porém, nenhum dos últimos cinco jogos europeus em casa, somando um empate (Udinese) e quatro derrotas (Besiktas, CFR Cluj, Manchester United e Galatasaray) – o último triunfo data de 30 de novembro de 2011 (1-0 ao Birmingham).

Por seu lado, o Estoril-Praia vai tentar prosseguir na Áustria, frente a uma equipa dos regionais, a sua invencibilidade na Europa: superou os israelitas do Hapoel Ramat Gan com 0-0 em casa e 1-0 fora, na terceira pré-eliminatória, e, na primeira mão do "play-off", bateu em casa o FC Pasching por 2-0.

O brasileiro Evandro e Carlitos selaram mais um histórico triunfo dos "canarinhos", que, internamente, também têm estado em grande destaque, com dois triunfos na I Liga, na receção ao Nacional (3-1) e no reduto do Arouca (2-1).

As duas equipas lusas estão muito próximas da fase de grupos, tal como outros técnicos e jogadores nacionais espalhados pela Europa, nomeadamente André Villas-Boas, depois de o seu Tottenham ter goleado fora o Dínamo Tbilissi por 5-0.

Os cipriotas do APOEL Nicósia, de Paulo Sérgio, estão também bem posicionados para seguir em frente, na sequência do empate a um no reduto dos belgas do Zulte Waregem, selado com um golo de Nektarios Alexandrou, aos 88 minutos.

Muito perto da fase de grupos estão também Beto, Diogo Figueiras e Daniel Carriço, depois do triunfo caseiro do Sevilha face ao Slask (4-1), de Marco Paixão, que faturou em Espanha, e Miguel Veloso, face à vitória do Dínamo de Kiev no Cazaquistão, perante o Aktobe (3-2).

Por seu lado, o Besiktas tem de virar o desaire por 2-1 sofrido no reduto dos noruegueses do Tromso, onde Manuel Fernandes atuou todo o encontro, tal como o avançado Hugo Almeida, que foi decisivo, ao marcar logo aos nove minutos.

No que respeita às equipas dos países cimeiros do ranking da UEFA, algumas estão em apuros, sobretudo a Udinese (1-3 na receção ao Slovan Liberec) e o Nice (0-2 no reduto do Apollon), mas também o Estugarda (1-2 em Rijeka).

Os vencedores dos 30 embates dos "play-offs" seguem para a fase de grupos da Liga Europa, juntamente com as oito equipas qualificadas diretamente e as 10 que "caírem" da mesma fase da Liga dos Campeões.

SAPO DESPORTO

JotaCC

Hugo Vieira oficializado por 4 anos em Braga
Hugo Vieira foi oficializado como reforço do SC Braga. O ex-Benfica chega ao Minho com a ambição de relançar a sua carreira.

«Estou muito feliz por assinar pelo SC Braga que, como toda a gente sabe, é um grande do futebol português. Tinha outras propostas mas achei que ingressar neste grande clube era o melhor para mim e agora espero viver momentos muito felizes com esta camisola», afirmou em declarações ao site dos Gverreiros do Minho.

Hugo Vieira mostrou-se ainda «feliz» pelo arranque de campeonato dos minhotos.

«A equipa começou muito bem o campeonato com duas vitórias nos dois primeiros jogos e eu sou mais um para ajudar e espero ter muitas alegrias juntamente com os meus colegas», destacou.

Hugo Vieira assinou com o SC Braga um contrato válido para as próximos quatro temporadas.

ZEROZERO

JotaCC

Belenenses
João Pedro chega de Braga

Extremo, de 27 anos, vai ser emprestado ao clube do Restelo até final da temporada. Está previsto que entre hoje e amanhã já possa integrar os trabalhos no Belenenses
O extremo João Pedro, jogador ligado ao Braga, vai reforçar o Belenenses num empréstimo dos minhotos até final da temporada. Ao que fui possível apurar, os derradeiros detalhes foram definidos ontem entre António Salvador e Rui Pedro Soares, respetivamente presidentes das SAD dos dois clubes.

João Pedro tem 27 anos, foi formado no Braga, mas fez a sua carreira ao serviço de clubes como Penafiel, Beira-Mar, Oliveirense, U. Leiria ou Naval, de onde regressou à cidade dos arcebispos. A aposta bracarense em jogadores que alinham na sua posição tornaram João Pedro excedentário para Jesualdo Ferreira e, por isso, o atacante tentará a sorte no Restelo. 

Segundo O JOGO apurou, entre hoje e amanhã, João Pedro deverá apresentar-se às ordens de Mitchell Van der Gaag.   

O JOGO

JotaCC

Barroso: «Benfica e FC Porto são os principais candidatos»
Ex-médio acredita no Sp. Braga

Barroso foi o convidado da primeira edição desta terça-feira da Hora Record da CM TV (Canal 8 do MEO) e considerou que Benfica e FC Porto são os principais candidatos ao título nacional, apesar de estar agradado com o que tem visto do "seu" Sp. Braga.

"Foi uma vitória muito difícil frente ao Belenenses, de uma equipa que está com muitos jogadores novos. Como se viu ontem, a equipa vai sentir algumas dificuldades com equipas que se fecham. O Sp. Braga tem respondido bem ao longo dos anos e vai continuar a fazer boas épocas. O Benfica e o FC Proto são os principais candidatos, mas o Sp. Braga vai tentar fazer o seu trabalho e tentar estar nos três primeiros lugares", afirmou o antigo médio.

Barroso elogiou ainda o trabalho de Jesualdo Ferreira. "Está a corresponder às expectativas, já tem muitos anos de futebol, foi uma opção do Sp. Braga e os bracarenses só têm de apoiar essa decisão", disse.

O FC Porto também mereceu uma análise do agora técnico: "Teve um início fortíssimo. O FC Porto tem jogadores de grande qualidade e um grande treinador e por isso não me admiro como estão a jogar".

"Não me admira que o FC Porto faça mais uma grande venda com o Jackson, que na minha opinião é o melhor ponta de lança a atuar em Portugal", terminou.

RECORD

JotaCC

Braga garante os 3 pontos
Braga – A equipa do Braga derrotou o Belenenses em casa por 2-1.

Esperava-se um jogo dominado por um Braga superior mas o Belenenses deslocava-se ao Minho para tentar melhorar a má exibição da primeira jornada, no Restelo, onde perdeu por 0-3 frente ao Rio Ave.

Um plantel notoriamente superior do Braga, permitiu à equipa do norte uma exibição de melhor qualidade e logo aos 19 minutos de jogo, Edinho, o avançado do Braga, colocou a sua equipa em vantagem através da marcação duma grande penalidade. A primeira parte terminaria com o Belenenses incapaz de responder de forma eficaz ao golo do Braga.

Na segunda parte, o Belenenses mostrava ter ambição para conseguir pelo menos um empate e marca mesmo o golo que restabelecia a igualdade ao minuto 75 por intermédio de Diakite. O empate era um resultado que não interessava à formação de Jesualdo Ferreira e 15 minutos depois de sofrer o golo, ao minuto 90, os «guerreiros do Minho» marcam o 2-1 por Santos e garantem os 3 pontos da segunda jornada.

Ficha de Jogo:

Braga: Eduardo, Coelho, Joãozinho, Santos, Tomás, Luíz Carlos, Rafa, Mauro, Micael, Pardo e Edinho.

Belenenses: Jones, Kay, Meira, Jorge, Ferreira, Rosa, Diakite, Silva, Ferreira, Fredy e Deyverson.

JORNAL DIGITAL

Pé Ligeiro

«Feliz por estar num grande» - Hugo Vieira

Hugo Vieira assinou esta terça-feira contrato válido por quatro épocas com o SC Braga e inclusivamente integrou o treino desta manhã do plantel, depois de realizar uma primeira bateria de testes médicos. O ex-jogador do Benfica revelou o seu estado de espírito por ser reforço de um clube que há muito o desejava.

«Estou muito feliz por assinar pelo SC Braga que, como toda a gente sabe, é um grande do futebol português. Tinha outras propostas mas achei que ingressar neste grande clube era o melhor para mim e agora espero viver momentos muito felizes com esta camisola», afirmou em declarações ao site oficial do SC Braga.

Hugo Vieira mostra-se entusiasmado com o novo passo desportivo dado esta terça-feira e elogia o desempenho da equipa no início de temporada: «A equipa começou muito bem o campeonato com duas vitórias nos dois primeiros jogos e eu sou mais um para ajudar e espero ter muitas alegrias juntamente com os meus colegas.»

O plantel comandado por Jesualdo Ferreira cumpre quarta-feira, às 9h30, nova sessão destinada a preparar o segundo jogo do play-off da Liga Europa, frente ao Pandurii, que se disputa quinta-feira, às 20.30 horas, no Estádio Axa.

ABOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!

brigada da relote

Autocarro apedrajado em Braga
Viatura onde iam a claque e alguns adeptos do Belenenses foi alvo de pedras à saída de Braga e desse incidente resultou um vidro partido, mas sem feridos


O final do jogo entre Braga e Belenenses foi marcado por incidentes com o autocarro onde a claque e adeptos do clube do Restelo viajava. Segundo fonte próxima dessa claque, a viatura onde seguiam foi alvo de apedrejamento após sair do Estádio Axa, do qual resultou um vidro lateral partido e outros pequenos danos materiais. Apesar do susto, não houve feridos a registar do incidente que, entretanto, já valeu uma queixa apresentada junto das autoridades.

A mesma fonte revelou a O JOGO que, ao todo, foram oito as pedras arremessadas e que se viveram momentos de pânico dentro do autocarro. Este incidente à saída contrastou com a forma pacífica e segura com que decorreu a chegada e presença no estádio do emblema minhoto dos adeptos do Belenenses que, recorde-se, já na época passada ali tinham tido problemas, aquando do jogo da equipa lisboeta com o Braga B.

O JOGO

brigada da relote

Hugo Vieira: «Ingressar neste clube era o melhor para mim»
AVANÇADO ASSINOU POR QUATRO TEMPORADAS


Hugo Vieira foi esta terça-feira oficializado no Sp. Braga, tendo assinado um contrato válido para as próximas quatro temporadas com o clube minhoto. Ao site oficial dos guerreiros, o ex-avançado do Benfica regozijou-se pela sua escolha.

"Estou muito feliz por assinar pelo Sp. Braga que, como toda a gente sabe, é um grande do futebol português. Tinha outras propostas mas achei que ingressar neste grande clube era o melhor para mim e agora espero viver momentos muito felizes com esta camisola", afirmou.

O atacante, que já integrou o treino desta manhã dos bracarenses, quer ter um papel importante na continuidade dos bons resultados da equipa de Jesualdo Ferreira: "A equipa começou muito bem o campeonato, com duas vitórias nos dois primeiros jogos, e eu sou mais um para ajudar e espero ter muitas alegrias juntamente com os meus colegas."

RECORD

JotaCC


JotaCC