News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 23/08

Started by Bruno3429, 23 de August de 2013, 08:32

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Play-off da Liga Europa: Sp. Braga vence na Roménia com um golo de Yazalde

O Sporting de Braga conquistou uma preciosa vitória na Roménia, ao vencer o Pandurii, por 1-0, com um golo de Yazalde. Uma vantagem que permite encarar o jogo da segunda mão do play-off da Liga Europa em casa com maior tranquilidade, de olho no objectivo claro da fase de grupos europeia, agora bem mais perto.

Jesualdo Ferreira mexeu no ataque em relação ao jogo com o Paços de Ferreira, para o campeonato português, nota para a saída de Edinho e Pardo e entrada de Salvador Agra e Yazalde, mas o técnico acabou por ver a equipa sentir algumas dificuldades no primeiro tempo perante os três centrais romenos, que não deram grande espaço de manobra ao jovem avançado arsenalista.

O Sp. Braga mostrou ser bem melhor do que o estreante Pandurii, mas nos primeiros 45 minutos não conseguiu concretizar e foi preciso paciência e inteligência para domar o jogo.
Partida intensa, com os romenos a entrarem mais fortes em campo, num jogo mais directo, com Breeveld a atirar por cima e a dar o primeiro aviso aos arsenalistas. Pouco depois foi Momcilovik a rematar ao lado.

Sem ter um domínio avassalador, o Sp. Braga esteve por cima do jogo, contudo sem eficácia no último moment o. Nuno André Coelho atirou ligeiramente por cima, após um livre, e, na sequência de um centro de Joãozinho, Rúben Micael rematou por cima. Aos 31 minutos, Eduardo foi enorme na baliza, ao travar o que seria um autogolo de Nuno André Coelho. Centro na esquerda, a bola passou por Santos, Matulevicius não desviou e a bola bateu no central minhoto. Ia para a baliza, mas Eduardo sacudiu por cima da trave.

Mais pensado, pausado e dominador, o conjunto português voltou mais ofensivo do balneário e a aposta em Yazalde deu frutos. Aos 51 minutos, Rúben Micael atirou ao poste num remate de fora da área, a bola acabou por sobrar para Alan que centrou rasteiro e Yazalde teve apenas de encostar à boca da baliza.
O Pandurii mexeu para tentar relançar o jogo com a saída de Mamele, que jogava como terceiro central, e a formação romena cresceu um pouco.

Jesualdo reagiu com a entrada de Custódio para segurar o meio-campo.
Mas não evitou o sufoco final e a pressão romena de Buleica à procura do empate. Mesmo com menos bola, o Sp. Braga manteve o jogo controlado - Micael até podia ter ampliado, mas atirou à figura de Stanca - e uma vantagem que deixa aberta a porta da fase de grupos.

Correio do Minho

Bruno3429

Yazalde: «Sempre sonhei singrar neste clube»
Dianteiro respondeu com um golo à confiança do técnico.

Yazalde viveu ontem um dos melhores momentos da sua carreira, ao apontar o golo que valeu o triunfo do Sp. Braga na Roménia. O avançado, de 24 anos, nem sempre teve lugar garantido no plantel dos bracarenses, pelo que a sua presença no onze frente ao Pandurii era uma oportunidade que importava agarrar com unhas e dentes. A retribuição surgiu por intermédio do tento que permite aos minhotos enfrentar a 2.ª mão de forma mais confortável.

"Foi um golo muito importante e sinto-me feliz por tê-lo conseguido", começou por destacar Yazalde, naturalmente satisfeito pela proeza. "Fiquei contente com a oportunidade que o professor me deu, pois sempre sonhei singrar neste clube", frisou o atacante, que ontem atuou na posição de ponta-de-lança, substituindo Edinho, que tinha sido titular na abertura do campeonato.

Oposição

Yazalde fez questão de sublinhar que a eliminatória ainda não está resolvida e salientou a qualidade da resposta oferecida pelos romenos, que evitou um resultado mais dilatado. "Tentámos fazer o nosso jogo e demos o nosso melhor. Por isso, também temos de dar mérito ao que o adversário fez", considerou, lembrando que "o resultado dá boas perspetivas de qualificação para a fase de grupos" da Liga Europa.

Apesar de concentrar boa parte das atenções pelo golo marcado, o jogador natural de Vila do Conde optou por reforçar o trabalho de toda a equipa. "Apenas fiz o que me competia. Prefiro destacar o coletivo. Fizemos um bom jogo e soubemos sofrer, perante uma equipa que apresentou dificuldades", explicou Yazalde, vincando que agora "a pressão está toda do lado deles". Em todo o caso, o herói da partida está convicto de que a 2.ª mão, que se disputa em Braga, dentro de uma semana, será novamente um desafio exigente: "Nada é fácil nesta vida, muito menos no futebol. O Pandurii provou que tem uma equipa forte."

Esta foi apenas a segunda aparição de Yazalde na Liga Europa ao serviço dos bracarenses. A primeira tinha sido na era de Domingos Paciência, em 2009/10, frente aos suecos do Elfsborg. O Sp. Braga acabaria por ficar pelo caminho nessa eliminatória de acesso à fase de grupos, precisamente a mesma altura da prova em que se encontra neste momento.

Record

Bruno3429

Yazalde: «Sempre sonhei singrar neste clube»

Yazalde parece finalmente ter encontrado o seu espaço no grupo do SC Braga. O avançado português foi titular na Roménia, frente ao Pandurii, e tratou de justificar a aposta com o golo que valeu o triunfo na primeira mão do play-off da Liga Europa.

«Foi um golo muito importante e sinto-me feliz por tê-lo conseguido. Fiquei contente com a oportunidade que o professor me deu, pois sempre sonhei singrar neste clube», confessou Yazalde, citado pelo jornal Record, esta sexta-feira.

No centro de todas as atenções pelo golo europeu, o avançado preferiu distribuir os louros pela equipa.

«Apenas fiz o que me competia. Prefiro destacar o coletivo. Fizemos um bom jogo e soubemos sofrer, perante uma equipa que apresentou dificuldades», atirou.

Zerozero

Bruno3429

Yazalde dá vitória na Roménia
Guerreiros entraram apáticos mas melhoraram. Estão com um pé na fase de grupos.

O Sp. Braga deu ontem um passo importante para a qualificação para a fase de grupos da Liga Europa, ao vencer (1-0) a equipa romena do Pandurii. Yazalde foi o autor do único golo do jogo, ao minuto 52. A segunda mão está marcada para a próxima quinta-feira, no Estádio Axa, em Braga.

Os bracarenses entraram algo apáticos, sem grande intensidade e a fazer muitos passes errados, só aos 27' surgiu o primeiro remate dos guerreiros, por intermédio de Rúben Micael. Sem um ponta de lança de raiz na equipa – Edinho ficou no banco – os minhotos tiveram sempre muitas dificuldades em criar oportunidades de golo. A velocidade dos três avançados romenos também criou sempre problemas à defesa lusa e, aos 31', Eduardo foi mesmo obrigado a fazer uma grande defesa, depois de um infeliz desvio de Nuno André Coelho.

O intervalo fez bem aos comandados de Jesualdo Ferreira, que entraram mais agressivos. Logo aos 51', uma jogada de ataque rápido dos minhotos levou Ruben Micael a disparar de fora da área ao poste. Na sequência do lance, o avançado Yazalde aproveitou um cruzamento-remate do brasileiro Alan para encostar para o único tento da partida. A perder, os romenos tentaram assumir o jogo, mas só nos momentos finais, e com alguns jogadores do Sp. Braga em dificuldades físicas, conseguiram incomodar, mas sem sucesso, o guarda-redes português.

Correio da Manhã

Bruno3429

Ranking UEFA: Portugal em quinto lugar

Fechada que está mais uma ronda de jogos nas competições europeias é possível verificar como está, para já, arrumado o ranking UEFA.

A derrota do Paços de Ferreira com o Zenit na Liga dos Campeões foi, por assim, dizer, compensada com as vitórias de SC Braga e Estoril para a Liga Europa.

Nesta altura, Portugal está no quinto lugar com um coeficiente de 54.2990.

Zerozero

brigada da relote

Braga e Estoril. Dois depósitos para a conta da Liga Europa
Yazalde garante o 1-0 sobre o Pandurii em campo neutro na Roménia, enquanto Evandro e Carlitos desequilibram Pasching na Amoreira (2-0)


Ausente desde o 5-0 no Emirates (Arsenal-FCP), em Março de 2010, o treinador português Jesualdo Ferreira celebra o regresso às Eurotaças com uma vitória na Roménia, ao serviço do Braga (1-0 ao Pandurii), para a primeira mão do playoff de acesso à fase de grupos da Liga Europa.

A jogar em campo neutro (Cluj-Napoca, a 328 km de Targu Jiu), o vice-campeão romeno, Pandurii, controla mas não domina, ameaça mas não concretiza. Prova disso é a superioridade na posse de bola (52%) e a escassez de perigo para o guarda-redes Eduardo (apenas um remate à baliza).

Muito mais experiente, o Braga só ataca pela certa e isso é o suficiente para ganhar vantagem na eliminatória, à conta de um golo de Yazalde aos 51 minutos, na sequência de um remate ao poste de Rúben Micael e posterior pontapé do capitão Alan para a emenda do avançado português.

Com quatro derrotas europeias seguidas (United 3-2 e 3-1; Galatasaray 2-1; Cluj 3-1), o Braga segura o 1-0 sem dificuldade e até se aproxima do 2-0 aos 88', quando Rúben Micael adianta demasiado a bola, permitindo a saída dos postes de Stanca, titular no lugar do português Mingote. Aos 90'+6, outro lance para golo mas o livre de Nuno André Coelho (curiosamente, escolha de Jesualdo no tal 5-0 com o Arsenal em 2010) sai torto.

O onze de Jesualdo: Eduardo; Joãozinho, Nuno André Coelho, Aderlan e Baiano; Luíz Carlos e Mauro; Rúben Micael (João Pedro 90'+6) e Salvador Agra (Pardo 64'); Alan (Custódio 73') e Yazalde.

Ainda o Braga não canta vitória com toda a convicção e já o Estoril ganha aos austríacos do Pasching. Para tal, basta um golo de Evandro (10'), o primeiro de sempre na Amoreira para a UEFA, o seu segundo nesta edição da Liga Europa depois do penálti em Israel ao Hapoel Ramat Gan (1-0).

O pobre Pasching, vencedor da Taça da Áustria apesar de actuar na 3.a divisão, não sabe reagir a esta adversidade e o Estoril esbanja oportunidade atrás de oportunidade. Aos 40', belo remate de Carlitos, de primeira e ao ângulo superior: 2-0 e não se fala mais nisso. O jovem treinador Marco Silva elege: Vagner; Anderson Luiz, Tavares, Bruno Miguel e Mano; Gonçalo Santos (Diogo Amado, 68'), Filipe e Evandro; Carlitos, Luís Leal (Sebá, 75') e JP Galvão (Gerso, 80').

JORNAL I

brigada da relote

Oportunismo de Yazalde deixa Braga a um passo da fase de grupos da Liga Europa
Fragilidades do Pandurii aproveitadas por minhotos num jogo pouco intenso. Triunfo na Roménia encaminha eliminatória


A baixa velocidade do jogo podia fazer com que os mais distraídos pensassem que ainda estavam a assistir a um encontro de pré-temporada. Mas o triunfo de ontem do Sporting de Braga foi valioso, porque aquele era afinal um jogo oficial e a contar para as competições europeias. Um golo solitário de Yazalde, no início da segunda parte, foi o suficiente para bater, na Roménia, o Pandurii, deixando a equipa de Jesualdo Ferreira com o play-off de acesso à Liga Europa bem encaminhado e perto de garantir um lugar na fase de grupos da competição.

O vice-campeão da Roménia nunca tinha chegado tão longe nas competições europeias e a diferença de andamento entre os dois emblemas foi evidente. O Braga pareceu ter quase sempre o jogo dominado e nem precisou de colocar grande intensidade na contenda. Além do golo, poucas foram as oportunidades criadas pelos visitantes, que apostaram sobretudo em remates de meia-distância. Defensivamente, a equipa apenas teve de se aplicar nos últimos 25 minutos.

No resto do tempo, Eduardo apenas teve que fazer uma defesa difícil, à passagem da primeira meia hora, num lance em que um ressalto em Nuno André Coelho quase traía o guarda-redes minhoto. Esse foi o lance mais perigoso de uma primeira parte em que escassearem as situações de perigo, apesar da maior posse de bola da equipa de Jesualdo. Só de fora da área, o Braga atirou à baliza, quase sempre por Rúben Micael, mas as três tentativas (19', 27' e 42') não chegaram a fazer tremer o guarda-redes contrário.

O segundo tempo começou praticamente com o golo da formação portuguesa. Aos 6' da etapa complementar, Alan ganhou uma bola no meio campo, lançou Micael sobre a meia esquerda e o médio rematou ao poste. No ressalto, a bola voltou ao "capitão" bracarense, que fez um centro-remate, desviado, já na pequena área, por um oportuno Yazalde.

O Pandurii tentou esboçar uma reacção nos minutos seguintes, mas com pouco acerto. Uma saída incompleta (62') de Eduardo ainda fez alguns calafrios aos adeptos bracarenses, mas só nos últimos 25 minutos a equipa romena conseguiu ser realmente acutilante, com a entrada do extremo Buleica. Primeiro deu trabalho a Joãozinho e, num lance aos 70', chegou a pedir grande penalidade. Dez minutos volvidos, culminou um bom lance individual com um remate de longe de fora da área que saiu ligeiramente ao lado da baliza.

Aos 90, Rúben Micael podia ter acabado definitivamente com a eliminatória, mas sozinho perante o guardião contrário não conseguiu fazer o golo.

PÚBLICO

brigada da relote

Sp. Braga e Estoril abrem portas a recorde nacional
Portugal está perto de ter quatro equipas na fase de grupos. Yazalde resolveu na Roménia, canarinhos falharam goleada


O futebol português está perto de conseguir ter, pela primeira vez, quatro equipas na fase de grupos da Liga Europa, depois de Sporting de Braga e Estoril terem vencido os respetivos jogos da primeira mão do play- off da competição. Os pupilos de Jesualdo Ferreira venceram o Pandurii, na Roménia, por 1- 0, enquanto a equipa treinada por Marco Silva bateu os austríacos do Pasching, por 2- 0.

O Vitória de Guimarães, já se sabe, tem presença garantida na fase de grupos, para a qual o Paços de Ferreira deverá cair após ter perdido por 4- 1 com o Zenit na primeira mão do play- off da Champions. Assim sendo, o futebol nacional reúne as condições para um feito inédito, que permitirá amealhar mais pontos na defesa do 5. º lugar do ranking da UEFA, sob a ameaça da França.

Estoril e Sp. Braga, para já, estão na iminência de arrecadarem 1,3 milhões de euros com o acesso à fase de grupos, além de 150 mil euros pela possível vitória na eliminatória. No caso dos canarinhos, essa quantia representa quase metade do orçamento para a nova época e uma verba que, a avaliar pela exibição do Pasching ontem na Amoreira, dificilmente fugirá aos cofres canarinhos.

A equipa da III Divisão da Áustria foi "massacrada" pelo Estoril do primeiro ao último minuto, podendo agradecer o facto de só Evandro ( 10') e Carlitos ( 40') terem sido eficazes na hora de finalizar – mas o Estoril também pode agradecer ao auxiliar que impediu o árbitro principal de, erradamente, assinalar um penálti e expulsar o guarda- redes Vagner.

O Sp. Braga passou por uma situação diferente, em Cluj, no estádio emprestado ao Pandurii, visto que o caudal ofensivo dos bracarenses esteve longe de ser avassalador. Yazalde, numa das poucas ocasiões de golo flagrantes, assegurou a vantagem mínima ( 51').

A noite de ontem foi de des - taque para outro português, André Villas- Boas, que viu o Tottenham golear o Dinamo Tbilisi por 5- 0, na Geórgia, com um "bis" de Soldado. Hugo Almeida marcou pelo Besiktas e Marco Paixão pelo Slask Wroclaw, mas as equipas dos lusos perderam.

DN

brigada da relote

Sporting de Braga vence por 1-0 em Cluj-Napoca os romenos do Paandurii e está com um pé na fase de grupo
YAZALDE É O JOKER DA N NOVA ALMA GUERREIRA
Avançado foi surpresa no onze, marcou e decidiu o encontro; Minhotos foram muito práticos e estão em vantagem no play-off de acesso à fase de grupos


O Braga venceu na Roménia o Pandurii por 1-0, com um golo de Yazalde, avançado surpresa lançado nesta primeira mão do play-off da Liga Europa. Arsenalistas perto da qualificação para a fase de grupos.

Metade já está feito. O Sporting de Braga está em vantagem na eliminatória do play-off da Liga Europa depois de ter vencido, por 1-0, em Cluj-Napoca, casa emprestada do Pandurii. Um triunfo que abre boas perspetivas de apuramento aestare novada equipa comandada agora por Jesualdo Ferreira, que obteve um bom resultado, para gerir da melhor forma na próxima quinta-feira, na decisiva receção à formação romena.

Um Braga coeso a defender, com grande sentido prático e igualmente comalgumasorte à mistura, colocou-se emvantagem neste play-off europeu. Valeu o golo de Yazalde, no início do segundo tempo. Rúben Micael atirou ao poste, a bola sobrou para Alan, que cruzou para o ponta-de-lança, lançado de forma surpreendente no onze dos guerreiros, apontar o único golo do encontro. Um joker certeiro do professor transmontano.

Jesualdo Ferreira, aliás, na véspera, dera o mote para a forma como o Braga ia encarar este j ogo na Roménia. Consciência total na importância de a equipa minhota seguir em frente na Liga Europa, mas também a reforçar a ideia de que a discussão se ia centrar numa eliminatória, logo, com uma necessidade de gestão diferente de um mero encontro a pontuar.

Com Salvador Agra e Yazalde como surpresas no onze, o técnico mexeu no ataque, mas a equipa, especialmente na primeira parte, raramente se aventurou na frente. Preocupações especiais a defender, jogando de forma pausada, a salvaguardar inicialmente o nulo e depois a saber gerir a vantagem.

Os romenos, na última meia hora, bem tentaram chegar pelo menos ao empate, mas Eduardo, que na primeira parte evitara um golo do Pandurii, num atraso defeituoso de Nuno André Coelho, defendeu bem os lances de maior perigo da turma romena. No período de descontos, Rúben Micael esteve perto de fazer o segundo golo do Braga, o que seria injusto para o esforço do adversário. Certo é que os minhotos acabaram o jogo sem especiais dificuldades, com muita posse de bola, pormenor que até ia anulando a entrada de João Pedro, para queimar tempo.

O novo Braga, que lançou neste jogo umtotal de sete jogadores nas provas europeias, sendo que Yazalde só fizera até aqui um jogo, mostrou solidez e eficiência. Depois de bater o Paços de Ferreira, a equipa voltou a ganhar, sem sofrer golos, um registo que marca uma rutura clara com a época passada. E não sofrer golos é meio caminho andando para vencer...

1.ª Vitória europeia de Jesualdo no Braga

Ao quinto jogo europeu no comando do Braga, Jesualdo Ferreira venceu pela primeira vez e está perto do primeiro apuramento.

"Resultado não dá tranquilidade absoluta"

O TREINADOR do Braga admitiu que a equipa portuguesa teve alguma felicidade na Roménia, mas destacou que os arsenalistas controlaram o jogo. A vitória, por 1-0, é positiva, mas não dá garantias de apuramento para a fase de grupos.

"Foi um jogo difícil, porque temos muitas responsabilidades neste play-off e isso pesou em alguns jogadores. A equipa esteve equilibrada durante os 90 minutos, controlou o jogo, mas esperava mais. Não jogámos sozinhos, nem viemos fazer um treino", começou por destacar Jesualdo Ferreira, antes de admitir que um golo de vantagem não é garantia de sucesso: "Tivemos alguma felicidade, é verdade. Este resultado não dá tranquilidade absoluta para o jogo da segunda mão, mas sempre é uma vantagem".

Ainda assim, o professor ficou globalmente satisfeito com o que o Braga conseguiu fazer em Cluj-Napoca: "São vitórias como esta que fortalecem os jogadores e puxam pelo espírito da equipa", justificou.

Com duas vitórias consecutivas – em Paços de Ferreira na abertura da Liga e, ontem, na Roménia –, o regresso de Jesualdo Ferreira à cidade dos Arcebispos não podia estar a correr melhor: "Foi importante ganhar e nota-se que cada dia que passa os jogadores estão mais fortes e farão, com essa evolução, a equipa melhor. Quero ainda destacar as estreias que houve na equipa, jogadores que nunca tinham atuado nas competições europeias".

Rui Pedro em casa

Autor de três golos na anterior visita do Braga a Cluj (1-3), o português Rui Pedro ontem não foi ao estádio. O avançado seguiu o jogo pela televisão.

Mingote joga em Braga

Pedro Mingote, o único português do Pandurii, será titular no jogo da segunda mão. A política de rotatividade dos guardaredes da turma romena garante-lhe a utilização nos jogos fora da Liga Europa.

Polícia ajuda adeptos

Os 300 quilómetros entre Târgu Jiu e Cluj-Napoca demoraram ontem quatro horas a percorrer. A polícia abriu uma estrada que tem estado em obras.

Concerto de Ana Moura

Cluj-Napoca não está só na moda para o Braga. A fadista portuguesa Ana Moura dá um concerto a 7 de outubro, na Casa da Juventude local.

Luís Silva na bancada

Com 19 convocados, Luís Silva foi o preterido do jogo com o Pandurii.

JN

brigada da relote

#9
CHEGAR À FRENTE SEM ACELERAÇÕES
O Braga soube controlar o ímpeto ofensivo do Pandurii, ainda que romântico, e espicaçado por um Rúben Micael, de classe superior, chegou à vantagem com alguma austeridade. Por entre sustos, Eduardo chegou para as despesas


Numa partida disputada a um ritmo ameno, por vezes a roçar a lentidão, o equilíbrio foi a nota dominante, com as duas equipas a somarem praticamente o mesmo número de remates. Os mais perigosos foram da autoria de Rúben Micael, uma força da natureza em matéria de lances ofensivos, e Nuno André Coelho, embora com o segundo a obrigar Eduardo a fazer a defesa da noite quando, de forma inadvertida, tocou para a baliza quando pretendia aliviar umcruzamento tenso de Momcilovic.

Espraiada em campo num 5x4x1 bizarro, com três centrais e um meio-campo blindado, a equipa romena – estreante na Liga Europa –, cedo contrariou a ideia de que apostaria apenas no contraataque. Breeveld, Nicoara e Eric Pereira trocavam bem a bola, surpreendendo em parte os bracarenses, e o matulão Matulevicius funcionava quase na perfeição como referência na área. De passada larga, o 99 do Pandurii chegou mesmo a isolar-se no seguimento de um lançamento largo e o lance só não redundou em estragos, porque Eduardo saiu tempo da baliza para resolver o problema a pontapé. Semelhante postura corajosa era o prémio justo para os cerca de 500 adeptos que percorreram 300 quilómetros, desde a cidade de Targo Jiu, em estradas tortuosas de montanha, demorando cerca de três horas e meia, para torcer pela equipa em Cluj.

O arco-íris do Pandurii durou até ao intervalo, e quando parecia prolongar-se no segundo tempo apareceu Yazalde no sítio certo a inaugurar o marcador com um desvio ligeiro, após remate de Alan e uma bola de Rúben Micael na base do poste. Pouco depois, começava a dança das substituições. Cristi Pustai trocava o esquema de três centrais para arriscar um pouco mais no ataque, enquanto Jesualdo Ferreira trocava Salvador Agra, algo apagado, por Pardo na esperança de melhorar a performance ofensiva dos arsenalistas, que parecia depender exclusivamente do poder criativo e de fogo de Rúben Micael, embora arriscando somente pela certa, razão pela qual também entrou Custódio. Por aqui, o Braga ficou a meio da ponte. Por um lado, ia picando na frente; na retaguarda, Eduardo absorvia o que podia.

Yazalde completa disparo de Alan
51' Momento




A insistência de Rúben Micael em chutar deu bons frutos, assim ao jeito de "água mole em pedra dura tanto bate até que fura". Perante a letargia de alguns companheiros, o madeirense nunca perdeu de vista o alvo no primeiro tempo e o prémio apareceu pouco depois do descanso. Após mais um disparo do camisola 14, que acerta na base do poste semeando o pânico na defesa do Pandurii, a bola sobra para Alan e o extremo não perde tempo, rematando cruzado. Atento ao lance, Yazalde mete o pé e, com um ligeiro desvio, bate Stanca, abrindo alas para a vitória do Braga na primeira mão do play-off. O resto já se sabe: muita entreajuda, capacidade de sofrimento e confiança absoluta nas mãos de ferro de Eduardo, perante um Pandurii ferido.

Um justiceiro dos amarelos
Arbitragem


Numa noite sem grande trabalho, Florian Meyer soube controlar os nervos de alguns jogadores com os cartões apropriados, como se verificou quando Nicoara e Yazalde se pegaram (52'). Os bracarenses protestaram, mas já no segundo tempo (70') viram o árbitro alemão perdoar um amarelo a Joãozinho no seguimento de um feio derrube a Buleica, à entrada da área.

Rúben Micael 7
Espalhou muita arte e soube resolver


Uma exibição influente e com uma determinação própria de um jogador de topo. Se na primeira parte mostrou que estava na Roménia para fazer a diferença, executando remates perigosos, como por exemplo aos 27', na segunda metade foi decisivo logo a abrir: a bola enviada ao poste foi apenas o início do lance que resultaria no único golo da partida de Cluj. A confiança demonstrada ao longo de todo o jogo ficou bem evidente quando aos 66', com um toque de calcanhar, iniciou uma jogada de muito perigo. Foi pena que não tivesse sido capaz de concretizar uma excelente ocasião já nos descontos, mas justificou claramente o sorriso exibido quando saiu de cena no último minuto. Porque foi, de facto, uma noite muito feliz...

Buleica entrou muito tarde
COMO JOGOU PANDURII


O treinador Cristi Pustai apostou, inicialmente, numa estratégia ultradefensiva com cinco defesas e dois médios mais recuados. O Pandurii soltou-se e criou situações de verdadeiro perigo, depois do golo sofrido e, sobretudo, a partir do momento em que Buleica entrou em campo. Também Breeveld esteve em destaque numa equipa que mostrou inúmeras carências e falta de experiência em jogos desta natureza.

"Braga está mais forte mas o caminho é longo"

Jesualdo Ferreira "esperava mais" do Braga, mas nem por isso deixou de reconhecer que a equipa se aplicou e mereceu a felicidade com que garantiu vantagem no intervalo da eliminatória com o Pandurii. Nesta fase da temporada, ainda não se pode exigir a perfeição, contudo o "espírito de equipa" que prevaleceu na fase mais complicada agradou ao treinador. "É óbvio que esperava mais da equipa, mas, mesmo assim, tirando a parte final do jogo, estivemos sempre por cima", defendeu: "Os jogadores trabalharam muito, de modo que, a dada altura, foi necessário puxar pelo espírito da equipa, nos momentos mais difíceis." "Chegámos ao golo, de Yazalde, de forma feliz", admitiu Jesualdo Ferreira, antes de elogiar a forma como o Braga "soube perceber as intenções táticas do adversário, adaptar-se em tirar vantagem nos últimos 15 metros quadrados". A equipa ainda tem "muito caminho pela frente", mas cumpriu o essencial: "Era importante ganhar sem o adversário marcar golos. Não sofrer acrescenta alguma coisa à equipa, na eliminatória. O Braga está cada vez mais forte, percebe-se que isso é uma realidade."

Questionado acerca da troca de Pardo e Edinho por Salvador Agra e Yazalde no onze titular, o treinador comentou a rotatividade como um normal ato de gestão: "Não direi que entrarão sempre jogadores novos, mas vai acontecer algumas vezes. Precisamos de jogadores com frescura física para jogar com intensidade."

Domínio

"Tirando a parte final do jogo, estivemos sempre por cima. Os jogadores trabalharam muito"

Vantagem

"Era importante ganhar sem o adversário marcar golos. Não sofrer acrescenta alguma coisa à equipa na eliminatória"

"Sonhei singrar"
Avançado justificou a aposta de Jesualdo e admitiu que ficou muito feliz "com esta oportunidade"


Yazalde saiu da Roménia como um herói, ao assinar o único golo do duelo do Braga com o Pandurii. Mesmo assim, quando confrontado com a influência que teve no jogo da primeira mão do play-off da Liga Europa, reagiu com humildade. "Foi um golo importante, sinto-memuito feliz. Fiz o que mecompete, mas quero destacar o coletivo: fizemos um bom jogo, soubemos sofrer frente a uma equipa difícil. Agora, a pressão está do lado deles", defendeu. Aaposta de Jesualdo Ferreira foi comentada igualmente comalegria. "Fiquei muito feliz comesta oportunidade que o treinador me deu. Sempre sonhei singrar no Braga", afirmou, sorridente, acrescentando que a via da fase de grupos está mais acessível: "Nada é fácil na vida. Temos capacidade de sofrimento e boas perspetivas de passar à fase de grupos e isso é o que compete fazer a um clube com a história do Braga."

"Fomos felizes no golo marcado"
Guardião sabe que é preciso rigor até ao fim da discussão


Eduardo não teve muito trabalho no jogo de ontem, em Cluj, mas fez, por exemplo, uma grandiosa defesa na primeira parte, a confirmar toda a sua qualidade e experiência em partidas de altíssima responsabilidade. "Conseguimos a vitória aqui na Roménia e isso era, de facto, o mais importante.

Fomos um pouco felizes no golo marcado", começou por declarar o guarda-redes titular dos bracarenses. Numa declaração rápida e objetiva, Eduardo finalizou desta forma: "Temos um jogo de grande responsabilidade na segunda mão, em nossa casa. Sabemos que, nesse encontro, teremos de estar mais fortes."

"Vamos seguir em frente"

Cristi Pustai, treinador do Pandurii, explicou, sem complexos, por que apostou, inicialmente, numa tática mais defensiva. "Tentámos surpreender com três centrais e dois médios defensivos, atendendo à velocidade do Braga, que só tinha um jogo na Liga e não estaria, por isso, com o ritmo ideal. Tivemos várias oportunidades para marcar e acredito que vamos concretizar, na segunda mão, em Braga, e seguir em frente para a fase de grupos." A terminar, uma declaração curiosa: "O Braga joga melhor em contraataque e, na primeira jornada do campeonato, ganhou porque o Paços de Ferreira também não jogou grande coisa."

FADISTA EM CLUJ ANA MOURA É A PRÓXIMA

Cluj parece ser ponto de passagem obrigatório para portugueses na Roménia. O Braga contabilizou ontem a segunda presença, depois do jogo com o Cluj na época passada, na fase de grupos da Liga dos Campeões. A 7 de outubro, será a vez de a fadista Ana Moura actuar na Casa da Juventude daquela cidade, como cabeça de cartaz de um vasto programa cultural.

CINCO ESTREANTES NA UEFA

Numa equipa recheada de caras novas e sem experiência internacional, Santos, Joãozinho, Mauro, Luiz Carlos e Salvador Agra foram os primeiros estreantes do Braga, a titulares na Liga Europa. Pardo e João Pedro entraram na segunda parte e também se estrearam. Cristiano, Hebert, Luís Silva e Rafa são os restantes arsenalistas que aguardam por uma oportunidade; a próxima será na Pedreira.

MINGOTE DEFENDE EM BRAGA

À luz da rotatividade decretada por Cristi Pustai, o guarda-redes português Mingote será titular com o Braga, na segunda mão do play-off, marcada para 29 de agosto, no AXA. "Alterno com o Stanca, na Liga Europa. Ficou estipulado no começo da época", explicou, lembrando que o Pandurii tem jogado sempre bem longe de casa (Târgu Jiu) nesta estreia europeia.

O JOGO

brigada da relote


brigada da relote


brigada da relote


brigada da relote


brigada da relote


Bruno3429

Pandurii, 0-SC Braga, 1: Com um pé na fase de grupos

O SC Braga deu um importante passo rumo à fase de grupos da Liga Europa ao vencer o Pandurii por 1-0, na Roménia, ganhando assim uma confortável vantagem na eliminatória com os romenos. Os Gverreiros do Minho mantiveram sempe um controlo das operações mesmo perante um adversário com níveis de motivação elevados e que tentava criar calafrios no contra-ataque. O tento solitário do encontro surgiu aos 51 minutos por Yazalde que correspondeu da melhor maneira a um remate cruzando de Alan, após um tiro de Ruben Micael ao poste.

Na frente do marcador, a equipa do professor Jesualdo Ferreira soube gerir o ritmo do encontro, mostrando também capacidade de sofrimento em determinados momentos da partida. Na próxima quinta-feira, com o apoio dos adeptos dos Gverreiros em pleno AXA, espera-se que fique carimbado o passaporte para a fase de grupos da Liga Europa, competição onde o SC Braga tem história.

O SC Braga alinhou da seguinte forma: Eduardo; Baiano, Nuno André Coelho, Santos e Joãozinho; Mauro, Luiz Carlos e Ruben Micael (João Pedro, 90'); Alan (Custódio, 72'), Yazalde e Salvador Agra (Pardo, 64').

SCBraga

brigada da relote

Braga
Hugo Vieira a caminho do Braga
Atacante do Benfica que esteve cedido ao Gil Vicente, na segunda volta da época passada, será reforço de Jesualdo Ferreira e poderá ser apresentado na Pedreira ainda hoje


O benfiquista Hugo Vieira, 25 anos, será jogador do Braga. O avançado já chegou a acordo com a SAD presidida por António Salvador e apresenta-se, esta tarde, na cidade minhota, para assinar por um ano.

Recorde-se que, entre os bracarenses e o Benfica, já haviam sido estabelecidos os termos para a cedência de Hugo Vieira, que, pelo segundo ano consecutivo, não entra nos planos do treinador Jorge Jesus.

No primeiro ano de contrato com o clube da Luz, Hugo Vieira foi cedido aos espanhóis do Gijón, onde, devido a problemas de natureza familiar, pouco jogou. No mercado de inverno, regressou a Portugal e ao Gil Vicente, o clube que o deu a conhecer e no qual foi decisivo na garantia da permanência, com um total de oito golos.

Desejado por Jesualdo Ferreira para o ataque do Braga, o avançado vai mesmo mudar-se para a Pedreira e o acordo poderá ser oficializado ainda hoje.

O JOGO

JotaCC

Hugo Vieira no Braga por quatro épocas
O jogador português estava ligado contratualmente ao Benfica.

O avançado Hugo Vieira vai ser reforço do Sporting de Braga, da I Liga de futebol, e assinar um contrato por quatro temporadas, revelou hoje à agência Lusa fonte do clube minhoto.

«Há acordo entre o presidente, António Salvador, e o Hugo Vieira por quatro temporadas, mas ele só será concretizado depois do jogo com o Belenenses, no qual a equipa está totalmente concentrada», afirmou a mesma fonte.

Natural de Barcelos, o avançado de 25 anos foi contratado pelo Benfica ao Gil Vicente na última época, mas não conseguiu impor-se na Luz, tendo sido emprestado primeiro aos espanhóis do Sporting de Gijón e depois novamente ao Gil Vicente.

O Sporting de Braga recebe o Belenenses na segunda-feira, às 20h00, jogo da segunda jornada da I Liga.

SAPO DESPORTO

JotaCC

Sporting de Braga tem acordo com Hugo Vieira por quatro épocas

O avançado Hugo Vieira vai ser reforço do Sporting de Braga, da I Liga de futebol, e assinar um contrato por quatro temporadas, revelou hoje à agência Lusa fonte do clube minhoto.

"Há acordo entre o presidente, António Salvador, e o Hugo Vieira por quatro temporadas, mas ele só será concretizado depois do jogo com o Belenenses, no qual a equipa está totalmente concentrada", afirmou a mesma fonte.

Natural de Barcelos, o avançado de 25 anos foi contratado pelo Benfica ao Gil Vicente na última época, mas não conseguiu impor-se na Luz, tendo sido emprestado primeiro aos espanhóis do Sporting de Gijón e depois novamente ao Gil Vicente.

LUSA

Bruno3429

Hugo Vieira com acordo para quatro épocas
avançado deixa o benfica e volta ao minho

O avançado Hugo Vieira vai ser reforço do Sp. Braga, da Primeira Liga, e assinar um contrato por quatro temporadas, revelou esta sexta-feira à agência Lusa fonte do clube minhoto.

"Há acordo entre o presidente, António Salvador, e o Hugo Vieira por quatro temporadas, mas ele só será concretizado depois do jogo com o Belenenses, no qual a equipa está totalmente concentrada", afirmou a mesma fonte.

Natural de Barcelos, o avançado de 25 anos foi contratado pelo Benfica ao Gil Vicente na última época, mas não conseguiu impor-se na Luz, tendo sido emprestado primeiro aos espanhóis do Sporting de Gijón e depois novamente ao Gil Vicente.

O Sporting de Braga recebe o Belenenses na segunda-feira, às 20 horas, jogo da segunda jornada da Primeira Liga.

Record