News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

As escolas e o SCBraga

Started by ric, 20 de August de 2013, 17:09

Previous topic - Next topic

ric

Há uns anos a esta parte muito se discutia aqui neste fórum sobre a necessidade do SCBraga se abrir à sociedade. Discutíamos formas do clube crescer e se impor como clube "único" entre adeptos e não ser uma paixão "a meias". discutimos também, tantas e tantas vezes aqui neste espaço que não adiantava crescer se não fosse entre a juventude. Isto porque constatavamos que "burro velho não muda"e que " de clube nunca se muda".
Passados alguns anos- convém dizer que andamos nisto (SB) há mais de 10 anos para os menos atentos - observamos com prazer que estas nossas achegas levaram a que o clube criasse este hábito de visitar as escolas para incutir o gosto pelo clube aos míudos. E se o primeiro amor é o mais forte, uma presença dos craques da bola acrescida de umas tantas lembranças fariam toda a diferença e diariam um "amor eterno " a muito breve prazo (mesmo entre adeptops com familiares de clubes diferentes do nosso Enorme).

Em boa hora se registaram algumas mudanças nessas visitas, estando o núcleo do clbe que trabalha nestas acções, a incluir a aposta no cartão de associado préviamente aceite pelos miudos antes da visita oficial dos craques.è uma forma muito mais interessante e profunda de fazermos valer o peso do nosso clube nos mais jovens.

Com estas acções - sempre acompanhadas da mediatização devida - o clube cresceu (ou arrecadou) mais uns 5/6 mil associdos.

Destes, estou convencido que teremos 90% de adeptos bracarenses "fixos" e 10% de adeptos apaixonados que vão engrossar as fileiras do AXA em apoio ao SCB.

Parece-me pouco mas muito interessante e de interesse a médio prazo.

Mas devemos perguntar:
O que queremos com estas acões?

No meu entender está claro que a aposta foi devidamente orientada opelas razões ditas mais acima.
Com mais valias evidentes a curto / médio prazo pois a faixa etária de muitos miúdos se cifra na idade escolar básica (até aos 10 anos).
Mas aqui reside um problema: se o bichinho ficou entranhado, estes miudos só mais tarde poderão  acompanhar o clube . Ou seja, não teremos repercussões imediatas.
Penso mesmo que o aumento do numero de espectadores se deve essencialmente ao bons momentos desportivos e a algumas borlas em jogos do que propriamente fuito de uma campanha de sensibilização que se tem feito com estas visitas.
Mas a semente, de facto está lá e hoje é com alegria que vemos N miúdos equipados a rigor em qq rua da cidade!

Com o clube a crescer gradualmente e exponencialmente em termos desportivos, tenho alguma pena em não ver que este crescimento não esteja, imediatamente, acompanhado de mais público. Os números têm crescido, é certo, mas não a um ritmo que seja o que mais esperava.

Daí que pergunte se não seria altura de mudar um pouco o "paradigma" mantendo a filosofia que tem sido seguida.

A minha ideia, tem como base, aumentar de imediato o número de espectadores no AXA abdicando de receita  mas criando um ambiente "mais composto" que incentive a equipa e os jogadores.Já todos vimos que um base maior de apoio faz milagres e ao Braga,temos este patamar para atingir.

Como disse atrás, não são os miudos de 10 anos que, de per si, podem vir á bola.
Numa casa portista ou benfiquista, um apelo destes miudos para irem ver o Braga jogar pode facilmente cair em saco roto...

Mas numa idade mais avançada, apesar de "juvenil", ou seja com alunos do 2º e 3º ciclo, a visita ao estádio será bem mais fácil. Podem ir sózinhos!!!

Que fazer então para cativar estes miudos de 13/ 16 anos?

1- eliminar de vez bilhetes "pagantes" mesmo a custo muito reduzido.
2- criar uma zona/entrada livre apenas para miudos no Axa
3- tentar incentivar a criação, junto das escolas secundárias, de núcleos do clube
4- organizar participações nos jogos atribuindo um prémio ao melhor incentivo por escola
5- criar visitas maciças ás escolas secundárias , na semana dos jogos, com atletas e treinadores em sintonia com os professores de EF ou directores de turma
6- deixar ficar bilhetes / convites para os jogos mesmo sabendo que muitos não iriam ao jogo.Isto pq um "rectangulo mágico" pode ser olhado, mirado, remirado até à decisão final
7- criar um prémio especial para 2/3 alunos de cada escola que mostrem o seu braguismo e que possam confraternizar no dia do jogo com a equipa, descobrindo a azafama da preparação de um  jogo
8- No estádio, colocar os jogadors, após o jogo a confraternizar 15m com o local do estadio reservado aos mais jovens. Poderiam tirar fotos, autografos e tudo o mais. Mas só naquele espaço, reservado para os alunos das escolas secundárias
9- implementar nas escolas secundárias concursos de desenho, fotografia ou jogos florais sobre o SCB
10- Criar sinergias várias com as escolas e os tais núcleos para ver "o que estaria a dar" e o que "seria mais cool" para os miudos lhe apetecerem ir ao estádio. Talvez a renovação dos bares fosse uma ideia, talvez a criação de ume espaço lúdico nos baixos do estádio fosse outro, ...

Estas ideias foram sugindo "ao correr da pena" sem qq oensamento prévio mas estou convencido que muitas haveriam para dinamizar este acompanhmento que acho urgente dispensar ao clube.

saibamos orientar os esforços para objectivos precisos.
Senão, passaremos a ter 50/60% do nosso estádio lotado lá para ...2022

magico_scbraga

É com pena que digo isto, mas um dos maiores entraves ao aumento do número de espectadores no AXA prende-se, precisamente, com a localização e com a estrutura do próprio estádio que, sendo um dos mais bonitos estádios europeus, não é, de todo, funcional.
O estádio fica muito longe do centro da cidade e aqueles que, como eu, lá se deslocam deparam-se com um problema, muitas vezes atenuado pela existência da Decatlhon.
É verdade que um adepto ferrenho e "doente" facilmente esquece esses factores, mas é complicado cativar famílias para irem ver um jogo a um estádio que praticamente não tem lugar para estacionar.
E, além disso, é muito difícil ultrapassar a fasquia dos 15 mil adeptos num jogo dito "normal". Sinceramente, quem é que se sente motivado para ver o jogo nas bancadas superiores, cujo único local de boa visibilidade são as primeiras 5/6 filas ?
Acreditem numa coisa : há uma coisa em que os nossos vizinhos nos ganham e que tem, precisamente, a ver com a conjugação destes dois factores (estádio funcional e situado no centro da cidade), que lhes permitem encher o estádio com maior facilidade.
Gosto muito do AXA, mas sempre disse, e continuo a dizer, que o melhor que podíamos ter feito era renovar o velhinho 1º de Maio.
Não é por acaso que, se formos às escolas, verificamos que, apesar de a maioria dos míudos ser adepto do Braga, continuam a ser poucos aqueles que se deslocam com frequência ao estádio. É a vida, temos que nos habituar a viver com isto!
Braga - Uma cidade, um clube, uma só paixão.

rvx

Quote from: magico_scbraga on 22 de August de 2013, 16:16
Sinceramente, quem é que se sente motivado para ver o jogo nas bancadas superiores, cujo único local de boa visibilidade são as primeiras 5/6 filas ?

Só não concordo com isto. Visibilidade, para mim, é a facilidade com que se tem uma boa percepção do jogo e, nesse aspecto, as superiores batem as bancadas inferiores, na minha opinião, à excepção do lado mais humano do futebol, como interações entre jogadores. Por isso, considero o estádio de Braga como um dos melhores estádios em termos de visibilidade e eu próprio tento ir para as superiores, sempre que posso. Já as acessibilidades e conforto é que deixam muito a desejar.

Sérgio Gonçalves

O estádio fica longe do centro? Este é daqueles mitos que se tem de matar logo à nascença. Considerando o centro de Braga a Arcádia, o Estadio 1º Maio fica a 1,5km enquanto que o longínquo Estádio AxA fica a 1,6km...é só ir ao Google Earth...

Só quem é muito novo é que pode ter saudades do 1º Maio, entre frio, chuva (uma vez ainda não tinham passdo 15 minutos e já tinhas as cuecas molhadas) e sol experimentei de tudo e este estádio é muito mais confortável do que o antigo. Tem o problema das escadas, mas se alguém ficar na Nascente inferior ou Poente Superior nem sente muito isso.
Sócio nº 2014

rpo.castro

Quote from: magico_scbraga on 22 de August de 2013, 16:16
É com pena que digo isto, mas um dos maiores entraves ao aumento do número de espectadores no AXA prende-se, precisamente, com a localização e com a estrutura do próprio estádio que, sendo um dos mais bonitos estádios europeus, não é, de todo, funcional.
O estádio fica muito longe do centro da cidade e aqueles que, como eu, lá se deslocam deparam-se com um problema, muitas vezes atenuado pela existência da Decatlhon.
É verdade que um adepto ferrenho e "doente" facilmente esquece esses factores, mas é complicado cativar famílias para irem ver um jogo a um estádio que praticamente não tem lugar para estacionar.
E, além disso, é muito difícil ultrapassar a fasquia dos 15 mil adeptos num jogo dito "normal". Sinceramente, quem é que se sente motivado para ver o jogo nas bancadas superiores, cujo único local de boa visibilidade são as primeiras 5/6 filas ?
Acreditem numa coisa : há uma coisa em que os nossos vizinhos nos ganham e que tem, precisamente, a ver com a conjugação destes dois factores (estádio funcional e situado no centro da cidade), que lhes permitem encher o estádio com maior facilidade.
Gosto muito do AXA, mas sempre disse, e continuo a dizer, que o melhor que podíamos ter feito era renovar o velhinho 1º de Maio.
Não é por acaso que, se formos às escolas, verificamos que, apesar de a maioria dos míudos ser adepto do Braga, continuam a ser poucos aqueles que se deslocam com frequência ao estádio. É a vida, temos que nos habituar a viver com isto!
Excelente post do ric. Que alguém do SCB o tome em devida conta.

Em relação ao magico_braga concordo com a falta de funcionalidade do estádio de futebol. Só quem nunca precisa de vir ao estádio projecta uma obra de arte em vez de um estádio normal.
A localização não é a melhor, mas também não é a pior. Renovar o 1º de Maio seria uma loucura e um crime contra o património. O 1º de maio só precisa de uma limpeza para ficar entre os melhores de portugal (não cumprindo os requisitos da Uefa e muito menos do Euro 2004).

Mas o estádio até nem fica muito longe e o estacionamento está longe de ser problemático como é na maior parte dos jogos da 1ª Liga. No 1º de maio há mais estacionamento? ou em badajoz? Vou sempre de carro por não ser de braga e nunca tive problemas para estacionar. Pode é ficar mais longe.

É dificil passar dos 15000 porque não temos muitos mais adeptos. É essencial continuar com a campanha nas escolas, mas não podemos esquecer que quem leva os miudos ao estádio são os pais cuja maioria não será braguista. Ir uma vez à escola não basta. é necessário insistir, para que os miudos insistam com os pais.
Quem não sente não é filho de boa gente.

magico_scbraga

Quote from: rpo.castro on 22 de August de 2013, 18:46
Quote from: magico_scbraga on 22 de August de 2013, 16:16
É com pena que digo isto, mas um dos maiores entraves ao aumento do número de espectadores no AXA prende-se, precisamente, com a localização e com a estrutura do próprio estádio que, sendo um dos mais bonitos estádios europeus, não é, de todo, funcional.
O estádio fica muito longe do centro da cidade e aqueles que, como eu, lá se deslocam deparam-se com um problema, muitas vezes atenuado pela existência da Decatlhon.
É verdade que um adepto ferrenho e "doente" facilmente esquece esses factores, mas é complicado cativar famílias para irem ver um jogo a um estádio que praticamente não tem lugar para estacionar.
E, além disso, é muito difícil ultrapassar a fasquia dos 15 mil adeptos num jogo dito "normal". Sinceramente, quem é que se sente motivado para ver o jogo nas bancadas superiores, cujo único local de boa visibilidade são as primeiras 5/6 filas ?
Acreditem numa coisa : há uma coisa em que os nossos vizinhos nos ganham e que tem, precisamente, a ver com a conjugação destes dois factores (estádio funcional e situado no centro da cidade), que lhes permitem encher o estádio com maior facilidade.
Gosto muito do AXA, mas sempre disse, e continuo a dizer, que o melhor que podíamos ter feito era renovar o velhinho 1º de Maio.
Não é por acaso que, se formos às escolas, verificamos que, apesar de a maioria dos míudos ser adepto do Braga, continuam a ser poucos aqueles que se deslocam com frequência ao estádio. É a vida, temos que nos habituar a viver com isto!
Excelente post do ric. Que alguém do SCB o tome em devida conta.

Em relação ao magico_braga concordo com a falta de funcionalidade do estádio de futebol. Só quem nunca precisa de vir ao estádio projecta uma obra de arte em vez de um estádio normal.
A localização não é a melhor, mas também não é a pior. Renovar o 1º de Maio seria uma loucura e um crime contra o património. O 1º de maio só precisa de uma limpeza para ficar entre os melhores de portugal (não cumprindo os requisitos da Uefa e muito menos do Euro 2004).

Mas o estádio até nem fica muito longe e o estacionamento está longe de ser problemático como é na maior parte dos jogos da 1ª Liga. No 1º de maio há mais estacionamento? ou em badajoz? Vou sempre de carro por não ser de braga e nunca tive problemas para estacionar. Pode é ficar mais longe.

É dificil passar dos 15000 porque não temos muitos mais adeptos. É essencial continuar com a campanha nas escolas, mas não podemos esquecer que quem leva os miudos ao estádio são os pais cuja maioria não será braguista. Ir uma vez à escola não basta. é necessário insistir, para que os miudos insistam com os pais.

Talvez por não seres de Braga digas que temos pouco mais de 15000 adeptos. Acredita que, hoje, o cenário é bem diferente. Um dos problemas está, como referiste, no facto de muitos pais de miúdos braguistas não terem o Braga como clube, não os levando ao estádio.
E o 1º de Maio tinha, obviamente, menos lugares para estacionar mas, situando-se no centro da cidade, encorajava muita gente a ir a pé para o estádio. Eu era uma dessas pessoas. E aí não se colocava o problema do estacionamento.
Braga - Uma cidade, um clube, uma só paixão.

rpo.castro

Quote from: magico_scbraga on 22 de August de 2013, 22:31
Talvez por não seres de Braga digas que temos pouco mais de 15000 adeptos. Acredita que, hoje, o cenário é bem diferente. Um dos problemas está, como referiste, no facto de muitos pais de miúdos braguistas não terem o Braga como clube, não os levando ao estádio.
E o 1º de Maio tinha, obviamente, menos lugares para estacionar mas, situando-se no centro da cidade, encorajava muita gente a ir a pé para o estádio. Eu era uma dessas pessoas. E aí não se colocava o problema do estacionamento.
Fiz agora algo curioso e o resultado foi no mínimo surpreendente:
-Distância Braga (Sé) - 1º Maio 1800 mts, 22 min
-Braga (Sé) - Axa (pelo bairro)  1500 mts, 18 min

Isto segundo o google maps.
Mais chato é subir as escadas todas, mas da avenida também se sobe. Isto serve para mostrar:
a) o Axa está mais perto do que parece (talvez por ser uma zona em direcção à saída da cidade leve a pensar que fica longe)
b) mais perto depende da morada de cada um. O perto e o longe variam consoante a casa de cada um.
Atendendo à população dos Censos 2011, as freguesias mais populosas são:

Braga (São Lázaro e São João do Souto)   14301
São Victor                                                           29642

Braga (Maximinos, Sé e Cividade)                   14572
Nogueira, Fraião e Lamaçães                           13054

São Vicente                                                   13236   
Real, Dume e Semelhe                                     11700

Nota-se que haverá mais pessoas a morar perto do 1º Maio (1º grupo), mas que não é tão avassalador como se poderia supor.

O ponto que quero chegar é penso que se tivéssemos o estádio no lugar do 1º de maio, não iríamos ter mais adeptos/assistentes.

A minha estimativa dos 15000, são os adeptos dispostos a ir ao estádio: os que preferem apoiar a equipa a ficar no sofá ou ver um jogo de outro clube. Os que mesmo com a equipa a não jogar um charuto, continuaram a ir. Quando tivemos as borlas, tinhamos 30000 braguistas? Eu ouvi uns quantos milhares de infiltrados que foram porque era de borla e estava bom tempo.

Haverá mais uns quantos que também gostarão do Braga como 2º clube mas a maioria (nem grande nem pequena, a maioria apenas) apoiará em 1º lugar 1 dos 3 estarolas ou não gostarão de futebol.

O Correio do Minho antes da remodelação trazia à 3ª feira a pergunta: "qual o resultado desportivo que mais destaca?" Em 4 bracarenses, escolhidos numa rua central de braga, regra geral 2 escolhiam um resultados dos 3 do costume e 1 o resultado do braga.
Das dezenas de pessoas que conheço em Braga (com excepção dos vizinhos do Axa) apenas 2 são apenas e só Braguistas.

De hoje para 10 anos atrás só mudou: o estatuto do clube e a adesão de alguns miudos que cresceram nestes 10 anos e ao qual se dedica o tópico. O sucesso do SC Braga não converteu os infiéis (senão alvalade estaria deserto sempre)
Quem não sente não é filho de boa gente.

ddbraga

rpo.castro desculpa mas não posso concordar.
Dos meus vizinhos 90% são do Braga e na minha rua, 70% são também do Braga.
Praticamente todos os meus familiares são do Braga e 50% dos meus amigos de Braga são do Braga.

Mas no meio de tantos números elevados, posso dizer que apenas cerca de 15% ou 20% destes braguistas gostam ou estão disposto a pagar para ir ver um jogo. Preferem ver o jogo num café ou no sofá.

Um exemplo: Quando há um jogo normal, dos meus vizinhos, só costumo ir ou e por vezes mais um ou dois. Quando há borlas ou jogo da LE/LC vê-se muita gente a sair de casa com os cachecóis e camisolas.

Quem é de Braga e souber ver sem clubismos, sabe que temos, pelo menos 35/40 mil adeptos.
100% BRAGA