News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 16/08

Started by brigada da relote, 16 de August de 2013, 09:45

Previous topic - Next topic

brigada da relote

Jesualdo Ferreira: "Primeiro lugar continua a ser um objectivo de toda a gente"

É o início da Liga Portuguesa de Futebol 2013/2014 e o Sp. Braga quer entrar com o pé direito na competição, conquistando uma vitória sobre o Paços de Ferreira, na reedição de uma luta que já vem do ano passado. Jesualdo Ferreira fez ontem, na conferência de imprensa de antevisão da partida, referência a essa situação, admitindo que espera muitas dificuldades contra os 'castores', mas que o objectivo bracarense passa mesmo por assegurar o triunfo.

"Espero um jogo difícil para nós. Vão-se confrontar dois adversários que na época passada discutiram um lugar que importante na Liga Portuguesa, que era o acesso às qualificações para a Champions. O Paços de Ferreira foi capaz de chegar lá e o Braga não. Nesta época não deixa de ser curioso que o calendário tenha colocado estas duas equipas a defrontarem-se na primeira jornada. Parece que existe aqui um tira teimas, ads not by this site     mas não existe nada. Há sim uma equipa que vai disputar o 'play-off' da Champions na terça-feira e outra, que somos nós, que vai disputar o 'play-off' da Liga Europa na quinta. Os objectivos do Braga são diferentes dos do Paços de Ferreira.

E as duas equipas também estão muito diferentes do que eram na época passada. Não dá mesmo para jogar com aquilo que é passado', começou por referir o treinador, para logo apresentar, novamente, os objectivos do Sp. Braga para a temporada: "os objectivos do Braga nos últimos anos foram sempre ficar nos primeiros lugares. Ainda não conseguiu ficar no primeiro, mas já ficou no segundo, terceiro e quarto. Dentro deste desafio que existe, o objectivo é ficar nos primeiros lugares. Para ir às competições europeias, para que possa haver retornos financeiros importantes e, acima de tudo, para que o prestígio do Braga continue a aumentar".

Sp.Braga: Prontos para a primeira batalha

Já é conhecida a lista de convocados do Sporting Clube de Braga para o primeiro jogo oficial da Liga Portuguesa de Futebol 2013/2014. Os Guerreiros do Minho dão hoje início ao campeonato, em Felgueiras, casa emprestada do Paços de Ferreira, e Jesualdo Ferreira apostou numa lista de 19 jogadores para participar nesta partida.

Face às convocatórias dos últimos jogos-treino que a equipa realizou na pré-temporada, a lista não apresenta grandes novidades. Fora da lista ficam os lesionados Miljkovic, Sasso e Éder, que continuam o seu trabalho de recuperação das lesões.

De fora da lista, mas por opção, ficaram: Florent, Pedro San-tos, Elderson e Hélder Barbosa.
Os Guerreiros do Minho realizaram ontem o último treino, findo o qual entraram em estágio ao início da noite.

A lista de convocados do Sporting de Braga é a seguinte:
Guarda-redes
: Eduardo e Cristiano;
Defesas: Baiano, Joãozinho, Paulo Vinicius, Santos e Nuno André Coelho;
Médios: Custódio, Rafa, Ruben Micael, Luís Silva, Mauro e Luiz Carlos;
Avançados: João Pedro, Pardo, Alan, Edinho, Salvador Agra e Yazalde.

CORREIO MINHO

brigada da relote

P. Ferreira e SC Braga abrem I liga 2013-14
Paços de Ferreira e SC Braga são as equipas que protagonizam o primeiro jogo do campeonato da I Liga da época 2013-14. O jogo realiza-se no Estádio Dr.º Machado de Matos, em Felgueiras, a partir das 20h15


Sob arbitragem de Bruno Paixão frente a frente estarão duas equipas que lutam pelos lugares cimeiros do campeonato.

Nos pacenses há 5 baixas anunciadas: Ricardo (lesionado), Duarte, Tony, Tiago Valente e Ruben (castigados).

Entre os minhotos 3 jogadores estão impedidos de atuar por lesão: Miljkovic, Sasso e Éder.

O treinador do Paços de Ferreira espera muitas dificuldades para o jogo de hoje mas não perde a ambição. Costinha sublinha: "Vai ser complicado porque vamos jogar contra uma boa equipa, bem orientada, e tem objetivos mais exigentes que os nossos. O Paços tem trabalhado bem e os jogadores sabem que todos os jogos valem pontos".

O treinador do SC Braga perspetiva um jogo de grau de dificuldade elevado. Jesualdo Ferreira espera: "Um jogo bom mas difícil para nós. Dois adversários que no ano passado discutiram um lugar importante na liga portuguesa de acesso à Champions. Esta época o calendário foi curioso. Parece que existe um tira-teimas mas não existe nada".

LUSA

brigada da relote

Extremo dá vitória a Braga B em Viseu

Um golo aos 86 minutos, do extremo guineense Piqueti, proporcionou ao Sporting de Braga B a primeira vitória na Liga de Honra às custas do Académico de Viseu. Já os beirões, que subiram este ano aos escalões profissionais, contam por derrotas os dois encontros disputados neste escalão, sem qualquer golo apontado.

DN

brigada da relote

Professor à espera de "um grande reforço"

Como todos, o técnico do Braga sofre com as contingências do mercado, até final do mês. "Espero um reforço. O grande reforço que espero é o Éder", diz Jesualdo.

Aderlan Santos cobiçado em França

Segundo o portal Foot Mercato, o Rennes propõe três milhões pelo central. No Brasil, o Globo aponta um lateral direito do Paulista para a equipa B. Thales tem 19 anos.

Stanislav Kritciuk já não vai para o Lokomotiv

O Braga acordara emprestar do guarda-redes russo de 22 anos ao clube de Moscovo, por uma época, mas complicações de última hora abortaram a transferência.

Piqueti aproveita erro e faz a diferença

Na abertura da segunda jornada, o Braga B conquistou os três pontos em Viseu, com um golo, ao cair do pano, de Piqueti. Num j ogo com poucas ocasiões, o atacante beneficiou de um erro da defesa local e isolou-se, tendo contornado o guarda-redes Hélder Godinho antes de atirar a bola para a baliza. O Académico de Viseu, que esteve melhor na segunda parte, dispôs da melhor situação para empatar, aos 88 minutos, mas o cabeceamento de Cláudio fez a bola passar ligeiramente ao lado da baliza de Tiago Sá.

JN

brigada da relote

"Quero espírito ofensivo permanente"
O treinador lembra que o Braga é já uma marca de respeito no universo do futebol e diz que não é a defender que se ganha uma posição


Ocampeonato arranca com o confronto de dois intervenientes que discutiram, até quase à última jornada da época passada, o acesso à Liga dos Campeões. "O Paços de Ferreira foi capaz de lá chegar; o Braga não", acrescentou. Jesualdo Ferreira, que teve em conta este pormenor "curioso do sorteio", como aperitivo para lançar o jogo desta noite em Felgueiras, e deixou já claro que o Braga não tem pretensão em agarrar a liderança, mas quer ficar nos primeiros lugares. "O que for abaixo da quarta posição não é considerado um posto cimeiro", disse o técnico, lembrando que há um passado que importa respeitar.

Além dos "retornos financeiros importantes" com a qualificação para uma prova europeia, Jesualdo Ferreira fala "da marca do Braga que já é respeitada, no plano nacional e internacional: posso dizer isto, porque estive fora e sei o que isto significa", reforçou.

O Braga entra em campo, em Fel-gueiras, onde o treinador deseja "ver muita gente para iniciar com manifestação de confiança", e com uma equipa "com jogadores educadospara vencer". "Ninguém ganha uma posição a defender. Quero uma equipa com um espírito ofensivo permanente", avisou, e admitiu que "as questões de natureza defensiva e ofensiva ainda não estão potencializadas".

Pode ainda "faltar muita coisa" nesta versão do Braga, mas para o confronto com o Paços de Ferreira, Jesualdo Ferreira tem a certeza que tudo irá funcionar, esperando "um bom jogo e difícil, com dois adversários que discutiram, na época passada, o acesso à Champions"

Internacionais chegaram ontem
DESCANSO - Eduardo, Custódio e Rúben Micael passaram a noite de quarta-feira no hotel da seleção e regressaram ontem a Braga


Para não perderem horas de sono numa longa viagem desde o Algarve, Eduardo, Custódio e Rúben Micael pernoitaram no hotel do estágio da Seleção Nacional, após o jogo com a Holanda, na quarta-feira. O trio de jogadores do Braga convocados por Paulo Bento foram os únicos que não regressaram de imediato a casa, dada a proximidade do dia do jogo com o Paços de Ferreira. Assim, os três viajaram ontem, ainda fizeram treino de recuperação e, mais tarde, juntando-se à comitiva bracarense, ao jantar, já no estágio dos 19 jogadores chamados por Jesualdo Ferreira. Dos três, apenas Rúben Micael foi utilizado como primeira opção pelo selecionador, sendo substituído ao intervalo para evitar sobrecarga física, como explicou Paulo Bento, enquanto Eduardo e Custódio não saíram do banco.

Numa lista sem surpresas, notam-se apenas as ausências já previstas dos lesionados Éder – por quem Jesualdo Ferreira disse na conferência de Imprensa estar à espera, quando questionado sobre reforços – Sasso e Miljkovic. Na primeira convocatória para a I Liga, entram os seguintes jogadores: Eduardo e Cristiano (guarda-redes), Baiano, Paulo Vinícius, Santos, Nuno André Coelho e Joãozinho (defesas), Mauro, Custódio, Luiz Carlos, Rafa, Rúben Micael, Luís Silva e Alan (médios), João Pedro, Pardo, Edinho, Agra e Yazalde (avançados).

Nuno Valente dos bês para a Europa

Nuno Valente é a grande novidade na lista de 24 jogadores inscritos na UEFA para o play-off da Liga Europa. O médio, de 21 anos, é o único jogador da equipa B a merecer tamanha distinção. Titular da formação de José Alberto Costa, que conquistou ontem os primeiros três pontos, ante o Académico de Viseu, na segunda jornada da II Liga, Nuno Valente tem, assim, o retorno do investimento na segunda época na equipa B bracarense. Formado nas escolas do Braga, regista duas passagens pelo Vizela e pelo Covilhã. Nuno Valente pode entrar nos planos de Jesualdo Ferreira para o compromisso com os romenos do Pandurii.

ALAN OU LUIZ CARLOS

Alan ou Luiz Carlos, eis a questão, no onze de Jesualdo Ferreira. O treinador dos bracarenses tem ensaiado o extremo Alan à posição de médio-interior, sendo, por isso, uma forte possibilidade para o confronto com o Paços de Ferreira, curiosamente, o ex-clube de Luiz Carlos, o concorrente natural ao lugar no meio-campo.

Exceções às leis dos líderes

Por experiência, Jesualdo Ferreira considera que "o campeão da época passada é o grande favorito ao título" de 2013/14 e, embora não coloque o Braga no barulho pela liderança, dá exemplos que contrariam "a lei que determina os dois primeiros lugares" têm já dono. "Quando o Braga ficou em segundo também já existia essa lei; e lembro-me que quando o Boavista foi campeão havia uma lei que dizia que só o FC Porto, Benfica e Sporting podiam ganhar o título..." reagiu.

EFICÁCIA DE XEKA ANULOU TODA A VONTADE CASEIRA
Académico de Viceu mostrou mais agressividade, mas esteve longe do que se espera. Braga B soube aproveitar uma falha para garantir o triunfo




OAcadémico de Viseu entrou forte no jogo e criou duas jogadas de perigo por intermédio de Luisinho, enquanto o Braga B se remetia ao meio campo e tapava os caminhos para a baliza. Depois de um período de equilíbrio, aos 37', Paulo Monteiro evitou o golo de Djibril e, na resposta, João Martins rematou por cima. Na segunda parte, Zé Rui surgiu no centro do terreno e passou a criar perigo, como aconteceu aos 52', obrigando Tiago Sá a defesa a dois tempos. O Académico foi mais perigoso no ataque, mas faltou acerto na hora de atirar à baliza e foi o Braga B que chegou ao golo: Xeka aproveitou da melhor forma um erro defensivo. Nos instantes finais, Cláudio falhou por pouco o empate.

DECLARAÇÕES

"Entrámos fortes, mas o nosso adversário defendeu-se bem. Penso que o empate teria sido o resultado mais aceitável" - Filipe Moreira TREINADOR DO AC.VISEU

"Os meus jogadores souberam reagir positivamente à derrota da jornada anterior. Merecemos a vitória, mas não foi fácil" - José Alberto Costa TREINADOR DO BRAGA B

O JOGO

brigada da relote

Paços-Braga para abrir o apetite
Duelo de europeus com contas a ajustar dá pontapé-de-saída na Primeira Liga 2013/14, esta sexta-feira. Paços de Ferreira-Sporting de Braga, a partir das 20h15, com informações na antena da Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt


O Paços de Ferreira recebe o Sporting de Braga, esta sexta-feira, na abertura da Primeira Liga 2013/14. Ainda antes dos "grandes" entrarem em acção, a primeira jornada do campeonato principal do futebol português arranca com um duelo de europeus muito especial e pode haver ajuste de contas à mistura.

Nada de vinganças ou mal-entendidos do passado, mas sim a memória fresca dos adeptos bracarenses sobre qual a equipa que superou o crónico candidato ao terceiro lugar e carimbou um apuramento histórico para a Liga dos Campeões.

Há várias mudanças a registar em ambas as equipas: novos treinadores - Costinha e Jesualdo Ferreira -, figurinos-tipo alterados de uma época para a outra com muitos reforços, mas igualmente a certeza de que tanto Paços como Braga estarão na corrida por um lugar dentro do "Top 5", com pergaminhos trazidos de 2012/13.

Muita gente nova logo a abrir
Costinha e Jesualdo Ferreira apresentam, hoje, o primeiro onze oficial da temporada, com caras novas que irão certamente preencher ambas as equipas.

Os pacenses não contam com os lesionados Tiago Valente, Tony e Rúben Ribeiro, mas o novel técnico dos castores deverá apostar nos reforços Jaílson, Grégory, Hélder Lopes, Rui Miguel, Sérgio Oliveira e Carlão.

Do lado bracarense, não há Miljkovic, Sasso e Éder, mas Eduardo, Joãozinho, Luiz Carlos, Pardo, Edinho e Salvador Agra têm lugar praticamente assegurado na equipa inicial arsenalista.

A partida desta noite terá lugar em Felgueiras, em virtude das obras de remodelação do estádio Capital do Móvel, na Mata Real.

O Paços de Ferreira-Sporting de Braga arranca às 20h15, com arbitragem de Bruno Paixão. Jogo com informações na Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.

Primeira Liga: 1ª jornada
Estádio Doutor Machado de Matos, Felgueiras
Árbitro: Bruno Paixão (AF Setúbal)

Equipas prováveis

Paços de Ferreira

António Filipe; Jaílson, Grégory, Filipe Anunciação e Hélder Lopes; André Leão, Sérgio Oliveira e Rui Miguel; Hurtado, Carlão e Caetano.

Sporting de Braga
Eduardo; Baiano, Paulo Vinícius, Aderlan Santos e Joãozinho; Custódio, Rúben Micael e Luiz Carlos; Pardo, Edinho e Salvador Agra.

RR

brigada da relote


brigada da relote


brigada da relote


brigada da relote


JotaCC


brigada da relote

Paços e Braga "transfigurados" no arranque da liga

Pontapé de saída do campeonado 2013/14 de futebol, esta noite de sexta-feira, em Felgueiras, e jogo com muitas caras novas em ambas as equipa. O Paços alinha cinco "reforços" deste verão e o Braga com outros cinco, mais uma supresa. O brasileiro Mauro ganha a posição de trinco a Custódio.

O guarda-redes Matias Degra, o defesa Grégory, os médios Rodrigo António, Rui Miguel e Sérgio Oliveira são as caras novas no primeiro "onze" do Paços em partidas oficiais desta temporada.

No Braga, Jesualdo Ferreira chamou à titularidade cinco reforços: Eduardo, Joãozinho, Luiz Carlos, Edinho e Pardo.

Sob arbitragem de Bruno Paixão, as duas equipas alinham da seguinte forma:

Paços de Ferreira: Matias Degra, Manuel José, Grégory, Filipe Anunciação, Nuno Santos, André Leão, Rodrigo António, Sérgio Oliveira, Rui Miguel, Caetano e Jaime Poulsen

Braga: Eduardo, Baiano, Nuno André Coelho, Paulo Vinícius, Joãozinho, Mauro, Luiz Carlos, Ruben Micael, Alan, Edinho e Pardo.

JN

brigada da relote

Paulo Vinícius marca primeiro golo do Campeonato

Paulo Vinícius, defesa-central do SC Braga, apontou o golo inaugural da edição 2013/14 da Liga.

O jogador brasileiro marcou de cabeça o primeiro tento da prova, à passagem do minuto 26, na sequência de um pontapé de canto cobrado por Alan, inaugurando o resultado no encontro com o Paços de Ferreira que decorre no Estádio Dr. Machado de Matos, em Felgueiras.

A BOLA

brigada da relote

Paulo Vinícius fez o primeiro golo da época
Tal como em 2012/13, foi um defesa-central, curiosamente também à passagem do minuto 25, a fazer o primeiro golo do campeonato


Foi à passagem do minuto 25 que o defesa-central Paulo Vinícius, 29 anos, apontou o primeiro golo da época 2013/14, inaugurando o marcador do Paços de Ferreira-Sporting de Braga, que abre a primeira jornada.

Curiosamente, em 2012/13, foi também um defesa central, no caso Steven Vitória (Estoril), quem fez o primeiro golo da época, com o mesmo tempo de jogo.

Paulo Vinícius, a cumprir a terceira época em Braga, já gravou o seu nome na história da Liga 2013/14.

DN

brigada da relote

Sp. Braga é o primeiro vencedor na I Liga
Minhotos derrotaram o Paços de Ferreira; Vinícius marcou o primeiro golo do campeonato


Começou a "doença": Paços de Ferreira e Sporting de Braga protagonizaram, nesta sexta-feira, o primeiro de 240 jogos da I Liga 2013/14. No Estádio Dr. Machado de Matos, em Felgueiras (casa emprestada ao Paços), o Sp. Braga venceu por 2-0 e é o primeiro líder do campeonato.

Desde a primeira parte que os minhotos demonstraram ser superiores. Com mais (e melhor) controlo sobre a posse de bola e mais iniciativa ofensiva, Edinho esteve perto do golo em duas situações. Um golo que surgiu aos 25 minutos, num pontapé de canto cobrado por Alan, que colocou a bola na cabeça de Paulo Vinícius e o brasileiro apontou o primeiro golo do campeonato. A única verdadeira ameaça dos pacenses surgiu já nos descontos, quando Poulson teve espaço, mas rematou fraco.

Uma tentativa falhada de Hurtado era um exemplo de uma reação pouco brilhante do Paços no segundo tempo. Os homens de Costinha não conseguiam sequer "assustar" Eduardo e quem marcou novamente foi o Sp. Braga. Alan fez uma bela assistência para Pardo e o reforço colombiano, quando se esperava um cruzamento ou um passe para trás, fez o segundo golo minhoto aos 64', de ângulo difícil. Se até aí a equipa de Jesualdo Ferreira já parecia ter o jogo controlado, esse cenário acentuou-se na meia hora final; e Edinho e Nuno André Coelho poderiam ter aumentado a vantagem dos visitantes.

Um primeiro encontro que demonstrou um Paços de Ferreira ainda com várias falhas nas rotinas entre os atletas; na próxima terça-feira há duelo com o Zenit. Para uma partida da primeira jornada, o Sp. Braga já apresentou personalizado, com um nível de jogo interessante.

Equipas

P. Ferreira:
Degra, Rodrigo Antônio, Filipe Anunciação, Grégory, Nuno Santos; Rui Miguel, André Leão, Sérgio Oliveira (Hurtado), Manuel José (Romeu); Jaime Poulson (Carlão) e Caetano

Sp. Braga: Eduardo, Baiano, Paulo Vinicius (Santos), Nuno André Coelho e Joaozinho; Luiz Carlos, Rúben Micael (Luís Silva) e Mauro; Alan, Edinho e Felipe Pardo (Salvador Agra)

Golos: Vinícius (25'), Pardo (64')

RELVADO

brigada da relote

Paços de Ferreira-Sp. Braga, 0-2
Jesualdo leva a melhor sobre Costinha na estreia
Paulo Vinícius (26') e Pardo (65') fizeram os golos do triunfo de um Sporting de Braga quase sempre superior ao Paços de Ferreira


O Sporting de Braga estreou-se na época 2013/14 com um incontestável triunfo diante do Paços de Ferreira, por 2-0, no Estádio Dr. Machado de Matos, em Felgueiras, casa emprestada aos castores.

De regresso ao Sp. Braga oito épocas depois, Jesualdo Ferreira levou a melhor sobre o estreante Costinha, que testemunhou a incapacidade do Paços de Ferreira em superiorizar-se ao seu oponente.

Paulo Vinícius, aos 26 minutos, deu o melhor seguimento a um canto batido por Alan e, de cabeça, atirou para o fundo das redes, colocando os arsenalistas em vantagem na primeira parte.

Já no segundo tempo, o colombiano Felipe Pardo, reforço colombiano e um dos nomes que promete surpreender no campeonato, dilatou a vantagem para o Sp. Braga (65'), novamente após passe de Alan; remate fortíssimo, quase sem ângulo, a fixar o resultado final.

O Sp. Braga é a primeira equipa a sentar-se na «cadeira» do líder do campeonato. Para sábado estão agendados dois jogos: o Estoril recebe o Nacional (18.00), enquanto o Vitória de Guimarães defrontará o Olhanense (20.15).

DN

brigada da relote

P. Ferreira-Sp. Braga, 0-2 (resultado final)
Golos de Paulo Vinícius e Pardo


Bela entrada do Sp. Braga no campeonato. A equipa de Jesualdo Ferreira foi a Felgueiras vencer o Paços de Ferreira por 0-2, com os golos a serem marcados por Paulo Vinícius e Felipe Pardo.

O controlo dos arsenalistas foi total e o Paços mostrou que tem de melhorar muito, se quiser chegar ao nível da temporada anterior.

O Sp. Braga é o primeiro líder da Liga 2013/14.

P. Ferreira-Sp. Braga, 0-2 (crónica)
Castores amestrados permitiram a vingança arsenalista


A vingança serve-se fria? Jesuldo Ferreira até já tinha dito que, apesar de ter havido «alguma ironia no sorteio», não se tratava de «um tira-teimas», mas a verdade é que a vitória sobre o Paços de Ferreira a abrir o campeonato, terá ajudado a apagar um pouco o amargo de boca deixado na época passada, quando os pacenses conquistaram o lugar que dava acesso ao play-off da Liga dos Campeões.

Os protagonistas mudaram e desta vez os arsenalistas levaram a melhor perante um Paços de Ferreira sem o brilho da época passada. Os castores pareciam amestrados e passaram toda a primeira parte sem conseguir causar perigo à baliza do Sp. Braga, dando descanso ao guarda-redes Eduardo que só por uma ou outra vez foi chamado a resolver situações demasiado fáceis.

Mais aguerridos estavam os homens de Braga, que, em vez de se depararem com a muralha a meio campo que caracterizou o Paços no passado, encontraram uma equipa frágil, e não pararam de dar trabalho ao guarda-redes Degra.

Aos 16 minutos, o Sp. Braga avisou. Edinho na zona central rematou forte, para uma defesa incompleta de Degra. Filipe Pardo, na esquerda, ainda tentou a emenda, mas saiu mal o remate. Aos 21 minutos, mais um aviso. Canto para o Sp. Braga batido por Alan na direita e Edinho, muito apertado por Gregory, a conseguir o remate, e a bola a bater na barra da baliza de Degra.

Até que, aos 26 minutos, a bola viria mesmo a entrar. Mais um canto da direita batido por Alan e Paulo Vinicius, na área, a fazer a bola entrar junto ao poste direito da baliza de Degra, que nem se mexeu. Estava feito o primeiro golo do jogo e do campeonato. E três minutos depois, num lance tirado a papel químico, o defesa arsenalista podia ter feito o segundo.

O Paços queria reagir, mas faltava solidez à equipa. Manuel José e Jaime Poulson ainda conseguiram pôr a bola junto à área do Sp, Braga algumas vezes, mas falhava sempre a finalização. Primeiro um remate de Caetano a sair mail, depois Sérgio Oliveira a cabecear ao lado. O próprio Sérgio Oliveira, de livre, ainda obrigou Eduardo a uma defesa quase em cima do intervalo, mas ficaram-se por aqui as oportunidades pacenses.

Na segunda parte, Costinha tirou Sérgio Oliveira para a entrada de Hurtado, que, apesar de trazer alguma frescura à equipa, e ter feito dois remates que andaram perto da baliza de Eduardo, não conseguiu mudar o rumo das coisas.

O Sp, Braga continuava mais forte e não parava de criar perigo. Até que, aos 65 minutos, os arsenalistas fizeram o segundo. Alan picou a bola para o flanco esquerdo, onde apareceu Pardo, que de ângulo fechado decidiu arriscar o remate, e acabou por conseguir o golo ao rematar por cima, surpreendendo Degra.

Estava ditada a sentença do resultado, perante um Paços que continuava sem conseguir criar perigo e foi uma sombra da equipa revelação da época passada.

P. Ferreira-Sp. Braga, 0-2 (destaques)
Alan deu alimento para os marcadores

A figura:
Alan:
Não marcou nenhum dos golos do encontro, mas esteve em ambos. Mexido no ataque e preciso na marcação de cantos. Na primeira parte, colocou na área várias bolas que podiam ter dado origem a golo. Paulo Vinicíus aproveitou.
Na segunda parte, fez a assistência para o golo de Pardo, num passe picado que o colombiano não desperdiçou. Uma bela entrada no campeonato.

Outros destaques:

Paulo Vinicíus:
Nada melhor do que começar a época com um golo. Marcou após um canto de Alan e quase repetiu o feito três minutos depois. Com pouco trabalho na defesa, aproveitou para ir subindo algumas vezes. Acabou por ser substituído ao intervalo devido a lesão.

Edinho: O primeiro jogador do Sp. Braga a criar perigo e esteve muitas vezes perto do golo. Pode não ter marcado, mas foi uma dor de cabeça para a defesa pacense.

Pardo: Um bom golo, que sentenciou o resultado, a coroar uma exibição que não foi brilhante, mas teve alguns bons pormenores.

Sérgio Oliveira: Foi um dos poucos jogadores do Paços de Ferreira a obrigar Eduardo a mexer-se na primeira parte. Primeiro num remate de cabeça, depois de livre. Não conseguiu marcar e acabou por não regressar ao jogo após o intervalo.

Manuel José: Longe das exibições da época passada, mas foi um dos mais inconformados do Paços de Ferreira. Teve funções mais defensivas, mas ainda fui subindo pelo corredor direito, tendo feito alguns bons cruzamentos. Faltava quem lhes desse seguimento.

Jesualdo: «Ainda estamos a começar um bom momento»
P. Ferreira-Sp. Braga, 0-2 (reportagem)


Jesualdo Ferreira, treinador do Sp. Braga, em declarações à Sport TV, analisa a vitória sobre o Paços de Ferreira (0-2), no primeiro jogo da Liga 2013/14:

«Foi a estreia que queríamos. Era importante começar bem, dar imagem do nosso coletivo, da nossa qualidade. É fundamental conquistar confiança para os próximos jogos. Era importante também por termos defrontado um adversário que está no playoff da Liga dos Campeões. Era uma oportunidade para nos aproximarmos dos nossos adeptos. Eram três pontos fundamentais. A exibição teve momentos bons, e outros em que não fomos tão bons. Tivermos um percalço ao intervalo, com a saída do Paulo Vinícius, mas a equipa não oscilou. Há um conjunto de conceitos que estão a ser assimilados.»

[sobre Paulo Vinicius] «Teve uma queixa na coxa. Não sabemos, nesta altura, o que pode estar ali. Mas não contávamos.»

[sobre a utilização de Alan como extremo, quando fez quase toda a pré-época como médio interior] «Assentámos o nosso trabalho sobre uma estrutura tática que mantemos, mas chamámos uma série de jogadores com experiência, com vários anos de Sp. Braga. Sobre ela fizemos um trabalho para criar um sistema que desse força coletiva à equipa. Nesse processo todos os jogadores participaram, e temos quinze ou dezasseis soluções. A equipa já tem algumas soluções táticas importantes, mas ainda estamos a começar num bom momento.»

Pardo e o golo: «Foi uma linda jogada»
P: Ferreira-Sp. Braga, 0-2 (reportagem)


Pardo, jogador do Sp. Braga, em declarações à Sport TV, analisa a vitória sobre o Paços de Ferreira (0-2), no primeiro jogo da Liga 2013/14:

[sobre o golo] «Foi uma linda jogada, em que rematei para cima.»

[sobre a vitória] «Foi muito importante. Trabalhámos duro na pré-época para começar com o pé direito. A equipa vai ganhando confiança, e o mais importante é como os colegas e a equipa técnica me receberam.»

[sobre o jogo] «Foi um jogo difícil, frente a um bom adversário. Na última época ficou à frente do Sp. Braga, mas estivemos bem. Controlámos muito a bola e criámos ocasiões para marcar.»

MAIS FUTEBOL

brigada da relote

Sp. Braga começou época com uma vitória tranquila
Minhotos entraram a ganhar no campeonato 2013-14, na visita ?ao Paços de Ferreira


Três anos depois, o Sporting de Braga voltou a ter uma entrada vitoriosa no campeonato. Nas últimas temporadas os minhotos tinham empatado na primeira jornada (2-2 na Luz em 2012-13 e 0-0 em Vila do Conde no ano anterior), mas a equipa de Jesualdo Ferreira quebrou essa sequência, ao vencer por 2-0 frente ao Paços de Ferreira, com golos de Paulo Vinícius e do reforço Pardo. Degra, o guarda-redes argentino que o Paços de Ferreira contratou ao AEL de Chipre, destacou-se na equipa de Costinha. O técnico pode agradecer-lhe por não ter sofrido uma derrota mais expressiva.

Com poucas caras novas no "onze", o Sp. Braga teve sempre o jogo sob controlo. Edinho fez a primeira ameaça, obrigando Degra a defesa difícil (16'). Mas seria um defesa a apontar o primeiro golo da Liga: após um canto, Paulo Vinícius fugiu a André Leão e, de cabeça, inaugurou o marcador.

Na baliza bracarense, Eduardo foi praticamente um espectador. Só no período de compensação o Paços de Ferreira chegou à área adversária com perigo — Manuel José lançou Jaime Poulson, mas o remate saiu fraco, fácil para o guarda-redes.

No segundo tempo o Sp. Braga continuou a colocar Degra à prova. O argentino nada pôde fazer aos 65' quando Pardo, um dos reforços em evidência na equipa de Jesualdo Ferreira, apontou o 2-0. De ângulo difícil, o colombiano fez um grande golo. Mas em várias ocasiões o guarda-redes argentino evitou o avolumar do resultado: travou os remates de Edinho (68' e 74') e voltou a brilhar opondo-se ao livre directo de Nuno André Coelho (75').

O Sp. Braga voltou a vencer na visita ao Paços de Ferreira (ainda que em terreno emprestado, porque o jogo disputou-se em Felgueiras) quatro anos depois. E ganhou confiança para a viagem até à Roménia, onde na quinta-feira defronta o Pandurii, na luta por um lugar na fase de grupos da Liga Europa.

Já o Paços de Ferreira vai estrear-se na mais importante prova europeia de clubes ao receber, na terça-feira, o Zenit São Petersburgo, na primeira mão do play-off de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões.

PÚBLICO

brigada da relote

Jesualdo Ferreira: «Foi a estreia que queríamos»

Jesualdo Ferreira ficou feliz pela vitória em Felgueiras "frente a um adversário de Champions" mas considera que a equipa ainda tem muito trabalho pela frente.

"Foi a estreia que queríamos. Era importante começar bem e dar uma imagem de dinâmica coletiva já de início. É a confiança que necessitamos para os próximos jogos que temos", começou por dizer em declarações à Sport TV, após o final da partida frente ao Paços de Ferreira.

O técnico bracarense advertiu depois para a necessidade do grupo às suas ordens crescer ainda em campo.

"Estamos longe de poder dizer que já assimilámos os nossos conceitos de jogo. Jogo a jogo seremos cada vez mais fortes. Partimos de um grupo de 10 para agora termos 15 ou 16 com que podemos contar. Estamos agora a começar a estar num bom momento".

RECORD

brigada da relote

Paços-Braga, 0-2. De Ribeirão Preto com amor
Lateral brasileiro Paulo Vinicius é o autor do primeiro golo do campeonato 2013/14


Na última jornada do campeonato nacional da época passada, Costinha (Beira-Mar) perde 4-1 em casa com Jesualdo Ferreira (Sporting). Passa-se um Verão com vários alertas amarelos, Costinha assina pelo Paços, Jesualdo pelo Braga.

Coincidência das coincidências, o sorteio dita um Paços-Braga, entre Estoril-Nacional, Vitória Guimarães-Olhanense, Sporting-Arouca, Belenenses-Rio Ave, Gil-Académica, Marítimo-Benfica e Vitória Setúbal-Porto.Como o Paços se estreia na Liga dos Campeões na próxima terça-feira, com oZenit, é de bom tom antecipar o jogo e aí está oEstádio Machado de Matos, em Felgueiras, a abrir a 1.a divisão 2013/14 – a Mata Real está em obras. Costinha vs. Jesualdo, outra vez.

E ganha Jesualdo, sem espinhas. O Braga, que também joga nas competições europeias na próxima semana (vs. Pandurii para a Liga Europa, na quinta-feira), é superior. Joga mais, troca melhor a bola e chega à vitória com um golo em cada parte. Primeiro através do lateral-esquerdo Paulo Vinicius, aos 26 minutos. O pontapé de canto marcado na direita por Alan vai direitinho para a zona de penálti, onde surge o brasileiro natural de Ribeirão Preto a bater de cabeça o guarda-redes argentino Degra. O Paços esboça uma reacção, se bem que o internacional português Eduardo nunca seja realmente posto à prova.
Ao intervalo, 0-1 e as câmaras filmam Paulo Fonseca, treinador do FC Porto, a ver das bancadas a sua antiga equipa, acompanhado pelo director-geral dos dragões, Antero Henrique. É bonito, sem dúvida. O que não é bonito, por exemplo, é aquela entrada de André Leão sobre Rúben Micael. O árbitro setubalense Bruno tem compaixão e evita mostrar-lhe o amarelo. O que já não acontece com Rodrigo António (48') e Manuel José (55'), ambos do Paços e amarelados por faltas duras.

O Braga não se deixa intimidar e lá faz o seu jogo, com muita posse de bola no meio-campo adversário. Os jogadores do Paços andam muito de um lado para o outro sem dar conta do recado e é sem surpresa que sofrem o 2-0. Obra de um colombiano, que não Jackson nem Monteiro. O seu nome é Felipe Pardo.Contratado este Verão ao Independiente Medellín, o avançado desmarca--se pela esquerda, flecte ligeiramente para o lado e, mesmo com ângulo reduzido, aplica um pontapé indefensável a Degra.
A partir daqui, o Braga é ainda mais dono e senhor do jogo. O Paços encosta-se às cordas e escapa ao terceiro golo, em duas tentativas de Edinho, aos 68 e aos 75 minutos. Hoje o campeonato prossegue, impávido e sereno, com mais um alerta amarelo, na Amoreira. É o Estoril-Nacional, às 18h.

JORNAL I