News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Ultras Braga

Started by Legião, 07 de August de 2013, 16:45

Previous topic - Next topic

GUERREIROS

realmente os RED BOYS são motivo de estudo,não sei se pelos motivos da legalização ou pelo que será,mas aquilo de repente passou do muito bom para algo que não se compreende,sector vazio,as bandeiras só com as inicias SCB ou o símbolo do Braga que podem entrar,ficam guardadas,sector composto aos 20min de jogo e apos o intervalo é a debandada total,uns para cada lado,mostram uma foto dos red aos 30min e outra aos 60min dizem que sao de jogos diferentes,enfim....como ja aqui foi dito acredito que cada vez mais seja um grupo fechado mas que neste momento a mentalidade ultra é zero,isso é....mas o que mais me espanta e não compreendo é que neste momento estou a ver o jogo do arouca e as claques do clube adversario (ditas ilegais)pela 2ªjornada ja entram com faixas,bandeiras tudo com os seus simbolos.como quem perde é o nosso braga acho que os menbros dos (RB e BL) deviam ser mais participativos neste forum e explicar aos adeptos o que se passa realmente,adeptos normais e claques somos todos Braga e as claques fazem parte do dia a dia do nosso clube

joao1999

Quote from: GUERREIROS on 23 de August de 2015, 19:56
realmente os RED BOYS são motivo de estudo,não sei se pelos motivos da legalização ou pelo que será,mas aquilo de repente passou do muito bom para algo que não se compreende,sector vazio,as bandeiras só com as inicias SCB ou o símbolo do Braga que podem entrar,ficam guardadas,sector composto aos 20min de jogo e apos o intervalo é a debandada total,uns para cada lado,mostram uma foto dos red aos 30min e outra aos 60min dizem que sao de jogos diferentes,enfim....como ja aqui foi dito acredito que cada vez mais seja um grupo fechado mas que neste momento a mentalidade ultra é zero,isso é....mas o que mais me espanta e não compreendo é que neste momento estou a ver o jogo do arouca e as claques do clube adversario (ditas ilegais)pela 2ªjornada ja entram com faixas,bandeiras tudo com os seus simbolos.como quem perde é o nosso braga acho que os menbros dos (RB e BL) deviam ser mais participativos neste forum e explicar aos adeptos o que se passa realmente,adeptos normais e claques somos todos Braga e as claques fazem parte do dia a dia do nosso clube
Subscrevo inteiramente e partilho da mesma opinião.

BracaraAvgvsta1994

Lembram-se de quando (salvo erro, os red boys) puseram uma faixa a dizer: Os ultras dizem nao aos adeptos de ocasiao??

Pois...

kiko scb

Quote from: CidadeEterna94 on 23 de August de 2015, 21:29
Lembram-se de quando (salvo erro, os red boys) puseram uma faixa a dizer: Os ultras dizem nao aos adeptos de ocasiao??

Pois...

Não foram os Red Boys, foi gente pertencente aos Red Boys e que continua a ir à bola como normalmente. É ligeiramente diferente!

E sobre quem fala aí do jogo do Arouca vs Benfica, para quem não sabe, os NO NAME são oficialmente "legais" desde o último jogo contra o Estoril.

WOOTER

de facto algo tem que mudar.
Solução era a criação de um único sector.

100%SCB

As claques dos espanhois estao legalizadas? as nossas deviam estar nem que fossem so alguns elementos. As duas claques deveriam estar talvez na poente a beira do tunel ou na nascente a frente do tunel.
FORÇA BRAGA

joao1999

Corrijam-me se eu estiver errado, mas o principal objetivo das claques de qualquer clube não é apoiar incondicionalmente a sua equipa?! Se sim então não vejo porquê de toda esta situação. Parece que a claque do benfica que era "ilegal" se legalizou segundo disse aqui um forista e de facto notasse pois ontem no jogo com o arouca já entraram bastantes bandeiras da claque, e eu como adepto do Braga pergunto porquê é que nós não fazemos o mesmo e acabamos de vez com esta situação. Já chega de a cada jogo em casa levarmos com boquinhas de adeptos de outros clubes a gozarem com os nossos setores das claques por estarem bastante vazios e quem perde com isto é o Braga. Mas atenção isto é apenas alguém a falar que não está por dentro do assunto, apenas estou a constatar factos.

El Che

Orgulhosamente sós [emoji4][emoji17][emoji19]


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

agarb13

Se cada um que "critica" se juntasse a uma das claques, provavelmente iriam ficar bem compostas todos os jogos ;)

kiko scb

Mas será que ainda ninguém percebeu que os sectores vazios não tem nada a ver com esta pseudo-legalização? O que esta lei sem sentido restringe é a presença de faixas e bandeiras. Não condiciona a presença de pessoas ou apoio vocal. E no que a isto diz respeito, a culpa é de quem foi saíndo, a culpa é de quem também não acompanha o apoio à semelhança do que se vê lá por fora.
Mas será que ainda não encaixaram? O 'não' à legalização é por uma questão de princípios e valores. O sector despido e calado é por uma questão de comodismos... não tem nada a ver uma coisa com outra!

BracaraAvgvsta1994

#230
Podes não concordar, mas as bandeiras e as faixas,... e a aparente organização (consequências da legalização), chamam as pessoas, atraem as pessoas para cantar o jogo todo. É um factor psicologico. As pessoas que se lembram daqueles sectores com o material todo, ao vê-lo assim despido de material (e público) não ficam necessariamente com a moral em alta.

Tenho praticamente a certeza que a legalização vai chamar muita gente a voltar, e alguns a inscreverem-se mesmo.
Como já foi dito, não podem dizer que não se legalizam por uma questão de ideais, e depois chegar aos jogos depois dos 20min. Os ideais sao, em primeiro lugar para apoiar o clube, isso inclui estar la antes do primeiro e sair depois do último minuto. As bandeiras e as faixas também fazem parte do apoio. O ideal tem de ser esse, "apoiar o clube". Não deve ser "orgulhosamente ilegais"

Quase que aposto que mal uma das claques se legalize, o seu sector volta a ganhar a vida de outros anos.

JuBraga

Por muito que não se queira admitir, as claques estão mais vazias - tal como as bancadas - porque agora somos os 8 mil do costume. Quando se referem ao tempos gloriosos das bandeiras, sector cheio... era quando estávamos no auge e tudo que mexia era do Braga. O clube foi piorando e os vira casacas deixaram de ir para voltar a apoiar o clube antigo. Simples. E não é só com as claques, é também com as nossas bancadas. (Claro, as quotas afastaram as pessoas, mas vá... todos sabemos bem que não é (só) isso).
As claques tentaram-se juntar... mas o lugar proposto foi recusado (sector das Braguinhas) pelos red, então para o ano há nova investida nesse sentido: união. Legalização... nunca percebi o problema de levarem adereços com símbolos da claque. Acho que não ofende ninguém e não mata ninguém..

rpo.castro

Os membros das claques sempre se auto-anunciaram como os mais fieis à causa. Que faziam mundos e fundos. Que tinham um sentido de orgulho tal que os impede de legalizarem-se (como o sócio comum).

Mas afinal parece que se não houver bandeiras já não conseguem arranjar motivação para ir ver o Braga, e ficam em casa.

Já ouvi desculpas esfarrapadas mas esta não tem um trapo para tapar as partes podengas.

Sobre a legalização, acho que nem é uma questão. Numa sociedade existe a lei, e se o cidadão não as cumpre não pode fazer parte do jogo. Mas função do chico-espertismo, há quem julgue que a lei é só para os tótos.
Quem não sente não é filho de boa gente.

kiko scb

Quote from: rpo.castro on 24 de August de 2015, 17:20
Os membros das claques sempre se auto-anunciaram como os mais fieis à causa. Que faziam mundos e fundos. Que tinham um sentido de orgulho tal que os impede de legalizarem-se (como o sócio comum).

Mas afinal parece que se não houver bandeiras já não conseguem arranjar motivação para ir ver o Braga, e ficam em casa.

Já ouvi desculpas esfarrapadas mas esta não tem um trapo para tapar as partes podengas.

Sobre a legalização, acho que nem é uma questão. Numa sociedade existe a lei, e se o cidadão não as cumpre não pode fazer parte do jogo. Mas função do chico-espertismo, há quem julgue que a lei é só para os tótos.

Ai sim? Então explica-me como se eu fosse muito burro (mas muito burro mesmo!) em que consiste a legalização, e porque deve ser aplicável.
Que eu saiba, tenho o meu cartão de cidadão em dia, pago os meus impostos, tenho tudo legal, não tenho nenhum registo criminal, sou sócio do clube (este por si só já tem os meus dados pessoais) e cumpro com tudo na íntegra.
Mas por que raio hei-de eu ter que fornecer os mesmos dados à PSP só porque sim? Como se de um criminoso se tratasse? Porque pessoas como tu acham que deve existir uma diferenciação entre adeptos? Eu não me encaixo nessa distinção. O que respiro e o que faço em prol do clube faço-o como adepto do Braga, não como claqueiro. E por não me encaixar nessa distinção é que JAMAIS hei-de ceder a uma treta dessas.
Talvez se se preocupassem mais com outros problemas da nossa sociedade, com essa romenada que anda por aí a roubar, com a ciganada que anda a viver à pala de subsídios e que rouba/mata à descarada, com esses parasitas da sociedade que não fazem mais nada do que viver às custas dos meus impostos, daquilo que tanto me custa a sair do corpo, com os pedófilos, os que roubam, os políticos, etc, etc, etc. Aí sim é que eu gostava de ver.

Não gostam dos estereótipos mas são vocês que os criam. Jamais hei-de ceder e cooperar com uma treta dessas.

E mentalizem-se: os sectores estão mais despidos pelas mais variadíssimas razões. Muita gente emigrou, outros não podem, outros podem mas afastam-se, outros porque... só a eles lhes diz respeito.
É a lei da vida, nem tudo tem obrigatoriamente que estar sempre no topo, ainda para mais num país e numa sociedade como a nossa, puros comodistas, onde se pudessem levar o sofá de casa e uma mantinha para o estádio era isso que fariam.

Se o problema é falta de gente soluciona-se fácil. Juntem-se. Eles não nascem nas árvores!

PAF

A legalização existe para isso mesmo tornar legal e existente uma organização... senão simplesmente ela não existe. Se há uma organização como se anuncia, ela é legal se tiver os seus estatutos e os seus membros devidamente identificados.
Se as pessoas estão identificadas como sendo do grupo, só levantam bilhetes e têm beneficíos em função de pertencerem a esse grupo nem vejo onde é que estará a dificuldade em perceber uma coisa tão simples. Acho que nem sequer era precisa nenhuma lei adicional para uma coisa que devia ser o início de qualquer organização digna desse nome.
Isto na generalidade...
Se quisermos ir ao caso especifico das claques... então aí ainda menos percebo onde é que está a dificuldade em perceber que devem ser legais e devidamente identificados os seus membros, que mais não fosse para separar o trigo do joio. (obviamente na teoria, é claro que isto só acontece se houver interesse desde quem manda no clube, passando pela policia e acabando nos chefes das claques)

Isto não falando nas dezenas/centenas de milhares de euros que movimentam por ano consoante sua dimensão e que deviam ser devidamente registados, etc, etc.

O funcionamento das claques cá no burgo é um bom exemplo de como é gerido este país...uma bandalheira.
Cada um faz aquilo que quer e ninguém assume responsabilidades, nem nas claques, nem nos clubes, nem na policia, todos assobiam para o ar.

Obviamente que a legalização na maior parte dos casos não vai passar de uma treta para inglês ver, mas é o que temos, e pelo menos quem dá a cara sabe ao que vai.

PAF

Quanto aos muitos ou poucos, as claques são apenas o reflexo do resto do povo, com vitórias mais gente, com derrotas menos. Durante 2 ou 3 anos foi cool ser do Braga entre os putos, mesmo que alguns nunca tivessem sido adeptos do Braga antes e também não o são depois.
Nas claques a fuga foi maior, se calhar também porque o crescimento também foi maior.
Não sei se os problemas que houveram também não "auto expulsaram" algum pessoal.

LS

A emigração também ajudou muito a este esvaziamento.

A maioria do pessoal das claques é pessoal jovem, e como este país não é para jovens, grande maioria emigrou desde 2012 até hoje. Ainda por cima em Braga, onde o desemprego atingiu fortemente a região.

rvx

Quote from: PAF on 24 de August de 2015, 20:02
A legalização existe para isso mesmo tornar legal e existente uma organização... senão simplesmente ela não existe. Se há uma organização como se anuncia, ela é legal se tiver os seus estatutos e os seus membros devidamente identificados.
Se as pessoas estão identificadas como sendo do grupo, só levantam bilhetes e têm beneficíos em função de pertencerem a esse grupo nem vejo onde é que estará a dificuldade em perceber uma coisa tão simples. Acho que nem sequer era precisa nenhuma lei adicional para uma coisa que devia ser o início de qualquer organização digna desse nome.

Se fosse apenas por esse prisma, então todos os sócios do Braga deveriam ser identificados pela polícia. O verdadeiro intuito da legalização é, em teoria, facilitar o acesso da polícia aos dados dos membros das claques para combater a violência. Não me óbvio que esta seja a medida mais eficaz, mas como dizes neste país é difícil haver organização. Para mim, faria muito mais sentido que houvesse um esforço maior em identificar os indivíduos envolvidos em actos violentos e aplicar penas, ou penalizar a claque com sanções pesadas. Portanto, acho que faria sentido legalizar a organização e identificar os seus líderes, mas não identificar todos os seus membros. Aliás, desde que a lei foi implementada, não se notou grande decréscimo da violência.

braga17

Fora os jogos com os "grandes" que ainda posso perceceber as entradas tardias das claques do Braga, porque que chegam sempre tarde aos jogos e na 2parte o sector passa para quase metade do pessoal??

Profect_SCBraga

Quote from: braga17 on 24 de August de 2015, 20:42
Fora os jogos com os "grandes" que ainda posso perceceber as entradas tardias das claques do Braga, porque que chegam sempre tarde aos jogos e na 2parte o sector passa para quase metade do pessoal??
Isso da 2a parte, é porque ainda não fumaram tudo..

Enviado do meu Nexus 5 através de Tapatalk

O Braga quer, os Ultras Sonham, a Conquista Nasce!


BL - Guerreiros das Minis