News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 07/08

Started by JotaCC, 07 de August de 2013, 08:02

Previous topic - Next topic

JotaCC

Três 'Guerreiros do Minho' nos convocados de Portugal

Dos sete jogadores do Sporting Clube de Braga que estavam pré-convocados (Eduardo, Joãozinho, Nuno André Coelho, Custódio, Rúben Micael, Salvador Agra e Edinho), Paulo Bento apostou em apenas três para a lista de convocados tendo em vista o jogo do próximo dia 14 contra a Holanda.

Os habituais Eduardo, Custódio e Rúben Micael marcam mais uma vez presença na lista avançada pelo seleccionador português que pretende levar do particular com a Holanda "o maior número de coisas positivas" para o decisivo jogo na Irlanda do Norte, apesar de reconhecer que "não há semelhanças" entre as duas equipas.

Paulo Bento manteve o núcleo duro que tem integrado as convocatórias da selecção lusa na campanha de apuramento para o Campeonato do Mundo de 2014.

"Há uma diferença no potencial do adversário, mas o objectivo passa sempre pelo mesmo: sermos melhores e tentarmos levar deste jogo o maior número possível de coisas positivas para o jogo com Irlanda do Norte, sabendo que é um adversário completamente diferente", assinalou Paulo Bento em conferência realizada na sede na FPF.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

EXPRESSO DE BRAGA ANDA BEM NA LINHA DOIS
BOA DOR DE CABEÇA PARA JESUALDO FERREIRA>>Jogadores que terão de lutar mais por um posto no onze mostraram serviço e rangeram os dentes a ingleses brigões, deitando uma mão ao caneco algarvio

O professor pode contentar-se com o desempenho dos jogadores que ainda procuram um lugar ao sol no onze base do Braga. Os arsenalistas suplantaram o West Ham com justiça, num encontro repleto dos defeitos típicos de pré-temporada, e, face ao triunfo averbado, deitam uma mão no troféu algarvio, bastando-lhes um empate hoje, diante do Sporting, para levar o caneco no autocarro até ao Minho.
O esquadrão nortenho foi a jogo sem medo do vigor físico britânico, o mesmo que amestrara leões no primeiro duelo do torneio. O West Ham nem assim deixou de chegar junto e fazer alguma faísca (Rafa que o diga...). O sinal mais pertenceu à equipa portuguesa, mormente nos movimentos interessantes e bem coordenados desenhados em bolas paradas, situação de jogo da qual resultaram os primeiros calafrios para o lado inglês. Luiz Carlos fez o primeiro remate aos 14' e acabaria por ser ele a esbanjar uma ocasião dourada para abrir o ativo perto do intervalo. O West Ham, também com um onze inicial menos afoito do que o apresentado face ao Sporting, apostava no erro e apenas a espaços se atreveu na frente, sem aquecer as luvas a Cristiano.
Na segunda parte, Jesualdo lançou algumas das pedras nucleares, mas foi – lá está... – , a segunda linha a fazer a diferença e a conduzir à vitória. Num ataque pela meia-direita, Yazalde disparou para defesa incompleta e o lesto Rafa surgiu a fazer o único golo do jogo (63'). A partida poucas mais notas teve de relevante além do domínio bracarense, mas fica a mensagem enviada ao professor, que foi simples. Escolher, poderá ser verbo complicado para Jesualdo Ferreira.


JESUALDO FEREIRA
"Não deixámos o West Ham jogar"

O triunfo sobre os ingleses do West Ham deixou o Braga a apenas um empate da conquista do Torneio do Guadiana e Jesualdo Ferreira viu a equipa colocar-se em situação privilegiada para arrecadar o troféu sem precisar de recorrer àquele que, em teoria, será o onze titular. As segundas escolhas deram conta do recado e, como tal, mereceram nota positiva por parte do treinador, que aprecia o rigor. "Foi um bom teste e o resultado acaba por ser justo e premiar a forma como abordámos a partida inicialmente", declarou Jesualdo Ferreira, satisfeito pela forma




"Não usei esta equipa a pensar no Sporting. É provável que use os que estão mais
frescos como o Braga soube interpretar o que vira do adversário na véspera. "Não deixámos que o West Ham jogasse da forma como o fez com o Sporting, com muitos lançamentos para a área, a não deixar jogar, e, no cômputo geral, este exame foi muito positivo", reiterou.
Para o jogo desta noite, com os leões, o Braga guardou o onze teoricamente mais forte e Jesualdo Ferreira não escondeu o jogo. No desafio que decidirá o vencedor do torneio, o onze do Braga vai mudar, e tudo indica que para ainda melhor. "Não utilizei esta equipa a pensar no jogo com o Sporting. É muito provável que coloque em campo jogadores que estão mais frescos", admitiu o treinador, que anseia por voltar a ter Éder disponível: "O grupo ainda não está fechado. Vamos ver o que acontece. Ainda há algumas limitações. Espero que o Éder recupere o mais rápido possível."




TREINO EM DIA DE JOGO

Tanto Braga como Sporting efetuam hoje sessões de treino; no caso dos minhotos, será essencialmente de recuperação. Já os leões, que tiveram um dia de descanso, voltam à preparação de manhã. O treino servirá para Leonardo Jardim ultimar o onze para esta noite (21h15).



AO INTERVALO SALVADOR E INÁCIO À CONVERSA

António Salvador, presidente do Braga, e Augusto Inácio, diretor da SAD leonina, estiveram à conversa ao intervalo, talvez antevendo o encontro desta noite, após o qual será conhecido o vencedor do torneio. O líder dos bracarenses acompanha o Torneio do Guadiana até ao fim, depois de não ter marcado presença no estágio em terras algarvias.


O JOGO

JotaCC

TORNEIO DO GUADIANA
Sp. Braga vence West Ham ( 1- 0) e fica tudo em aberto para hoje


Depois de na segunda- feira o West Ham ter vencido o Sporting por 3- 2, ontem foi a vez de o Sporting de Braga ter batido os ingleses por 1- 0. Este resultado permite aos leões de Alvalade acalentarem esperanças na conquista do Torneio do Guadiana. Para isso basta vencerem os bracarenses que ontem pouparam muitos daqueles que serão habituais titulares.
Jesualdo Ferreira, que vai reencontrar o Sporting pela primeira vez desde que saiu de Alvalade em maio último, viu ontem o jovem Rafa marcar o único tento do encontro à passagem do minuto 63 na sequência de um remate de Yazalde que o guardião inglês Adrian não conseguiu suster.
Aliás Rafa foi um dos animadores do defeso pois esteve com um pé em Alvalade e outro em Braga, tendo acabado por rubricar contrato com os minhotos.
Hoje já com aqueles que devem fazer parte do onze- tipo para a época, o Sp. Braga não deverá querer facilitar diante dos lisboetas.

DN

JotaCC

Sp. Braga continua sem perder na pré-temporada
FC Porto, Benfica e Sporting já souberam o que é perder na preparação para a nova época. Já os bracarenses seguem invictos

No sétimo encontro da pré-temporada o Sporting de Braga manteve a invencibilidade e, desta vez, bateu, com toda a justiça, o West Ham por 1-0, em jogo do Torneio do Guadiana.
O jogo foi totalmente dominado pela equipa portuguesa que chegou ao golo da vitória no segundo tempo, por intermédio do reforço Rafa (contratado ao Feirense), um dos jogadores que mais se tem destacado nesta pré-época.
Os minhotos já tinham jogado com o Sp. Braga B (1-0), Sheffield Wednesday (3-1), Farense (1-0), Betis (0-0), Hull City (0-0) e Norwich (2-2) sem saberem o que era perder. Ontem, acrescentaram mais um adversário à lista e preparam agora o embate com o Sporting (hoje, 21h15, RTP1).
Os ingleses, que na véspera tinham derrotado os "leões" por 3-2, entraram em campo com uma equipa muito diferente. A formação londrina manteve apenas dois jogadores: o defesa Tomkins e o pontade-lança Maiga.
Também o Sp. Braga promoveu muitas alterações em relação ao encontro de apresentação aos sócios, no sábado. Nuno André Coelho foi o único jogador "repetente" nos titulares. Jesualdo Ferreira preferiu guardar a sua melhor formação para o encontro com o Sporting, amanhã. Mas os bracarenses não se ressentiram. Foram a melhor equipa, dominaram, remataram mais do dobro das vezes do que o adversário e tiveram vários lances perigosos.
Os remates de Hélder Barbosa e Luis Carlos (especialmente este último) no primeiro tempo, foram os lances de maior perigo, abrindo caminho para o golo, que chegaria já na segunda parte, após uma boa desmarcação de Yazalde que obrigou a uma defesa incompleta do guarda-redes adversário, aproveitada na recarga por Rafa.
Até ao final, Mauro ainda obrigou o dono da baliza do West Ham a uma defesa muito apertada, justificando por completo o triunfo já que Eduardo, guarda-redes que entrou no segundo tempo, foi quase só um espectador.

PUBLICO

JotaCC


JotaCC


brigada da relote

Restelo agrada a Porcellis

Para fechar o plantel falta ao Belenenses apenas um avançado e a prioridade é Rafael Porcellis - melhor marcador do Santa Clara na temporada passada -, atualmente ao serviço do SC Braga.

Mas se os dois emblemas parecem estar com dificuldades em chegar a um acordo quanto à verba que permita concluir a transferência, já o atacante brasileiro mostra-se agradado com a possibilidade de reforçar os azuis, revelando, no entanto, ainda não ter sido abordado sobre o assunto.

«Ninguém no SC Braga me disse nada sobre não continuar, nem recebi qualquer contacto oficial. Mas fico lisonjeado com o interesse do Belenenses», disse Porcellis, que está a recuperar de lesão e espera voltar aos treinos na próxima semana, podendo fazê-lo já no Restelo, às ordens de Mitchel Van der Gaag:

«Estou disponível para agarrar a oportunidade que me derem, mas o mais importante é o clube ter interesse em mim.»

A BOLA

brigada da relote


JotaCC

Braga-Sporting 'aquece' Torneio do Guadiana
O embate entre os arsenalistas e os leões é decisivo para a atribuição do troféu.

Braga e Sporting decidem hoje quem conquista o Torneio do Guadiana, num duelo que está agendado para as 21h15, no Estádio Municipal de Portimão.
Depois do triunfo de ontem sobre o West Ham, por 1-0 (golo de Rafa), os arsenalistas colocaram-se em excelente posição para vencer pela primeira vez um dos troféus já clássicos da pré-temporada.
O técnico Jesualdo Ferreira deve proceder a muitas alterações na equipa que defrontou os ingleses, chamando ao jogo os nove elementos preteridos no desafio de terça-feira.
Já o Sporting volta aos relvados para retomar o caminho das vitórias que vinha a trilhar nesta pré-época. Os leões perderam por 2-3 com o West Ham, mas têm ainda possibilidades de chegar à vitória. Com efeito, basta à equipa de Leonardo Jardim ganhar com mais de um golo para se tornar a equipa com vantagem nos golos marcados.
No entanto, até o West Ham pode ainda festejar, caso o Sporting vença apenas por 1-0, o que os deixaria em igualdade de pontos e golos marcados e sofridos, com o confronto direto a fazer a diferença.

SAPO DESPORTO

JotaCC

Rafa deixa Braga à porta da glória
Rafa. Um nome que começa a destacar-se na pré-época do Braga. O jovem extremo marcou o golo que valeu uma merecida vitória (1-0) sobre o West Ham e faz com que um empate com o Sporting, esta quarta-feira, em Portimão, baste para que os invictos Guerreiros do Minho conquistem a 13.ª edição do Torneio do Guadiana.

Só deu Braga na primeira parte, e em todo o jogo. A chamada equipa B dos minhotos foi superior à equipa B do West Ham - Sam Allardyce lançou Ricardo Vaz Tê e só repetiu dois jogadores, Tomkins e Maiga, do onze que apresentou de início frente ao Sporting.

Os jovens bracarenses praticaram um futebol agradável e dinâmico, imprimindo velocidade através dos irrequietos Hélder Barbosa e Rafa. O esquerdino protagonizou o primeiro sinal de perigo, num livre direto, mas o guarda-redes Adrián, contratado ao Bétis de Sevilha, mostrou-se muito atento.

E foi Hélder Barbosa a oferecer também a Luiz Carlos a mais soberana oportunidade de golo do Braga e dos primeiros 45 minutos. Contudo, o médio brasileiro, que iniciou a jogada com um roubo de bola no próprio meio-campo, não acertou com a baliza quando estava em excelente posição - rematou perto da marca de grande penalidade.

Jesualdo Ferreira fez quatro alterações ao intervalo - Hélder Barbosa, a pensar no duelo de hoje com os leões -, dando minutos a Eduardo, Florent e João Pedro e testando Vinícius ao lado de Santos. Do lado do West Ham, Allardyce substituiu o Maiga pelo médio goleador Morrison.

Se o autor de dois golos ao Sporting nada de novo trouxe ao futebol do West Ham, as alterações de Jesualdo em nada alteraram a dinâmica do Braga. Sem a explosão do primeiro tempo, apostou num futebol mais elaborado, que deu frutos aos 63 minutos. Desmarcação perfeita e remate forte de Yazalde, que Adrián não segurou e o oportunismo de Rafa transformou em golo. Merecido. E o segundo esteve à vista, mas Mauro, outra formiguinha do meio-campo, viu Adrián voar para lhe negar o golo.

JN

JotaCC

Sporting-SC Braga marca reencontro de treinadores
O jogo Sporting-SC Braga encerra esta noite a 13.ª edição do Torneio do Guadiana em futebol e servirá de teste de pré-época. Os bracarenses partem para o encontro à distância de 1 empate para a conquista do troféu.

O encontro entre Sporting e SC Braga realiza-se no estádio de Portimão, a partir das 21h15, no Estádio de Portimão.

A transmissão televisiva do jogo será na RTP 1.

O desafio desta noite marca o reencontro dos dois treinadores com as suas antigas equipas. Leonardo Jardim levou os bracarenses ao 3.º lugar da Liga em 2011-12 e Jesualdo Ferreira treinou os "leões" na parte final da última época.

Da última vez que os dois treinadores se encontraram foi no campeonato grego num Panathinaikos (de Jesualdo)-Olympiacos (de Jardim), a 9 de dezembro de 2012 e que terminou com um empate a 2 golos.

Para o encontro desta noite é de prever que a equipa de Alvalade apresente o melhor "onze" do momento, enquanto os nortenhos, que jogaram ontem à noite, terão necessariamente de promover alterações na equipa de forma a gerir o esforço a realizar num curto espaço de tempo.

Convém não esquecer que na teoria o SC Braga apresentou frente aos ingleses a segunda linha do plantel e poderá recorrer à base principal no encontro desta noite.

RTP

JotaCC

Jesualdo e Jardim: primeiro duelo no percurso inverso
Sporting, Sp. Braga e Grécia em comum nas carreiras marcadas pelo trabalho, por aproximações ideológicas e por Bruno de Carvalho.

Professor. Treinador com ideias fortes e uma imagem assente no trabalho. Sporting, Sp. Braga, candidato ao título na Grécia. Privilegia o 4x3x3, a segurança na posse de bola, o modelo assente na coesão defensiva e nas transições apoiadas.

A descrição assenta em Jesualdo Ferreira, mas também em Leonardo Jardim. Afinal, não se encontraram tantas diferenças entre os dois profissionais como o passado recente do Sporting e as promessas para o futuro poderiam indicar.

Nesta quarta-feira, no Torneio Guadiana, os dois treinadores travam o seu primeiro duelo. Um saiu do Sporting e regressou ao Sp. Braga, outro tinha passado pelo Sp. Braga, foi à Grécia e chegou ao Sporting. Em comum, a convivência com Bruno de Carvalho. São os nomes que marcam o percurso do dirigente no emblema leonino.

Os 67 anos de Jesualdo Ferreira contrastam com os 39 de Leonardo Jardim. De qualquer forma, observando um e outro, encontram-se várias aproximações ideológicas.

Para os adeptos, contam os resultados, os nomes e os números. Será interessante, por exemplo, comparar o último onze de Jesualdo no Sporting e a equipa-tipo de Jardim ao longo da pré-temporada.

O Sporting venceu o Beira Mar na última jornada da Liga 2012/13 com o seguinte onze: Rui Patrício; Miguel Lopes, Boulahrouz, Marcos Rojo e Joãozinho; Rinaudo e Adrien Silva; Carrillo, André Martins e Bruma; Wolfswinkel.

Miguel Lopes, Joãozinho e Wolfswinkel saíram, Boulahrouz foi afastado, Bruma é um caso por resolver. Leonardo Jardim lidou com as baixas e começa a apresentar as suas alternativas, sem fugir a sete pés do projeto anterior.

Simulando um onze com jogadores mais utilizados nos compromissos de pré-época, chega-se aqui: Rui Patrício; Cédric, Maurício, Marcos Rojo e Jefferson; William Carvalho e Adrien Silva; Carrillo, André Martins e Diego Capel; Wilson Eduardo.

Fito Rinaudo, ainda à procura da melhor forma, e Eric Dier seguem logo atrás no ranking de utilização. Restam dúvidas em torno do tridente ofensivo, já que Fredy Montero chegou mais tarde. Muda tudo, ou há mais semelhanças que diferenças?

Jesualdo Ferreira fica diretamente ligado à pior época do futebol do Sporting, clube onde entrou para não ser treinador e acabou por sê-lo, apanhando um comboio em andamento, desgovernado, sem conseguir inverter o seu rumo.

A experiência não convenceu Bruno de Carvalho mas António Salvador recuperou a confiança no treinador que fez o Sp. Braga saltar para outro patamar competitivo. Curiosamente, o presidente arsenalista também apostara em Leonardo Jardim sem considerar que os resultados finais foram suficientes.

«Quanto às minhas saídas dos clubes, o tempo deu-me razão. Nenhum dos clubes conseguiu melhores resultados depois de eu sair de lá. Isso deixa-me satisfeito com o meu trabalho», salientou Jardim, na sua apresentação como treinador do Sporting. Jesualdo Ferreira tentará contrariar esta lógica no Minho, Leonardo Jardim procurará fazer melhor que o seu antecessor em Alvalade.

O campeonato grego é outro ponto em comum na carreira dos dois treinadores que nunca se cruzaram. Jesualdo esteve no Panathinaikos entre 2010 e novembro de 2012, abandonando o cargo antes dos duelos com o Olympiakos, que acumulara uma vantagem de 15 pontos na tabela classificativa. Jardim foi seu adversário durante alguns meses, no comando técnico do campeão helénico, contribuindo para a revalidação do título sem evitar o despedimento em janeiro de 2013, por divergências com o presidente do clube.

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Sp. Braga vence Sporting e conquista torneio do Guadiana
Golo de Edinho dá segunda vitória à formação minhota em Portimão, depois do triunfo, também por 1-0, sobre o West Ham.

O Sporting de Braga conquistou nesta quarta-feira o torneio do Guadiana, depois de ter triunfado em Portimão sobre o Sporting por 1-0.

Um golo de Edinho deu o segundo triunfo da formação minhota neste torneio pelo mesmo resultado obtido na terça-feira frente aos britânicos do West Ham United.

Depois de uma primeira parte com maior domínio "leonino", a formação orientada por Jesualdo Ferreira conseguiu chegar ao triunfo já no segundo tempo, com Edinho a antecipar-se a Rojo e a responder da melhor maneira a um cruzamento de Ruben Micael.

Foi a segunda derrota consecutiva para os homens de Leonardo Jardim nesta pré-época e no torneio, depois de já terem perdido com o West Ham por 3-2 na última segunda-feira.

PUBLICO

JotaCC

Sporting-Sp. Braga, 0-1 (crónica)
Experiência para acalmar juventude leonina

Com uma equipa mais experiente, o Sp. Braga dominou a garra e intensidade própria da juventude leonina e conquistou a 13ª edição do Troféu do Guadiana. Edinho marcou o único golo.


Quando aos 7 minutos Wilson Eduardo combinou com Gerson Magrão percebeu-se que o Sporting não iria estar preso a um sistema. Eduardo, com a mão, não deixou o brasileiro festejar o primeiro golo com a nova camisola. Wilson Eduardo, com tendência a juntar-se a Montero na zona central, abria o corredor esquerdo a Magrão. Na prática, o 4x3x3 inicial alternou muitas vezes com o 4x4x2. E resultava, pelo menos na construção de oportunidades. Como aos 29 minutos, agora com Adrien a solicitar Magrão. O remate foi deficitário.

Magrão, que já disse preferir pisar terrenos na esquerda, dá a possibilidade dessa flexibilidade tática durante o jogo. Com André Martins e Adrien isso não será tão exequível. Adrien assume o papel de construtor (que, com Martins, passa a 8), tarefa para a qual parece mais talhado.

Montero, o elemento mais fixo na área, poderia ter ido para o descanso como MVP, se o instinto matador fosse tão eficaz como a movimentação. Só assim se explicam os falhanços aos 19 minutos - após um mau atraso de Nuno André Coelho para Eduardo, que não chegou a tempo de anular o lance, e viu Cédric cruzar para o interior da área, onde não acertou na bola, quando tinha tudo para finalizar com êxito -, e aos 38 minutos, quando assistido por Carrillo, rematou contra Eduardo, num lance em que os sportinguistas pediram grande penalidade. O árbitro mandou seguir. O mesmo pecado aos 72 minutos, quando falhou após dominar bem no peito.

Pelo que já foi escrito, não é difícil perceber que só deu Sporting, até ao intervalo. Por mérito e pela atitude expectante do Braga (o empate chegava-lhe para vencer o troféu), com um jogo mais pensado e menos apressado que o dos leões, e assente no 4x3x3, que Jesualdo Ferreira tanto gosta. Aos 10 minutos, após boa combinação entre Alan, Pardo e Salvador Agra, que rematou na área, com a bola a passar próxima da base do poste esquerdo da baliza de Rui Patrício, teve a única oportunidade até ao intervalo. Tal como no jogo com o West Ham, o Sporting voltou a dar muito espaço na área, deixando Salvador Agra sem marcação.


A intensidade leonina não foi tão forte na segunda-metade e sofreu rude golpe aos 52 minutos, quando Edinho ganhou de cabeça a Marcos Rojo (outra vez ligado de forma negativa aos golos sofridos no Algarve), fazendo a bola bater na barra e cair para dentro da baliza de Rui Patrício. Ruben Micael fez a assistência e podia ter abatido definitivamente os leões dois minutos depois, com um remate muito perigoso, que passou a rasar o poste esquerdo da baliza de Rui Patrício.

Com uma equipa mais experiente e matreira, o Braga aguentou a pressão final leonina, mostrando argumentos para discutir os lugares cimeiros do campeonato. Apesar de não ter sido sujeita a muito trabalho, a defesa leonina ainda causa dores de cabeça a Leonardo Jardim, como se viu nos golos sofridos no Algarve. Mas tem matéria-prima suficiente para reverter a última campanha.

Ficha de jogo:

Estádio Municipal de Portimão
Árbitro: Ivo Santos (Algarve)
Auxiliares: Filipe Pereira e Bruno Brás
4º árbitro: Pedro Oliveira

SPORTING: Rui Patrício; Cedric, Mauricio, Rojo e Jeferson; William Carvalho e Adrien (Rinaudo, 56); Wilson Eduardo, Gerson Magrão (Ponde, 65) e Carrillo (Capel, 46); Montero (Cissé, 73).

SP. BRAGA: Eduardo; Miljkovic, Paulo Vinícius Nuno André Coelho e Joãozinho; Alan (Luís Carlos, 46), Custódio (Mauro, 46) e Ruben Micael; Salvador Agra (Hélder Barbosa, 78), Edinho e Pardo (Rafa, 84).

Ao intervalo: 0-0
Marcadores: 1-0 por Edinho (52min)
Disciplina: cartão amarelo a Eduardo (50min), Joãozinho (69min)

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Sp. Braga vence Sporting e conquista Torneio do Guadiana
O Sp. Braga conquistou o Torneio de Guadiana ao vencer o Sporting por 1-0. Edinho marcou o único golo do encontro, aos 52 minutos.

Sob a arbitragem de Ivo Santos, do Algarve, no Estádio Municipal de Portimão, com a assistência de cerca de cinco mil espectadores, as equipas alinharam da seguinte forma:

Sporting: Rui Patrício, Cédric, Maurício, Marcos Rojo, Jefferson, William Carvalho, Adrien (Rinaudo, 56), Gerson Magrão (Cristian Ponde, 65), Carrillo (Capel, 46), Montero (Cissé, 73) e Wilson Eduardo.

Suplentes: Marcelo Boeck, Welder, André Martins, Capel, Evaldo, Rinaudo, André Santos, Ruben Semedo, Chaby, Cristian Ponde e Cissé.

Sp. Braga: Eduardo, Miljkovic, Paulo Vinicius, Nuno André Coelho, Joãozinho, Custódio (Mauro, 46), Alan (Luiz Carlos, 46), Ruben Micael, Salvador Agra (Hélder Barbosa, 78), Edinho e Pardo (Rafa, 84).

Suplentes: Cristiano, João Pedro, Luiz Carlos, Hélder Barbosa, Luís Silva, Rafa, Florent, Yazalde, Santos e Mauro.

TSF

JotaCC

Sporting-Sp. Braga, 0-1 (destaques aos novos guerreiros)
Eduardo segurou para Edinho resolver

Eduardo

Um dos principais obreiros da vitória minhota. Defesas decisivas, principalmente na primeira-parte, mostrando ser uma mais-valia na equipa minhota.

Miljkovic

Muito contido, pouca ajuda deu a atacar. Mas, a defender, não complicou e pouco vacilou, face à avalanche ofensiva leonina, principalmente na primeira parte.

Joãozinho

Leonardo Jardim não deve ter gostado do que fez Carrillo e retirou-o do jogo ao intervalo. Um dos culpados foi Joãozinho, que não deixou o ex-companheiro ser elogiado como o tinha sido nos outros jogos dos leões.

Salvador Agra

É um dos que mais desequilíbrios faz no ataque dos minhotos, e está numa forma apreciável, que faz Paulo Bento ter-lhe debaixo de olho. Face às incidências do jogo, não foi tão solicitado ofensivamente, mas quando tal aconteceu, fez sobressair os seus dotes.

Edinho

Tocou duas ou três vezes na bola e marcou um golo. Era exigível mais? Para a torrente ofensiva que a equipa teve, e para o que se pede (golos) a um ponta-de-lança, cremos que não. Um golo que valeu a conquista do torneio e a sua eleição como melhor jogador da prova.

Pardo

Voltou a estar apagado, depois de se exibir em grande no primeiro jogo que fez com a camisola dos arsenalistas. A continuar assim, poderá ter Hélder Barbosa à perna, para lhe roubar o lugar.

Luiz Carlos

Entrou para o lugar de Alan e deu outra estabilidade, fechando melhor o meio-campo, mais próximo do trinco e de Ruben Micael, do que o capitão dos minhotos. Outro que está muito perto da titularidade.

Rafa
Esteve seis minutos em campo, tempo insuficiente para se mostrar.


Jesualdo: «Sporting foi superior em grande parte do tempo»
Sp. Braga bate leões

O treinador do Sp. Braga, Jesualdo Ferreira, em declarações à RTP Informação, após a vitória por 1-0, no torneio Guadiana, sobre o Sporting, clube que orientou no final da época passada:

«Não fizemos um bom jogo, mas soubemos sofrer e tirar vantagem do nervosismo do adversário. Ontem fomos melhores, mas nos dois jogos merecemos ganhar o torneio. Quanto sobre se o Sp. Braga parte á frente do Sporting na luta pelo terceiro lugar, o Sporting tem uma atitude em campo muito boa e isso é importante para a gestão de um plantel de um clube grande. O Braga mudou, temos vindo a trabalhar de forma positiva com um grupo muito bom. Esta vitória serviu para provar que frente a um grande somos capazes de ganhar um jgo e discutir muito tempo o resultado. Não tivemos um plano técnico aceitável, creio que o Sporting também não, mas foi um jogo bem disputado. O Sporting foi-nos superior em grande parte do tempo, mas o Sp. Braga foi capaz de sair de períodos menos bons e agradou-me como equipa.»

Sobre as opções Alan e Micael no meio-campo e melhoria no jogo com entradas de Mauro e Luiz Carlos:

«Estamos num momento de apreciar jogadores, estamos a trabalhar com cargas elevadas e os desempenhos não são aqueles que pretendemos ver dentro de pouco tempo. É cedo para dizer. Se tiver seis ou sete opções em vez de três somos mais fortes.

«Especial defrontar o Sporting? Já tenho muitos jogos com o Sporting, é sempre especial.»

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Edinho: «Estou feliz por ser o melhor do torneio»
Sp. Braga bate Sporting e conquista Guadiana

Edinho, avançado do Sp. Braga, em declarações à RTP Informação, após os minhotos conquistarem o Torneio Guadiana, com um triunfo por 1-0 sobre o Sporting. O internacional português marcou o único golo do jogo e recebeu o prémio de melhor futebolista da prova:

«Estou feliz por ser o melhor do torneio, mas quero enaltecer o que a equipa fez. Fizemos dois jogos belos e merecemos vencer. O Sporting é uma grande equipa e clube, nós queremos consolidar o nosso jogo. Concorrência de Éder? Com Éder, Yazalde ou quem estiver na posição de atacante. O Braga é um clube grande, com prestígio, logo tem de haver competitividade.»

MAIS FUTEBOL

JotaCC

«Enalteço o trabalho da equipa» - Edinho

Edinho fez o golo que valeu a vitória sobre o Sporting e foi também eleito o melhor jogador do Torneio do Guadiana. O avançado, contudo, divide louros com a equipa.

«Obviamente que fico feliz, mas acima de tudo devo enaltecer o trabalho da equipa. Fizemos dois jogos de grande qualidade», afirmou Edinho, que recusou abordar a luta com o adversário desta noite no campeonato:

«O Sporting é um grande clube e tem uma grande equipa. Fizemos o nosso trabalho e vamos continuar a trabalhar para podermos entrar bem no campeonato.»

Questionado sobre a luta pela titularidade, nomeadamente com Éder e Yazalde, Edinho referiu: «O SC Braga é um grande clube e tem de haver competitividade. O importante é todos pensarem em dar o melhor para ajudar a equipa.»


«Merecemos vencer o torneio» - Jesualdo Ferreira

O treinador do SC Braga reconhece que ainda tem muito trabalho pela frente, mas considera que a sua equipa mereceu vencer o Torneio do Guadiana.

«Temos de trabalhar muito e melhorar muito. Não fizemos um grande jogo, ontem [frente ao West Ham, vitória por 1-0] estivemos melhores, mas penso que no conjunto dos dois jogos merecemos vencer o torneio», afirmou Jesualdo Ferreira, na habitual flash interview no final da partida com o Sporting.

Questionado se esta vitória poderia ser o pronuncio de vantagem do SC Braga na luta pelo terceiro lugar do Campeonato, Jesualdo Ferreira considerou: «É prematuro comparar as duas equipas. Penso que o Sporting tem um plantel e uma atitude dentro do campo muito boa, enquanto o SC Braga, depois de vários anos em muito bom plano, está novamente em construção. Não tivemos num nível aceitável em termos técnicos e é verdade que o Sporting poderia ter marcado primeiro em duas ou três situações, mas conseguimos sair de momentos menos bons e passar para situações de controlo.»

A BOLA