News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 06/08

Started by JotaCC, 06 de August de 2013, 08:03

Previous topic - Next topic

JotaCC

Sp. Braga: Pedro Santos pronto para o West Ham

O Sporting Clube de Braga voltou ao Algarve em mais um miniestágio de pré-temporada e ontem já realizou duas sessões de treino. O objectivo desta presença em terras algarvias é a participação no Troféu do Guadiana, competição na qual os arsenalista entram hoje em acção com um confronto contra os ingleses do West Ham United.

No regresso aos trabalhos no Algarve, a nota de destaque foi mesmo a presença do jovem extremo Pedro Santos nos treinos, apresentando-se a cem por cento e voltando assim a fazer parte das opções do treinador Jesualdo Ferreira.

Pedro Santos tinha sofrido um traumatismo no tornozelo no jogo com o Hull City, último do estágio de pré-época, mas já se encontra recuperado e por isso é opção para os jogos de hoje e amanhã, contra West Ham United e Sporting, respectivamente.

Recorde-se que para manter a coesão e união do grupo, o técnico levou para o Algarve todos os jogadores do plantel e a equipa por aí se vai manter até sexta-feira, dia em que viaja para Inglaterra, onde defronta o Newcastle United, no sábado.

West Ham United

Treinador inglês diz que Sp. Braga e Sporting são "equipas de Champions"
Neste Troféu do Guadiana, o Sp. Braga vai defrontar o Sporting e os ingleses do West Ham United. O treinador Sam Allardyce, dos 'hammers' (assim é conhecido o West Ham United em Inglaterra), confessou que enfrenta esta competição com orgulho por defrontar dois adversários que considera "equipas de Champions".

"A qualidade dos dois jogos foi o que nos chamou a atenção para este local à última hora", disse o treinador inglês ao site oficial do seu clube, depois da equipa ter sido confirmada apenas na semana passada. "São duas equipas de nível de Champions League, o Sporting e o Sp. Braga", acrescentou Allardyce.

O West Ham entrou ontem em acção, contra o Sporting, num jogo que terminou com vitória dos ingleses por 3-2.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

ABC/UMinho: Regressar à Europa é o objectivo

Prontos para atacar a nova temporada. Foi com este sentimento que os jogadores que compõem o novo plantel do ABC/UMinho se apresentaram, ontem, no regresso ao trabalho, tendo em vista a preparação da temporada 2013/2014.

Foi um regresso com algumas caras novas, sendo quatro reforços oriundos de outros clubes e quatro jogadores das camadas jovens academistas (três juniores e um juvenil).
A equipa técnica mantém-se com Carlos Resende no comando e o treinador considera que apesar das várias mudanças realizadas no plantel, o clube está pronto para lutar pelos seus objectivos na nova temporada.

"Temos várias ausências motivadas por diversos factores: jogadores que deixaram de jogar, como o Luís Bogas e o José Ricardo Costa, atletas que saíram para outros clubes, como o Miguel Sarmento que vai para o fC Porto, o José Pedro Coelho que não chegou a acordo com o clube. e também o Sérgio Caniço, da nossa formação, que entendeu dar seguimento à sua carreira noutro clube", começou por referir, acrescentando que os reforços equilibram a equipa e, num misto de juventude e experiência, dão as garantias para a luta pelos objectivos. Por isso, as ambições estão também renovadas: "temos quatro reforços que vêm de outros clubes e depois alguns atletas que são da nossa formação e que vão estar na equipa sénior. Temos alguns juniores e um juvenil que vão treinar connosco e ser opções para nós. Temos jogadores muito jovens, mas também temos atletas muito experientes. A coluna vertebral da equipa mantém-se. Temos os mesmos guarda-redes, defesas centrais, central e pivot. Há mudanças em quase todas as outras posições, mas vamos tentar que a nossa estrutura se mantenha semelhante e que tenhamos a felicidade que faltou no ano passado. No início de uma temporada partimos sempre com ambições renovadas. Esperamos ter a felicidade que nos faltou na época passada".

Quanto a metas para a nova época, Carlos Resende aposta no regresso à Europa e na luta pelos lugares cimeiros a nível nacional. "Os objectivos são os mesmos. Queremos devolver o ABC à Europa e para isso temos que estar nos três primeiros, mas se acontecer como o ano passado o quarto classificado também vai às provas europeias", finalizou.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

AUSÊNCIA DE GOLOS PEDE NOVO AVANÇADO
TUDO POR UM PONTA DE LANÇA >>Em cinco jogos de preparação, apenas um golo foi apontado por um avançado, Edinho, acentuando a urgência de reforço do sector

Perante a desistência da contratação de Kléber, o Braga continua no mercado com o objetivo de contratar um ponta de lança e os números da pré-época explicam porquê. Até agora, os arsenalistas já realizaram cinco jogos de preparação e apenas por uma vez chegaram ao golo por intermédio de um ponta de lança. Esta preocupante ausência de golos por parte dos homens do centro do ataque, Edinho e Yazalde, aumenta a necessidade de Jesualdo Ferreira encontrar mais uma alternativa para um sector órfão da sua principal referência, Éder.


Pontas de lança Edinho e Yasalde têm mostrado pouca eficácia

O ponta de lança internacional português, operado ao joelho direito em março, abdicou das férias para acelerar a recuperação, mas só mesmo no final de setembro ou no início de outubro deverá estar apto a competir, pelo que o número de jogos oficiais em que ficará de fora, contando com campeonato e Liga Europa, poderá chegar à dezena. Edinho e Yazalde tardam em mostrar argumentos que façam esquecer Éder e, por isso, não admira que os responsáveis bracarenses definam, nesta altura , como prioritária a aquisição de mais um ponta de lança.
Até se estrear no campeonato, no dia de 18 agosto, frente ao Paços de Ferreira, o Braga realizará mais três ensaios, todos com adversários de respeito, e tanto Edinho como Yazalde terão as derradeiras oportunidades da pré-época para fazerem jus ao rótulo de goleadores. West Ham e Sporting, no Torneio do Guadiana, e Newscastle, na homenagem a Bobby Robson, colocarão à prova os dois avançados, que em conjunto renderam apenas um golo até agora na pré-temporada. Utilizados nos cinco encontros – Edinho foi titular quatro vezes e Yazalde uma apenas o ex.Académica logrou faturar, frente ao Shef field Wednesday ( 3-1). Os restantes cinco golos do Braga foram apontados por jogadores que atuam noutras posições: Pardo, João Pedro, Salvador Agra, Paulo Vinícius e Rafa. Os jogos com Bétis e Hull City terminaram a zeros.



CASOS COMPLICADOS

Éder
O avançado que o Braga recrutou na Académica lesionou-se gravemente na meia-final da Taça da Liga diante do Benfica, no dia 27 de fevereiro. Com efeito, foi submetido a uma intervenção cirúrgica no início de março para reconstruir os ligamentos cruzados do joelho direito. Uma operação deste tipo implica uma paragem nunca inferior a meio ano, pelo que, na melhor das hipóteses, o avançado internacional português só poderá voltar a competir a cem por cento em setembro. Os bracarenses encaram o regresso de Éder como um "reforço".

Kléber
Sem espaço no plantel do FC Porto, o avançado brasileiro, de 23 anos, foi visto pelo Braga como uma boa oportunidade de negócio. Chegou a estar tudo acordado entre os dois clubes, mas as constantes exigências do ponta de lança e do empresário que o representa, Carlos Neto, levaram os minhotos à desistência. Os arsenalistas preparavam-se para comprar uma percentagem do passe por um milhão de euros e passar a contar com um ponta de lança que, apesar de atravessar um momento difícil, já mostrou potencial (no Marítimo) para singrar a este nível.



Pedro Santos recuperado

Duas semanas depois de ter saído do jogo-treino frente aos ingleses do Hull City com um traumatismo no tornozelo direito, Pedro Santos voltou a treinar sem limitações. O jovem extremo contratado ao Vitória de Setúbal foi a novidade do dia de ontem e aumentou, assim, o leque de opções de Jesualdo Ferreira. Neste momento, o treinador dos minhotos apenas não pode contar com Sasso e Éder. Ainda assim, quer o central quer o ponta de lança estão com a equipa no Algarve, onde prosseguem os respetivos planos de recuperação.



Mais um dia preenchido

O programa do Braga na pré-temporada prossegue hoje com mais um dia intenso para os jogadores de Jesualdo Ferreira. Depois de treino e viagem para o Algarve no domingo, a equipa realizou ontem duas sessões de trabalho e hoje vai defrontar o West Ham para o Torneio do Guadiana. O jogo terá lugar no Estádio Municipal de Portimão, às 21h15, e será transmitido em direto na RTP 1. Tal como se verificou nos dias dos jogos anteriores, Jesualdo Ferreira não abdica do treino matinal.



Jardim volta a ser opositor

A participação do Braga no Torneio do Guadiana encerra uma curiosidade: os minhotos vão reencontrar novamente o seu antigo treinador, Leonardo Jardim, nesta competição de pré-época. Há um ano, o atual técnico do Sporting, acabado de sair do Braga, cruzou-se com os arsenalistas no comando do Olympiacos: 1-1 foi o resultado, com Lima a marcar para a equipa de José Peseiro.



Rui Vieira assinou por dois anos

O Marítimo assegurou a contratação de Rui Vieira, guarda-redes que na época passada representou o Covilhã. Formado nas camadas jovens do Braga, o guardião de 21 anos representou ainda o Maria da Fonte e o Vizela. A transferência foi conduzida pelo agente FIFA Jorge Miguel Brandão, da empresa Bestfut, tendo o guarda-redes assinado um contrato válido para os próximos dois anos. Na Madeira, Rui Vieira vai ter a concorrência do brasileiro Wellington e dos portugueses Marafona e José Sá. Com enorme margem de progressão, Rui Vieira vai ter oportunidade de evoluir com Joaquim Loureiro, treinador de guarda-redes da equipa principal maritimista, podendo ainda ganhar rodagem nos jogos da equipa B.



PASCAL E DIOGO BITTENCOURT NÃO CONTINUAM NA FEIRA

O avançado Pascal, proveniente do Bangladesh para tentar singrar no Feirense, não vai continuar no clube por decisão do treinador Pedro Miguel. O jogador, que realizou apenas alguns treinos e marcou no Torneio da Feira, já não compareceu na sessão matinal de ontem. Já Diogo Bittencourt (na foto), que inicialmente interessou ao técnico, tendo a Direção efetuado contactos com o Braga para o seu empréstimo, acabou também por ver Pedro Miguel mudar de opinião, pelo que será dispensado, como já tinha acontecido com os ex-jogadores do Chaves Edu e Álvaro. Por outro lado, Jonathan, jogador da formação do Feirense, regressa após empréstimo ao Trofense.

O JOGO

JotaCC

ABC PARA A EUROPA
Carlos Resende, no terceiro ano consecutivo no Flávio Sá Leite, quer devolver o clube aos palcos internacionais

Na época em que se cumprirão 20 anos da presença do ABC na final da Liga dos Campeões – perdida para os espanhóis do Teka de Santander, com 22-22 em Braga, a 23 de abril de 1994, e 23-21 em Santander, no dia 30 seguinte – , o arranque dos trabalhos dos minhotos ficou ontem marcado por uma meta bem definida. "Vamos tentar o resultado que não conseguimos no ano passado, que é devolver o ABC à Europa. É esse o nosso grande objetivo para esta época, alcançar um lugar que dê acesso às competições europeias", disse Carlos Resende, a iniciar a terceira época consecutiva no comando técnico dos minhotos.


Preparados Jogadores do ABC já re reuniram no Flávio Sá Leite e começaram a trabalhar

"Outras equipas têm os mesmos objetivos. Sabemos que não será fácil, mas se fosse não estávamos cá nós, qualquer um o conseguiria

Carlos Resende, treinador ABC


O plantel às ordens de Resende foi remodelado, tornou-se mais "novo", registando as saídas de Luís Bogas e José Ricardo Costa, que acabaram a carreira, e de Miguel Sarmento (FC Porto), José Pedro Coelho, Sérgio Caniço (ISMAI) e José Rolo (1º de Agosto), que mudaram de emblema. Em sentido inverso, chegaram Carlos Siqueira, João Paulo Pinto (ex-Belenenses), Nuno Grilo (ex-Benfica) e Diogo Branquinho (ex-São Bernardo) e subiram três juniores – Tomás Albuquerque, Emanuel Ribeiro e Vasco Areias. Um juvenil, Rui Rolo, irmão de José Rolo, que emigrou para Angola, vai cumprir a pré-época.
"Este ano temos uma equipa diferente, a equipa possível, saíram jogadores importantes e pelos mais variadíssimos motivos, desde atletas que terminaram a carreira, a ter havido uma mudança para o FC Porto e até porque não tínhamos condições financeiras", explicou ainda o técnico, admitindo: "Temos condições diferentes, partimos com uma equipa mais jovem, um orçamento mais reduzido, mas com a ambição renovada."
Seja como for, Carlos Resende insiste na tentativa de "desportivamente fazer melhor", mesmo sabendo que a tarefa será árdua: "Outras equipas têm objetivos semelhantes. Sabemos que não será fácil, mas se fosse não estávamos cá nós, qualquer um o conseguiria."

O JOGO

JotaCC

Jesualdo ensaia o regresso às vitórias
Braga faz hoje, em Portimão, com o West Ham, o antepenúltimo teste da pré-época. Pedro Santos está apto

COM TRÊS JOGOS em cinco dias, o Braga inicia hoje os últimos ensaios da pré-época. Com o plantel ainda incompleto, à espera de um avançado, Jesualdo Ferreira prepara a equipa para a estreia na Liga, frente ao Paços de Ferreira, sem perder de vista o play-offda Liga Europa, também a disputar este mês.


Jesualdo Ferreira deverá rodar quase todo o plantel nos dois jogos no Algarve

O professor tem 26 jogadores disponíveis no mini-estágio que a equipa está a realizar no Algarve, tendo em vista a participação no Torneio do Guadiana. Acircunstância de o Braga ser obrigado a fazer dois jogos em dois dias seguidos – hoje com o os ingleses do West Ham, amanhã com o Sporting – vai motivar Jesualdo Ferreira a fazer a rotação do plantel, sendo que dos 28 jogadores que estão no Algarve, só Sasso e Éder não estão em condições de competir. Certa é a recuperação de Pedro Santos. O extremo debelou um traumatismo num tornozelo contraído no jogo com o Hull City e ontem já se treinou em pleno, nas duas sessões que o Braga realizou em solo algarvio.
Com três empates consecutivos registados nos últimos três jogos de preparação, os minhotos vão tentar retomar o caminho do triunfo, no quarto jogo da pré-época com equipas inglesas, ciclo que fecha no próximo sábado, no reduto do Newcastle.
Enquanto a equipa trabalha no Algarve, a SAD procura resolver a contratação de mais um avançado. Falhada a contratação de Kléber, o português Hugo Vieira é uma alternativa, mas o nome do egípcio Hassan, do Rio Ave, também estará nas cogitações...



Marítimo
RUI VIEIRA GARANTIDO PARA A BALIZA


O guarda-redes Rui Vieira, de 21 anos, é o mais recente reforço, tendo assinado um contrato de duas épocas com mais duas de opção. O guardião, ex-Covilhã, jogou na formação do Braga e representou ainda o Maria da Fonte e Vizela.


JN

JotaCC

Éder volta ao radar da Lazio

Com notável perspicácia, a versão italiana da Wikipédia colocou ontem em linha durante alguns minutos a informação de que Éder se transferira para a Lazio de Roma.

A informação chegou em tempo oportuno, pois no mesmo dia voltou a falar-se do interesse do clube italiano no possante avançado dos guerreiros depois de o assunto ter inicialmente vindo à baila no mercado de janeiro.

A BOLA

JotaCC

SC Braga defonta West Ham no Torneio do Guadiana
O SC Braga defronta o West Ham, em jogo a contar para o Torneio Guadiana, a partir das 21h15, no Estádio de Portimão, iniciando o último ciclo de preparação com vista à época 2013-14.

A equipa bracarense faz hoje o antepenúltimo teste antes do início oficial da época.

Depois dos ingleses a equipa minhota defronta amanhã o Sporting no fecho do torneio pelo que será lógico e natural que o treinador Jesualdo Ferreira faça rodar todos os jogadores do plantel.

Para o Algarve o Jesualdo Ferreira levou 28 jogadores, sendo que nesta altura só Sasso e Éder estão inaptos para a competição. Em sentido inverso está Pedro Santos já recuperado de um traumatismo num tornozelo.

Ainda à espera de um avançado o técnico dos "arsenalistas" do Minho prepara a equipa para a estreia na Liga, frente ao Paços de Ferreira, sem descurar o "playoff" da Liga Europa que se realiza durante este mês.

Nos bastidores os dirigentes procuram assegurar a contratação do ponta-de-lança em falta. Gorada a hipótese Kléber os nortenhos viram-se para outros dois nomes possíveis: Hugo Vieira, do Benfica, e o egípcio Hassan, do Rio Ave.

Nos últimos 3 jogos de preparação a equipa do SC Braga somou outros tantos empates pelo que tentarão desta vez chegar ao triunfo.

No próximo sábado os bracarenses defrontam o Newcastle, em Inglaterra.

RTP

brigada da relote


JotaCC

Pepe regressa para particular com Holanda, Hugo Almeida de fora

O regresso de Pepe constitui o principal destaque na lista de 23 jogadores convocados por Paulo Bento para o encontro de preparação da Seleção Nacional com a Holanda, marcado para o próximo dia 14 (20.30 horas), no Estádio Algarve.

Em sentido inverso, Hugo Almeida, André Martins e Sereno, jogadores que haviam sido chamados para a partida com a Rússia, de qualificação para o Mundial de 2014, e para o particular com a Croácia, ficam de fora dos eleitos.

O ensaio com a Holanda antecede o jogo da equipa das quinas com a Irlanda do Norte, a 6 de setembro, em Belfast, referente ao Grupo F de apuramento para a competição que vai decorrer no Brasil. Portugal ocupa a primeira posição, com 14 pontos, mais dois do que a Rússia, que tem dois jogos em atraso.

Lista de convocados:

Guarda-redes - Beto (Sevilha), Eduardo (SC Braga) e Rui Patrício (Sporting);

Defesas - João Pereira (Valência), Fábio Coentrão (Real Madrid), Bruno Alves (Fenerbahçe), Ricardo Costa (Valência), Sílvio (Benfica), Pepe (Real Madrid) e Neto (Zenit);

Médios - Raul Meireles (Fenerbahçe), João Moutinho (Mónaco), Miguel Veloso (D. Kiev), Custódio (SC Braga), Rúben Amorim (Benfica) e Rúben Micael (SC Braga);

Avançados - Nani (Manchester United), Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Varela (FC Porto), Vieirinha (Wolfsburgo), Hélder Postiga (Saragoça), Danny (Zenit) e Nélson Oliveira (Rennes).

A BOLA

JotaCC

Sp. Braga continua sem perder na pré-temporada
FC Porto, Benfica e Sporting já souberam o que é perder na preparação para a nova época. Já os bracarenses seguem invictos.

No sétimo encontro da pré-temporada o Sporting de Braga manteve a invencibilidade e, desta vez, bateu, com toda a justiça, o West Ham por 1-0, em jogo do Torneio do Guadiana.

O jogo foi totalmente dominado pela equipa portuguesa que chegou ao golo da vitória no segundo tempo, por intermédio do reforço Rafa (contratado ao Feirense), um dos jogadores que mais se tem destacado nesta pré-época.

Os minhotos já tinham jogado com o Sp. Braga B (1-0), Sheffield Wednesday (3-1), Farense (1-0), Betis (0-0), Hull City (0-0) e Norwich (2-2) sem saberem o que era perder. Ontem, acrescentaram mais um adversário à lista e preparam agora o embate com o Sporting (quarta-feira, 21h15, RTP1).

Os ingleses, que na véspera tinham derrotado os "leões" por 3-2, entraram em campo com uma equipa muito diferente. A formação londrina manteve apenas dois jogadores: o defesa Tomkins e o ponta-de-lança Maiga.

Também o Sp. Braga promoveu muitas alterações em relação ao encontro de apresentação aos sócios, no sábado. Nuno André Coelho foi o único jogador "repetente" nos titulares. Jesualdo Ferreira preferiu guardar a sua melhor formação para o encontro com o Sporting, amanhã. Mas os bracarenses não se ressentiram. Foram a melhor equipa, dominaram, remataram mais do dobro das vezes do que o adversário e tiveram vários lances perigosos.

Os remates de Hélder Barbosa e Luis Carlos (especialmente este último) no primeiro tempo, foram os lances de maior perigo, abrindo caminho para o golo, que chegaria já na segunda parte, após uma boa desmarcação de Yazalde que obrigou a uma defesa incompleta do guarda-redes adversário, aproveitada na recarga por Rafa.

Até ao final, Mauro ainda obrigou o dono da baliza do West Ham a uma defesa muito apertada, justificando por completo o triunfo já que Eduardo, guarda-redes que entrou no segundo tempo, foi quase só um espectador.

PUBLICO

JotaCC

Sp. Braga-West Ham, 1-0 (crónica)
Rafa materializou ascendente arsenalista

Um golo de Rafa na segunda parte chegou para o Braga vencer o West Ham, e discutir, esta quarta, a conquista da 13ª edição do Torneio do Guadiana.

Conforme confessou após o estágio efetuado no final de julho, no Algarve, Jesualdo Ferreira já tem a base do onze titular definido, e reservou-o para o jogo de amanhã, com o Sporting.

Mas não foi por isso que se viu em Portimão um Braga ambicioso.

Com Luiz Carlos em bom plano, os arsenalistas do Minho cedo tomaram as rédeas do jogo, e instalaram-se no meio-campo do adversário. Rafa e Hélder Barbosa agitavam junto às linhas, e Yazalde esteve destemido a enfrentar os calmeirões da defesa britânica. Além de que houve uma transfiguração na agressividade dos ingleses em relação ao jogo da véspera, com o Sporting, agora numa atitude bem mais branda, o que permitiu espaço à técnica dos minhotos.

Aos 13 e aos 18 minutos, Hélder Barbosa teve oportunidade de aplicar o seu forte remate, só que a direção não foi a melhor, tal como num livre de Santos. Nas três ocasiões, a bola passou próximo dos postes. A melhor oportunidade na primeira parte pertenceu a Luiz Carlos, que após triangular com Hélder Barbosa, finalizou no interior da área, com a bola a rasar a barra.

A história não se alterou e a justiça da vitória da equipa de Jesualdo Ferreira foi materializada com um golo de Rafa (volta a marcar depois de o ter feito contra o Norwich), aos 64 minutos.

Um triunfo, daria ao West Ham a conquista do torneio, mas Sam Allardyce olhou mais para a rotação dos seus jogadores, e manteve apenas três jogadores do onze que jogou com o Sporting, e que albergou os previsíveis titulares. Nesse aspeto, as duas equipas equivaleram-se, como explicamos no segundo parágrafo.

Sujeitou-se a um resultado adverso (o que veio a acontecer) e a ficar à espera do resultado do jogo de amanhã. Assim, o Sporting ¿ Braga de amanhã, é uma autêntica final, porque deixa em aberto a conquista do torneio, às três equipas.


Ficha de jogo

Estádio Municipal de Portimão
Árbitro: Fernando Santos (Algarve)
Árbitros-auxiliares: Paulo Silva e Bruno Brás
4º árbitro: Diogo Gomes

Sp. Braga ¿ Cristiano (Eduardo, 46); Baiano, Nuno André Coelho (Paulo Vinícius, 46), Santos e Herbert (Florent, 46); Luís Silva (Alan, 65), Mauro e Luís Carlos; Rafa (Salvador Agra, 77), Yazalde (84) e Hélder Barbosa (João Pedro, 46)
Treinador: Jesualdo Ferreira

West Ham - Castillo; Demel, Collins, Tomkins (Mpanzu, 63) e Rat-Dinca (Potts, 77); Diame, Diarra e Taylor (Nolan, 63); Vaz Tê, Maiga (Morrison, 46) e Collison
Treinador: Sam Allardyce

Ao intervalo: 0-0
Marcadores: 1-0, por Rafa (64)
Disciplina: cartão amarelo para Demel (21), Mpanzu (76) e Nolan (87)



Sp. Braga-West Ham, 1-0 (análise aos novos)
Luiz Carlos com vontade de furar a base de Jesualdo

Herbert
Noite tranquila. O West Ham pouco atacou no primeiro período, e o defesa contratado ao Trofense teve pouco trabalho. E o que teve, despachou a preceito.

Luís Silva
Pelo que se viu do West Ham no jogo anterior com o Sporting, antevia-se muito trabalho ¿ principalmente físico ¿ para o meio-campo arsenalista. Mas, ao invés, os ingleses estiveram brandos, e Luís Silva, com espaço, pôde evidenciar boa leitura, como interior-esquerdo, dividindo com Luiz Carlos, a germinação das movimentações ofensivas da equipa. Dois minutos antes de sair, abriu com precisão para Yazalde, com o ressalto a sobrar para Rafa inaugurar o marcador.

Luiz Carlos
Da segunda linha de Jesualdo é o que estará mais próximo da titularidade. E em qualquer das três posições do triângulo do meio-campo. Aos 39 minutos, com uma ¿cueca¿ sobre Diarra, deu início à melhor jogada do Braga na primeira-parte, quando triangulou com Hélder Barbosa, para finalizar no interior da área, fazendo a bola passar a rasar a barra.

Rafa
Rasgos de técnica em velocidade no corredor direito, passando com relativa facilidade por Ratdinca, defesa-esquerdo do West Ham. Depois de Jesualdo Ferreira o ter testado como interior, agora tem a oportunidade de se mostrar a extremo. Marcou um golo e deixou boas indicações.

Eduardo, Salvador Agra e Edinho entraram na segunda-parte, mas com atividade idêntica: não deu para darem nas vistas, quer pela pouca produtividade dos ingleses, ou pelo pouco tempo que estiveram em campo (no caso de Salvador e Edinho).


MAIS FUTEBOL

JotaCC

Braga bate West Ham no Torneio do Guadiana
SC Braga e West Ham, no segundo jogo do Torneio do Guadiana, esta terça-feira, em Portimão, foram para intervalo empatados sem golos.

Aos 63 minutos, Yazalde rematou sesgado da direita, Adrian defendeu com o pé para a frente e Rafa, oportuno, encostou para o fundo da baliza dos ingleses.

Nas grandes penalidades, como factor de desempate, registou-se uma igualdade, 3-3, graças a duas defesas de Adrian, a remates de Aderlan Santos e Paulo Vinicius,  e outras tantas de Eduardo, a remates de Potts e Diame.

O XIII Torneio do Guadiana encerra, na quarta-feira, com o jogo entre
Sporting e Sporting de Braga (21:15), em Portimão, bastando o empate aos Guerreiros do Minho para inscrever pela primeira vez o seu nome da lista de vencedores do troféu.

Equipas:

- Sporting de Braga: Cristiano (Eduardo, 46), Baiano, Nuno André Coelho (Paulo Vinicius, 46), Santos, Hebert (Florent, 46), Mauro, Luiz Carlos, Luís Silva (Alan, 65), Rafa (Salvador Agra, 77), Yazalde (Edinho, 84) e Helder Barbosa (João Pedro, 46).

(Suplentes: Eduardo, João Pedro, Florent, Paulo Vinicius, Salvador Agra, Alan e Edinho).

Treinador: Jesualdo Ferreira.

- West Ham: Castillo, Demel, Collins, Tomkins (Mpanzu, 63), Rat-Dinca (Potts, 77), Alou Diarra, Diame, Taylor (Kevin Nolan, 63), Vaz Te, Maiga (Morrison, 46) e Collison.

(Suplentes: Jaaskelainen, Jarvis, Lee, Lletget, Morrison, Mpanzu, Noble, Kevin Nolan, Potts e Reid).

Treinador: Sam Allardyce.

Árbitro: Fernando Santos (Algarve).

Acção disciplinar: Cartão amarelo para Demel (21), Mpanzu (76) e Kevin
Nolan (87).

Assistência: Cerca de 500 espectadores.

RTP

JotaCC

Sp. Braga vence West Ham no Torneio do Guadiana
O Sporting de Braga derrotou esta terça-feira, em Portimão, os ingleses do West Ham em jogo da segunda jornada do Torneio do Guadiana e basta-lhe um empate quarta-feira frente ao Sporting para conquistar o troféu.

Jesualdo Ferreira optou por poupar os habituais titulares para o embate com os leões, apostando num onze formado por: Cristiano; Baiano, Nuno André Coelho, Santos, Hebert, Mauro, Luiz Carlos, Luís Silva, Rafa, Yazalde e Hélder Barbosa.

Hélder Barbosa e Luiz Carlos dispuseram das melhores oportunidades de golo nos primeiros 45 minutos, mas não conseguiram marcar.

No reatamento, Eduardo, João Pedro, Florent e Paulo Vinicius entraram para os lugares de Cristiano, Hélder Barbosa, Herbert e Nuno André Coelho.

Aos 63, Rafa assinou o único golo da partida na recarga a um remate de Yazalde.

Aos 65, Alan rendeu Luís Silva. Três minutos mais tarde, Mauro obrigou o guarda-redes dos ingleses a uma bela defesa.

Salvador Agra, aos 76, entrou para o lugar de Rafa, enquanto Edinho rendeu Yazalde aos 84 minutos.

Na marcação das grandes penalidades, critério de desempate no Torneio do Guadiana, registou-se um empate (3-3).

Os minhotos necessitam apenas de um empate na quarta-feira frente ao Sporting, que perdeu segunda-feira por 3-2 com o West Ham, para conquistar o troféu.

DIARIO DIGITAL

JotaCC

Sporting de Braga vence West Ham com golo de Rafa


O Sporting de Braga, da I Liga portuguesa de futebol, venceu hoje o West Ham, por 1-0, graças a um golo de Rafa, e ficou mais perto da vitória no XIII Torneio do Guadiana, que se disputa em Portimão.

No segundo jogo da competição, o domínio bracarense só se expressou no marcador na segunda parte, com um golo do médio ofensivo ex-Feirense (63 minutos), que marcou pelo segundo jogo consecutivo, depois de ter assinado um dos tentos do empate (2-2) contra o Norwich na sexta-feira.

No regresso ao Algarve, onde já tinha disputado três jogos de preparação nesta pré-época, Jesualdo Ferreira optou por escolher uma equipa recheada de "segundas opções", reservando os habituais titulares para o confronto de amanhã com o Sporting.

LUSA

JotaCC

Sporting de Braga vence West Ham com golo de Rafa
O Sporting de Braga, da I Liga portuguesa  de futebol, venceu hoje o West Ham, por 1-0, graças a um golo de Rafa, e  ficou mais perto da vitória no XIII Torneio do Guadiana, que se disputa  em Portimão.

No segundo jogo da competição, o domínio bracarense só se expressou  no marcador na segunda parte, com um golo do médio ofensivo ex-Feirense  (63 minutos), que marcou pelo segundo jogo consecutivo, depois de ter assinado  um dos tentos do empate (2-2) contra o Norwich na sexta-feira.

No regresso ao Algarve, onde já tinha disputado três jogos de preparação  nesta pré-época, Jesualdo Ferreira optou por escolher uma equipa recheada  de "segundas opções", reservando os habituais titulares para o confronto  de amanhã com o Sporting.

A equipa bracarense teve sempre ascendente durante a primeira parte,  mas, devido à pouca dinâmica, raramente incomodou o guarda-redes do West  Ham, décimo classificado na última liga inglesa, que por sua vez se limitou  ao futebol direto e se mostrou menos agressivo do que no duelo do dia anterior  com os "leões".

Helder Barbosa (18 minutos) e Santos (33) ameaçaram, mas a verdadeira  grande oportunidade do Sporting de Braga no primeiro tempo só chegou aos  39 minutos, quando Luiz Carlos, em posição frontal dentro da área, atirou  por cima.

Na segunda parte, o jogo não mudou de feição, mas os bracarenses demonstraram  maior eficácia, marcando na primeira ocasião de perigo, aos 63 minutos:  Yazalde rematou para defesa de Castillo e Rafa surgiu oportuno a desviar  para golo na recarga. Pouco depois (68), Mauro esteve perto do segundo golo mas o guardião  do conjunto inglês respondeu com uma grande defesa ao "tiro" do médio brasileiro.

Em desvantagem, o West Ham tentou responder mas optou sempre pelo pontapé  longo, situação de jogo à qual o Sporting de Braga soube sempre responder,  anulando quaisquer investidas inglesas.

Na marcação de grandes penalidades efetuada após o jogo, que poderá  servir para desempate em caso de igualdade pontual no final do torneio,  registou-se um empate 3-3. Os bracarenses Santos e Paulo Vinicius falharam  as suas tentativas.

O XIII Torneio do Guadiana encerra na quarta-feira, com o jogo entre  Sporting e Sporting de Braga (21:15), em Portimão, bastando o empate à turma  minhota para inscrever pela primeira vez o seu nome da lista de vencedores  do troféu. 

SIC