News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 06/07

Started by JotaCC, 06 de July de 2013, 08:24

Previous topic - Next topic

JotaCC

Eduardo apresenta-se segunda-feira na pedreira

É um nome já mais do que certo para a baliza da nova temporada 2013/2014. Mas só na segunda-feira Eduardo se irá apresentar em Braga, no Estádio AXA, para se juntar aos novos colegas de equipa. O experiente guardião já tinha assinado com a SAD do Sp. Braga um contrato de longa duração - por cinco temporadas - no entanto, ainda não foi oficialmente apresentado, até porque, faltavam limar umas arestas com o Génova, clube italiano com quem Eduardo mantinha mais um ano de ligação.

Desejo pessoal de Jesualdo Ferreira e do presidente António Salvador, Eduardo vai assumir um papel de destaque no onze arsenalista, num ano em que alguns dos pilares da equipa abandonaram o clube. Para além de segurar as redes como titular, Eduardo será um dos homens fortes desta nova era de Jesualdo Ferreira, não só pela história no clube, mas também por merecer total apoio e carinho dos adeptos.

Aos 30 anos, Eduardo fez toda a formação no Sp. Braga, onde cumpriu seis temporadas na equipa principal, com dois empréstimos pelo meio ao Beira- Mar e Vitória de Setúbal. Em 2010, saiu do clube bracarense por 4,5 milhões de euros para ingressar no Génova, mas a experiência internacional nunca se revelou proveitosa tendo sido emprestado ao Benfica e ao Istambul BB, na última temporada.

Fruto da escola de formação do Sp. Braga, Eduardo vai voltar a vestir a camisola bracarense a partir de segunda-feira - depois de ter recusado propostas como Benfica, Sporting e Olympiakos - dia em que regressam também os internacionais Custódio e Rúben Micael. Baliza do Sp. Braga fica fechada com Cristiano e o jovem russo Kritciuk.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

TEM OFERTA DE TRÊS ANOS
CONTRATO>>Argentino já conhece os números dos arsenalistas e, apesar de ter feito uma contra-proposta, diz preferir jogar em Portugal



O Braga já fez chegar uma proposta de contrato a Luis Fariña. Ao que O JOGO apurou, o médio tem em cima da mesa a possibilidade de assinar por três anos com os arsenalistas, mas os números oferecidos em matéria de vencimento ainda não correspondem às expectativas. O argentino gostaria que os bracarenses aumentassem um pouco a parada, ainda que já não esconda o desejo de cruzar o Atlântico e jogar na I Liga. "É um campeonato competitivo e estaria muito melhor num país como Portugal, que é mais parecido com a Argentina", confessou o argentino, em declarações à Rádio Cooperativa.
O desejo de Luis Fariña é mais um trunfo que o Braga pode utilizar no momento de negociar a transferência com o Racing, que não parece na disposição de fazer um desconto para deixar sair o jogador. O clube de Avellaneda só aceita vendê-lo por uma quantia a rondar os quatro milhões de euros e, segundo a Imprensa argentina, terá rejeitado uma oferta de 3,5 milhões de euros realizada pelo Baniyas SC, dos Emirados Árabes Unidos. No entanto, o emblema argentino não tem grande margem negocial, uma vez que Fariña vai entrar no último ano de contrato e pode sair a custo zero volvido esse tempo.
Apenas com Rúben Micael para a posição 10, a estrutura da SAD do Braga acredita que Luis Fariña poderia funcionar como uma boa alternativa ao internacional português. Aos 22 anos, o médio é descrito pelos argentinos como um dos atletas mais promissores a atuar no país, o que o torna muito apetecível aos olhos dos arsenalistas, que poderiam valorizá-lo e realizar um bom encaixe no futuro.



Eduardo vem por empréstimo
CONFIRMADO>>Guarda-redes é cedido pelo Génova até junho de 2014, altura em que já poderá assinar um contrato de longa duração com os minhotos

Depois de alguns avanços e recuos, Braga e Génova já chegaram a um acordo para a regresso de Eduardo ao clube minhoto. O internacional português chega ao AXA por empréstimo até junho de 2014, altura em que ficará livre do compromisso assumido com os italianos em 2010, podendo assinar livremente um contrato de longa duração com os bracarenses. Jesualdo Ferreira ganha, assim, o guarda-redes que sempre quis para a próxima temporada, na qual o objetivo passará por terminar o campeonato num dos lugares do pódio, chegar o mais longe possível na Liga Europa e repetir a conquista de um troféu (Taça de Portugal ou Taça da Liga).
Limadas todas as arestas que restavam entre o Braga e o Génova, tudo aponta para que Eduardo comece a trabalhar na Pedreira já depois de amanhã. Esse, de resto, é o dia em que também se apresentarão Rúben Micael e Custódio, os dois jogadores do plantel dos arsenalistas que, tal como o guarda-redes transmontano, entraram de férias mais tarde devido aos compromissos da Seleção Nacional. Os três internacionais portugueses poderão mesmo vir a ser utilizados no primeiro jogo-treino da pré-época, com a equipa B, que está agendado para o dia 12 de junho e será realizado na Póvoa de Varzim.



ELDERSON EM BRAGA PARA DEFINIR O FUTURO

Depois da participação na Taça das Confederações, Elderson teve autorização da SAD para se apresentar alguns dias mais tarde nos trabalhos da pré-temporada, mas o internacional nigeriano já se encontra em Portugal. O objetivo do lateral-esquerdo passa por reunir-se com António Salvador e convencer o presidente a aceitar uma das propostas que tem em carteira para jogar na próxima época, a última de ligação ao clube da cidade dos Arcebispos. O Norwich, que estará no encontro de apresentação dos minhotos, é uma das mais fortes.



CÁSSIO REJEITA MUDAR-SE PARA O V. SETÚBAL

Cássio ainda aguarda por uma reunião com a SAD do Braga para definir o futuro. O encontro entre as partes esteve para se realizar ontem, mas acabou por ser adiado para hoje, por força da ausência do norte do país do agente FIFA Nélson Almeida, responsável pela negociação do contrato. A única certeza é que o guarda-redes não representará o clube bracarense em 2013/14 e que também não irá para o Vitória de Setúbal. O emblema do Bonfim chegou a apresentar-lhe uma proposta, mas o brasileiro já informou os sadinos que dá preferência às equipas europeias.


Rafa mais próximo
REFORÇO>>As duas partes deram nas últimas horas um passo significativo no sentido de chegar a um entendimento

Rafa será jogador do Braga na próxima época. Depois de terem chegado a um acordo com o Feirense, os arsenalistas deram nas últimas horas um passo significativo no sentido de chegar a um entendimento com o representante do médio, António Araújo. A oficialização do casamento deverá acontecer até ao início da próxima semana, depois de o jovem atleta realizar os indispensáveis exames médicos e assinar um contrato de longa duração com os arsenalistas. Nem o assédio do Sporting, que mantém contactos regulares com Rafa, deverá ser suficiente para o desviar do AXA, onde é esperado para integrar o plantel principal, depois de ter encantado os arsenalistas com as exibições realizadas ao serviço do clube de Santa Maria da Feira.


Jovem Rafa tem potencial de negócio futuro

A contratação de Rafa surge englobada numa política traçada na última temporada por António Salvador que visa a contratação de jovens, portugueses, com potencial para renderem bom dinheiro ao clube numa futura transferência. Para o ter, o emblema da cidade dos Arcebispos deverá pagar ao Fei r ense qualquer coisa como 300 mil euros e ainda ceder alguns jogadores, com Ricardo Valente (ex-Fafe) e Porcellis (ex-Santa Clara) à cabeça.


Jesualdo a ver Herbert

O central Herbert foi a principal novidade nos dois treinos realizados ontem pelo Braga, que continuará hoje os trabalhos de pré-temporada com o mesmo programa. Apesar de ter sido contratado ao Trofense para integrar a equipa B, o brasileiro foi chamado por Jesualdo Ferreira para trabalhar com o plantel principal, que, nesta fase, conta já com cinco jogadores para a posição: Aderlan Santos, Nuno André Coelho, Paulo Vinícius, Douglão e Sasso. A experiência esteve longe de ser única, já que é objetivo do treinador avaliar regularmente um atleta dos "bês".


O JOGO

JotaCC

"O RÓTULO DE TREINADOR DO QUASE JÁ NÃO ME PERTURBA"
JOSÉ PESEIRO>>Passou o trauma de nada vencer também, quase à velocidade da luz. Há um ano candidaturas ao título, era apresentado por António para abrir caminho para uma nova era em termos d jogo; agora, fala do passado recente num misto de frustração por ter deixado

Braga queria dominar e controlar os jogos, nunca admitindo ser subjugado. Essa foi sempre a nossa estratégia, com exceção do jogo no Dragão, atuando com coragem e assumindo uma postura de equipa grande, tal como era objetivo no início da época. Se quiséssemos apostar noutra estratégia, não tínhamos hipótese, porque faltavam extremos rápidos e Lima...

Em Portugal não há paciência para projetos de longa duração ou essa realidade apenas se verifica nalguns clubes, como o Braga?
Acontece em muitos clubes. Felizmente, nos que conseguem mais vezes títulos, isso não se verifica com a mesma frequência: vejam os casos do FC Porto e do Benfica. E o próprio Braga chegou a ter o atual treinador [Jesualdo Ferreira] durante vários anos, mas, de facto, é normal no futebol português que não se dê tempo aos treinadores.

A exceção de Jesualdo Ferreira em Braga justifica-se por alguma empatia especial entre o treinador e o presidente? Foi o que faltou no seu caso?
Não posso chegar a essa conclusão, até porque desconheço as relações de António Salvador com os outros treinadores. É um dirigente com uma personalidade forte, de características especiais. Todos sabemos que não é uma pessoa fácil perante os insucessos, mas os treinadores devem saber lidar com todos os tipos de personalidade. Por outro lado, foi uma época especial, porque ele deslocava-se constantemente para o estrangeiro por motivos profissionais. Tinha de olhar pelas suas empresas e eu compreendia. É uma situação normal na vida de um empresário.


"Fui responsável, em parte, por algumas lesões"
Peseiro lembra que não tinha recursos comparáveis aos de Benfica, FC Porto e Sporting. A alternativa era espremer ao máximo...

Cumprida a promessa de regressar a Portugal para "trabalhar num clube com ambições", José Peseiro tomou-lhe o gosto e quer repetir. As inúmeras lesões, algumastalvez precipitadas pela ânsia dejogar aomesmoritmodosmelhores docampeonato, eaobrigação de proceder a constantes remendos na equipa deram-lhe a clara noção dequeeste Braga que insiste em comer tudo o que lhe aparece pela frente tem, por vezes, mais olhos do que barriga.

Chegou a encarar o Braga como um trampolim para treinar outra vez um dos três grandes?
Olhando para os últimos anos, o Braga já é um clube grande em termos desportivos. Falta-lhe historial e uma massa associativa mais numerosa, entre outras coisas... Sempre disse que só regressaria a Portugal para trabalhar num clube com ambições e o Braga tinha esse perfil. Mas é claro que conto voltar a treinar um dos outros três grandes.

O futebol de posse e virado para o ataque que implementa nas equipas deixou de ser valorizado em Portugal?
Não me parece. Esse é o futebol praticado pelas equipas grandes, embora haja diferenças. Barcelona, Real Madrid, FC Porto ou o Benfica jogam claramente de formas distintas, mas todas essas equipas são mais ofensivas do que as outras. Isso só se consegue com recursos bons e com tempo, especialmente quando se trabalha com equipas que não estão habituadas a jogar dessa forma, o que envolve mais riscos, melhor coordenação no preenchimento dos espaços e eficácia nos momentos de transição. Isso não se consegue em quatro meses. Ao invés de FC Porto e Benfica, que já têm esse 'pedigree', o Braga precisava de mais tempo, embora reconheça que tive algumas culpas no processo. Até dezembro, jogámos mais do que seria de esperar, cara a cara contra a Udinese, o Manchester United e o Galatasaray, retirando da Champions importantes proveitos económicos e promovendo jogadores, como se verificou com o Beto, o Ismaily e o Éder. Valem o que valem por terem jogado na Champions, não pelo que jogaram no campeonato...

O que falhou, então?
Aconteceram lesões tremendas a partir de dezembro. Estávamos a jogar duas vezes por semana e a equipa ficou muito l imitada. Reconheço que fui responsável, em parte, por essas lesões: a equipa treinava de uma forma diferente, pressionava alto e obrigava os defesas a jogarem subidos. Tudo era diferente e acredito que isso contribuiu para o surgimento de algumas lesões, embora a maior parte delas tenham sido traumáticas. Tivemos de mudar a nossa forma de jogar, mas, ainda assim, ganhámos a Taça da Liga e vencemos o FC Porto, para a Taça de Portugal. Houve momentos em que não tinha à disposição nenhum dos quatro defesas com que começámos a época; o Rúben Micael esteve parado durante quatro meses; e perdemos o Éder, muito depois do Lima... Sem essas contrariedades, e mesmo perante a necessidade de reforçar a equipa com jogadores rápidos para as alas, iríamos alcançar o terceiro lugar, isto sem retirar mérito à campanha do Paços de Ferreira.


"Juntar FC Porto e Benfica dava uma equipa fabulosa"
Aliar a consistência dos dragões à espetacularidade das águias

Qual foi a equipa que mais apreciou na época passada?
Tanto o FC Porto como o Benfica tinham identidades que eram do meu agrado. O Benfica era uma equipa muito ofensiva, colocava muita gente na frente e praticava um futebol espetacular. Já o FC Porto, com um futebol de posse e menos vertical, tinha mais consistência e pressionava melhor. No processo defensivo, comandavam o jogo, reduzindo o espaço ao adversário e defendendo alto. Eram agressivos em termos defensivos, enquanto o Benfica era entusiasmante pela forma como atacava. Se fosse possível juntar tudo isto, estaríamos perante uma equipa fabulosa.

O Benfica procedeu bem ao renovar o contrato de Jesus?
Foi um caso raro no futebol português e só espero que tenha repetição. Jorge Jesus tem uma ideia de jogo, recursos e só precisa de tempo. Em relação ao meu caso, não vale a pena chorar. A mesma pessoa que me contratou tem o direito de dizer que perdeu confiança em mim. Não morreu ninguém, nem estou frustrado. Houve lesões, momentos de infortúnio, falhámos o terceiro lugar e, apesar disso, ganhámos a Taça da Liga, que foi o primeiro troféu da era do presidente António Salvador. Na Taça de Portugal, por exemplo, tivemos azar: o guarda-redes do Vitória de Guimarães defendeu quase tudo. Praticámos futebol de grande qualidade e fomos a única equipa a bater o FC Porto por duas vezes em Portugal.

O que podem acrescentar Paulo Fonseca e Leonardo Jardim a FC Porto e Sporting, respetivamente?
Em Portugal, temos sempre treinadores de qualidade. São novos, estão no início da carreira e têm a felicidade de assumir importantes projetos. Têm capacidade para agarrar essas oportunidades. Se calhar, outros treinadores da minha geração têm mais qualidade do que eu e não tiveram as mesmas oportunidades. O Marco Silva e o Rui Vitória, entre outros, também fizeram grandes campanhas.


"Jesualdo? Depois do Domingos, a fasquia subiu..."
Braga deve parar um bocadinho para pensar, diz Peseiro

Jesualdo Ferreira corre orisco de ser despedido se não alcançar os lugares do pódio?
Acho que não deve correr sequer esse risco. Depois de Domingos Paciência, todos os treinadores que passam por Braga deparam-se com uma fasquia elevadíssima. Recordo que o Braga de Domingos disputou o primeiro lugar até à última jornada e chegou à final da Liga Europa. Oseu "harakiri" foi falhar o terceiro lugar...

E o Leonardo Jardim falhou o quê?
Ele conseguiu o terceiro lugar. A fasquia, de facto, subiu e as pessoas devem entender isso. O Braga fez uma excelente campanha com o Domingos Paciência, mas não tem os argumentos dos outros. É importante que os bracarenses tenham ambição, assim como SAD e o seu presidente; porém, devem parar um bocadinho para pensar. Há uma diferença grande para os outros: de vez em quando há uma aproximação, só que isso ainda não pode acontecer todos os anos. OBraga não tem os mesmos argumentos.

As saídas de Hugo Viana e Mossoró poderão ser fatais para o Braga?
Por essa ordem de ideias, o Braga também ficaria sem qualquer hipótese quando perdeu o Lima, o Ewerton e o Miguel Lopes. O Lima estava para o Braga como o Cristiano Ronaldo está para o Real Madrid. Não foi por perdermos o Lima que perdemos ambição e expectativas. Todos os anos, o Braga vende bons jogadores e arranja outros com qualidade.


SUBSTITUIÇÕES TARDIAS

Criticado por efetuar substituições tardias, José Peseiro explica o tal fenómeno com a escassez de recursos. "Aceito a crítica, mas não me incomoda muito. Tenho a noção de que isso se verificava porque na maioria das vezes não tinha argumentos à altura no banco. Só faço uma substituição quando acredito nela, não é quando as pessoas estão a pedir. Chegámos a ter na convocatória 12 jogadores da equipa A e o resto da equipa B. Não ponho em causa a qualidade dos jogadores dos bês, mas não me davam confiança para entrarem em momentos decisivos", recordou, dando conta de uma curiosa exceção à regra. "Olhe, uma vez lancei o Zé Luís a cinco minutos do fim do jogo (contra o Moreirense) e ganhámos!"


JARDIM TINHA OUTRO DESTINATÁRIO

Quando Leonardo Jardim afirmou que mais nenhum treinador fez melhor do que ele nos clubes por onde passou, José Peseiro não se sentiu minimamente atacado. Só achou que o atual treinador do Sporting terá perdido uma boa oportunidade para ficar calado. "São coisas que não se devem dizer, até porque não se podem comparar situações respeitantes a contextos diferentes. Também penso que essa mensagem tinha outro destinatário", estima.

O JOGO

JotaCC

STÉLVIO ASSINA PELO DUDELANGE

Stélvio vai jogar na próxima época no Luxemburgo ao serviço do Dudelange. O médio angolano, de 24 anos, foi formado no Braga e jogou a última época no Alki Larnaca.


HC BRAGA APROVEITA VAGA PARA TAÇA CERS

Paço de Arcos e Física abdicaram do direito desportivo de disputar a Taça CERS, segunda prova na hierarquia do Comité Europeu (CERH). Em causa estão dificuldades financeiras em suportar os encargos inerentes à participação. O HC Braga foi o único clube a aproveitar uma das vagas, por isso fará companhia na prova a Candelária Barcelos e Turquel. Na Liga dos Campeões jogam FC Porto, Benfica, Oliveirense e Valongo (na foto), este último de regresso após ausência de quase 20 anos.

O JOGO

JotaCC

Génova empresta Eduardo por um ano
Sevilha quer desviar do Bétis o ala Juan Carlos e propõe, à troca, o extremo bósnio Stevanovic

EDUARDO está confirmado em Braga, mas chega por empréstimo do Génova. O guarda- redes assinou contrato por uma época.



O internacional português, de 30 anos, regressa a "casa" três épocas após ter saído para o campeonato italiano. Entretanto, o mercado mexe, por Juan Carlos e por Salvador Agra, do Bétis, agora também com o Sevilha, ao barulho pelo internacional sub-20 espanhol, de quem o Braga detém os direitos desportivos.
Emissários do minhoto, enviados à Andaluzia, tentam resolver a questão. A solução poderá ter mais uma variante: o Sevilha quer desviar "Juanka" do rival Bétis; em troca, "oferece" ao Braga o ala Miroslav Stevanovic, internacional bósnio, de 22 anos. Afinal, negócio idêntico ao que o Bétis propõe: a permuta de outro extremo, o português Salvador Agra, por Juan Carlos.
Por cá, o médio Rafa está mais tremido, apesar de a transferência estar acordada com o Feirense. A última palavra caberá ao jogador, também cobiçado pelo Sporting.
Entretanto, da Argentina, ecoa o nome de outro médio ofensivo. Luis Fariña, do Racing Avellaneda, tem 22 anos e custa três milhões de euros, de acordo com a imprensa de Buenos Aires.

JN

JotaCC

Um briefing para uma pré-época

Para o adepto, a pré-época é um sítio mágico onde vale sempre a pena voltar. O que antes era bom vai melhorar; e o que parecia desfeito tem conserto. Mas, além de mágica, a pré-época é histérica. Os craques que chegam são os melhores do mundo, elogiados por quem os treinou ou com eles jogou, pelo pai que é agente ou pelo agente que faz de pai.
Para o clube, a pré-época é um sítio. E um segundo sítio. E um terceiro sítio ainda. É um plano de verão desenhado na primavera, que inclui um estágio no centro de treinos (primeiro sítio), no estrangeiro (segundo) e jogos particulares (terceiro). Tudo obedece a uma ordem que Carlos Freitas, antigo diretor desportivo de Braga, Sporting ou Panathinaikos, faz o favor de explicar.

Fuga ao verão
Começa assim: "Os treinadores gostam de ir para países com temperaturas mais baixas do que aquelas que se sentem em Portugal", diz Freitas. Normalmente, o estágio no estrangeiro é feito na proximidade de emigrantes que enchem as bancadas dos encontros amigáveis e garantem um encaixe simpático. "Com um ou dois jogos desses, a viagem fica paga." Os hotéis têm de garantir a privacidade da equipa — os clubes têm especialistas em segurança — e mantê-la longe de olhares indiscretos. Depois, fazem-se os parezinhos. Treinador e secretário técnico decidem quem fica com quem no quarto: num cenário ideal, os novatos dividem quarto com os chefes do balneário, para aprenderem as regras da casa. "Quando o Quaresma chegou à equipa principal do Sporting, foi companheiro do Paulo Bento", recorda Carlos Freitas.
Tudo é supervisionado. Os futebolistas têm 'recolher obrigatório', hora marcada à refeição e nada de batotas na alimentação. Carnes brancas, peixe, massas — proteína e hidratos para o músculo e recuperação física. Ocasionalmente, uma sobremesa. "Os jogadores são humanos e tem de haver uma recompensa de vez em quando."

Treinar e jogar
Os primeiros dias são violentos porque o corpo está desabituado ou anafado. As cargas de treino são duras, com duas sessões diárias, e os jogos são agendados em conformidade: do mais fácil para o mais difícil; do adversário amador ao profissional, até chegar à apresentação oficial. Mas o número de encontros varia consoante a composição do plantel. Muitas caras novas equivalem a mais trabalho – o chamado 'entrosamento', em futebolês. "Se 80% do plantel for o mesmo, fazem-se seis/oito jogos. Mas com Domingos, no Braga, chegaram bastantes jogadores e fizemos dois amigáveis por dia, um de manhã, com uma metade da equipa, outro à tarde, com o resto", relembra Freitas.
É um cliché: uma equipa deve ter dois jogadores por posição. Mais de 22 futebolistas num plantel complica as contas e baralha a cabeça dos atletas. "Logicamente, num clube que disputa quatro ou cinco competições, ninguém estranha que tenha 24 ou 25 jogadores. Mas, para isso é que existe a equipa B."

Quem fica e quem sai
Chegámos aos mistérios do mercado. "Portugal não é ativo, mas reativo", assegura Freitas. Simplificando: só se compra na medida daquilo que vendem. Isto é, até 31 de agosto (a Liga começa a 18), dia de fecho do mercado, todos têm de estar preparados para perder o jogador 'x' ou 'y'. Em 2012, o Benfica perdeu Witsel quando o Zenit bateu a cláusula; ficou de mãos a abanar, "Temos de ter plantéis-sombra para substituir alguém à última hora." Aí, entram algumas variantes em equação: qualidade, preço e proximidade geográfica. Porque um futebolista tem de passar nos exames médicos, a assinatura tem de ser reconhecida no notário e só então será inscrito. Há exceções. Quando David Luiz foi comprado pelo SLB, viajou num jato emprestado por Ivete Sangalo para chegar a Lisboa a tempo. Foi um contra-relógio mágico. E histérico. Como manda a pré-época.

EXPRESSO

brigada da relote

Rafa já acertou contrato e mostra-se este sábado

Fim de novela, leilão fechado: Rafa será mesmo jogador do SC Braga a partir desta época e a sua ligação ao emblema minhoto prolongar-se-á, em princípio, por quatro temporadas.

O acordo que faltava, entre a SAD arsenalista e António Araújo, da Onsoccer International, que gere a carreira do médio, foi ontem consumado e será passado ao papel esta manhã, quando Rafa se apresentar no Estádio Axa para realizar também os inevitáveis exames médicos.

Estava a ser um dos folhetins mais mediatizados deste verão, até pela quantidade de clubes que se lançaram na corrida ao centro-campista, na tentativa de desviá-lo da rota dos guerreiros. Isto já depois de o SC Braga ter garantido, há duas semanas, uma plataforma de entendimento com o Feirense, que prevê a cedência definitiva dos direitos desportivos e económicos de Rafa por uma verba a rondar os 270 mil euros, mais o empréstimo de dois futebolistas dos quadros minhotos.

A BOLA

brigada da relote


brigada da relote


JotaCC

Afinal, Eduardo chega por empréstimo
O guardião português era um desejo de Jesualdo Ferreira e chega ao clube minhoto, mas por empréstimo de uma temporada.

As notícias apontavam para uma tentativa de o SC Braga rubricar um contrato de longa duração (cinco anos), mas o acordo selado com o Genoa vislumbra um empréstimo por parte dos italianos.

Ainda assim, com contrato de apenas mais um ano com o Genoa, Eduardo fica livre em 2014, altura em que pode vincular-se definitivamente ao SC Braga.

O jogador é visto como fundamental no projeto de Jesualdo Ferreira e o clube tem enveredado esforços para fazer regressar a casa um atleta que foi ali formado e que saiu em 2010, rumo ao Genoa e a Itália, numa altura em que era o titular da seleção portuguesa.

ZEROZERO

JotaCC


brigada da relote

Felipe Pardo já chegou

O colombiano Felipe Pardo chegou esta manhã ao Porto, seguindo diretamente para o Estádio Axa. O atacante contratado ao Independiente de Medellin, a troco de 600 mil euros, não foi autorizado a falar no aeroporto Francisco Sá Carneiro.

Com contrato assinado por quatro épocas, Pardo vai fazer exames médicos, iniciando o trabalho de campo na segunda-feira, ao mesmo tempo do guardião Eduardo, cedido por uma época pelo Génova, de Itália, Custódio e Rúben Micael, estes dois últimos autorizados pelo SC Braga a prolongar as férias.

A BOLA

brigada da relote

Rafa realizou hoje exames médicos
Transferência do médio-ofensivo torna-se oficial na próxima segunda-feira. No mesmo dia, o guarda-redes Eduardo e o avançado Pardo já treinam com o grupo


A contratação de Rafa ficará fechada já no começo da próxima semana. O médio-ofensivo do Feirense esteve esta manhã no Estádio AXA para realizar exames médicos e voltará depois de amanhã, já acompanhado do empresário António Araújo, que se encontra no estrangeiro, para assinar contrato.

Após a folga de amanhã, o plantel às ordens de Jesualdo Ferreira retoma os trabalhos da pré-época precisamente na segunda-feira, estando previstas as inclusões do guarda-redes Eduardo (hoje oficializado no sítio oficial do clube) e do avançado Pardo, que chegou esta manhã a Portugal, acompanhando Rafa nos exames médicos. Autorizados a apresentarem-se mais tarde por terem estado ao serviço da seleção nacional, Custódio e Rúben Micael juntam-se ao grupo no mesmo dia.

O JOGO

brigada da relote

Sp. Braga: Rafa cumpriu exames médicos e assina
Médio do Feirense chegou a ser associado ao Sporting


médio Rafa cumpriu exames médicos e vai assinar nos próximos dias pelo Sp. Braga. A informação é avançada pela Lusa, citando fonte oficial do clube.

O jogador do Feirense, de 20 anos, era há muito alvo do Sp. Braga, mas entretanto surgiu no meio do processo a informação do interesse do Sporting na sua contratação.

Jesualdo Ferreira já tinha admitido que gostava de contar com o jogador, mas disse também que era «confuso». Os dois clubes já tinham formalizado a transferência, como o Maisfutebol noticiou, e agora o clube encerra o processo com o jogador.

Rafa, que fez parte da formação em Alverca e se destacou na época passada na II Liga, quando marcou 10 golos, já deve juntar-se à equipa do Sp. Braga na segunda-feira.

MAIS FUTEBOL

brigada da relote

Rafa realizou testes médicos
assina contrato nos próximos dias


O médio ofensivo Rafa realizou este sábado os primeiros exames médicos em Braga e vai assinar um contrato com o Sporting de Braga nos próximos dias, revelou à agência Lusa fonte oficial do clube da I Liga.

O Sporting de Braga ganha, assim, a "corrida" ao Sporting pelo jovem jogador, de 20 anos, que deve treinar pela primeira vez com os novos colegas na segunda-feira.

Rafa fez quase toda a sua formação no Alverca e evidenciou-se na última época na II Liga ao serviço do Feirense, ao marcar 10 golos.

RECORD

Bruno3429

Eduardo é reforço do SC Braga   

O bom filho à casa torna e Eduardo está de volta ao SC Braga para representar os Gverreiros do Minho. O internacional português chega cedido por um ano pelo Génova mas a permanência em Braga poderá ser ampliada no decorrer da temporada. Eduardo integra na segunda-feira os trabalhos da equipa comandada por Jesualdo Ferreira, tal como Custódio e Ruben Micael que também estiveram ao serviço da selecção nacional. Bem-vindo a casa Eduardo!

SCBraga.pt

JotaCC

Sporting de Braga ganha "corrida" por Rafa (ex-Feirense)

O médio ofensivo Rafa realizou hoje os primeiros exames médicos em Braga e vai assinar um contrato com o Sporting de Braga nos próximos dias, revelou à agência Lusa fonte oficial do clube da I Liga de futebol.

O Sporting de Braga ganha, assim, a "corrida" ao Sporting pelo jovem jogador (20 anos), que deve treinar pela primeira vez com os novos colegas na segunda-feira.

Rafa fez quase toda a sua formação no Alverca e evidenciou-se na última época na II Liga ao serviço do Feirense, ao marcar 10 golos.

LUSA

JotaCC

Sp. Braga: Rafa já acertou contrato e reforça os bracarenses
O jogador do Feirense já está certo no Sp. Braga e vai assinar um contrato válido por quatro temporadas. O acordo entre os arsenalistas e a empresa que gere a carreira de Rafa já foi alcançado.

O médio português terá apenas de passar pelos exames médicos para ser apresentado oficialmente como novo reforço do Sp. Braga. O acordo entre os bracarenses e a Onsoccer International já foi consumado e o jogador vai assinar pelos arsenalistas.

Rafa estava a ser uma das novelas deste mercado de transferências, pois também já tinha sido dado como garantido no Sporting. Contudo, foi o Sp. Braga a assegurar o concurso do jogador por uma verba a rondar os 270 mil euros, mais a cedência de dois jogadores ao Feirense.

FUTEBOL365

JotaCC

Eduardo regressa ao Sporting de Braga por empréstimo
O guarda-redes português foi cedido por título de empréstimo ao Sporting de Braga e vai suceder a Quim na baliza dos arsenalistas.

O guarda-redes Eduardo assinou um contrato com o Sporting de Braga por uma temporada, chegando ao clube da I Liga de futebol por empréstimo dos italianos do Génova, revelou à agência Lusa fonte oficial dos minhotos.

O internacional português, de 30 anos, regressa a "casa" três épocas depois de ter saído para o campeonato transalpino.

O Génova emprestou-o na temporada seguinte ao Benfica, onde foi quase sempre suplente de Artur Moraes, e, na época passada, aos turcos do Istambul BB.

Eduardo sucede a Quim, outro histórico guardião dos bracarenses, e reencontra o treinador Jesualdo Ferreira, que já o tinha orientado na primeira passagem do técnico por Braga.

Eduardo chegou a ser apontado ao Benfica e admitiu disponibilidade para regressar à Luz, mas será em Braga em que o guardião tentará manter a boa forma, a pensar no Mundial 2014.

DN

JotaCC

Rafa e Felipe Pardo cumprem exames médicos
Rafa e Felipe Pardo deverão treinar já sob as ordens de Jesualdo Ferreira no início da próxima semana, uma vez que ambos os jogadores estiveram, esta manhã, no Estádio Axa para realizarem exames médicos.

Desta forma, confirma-se que os arsenalistas levaram a melhor sobre o Sporting na corrida por Rafa, jogador que se destacou na temporada passada ao serviço do Feirense, na Segunda Liga.

De resto, Rafa e Felipe Pardo vão juntar-se a Eduardo, que também está de regresso ao SC Braga por empréstimo do Genoa.

Além dos três reforços, Jesualdo Ferreira também já vai poder contar com Custódio e Rúben Micael, jogadores que foram autorizados a prolongar as férias e que vão regressar ao trabalho na próxima segunda-feira.

ZEROZERO