News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Época 2013/2014: Antevisão, objectivos e outros pontos.

Started by Legião, 27 de May de 2013, 21:22

Previous topic - Next topic

rpo.castro

Quote from: Old School on 13 de June de 2013, 18:58
Off topic: Amanhã é o dia D para o Beira-mar saber se vai conseguir inscrever-se na 2ª Liga ou provavelmente acabar. Custa ver mais um histórico do nosso futebol nesta situação, além de que foi um dos que teve estádio novo no Euro 2004...

http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/liga_honra/beira_mar/interior.aspx?content_id=827187

http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/liga_honra/beira_mar/interior.aspx?content_id=827280

Vamos ver o que acontece amanhã, outra aspecto, é que caso o Beira-mar não se consiga inscrever quem sai beneficiado é o Guimarães B que desta forma não desce de divisão.
E já se meteu em todas as negociatas possiveis. Então que é feito dos milhões do iraniano que disse que o beira mar ia lutar para ser campeão?
Quem não sente não é filho de boa gente.

elvis12

Tenho pena dos adeptos, que são sempre os que sofrem com estes negócios...

RibeiroSCB

Quote from: rpo.castro on 13 de June de 2013, 22:44
Quote from: Old School on 13 de June de 2013, 18:58
Off topic: Amanhã é o dia D para o Beira-mar saber se vai conseguir inscrever-se na 2ª Liga ou provavelmente acabar. Custa ver mais um histórico do nosso futebol nesta situação, além de que foi um dos que teve estádio novo no Euro 2004...

http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/liga_honra/beira_mar/interior.aspx?content_id=827187

http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/liga_honra/beira_mar/interior.aspx?content_id=827280

Vamos ver o que acontece amanhã, outra aspecto, é que caso o Beira-mar não se consiga inscrever quem sai beneficiado é o Guimarães B que desta forma não desce de divisão.
E já se meteu em todas as negociatas possiveis. Então que é feito dos milhões do iraniano que disse que o beira mar ia lutar para ser campeão?

Esse tira mais do que mete...

GALEGO

O filho do indio-persa que é meio-dono do Beira-Mar (ainda que este clube mais parece um cao sem dono... -dito seja sem ánimo de ofender) surgiu na fim de semana em Aveiro -nao sei se para comer sardinha assada á moda de Santo António da Gafanha grande- e referiu que o clube va para diante e que vao preparar uma equipa sólida para ascender a Primeira Divisao... Por tanto, quem pense que alí há peixe para capturar...

GALEGO

O tal Mario Figueiredo, ainda presidente da Liga Portuguesa de Futebol, falou em entrevista ao Record e afirma que a COPA DA LIGA nao tem sentido continuar com ela; que essa competiçao é absurda com a quantidade de jogos que as equipas da Divisao de Honra tenhem no seu campeonato...

Ao tal Figueiredo deberíamos indicar o seguinte :

1.- SE NO LUGAR DO BRAGA, a Copa tivesse por ganhador o Porto ou o Benfica, estaría a afirmar o mesmo?
Fica evidente que o triunfo do Sporting de Braga deixou quando menos em off-side a este indivíduo... e agora vem com estas historias.

2.- A COPA DA LIGA comporta um premio em dinheiro, em euros contantes e soantes. ¿Pagou já o senhor Figueiredo ao Braga o total do dito premio?. Porque se nao foi ainda capaz de pagar, a súa preocupaçao devería
ser PAGAR e nao estar a ver cómo é capaz de fazer desaparecer a competiçao.

3- Foi REALMENTE o FCP, o SLB... os que lhe indicaram na ourelha ao senhor Figueiredo a conveniencia de liquidar e fazer desaparecer a COPA DA LIGA?

4.- Se as equipas da Divisao de Honra (22) tenhem muitos jogos enriba, nao se pode dizer o mesmo com as equipas  da Liga ZonSagres (16). Um aficionado do Arouca, por exemplo, corre o perigo na época vindeira de só ver 15 jogos da súa equipa favorita... Por qué este castigo?. Se as equipas da Divisao de Honra nao querem participar, fique a Copa da Liga só para as da Liga ZonSagres...

ESTAMOS ANTE UM INVENTO DO SENHOR FIGUEIREDO QUE RESPONDE A OSCUROS INTERESES

FICA MUITO EVIDENTE QUE O TRIUNFO DO BRAGA NA COPA DA LIGA MOLESTA AOS PODERES FACTICOS

DEVEMOS MOVILIZARNOS : NAO Á DESAPARIÇAO DA COPA DA LIGA!!

NAO Á PERDA DE OPORTUNIDADES PARA OS POBRES!!


BASTA JÁ DE RECORTES : TAMBEM NO FUTEBOL?
É HORA A FAZER FRENTE Á TROIKA FUTEBOLISTICA DE SEMPRE QUE QUERE SEGUIR
DOMINANDO O FUTEBOL PORTUGUÊS!!


FIGUEIREDO JA ATIROU A CARETA AO CHAO : FINALMENTE VEMOS
O QUE É, UMA MARIONETA AO SERVIÇO DO SISTEMA!!

Legião

Ironic mode: O Braga ganhou a Taça da FPF e acabou, o Braga ganhou a Taça Intertoto e acabou, o Braga ganhou a Taça da Liga e parece que vão acabar com ela, será que é por isso que não nos deixam ganhar o campeonato?...
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

Legião

Sorteio das Competições 2013-2014

O Sorteio das Competições profissionais irá realizar-se no próximo dia 4 de Julho, na cidade do Porto.

O evento servirá para definir todas as jornadas da próxima edição da Liga Zon Sagres e da Segunda Liga, bem como a primeira fase da Taça da Liga.

In http://www.lpfp.pt/noticias/Pages/SorteiodasCompeti%C3%A7%C3%B5es2013-2014.aspx

Os condicionalismos do sorteio em beneficio dos estarolas devem ser os mesmos... outro ponto é que a ver pelo texto teremos Taça da Liga.
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

rpo.castro

Quote from: Old School on 17 de June de 2013, 13:24
Sorteio das Competições 2013-2014

O Sorteio das Competições profissionais irá realizar-se no próximo dia 4 de Julho, na cidade do Porto.

O evento servirá para definir todas as jornadas da próxima edição da Liga Zon Sagres e da Segunda Liga, bem como a primeira fase da Taça da Liga.

In http://www.lpfp.pt/noticias/Pages/SorteiodasCompeti%C3%A7%C3%B5es2013-2014.aspx

Os condicionalismos do sorteio em beneficio dos estarolas devem ser os mesmos... outro ponto é que a ver pelo texto teremos Taça da Liga.
A proposta de extinção é só para a época 2014-15 (vá lá, aprendeu que não pode alterar as coisas na semana anterior).
Os condicionlismos deverão ser: os 3 clubes com maior passivo (ou seja, a Troika) não se poderão defrontar nas 5 primeiras jornadas sob pena de criar grande transtornos nos mercados.
Quem não sente não é filho de boa gente.

Braga1921

Éder abdicou das férias para estar pronto no arranque da época

O avançado Éder está já na ponta final da recuperação da rotura dos ligamentos cruzados do joelho direito, lesão contraída em fevereiro último, em jogo das meias-finais da Taça da Liga, frente ao Benfica.

Por forma a poder apresentar-se na melhor condição possível e não comprometer a pré-temporada, Éder abdicou de férias e tem estado a trabalhar arduamente, a um ritmo praticamente diário.

Esta é uma boa notícia para Jesualdo Ferreira, novo treinador dos bracarenses, que vai poder contar desde cedo com aquele que, à data da lesão, era o terceiro melhor marcador do campeonato, com 13 golos (só superado por Jackson Martinez e Oscar Cardoso), e para Paulo Bento, selecionador nacional, que contará com mais uma opção de peso para o ataque das quinas, tendo em vista a deslocação à Irlanda do Norte, onde Portugal joga a 6 de setembro mais uma cartada decisiva na caminha para o Mundial do Brasil.

Aos 25 anos, Éder mostra vontade de ser afirmar definitivamente no panorama futebolístico internacional. Ciente do seu valor, o SC Braga, que detém a totalidade do passe do avançado, blindou-o com uma cláusula de rescisão de 30 milhões de euros, o que, no entanto, não tem inibido potenciais interessados, o último dos quais a Lazio, de Itália. Assédio que permite antecipar naturais dificuldades dos bracarenses em manter uma das joias da sua coroa.

@ abola

(S)oon(C)hampion(B)raga

seja o que for que seja feito...

EU ACREDITO!! EU CONFIO!!

\º/ \º/ SPORTING CLUBE DE BRAGA RUMO AO PLENO EM TODAS AS COMPETIÇÕES DE 2013/2014 \º/ \º/
[url="https://fb.watch/l3N5OntDOI/"]https://fb.watch/l3N5OntDOI/[/url]

Luís Duarte

Quote from: Adepto on 18 de June de 2013, 16:41
seja o que for que seja feito...

EU ACREDITO!! EU CONFIO!!

\º/ \º/ SPORTING CLUBE DE BRAGA RUMO AO PLENO EM TODAS AS COMPETIÇÕES DE 2013/2014 \º/ \º/

É pá, já tinha saudades... :D

Heisenberg

Quote from: Luís.Duarte.35 on 18 de June de 2013, 19:22
Quote from: Adepto on 18 de June de 2013, 16:41
seja o que for que seja feito...

EU ACREDITO!! EU CONFIO!!

\º/ \º/ SPORTING CLUBE DE BRAGA RUMO AO PLENO EM TODAS AS COMPETIÇÕES DE 2013/2014 \º/ \º/

É pá, já tinha saudades... :D

Silly season is coming  ;D

Legião

Liga 2013/2014 arranca a 18 de agosto

A Liga Portuguesa de Futebol Profissional publicou esta terça-feira no seu site oficial o calendário oficial para a próxima temporada.

O campeonato arranca a 18 de agosto e termina a 11 de maio de 2014. Já a 2.ª Liga tem início a 11 de agosto e final também a 11 de maio.

A época 2013/2014 arranca com a Supertaça entre FC Porto e Vitória de Guimarães a 10 de agoasto e termina com a final da Taça de Portugal a 18 de maio de 2014, 25 dias antes de principiar o Mundial do Brasil.

In http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=409489&rss=1
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

sedas

Quote from: rpo.castro on 17 de June de 2013, 17:50
Quote from: Old School on 17 de June de 2013, 13:24
Sorteio das Competições 2013-2014

O Sorteio das Competições profissionais irá realizar-se no próximo dia 4 de Julho, na cidade do Porto.

O evento servirá para definir todas as jornadas da próxima edição da Liga Zon Sagres e da Segunda Liga, bem como a primeira fase da Taça da Liga.

In http://www.lpfp.pt/noticias/Pages/SorteiodasCompeti%C3%A7%C3%B5es2013-2014.aspx

Os condicionalismos do sorteio em beneficio dos estarolas devem ser os mesmos... outro ponto é que a ver pelo texto teremos Taça da Liga.
A proposta de extinção é só para a época 2014-15 (vá lá, aprendeu que não pode alterar as coisas na semana anterior).
Os condicionlismos deverão ser: os 3 clubes com maior passivo (ou seja, a Troika) não se poderão defrontar nas 5 primeiras jornadas sob pena de criar grande transtornos nos mercados.

A besta do Mário Figueiredo continua o seu caminho de podridão...

Tudo o que esse tachista prometeu ficou por cumprir, e tanto quis defender os clubes pequenos, que continua a permitir que se  favoreça nos sorteios os 3 estarolas, e agora quer acabar com uma taça que distribui algum dinheiro pelos outros...

Para além disso continua a pagar favores que vão prejudicar o futebol português no ranking da UEFA, basta ver o pagamento feito ao seu principal apoiante (Carlos Barbosa) e esperar para ver o que o Paços faz na Europa..

Legião

Clubes vão discutir mudança dos quadros competitivos e Taça da Liga

A Liga de Clubes anunciou, esta quarta-feira, que os clubes se vão reunir em assembleia geral extraordinária no dia 27 de junho para discuti a reformulação dos quadros competitivos e a permanência, ou não, da Taça da Liga.

Segundo o comunicado da Liga de Clubes, na assembleia geral será feita uma «apreciação, discussão e votação de propostas de reformulação dos quadros competitivos da I e II Ligas, com efeitos a partir da época 2014/2015» e também uma «apreciação, discussão e votação de propostas de manutenção ou não da Taça da Liga» também a partir da mesma temporada.

Recorde-se que Mário Figueiredo, presidente da Liga de Clubes, mostrou-se recentemente aberto a extinguir a Taça da Liga, caso seja esse o desejo dos clubes que participam nos escalões profissionais.

In http://www.zerozero.pt/noticia.php?id=115408
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

Nargaroth

Alguém tem a bondade de fazer aí um apanhado do nosso plantel neste momento... Parece-me que temos uns 50 jogadores entre equipa A e B... muitas indefínições quando falta apenas uma semana para o arranque da época!!!
NARGAROTH NÃO UTILIZA O NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO

Bracarense

Quote from: Nargaroth on 22 de June de 2013, 12:52
muitas indefínições quando falta apenas uma semana para o arranque da época!!!

Como todosos anos em todos os clubes teremos gente a sair e gente a entrar até ao fecho do mercado!

duasbancadas

Quote from: rpo.castro on 13 de June de 2013, 22:44
Quote from: Old School on 13 de June de 2013, 18:58
Off topic: Amanhã é o dia D para o Beira-mar saber se vai conseguir inscrever-se na 2ª Liga ou provavelmente acabar. Custa ver mais um histórico do nosso futebol nesta situação, além de que foi um dos que teve estádio novo no Euro 2004...

http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/liga_honra/beira_mar/interior.aspx?content_id=827187

http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/liga_honra/beira_mar/interior.aspx?content_id=827280

Vamos ver o que acontece amanhã, outra aspecto, é que caso o Beira-mar não se consiga inscrever quem sai beneficiado é o Guimarães B que desta forma não desce de divisão.
E já se meteu em todas as negociatas possiveis. Então que é feito dos milhões do iraniano que disse que o beira mar ia lutar para ser campeão?
Tenho muita pena por aquele clube, simpatizo com o Beira-Mar por ter vivido vários anos em Aveiro e ter família lá... E ainda me lembro do terror que era para os adversários jogarem no velhinho "Mário Duarte", um estádio muito fechado, com os adeptos praticamente colados ao relvado! Desde que mudaram para o "barril de ovos moles" (como chamo ao novo estádio) nunca mais recuperaram! Aquele clube é uma batata quente que parece que ninguém quer pegar! Para os próprios adeptos pedirem para se acabar com o clube e recomeçar do zero, imaginem ao estado que aquilo chegou... Faço votos para que um dia possa ver um forte Beira-Mar na primeira liga!
Anti -3 estarolas, quem é braguista tem o coração cheio!

Ransick

«Quero ser o melhor marcador da Liga»
Avançado volta a braga com grande ambição

Tem 30 anos, garante estar no auge da carreira e foi o principal goleador da Académica na última temporada com 23 tentos em todas as provas. Regressa a Braga uma década depois da estreia ao serviço da equipa B e novamente pela mão de Jesualdo Ferreira, treinador com quem também se cruzou no Málaga e garante saber extrair o melhor de cada jogador

RECORD – Não sendo natural da região, de onde vem a sua ligação sentimental ao Sp. Braga?

EDINHO – Da primeira vez que representei o clube. Cheguei muito jovem e fui para a equipa B, onde tive sucesso, aprendi bastante e também fui muito acarinhado tanto pelo presidente António Salvador como pelo treinador Jesualdo Ferreira. Na altura tinha ido treinar-me ao FC Porto e foi o professor Jesualdo, que já tinha sido treinador do meu pai na fase final da sua carreira, quem me ligou e fez o convite. Disse-me que ia ajudar-me a trabalhar e a evoluir para chegar à equipa principal. No fundo, que teria mais condições para poder singrar, coisa que seria difícil de conseguir no FC Porto. Essa experiência criou ligações sentimentais ao clube e às pessoas. É por isso que toda a gente sabe que sou um bracarense puro e não torço por outro clube.

R – Que memórias guarda da passagem por Braga entre 2002 e 2005?

E – Imensas. Desde as amizades que fiz até aos sucessos que consegui tanto na equipa B como na formação principal. Acima de tudo a maneira como trabalhei e evolui. Muita gente pensa que acabei por ser dispensado, mas a verdade é que fui eu quem quis sair e lembro-me ainda hoje das palavras que o presidente António Salvador disse na altura. Que eu saía porque queria e não por decisão dele ou do professor Jesualdo. A prova disso está que agora regresso a casa. Eles sabiam que sou apaixonado por este clube e quando me fizeram a proposta nem olhei para trás.

R – Como explica a pouca utilização na equipa principal, como o comprovam os cinco jogos realizados e apenas 119 minutos no total?

E – Nessa altura o Sp. Braga tinha o João Tomás no plantel e durante esses anos ele atravessou um grande momento de forma, pelo que era muito difícil para um jovem como eu encontrar espaço competitivo para poder aparecer, apesar de aqui e ali ter tido a oportunidade de jogar alguns minutos. Foi por isso que decidi sair. Sentia que estava na altura da explosão e para crescer como jogador precisava de ter oportunidade para jogar com mais regularidade.

R – O que significa o reencontro com Jesualdo Ferreira?

E – Foi o treinador que me lançou e isso marca para sempre, além de que sempre aprendi imenso com ele e acho que é o treinador ideal para extrair o máximo potencial dos jogadores. É extremamente gratificante poder trabalhar outra vez com ele porque, apesar de ter 30 anos, estamos sempre a aprender e sei que o professor ainda me vai dar bons conselhos.

R – A ligação não teve interrupções?

E – De algum modo não, até porque mais tarde cheguei a trabalhar com ele no Málaga. É verdade que entretanto falámos pouco, mas o contacto existiu. Por exemplo, esta época não chegámos a conversar porque quando a Académica recebeu o Sporting não joguei e a oportunidade não se proporcionou. É uma relação de admiração que também se estende a muitos outras pessoas do futebol e o exemplo disso são os jogadores de renome que não escondem terem aprendido muito como ele, como são os casos do Ricardo Carvalho, Lisandro ou até mesmo Falcão. Isto só acontece porque ele realmente é muito bom naquilo que faz.

R – Como foi o relacionamento com António Salvador entretanto?

Toda a gente sabe que sou um bracarense puro e não torço por mais nenhum clube

E – Normal. Nunca tivemos contacto com frequência, mas sempre que nos cruzávamos conversávamos sempre um pouco e isso chegou a acontecer em várias ocasiões. Sempre que a Académica se deslocava ao Minho os estágios realizaram-se numa unidade hoteleira que é propriedade dele. É uma boa relação. Cheguei a dizer que é como um pai para mim porque sempre me tratou bem e acolheu da melhor maneira e sabia que o meu regresso a Braga dependeria da minha vontade.

R – Quais foram os objetivos que lhe exigiram quando assinou contrato?

E – Apenas que fosse o Edinho de sempre. Dedicado e ambicioso. Eles sabem que não me contento com pouco e que dou o melhor de mim para chegar cada vez mais longe. Agora sou um jogador mais maduro, experiente e com uma vontade enorme de vencer. Ainda há muitas barreiras para derrubar e quero fazer parte da equipa que as vai superar.

R – Vamos ter um Edinho na máxima força na próxima época?

E – Tenho esperança que sim e estou otimista. Sem desrespeitar a Académica, vim para um clube que me irá permitir lutar pelo meu maior objetivo pessoal, que é ser o melhor marcador do campeonato. É um sonho que alimento desde que iniciei a carreira e creio que em Braga tenho todas as condições para o fazer . Na época que terminou perdi o embalo de golos que tinha porque nem sempre tive a oportunidade de jogar. Uma opção atendendo à rotação que foi implementada por causa da participação na Liga Europa, Taça da Liga e Taça de Portugal, mas mesmo assim terminei a época com 23 golos. Uma marca que acaba por ser muito boa para um jogador que estava a jogar numa equipa cuja aspiração era não descer de divisão.

R – Tem algum número específico de golos em mente?

E – Espero fazer o máximo possível no campeonato, mas não tenho qualquer objetivo em específico para além de conseguir ser o melhor marcador. Neste momento a marca é ultrapassar os 23 que apontei em toda a época passada.

R – Atendendo ao crescimento que o Sp. Braga tem vindo a demonstrar nas épocas mais recentes é obrigatório assumir a luta pelo título?

E – Acho que o Sp. Braga já nos habituou a isso nos últimos anos. Há dois anos estiveram muito perto de o conseguir, mas faltou um pouco de sorte e ainda não tiveram essa felicidade. Acredito que estão reunidas todas as condições, desde a estrutura do clube até à massa adepta, para o Sp. Braga conseguir ser campeão num espaço reduzido de tempo.

R – O acesso à Liga dos Campeões é então uma etapa obrigatória?

E – A partir do momento que alcançou esse estatuto com mérito é uma meta para repetir sempre. Sem dúvida que é um objetivo para alcançar.

R – A Taça de Portugal também é um horizonte?

E – Depois do título é a prova mais importante em Portugal. Como tal, acho que podemos incluir a presença no Jamor como um dos objetivos para a próxima temporada.

R – O que acha que falhou com José Peseiro para não haver continuidade no projeto?

E – Não sei, não acompanhei de perto o trabalho desenvolvido pela equipa na última temporada e não me posso pronunciar em concreto. Considero o José Peseiro um bom treinador, mas o futebol muitas vezes é ingrato porque a barreira para o sucesso é muito ténue. Certamente não teve a sorte que ambicionava.

R – Falou-se muito da defesa ser um sector muito permeável. Jesualdo Ferreira vai devolver a estabilidade que o sucesso exige?

E – Creio que sim, até porque, se realizarmos uma retrospetiva à carreira do professor facilmente constatamos que as suas equipas sempre sofreram poucos golos. É um dado que ele trabalha bem este aspeto e tenho a certeza que no Sp. Braga vai dar especial atenção a isso também.
"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"...

duasbancadas

Quote from: DS87 on 24 de June de 2013, 08:43
«Quero ser o melhor marcador da Liga»
Avançado volta a braga com grande ambição

Tem 30 anos, garante estar no auge da carreira e foi o principal goleador da Académica na última temporada com 23 tentos em todas as provas. Regressa a Braga uma década depois da estreia ao serviço da equipa B e novamente pela mão de Jesualdo Ferreira, treinador com quem também se cruzou no Málaga e garante saber extrair o melhor de cada jogador

RECORD – Não sendo natural da região, de onde vem a sua ligação sentimental ao Sp. Braga?

EDINHO – Da primeira vez que representei o clube. Cheguei muito jovem e fui para a equipa B, onde tive sucesso, aprendi bastante e também fui muito acarinhado tanto pelo presidente António Salvador como pelo treinador Jesualdo Ferreira. Na altura tinha ido treinar-me ao FC Porto e foi o professor Jesualdo, que já tinha sido treinador do meu pai na fase final da sua carreira, quem me ligou e fez o convite. Disse-me que ia ajudar-me a trabalhar e a evoluir para chegar à equipa principal. No fundo, que teria mais condições para poder singrar, coisa que seria difícil de conseguir no FC Porto. Essa experiência criou ligações sentimentais ao clube e às pessoas. É por isso que toda a gente sabe que sou um bracarense puro e não torço por outro clube.

R – Que memórias guarda da passagem por Braga entre 2002 e 2005?

E – Imensas. Desde as amizades que fiz até aos sucessos que consegui tanto na equipa B como na formação principal. Acima de tudo a maneira como trabalhei e evolui. Muita gente pensa que acabei por ser dispensado, mas a verdade é que fui eu quem quis sair e lembro-me ainda hoje das palavras que o presidente António Salvador disse na altura. Que eu saía porque queria e não por decisão dele ou do professor Jesualdo. A prova disso está que agora regresso a casa. Eles sabiam que sou apaixonado por este clube e quando me fizeram a proposta nem olhei para trás.

R – Como explica a pouca utilização na equipa principal, como o comprovam os cinco jogos realizados e apenas 119 minutos no total?

E – Nessa altura o Sp. Braga tinha o João Tomás no plantel e durante esses anos ele atravessou um grande momento de forma, pelo que era muito difícil para um jovem como eu encontrar espaço competitivo para poder aparecer, apesar de aqui e ali ter tido a oportunidade de jogar alguns minutos. Foi por isso que decidi sair. Sentia que estava na altura da explosão e para crescer como jogador precisava de ter oportunidade para jogar com mais regularidade.

R – O que significa o reencontro com Jesualdo Ferreira?

E – Foi o treinador que me lançou e isso marca para sempre, além de que sempre aprendi imenso com ele e acho que é o treinador ideal para extrair o máximo potencial dos jogadores. É extremamente gratificante poder trabalhar outra vez com ele porque, apesar de ter 30 anos, estamos sempre a aprender e sei que o professor ainda me vai dar bons conselhos.

R – A ligação não teve interrupções?

E – De algum modo não, até porque mais tarde cheguei a trabalhar com ele no Málaga. É verdade que entretanto falámos pouco, mas o contacto existiu. Por exemplo, esta época não chegámos a conversar porque quando a Académica recebeu o Sporting não joguei e a oportunidade não se proporcionou. É uma relação de admiração que também se estende a muitos outras pessoas do futebol e o exemplo disso são os jogadores de renome que não escondem terem aprendido muito como ele, como são os casos do Ricardo Carvalho, Lisandro ou até mesmo Falcão. Isto só acontece porque ele realmente é muito bom naquilo que faz.

R – Como foi o relacionamento com António Salvador entretanto?

Toda a gente sabe que sou um bracarense puro e não torço por mais nenhum clube

E – Normal. Nunca tivemos contacto com frequência, mas sempre que nos cruzávamos conversávamos sempre um pouco e isso chegou a acontecer em várias ocasiões. Sempre que a Académica se deslocava ao Minho os estágios realizaram-se numa unidade hoteleira que é propriedade dele. É uma boa relação. Cheguei a dizer que é como um pai para mim porque sempre me tratou bem e acolheu da melhor maneira e sabia que o meu regresso a Braga dependeria da minha vontade.

R – Quais foram os objetivos que lhe exigiram quando assinou contrato?

E – Apenas que fosse o Edinho de sempre. Dedicado e ambicioso. Eles sabem que não me contento com pouco e que dou o melhor de mim para chegar cada vez mais longe. Agora sou um jogador mais maduro, experiente e com uma vontade enorme de vencer. Ainda há muitas barreiras para derrubar e quero fazer parte da equipa que as vai superar.

R – Vamos ter um Edinho na máxima força na próxima época?

E – Tenho esperança que sim e estou otimista. Sem desrespeitar a Académica, vim para um clube que me irá permitir lutar pelo meu maior objetivo pessoal, que é ser o melhor marcador do campeonato. É um sonho que alimento desde que iniciei a carreira e creio que em Braga tenho todas as condições para o fazer . Na época que terminou perdi o embalo de golos que tinha porque nem sempre tive a oportunidade de jogar. Uma opção atendendo à rotação que foi implementada por causa da participação na Liga Europa, Taça da Liga e Taça de Portugal, mas mesmo assim terminei a época com 23 golos. Uma marca que acaba por ser muito boa para um jogador que estava a jogar numa equipa cuja aspiração era não descer de divisão.

R – Tem algum número específico de golos em mente?

E – Espero fazer o máximo possível no campeonato, mas não tenho qualquer objetivo em específico para além de conseguir ser o melhor marcador. Neste momento a marca é ultrapassar os 23 que apontei em toda a época passada.

R – Atendendo ao crescimento que o Sp. Braga tem vindo a demonstrar nas épocas mais recentes é obrigatório assumir a luta pelo título?

E – Acho que o Sp. Braga já nos habituou a isso nos últimos anos. Há dois anos estiveram muito perto de o conseguir, mas faltou um pouco de sorte e ainda não tiveram essa felicidade. Acredito que estão reunidas todas as condições, desde a estrutura do clube até à massa adepta, para o Sp. Braga conseguir ser campeão num espaço reduzido de tempo.

R – O acesso à Liga dos Campeões é então uma etapa obrigatória?

E – A partir do momento que alcançou esse estatuto com mérito é uma meta para repetir sempre. Sem dúvida que é um objetivo para alcançar.

R – A Taça de Portugal também é um horizonte?

E – Depois do título é a prova mais importante em Portugal. Como tal, acho que podemos incluir a presença no Jamor como um dos objetivos para a próxima temporada.

R – O que acha que falhou com José Peseiro para não haver continuidade no projeto?

E – Não sei, não acompanhei de perto o trabalho desenvolvido pela equipa na última temporada e não me posso pronunciar em concreto. Considero o José Peseiro um bom treinador, mas o futebol muitas vezes é ingrato porque a barreira para o sucesso é muito ténue. Certamente não teve a sorte que ambicionava.

R – Falou-se muito da defesa ser um sector muito permeável. Jesualdo Ferreira vai devolver a estabilidade que o sucesso exige?

E – Creio que sim, até porque, se realizarmos uma retrospetiva à carreira do professor facilmente constatamos que as suas equipas sempre sofreram poucos golos. É um dado que ele trabalha bem este aspeto e tenho a certeza que no Sp. Braga vai dar especial atenção a isso também.
Depois do Éder ter prescindido das férias para estar na máxima força para a próxima época, é muito bom sabermos que outro avançado também vem aí cheio de ganas! Se estes dois se entenderem bem na frente de ataque, cheira-me que ainda vamos ser uma máquina de golos!
Anti -3 estarolas, quem é braguista tem o coração cheio!