News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 16/05

Started by JotaCC, 16 de May de 2013, 07:12

Previous topic - Next topic

JotaCC

Sp. Braga B: empate era o resultado mais justo


O Vitória de Guimarães B venceu, ontem, em casa o Sporting de Braga B, por uma bola a zero, na repetição do encontro da 29.ª jornada da II Liga, que tinha sido interrompido, a 24 de Fevereiro, devido a desacatos nas bancadas entre adeptos. Desta vez, o dérbi decorreu dentro da normalidade e foi resolvido com um golo, pleno de oportunidade, de Marco Matias, aos 31 minutos da primeira parte. Grande eficácia dos jovens 'conquistadores', num jogo onde foram obrigados a jogar, reduzidos a dez unidades, durante mais de 80 minutos, face à expulsão do médio costa-marfinense Siaka Bamba, logo aos sete minutos da partida, por entrada perigosa sobre o bracarense, Nuno Valente.
Já com o destino das duas equipas traçado — Sp. Braga B conseguiu a manutenção há três jornadas, Vitória B já despromovido à II Divisão Nacional — jogou-se mais para cumprir calendário e pela honra. Mais relaxados os bracarenses. Com o orgulho ferido os vitorianos.
O Sp. Braga entrou melhor no jogo à procura do golo, mas cedo se percebeu que a inspiração na finalização não estava na ordem do dia nos pupilos de Toni.
Aos sete minutos aconteceu o primeiro momento de tensão no dérbi, com a expulsão de Siaka Bamba. Árbitro não teve complacência para com o jogador vitoriano, mas, embora tenha sido bem mostrado, face às circunstâncias da partida, poderia-se ter-se ficado pelo amarelo...
Com mais um, o Braga B intensificou o domínio, mas sem grande clarividência no ataque, e aos 31 minutos pagou caro a factura. Perda de bola em zona proíbida, recuperação de Marco Matias, que assiste Tomané na cara do guarda-redes arsenalista. Cavadas ainda defende, mas na recarga, Marco Matias concluiu o que começou, para delírio dos adeptos de Guimarães. Eficácia a premiar a maior eficiência dos dez 'conquistadores'.
A reacção dos 'guerreiros' foi contundente, encostando o Vitória B à muralha defensiva, mas sempre com a pontaria extremamente desafinada.
Na segunda parte, só deu Braga B, com domínio territorial absoluto, mas a equipa de Toni manteve o desacerto ofensivo, apesar da intensa pressão sobre os vitorianos. E o Vitória B resistiu, estoicamente, até ao fim, conseguindo um triunfo importante que lhes permitiu deixar o último lugar da tabela, por troca .

CORREIO DO MINHO

Bruno3429

Sp. Braga: renovação em marcha na próxima semana  
Joana Russo Belo

Só depois do jogo em Setúbal, no domingo, que fecha o campeonato é que arranca a preparação da nova temporada desportiva. Apesar de as atenções estarem centradas na conquista de um triunfo na 30.ª jornada da Liga - para fechar de forma vitoriosa a temporada, por uma questão de honra e para atenuar a imagem deixada do último jogo com o Nacional - a SAD bracarense começa já a delinear as linhas da próxima época.
Mesmo sem decisões já tomadas, certo é a mudança profunda no figurino do plantel e equipa técnica, num ano de remodelação extrema entre os jogadores, alguns deles determinantes nos últimos anos.
António Salvador espera pelo último jogo em casa do Vitória de Setúbal para iniciar as negociações e conversações com os atletas, numa reestruturação que vai trazer caras novas ao clube e abrir portas à saída de, pelo menos, nove jogadores.
Para já, são quatro os nomes confirmados em termos de entradas: Luís Silva (médio Leixões), Luiz Carlos (médio Paços de Ferreira), Leandro Kappel (extremo holandês do Doxa Dramas, da segunda divisão grega) e Felipe Pardo (avançado colombiano do Independiente de Medelín).
No que diz respeito às saídas, há quatro jogadores em final de contrato, sendo certo que não vão permanecer no plantel: o guarda-redes Quim; o médio Hugo Viana, o lateral Leandro Salino e o avançado Carlão (cuja opção de renovação não foi accionada). A juntar a este quarteto, está o nome de Rúben Amorim, médio emprestado por um ano pelo Benfica e que regressa agora à Luz.
Emídio Rafael vai também abandonar o plantel, uma vez que termina contrato agora em Junho e a opção de renovação por mais três anos não foi accionada. Djamal, Elderson e Hélder Barbosa têm guia de marcha caso encontrem mercado atractivo.

Correio do Minho

JotaCC

Paulo Vinícius pode ser titular no Bonfim

Paulo Vinícius pode despedir-se da temporada como titular. O central do SC Braga, uma das peças mais importantes da defesa bracarense ao longo da temporada, perdeu o estatuto a 9 de março, devido a uma lesão muscular, mas está dado pelo departamento médico como apto e depois de ter saído no banco nos últimos minutos do encontro com o Moreirense (3-2) pode agora regressar ao onze no último encontro do campeonato, na deslocação ao Bonfim, onde o SC Braga defronta o Vitória de Setúbal.

A BOLA

JotaCC

PERIGO: MULTIFUNÇÕES DE NOVO À VISTA
Reforço garantido para a próxima época, extremo é um "cocktail" explosivo de atitude, velocidade e fintas. Em vésperas de defrontar a futura equipa, o técnico Litos, com quem trabalhou no Leixões, dá conta de uma preciosa polivalência pela esquerda... e não só.



A aparência frágil de Pedro Santos funcionará como terrível disfarce para quem tem por missão travar o extremo do Vitória de Setúbal, já com contrato assinado com o Braga para as próximas quatro épocas. Emação, o lisboeta de 25 anos transforma-se numa fera e, por ironia do destino, poderá tornar-se no último pesadelo da época para a equipa de José Peseiro, depois de ter atuado no AXA na primeira volta do campeonato. "É um jogador franzino, mas nunca vira a cara à luta. Impressiona pela velocidade e pela potência no remate", descreve Litos, o atual treinador do Muçulmana Maputo (Moçambique), decisivo na afirmação do extremo quando ambos representavam o Leixões. "A polivalência é outras das suas mais-valias. Cheguei a utilizá-lo em três posições sobre a esquerda", pormenoriza.
Estando o Braga "num patamar muito elevado", Litos sugere "alguma paciência" aos adeptos até Pedro Santos se sentir como em casa, mas não tem dúvidas de que a contratação não podia ter sido mais "acertada". "Será sempre um jogador de enorme utilidade, como titular ou suplente utilizado", garante o treinador, dizendo-se "feliz" por constatar que o Braga irá juntar três jogadores do Leixões que dirigiu entre 2010 e 2012. "O Florent e o Luís Silva também foram apostas minhas", aponta.
Recuando até esse tempo, Litos recorda um Pedro Santos excessivamente ansioso no momento de atacar, avesso, por vezes, a assumir missões defensivas. "Estava demasiado rotinado a jogar em contra-ataque, queria sempre a bola metida no espaço de modo a tirar partido das suas características. Só que eu gosto de envolver vários jogadores no processo ofensivo e, por isso, mentalizei-o para a importância de combinar mais vezes com os companheiros. Passou a praticar um futebol mais elaborado", conta, saudando ao mesmo tempo o esforço do jogador oriundo da formação do Casa Pia no sentido de melhorar a postura defensiva. "Era pouco trabalhador nessa vertente e evoluiu de tal forma que acabou por disputar vários jogos como lateral-esquerdo", assinala.
Em Braga, não haverá alguém semelhante na próxima época caso Hélder Barbosa seja transferido, o mesmo Barbosa que esta época andou mais vezes pelo banco de suplentes do que nos relvados, como titular. "Têm muitas parecenças. São jogadores explosivos, muito fortes no um contra um", observa o treinador português, colocando naturais reservas em relação a uma futura chamada de Pedro Santos à Seleção Nacional. "Antes, terá de conquistar o seu espaço no Braga, o que não será fácil, porque o grupo é muito forte. Passada essa fase, chegará facilmente a esse patamar, embora a qualidade abunde em termos de extremos na nossa seleção", analisa.


Disse não à dispensa e que ia ser titular

O verão de 2011 chegou a ser angustiante para Pedro Santos. Decorria a pré-época e o extremo apercebera-se de que dificilmente entraria no onze base do Leixões. Perante a desilusão do jogador, Litos chegou mesmo a perguntar-lhe se não seria melhor rodar noutro clube, recebendo uma resposta surpreendente. "Disse-me que não ia desistir e que ia conquistar um lugar. Gostei", confessa o treinador, que ainda ficou mais agradado com o empenho do jogador. "Foi muito honesto e profissional e, em pouco tempo, ganhou a titularidade".


Peseiro aponta a novo recorde de golos marcados

Consumada a perda do terceiro lugar para o Paços de Ferreira, o que custará a José Peseiro a saída do comando técnico do Braga no fim da época, sobram ainda dois objetivos para o treinador conquistar na derradeira jornada do campeonato, frente ao Vitória de Setúbal: primeiro, estabelecer um novo recorde em termos de golos marcados na I Liga, bastando para isso a equipa acertar nas redes apenas mais uma vez, pois já igualou o máximo da época passada (59), sob o comando de Leonardo Jardim, na partida com o Nacional, na sequência de um tiraço de Hugo Viana; depois, acabar com o jejum de vitórias em fins de campeonato. O último triunfo em situações análogas aconteceu há cinco épocas (2007/08), diante da Académica (2-1), em jogo disputado no Estádio AXA; fora de portas, como acontecerá no domingo, os arsenalistas já não cantam vitória desde 2003/04, época em que fecharam o campeonato a vencer em Belém por 0-2.

O JOGO

JotaCC

ABC venceu oito jogos depois
Não havia memória de tamanho jejum...

Começou ontem, em Braga, a nona e penúltima jornada da fase final do campeonato de andebol. Após oito derrotas consecutivas, algo de que não há memória de ter acontecido ao ABC, os homens de Carlos Resende, ainda descapitalizados de José Pedro Coelho e Luís Bogas, derrotaram o Sporting da Horta, por 35-27, num jogo em que, à exceção de uma situação de empate a três golos, estiveram sempre à frente.
Com esta vitória, os minhotos garantiram o quinto lugar no campeonato, uma vez que, mesmo que percam na última jornada – vão jogar a Águas Santas – e o Sporting da Horta derrote o FC Porto, ficarão com os mesmos pontos, mas tendo vantagem no confronto direto – no Faial, o Horta venceu por 25-21.
Com 11 golos em 12 remates, Miguel Sarmento foi o homem do jogo.


O JOGO

JotaCC

Leandro Salino nos planos do Catania
O CATANIA, equipa da série A de Itália, é o mais recente clube interessado na contratação de Leandro Salino. O defesa direito brasileiro, que está em final de contrato, tem sido alvo de alegado interesse de alguns clubes, inclusivamente por parte do Benfica, mas o seu futuro não está ainda definido.


Leandro Salino tem merecido a atenção de vários clubes

De acordo com a Imprensa transalpina, o Catania, oitavo classificado da série A, já prepara a próxima época, estando o nome de Leandro Salino na primeira linha das suas possíveis contratações.
O late ral dire it o, de 28 anos, é um dos jogadores do Sporting de Braga com mais mercado e nem mesmo o facto de ter estado algum tempo ausente dos relvados devido a uma lesão arrefeceu o entusiasmo de possíveis interessados. De resto, de Itália têm surgido várias notícias a este nível, designadamente por parte de clubes como a Lázio e a Udinese. O Catania juntou-se ao lote de potenciais interessados, surgindo o nome do defesa numa pequena lista onde também consta o jovem avançado italiano Andrea Belotti, que joga no modesto Albinoleffe.
O Olympiacos, da Grécia, e o Sunderland, de Inglaterra, também já foram referidos publicamente como possíveis destinos de Salino, tal como o Benfica. Sabe-se que o jogador, que está em final de contrato, recebeu uma proposta de renovação do Braga, mas não houve acordo entre as partes.
Além de Salino, jogadores como Hélder Barbosa e Ruben Micael estão referenciados por vários clubes e podem deixar o Braga. De resto, o lote total de saídas, por vários motivos, deverá rondar uma dezena.


Quarteto fora de Setúbal

O Braga continua a preparar o último jogo da Liga, no domingo, em Setúbal. Éder, Djamal, Sasso e Haas, lesionados, estão indisponíveis. Apesar de o Braga já ter a classificação definida, a SAD está a promover um pack viagem e bilhete, por 26, 5 euros, com partida do AXA às 8.45 de domingo e almoço em Peniche.


Luís Silva ensaia adeus

Luís Silva, contratado ao Leixões, faz sábado o último jogo pelo clube da 2.ª Liga. "Obrigado Leixões por teres feito de mim melhor homem e melhor profissional", escreveu o médio no seu facebook. Em fim de contrato, mas com proposta de renovação, a mudança deve custar 200 mil euros.


Vitorianos vencem dérbi sem incidentes

TRIUNFO do V. de Guimarães B sobre o Braga B, por 1-0, partida em atraso da 29.ª jornada da Liga. A 24 de fevereiro desacatos na bancada entre adeptos das duas equipas levaram o árbitro Hugo Pacheco a dar o jogo por terminado logo aos 8 minutos, mas que ontem decorreu sem incidentes.
Em inferioridade numérica desde os sete minutos, por expulsão de Siaka Bamba, a determinação dos locais foi suficiente para justificar o triunfo. Marco Matias resolveu o jogo.


JN

JotaCC


JotaCC


JotaCC


brigada da relote


brigada da relote


Bruno3429

Salvador entrega amanhã 9,5 toneladas de alimentos
Por António Casanova

É o culminar da campanha de solidariedade promovida pelo emblema bracarense: António Salvador, presidente do SC Braga, entregará amanhã à tarde (17 horas) à arquidocese de Braga, que se fará representar pelo arcebispo primaz D. Jorge Ortiga, as 9,5 toneladas de alimentos recolhidos nos dias que antecederam o jogo realizado frente ao Nacional.

«Um bilhete por um alimento» foi o rótulo atribuído pelos arsenalistas à iniciativa de profundo cariz humanitario e a resposta dos adeptos acabou por ser esclarecedora, superando todas as expectivas, inclusivamente os números registados na última época (há um ano, foram recolhidos nove toneladas).

À arquidocese de Braga caberá, depois, distribuir os alimentos pelas instituições de solidariedade do concelho.

A Bola

Bruno3429

Nomeações para a última jornada da 2.ª Liga
Por Redação

O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol anunciou hoje as nomeações para a 42.ª e última jornada da 2.ª Liga, marcada para sábado, com todos os jogos com início marcado para as 17 horas.

Lista de nomeações:

V. Guimarães B – Oliveirense, Nuno Almeida

Penafiel - Sporting B, Rui Silva

Leixões - SC Covilhã, Cosme Machado

Portimonense – Atlético, Paulo Baptista

Desp. Aves - Marítimo B, Manuel Oliveira

Tondela – Arouca, João Capela

U. Madeira – Trofense, Jorge Tavares

Belenenses – Freamunde, Renato Gonçalves

Naval - FC Porto B, Luís Ferreira

Benfica B - Santa Clara, Bruno Esteves

Feirense - SC Braga B, Hugo Pacheco

A Bola