News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Dr. Fernando Oliveira

Started by ferna, 22 de January de 2007, 16:18

Previous topic - Next topic

braguista365

Mau negocio bom negocio ,mas o que interessa isso agora?O que interessa é que o Braga superou tudo isso e cresceu,isso é que realmente interessa!

pedro50

Quote from: braguista365 on 22 de January de 2007, 20:48
Mau negocio bom negocio ,mas o que interessa isso agora?O que interessa é que o Braga superou tudo isso e cresceu,isso é que realmente interessa!
Interessa, pois parece que este tópico foi encomendado...
Aliás, não foi o primeiro, mesmo em relação a outras pessoas...

O pior cego é aquele que não quer ver.

O negócio não pode ser considerado de bom. Contudo, e face às circunstâncias da altura, penso que o posso rotular de bom. O mais adequado é dizer: um negócio bom dentro do possível...

Aos mais distraídos, lembro as circunstâncias da ocasião, que nada tinham a ver com as actuais.
Em Agosto de 2001, João Gomes de Oliveira, informa a família braguista que vai abandonar a presidência. Apesar dos esforços dos habituais "pesos pesados" de Braga, ninguém quer assumir a presidência do SCB. Falou-se em A.Rodrigues, líder da R.Império, mas este declinou por alegada falta de tempo.
Após uma série de avanços e recuos, com origem nos apoios financeiros que eram prometidos a FO(director financeiro de JGO), conseguiu-se apoios de algumas forças vivas da cidade de Braga, onde se incluiam alguns dirigentes actuais do SCB.
FO assumiu a presidência do SCB em Novembro, e de imediato uma situação complicada se deparou. 2 meses de salários em atraso herdaddos de presidência de JGO.
Apesar da resolução do problema na ocasião, a situação económica-financeira do SCB continuava débil e cedo, o SCB, viveu novamente sobre o espectro de salários em atraso.
A situação era complicada... não havia fundo de maneio, nem capacidade de endividamento, uma vez que o passivo na ocasião cifrava-se em 1,4 milhões de contos.
O que fazer?
Permitem-me que pergunte:
Se eventualmente a vossa esposa estivesse doente e o médico informasse que teria que ser operada de imediato e, essa operação, custasse dinheiro que não tinham nem poderiam ter a não ser a venda de bens, o que fariam? Deixavam a vossa esposa morrer ou vendiam a vossa casa pela proposta menos má?
Foi o que FO fez... vendeu os jogadores a quem lhe oferecia melhores condições.
Essas condições, lembro mais uma vez, não se resumiam aos 600 mil contos...
Eram 600 mil contos, mas liquídos!!! Pagos até Junho desse ano, livres de impostos e comissões.
Se actualmente o SCB vender um jogador por 500 mil contos, aposto com quem quiser que o SCB, verbas líquidas pode receber uma quantia perto da metade. Leram bem...meus amigos! Será que os empresários andam a "seco"? Será que pelo menos 20/30% não é comisões para empresários? Porque não questionam o porquê do SCB, após vender tantos jogadores, e bem vendidos, continua com um passivo elevado?
Além dos 600 mil contos, o SCB ficava com 15% do passe daqueles jogadores e o SLB emprestou dois jogadores sem custos para o SCB: Ricardo Estves(Regina de Itália) e Mawete, com a possibilidade de ficar com eles caso houvesse interesse. além de Ricardo Rocha.
Força Gverreiros

aurelio

Quote from: Zé on 22 de January de 2007, 21:40

Se bem me lembro o actual presidente do Braga encontrou um clube em pior situação financeira que o FO!
Não me lembro de ter vendido ninguém a preços de saldo! Para fazer isso até eu era presidente!

De certeza que os metralhas têm saudades de presidentes como o FO.
Com ele de certeza que o Porto já tinha o Diego há muito tempo e daria em troca um ou outro jogador da equipa B ou C.

Já lá vão os saldos e ainda bem!!!

disco infiltrator

Se o FO não fizesse esse (péssimo) negócio já ninguém se lembraria dele. A recordação que deixa aos braguistas é mesmo essa...nada de bom a apontar apenas nos lembramos dele por ele quase ter oferecido 3 jogadores aos lampiões...sendo 2 deles os mais valorizados do plantel.

Não me digam que não existiam alternativas....Com certeza que poderiam vender a outros clubes lá fora em vez de os oferecerem a preços de saldo. Os lampiões mostraram toda a sua ética.....eles estão normalmente depenados e sabem bem o que é isso, basta lembrar o caso paulo sousa e joão pinto. Por isso mesmo não deveriam entrar nestes jogos. Mas enfim os lampiões já mostraram por várias vezes que valores e integridade não é  com eles

Vlad

Infelizmente nos dias de hoje e no tempo de Fernando Oliveira também, para se ser presidente do Braga, não basta ser competente ou ser um bom gestor... é preciso ter duas coisas: estofo (€€€) ou as costas largas (apoios ou capacidade para mobilizar apoios). Fernando Oliveira não teve uma coisa nem outra. Ele não devia era ter ido para presidente, porque para ser presidente como ele foi, qualquer um de nós servia, isto é, face às despesas e às urgências em cumprir os compromissos... vendeu ao desbarato e depressa. Compreendi a posição dele, mas fez apenas o que qualquer teso e à rasca faria.
O erro do Fernando Oliveira não foi vender a saldo.... O erro dele foi ir para presidente do S.C. Braga sem condições para tal. (Se calhar foi enganado, ou iludido)
BRAGA... um dia ainda te vou ver a campeão!

Nota:desprezo os chamados "grandes"

disco infiltrator

Quote from: Vlad on 22 de January de 2007, 22:56
Infelizmente nos dias de hoje e no tempo de Fernando Oliveira também, para se ser presidente do Braga, não basta ser competente ou ser um bom gestor... é preciso ter duas coisas: estofo (€€€) ou as costas largas (apoios ou capacidade para mobilizar apoios). Fernando Oliveira não teve uma coisa nem outra. Ele não devia era ter ido para presidente, porque para ser presidente como ele foi, qualquer um de nós servia, isto é, face às despesas e às urgências em cumprir os compromissos... vendeu ao desbarato e depressa. Compreendi a posição dele, mas fez apenas o que qualquer teso e à rasca faria.
O erro do Fernando Oliveira não foi vender a saldo.... O erro dele foi ir para presidente do S.C. Braga sem condições para tal. (Se calhar foi enganado, ou iludido)

Também concordo plenamente. Agora não se pode dizer que aquilo foi um bom negócio porque não foi.

João Pedro

O negocio foi pessimo, independentement das circunstancias em que ocorreu. E se actualmente ja se pode dizer que que nem foi assim tao pessimo (passou a mau) é porque esses jogadores foram vendidos a bons preços. Imaginem que esses tres depois do lampioes tinham ido para clubes "pequenos", por 100 mil euros cada. Ca ganda negocio que teria sido!!

nandes

Se tirassem estes dois senhores das "costas" do Sr. António Salvador, eu gostaria de vos ouvir falar:

Direcção

Presidente António Salvador

Vice-Presidente da Presidência Manuel Rodrigues

Vice-Presidente da Presidência Gaspar Borges

Atenção que não estou a querer tirar mérito nenhum à gestão do Sr. António Salvador, ANTES PELO CONTRÁRIO, só posso estar satisfeitíssimo com a mesma. Pretendo é salientar, é que foi a falta destas "costas" que condicionou a gestão do Sr. Fernando Oliveira.

UNS TÊM INVEJA DA NOSSA ASCENSÃO
OUTROS TÊM MEDO DA NOSSA AMBIÇÃO
SCB / BL

lipe

O RR foi formado no nosso clube onde cresceu como atleta e agora quem vai buscar o guito são os lampeões. >:(
Em Braga, só baixamos a cabeça para beijar o símbolo.

Kilo

Quote from: lipe on 23 de January de 2007, 00:01
O RR foi formado no nosso clube onde cresceu como atleta e agora quem vai buscar o guito são os lampeões. >:(

O mesmo diz o Famalicão, quando o fomos buscar com 20, 21 anos! Não formamos coisa nenhuma!

Nunca jogou nas camadas jovens do Braga! Se não me engano foi dispensado das do guimarães!

Basta de disparates!

Quote from: nandes on 22 de January de 2007, 23:44

Se tirassem estes dois senhores das "costas" do Sr. António Salvador, eu gostaria de vos ouvir falar:

Direcção

Presidente António Salvador

Vice-Presidente da Presidência Manuel Rodrigues

Vice-Presidente da Presidência Gaspar Borges

Atenção que não estou a querer tirar mérito nenhum à gestão do Sr. António Salvador, ANTES PELO CONTRÁRIO, só posso estar satisfeitíssimo com a mesma. Pretendo é salientar, é que foi a falta destas "costas"  que condicionou a gestão do Sr. Fernando Oliveira.

Com uma agravante: FO aceitou a Presidência porque lhe haviam sido prometidas «costas» de qualidade! Mas enfim, hoje em dia, as análises são sempre muito pragmáticas: quem ganha é bom, quem perde é mau! Sinais dos tempos!!!

Kilo

Bom negócio, mau negócio!

Dou um exemplo! O VFC não quis vender o Jorginho e o Meyong, eram as pérolas, valiam mais que míseros 2 milhoes de euros cada um!

E por quanto saíram? O que lucrou o VFC com isso?

Tavamos na miséria e sabe deus em que divisão, mas o importante é não sermos gozados pelos lampiões, o importante é vendermos pelo preço justo quando temos cartas rescisórias na mão dos jogadores em causa, o importante...o que é importante afinal? O clube, ou o ego? De que valeu o ego no Zé Roberto, no Odair, no Silva?

Critiquei bastante o negócio na altura, admito! Mas tenho juízo suficiente para ver que era um beco sem saída e que quando se tem a corda ao pescoço, as opções são muito, muito limitadas!

É bonito de falar nos negócios actuais, mas... Onde andava o Dínamo de Moscovo quando precisavamos dele? Pois...

Onde andava o dinheiro injectado no clube na altura da entrada do Salvador? Dinheiro que permitiu aguentar as coisas até começarem as vendas?

Não defendo ninguem, nem tiro mérito a ninguém! Apenas olho para as coisas e vejo as condicionantes a que foram sujeitos cada um deles e as opções que tinham!

Olho Vivo

Quote from: Zé on 22 de January de 2007, 21:40

O negócio não pode ser considerado de bom. Contudo, e face às circunstâncias da altura, penso que o posso rotular de bom. O mais adequado é dizer: um negócio bom dentro do possível...

Aos mais distraídos, lembro as circunstâncias da ocasião, que nada tinham a ver com as actuais.
Em Agosto de 2001, João Gomes de Oliveira, informa a família braguista que vai abandonar a presidência. Apesar dos esforços dos habituais "pesos pesados" de Braga, ninguém quer assumir a presidência do SCB. Falou-se em A.Rodrigues, líder da R.Império, mas este declinou por alegada falta de tempo.
Após uma série de avanços e recuos, com origem nos apoios financeiros que eram prometidos a FO(director financeiro de JGO), conseguiu-se apoios de algumas forças vivas da cidade de Braga, onde se incluiam alguns dirigentes actuais do SCB.
FO assumiu a presidência do SCB em Novembro, e de imediato uma situação complicada se deparou. 2 meses de salários em atraso herdaddos de presidência de JGO.
Apesar da resolução do problema na ocasião, a situação económica-financeira do SCB continuava débil e cedo, o SCB, viveu novamente sobre o espectro de salários em atraso.
A situação era complicada... não havia fundo de maneio, nem capacidade de endividamento, uma vez que o passivo na ocasião cifrava-se em 1,4 milhões de contos.
O que fazer?
Permitem-me que pergunte:
Se eventualmente a vossa esposa estivesse doente e o médico informasse que teria que ser operada de imediato e, essa operação, custasse dinheiro que não tinham nem poderiam ter a não ser a venda de bens, o que fariam? Deixavam a vossa esposa morrer ou vendiam a vossa casa pela proposta menos má?
Foi o que FO fez... vendeu os jogadores a quem lhe oferecia melhores condições.
Essas condições, lembro mais uma vez, não se resumiam aos 600 mil contos...
Eram 600 mil contos, mas liquídos!!! Pagos até Junho desse ano, livres de impostos e comissões.
Se actualmente o SCB vender um jogador por 500 mil contos, aposto com quem quiser que o SCB, verbas líquidas pode receber uma quantia perto da metade. Leram bem...meus amigos! Será que os empresários andam a "seco"? Será que pelo menos 20/30% não é comisões para empresários? Porque não questionam o porquê do SCB, após vender tantos jogadores, e bem vendidos, continua com um passivo elevado?
Além dos 600 mil contos, o SCB ficava com 15% do passe daqueles jogadores e o SLB emprestou dois jogadores sem custos para o SCB: Ricardo Estves(Regina de Itália) e Mawete, com a possibilidade de ficar com eles caso houvesse interesse. além de Ricardo Rocha.

Antes demais bem-vindo de regresso à discussão. Custa ver os mais "velhos" do fórum afastados da discussão. Dá ideia que somos nós, mais novos nestas lides, a correr com a velha guarda. E é a qualidade da discussão que se ressente.

Percebo o teu argumento. Mas não estou de acordo com ele, pelo menos de uma forma total.
Não estou seguro que o que dizes em relação a condições de pagamento seja certo. Tão pouco considero garantido que Veiga não tenha embolsado logo aí uns cobres...
Mas o fundamental da questão nem é esse. A situação financeira não era boa, é um facto. Mas se Fernando Oliveira avançou apenas a contar com "ajudas externas", não se devia ter candidatado. Com essas ajudas, porventura, se calhar também eu ou tu poderíamos gerir a SAD.
O fundamental é ter crédito. E para se ter crédito ou se tem dinheiro ou se tem credibilidade na gestão. Esta pressupõe a valorização dos nossos activos...
Punhámos o negócio em perspectiva. Em Janeiro de 2002, Tiago tinha 21 anos. Era um jogador com o estatuto de titular consolidado apesar da tenra idade e, era público, cobiçado por grandes clubes. Fernando Oliveira reconheceu-o em entrevista ao Record. Aliás, o Parma (do tempo da Parmalat) vinha reiteradamente observando o jogador. Repito, o jogador tinha vinte anos, ainda com margem de progressão imensa.
Ricardo Rocha tinha 23 anos. Impôs-se a pulso após a célebre estreia pela primeira equipa numa partida frente ao Sporting, em que se destacou pela marcação perfeita a Acosta. Era já um dos esteios da nossa defensiva.
Vou omitir a situação do Armando porque basta a análise da situação dos restantes para ilustrar o problema. O que quero sublinhar é a idade dos jogadores. Menores seriam certamente os seus valores de mercado se com o mesmo historial tivessem por exemplo as idades que têm agoira. Jogadores tão jovens pagam-se não só pela qualidade que já provaram como também pelo potencial que prometem concretizar.
Não era possível financiar a SAD com estes activos? Se a avaliação feita à situação económico-financeira da SAD obrigava à venda de alguns desses activos porque não ser pro-activo e incumbir um representante ou um empresário de promover a sua venda, recolhemdo várias ofertas entre interessados? Tu sabes e eu sei que há empresários que, obviamente na procura dos seus interesses, conseguem obter valores à partida inalcançáveis. Há vários exemplos disso, inclusive entre os negócios de A. Salvador. Aliás, um dos segredos da sua gestão tem sido esse: a sua parceria com Jorge Mendes permitiu-lhe ter no plantel jogadores a que doutra forma dificilmente acedería e em simultâneo a transferir vários jogadores (alguns deles quase desconhecidos, vide Cícero) por valores significativos.
Mas há mais: hoje, repito, hoje temos grandes clubes portugueses a pagarem salários recorrendo ao crédito com recurso a hipotecas de passes de jogadores. Repito, hipotecas de passes para pagar salários.
Mais: começaram a surgir naquela altura fundos de investimento dedicados à compra e venda de passes de jogadores. Porque não parcerias?
Enfim, a situação não era fácil, mas é preciso ser criativo na procura de soluções. Fernando Oliveira não encontrou solução nenhuma. Vendeu ao desbarato e esperou que outros viessem para resolver a situação. Diferente seria obviamente a minha opinião se a percentagem sobre os passes dos jogadores tivesse sido outra porque pelas suas idades e pelo seu valor seria de esperar que pudessem ser transferidos um dia para o estrangeiro. Tal como veio a acontecer.
Com isto não estou a dizer que Fernando Oliveira não fez melhor porque não quis ou porque tem uma costela lampiã, como já ouvi argumentar. Não entro nesses juízos de intenções. Não coloco em questão a honestidade e honorabilidade do homem. Em minha opinião, não fez mais porque não soube ou não foi capaz...

Um abraço.

Vlad

Quote from: Pedro Ribeiro on 23 de January de 2007, 04:41
(...) A situação financeira não era boa, é um facto. Mas se Fernando Oliveira avançou apenas a contar com "ajudas externas", não se devia ter candidatado. Com essas ajudas, porventura, se calhar também eu ou tu poderíamos gerir a SAD.
O fundamental é ter crédito. E para se ter crédito ou se tem dinheiro ou se tem credibilidade na gestão (...)

Também é este o meu ponto de vista.
BRAGA... um dia ainda te vou ver a campeão!

Nota:desprezo os chamados "grandes"

ferna

Este tópico, respondendo a alguns, não foi encomendado, apenas conheci o Dr. Fernando Oliveira como Presidente do Braga, nunca tive qualquer contacto com ele, a não ser nas Assembleias Gerais, muito pouco concorridas, em que são e eram sempre os mesmos a lá estar e, por vezes, o Presidente e os poucos associados que se encontravam lá davam umas palavras.

Este tópico só foi aberto por uma simples razão, independentemente das opiniões favoráveis, ou não, à venda de 3 em 1, foi o 1º negócio a sério do nosso BRAGA, os € que entraram nos cofres não enganam.

BEM-HAJAM - O NOSSO ENORME PRECISA DE NÓS

EU, TAL QUAL VOCÊS, espero, TAMBÉM PRECISAMOS DELE CAMPEÃO.

Arsenal Braga

É impressionante a falta de conhecimento de causa...e a má fé, sem querer perceber a realidade dos factos.

1º - Os 15% do valor do passe numa possível venda futura do Benfica, nada tinham a ver com a formação dos atletas. Para quem não sabe NENHUM dos 3 jogadores cumpriu integralmente a nossa formação.

2º - Até hoje ainda não vi nenhuma venda no Braga superior a 3 Milhões de euros (Tiago).

3º - Excelente post do Zé, referindo as comissões e as percentagens dos passes!!! Fica a pergunta. Qual a % do SCBraga no passe do Madrid?

Quem quer dizer mal, vai dizê-lo sempre. Não adianta...

Taça Portugal 65/66 15/16
Taça FPF 76/77
Taça Intertoto 08/09
Taça da Liga 12/13

lipe

Quote from: Kilo on 23 de January de 2007, 00:16
Quote from: lipe on 23 de January de 2007, 00:01

O mesmo diz o Famalicão, quando o fomos buscar com 20, 21 anos! Não formamos coisa nenhuma!

Nunca jogou nas camadas jovens do Braga! Se não me engano foi dispensado das do guimarães!

Foi o Famalicão quem o formou?Quem o lançou na alta roda do futebol?Foiram os espanhóis?Não me parece.
Em Braga, só baixamos a cabeça para beijar o símbolo.

jaimeh

Quote from: JR2969 on 22 de January de 2007, 16:54

Não concordo nada com este voto de apoio!

Mesmo juntando os lucros posteriores dos negócios do Tiago, do Armando e do RR (e ainda ninguém confirmou oficialmente que o Braga vá buscar algum neste negócio) aos 600 mil contos recebidos na altura, deve rondar pouco mais que um milhão de contos. Ora só um milhão valeu este gajo ao Benfica! E não sei quantos milhões valeu o Tiago! E até o Armando deu lucro! Ou seja, o Benfica ganhou MUITO MAIS com este jogadores do que o Braga, mesmo incluindo os lucros posteriores. Onde é que está o bom negócio???
Por outro lado, essa de ter salvo o Braga da bancarrota também é uma treta! Quando os 3 jogadores foram para o Benf por 600 mil contos, o Porto dava 500 mil só pelo Tiago! E notem que os jogadores não foram vendidos directamente ao Benf - foram vendidos ao Veiga, que os pagou a pronto, e depois os vendeu, COM LUCRO, ao Benf! Porque foram vendidos ao Veiga e não directamente ao Benf, ou ao Porto que queria o Tiago, ou a outro clube qualquer? Boa pergunta não é?
Desculpem, eu não alinho nessa de dar votos de louvor a quem nos vendeu a preço de saldo!!
Continuarei sempre a achar que foi o pior negócio de sempre do Braga!!!

Tens o meu apoio!
Não hei de morrer sem ver o meu Braga Campeão!

1

Quote from: Arsenal Braga on 23 de January de 2007, 12:43
É impressionante a falta de conhecimento de causa...e a má fé, sem querer perceber a realidade dos factos.

1º - Os 15% do valor do passe numa possível venda futura do Benfica, nada tinham a ver com a formação dos atletas. Para quem não sabe NENHUM dos 3 jogadores cumpriu integralmente a nossa formação.

2º - Até hoje ainda não vi nenhuma venda no Braga superior a 3 Milhões de euros (Tiago).

3º - Excelente post do Zé, referindo as comissões e as percentagens dos passes!!! Fica a pergunta. Qual a % do SCBraga no passe do Madrid?

Quem quer dizer mal, vai dizê-lo sempre. Não adianta...

1º- mesmo não sendo integral pelo menos no caso do Tiago recebemos por formação (nós e o vianense)

2º- O Tiago é talvez o melhor jogador que passou pelo Braga (pelo menos desde que se vende jogadores a estes preços) por isso é natural os 3milhões. Para mim é pouco face ao valor dele. Vale muito mais facilmente o Tiago 15milhões que o Luis Loureiro 2,5 p.e.

3º- Vi e ouvi hoje na TVI o Eladio Pamarés (ou lá como se chama) a dizer que o Braga tem 70% do passe.