News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Composição de Plantel 2013/2014 - Deixem as vossas sugestões

Started by Karoglan Taibraga, 24 de April de 2013, 17:04

Previous topic - Next topic

Olho Vivo

Depois do que vi ontem, da boa resposta de alguns dos novos jogadores, não ficaria excessivamente preocupado se Alan saísse para as Arábias ou para outro destino que lhe rendesse um contrato chorudo em final de carreira. Não acho que Alan não seja uma opção válida para a época que se avizinha - mas já tenho sérias dúvidas de que deva ter o estatuto de titular indiscutível de que gozou durante as cinco épocas que por cá passou - não só porque como é evidente foi perdendo velocidade como também pelas exigências que o modelo de jogo de Jesualdo lhe impõe. Não sei se ele estará preparado para um outro estatuto - e também não sei se faz sentido para a SAD ter o jogador mais bem pago do plantel com um papel de menor destaque.

SAD (e técnico) e jogador deveriam ponderar bem esta questão. É preferível, por norma, antecipar as situações com consciência do que deixar que as coisas (eventualmente) se possam deteriorar.

sedas

Quote from: Olho Vivo on 03 de August de 2013, 17:40
Depois do que vi ontem, da boa resposta de alguns dos novos jogadores, não ficaria excessivamente preocupado se Alan saísse para as Arábias ou para outro destino que lhe rendesse um contrato chorudo em final de carreira. Não acho que Alan não seja uma opção válida para a época que se avizinha - mas já tenho sérias dúvidas de que deva ter o estatuto de titular indiscutível de que gozou durante as cinco épocas que por cá passou - não só porque como é evidente foi perdendo velocidade como também pelas exigências que o modelo de jogo de Jesualdo lhe impõe. Não sei se ele estará preparado para um outro estatuto - e também não sei se faz sentido para a SAD ter o jogador mais bem pago do plantel com um papel de menor destaque.

SAD (e técnico) e jogador deveriam ponderar bem esta questão. É preferível, por norma, antecipar as situações com consciência do que deixar que as coisas (eventualmente) se possam deteriorar.

Percebo esta ideia mas julgo que o Alan se sair (o que duvido que aconteça dado o peso que tem no balneário e a grande qualidade que tem) nunca será antes do play-off da Liga Europa.. O Braga precisa deste jogador e da sua experiência para estes primeiros embates. Para além disto ele é dos que mais puxa pelo espírito de equipa, basta relembrar-mo-nos do momento anterior ao jogo em que quando todos estavam em posição para começar o jogo ele chamou os companheiros um a um e recriou aquele círculo tão característico dos nossos inícios de partida..

Polytre

Quote from: Olho Vivo on 03 de August de 2013, 17:40
Depois do que vi ontem, da boa resposta de alguns dos novos jogadores, não ficaria excessivamente preocupado se Alan saísse para as Arábias ou para outro destino que lhe rendesse um contrato chorudo em final de carreira. Não acho que Alan não seja uma opção válida para a época que se avizinha - mas já tenho sérias dúvidas de que deva ter o estatuto de titular indiscutível de que gozou durante as cinco épocas que por cá passou - não só porque como é evidente foi perdendo velocidade como também pelas exigências que o modelo de jogo de Jesualdo lhe impõe. Não sei se ele estará preparado para um outro estatuto - e também não sei se faz sentido para a SAD ter o jogador mais bem pago do plantel com um papel de menor destaque.

SAD (e técnico) e jogador deveriam ponderar bem esta questão. É preferível, por norma, antecipar as situações com consciência do que deixar que as coisas (eventualmente) se possam deteriorar.

x2

Há muito tempo que digo isto!
O Alan pode ser muito importante num jogo "grande" (as vezes parece que só está motivado para jogar esses jogos!), em que seja preciso pautar mais o jogo, dar experiência à equipa e por aí fora...mas no resto do campeonato em que é preciso lutar, correr e dar tudo pela equipa mais do que "jogar à bola", este Alan já não dá garantias e muito menos a jogar no meio!

rpo.castro

Quote from: Duarte on 03 de August de 2013, 16:21
Para vir o Hugo Vieira, já temos o Yazalde.

Por mim era o Hassan a título definitivo, e não digam que é caro pois íamos gastar 1M por 35% do passe do Kléber!
Ou então tentar o Baba por empréstimo.

Ou então fazer regressar o Zé Luís! Muito melhor que o Edinho.
Já não me lembrava do Zé Luís! Grande erro mandar lo embora pois não é pior que os que ficaram
Quem não sente não é filho de boa gente.

Nakamura

Por ter mais a ver com este tópico, vou copiar aqui as reflexões que deixei após o jogo de apresentação, em que gostei muito mais do "lado B" do disco, e, em particular, de Rafa e Luiz Carlos:

Partindo de anteriores análises com quem concordo (acho que são quase todas unânimes), e, em particular das observações do Olho Vivo, junto mais algumas reflexões:

- na minha anterior análise esqueci-me injustamente de MAURO. Não é surpresa para mim: há muito que venho dizendo que Mauro e Santos são duas jóias em bruto, que não podem ser condicionados pelo facto de provirem da nossa equipa B! Aliás, como disse repetidas vezes, estes 2 exemplos valorizam e certificam essa nossa opção de manter uma equipa B.
Mauro é um caso muito sério, cada vez mais uma opção real a Custódio: ainda perde para Custódio em experiência, em fluidez e saída de bola, e em jogo aéreo na área adversária. Mas também tem pontos fortíssimos em que porventura ultrapassará o próprio Custódio, nomeadamente naquela que é a sua marca registada: a capacidade de ser agressivo e de forma limpinha (sem fazer faltas, como era expoente máximo o Vandinho), e a intensidade com que se empenha no jogo. Ainda não  consegui apreciar bem a sua capacidade em ajudar nas bolas aéreas, quer defensivas, quer ofensivas.
Custódio  leva vantagem, mas Mauro está também aí! O que são excelentes notícias.

- Outro miúdo que está a marcar pontos é o LUIS SILVA. Bons pés, boa visão de jogo, grande entrega. Uma boa opção. Jogou muito bem com Rafa.

- Por último, um jogador que aprecio muito, mas que sei que não agrada  particularmente a muitos foristas: HÉLDER BARBOSA! Já aqui no fórum tenho defendido inúmeras vezes o H. Barbosa, e até o Elderson, por argumentos muito idênticos: são jogadores que apesar de não serem foras-de-série são bons jogadores, que dão tudo pela equipa e cumprem no essencial com a sua função. Basta ver que quando jogava esta dupla na esquerda Elderson - H. Barbosa esse flanco defendia com capacidade e, por aí a equipa fechava e ficava equilibrada.
Isto porque Hélder Barbosa tem uma enorme qualidade que vejo poucos foristas reconhecerem: vem SEMPRE gastar energias atrás para ajudar o seu lateral, ajudando a equilibrar a equipa. Naturalmente que isso tem um custo, e, muitas vezes, não tem as pilhas todas que deveria ter para desequilibrar na frente. Mas há que reconhecer esse esforço ao Hélder Barbosa que é um esforço não individualista mas sim em prol da equipa!
E basta ver os alas da primeira parte de ontem para se ter a comparação...
São muitas vezes estes esforços táticos em prol do coletivo que muita gente não consegue notar e valorizar.

É aqui que retomo a análise do Olho Vivo - com a qual concordo em absoluto:
sendo certo que temos muitos alas "bons mas não decisivos", eu, na tua interrogação para a ala esquerda, apostava (com este grupo de jogadores) no H. Barbosa, pelos motivos acima referidos.

Mas a grande questão deste Braga será mais complicada:
é que tem miúdos a explodir, e muitos para a mesma posição, barrados por jogadores consagrados, sendo que há posições sem ninguém com qualidade garantida.


Assim, quando se falou em "fim-de-ciclo", e percebendo que o clube tem sempre que manter  referências mínimas no balneário, eu aproveitaria os dias até ao fim de mercado para alguns ajustes...

- como disse acima, acho um erro vender Douglão, e, sobretudo, Elderson, que são dois jogadores essenciais em posições deficitárias. Se a saída de Douglão poderá ser minimamente compensada pela dupla Santos-P.Vinicius a verdade é que a dupla de centrais com Douglão seria melhor. Mas a saída de Elderson então... deixava dois buracões nas laterais;
- já p.ex. se houvesse uma boa oferta era de ponderar a venda de Micael (tem muitos miúdos de classe a assediar-lhe o lugar e sendo um jogador de classe internacional a situação é má para ele e para os miúdos Rafa e Luis Silva). Mesmo Alan (temos como referências no balneário P. Vinicius, Custódio e até recuperámos o Eduardo), a não ser que o eterno capitão Alan compreenda que nesta fase começará um novo ciclo em que mais do que jogar a sua tarefa passará por apoiar e formar os novos miúdos).

Assim, em vez de ponderar a venda de jogadores essenciais como Elderson ou Douglão, eu ponderaria era a venda de alguns jogadores "consagrados" acima referidos: entrava dinheiros e seria mais fácil estabilizar o plantel. Era a implementação do tal "fim-de-ciclo".
Seria quase toda uma nova equipa, mas ainda com referências (Eduardo, P. Vinicius, Custódio), mas essencialmente com muitos miúdos novos com grande classe e intensidade, com ambição de pegar no estatuto deste clube e atingir patamares ainda mais altos.

Estamos numa altura de escolhas decisivas: vender jogadores de posições "sem excelentes soluções alternativas", como Elderson, Douglão, ou Éder, será afundar o rendimento desportivo da equipa, comprometendo irremediavelmente os seus objetivos.
Como já disse várias vezes esta pré-época, acho que a Direção não tem conseguido isso, e tem construído um plantel com muitos jogadores, mas desequilibrado (muitos bons jogadores mas no essencial para a atropelarem-se todos na mesma zona do terreno).

P.ex. não sei se vão gastar o dinheirão que se diz por uma percentagem do passe do Kléber: eu, mesmo achando que Yazalde não é aquele jogador decisivo na frente que eu gostaria, preocupar-me-ia em recuperar e ficar com Éder e ficar com Yazalde como alternativa (acho que conseguirá assegurar os mínimos).
Aproveitava o dinheiro do Kléber para reforçar outras posições do terreno bem mais necessitadas.

Edinho seria a terceira escolha e não acredito que seja a primeira escolha só porque foi recomendado pelo treinador: o Prof. pode tê-lo recomendado - a ele e a Joãozinho - na perspetiva de serem pessoas de confiança com as quais conta para lutar pela titularidade, mas que serão "bem comportados" e pessoas de confiança no caso de terem que ser meras alternativas a serem lançados pontualmente, sem desestabilizarem o grupo.

Por último uma referência importante: já ouvi quem comentasse que somos favoritos ao 3.º lugar.
Parece que há aqui muita gente desatenta... O Zzbording tem esta época um excente treinador e continua com jogadores de enorme classe!! Olhem bem para o plantel deles (Rui Patricio/Marcelo Boeck; Jefferson, Evaldo, Eric Dier, Tiago Iloro, Cedric Soares, Adrien Silva, André Santos, Diego Capell, Carillo, Wilson Eduardo, etc). Há aqui muito boa gente a jogar bem à bola, que com um excelente treinador...
Não vai ser nada, nada facil!
Desenganem-se aqueles que pensam que vamos ter outra vez o Zzzzbording fraco dos últimos anos!
Basta ver a organização e princípios de jogo que já vão mostrando nesta pré-época.
Mas no Torneio do Guadiana já vai dar para medir qualquer coisa quando jogarmos com eles - muita gente aqui se calhar vai ter uma surpresa.
Continuo a achar que não lhes ficamos atrás em jogadores e treinador! Mas vai ser uma luta...

P.S. - Depois do que tenho visto, só digo: "graças a Deus que conseguimos a vinda do Rafa". Percebo a importância da novela que tivemos: é que o Rafa assentava como uma luva naquela equipa deles onde a posição deficitária (ao contrário da nossa) é a ausência de um 10 de classe  ;)

Armando Coelho

Deixa-me seriamente preocupado a falta de qualidade evidenciada pelos nossos laterais e a posição de ponta de lança enquanto não pudermos contar com Éder.
Na minha opinião, o Braga deveria fazer um ataque ao mercado e procurar alternativas sérias para as laterais.
No centro da defesa estamos ligeiramente melhor, mas se NAC e Santos se lesionam, ficamos a exemplo das laterais, fortemente debilitados em termos de qualidade. Sasso ainda não convence. P.Vinicius nunca convenceu, para mim o pior dos 4. Herbert é uma incógnita, não conheço rigorosamente nada e ao que parece, será para a equipa B.
No meio campo, estou mais à vontade, parece existir muitas e boas soluções.
No ataque, temos muitos extremos em comparação com o passado recente, mas pouco esclarecidos.
Para a posição de ponta de lança, Yazalde parece partir em vantagem em relação a Edinho, mas também não é uma verdadeira solução. Jesualdo perece ter uma ideia diferente e depositar mais esperança em Edinho. Na minha opinião, também aqui deveriamos procurar uma alternativa que dê mais garantias.

Mais Norte


Ainda não dou o caso Kléber por encerrado. O vai e vem das contratações tem destes episódios.

Embora considere que "o Kléber do Marítimo" era uma boa solução, entendo que já estarão a ser consideradas alternativas credíveis e com o mesmo, ou até melhor, rendimento.

A sua não contratação poderá até permitir o reforço de mais um ou dois lugares noutras posições.

É preciso acreditar.


Robalo


O Jesualdo vai mandar o Florent e o Elderson embora pois o joaozinho tem de jogar á força toda e assim a desculpa é que não vai ter mais ninguém para o lugar dele....

Vasco Soares

Continuo a achar, mais ainda depois do que vi ontem, que devíamos ter tentado a contratação do Hugo Vieira.
Um jogador que não precisava de adaptação ao futebol português, um jogador que faz as 3 posições do ataque (alas e centro) e que concerteza não era mais caro que pardo ou agra,
Principalmente depois de estar "escarrapachado" que Alan so tem 2 lugares na equipa que são : ou no sitio de origem, ala direito, ou... Sentado ao lado do jesualdo, no banco de suplentes.

A.COSTA

Há pessoal com o ego acima do que deve.

Já tanta gente diz mal do JOÃOZINHO que nem consigo entender. Este jogador tem futuro largo no Braga. Espero que seja aposta firme (e parece que vai ser).

KLÉBER pode arranjar bilhete e regressar ao Brasil. Não faz falta nenhuma e é um investimento de risco elevado. Espero que não venha mesmo para o Braga.
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

saraesteves1

#150
Conteúdo removido por violar as regras de utilização do superbraga.com

guerreiro16402

Bruno Grou por quatro épocas
in abola

ex-jogador do pinhalnovense vai (para já) treinar com a equipa b mas parece ser considerado uma promessa e é um nome para Jesualdo Ferreira ter em conta...


Sempre Braga

bruce

Douglão rende 600 mil euros


Kléber virou protagonista em Braga nos últimos dias, mas a verdade é que não será apenas o setor atacante a anunciar novidades até ao fecho do mercado, de portas abertas até ao final deste mês.

As preocupações dos arsenalistas também se estendem ao eixo defensivo, onde deverá chegar mais um central. Além das dúvidas que colocam sobre o futuro de Paulo Vinícius, admitindo-se que a SAD esteja recetiva a analisar qualquer proposta que seja apresentada pelo brasileiro, Douglão já é um nome riscado das opções de Jesualdo Ferreira. O central, aliás, já viajou para o Catar, onde deverá prosseguir carreira. Terá de aguardar pelos resultados dos exames médicos a que se vai sujeitar para a transferência ficar consumada, mas os valores já estão definidos: os guerreiros recebem 600 mil euros pela cedência, que tem validade de um ano

@abola

Duarte

Se for verdade, 600 mil + 400 mil de poupança de salário, rende 1 milhão e ainda é nosso. Nada mau..
O FÓRUM DE BRAGA:
www.forum.bracarae.com

GALEGO

Para saber máis do Luis Silva
Entrevista na revista electrónica do Leixoes, editada no mes de maio de 2013

http://issuu.com/blogueleixoes/docs/leixoesmagazine2-130506164541-phpap

Heisenberg

Pacenses tentam empréstimo de João Silva

Não poderia ser este uma boa solução para nós? Mesmo por empréstimo.

guerreiro16402

Quote from: Flip on 06 de August de 2013, 10:18
Pacenses tentam empréstimo de João Silva

Não poderia ser este uma boa solução para nós? Mesmo por empréstimo.
Se o Joao silva servia então o Grunt ou o Alan da equipa b também servem ou até mesmo o Rabiola, que não sei o que lhe aconteceu, era muito melhor que o João Silva.
Sempre Braga

Olho Vivo

Quote from: Nakamura on 03 de August de 2013, 21:19
Por último uma referência importante: já ouvi quem comentasse que somos favoritos ao 3.º lugar.
Parece que há aqui muita gente desatenta... O Zzbording tem esta época um excente treinador e continua com jogadores de enorme classe!! Olhem bem para o plantel deles (Rui Patricio/Marcelo Boeck; Jefferson, Evaldo, Eric Dier, Tiago Iloro, Cedric Soares, Adrien Silva, André Santos, Diego Capell, Carillo, Wilson Eduardo, etc). Há aqui muito boa gente a jogar bem à bola, que com um excelente treinador...
Não vai ser nada, nada facil!
Desenganem-se aqueles que pensam que vamos ter outra vez o Zzzzbording fraco dos últimos anos!
Basta ver a organização e princípios de jogo que já vão mostrando nesta pré-época.
Mas no Torneio do Guadiana já vai dar para medir qualquer coisa quando jogarmos com eles - muita gente aqui se calhar vai ter uma surpresa.
Continuo a achar que não lhes ficamos atrás em jogadores e treinador! Mas vai ser uma luta...

P.S. - Depois do que tenho visto, só digo: "graças a Deus que conseguimos a vinda do Rafa". Percebo a importância da novela que tivemos: é que o Rafa assentava como uma luva naquela equipa deles onde a posição deficitária (ao contrário da nossa) é a ausência de um 10 de classe  ;)


Concordo com esta ideia. Mais: acho que o Sporting parte na frente para o terceiro lugar. Esta época tem uma vantagem em relação às anteriores: conseguiram baixar muito as expectativas. E alguns de nós vão na conversa... Muitos dos jogadores que o Nakamura assinalou seriam muito bem vindos no nosso plantel que, como já sublinhei várias vezes, não tem o nível do que tínhamos na época passada. Mesmo em crise, o Sporting lá vai conseguindo contratar jogadores a que, nós, dificilmente chegaríamos. E o seu treinador, já o sabemos, sabe organizar uma equipa, começando pelas fundações e não pelo telhado.

Penso, isso sim, que tanto Braga como Sporting, estão menos à frente do resto do pelotão do que tem sido habitual (pelo menos, potencialmente). E mais longe de Porto e Benfica...

NOTA: um Braga sem Éder vale bastante menos do que um Braga com Éder - que, para mim, é um jogador de nível internacional, mesmo que ainda tenha margem para evoluir. Com este ausente até finais de Setembro ou mesmo Outubro, como se diz, o nosso arranque será mais difícil.

rnmc

O Sporting, se o Rui Patrício sair fica com o pior plantel dos últimos anos... Tem é um grande treinador porque de resto são jogadores banais e os que são bons são ainda muito novos e imaturos!

Daquele plantel, para entrar de caras no onze do Braga só o Carillo porque de resto...
Não digo que não possam ficar a nossa frente, mas não andem já a inventar desculpas sem qualquer fundamento!

Olho Vivo

Quote from: repost on 06 de August de 2013, 19:34
Não digo que não possam ficar a nossa frente, mas não andem já a inventar desculpas sem qualquer fundamento!

Do que escreveste a única coisa em que talvez esteja de acordo é que o Sporting tem (potencialmente) o pior plantel dos últimos anos. O que é diferente de dizer que é pior do que o nosso. Na minha opinião, não é - e o Sporting continua a contratar. Acho que podemos competir com eles - mas não acho que tenhamos melhor plantel que eles. Têm vários jogadores que gostaria de ter no nosso plantel. Alguns de topo (para a realidade nacional), mesmo que ainda em processo de formação.

É apenas uma questão de realismo. Acho que tanto o nosso plantel como o deles são mais fracos - e menos "à frente" do que os plantéis do resto dos clubes do meio da tabela para baixo. Podemos competir com eles? Sim. Partimos à frente deles? Não.

Se o nosso plantel fosse o da temporada passada, a minha opinião seria outra...