News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Composição de Plantel 2013/2014 - Deixem as vossas sugestões

Started by Karoglan Taibraga, 24 de April de 2013, 17:04

Previous topic - Next topic

bruce


barinho

É por isto que somos um clube estável e em crescimento,porque temos um presidente consciente,que sabe que não podemos gastar o que não podemos.Mesmo assim confio que com um orçamento mais reduzido vamos montar uma equipa para lutar pelo 3º,que terá que ser obviamente o objectivo primordial para a nova época.

Pé Ligeiro

Quote from: barinho on 12 de May de 2013, 13:03
É por isto que somos um clube estável e em crescimento,porque temos um presidente consciente,que sabe que não podemos gastar o que não podemos.Mesmo assim confio que com um orçamento mais reduzido vamos montar uma equipa para lutar pelo 3º,que terá que ser obviamente o objectivo primordial para a nova época.

Infelizmente, foi a falta de visão e teimosia do presidente Salvador ao despedir Leonardo Jardim, a contratar Peseiro e não o ter mandado embora a tempo de poder segurar o 3º lugar, que originou o rombo que vamos levar nas receitas. Não apaga aquilo que fez de bom à frente do Braga, mas este ano a gestão do A. Salvador foi desastrosa, foi um "Annus horribilis"!
BRAGA SEMPRE MAIS!

aurelio II

Depois de ver e sofrer esta época, até apetece-me dizer que qq um serve, desde sue a camisola...
Braga até ao fim!

easy_scb

O desinvestimento será uma realidade sendo que temos de olhar para o próximo mercado com 4 grandes premissas:

-jogadores a custo 0;
-jogadores dispensados dos grandes que não tenham grandes encargos salariais;
-jogadores emprestados que têm condições para regressar;
-jogadores de clubes que aparentemente serão despromovidos e que signifiquem um investimento reduzido;

Com estas directrizes penso ser possível construir uma equipa competitiva e com reais ambições de voltar ao 3º lugar (quem sabe até mais). O que não podemos é entrar no erro de dar uma vassourada. Somos Braga e há jogadores que serão importantes de ficar para transmitir aos novos a nossa mística e a obrigação de jogar sempre para ganhar.

Jogadores como Baiano, Paulo Vinicius, Douglão (ou NAC), Custódio, Alan são importantes de manter sendo que o resto do plantel poderemos facilmente encontrar no mercado português.

Para a baliza considerava Salin. A custo 0 com 28 anos poderá explodir em Braga com Vital. Considerava a manutenção de Quim na tal perspectiva de emprestar experiência à equipa num ano que se adivinha de transição. Ainda assim se Quim sair o suplente seria Kritsyuk.

Na lateral direita Baiano e Galo. Baiano é bom jogador, provou-o com Jardim sendo que aquela lesão travou a sua afirmação. Já Galo tem feito uma época inteira a lateral na Académica. Sobre Galo e a sua aparente dificuldade em se afirmar como lateral direito penso que o treinador do Gil Vicente Paulo Alves muito contribuiu para essa indefinição na sua carreira. Sempre que emprestado ao Gil Vicente o treinador colocava-o a extremo sendo que se aplicava aquela expressão de 'não ser carne nem peixe'. Esta época a titular na Académica e sempre a lateral fez-lhe bem sendo que se afirmou como o lateral da equipa quer com Pedro Emanuel quer com Sérgio Conceição.

No outro lado, à esquerda, Jefferson. Sei que o brasileiro significaria um investimento mas seria um jogador que na montra europeia sairia valorizado e concerteza que iria render bom dinheiro. Para seu suplente Hélder Lopes, português de 24 anos do Beira-Mar que tem mostrado qualidade.

Já por cá dei a minha opinião acerca dos centrais. 2 jovens+2 experientes seria o ideal sendo que não concebo o possível regresso de Capela para juntar aos por si já jovens Santos e Sasso. O ideal seria manter Douglão ou NAC para juntar a Paulo Vinicius, a Santos e a Sasso.

Partindo para o meio-campo parece-me que Custódio é intocável. Importa sim pensar num jogador para lhe ser alternativa. À primeira vista e de caras André Leão ou Gonçalo. Seria possível deitar a mão a um destes jogadores? Seria financeiramente possível? Se sim óptimo...se não: Vinicius. Está a fazer uma época completa na posição 6 no Moreirense. A sua formação como 8 dá-lhe qualidade para, jogando a 6, ser o primeiro motor da equipa a sair a jogar.

Assumindo que Luiz Carlos está contratado importa encontrar uma alternativa válida e o mais parecida possível com o brasileiro. Para sermos uma equipa equilibrada e com a mesma identidade temos de ter jogadores que interpretem a posição 8 de maneira parecida para sermos imunes a castigos e lesões. Facilmente encontro em Jander as mesmas qualidades que vejo em Luiz Carlos. Possantes, são fortes e intensos quer na batalha a meio-campo quer na hora de fazer transições quer ofensivas quer defensivas. Parecem-me honestamente jogadores feitos no mesmo molde pelo que seria importante aproveitar Jander numa altura em que o Olhanense passa dificuldades. Não nos poderemos esquecer de Mauro. O miúdo tem qualidade e se tiver um bom treinador que lhe ensine como se relacionar com o trinco da equipa será um sucessor natural de Luiz Carlos e de Jander (caso venha) pois, mais uma vez, tem características em comum com os 2 brasileiros. Mauro deve estar no nosso plantel pois a época é longa e as lesões no nosso clube acontecem a um ritmo alucinante.

Penso que Micael sairá. Será dos jogadores mais caros do nosso clube em termos de massa salarial e tenho em ideia de que, ele próprio, quererá sair vendo que não jogaremos a Champions e que haverá um desinvestimento na equipa de futebol. Acredito que Mossoró tenha o mesmo destino não pelas mesmas razões mas sim porque conquistou o ambicionado título em Braga e nota-se um fim de ciclo. Penso que Mossoró apesar dos 30 anos terá ainda mercado para leste e bem merece fazer um contrato que lhe resolva a vida.

É, pois, necessário encontrar alternativas para a posição 10. Considero o Ruben Ribeiro do Beira-Mar um bom jogador. Esteve já nas cogitações do Braga pelo que a nossa estrutura conhece-o bem e reconhece-lhe talento. Evandro do Estoril também é um bom médio de ataque. Já Vitor é bom jogador mas os seus 29 anos em termos de rentabilização para futura venda são um entrave.

Abordarei agora as alas. João Pedro e Pedro Santos parecem-me jogadores sem grande estaleca para assumirem uma titularidade continuada no Braga. Temos de encontrar boas opções no mercado para juntar aos 'Pedros' e a Alan que actuaria como joker nesta equipa para os jogos mais exigentes do ponto de vista da experiência. Assumiria como interessante  ter 4 extremos e Alan. Djalma do Porto regressará do seu empréstimo na Turquia e seria um jogador que com meia dúzia de jogos a titular facilmente recuperaria a forma apresentada no Marítimo. Por outro lado, o Porto acaba de ganhar uma nova coqueluche (Kelvin) e acaba de contratar Ricardo ao Guimarães. Julgo que o espaço de Christian Atsu no plantel azul e branco será bastante reduzido e seria uma excelente opção para juntar aos nossos alas. Posso estar enganado mas parece-me que a ausência de Atsu da convocatória do jogo de ontem em detrimento de Kelvin e até de Sebá será um indicador de que poderá não ficar nos dragões. De notar que com o Porto costumamos fazer negócios que não nos levam a desenbolsar dinheiro prevalecendo a partilha dos direitos desportivos.

Para finalizar (e porque o texto já vai longo), falarei na frente de ataque. A minha análise basear-se-á em duas suposições importantes: Éder está vendido e Ghilas contratado. Desta forma precisariamos apenas de mais um jogador para juntar ao argelino e a Zé Luís: Hugo Vieira. Tem problemas pessoais que o 'obrigam' a jogar no norte do país e há dias vi numa notícia que o Benfica dar-lhe-á a rescisão pois o seu presidente é condescendente com jogadores com problemas extra futebol (o artigo indicava os casos de Mantorras e de Fábio Faria como exemplos da boa fé de Filipe Vieira). Desta forma o Hugo Vieira seria um jogador para dar profundidade à nossa frente de ataque. Um 'Matheus' para jogar aqueles jogos onde fosse estrategicamente interessantes baixar as linhas.

Há ainda que ter em conta jogadores da equipa B que estarão a ficar no ponto para, a qualquer momento, serem chamados e jogarem na equipa A. Já aconteceu com Mauro e Santos sendo que Guilherme, Gonçalo, Ezequiel e Nikiema podem cumprir se forem chamados.

Em termos de resumo:

Salin (custo 0)
Kritsyuk

Baiano
Galo (regresso de empréstimo)

Jefferson (investimento considerável)
Hélder Lopes (investimento reduzido)

Douglão
Paulo Vinicius
Sasso
Santos

Custódio
Vinicius (regresso de empréstimo)

Luiz Carlos (custo 0)
Jander (investimento reduzido)
Mauro

Ruben Ribeiro (investimento reduzido)
Evandro (investimento considerável)

Alan
João Pedro
Pedro Santos (custo 0)
Djalma (50% passe)
Chistian Atsu (50% passe)

Ghilas (investimento considerável)
Hugo Vieira (custo 0)
Zé Luís

Braga Champ

Quote from: isi_scb on 12 de May de 2013, 15:18
...
Há ainda que ter em conta jogadores da equipa B que estarão a ficar no ponto para, a qualquer momento, serem chamados e jogarem na equipa A. Já aconteceu com Mauro e Santos sendo que Guilherme, Gonçalo, Ezequiel e Nikiema podem cumprir se forem chamados.

Em termos de resumo:

Salin (custo 0)
Kritsyuk

Baiano
Galo (regresso de empréstimo)

Jefferson (investimento considerável)
Hélder Lopes (investimento reduzido)

Douglão
Paulo Vinicius
Sasso
Santos

Custódio
Vinicius (regresso de empréstimo)

Luiz Carlos (custo 0)
Jander (investimento reduzido)
Mauro

Ruben Ribeiro (investimento reduzido)
Evandro (investimento considerável)

Alan
João Pedro
Pedro Santos (custo 0)
Djalma (50% passe)
Chistian Atsu (50% passe)

Ghilas (investimento considerável)
Hugo Vieira (custo 0)
Zé Luís

Não está mal pensado. Concordo com quase tudo... só acho que, para além dos reforços referidos, deveríamos investir num bom "10" e num defesa-central de créditos firmados.
Braga Sempre

Romanus Invictus

Isi sinceramente, o que vês no Jander ? Prefiro o Luis Silva que fomos buscar ao Leixões.

Bracara Avgvsta

NightHawk

É pá, eu já disse isto, mas vou continuar a repetir para ver se acontece:

MANDEM O DOUGLÃO EMBORA!!!!!!

Não sei o que vêm nele para fazer parte da próxima época. É um jogador que não dá tudo em campo, passivo, molengão, que já nos custou imensos golos sofridos.

PMPF

Para mim mais do que contratar seja a custo 0 seja a pagar algum deviamos apostar nao "prata da casa". Mais de metade são jovens e querem certamente afirmar se no nosso pais e quem sabe dar o salto e por isso acreditem que se querem mesmo isso vao trabalhar a dobrar e depois isso vai s reflectir no campo e nos cofres  ;D

sedas

Quote from: Pé Ligeiro on 12 de May de 2013, 13:09
Quote from: barinho on 12 de May de 2013, 13:03
É por isto que somos um clube estável e em crescimento,porque temos um presidente consciente,que sabe que não podemos gastar o que não podemos.Mesmo assim confio que com um orçamento mais reduzido vamos montar uma equipa para lutar pelo 3º,que terá que ser obviamente o objectivo primordial para a nova época.

Infelizmente, foi a falta de visão e teimosia do presidente Salvador ao despedir Leonardo Jardim, a contratar Peseiro e não o ter mandado embora a tempo de poder segurar o 3º lugar, que originou o rombo que vamos levar nas receitas. Não apaga aquilo que fez de bom à frente do Braga, mas este ano a gestão do A. Salvador foi desastrosa, foi um "Annus horribilis"!

Calma...

Anos maus todas as equipas têm..

E se este ano para nós foi mau para os parolos da aldeia ao lado que andam eufóricos e a criticar a nossa "má época" se a tivessem igualado seria a melhor época de sempre..

Há que acreditar na gestão do Salvador e acreditar que é possível repetir o que foi feito há 5 anos atrás, onde após o 7º lugar na Liga (que seria 8º se não fosse o "Caso Meyong") e quando se falava de fim de ciclo, com a porta de saída aberta entre outros a Wender, Paulo Jorge, João Tomás ou Jorginho a direcção reconstruiu a equipa e nos ajudou a caminhar para as melhores épocas da nossa história...

Força Braga...

Eu acredito que é possível subirmos ainda mais do que o que já fizemos..

easy_scb

Quote from: Romanus Invictus on 12 de May de 2013, 20:51
Isi sinceramente, o que vês no Jander ? Prefiro o Luis Silva que fomos buscar ao Leixões.

Vejo em Jander exactamente o que me levava a indicar Luiz Carlos como bom reforço.

Força física, presença a meio-campo, bons pés para lançar o ataque e acima de tudo intensos nas transições sejam ofensivas ou defensivas.

Tenho algumas reservas em apostar em jovens no ano que vamos entrar. Nada contra a aposta em jovens quando necessário. Tenho as reservas sim na perspectiva de colocar nos ombros de jogadores de 19 anos a resposnsabilidade de serem suplentes de um de 27. A nova época será um ano onde necessitaremos de fazer uma boa época e não correr o riscos. Um 13/14 do mesmo nível (no campeonato) deste 12/13 serão um sem número de passos atrás em tudo o que vimos a construir ao longo destes anos.

Temos jovens de qualidade sim mas devemos ter cuidado com a sua utilização e pensar a respeito do que queremos fazer com eles.

Dou o exemplo de Ezequiel a quem reconheço capacidade para integrar a equipa A. Salino sairá sendo que faltará um suplente para Baiano. Faremos bem em considerar Ezequiel para a posição para fazer 5/6 jogos na época? Ou fariamos ainda melhor se lhe dessemos uma temporada inteira de titularidade na 2ª Liga para depois e aí sim, mais maduro mais jogador, encarar a oportunidade nos A com outros argumentos?

Possivelmente alguém me responderá que o jogador pode treinar nos A e jogar aos fins-de-semana nos B. Pessoalmente não sou defensor nem acredito nessa perspectiva. O campeonato da equipa B não é um passeio e torna-se duro pelo que a própria equipa precisa de ser estável e ser trabalhada pelo seu treinador semanalmente.

sedas

Quote from: isi_scb on 12 de May de 2013, 15:18
O desinvestimento será uma realidade sendo que temos de olhar para o próximo mercado com 4 grandes premissas:

-jogadores a custo 0;
-jogadores dispensados dos grandes que não tenham grandes encargos salariais;
-jogadores emprestados que têm condições para regressar;
-jogadores de clubes que aparentemente serão despromovidos e que signifiquem um investimento reduzido;

Com estas directrizes penso ser possível construir uma equipa competitiva e com reais ambições de voltar ao 3º lugar (quem sabe até mais). O que não podemos é entrar no erro de dar uma vassourada. Somos Braga e há jogadores que serão importantes de ficar para transmitir aos novos a nossa mística e a obrigação de jogar sempre para ganhar.

Jogadores como Baiano, Paulo Vinicius, Douglão (ou NAC), Custódio, Alan são importantes de manter sendo que o resto do plantel poderemos facilmente encontrar no mercado português.

Para a baliza considerava Salin. A custo 0 com 28 anos poderá explodir em Braga com Vital. Considerava a manutenção de Quim na tal perspectiva de emprestar experiência à equipa num ano que se adivinha de transição. Ainda assim se Quim sair o suplente seria Kritsyuk.

Na lateral direita Baiano e Galo. Baiano é bom jogador, provou-o com Jardim sendo que aquela lesão travou a sua afirmação. Já Galo tem feito uma época inteira a lateral na Académica. Sobre Galo e a sua aparente dificuldade em se afirmar como lateral direito penso que o treinador do Gil Vicente Paulo Alves muito contribuiu para essa indefinição na sua carreira. Sempre que emprestado ao Gil Vicente o treinador colocava-o a extremo sendo que se aplicava aquela expressão de 'não ser carne nem peixe'. Esta época a titular na Académica e sempre a lateral fez-lhe bem sendo que se afirmou como o lateral da equipa quer com Pedro Emanuel quer com Sérgio Conceição.

No outro lado, à esquerda, Jefferson. Sei que o brasileiro significaria um investimento mas seria um jogador que na montra europeia sairia valorizado e concerteza que iria render bom dinheiro. Para seu suplente Hélder Lopes, português de 24 anos do Beira-Mar que tem mostrado qualidade.

Já por cá dei a minha opinião acerca dos centrais. 2 jovens+2 experientes seria o ideal sendo que não concebo o possível regresso de Capela para juntar aos por si já jovens Santos e Sasso. O ideal seria manter Douglão ou NAC para juntar a Paulo Vinicius, a Santos e a Sasso.

Partindo para o meio-campo parece-me que Custódio é intocável. Importa sim pensar num jogador para lhe ser alternativa. À primeira vista e de caras André Leão ou Gonçalo. Seria possível deitar a mão a um destes jogadores? Seria financeiramente possível? Se sim óptimo...se não: Vinicius. Está a fazer uma época completa na posição 6 no Moreirense. A sua formação como 8 dá-lhe qualidade para, jogando a 6, ser o primeiro motor da equipa a sair a jogar.

Assumindo que Luiz Carlos está contratado importa encontrar uma alternativa válida e o mais parecida possível com o brasileiro. Para sermos uma equipa equilibrada e com a mesma identidade temos de ter jogadores que interpretem a posição 8 de maneira parecida para sermos imunes a castigos e lesões. Facilmente encontro em Jander as mesmas qualidades que vejo em Luiz Carlos. Possantes, são fortes e intensos quer na batalha a meio-campo quer na hora de fazer transições quer ofensivas quer defensivas. Parecem-me honestamente jogadores feitos no mesmo molde pelo que seria importante aproveitar Jander numa altura em que o Olhanense passa dificuldades. Não nos poderemos esquecer de Mauro. O miúdo tem qualidade e se tiver um bom treinador que lhe ensine como se relacionar com o trinco da equipa será um sucessor natural de Luiz Carlos e de Jander (caso venha) pois, mais uma vez, tem características em comum com os 2 brasileiros. Mauro deve estar no nosso plantel pois a época é longa e as lesões no nosso clube acontecem a um ritmo alucinante.

Penso que Micael sairá. Será dos jogadores mais caros do nosso clube em termos de massa salarial e tenho em ideia de que, ele próprio, quererá sair vendo que não jogaremos a Champions e que haverá um desinvestimento na equipa de futebol. Acredito que Mossoró tenha o mesmo destino não pelas mesmas razões mas sim porque conquistou o ambicionado título em Braga e nota-se um fim de ciclo. Penso que Mossoró apesar dos 30 anos terá ainda mercado para leste e bem merece fazer um contrato que lhe resolva a vida.

É, pois, necessário encontrar alternativas para a posição 10. Considero o Ruben Ribeiro do Beira-Mar um bom jogador. Esteve já nas cogitações do Braga pelo que a nossa estrutura conhece-o bem e reconhece-lhe talento. Evandro do Estoril também é um bom médio de ataque. Já Vitor é bom jogador mas os seus 29 anos em termos de rentabilização para futura venda são um entrave.

Abordarei agora as alas. João Pedro e Pedro Santos parecem-me jogadores sem grande estaleca para assumirem uma titularidade continuada no Braga. Temos de encontrar boas opções no mercado para juntar aos 'Pedros' e a Alan que actuaria como joker nesta equipa para os jogos mais exigentes do ponto de vista da experiência. Assumiria como interessante  ter 4 extremos e Alan. Djalma do Porto regressará do seu empréstimo na Turquia e seria um jogador que com meia dúzia de jogos a titular facilmente recuperaria a forma apresentada no Marítimo. Por outro lado, o Porto acaba de ganhar uma nova coqueluche (Kelvin) e acaba de contratar Ricardo ao Guimarães. Julgo que o espaço de Christian Atsu no plantel azul e branco será bastante reduzido e seria uma excelente opção para juntar aos nossos alas. Posso estar enganado mas parece-me que a ausência de Atsu da convocatória do jogo de ontem em detrimento de Kelvin e até de Sebá será um indicador de que poderá não ficar nos dragões. De notar que com o Porto costumamos fazer negócios que não nos levam a desenbolsar dinheiro prevalecendo a partilha dos direitos desportivos.

Para finalizar (e porque o texto já vai longo), falarei na frente de ataque. A minha análise basear-se-á em duas suposições importantes: Éder está vendido e Ghilas contratado. Desta forma precisariamos apenas de mais um jogador para juntar ao argelino e a Zé Luís: Hugo Vieira. Tem problemas pessoais que o 'obrigam' a jogar no norte do país e há dias vi numa notícia que o Benfica dar-lhe-á a rescisão pois o seu presidente é condescendente com jogadores com problemas extra futebol (o artigo indicava os casos de Mantorras e de Fábio Faria como exemplos da boa fé de Filipe Vieira). Desta forma o Hugo Vieira seria um jogador para dar profundidade à nossa frente de ataque. Um 'Matheus' para jogar aqueles jogos onde fosse estrategicamente interessantes baixar as linhas.

Há ainda que ter em conta jogadores da equipa B que estarão a ficar no ponto para, a qualquer momento, serem chamados e jogarem na equipa A. Já aconteceu com Mauro e Santos sendo que Guilherme, Gonçalo, Ezequiel e Nikiema podem cumprir se forem chamados.

Em termos de resumo:

Salin (custo 0)
Kritsyuk

Baiano
Galo (regresso de empréstimo)

Jefferson (investimento considerável)
Hélder Lopes (investimento reduzido)

Douglão
Paulo Vinicius
Sasso
Santos

Custódio
Vinicius (regresso de empréstimo)

Luiz Carlos (custo 0)
Jander (investimento reduzido)
Mauro

Ruben Ribeiro (investimento reduzido)
Evandro (investimento considerável)

Alan
João Pedro
Pedro Santos (custo 0)
Djalma (50% passe)
Chistian Atsu (50% passe)

Ghilas (investimento considerável)
Hugo Vieira (custo 0)
Zé Luís

Pessoalmente acho que colocaria o Mossoró no primeiro grupo e não dos substituíveis.. A força, a vitalidade e a raça de Mossoró serão muito importantes na transmissão da mística Braguista e na construção de um novo caminho de sucesso..

Outro jogador em quem apostaria (apesar de saber que poucos são os que gostam dele) é o Barbosa.. Acho que já provou que pode render com um bom treinador e a época passada foi muito importante.. Com o Peseiro a treinador nenhum jogador rendeu mais do que o que já havia rendido e muitos renderam muito menos (destes o Barbosa acho que foi o que mais perdeu)

Para mim o Barbosa era um jogador a manter porque bem treinado seria uma opção muito válida..

Vasco Soares

Por mim so 3 serão indispensáveis na próxima época : custódio, éder, e mossoro, mais 2 que tudo faria para que continuassem santos e p.Vinícius .
Ha um que pode ficar se entender, ou fizerem-no entender que ja não tem frescura para jogar todas as semanas 90 min , quanto mais ha 4 feira e ao domingo que é o Alan .
O resto não me parece que não possamser substituídos por jogadores melhores.
Claro que não englobo jogadores a dispensar como Mauro, como João pedro ou ze Luis.
Agora do onze que tem sido utilizado esta época mais vezes, não contando obviamente com os que "querem" sair ex Viana, salino .

Caracois_07

Quote from: vasco soares on 12 de May de 2013, 23:29
Por mim so 3 serão indispensáveis na próxima época : custódio, éder, e mossoro, mais 2 que tudo faria para que continuassem santos e p.Vinícius .
Ha um que pode ficar se entender, ou fizerem-no entender que ja não tem frescura para jogar todas as semanas 90 min , quanto mais ha 4 feira e ao domingo que é o Alan .
O resto não me parece que não possamser substituídos por jogadores melhores.
Claro que não englobo jogadores a dispensar como Mauro, como João pedro ou ze Luis.
Agora do onze que tem sido utilizado esta época mais vezes, não contando obviamente com os que "querem" sair ex Viana, salino .

Sou da mesma opinião. Os restantes, são apenas jogadores medianos que facilmente podem ser substituidos. Acho que o Elderson deve continuar, mas com um concorrente à altura. O Rúben Micael também se for utilizado num sistema adequado e sem lesões, pode-se tornar importante.
EU RESPIRO BRAGA

Olho Vivo

É preciso não exagerar. O nosso plantel desta época é muito mas muito bom. Dificilmente, voltamos a ter outro de nível idêntico.O que se passa é que a equipa, do ponto de vista colectivo, funcionou mal. Mas o valor individual dos jogadores não se evaporou...

O nosso problema é que vamos ter mesmo de deixar sair bastantes bons jogadores. E se calhar, alguns dos ditos imprescindíveis...

Pé Ligeiro

Quote from: Olho Vivo on 13 de May de 2013, 00:59
É preciso não exagerar. O nosso plantel desta época é muito mas muito bom. Dificilmente, voltamos a ter outro de nível idêntico.O que se passa é que a equipa, do ponto de vista colectivo, funcionou mal. Mas o valor individual dos jogadores não se evaporou...

O nosso problema é que vamos ter mesmo de deixar sair bastantes bons jogadores. E se calhar, alguns dos ditos imprescindíveis...

Concordo totalmente. Assim como concordo com a análise feita ao comportamento da equipa e do seu timoneiro ao longo da época. Gabo a paciencia ao Pedro para fazer análises aprofundadas. Pela minha parte, enquanto não me passar a revolta, nem vontade tenho de falar da época...
BRAGA SEMPRE MAIS!

Kilo

Quote from: isi_scb on 12 de May de 2013, 15:18

Salin (custo 0)
Kritsyuk      Nada contra.

Baiano
Galo (regresso de empréstimo)   Já tinha dito dado a minha opinião. Não me dão grandes garantias. Apostaria em Ezequiel + 1. Se tiver que ser Baiano, por questões financeiras, seja. Galo para facilitar outros negócios.

Jefferson (investimento considerável)
Hélder Lopes (investimento reduzido) Concordo, em absoluto, com Jefferson. Hélder, para suplente, e se fosse um investimento mesmo baixo, porque não? Emídio Rafael para suplente, não seria "mais em conta"?

Douglão
Paulo Vinicius
Sasso
Santos   Não me parece que Douglão vá ficar. Gostei muito da sua época de estreia. Se ficar, concordo com os 4.

Custódio
Vinicius (regresso de empréstimo) Nada contra.

Luiz Carlos (custo 0)
Jander (investimento reduzido)
Mauro               Apesar de preferir ter dois jogadores diferentes nesta posição ( André Santos, Evandro), agrada-me as caracteristicas destes dois elementos. Mauro e Luis Silva como opções entre a A e a B.

Ruben Ribeiro (investimento reduzido)
Evandro (investimento considerável)        Aqui é que a porca torce o rabo, eheh. Apesar de achar o Rúben bom jogador, não me parece capaz de pegar na batuta de uma equipa como o Braga. Como 2º elemento? Sim, concordo (Beira Mar pedia uma pipa de massa por ele. Descendo fica mais fácil, obviamente). Evandro gosto, mas na posição 8. O tal jogador diferente de Luiz Carlos que referi. Para 10, para trazer alguma magia à equipa, preferia o Carlos Eduardo, também do Estoril.

Alan
João Pedro
Pedro Santos (custo 0)
Djalma (50% passe)
Chistian Atsu (50% passe)  Atsu parece-me completamente impossível. A sair, tem mercado em Inglaterra e com propostas, ao que parece, bem chorudas. Os outros...nada contra. Podes juntar aqui o Pardo a fazer o papel que fazia Paulo César.

Ghilas (investimento considerável)
Hugo Vieira (custo 0)
Zé Luís      Percebi o que disseste sobre a saída de Éder e do Ghilas estar garantido. Sinceramente, não acredito em nenhuma das duas (o que não faz com que seja impossível). Mas de resto, parece-me muito bem.

Acima de tudo, o Braga deve, além de reduzir a massa salarial, investir o mínimo e procurar jogadores com potencial para se valorizarem e gerarem mais valias futuramente. Não é fácil, nada fácil.

Deve procurar saber, e é para mim importantíssimo, aferir da vida extra profissional dos jogadores e de como funcionam numa equipa. Quero jogadores que deixem sempre tudo em campo, bons profissionais e que não andem cá por andar e que achem que já chegaram ao topo e que nada mais precisam de mostrar.

barinho

Quote from: Pé Ligeiro on 12 de May de 2013, 13:09
Quote from: barinho on 12 de May de 2013, 13:03
É por isto que somos um clube estável e em crescimento,porque temos um presidente consciente,que sabe que não podemos gastar o que não podemos.Mesmo assim confio que com um orçamento mais reduzido vamos montar uma equipa para lutar pelo 3º,que terá que ser obviamente o objectivo primordial para a nova época.

Infelizmente, foi a falta de visão e teimosia do presidente Salvador ao despedir Leonardo Jardim, a contratar Peseiro e não o ter mandado embora a tempo de poder segurar o 3º lugar, que originou o rombo que vamos levar nas receitas. Não apaga aquilo que fez de bom à frente do Braga, mas este ano a gestão do A. Salvador foi desastrosa, foi um "Annus horribilis"!

Mas nós nem sabemos porque o Jardim se foi embora.Será que foi mesmo o Salvador que lhe apeteceu mudar de treinador?É que o Jardim saiu sempre de forma esquisita.E quanto ao Peseiro,mandá-lo embora garantia o 3º lugar?Íamos deitar milhões fora só para mandar um treinador embora?O Salvador se calhar até pensou nisso mas deitar assim dinheiro fora colocou certos clubes na bancarrota e eu não quero ver o Braga assim.

GALEGO

Há uns anos, quando o fenómeno este do Peseiro estava a treinar ao Sporting, teve um grande confronto dialéctico nos mass-media com o Manuel Machado (que daquela treinava ao Vitorinha se nao mal me lembro...). O Zé diz cobras e lagartos do Manel... quase caiu o Carmo e a Trindade.

Ontem, depois de que o Braga anotara o 1-0 no marcador, o primeiro que fez o Manuel Machado foi corrigir o seu esquema e preparar ao Mateus para entrar em campo. E depois... o resto, até jogar nos contragolpes com verdadeiros 3 puntas....
Ontem, depois de encaixar o 1-1, o Peseiro bebía agua daquela garrafinha que sempre tem bem disposta... e pouco máis. O rival ía reconstruindo a situaçao, pasaba de empatar a ganhar o jogo... 1-2, e a nossa momia egipcia seguía imperturbável...

Quando as coisas sao assim, quando nem tem amor propio tendo enfrente ao treinador do que falou tantas barbaridades há alguns anos, qué podemos debater ou falar, se está tudo dito?

Os que levamos meses e meses referiendo aquí, depois de fazer o ridículo na liguilha da Champions, que era o momento apropiado para enviar a este homem para casa... agora sentimos imensa tristeza por verificar que tinhamos razao...muita razao.

O dano é evidente : ademáis do desprestigio de nao ser capazes de obter o 3º lugar diante dun Sporting destroçado e dun Paços integrado por um grupo de ilustres desconhecidos... está o daño económico.
De entrada máis de 2 milhoes aos que sempre havería a posibilidade de unir outros 7 máis se o Braga optase á fase de grupos...

Mas por riba disto : o Peseiro destroçou todo o de bom que o Braga tinha. Aniquilou o seu sistema de jogo, a disciplina, a entrega, o esforço continuado... todos os grandes valores que faziam do Braga uma equipa admirável, capaz de dar o 100% no campo, capaz de superar adversidades...
Por contra, o Peseiro instaurou a estupidez do jogo bonito, eu diría jogo inútil, tiqui-taca... como se o Braga fosse o Barcelona mesmo... Ainda é melhor rir que chorar diante da sua proposta futebolística. Instaurou o... é igual que soframos um golo, nos vamos marcar dois... Visionario, contagiou ao plantel da sua filosofía de "bom-vivant" e... pouco a pouco colheitou os resultados.
Que o Braga teve alguns momentos importantes na época?. Sim, mas foi quando os jogadores aplicaram no campo a auto-gestao, quando lembravam de onde vinham, qual era o seu pasado, e deixavam de lado as teorías deste homem.

É evidente que quem contratou a este homem, é também culpável do sucedido. Sería cínico pela minha parte nao lhe atribuir culpas ao Salvador. Mas nao posso esquecer os inúmeros acertos que o Presidente leva colheitados ao frente do Braga. Ele é o responsável do Braga máis grande da história. E ele nao é infalível...
Ainda máis : sou dos convencidos de que este grande erro da contrataçao do Peseiro e a conseguinte aposta por mudar o estilo de jogo, os valores que fizeram grande á equipa do Braga, va resultar positivo, va ser um revulsivo para o desempenho de António Salvador como presidente, nos tempos venideros.
Ainda máis : António Salvador deve penitenciarse por causa do "affaire Peseiro". Se -por qualquer causa- Salvador tinha pensado deixar o Braga ao final deste mandato : á volta dum ano, agora sabe com certeza que, no mínimo, deverá ficar ao frente do Braga, quando menos, máis 3 anos quando a actual presidéncia remate. Este é o meu tirao de orelhas para o Salvador, convencido de que nestes 4 anos que tem por diante, o valioso presidente que temos saberá conduzir de novo ao Braga aos patamares de excelencia de épocas transactas.

"A lo hecho, pecho", decimos en España. O Salvador sabe -porque é inteligente- que errou depositando a súa confiança nas maos deste encantador de presidentes, o dito Peseiro. Agora já está, já pasou o que pasou, e Salvador, com as súas palavras deste sábado, evidenciou que há já alguns meses que tem claro, que tem analizado e digerido que errou...

Agora é momento de rectificar, de asumir o erro, de enmendar a plana, de fazer as coisas com máximo cuidado, de ser capazes de com pouco fazer muito --como já tem demostrado-- e de regresar com o Braga a esse terceiro lugar em Portugal que deve ser o nosso grande objetivo. Os objetivos devem sempre ser reais, que possam ser alcanzados. Formular sonhos como objetivos está muito bem, para um momento de loucura transitória, mas no futebol há que viver, en todos os ordens, de realidades...
E nos, o Braga, esta época vivemos instalados numa especie de bota para adiante, aquí nao passa nada, que o Peseiro alimentou com os seus delirios, fazendo-lhe o jogo ao presidente, num momento de debilidade deste, de modo que assinou um contrato de 2 anos, a quem, em realidade, com um contrato á experiencia, de 3 meses, ía já sobrado...

Agora é o momento de regressar ao pasado bem feito. De recuperar o espíritu do nosso Braga, de deixar bem claro a quem seja o nosso treinador, as que sao as nossas virtudes, os nossos valores, que sao sagrados, e que nao se podem violar... porque eles e só eles sao os que nos devolverao á grandeza, ao orgulho de ser e sentir o Braga.
Todos, com o nosso presidente, devemos estar unidos nesta hora que nao é facil.
Nao deverá cundir o desánimo. Nao deverá entrar a divisao nas nossas filas.


Peseiro já é história -negativa- do Braga. Chegou o seu fim da linha.
Na quinta feira, tem tourada agendada no Campo Pequeno. O presidente devería já indicar que pode ir para Lisboa amanhá mesmo. E que nao regresse. E que o domingo faça o favor de ir no cacilheiro até o Seixal e daí no comboio até Setúbal para dirigir o seu último jogo... E pronto, aí remata a historia.

E nos, os que em verdade somos e seremos sempre o Braga, nada segunda, día 20, sabemos que começa uma nova época, que va ser difícil, mas que devemos afrontar com uniao, com ilusao, com aspiraçoes, con verdadeiro sentimento de braguismo. Com esse espíritu de sentirnos grandes desde a humildade, desde a perseverancia, a insistencia, o esforço solidário, a capacidade para dar o melhor em todo momento... Vamos recuperar esse Braga, o que nos levou a Dublín, o que mesmo da mao do Leonardo nao deixou créditos por maos alheis...

Tivemos um erro no nosso percurso de crescimento sostido. Mas esse erro vainos fazer mais grandes ainda, se sabemos reconhecer qual é o nosso verdadeiro caminho.

E como sempre :
Força Braga!!
A luta continúa!!

ZT143

Saidas: Quim, Viana, Amorim, Carlão, Alan, Salino, NAC.

Entradas: Suk, Eduardo, André Leão, Steven Vitória, Licá.


SCB | ABC | HCB | Braga Warriors | Braga Rugby | CTB