News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 19/04

Started by JotaCC, 19 de April de 2013, 07:36

Previous topic - Next topic

JotaCC

Sp. Braga: "Terceiro lugar é tão importante ou mais do que a Taça da Liga"

Directo ao assunto e sem medo das palavras: "se queremos chegar ao terceiro lugar temos de ser eficazes nestes cinco jogos e esperar que o Paços de Ferreira perca pontos", afirmou ontem José Peseiro na antevisão da partida de hoje, com a Académica, da 26.ª jornada da I Liga. Apesar da desvantagem de quatro pontos para os 'castores', o treina-dor arsenalista está mais
confiante que nunca para as derradeiras 'batalhas' pelo objectivo da Liga dos Campeões e vê nas palavras bélicas do presidente António Salvador, após a vitória na final Taça da Liga em Coimbra - que pediu à equipa para se concentrar na conquista do terceiro lugar - mais "um factor de motivação e responsabilidade", "do que pressão".
"Desde o início que sabemos que a nossa responsabilidade é ficar no terceiro lugar. No dia em que ganhamos a Taça da Liga disse, também, que tão importante ou mais que a conquista desse troféu era ficar em terce iro lugar no campeonato, e estou confiante que vamos conseguir esse objectivo", frisou.
José Peseiro mostra-se "totalmente focado" na reconquista do terceiro lugar para o Sp. Braga que nem admite pensar noutro cenário que não seja este, recusando mesmo comentar se ficaria frustrado ou não por apenas conquistar o objectivo da Taça da Liga "As avaliações fazem-se no final da época".
Depois da conquista da Taça da Liga, no passado sábado em Coimbra, frente ao FC Porto, o Sp. Braga vai apostar agora as fichas todas no campeonato e na luta pelo pódio, que vale mais um apuramento histórico para o play-off da Liga dos Campeões. E o jogo desta noite com a Académica marca o arranque de cinco finais, sem margem para erro, e à espera de um deslize do Paços de Ferreira que recebe, amanhã, o Rio Ave.
A partida no Estádio AXA, começa às 20 horas, com arbitragem de Hugo Miguel, de Lisboa, e a direcção arsenalista vai franquear as portas aos adeptos.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Milhões para uns, manutenção para outros

É com uma crença de que pode chegar ao terceiro lugar que o SC Braga recebe a Académica, esta noite (20h), no estádio Axa, na capital do Minho, no jogo que abre a cortina da 26.ª jornada da Liga portuguesa.

Portas abertas para ver a Taça passar


Depois da vitória na Taça da Liga frente ao FC Porto (1x0), António Salvador mandou abrir as portas do estádio minhoto, neste jogo, para que os adeptos possam ver a mais recente conquista da equipa encarnada.

Em Braga, os adeptos podem apreciar a taça mas a equipa, no campo, quer somar três pontos e pressionar o Paços de Ferreira na luta pela Liga dos Campeões.

Os minhotos entram com uma desvantagem de três pontos e querem, por isso, igualar os 46 pontos dos pacenses, ainda que à condição.

Esta noite, a equipa de José Peseiro realiza o seu 43.º jogo oficial da temporada e a ideia passa ainda por retomar o caminho das vitórias na Liga. É que na 25.ª ronda os arsenalistas perderam com o FC Porto, no Dragão, por 3x1.

Sérgio Conceição em estreia no Minho

O jogo de hoje assinala, por outro lado, a estreia de Sérgio Conceição no banco da Académica. O técnico português volta a um estádio onde esta época empatou a quatro bolas, quando ainda orientava o Olhanense. De resto, este é tido como um dos desafios mais espetaculares que o campeonato conheceu até este momento.

Os estudantes continuam em busca da salvação e tentam interromper um ciclo de três derrotas consecutivas e nove jogos sem vencer para a Liga ZON Sagres. A última vitória da Académica aconteceu 25 de janeiro diante do Beira-Mar.

Histórico favorável aos minhotos

A lógica dos números dá grande favoritismo para o SC Braga. Em 83 duelos entre estas equipas, os guerreiros do Minho venceram 36 partidas, perderam por 26 ocasiões e existem ainda 21 empates.

Resumindo os jogos apenas à casa bracarense, nota-se que nos 40 jogos o SC Braga venceu 24 partidas e perdeu oito encontros. Notam-se ainda oito empates entre ambas as equipas.

ZEROZERO

JotaCC

"O PRÓXIMO JOGO É O MEU FUTURO"
Em fim de ciclo, técnico do Braga só está focado em vencer a Académica, naquela que será a primeira de cinco finais rumo ao terceiro lugar

Saboreada a conquista da Taça da Liga, José Peseiro promete devolver, quanto antes, o terceiro lugar ao Braga. Há cinco finais pela frente, como caracterizou o líder do clube, António Salvador, e o treinador acredita ser possível vencê-las por inteiro, tirando partido ao mesmo tempo de um eventual deslize do Paços de Ferreira. "Antes de mais temos de cumprir com a nossa obrigação, que é vencer os nossos jogos; depois temos de esperar que o Paços perca pontos", anteviu. O espetáculo arranca já esta noite, frente à Académica, e logo à porta aberta, na Pedreira. Achegada de Sérgio Conceição ao comando da Académica dificulta os planos do Braga?


Focado José Peseiro quer os jogadores a pensar apenas no jogo com a Académica

Será uma equipa sob o efeito de uma chicotada psicológica. Teremos de estar ao nosso melhor nível. Devemos respeitar a Académica e ter a humildade de perceber que a vitória de sábado só nos pode dar confiança, e nada mais. O rigor e a organização terão de res do futebol português. Tenho assistido com satisfação ao crescimento de vários jovens treinadores. O Olhanense, sob o comando do Sérgio, fez um jogo espetacular em Braga, tal como nós fizemos, apesar de termos errado vezes demais. Foi uma equipa que quis defender, bem organizada, mas depois criou grandes problemas nas transições. A Académica de amanhã [hoje] terá provavelmente essas características. Que balanço faz desta época?

As avaliações fazem-se no fim da época. No dia em que ganhámos a Taça da Liga, disse logo que o terceiro lugar era tão importante, ou mais, do que essa conquista. Estando o campeonato praticamente no fim, já tem noção do que vai ser o seu futuro?

O meu futuro é treinar a partir das 16h00, preparar o jogo, ver um vídeo e depois ir para estágio. Amanhã [hoje], ainda faremos mais um treino e depois temos o jogo com a Académica. Não vou dispersar o meu foco. Não penso em mais nada, da mesma forma que não admito que os meus jogadores pensem no futuro... a não ser este: o jogo com a Académica O que pensa sobre a contratação do colombiano Pipe Pardo?

Também não falo sobre possíveis jogadores.

"Há algum tempo que encaramos todas as partidas como finais"

Logo após a conquista da Taça da Liga, António Salvador determinou que o Braga tem pela frente cinco finais para vencer. Isso funcionou como motivação ou pressão para o grupo?



Mossoró completa 150 desafios na I Liga
Médio voltará a surgir pela esquerda, com Rúben Micael no meio

Volvidos seis anos de ter entrado em Portugal pela via do Marítimo, Mossoró completará, frente à Académica, o jogo 150 da carreira no principal campeonato português. Obrasileiro, que chegou como campeão da Taça Libertadores da América (2006) e da Recopa Sul-Americana (2007) pelo Internacional de Porto Alegre, tem lugar garantido no onze que José Peseiro apresentará hoje de início, jogando novamente do lado esquerdo do ataque. De resto, foi nessa posição que atuou na final da Taça da Liga, no último fim de semana, contra o FC Porto, e que deu nas vistas o suficiente para levar para casa o título de Homem do Jogo.
A cumprir a quinta temporada consecutiva em Braga, Mossoró está a atravessar um dos melhores momentos da carreira desde que atravessou o Atlântico. Além de já contabilizar um total de cinco golos, quatro dos quais para o campeonato, é também o rei das assistências da prova, à frente do portista João Moutinho, com 11 "ofertas" para os companheiros de equipa. Não admira por isso que o desvio para a esquerda tenha sido a solução encontrada por Peseiro para o emparelhar com Rúben Micael, que repetirá a titularidade de há uma semana, em Coimbra.
Apesar de a maioria dos jogadores mais utilizados no começo da época já estarem recuperados de lesões, José Peseiro não deve mexer em nenhuma das pedras que venceram o FC Porto. A resposta da equipa foi positiva, pelo que o treinador coruchense espera poder aproveitar o balanço ganho na final da Taça da Liga para derrotar a Académica.


PONTA FINAL DO CRIATIVO CARLOS EDUARDO DESPERTA ATENÇÃO

Com quatro golos marcados nas últimas seis jornadas, Carlos Eduardo  tem sido uma das unidades mais influentes do Estoril e está no radar do Braga, podendo a transferência avançar no fim da época. Numa reunião recente com Tiago Ribeiro, presidente da SAD estorilista, que serviu para acertar contas relativas à transferência de Ismaily para o Shakhtar Donetsk, António Salvador tratou de saber em que condições se poderá fazer o negócio e ficou a saber que há disponibilidade para vender metade do passe do médio-ofensivo de 23 anos por um valor acessível (cerca de 200 mil euros), tanto mais que o seu contrato termina em 2014. Em Portugal desde 2010, o brasileiro chegou a representar o Fluminense em 2009.


ENTRADA LIVRE NA PEDREIRA PARA MOSTRAR A TAÇA

As portas do AXA vão abrir-se hoje para os adeptos contemplarem a Taça da Liga. O clube já anunciou há vários dias que a entrada para o jogo com a Académica terá entrada livre, mas não revelou em que momento exibirá o troféu. Seja como for, o recorde de 17 733 espectadores esta época, alcançado contra o Benfica (jornada 16), estará sob ameaça.


AGENTE DE SALINO EM NEGOCIAÇÕES EM ITÁLIA

O futuro de Salino ainda não está resolvido. Apesar das "pressões" que diz receber "de um clube francês", o agente do jogador, Felipe Fortuna, assegura estar em "negociações avançadas com alguns clubes italianos que têm Salino bem referenciado". "Se calhar assinará por algum. Só ainda não o fizemos porque queremos primeiro falar com o Braga", garantiu o brasileiro, citado pelo sítio "Red Goal". Fora de hipóteses parece estar o Olympiacos. "Demos muito tempo para eles decidirem, mas agora o Leandro [Salino] está mais perto de Itália", afiançou.


ANDREAS TATOS NA ROTA BRACARENSE

A Imprensa grega trouxe ontem à baila um alegado interesse do Braga em Andreas Tatos, médio que alinha no Aris. O empresário do grego, porém, revelou a O JOGO que essa cobiça é antiga. "No ano passado, alguns agentes de Portugal falaram-nos em nome do Braga, mas as coisas não se concretizaram. Agora só sabemos pelos jornais. Ele está no Aris, tem contrato até 2015 com o Olimpiacos e quer voltar", disse Kimon Kokorogiannis.


HAAS TROCOU COM PAULO VINÍCIUS

Afastado há mais de um mês da competição, Paulo Vinícius foi a única novidade na convocatória de José Peseiro para o jogo com a Académica. O central brasileiro trocou com o alemão Haas, chamado no último sábado para a final da Taça da Liga, acabando, porém, sentado na bancada, ao lado dos companheiros não convocados.


O JOGO


JotaCC

Peseiro espera "Académica forte"

LIGA José Peseiro, treinador do Sp. Braga, confessou ontem estar à espera de uma Académica "forte e confiante" para o jogo desta noite ( 20.00, Sport TV1), isto depois da chegada de Sérgio Conceição, ex- Olhanense, ao comando técnico da Briosa. "Espero uma Académica a fazer transições ofensivas, à imagem do Olhanense" Entretanto, Conceição já avisou que "a ideia é não perder em Braga", embora recuse "jogar para o empate".

DN

JotaCC

FUTURO DE PESEIRO É TREINO E ESTÁGIO...
Braga focado só na receção à Briosa e em voltar ao 3.º lugar. Esta noite, deve repetir o onze do último jogo

QUASE UMA SEMANA após ter conquistado a Taça da Liga, o Braga retoma hoje o contacto com a Liga e com a necessidade de recuperar o terceiro lugar, para chegar à Champions. A receção à Briosa abre um novo ciclo e o técnico arsenalista, cuja continuidade no AXA não é certa, recusa falar a médio prazo.

"O meu futuro é treinar a partir das 16 horas, preparar o jogo com a Académica e ir para estágio. O meu foco só está virado para este jogo", disse José Peseiro, ao início da tarde, na antevisão do jogo com os estudantes.

"A médio prazo? O meu foco está no essencial e isso passa por vencer a Académica. Tal como não admito que os jogadores pensem noutro futuro a não ser este", frisou.

O treinador, que recusou também abordar a contratação do colombiano Felipe Pardo, disse concordar com a avaliação feita pelo presidente António Salvador, em relação à necessidade de a equipa atingir o terceiro lugar, o que assume uma importância igual ou maior do que a recente conquista da Taça da Liga. "Diz o presidente, digo eu, dizem os jogadores, dizemos todos. A conquista da Taça da Liga só nos pode dar confiança e nada mais. Temos cinco finais pela frente no campeonato e vamos dar tudo para tentar chegar ao terceiro lugar", disse Peseiro.

"É necessário uma eficácia muito grande e acreditar que o Paços de Ferreira vai perder pontos, porque sabemos que só assim é possível alcançar o terceiro lugar", afirmou, ainda, o treinador ribatejano, ciente de que "é possível recuperar" o atraso de três pontos para o Paços de Ferreira.

Em relação à Académica, disse esperar uma equipa "diferente e mais forte", como corolário da mudança técnica, com Sérgio Conceição agora à frente da equipa.


Paulo Vinícius de volta
Paulo Vinícius está de volta aos convocados, após um mês e meio de ausência, por uma lesão. Contudo, o central não deve ser titular.

Convocatória por vídeo
O Braga anunciou os convocados num vídeo no seu site e reencaminhado no Youtube. Os nomes surgem em foto personalizadas.

Previsão de boa casa
O facto de o jogo ter entradas gratuitas garante uma boa casa, talvez superior a 20 mil espectadores.

JN

Bruno3429

Sporting de Braga tenta "colar" ao Paços de Ferreira

O Sporting de Braga tem a oportunidade de igualar provisoriamente o Paços de Ferreira no terceiro lugar da I Liga portuguesa de futebol, ao receber hoje a Académica, em jogo da 26.ª jornada da prova.

Já a formação de Coimbra vai tentar distanciar-se pontualmente da zona de despromoção, naquele que será o jogo de estreia de Sérgio Conceição no comando técnico dos "estudantes", frente a uma formação bracarense acabada de conquistar a Taça da Liga.

Os "guerreiros do Minho" ocupam o quarto posto da classificação, com 43 pontos, menos três do que o Paços de Ferreira, enquanto a Académica está no 13.º lugar, com os mesmos 21 pontos do que Olhanense e Moreirense.

Expresso

Bruno3429

Briosa não vence no reduto do SC Braga desde 1967
Por Eduardo Pedrosa Marques

É preciso recuar quase cinco décadas para encontrar a última vitória da Académica no recinto do SC Braga, em jogos para o Campeonato.

Foi já no longínquo ano de 1967, mais precisamente no dia 19 de fevereiro, que os estudantes regressaram do Minho com os três pontos na bagagem.

Na altura jogava-se a 16.ª jornada e a Briosa, então orientada por Mário Wilson, venceu os arsenalistas por 3-1, com um golo de Serafim e dois de Artur Jorge, que se tornou, assim, a figura de proa dessa partida.

A Bola

JotaCC

Tatos para o ataque

Andreas Tatos, avançado grego de ascendência albanesa, poderá em breve ser confirmado como reforço do ataque do SC Braga para a próxima temporada.

O jogador pertence aos quadros do Olympiakos, clube com o qual tem contrato até junho de 2015, mas está atualmente cedido ao Aris de Salónica.

Tatos também pode atuar nas alas e já defrontou o SC Braga, em julho do ano passado, quando o Olympiakos mediu forças com os arsenalistas no Torneio do Guadiana.

Aliás, o primeiro sinal do interesse dos bracarenses no atacante de 23 anos aconteceu precisamente no Algarve, mas o Olympiakos optou por conservar Tatos no plantel, por indicação do então técnico Leonardo Jardim.

A BOLA

JotaCC

SC Braga tenta "colar-se" ao Paços de Ferreira
Bracarenses e Estudantes abrem a 26.ª jornada da I Liga.

O Sporting de Braga tem a oportunidade de igualar provisoriamente o Paços de Ferreira no terceiro lugar da I Liga portuguesa de futebol, ao receber hoje a Académica, em jogo da 26.ª jornada da prova.

Já a formação de Coimbra vai tentar distanciar-se pontualmente da zona de despromoção, naquele que será o jogo de estreia de Sérgio Conceição no comando técnico dos "estudantes", frente a uma formação bracarense acabada de conquistar a Taça da Liga.

Os "guerreiros do Minho" ocupam o quarto posto da classificação, com 43 pontos, menos três do que o Paços de Ferreira, enquanto a Académica está no 13.º lugar, com os mesmos 21 pontos do que Olhanense e Moreirense.

SAPO DESPORTO

JotaCC

SC Braga quer recuperar o terceiro lugar na Liga

O Sporting de Braga tem a oportunidade de igualar provisoriamente o Paços de Ferreira no terceiro lugar da I Liga portuguesa de futebol, ao receber hoje a Académica, em jogo da 26.ª jornada da prova. O início do jogo está marcado para as 20h00 no Estádio Axa.

Os "guerreiros do Minho" ocupam o quarto posto da classificação, com 43 pontos, menos três do que o Paços de Ferreira, enquanto a Académica está no 13.º lugar, com os mesmos 21 pontos do que Olhanense e Moreirense.

Já a formação de Coimbra vai tentar distanciar-se pontualmente da zona de despromoção, naquele que será o jogo de estreia de Sérgio Conceição no comando técnico dos "estudantes", frente a uma formação bracarense acabada de conquistar a Taça da Liga.

Os bracarenses têm Sasso, Djamal e Éder lesionados. OS "estudantes" também não podem contar com dois jogadores por lesão: John Ogu e Saleiro.

RTP

JotaCC


JotaCC


JotaCC

Hugo Viana é desejo difícil

Hugo Viana, 30 anos, está nos planos do leão para a próxima temporada, mas não será um desejo fácil de concretizar, uma vez que as restrições financeiras impostas pelos leões para a próxima temporada podem desviar o esquerdino de Alvalade.

O jogador está em final de contrato com o SC Braga e além da possibilidade de renovar com o emblema liderado por António Salvador, tem em mãos algumas propostas vantajosas em termos financeiros provenientes do estrangeiro, nomeadamente da Turquia, se bem que, tal como A BOLA adiantou na sua edição de quarta-feira, já recusou um convite do Besiktas, clube no qual alinham os portugueses Manuel Fernandes e Hugo Almeida.

Hugo Viana tem uma forte ligação afetiva ao Sporting, clube que representou entre os 14 e os 19 anos, depois de ter sido descoberto no Gil Vicente. O esquerdino saiu dos leões para o Newcastle em 2002, por um valor a rondar os 2,5 milhões de euros. Mais tarde, na época 2004/05, regressaria aos leões por empréstimo dos magpies. Depois disso, por três vezes esteve para voltar a Alvalade, a última das quais no defeso de 2010, quando finalizou o contrato de cedência entre o Valência e o SC Braga. Porém, os as negociações entre o Sporting e o futebolista abortaram, o que levou a uma dura troca de palavras entre o jogador e o diretor-desportivo da altura, Costinha.

A BOLA

brigada da relote


Bruno3429

«Provámos que somos guerreiros» – Alan
Por Redação

O extremo Alan, que fez o passe para o golo da vitória do SC Braga frente à Académica (1-0), realçou que a equipa fez um bom jogo e garantiu os desejados três pontos.

«O importante foi o golo. Jogámos bem e agradecemos o apoio do público», afirmou Alan, em declarações à Sport TV.

O extremo acredita na conquista do terceiro lugar: «Acho que os três pontos são merecidos, porque fomos a melhor equipa em campo e provámos que somos guerreiros. Vamos lutar pelo terceiro lugar e se Deus quiser vamos conseguir».


«O resultado é justo» – Peseiro
Por Redação

O treinador do SC Braga, José Peseiro, não tem dúvida que a vitória frente à Académica (1-0) é inteiramente justa.

«O resultado é justo apesar da Académica ter pressionado na parte final. Não criamos tantas oportunidades como é normal, mas o resultado é justo», afirmou José Peseiro, em declarações à Sport TV.

O treinador do reconheceu que foi complicado suplantar a estratégia defensiva do adversário: «É difícil jogar contra uma equipa com as linhas tão baixas. Era muito difícil defrontar alguém tão fechado no seu meio-campo».

A Bola

Bruno3429

Sp. Braga-Académica, 1-0 (crónica)
Arsenalistas somam três pontos preciosos na luta pelo 3º lugar. Estudantes veem a descida mais perto
Por Sara Marques

O Sp. Braga queria que esta noite fosse de festa e assim foi. Casa muito composta em dia de entrada livre para festejar a Taça da Liga, gargantas afinadas para apoiar o clube, e, no relvado, jogadores determinados a dar mais um presente aos adeptos. A Taça já lá mora e agora o objetivo é claro: o terceiro lugar.

Perante uma Académica com novo treinador - Sérgio Conceição, cuja estreia não será certamente, uma noite para recordar - que precisava de vencer para lutar pela manutenção, os arsenalistas não vacilaram e dominaram o jogo.

Com uma posse de bola sempre acima dos 60 por cento, o Sp. Braga mostrou-se uma equipa madura, consistente, a fazer circular bem a bola e com um meio campo fortíssimo. Edinho não se coibiu em defender, Alan e Mossoró foram alternando os flancos para baralhar a defesa e foram várias as vezes em que os homens do Sp. Braga chegaram com perigo junto da baliza. Houve remates ao lado, bolas por cima e Reiner Ferreira, algumas vezes, a fazer cortes providenciais.

Penalti por marcar

Mas aos 26 minutos, o Sp. Braga podia ter marcado mesmo. Carlão recebe a bola na área, de frente para a baliza, mas Halliche, com um puxão na camisola, impede-o de fazer o remate. Um penalti claro que o árbitro não assinalou.

A pressão do Sp. Braga continuou e a Académica, que, quando tinha a bola, subia com toda a gente, acabou por ser apanhada desprevenida. Mesmo em cima do intervalo, Mossoró ganha a bola no meio campo defensivo do Sp. Braga e coloca na direita, em Alan. O avançado arsenalista faz depois o centro para Carlão, que deixa a bola passar para a entrada de Rúben Micael. E foi só encostar para o 1-0, o golo que deu justiça ao marcador.

15 minutos de fôlego dos Estudantes

Na segunda parte, a Académica entrou mais forte e Quim, que nada teve de fazer nos primeiros 45 minutos, viu o perigo chegar à sua baliza. Primeiro foi Edinho, num excelente remate à meia-volta, que obrigou o guarda-redes do Sp. Braga a fazer uma excelente defesa. Dois minutos depois, Wilson enviou uma bola rentinha ao poste esquerdo, e logo a seguir, Edinho de novo, de cabeça, a rematar ao lado.

Mas o Sp. Braga voltou depois a crescer no jogo e, se não fosse Rodrigo Galo, Custódio até teria feito o 2-0.

A noite era de festa para o Sp. Braga e assim foi. Os arsenalistas esperam a escorregadela do Paços de Ferreira. Pior sorte para a equipa de Sérgio Conceição, que continua com os 21 pontos, e tem apenas o Beira Mar abaixo na classificação, mas até com um jogo a menos.


Sp. Braga-Académica, 1-0 (destaques)
Mossoró, cada vez mais imprescindível
Por Sara Marques

A figura

Mossoró: Uma figura incontornável na equipa do Sp. Braga e é fácil de ver porquê. Fez uma excelente exibição, quer no setor ofensivo, como defensivo. Fez circular bem a bola e foi dos seus pés, numa recuperação no meio campo defensivo, que nasceu o lance do golo. Trocou de posição muitas vezes com Alan, dando ainda mais trabalho aos defesas da Académica. Ficou a faltar-lhe o golo e até o teve nos pés, mas a bola bateu em Ferreira e desviou-se da baliza.

Outros destaques

Alan: Quer pelo corredor direito, quer pelo centro, esteve muito rápido a levar a bola para o ataque, fazendo depois alguns excelentes cruzamentos. Esteve também no lance do golo, a colocar depois para a área onde apareceram Carlão e Rúben Micael.

Rúben Micael: Mais um dos elementos que deu solidez ao meio campo do Sp. Braga. Esteve bem nas funções ofensivas e defensivas. Em cima do intervalo, viu bem a simulação de Carlão e apareceu para fazer o golo que deu os três pontos aos arsenalistas.

Rodrigo Galo: Negou o 2-0 a Custódio na segunda parte, numa altura em que, se marcasse, o Sp. Braga poderia matar o jogo. Teve um noite de muito trabalho.

Edinho: No início da segunda parte, obrigou Quim a uma excelente defesa, num lance em que podia ter feito o empate. Depois ainda conseguiu fazer a bola passar muito perto da baliza do Sp. Braga, mas cabeceou ao lado.

Wilson Eduardo: Teve uma bola ao poste no momento em que a Académica esteve melhor e poderia ter feito o empate, mas faltou-lhe a sorte, ou a pontaria, para rematar ligeiramente ao lado.

Maisfutebol

Bruno3429

Pós-festa sem ressaca bracarense (1x0)

Depois de erguer a Taça da Liga no último fim de semana, o SC Braga lançou as bases para o que resta da época na luta pelo 3.º lugar de Champions, ao bater esta sexta-feira à noite a Académica, por 1x0, no encontro que abriu a cortina da jornada 26 da Liga portuguesa.

Assim que se gastou todo o champagne da conquista sobre o FC Porto, o discurso bracarense voltou-se celeremente e em uníssono para o Campeonato, prova onde o pódio é a meta definida para um acesso financeiramente vital ao play-off da Liga dos Campeões; e a primeira «batalha» pós-Taça da Liga cumpriu-se com sucesso.

O golo de Rúben Micael, o quarto da época, a um minuto do intervalo, chegou para pincelar a história dos primeiros 45 minutos com um tom de justiça. O SC Braga entrou muito forte – especialmente nos primeiros 20 minutos -, forçando a Académica na estreia de Sérgio Conceição a um trabalho exclusivamente defensivo.

Rúben Micael fez o único golo da noite ©Catarina MoraisAinda assim, excetuando um remate cruzado de Mossoró (5') e uma grande penalidade que ficou por assinalar, depois de Carlão ter sido puxado (25'), pouca produção concreta se via do «Arsenal» minhoto. Até que aos 44 minutos Alan lançou a bola em diagonal pela área academista, Carlão chegou tarde e, com isso, enganou Ricardo; a bola sobrou para o «esquecido» Rúben Micael, ao segundo poste, que só teve de encostar.

O golo bracarense sobre o intervalo levou à transformação da Briosa para o segundo tempo. A equipa agora comandada por Sérgio Conceição regressou ao jogo disposta a soltar-se do futebol defensivo do primeiro tempo e nos primeiros cinco minutos fez o que nunca foi capaz em 45; Edinho, primeiro, obrigou Quim a voar e logo depois foi Wilson Eduardo a tentar surpreender o guarda-redes do SC Braga, mas a bola saiu ao lado.

Um sinal duplo de uma Académica que está cada vez mais no «vermelho» da classificação, zona de onde não saiu esta noite. Isto porque o esboço de reação não passou disso mesmo e a Briosa regressa a Coimbra com mais preocupações para o futuro, colada nos 21 pontos que a deixam perigosamente à beira do afogamento.

Quanto ao SC Braga, juntou-se ao FC Paços de Ferreira no 3.º lugar, com 46 pontos, embora os «castores» ainda tenham a partida desta jornada - em casa frente ao Rio Ave - pela frente.


O SC Braga recebeu e venceu, esta sexta-feira à noite, a Académica de Coimbra por 1x0, na abertura da 26ª jornada da Liga portuguesa. Leia as reações dos intervenientes logo após o encontro.

José Peseiro: «Não criámos tantas oportunidades como normalmente criamos, mas o resultado é justíssimo. É muito difícil jogar contra uma equipa que baixou tanto as linhas. Faltou alguma dinâmica mas é muito difícil jogar com uma equipa tão fechada.»

Alan: «A bola era para o Carlão mas o importante foi o golo. Jogámos bem e agradecemos o apoio do público até final. Acho que os três pontos são merecidos, porque fomos a melhor equipa em campo e provámos que somos guerreiros. Vamos lutar pelo terceiro lugar e se Deus quiser vamos conseguir».

Sérgio Conceição: «Senti durante os 90 minutos que era possível. Até ao golo, demonstrámos grande coesão, estivemos com um objetivo bem definido. Os jogadores trabalharam imenso. Não me estou a lembrar de uma ocasião do Braga até ao golo e na segunda parte só tiveram uma. Isso diz do que fizemos aqui. Mas as vitórias morais não me dizem nada. Temos de ser mais pragmáticos e objetivos nos últimos 30 metros.»

Flávio Ferreira: «Foi um momento de desconcentração. Os primeiros 44 minutos estivemos bem, no último minuto da primeira parte sofremos o golo, num lance infeliz. Na segunda parte tentámos ir atrás do resultado, mas não conseguimos. Saímos daqui com a consciência tranquila. Deixámos tudo em campo, mas não foi possível.»

Zerozero

JotaCC

SC Braga vence e pressiona Paços
Bracarenses colam-se aos pacenses e Académica corre o risco de descer aos lugares de despromoção.
SC Braga vence e pressiona Paços


O Sporting de Braga venceu esta sexta-feira a Académica por 1-0, em jogo de abertura da 26ª jornada, e igualou o Paços de Ferreira no terceiro lugar do campeonato.

Uma semana depois de ter vencido a Taça da Liga, a equipa bracarense consegue aqui uma importante vitória na luta pelo grande objetivo, que é o terceiro lugar. Rúben Micael, aos 45 minutos, que aproveitou bem uma bola cruzada por Alan e à qual Carlão não conseguiu chegar.

A estreia de Sérgio Conceição aos comandos dos estudantes não correu de feição e a Académica pode ter a vida complicada, caso Moreirense e Olhanense ganhem, podendo descer aos lugares de despromoção.

O jogo começou com um SC Braga mais forte e com uma boa ocasião logo aos cinco minutos, com Rúben Micael a cruzar para Mossoró, que falhou por muito pouco o golo. Aos 24', um lance que deixa dúvidas, quando Carlão cai na área, numa disputa de bola com Halliche. Os estudantes reagiram e aos 32' Makelele obriga Quima a defesa. A primeria parte fechou com o golo do SC Braga.

Na segunda parte a Académica tentou o golo do empate e criou três ocasiões de perigo. Logo a abrir Edinho põe Quim à prova e aos 50' foi Wilson Eduardo a rematar de longe. Quatro minutos depois Marinho cruzou para Edinho, que falhou o empate por muito pouco. A verdade é que por mais que tentasse, faltava à Académica profundidade de jogo, perante um SC Braga motivado.7

SAPO DESPORTO

Bruno3429

Sporting de Braga vence Académica e alcança Paços de Ferreira

O Sporting de Braga venceu, esta sexta-feira, a Académica, por 1-0, e ascendeu à terceira posição da I Liga de futebol, em igualdade pontual com o Paços de Ferreira, no jogo que inaugurou a 26.ª jornada da prova.

Um golo de Ruben Micael, mesmo em cima do intervalo (44 minutos), foi o suficiente para os "arsenalistas" somarem os três pontos nesta receção aos "estudantes".

Com este triunfo, o Sporting de Braga soma 46 pontos, os mesmos do Paços de Ferreira, que amanhã recebe o Rio Ave, podendo voltar a destacar-se dos arsenalistas.

JN

JotaCC

Braga vence Académica
Os arsenalistas igualaram pontualmente o Paços de Ferreira, com 46 pontos, e mantêm-se na corrida ao terceiro lugar final

O SC. Braga venceu a Académica por 1-0, esta sexta-feira, na Pedreira, no jogo de abertura da 26.ª jornada, com um golo de Rúben Micael, aos 44 minutos.

Jogo equilibrado, em que os bracarenses tiveram sempre mais posse de bola, em que, nos minutos finais, a Briosa tentou chegar ao empate, mas os Guerreiros do Minho, recorrendo ao contra-ataque, lograram obrigar os estudantes a cuidados defensivos, impedindo, assim, maiores atrevimentos.

No final, em declarações à SportTv, Sérgio Conceição, que se estreou, esta sexta-feira, à frente da Académica, disse não se lembrar "de nenhuma ocasião da equipa do Braga até aos 44 minutos, a nãom ser o golo e na segunda parte chutou uma vez, isso é demonstrativo do bom jogo que fizemos".

O treinador do SC Braga reconhecendo os problemas que a Académica criou "na parte final do jogo", refere ter a sua equipa estado "a maior parte do tempo sobre o adversário" ainda que sem criar as "oportunidades como normalmente criamos".

Equipas:

- Sporting de Braga: Quim, Baiano, Douglão, Santos, Elderson, Custódio,
Hugo Viana, Mossoró (Mauro, 87), Rúben Micael (Rúben Amorim, 62), Alan (João
Pedro, 79) e Carlão.

(Suplentes: Kritciuk, Paulo Vinícius, Mauro, Rúben Amorim, João Pedro,
Hélder Barbosa e Zé Luís).

Treinador: José Peseiro.

- Académica: Ricardo, Rodrigo Galo, Halliche (Cissé, 81), Ferreira,
Hélder Cabral, Makelele, Flávio, Keita (Cleyton, 57), Marinho (Afonso, 73),
Wilson Eduardo e Edinho.

(Suplentes: Peiser, João Real, Cleyton, Marcos Paulo, Nivaldo, Afonso
e Cissé).

Treinador: Sérgio Conceição.

RTP