News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 16/04

Started by Bruno3429, 16 de April de 2013, 07:09

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Portas abertas para celebrar Taça da Liga
Joana Russo Belo

O presidente António Salvador já tinha dedicado a Taça da Liga a todos os bracarenses e adeptos do Sp. Braga. E agora a SAD do clube decidiu celebrar a conquista do troféu com todos os adeptos, no jogo de sexta-feira, frente à Académica.
As portas do Estádio AXA vão abrir gratuitamente a todos os sócios e adeptos, para que a conquista seja festejada e sirva de tónico para o arranque de uma fase final determinante para o Sp. Braga à procura do terceiro lugar do campeonato que dará acesso à Liga dos Campeões na próxima temporada.

'Vamos festejar em família' é o mote lançado pelos responsáveis bracarenses num apelo deixado na página oficial do Sp. Braga. O clube lembra que "o apoio de todos é fundamental para ajudar a equipa a vencer" a Académica, num jogo que servirá ainda de oportunidade "para mostrar a todos o troféu que é de todos e que agora mora na nossa cidade, no nosso estádio". "As conquistas são de todos, porque todos somos Braga", destaca o clube.

O convite é feito a toda a legião de Guerreiros do Minho para uma das cinco finais até ao fecho do campeonato nacional.
A Taça da Liga será exposta no relvado durante o jogo, para que todos os adeptos possam ver de perto o troféu, que 47 anos despertou a paixão arsenalista de uma cidade em comunhão plena com o clube.

Primeira de cinco finais rumo ao obj ectivo da Champions

Depois dos festejos pela conquista inédita da Taça da Liga, o tempo é agora de concentração. E de preparação para a primeira das cinco finais que o Sp. Braga tem pela frente até ao final do campeonato.
A meta está bem traçada e, segundo o presidente António Salvador e o técnico José Peseiro, assume importância extra, já que o principal objectivo da equipa bracarense é a conquista do pódio e do terceiro lugar de acesso à Champions, na próxima temporada desportiva.

Aliás, foram estes os dois objectivos anunciados para esta época: um troféu e o terceiro lugar que garante a milionária prova europeia.
O primeiro já foi alcançado, na mira está agora a última posição do pódio, ocupada actualmente pelo Paços de Ferreira, com 46 pontos. Os arsenalistas estão a três pontos de distância dos pacenses e têm desvantagem no confronto directo, já que a equipa da capital do móvel venceu os dois jogos da época.

A 26ª jornada da Liga abre com o duelo entre Sp. Braga e Académica, no Estádio AXA, na próxima sexta feira.
Segue-se a deslocação ao Estoril Praia, no dia 28, em jogo da 27.ª ronda. No dia 5 de Maio, o Sp. Braga vai a casa do vizinho Moreirense, estando as últimas duas jornadas da competição reservadas à recepção ao Nacional da Madeira (12 de Maio)
e à viagem até Setúbal, onde defronta o Vitória, no fecho do campeonato, a 19 de Maio.

Correio do Minho

Bruno3429

Felipe Pardo assina contrato válido por cinco temporadas
Por António Casanova 

Na Colômbia, é simplesmente conhecido como Pipetardo e a alcunha resulta da junção do diminutivo de Felipe com uma das suas qualidades maiores enquanto ponta de lança: o pontapé poderosíssimo. Que já em 2009, quando jogava no Desportivo de Cali, convocou a atenção do Deportivo Independiente de Medellín e de aí a assumir-se como o sucessor perfeito de Jackson Martínez, que nesse mesmo ano se transferiu para o Jaguares de Chiapas (México), foi um instante.

No mesmo ponto do globo de onde surgiram os insuspeitos Radamel Falcao (vendido pelo FC Porto ao Atlético de Madrid por 40 milhões de euros), James Rodriguez e Jackson Martínez (as futuras transferências dos dois dragões também deverão valer quantia assombrosa), os arsenalistas desencantaram agora Felipe Pardo.

Com várias internacionalizações acumuladas ao serviço das seleções colombianas mais jovens (sub-17, sub-18 e sub-20), o atacante do Medellín encheu as medidas dos observadores destacados pelo SC Braga para avaliar o mercado sul-americano.
Felipe Pardo chegará ao Minho precedido pela fama de matador, tendo sido também associado à sua ficha individual o rótulo de grande promessa da Colômbia.

Aos 22 anos, o jovem futebolista viu-se transformado no alvo ideal para os bracarenses, que buscam mais e novas referências para o setor ofensivo.

Apesar do forte assédio mexicano, Felipe Pardo deixou-se convencer pelo projeto arsenalista e, tal como os compatriotas que brilham intensamente de azul e branco, optou por dar continuidade à carreira em solo português.

A Bola

Bruno3429

Pardo dado como certo
avançado colombiano pode estar a caminho

É mais um nome a surgir na órbita dos arsenalistas. A imprensa colombiana avança que o avançado Felipe Pardo está a caminho do Sp. Braga e que o Independiente de Medelín irá receber 600 mil euros por 75 por cento do passe.

Record

JotaCC

"BRAGA NÃO É CEMITÉRIO DE TREINADORES"
CARLOS QUEIRÓS>>Para o ex selecionador nacional, os arsenalistas promovem treinadores e José Peseiro, com quem trabalhou no Real Madrid, já merecia uma taça

A conquista da Taça da Liga por parte do Braga continua a dar que falar e O JOGO recolheu, em exclusivo, a opinião de alguém decisivo na projeção de José Peseiro: Carlos Queiroz, que em 2003/04 recrutou o atual treinador do Braga ao Nacional para adjunto dele no Real Madrid.



O atual selecionador do Irão tece rasgados elogios ao treinador, mas também à estrutura do clube arsenalista. "Há ganhar respeito em todo o lado. Estamos a falar de um trajeto que catapultou Jorge Jesus, Jesualdo Ferreira, Domingos Paciência, Leonardo Jardim, José Peseiro; isto não é por acaso. O futebol que perdoe aos clubes, com história ou não, que continuam a acreditar que é despedindo dois ou três treinadores que resolvem os problemas. Os treinadores já não têm paciência", critica.
Sempre em defesa da classe, Carlos Queiroz particulariza e destaca o trabalho de José Peseiro, muito criticado ao longo da época. "De tantas vezes

"Títulos são cartão de crédito"

Recordado muitas vezes por ter perdido, no Sporting, dois títulos numa semana (campeonato e Taça UEFA), a José Peseiro é atribuído o rótulo do "treinador do quase", algo que o técnico pode começar a desmistificar com a conquista da Taça da Liga, o primeiro troféu da sua carreira. "Os títulos são um cartão de crédito e a imagem de marca dos treinadores. Normalmente a qualidade de um treinador está diretamente relacionada com o número de títulos, mas na realidade os treinadores ganham e todos permanecem, a única diferença é que alguns ganham mais do que os outros. Os títulos são cicatrizes que tornam perdurável a imagem de um treinador", comenta Carlos Queiroz.


Guerreiros abrem portas para mostrar a taça

Depois da conquista da Taça da Liga, no sábado, o Braga está a preparar uma nova forte comunhão entre equipa e adeptos. No jogo de sexta-feira (20h00) com a Académica, a entrada será gratuita para todos, que terão ainda a oportunidade de ver de perto o troféu conquistado em Coimbra, embora não se saiba ainda em que altura será exibido. Esse promete ser um dos momentos mais altos da noite no AXA, que deverá registar uma das melhores casas da época, isto numa fase em que os minhotos procuram ter o máximo de apoio possível rumo ao terceiro lugar de acesso à Liga dos Campeões. A iniciativa não é nova na história recente do clube, mas esta será a primeira "borla" total da época: com o Vitória de Guimarães, só os sócios não pagaram.


Cobrir o orçamento faz da Champions obsessão
Diferença entre jogar a liga milionária e Liga Europs é abismal.Não admira que presidente, treinadores e jogadores só falem no terceiro lugar

No meio dos festejos do Braga pela conquista da Taça da Liga sobressaiu uma ideia nos discursos de todos: a necessidade de conquistar o terceiro lugar no campeonato. O desejo, que mais parece ser uma obsessão, é justificado pelos 10,7 milhões de euros que a SAD receberá na eventualidade de a equipa chegar à fase de grupos da Liga dos Campeões. Um valor que representaria mais de metade do orçamento das últimas duas temporadas, fixado em cerca de 17 milhões de euros, e que, somado às receitas operacionais, manteria as contas equilibradas.


Ambição > Depois da vitória na Taça da Liga, bracarenses vão atacar o terceiro lugar

Acabar no quarto lugar da I Liga, sendo, dessa forma, atirado para a Liga Europa, poderia provocar algumas dores de cabeça a António Salvador. Partindo do princípio que as receitas operacionais seriam idênticas às de 2011/12, em que a equipa se viu a disputar a segunda prova "uefeira", os arsenalistas estariam obrigados a sagrarem-se vencedores da segunda prova de clubes da UEFA para cobrir o orçamento. Mas vamos por partes.

Somando todos os parâmetros descritos como receitas operacionais no último relatório e contas da SAD (receitas de bilheteira, lugares anuais, quotização, direitos de transmissões, publicidade, direitos de exploração, indemnizações e outros), o máximo que o Braga conseguiu em 2011/12 foram nove milhões de euros. Para atingir os 17 milhões, os bracarenses não só teriam de vencer a Liga Europa em 2013/14, como estavam "obrigados" a fazê-lo de uma forma imaculada, ganhando todos os jogos da fase de grupos e acabando esta etapa como primeiro classificado, amealhando, dessa forma, mais 8,6 milhões.
Caso não cumpra nenhum destes requisitos (entrar na Liga dos Campeões ou vencer a Liga Europa), ao Braga só resta uma alternativa para cobrir um orçamento a rondar os 17 milhões de euros: cortar na despesa e vender alguns dos ativos do clube. Foi isso, de resto, o que sucedeu na última época, quando transferiu Pizzi para o Atlético de Madrid a troco de nove milhões de euros.


Acordo por Pardo está por horas

O colombiano Felipe Pardo está muito próximo de se tornar reforço do Braga para a próxima temporada. Ao que O JOGO apurou, a SAD arsenalista já chegou a uma plataforma de entendimento com os responsáveis do Independiente Medellín para a compra do avançado, só faltando passar para o papel o que já ficou apalavrado nos últimos dias. Felipe Pardo tem no currículo várias internacionalizações pela seleção sub-20 da Colômbia e chegou a estar a um pequeno passo de rumar aos mexicanos do Querétaro, no passado. Possante e rápido, este jovem de 22 anos e 1,78 m apontou 16 golos em 95 jogos pelo emblema conhecido por "O Poderoso da Montanha". Embora jogue preferencialmente no centro do ataque, Pardo também pode atuar a partir de uma ala.


EUFORIA ESGOTOU-SE RAPIDAMENTE

Depois da enorme festa que se seguiu à conquista da Taça da Liga, com invasão de campo e receção calorosa na Câmara Municipal de Braga, havia alguma expectativa para o regresso da equipa aos treinos, ontem de manhã. No entanto, não se verificou qualquer manifestação de celebração tanto antes como depois da sessão que decorreu, como habitualmente, à porta fechada. Houve uma total ausência de adeptos nas imediações do Estádio AXA àquela hora.


MOSSORÓ APTO PARA O JOGO DE SEXTA-FEIRA

Na sequência de uma entrada forte de Abdoulaye na final da Taça da Liga, Mossoró ficou com um hematoma na perna direita, mas o problema não é preocupante. Isso mesmo ficou provado ontem, quando a equipa voltou ao trabalho. O médio-ofensivo brasileiro treinou normalmente com os restantes companheiros, pelo que está disponível para jogar sexta-feira, diante da Académica, numa partida que marcará o início da 26ª jornada da I Liga.


QUINTETO MANTÉM-SE À PARTE

No regresso ao trabalho, após a conquista da Taça da Liga, os cinco lesionados do plantel cumpriram o plano de recuperação: Éder e Djamal realizaram tratamento; Sasso complementou o tratamento com trabalho de ginásio; e Paulo Vinícius e Salino realizaram tratamento e trabalho condicionado.

O JOGO

brigada da relote


Bruno3429

Jogadores visitam escola em Adaúfe
Por Pascoal Sousa

Dois jogadores do SC Braga estarão quarta-feira, às 14.30 horas, na EB1 Eira da Velha, em Adaúfe. É a primeira visita a uma escola depois da conquista da Taça da Liga, pelo que se prevê uma receção entusiasta e calorosa por parte dos alunos daquela instituição.

Esta manhã Peseiro orientou o segundo treino da semana. Salino e Paulo Vinicius estão próximos do regresos à competição, mas só na véspera do desafio com a Académica o treinador terá certezas quanto à condição física da dupla brasileira. Sasso, Éder e Djamal continuam em tratamento e sem possibilidade de voltarem a atuar esta temporada.

Esta quarta-feira, José Peseiro orienta nova sessão matinal, às 10.30 horas, à porta fechada.

A Bola

JotaCC

Sporting, Benfica, FC Porto e SC Braga multados em mais de 25 mil euros
A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) multou hoje o Sporting, Benfica, FC Porto e Sporting de Braga em mais de 25 mil euros, no total, em todos os casos por motivo de reparação em instalações desportivas.

Segundo nota do Conselho de Disciplina (CD) da FPF, os «leões» são os mais penalizados, com uma punição no valor de 9.667,80 euros, correspondente ao jogo no terreno do Sporting de Braga, a 01 de abril, da 24.ª jornada da I Liga, que o emblema de Lisboa venceu por 3-2.

O Benfica, por sua vez, está obrigado ao pagamento de 3.345 euros, para reparações devidas correspondentes à visita ao estádio dos minhotos, a 27 de fevereiro, da meia-final da Taça da Liga, onde foram eliminados pelos bracarenses no desempate por penáltis.

DIARIO DIGITAL

JotaCC

Sporting, Benfica, FC Porto e Sp. Braga multados em mais de 25 mil euros
A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) multou hoje o Sporting, Benfica, FC Porto e Sporting de Braga em mais de 25 mil euros, no total, em todos os casos por motivo de reparação em instalações desportivas.

Segundo nota do Conselho de Disciplina (CD) da FPF, os "leões" são os mais penalizados, com uma punição no valor de 9.667,80 euros, correspondente ao jogo no terreno do Sporting de Braga, a 01 de abril, da 24.ª jornada da I Liga, que o emblema de Lisboa venceu por 3-2.

O Benfica, por sua vez, está obrigado ao pagamento de 3.345 euros, para reparações devidas correspondentes à visita ao estádio dos minhotos, a 27 de fevereiro, da meia-final da Taça da Liga, onde foram eliminados pelos bracarenses no desempate por penáltis.

Sporting de Braga e FC Porto, por seu lado, vão ter que pagar 6.510 e 6.204 euros de multa, respetivamente, por reparações devidas após a disputa da final da Taça da Liga, no sábado, no Estádio Cidade de Coimbra, conquistada pelos minhotos, que venceram por 1-0.

O mesmo CD suspendeu, por um jogo, o central portista Abdoulaye, expulso na sequência da falta que originou o lance do penalti, que resultou no único golo da partida.

Lista de castigos:

I Liga:

1 jogo:
Abdoulaye (FC Porto).

II Liga:

1 jogo:
Hugo Carreira (Atlético).
Marco Bicho (Atlético).
Paulo Renato (Atlético).
Victor Nikiema (Sporting de Braga B).
Gomis (Trofense).
Michel Seri (FC Porto B).
João Paulo (Desportivo das Aves).
Cale (Leixões).
Pinto (Freamunde).
Lassina Touré (Vitória de Guimarães B).
Tiago Barros (Tondela).
Kay (Belenenses).
Zé Pedro (Oliveirense).
Zambujo (Portimonense).
Fabrício (Benfica B).
Platini (Feirense).

FUTEBOL365

GALEGO

ELOGIOSO ARTICULO HOY EN EL DIARIO ABC, de Madrid y Sevilla - Nacional, 170.000 EXEMPLARES-
así como en su página web
____________________________

FÚTBOL / PORTUGAL
Braga, el rebelde del fútbol portugués
S. IRLES
Día 16/04/2013
Tras una década de rigor económico y crecimiento deportivo, los «guerreros» ganaron el sábado la Copa de la Liga y amenazan la tradicional hemegonía de Oporto, Benfica y Sporting de Lisboa


La plantilla del Sporting de Braga celebra la conquista de la Copa de la Liga ante el Oporto

Diez años de constancia deportiva dieron el sábado al Sporting de Braga su primer título nacional en casi medio siglo de historia, la Copa de la Liga, una gran conquista para un club que se ha hecho un hueco entre los «grandes» de Portugal pese a contar con un presupuesto muy inferior, de apenas 15 millones de euros. A pesar de sus limitaciones económicas, el conjunto del norte amenaza la tradicional hegemonía de Oporto, Benfica y Sporting de Lisboa en el fútbol luso.

Un gol de penalti del brasileño Alan Osório en el Estadio Ciudad de Coimbra decidió el sábado la final frente al Oporto y el primer gran trofeo desde que en 1966 este pequeño equipo del norte de Portugal ganase la Copa de Portugal, un triunfo aún recordado y coreado en su himno. Las celebraciones se alargaron hasta altas horas de la madrugada en la plaza del Ayuntamiento de Braga, la tercera ciudad en población de Portugal, adonde llegaron los jugadores, el entrenador José Peseiro y el que para muchos es el héroe de la gesta: António Salvador, su presidente. «Este club ha venido creciendo mucho y no puede dejarse de lado lo que se hizo en estos últimos cuatro años. Sólo con un crecimiento sustentado se puede alcanzar esto», aseguró Salvador tras la victoria.

El dirigente tomó las riendas del club en 2003, cuando con sólo 33 años decidió retar al alcalde de su ciudad –a la vez amigo personal– tras una temporada en el que el equipo se salvó por poco del descenso al acabar en el décimo cuarto lugar de la Liga. Hasta entonces este exitoso empresario del sector de la construcción solo había dirigido un pequeño club de las afueras de la ciudad durante una temporada, pero en su toma de posesión se comprometió a convertir al Braga en un club de «dimensión europea».

Diez años después, los bracarenses intimidan a los «grandes» de Portugal, y en los últimos años entre sus logros destacan su subcampeonato de la Liga en 2010 y llegar a la final de la Liga Europa en la temporada siguiente. De Europa guarda en su vitrina la Intertoto de 2008 y sorprendió al desbancar al Sevilla y entrar por primera vez a la Liga de Campeones hace tres años.

Esta temporada volvió a la elite europea aunque fue eliminado en la fase de grupos, mientras que en Liga continúa al acecho del tercer puesto en el campeonato nacional. Para llegar a este nivel de rendimiento, el Braga asumió su papel de «guerrero» –apelativo con el que se conocen a sus aficionados– y se mantuvo desde 2004 en los cinco primeros puestos de la Liga, a excepción de una temporada (2007-2008, séptimo).

En el lado institucional el club gestionó con rigor su presupuesto, 15 millones de euros, significativamente menor que el del Oporto (100 millones), Benfica (70 millones) y Sporting de Lisboa (40 millones), aprovechando cesiones y fichajes a bajo coste.

La otra apuesta que explica su éxito es el de optar por entrenadores nacionales. Por su banquillo ha pasado una generación de importantes técnicos portugueses, entre ellos los actuales responsables del Sporting (Jesualdo Ferreira) y del Benfica (Jorge Jesús). Aunque fue el portugués Domingos Paciencia quien se erigió en uno de los héroes del club después de cosechar buenos resultados bajo su mando, entre 2009 y 2011. En su primer año, además de entrar en Liga de Campeones vía Intertoto acabó segundo en Liga después de competir mano a mano con el Benfica, y en su segunda campaña llegó hasta la final de la Liga Europa, que perdió contra el Oporto.

Del difícil relevo de Paciencia se encargó al luso-venezolano Leonardo Jardim, que mantuvo al equipo en el tercer puesto hasta el final de la pasada temporada. El artífice de su más reciente título, sin embargo, es José Peseiro, de 53 años, antiguo ayudante de Carlos Queiroz en el Real Madrid(2003-2004) y conocido por imponer a sus equipos un estilo de juego atractivo, sin menospreciar la posesión del balón.

La plantilla es fundamentalmente nacional, con doce portugueses y diez brasileños, lo que ha ayudado al Braga a convertirse en el equipo que contribuye habitualmente con más futbolistas a la lista del seleccionador luso Paulo Bento. Una prueba más de su nueva condición de «grande» de Portugal.