News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 30/03

Started by JotaCC, 30 de March de 2013, 07:39

Previous topic - Next topic

JotaCC

Grandes tropeções
FALTA IMPOR RESPEITO AOS MAIORES EMBLEMAS

O Sp. Braga dificilmente poderia encarar um regresso mais complicado ao campeonato. Numa fase crucial da temporada, em que segurar o 3.º lugar é obrigatório, a equipa orientada por José Peseiro vai receber o Sporting e visitar o Dragão em apenas sete dias. Duas verdadeiras finais para medir o estofo dos guerreiros.


Segurança apertada
JOGO DE ALTO RSICO COM NÚMERO DE EFETIVOS ADEQUADO

Não restavam dúvidas de que a deslocação do Sporting ao Estádio Axa, já depois de amanhã, seria considerado pela Liga como um jogo de alto risco e, depois das reuniões decorridas durante a semana entre as forças de segurança e os responsáveis do clube arsenalista, entendeu-se que o número de efetivos habituais neste tipo de partidas era adequado, não se justificando reforço.

Assim, a Polícia de Segurança Pública vai destacar cerca de 150 elementos, entre os quais algumas dezenas do corpo de intervenção. Já o Sp. Braga requisitará, como habitualmente, também um número muito próximo de 150 de assistentes de recinto, ditos stewards. No local estarão cinco ambulâncias.

Para além dos episódios recentes de violência nos estádios portugueses, a relação entre os adeptos arsenalistas e leoninos tem sido agitada. Ainda no último Sp. Braga B-Sporting B registaram-se incidentes com consequências na via pública. Cenário que foi uma continuação do que havia sucedido no Sp. Braga-Sporting em futsal, em dezembro.

RECORD

JotaCC

PESEIRO ATACA MELHOR SÉRIE EM PORTUGAL
Treinador coruchense nunca venceu cinco jogos consecutivos na I Liga. E se a análise for alargada aos restantes campeonatos pelos quais passou, só o logrou por uma vez: na Grécia

Há outra razão para além da óbvia (os três pontos) para o Braga procurar a todo o custo a vitória contra o Sporting? Há. Se para a equipa minhota acentuaria o último mês e meio como a melhor fase da temporada e permitiria manter o terceiro lugar após esta jornada, para José Peseiro significaria um novo máximo de vitórias seguidas no principal campeonato português. Até agora, a melhor série que o coruchense conseguiu em Portugal foram quatro triunfos, e em duas ocasiões distintas da carreira: pelos bracarenses (a série atual) e pelo... Sporting (entre a 26ª e 29ª jornada da liga de 2004/05). Pelo Nacional, na época de estreia, não foi além das três.
Avaliando unicamente pelas vítimas que fizeram parte das duas séries de quatro vitórias obtidas por José Peseiro, a do Sporting teve um grau de dificuldade ligeiramente superior. Durante essa fase, entre 21 de março de 2005 e 18 de abril do mesmo ano, os leões, que amanhã surgem no caminho do treinador coruchense, derrotaram FC Porto (2-0), Boavista (4-0), Beira-Mar (10) e Moreirense (3-1). Na atual, que começou a 23 de fevereiro, os arsenalistas superiorizaram-se a Vitória de Guimarães (3-2), Olhanense (1-0), Marítimo (20) e Gil Vicente (3-1).

Se a análise for alargada aos restantes campeonatos por onde José Peseiro passou enquanto treinador principal, constata-se que somar cinco vitórias consecutivas até nem é um feito inédito na carreira do coruchense. No entanto, é um fenómeno raro. Tão raro que o técnico dos Guerreiros do Minho só o logrou por uma ocasião: na Grécia (2007/08). Foi em representação do Panathinaikos e ocorreu entre a 17ª e a 22ª jornadas da primeira fase do campeonato. De resto, foi ao serviço da equipa de Atenas que gozou da melhor fase como técnico, estando quase três meses sem nunca conhecer o sabor da derrota, entre 23 de dezembro e 9 de março. No entanto, isso não o impediu de apresentar a demissão no final da temporada e rumar à Roménia, onde, ao serviço do Rapid de Bucareste, nunca conseguiu somar mais de três vitórias consecutivas para a liga principal.


Viana sem parar desde agosto
Médio resiste ao quinto cartão amarelo há seis jornadas

Pedra basilar no esquema idealizado por José Peseiro para o Braga, Hugo Viana não falha um encontro para o campeonato desde agosto. É preciso recuar até à segunda jornada da competição, disputada contra o Beira-Mar, para encontrar a última vez em que o médio teve direito a algum descanso. Na altura, os arsenalistas concentravam todas as atenções no play-off de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões e o treinador decidiu poupar as principais unidades, entre as quais o internacional português. Desde então, foi sempre titular, apesar de até ter sido expulso na deslocação à Choupana. O castigo, contudo, foi cumprido nos quartos de final da Taça de Portugal, frente ao Vitória de Guimarães, possibilitando-lhe alinhar na jornada que se seguiu ao embate com o Nacional: a receção ao Vitória de Setúbal. Para prolongar a sequência, no entanto, Hugo Viana está absolutamente proibido de ver um cartão amarelo na receção ao Sporting. O médio, que tem sido notícia devido ao interesse que tem despertado nos outros clubes, cativados pelo facto de estar em final de contrato com o Braga, leva quatro na prova e ao próximo já sabe que terá de parar. Aliás, o internacional português vai para a sexta jornada a lidar com esse risco, depois de ter sido admoestado pela última vez no empate dos bracarenses em Aveiro, frente ao Beira-Mar (3-3).


Ex-leão > Hugo Viana reencontra o Sporting


PSP DESTACA 130 EFETIVOS

Depois dos incidentes ocorridos antes, durante e depois do Braga B-Sporting B, na última jornada da II Liga, a PSP vai preparar uma operação para evitar que estes se repitam. Prevê destacar 130 elementos que, em conjunto com a empresa de segurança contratada pelos arsenalistas, irão vigiar de perto os adeptos dos dois clubes.


EMÍDIO ESPREITA CHAMADA

A boa exibição realizada no jogo-treino com a Oliveirense, bem como a ausência da lista de convocados da equipa B para a deslocação à Vila das Aves, coloca Emídio Rafael à espreita de uma chamada para a receção ao Sporting. O lateral-esquerdo tem treinado com a equipa principal e tenta a todo o custo convencer os arsenalistas a renovarem-lhe o contrato mais três anos.

JUNIORES C 2ª FASE APUR. CAMPEÃO
Arsenalistas ficam à porta da fase final

Hat trick de Pote, na segunda parte, confirmou o domínio do Braga sobre o Vizela, por 5- 0, um resultado, contudo, insuficiente para os arsenalistas seguirem para a fase final. Sob um autêntico dilúvio, a entrega foi total, com os vizelenses a darem tudo e a reduzirem a diferença, tento anulado por fora de jogo.


O JOGO



JotaCC

Nuno André Coelho e Douglão aceleram para o Sporting

O EIXO defensivo continua a ser a principal preocupação de José Peseiro para a receção ao Sporting, cujo pontapé de saída está marcado para depois de amanhã, às 20.30 horas (SportTV1). Paulo Vinícius não irá recuperar a tempo de defrontar os leões, enquanto Nuno André Coelho e Douglão encontram-se a evoluir favoravelmente das lesões e podem vir a ser opção.


Douglão é uma das preocupações de José Peseiro

Entre as dúvidas, o técnico bracarense tem uma certeza. Santos vai englobar o onze inicial, faltando, apenas, saber- se qual será o companheiro com que irá formar dupla para travar Van Wolfswinkel. Se Nuno André Coelho e Douglão não recuperarem a opção recai sobre Palmeira, reeditando-se, assim, a jovem dupla de centrais que esteve no triunfo frente ao Gil Vicente (1-3).
Custódio está de regresso à equipa, após cumprir um jogo de castigo, para ocupar o vértice mais recuado do meio- campo, que contará com Hugo Viana e Mossoró. Na frente de ataque, a opção de José Peseiro continuará a recair em Carlão. Apesar de não fazer o gosto ao pé há mais de três meses – único golo na Liga foi marcado à Académica –, o avançado brasileiro, de 26 anos, continua a merecer a confiança do técnico e a relegar Zé Luís para o banco de suplentes.

JN

brigada da relote

Braga largamente favorito frente ao Sporting
Situação complicada dos leões na tabela deixa arsenalistas em vantagem


O jogo entre Sporting de Braga e Sporting, marcado para segunda-feira às 20h30, encerra a 24.ª jornada e o favoritismo cai quase todo para a equipa da casa, orientada por José Peseiro.

A Betclic atribui uma quota de vitória de 1,75 aos bracarenses, enquanto os leões se ficam pelos 4,50. Este será um dos jogos mais interessantes da jornada e tem ainda o atrativo de ser o primeiro do Sporting com Bruno de Carvalho como presidente.

SAPO DESPORTO

brigada da relote

Hélder Barbosa gosta das grandes decisões

Sete, seis, cinco... A Liga entra no momento das grandes decisões, aumenta a vertigem e os milhões da Champions apelam ao espírito de superação dos guerreiros, pois o P. Ferreira não desarma (ontem, venceu o Gil Vicente e voltou a colocar-se, à condição, no pódio).

A atravessar uma das melhores fases da época (três triunfos consecutivos no campeonato é feito único e uma quarta vitória, na segunda-feira, só reforçará a proeza), o SC Braga dá mostras de uma pujança inatacável, contestando o cenário de fragilidade criado pela vaga de lesões que atacou em força o plantel. E um nome se destaca nesta série triunfal: Hélder Barbosa, ele que até fez planos para deixar o clube durante o mercado de inverno.

A cumprir a terceira temporada no emblema arsenalista, o extremo demorou tempo considerável a convencer José Peseiro a atribuir-lhe funções de relevo máximo nas manobras ofensivas, depois de uma campanha 2011/2012 superlativa (no reinado de Jardim, era figura intocável e os seis golos assinados na Liga fizeram dele o segundo melhor marcador da equipa - melhor só Lima, que agora brilha ao serviço do Benfica).

Incluído no onze frente a Olhanense, Marítimo e Gil Vicente, precisamente os últimos três jogos protagonizados pela formação bracarense, ninguém estranhará que Hélder Barbosa realize o quarto desafio seguido a titular. Aliás, o contrário é que será de admirar.

A BOLA

brigada da relote


brigada da relote

Aves-Sp. Braga B, 2-0: Vitória confirma superioridade
Golos de Lourenço e Dally


O Desportivo das Aves recebeu e venceu este sábado o Sporting de Braga B por 2-0, num jogo fraco e sem grande história da 33.ª jornada da Segunda Liga.

Os locais foram sempre superiores ao longo do encontro, dispondo das únicas oportunidades de golo, e começaram a construir a vitória aos 21 minutos, por Lourenço, na conversão de uma grande penalidade, a castigar uma carga desnecessária de Emídio Rafael sobre Renato Reis, e fecharam a contagem aos 75, por Dally, de cabeça.

O Sporting de Braga B foi uma equipa demasiado macia, pouco pressionante e sem revelar soluções ofensivas, e não criou problemas a Marafona, guarda-redes do Aves, ao contrário do avense Lourenço, que, além do golo, dispôs de mais duas excelentes oportunidades para marcar.

Também o central João Paulo, aos 28 minutos, esteve perto de marcar para os locais, num jogo seguido na bancada por José Peseiro e Paulo Fonseca, treinadores do Sporting de Braga e do Paços de Ferreira, respetivamente. Com este triunfo, o Aves passou a somar 53 pontos e reaproximou-se dos primeiros lugares, enquanto o Sporting de Braga B continua com 30, no último terço da II Liga.

Jogo no estádio do Clube Desportivo das Aves, na Vila das Aves.

Desportivo das Aves-Sporting de Braga B, 2-0.

Ao intervalo:
1-0.

Marcadores: 1-0, Lourenço, 21 minutos (grande penalidade). 2-0, Dally, 75.

Equipas:

Aves:
Marafona, Leandro, João Paulo, Élvis, Mamadu, Tito, Vasco Rocha (Tiago Cintra, 90+3), Lourenço, Renato Reis (Dally, 59), Renato Santos (Romaric, 77) e Diogo Ribeiro. (Suplentes: Rui Faria, João Pedro, Filipe, Romaric, Adilson, Tiago Cintra e Dally).

Treinador: Manuel Gomes "Neca".

Sporting de Braga B: Cristiano, Ezequiel, Artur Jorge, Gonçalo, Emídio Rafael, Nikiema (Xavier, 34), Nuno Valente (Allan, 68), Patrão, Piqueti (Perdigão, 56), Guilherme e Rabiola. (Suplentes: Cavadas, Leandro, Afonso, Tiago, Perdigão, Allan e Xavier).

Treinador: António Conceição.

Árbitro: Nuno Almeida (Algarve).

Ação disciplinar: nada a assinalar.

Assistência: Cerca de 500 espetadores.

RECORD