News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 20/01

Started by Pé Ligeiro, 20 de January de 2007, 09:06

Previous topic - Next topic

Pé Ligeiro

Coritiba não aceita ceder o ponta-de-lança por empréstimo
Alemão só por dois milhões

Palmeiras, Inter de Porto Alegre e Santos também o desejam. A única solução viável para o Braga será adquirir metade do passe do brasileiro, avaliado em quatro milhões de euros

Telefonemas e mais telefonemas para o Brasil, intercalados por contas e exercícios matemáticos. Tem sido esta a rotina dos responsáveis do Braga nos últimos dias, tendo em vista o reforço do ataque. Há várias hipóteses sobre a mesa, como o regresso de João Tomás (Al-Arabi) ou a contratação de um polaco (há três referenciados), mas nesta altura grande parte das atenções estão viradas para Carlos Adriano de Jesus Soares, popularmente conhecido por Alemão, por indicação do técnico Rogério Gonçalves. Tal como O JOGO anunciou em primeira mão, os minhotos entabularam recentemente negociações com o Coritiba, clube ao qual o jogador está ligado por mais três anos, e têm feito os possíveis no sentido de assegurá-lo por valores acessíveis, bem abaixo do valor total do seu passe, avaliado em quatro milhões de euros.
A primeira tentativa de contornar esta dispendiosa soma foi propor o empréstimo do ponta-de-lança para os próximos seis meses, incluindo no acordo de cedência uma opção de compra; mas logo responderam do outro lado do Atlântico que tal não será possível, pois o Coritiba exige ser compensado financeiramente, tanto mais que o jogador de 22 anos também é desejado por três gigantes do futebol brasileiro: Palmeiras, Inter de Porto Alegre e Santos. Descartada a solução mais económica, o Braga recebeu como contra-proposta a possibilidade de se reforçar com Alemão mediante a compra de metade do seu passe, por dois milhões de euros, tendo ficado de dar uma resposta nos próximos dias. Se for este o desfecho do negócio, significará então a contratação mais dispendiosa da época para os arsenalistas.
A carreira de Alemão tem sido suficientemente admirável. Escondido no Prudentópolis, uma equipa do interior do Paraná, onde também já actuou o sportinguista Liedson, foi num jogo-treino contra o Corititba que o artilheiro se mostrou, conquistando de imediato o coração de António Lopes, o técnico de então do clube da "coxa", que, pela mesma altura (2004), procurava um substituto para Marcel, depois do ex-bracarense se ter mudado para a Coreia. Curiosamente, acabou por fazer um percurso idêntico ao de Marcel, uma vez que chegou a experimentar o futebol japonês, ao serviço do FC Kyoto e do Yokohama, marcando entre 2005 e 2006 um total de 40 golos. Fortíssimo na área e com grande mobilidade, Alemão remata com facilidade com os dois pés e, segundo consta, o Sporting tinha-o na mira há já algum tempo...


Rodrigo Alvim
é outro desejo

O recrutamento de reforços para a segunda volta do campeonato deverá fechar com Alemão ou outro avançado, mas, se pudesse, Rogério Gonçalves não se importaria de acrescentar mais uma unidade ao sector defensivo, mais concretamente para o posto de lateral-esquerdo. No cume das preferências surge o nome de Rodrigo Alvim, cuja contratação parece esbarrar, por enquanto, no facto de ter mais três anos de contrato com o Belenenses e de o valor do seu passe ser de 2,5 milhões de euros, bem acima do custo (igualmente elevado) a partir do qual o Braga só poderá sonhar com... Alemão. Atendendo a que o Braga tem nas suas fileiras duas opções (Carlos Fernandes e Paíto) para lado canhoto da defesa, não espantará se o Braga sugerir ao Braga a cedência de um dos seus laterais de modo a tornar o preço de Alvim mais baixo.


Destaque
Segunda rendição

Se o Braga assegurar a contratação de Alemão, será a segunda vez que o brasileiro terá a possibilidade de render o compatriota Marcel, como aconteceu no Coritiba.


Maciel no relvado na próxima semana

Está a caminhar para o fim o afastamento de Maciel provocado pela cirurgia ao menisco externo do joelho direito, ocorrida no final de Dezembro, mas decorrente da participação do jogador na partida com o Grasshoppers, a 14 de Dezembro, no Estádio Municipal e na qual cedeu o lugar a Castanheira, corria o minuto 82. Depois de mais de um mês sem surgir no relvado, o extremo brasileiro vai começar para a semana uma nova etapa de recuperação, já possuindo autorização para iniciar a correr no relvado. O jogador mostra-se ansioso por voltar a jogar, mas essa realidade ainda se afigura algo distante, não devendo exceder, contudo, as quatro semanas, período entendido como indispensável para poder readquirir o ritmo de competição necessário para voltar a figurar nas escolhas de Rogério Gonçalves. Um "reforço" extra numa altura em que o Braga está fortemente envolvido no mercado em busca de novas alternativas para o plantel.


Nem em dia de 34ª aniversário
"Estou à espera para renovar"

- Defesa alerta, contudo, que após o final do mês admite aceitar outros convites

Janeiro é, por tradição, testemunhou Nem, o mês em que jogador e António Salvador acertavam os termos da renovação contratual. Este ano, contou ontem o jogador, tal ainda não aconteceu, razão pela qual o jogador, por entre manifestações vivas e interessadas de continuação, deixou cair a possibilidade de, passado o mês em curso, aceitar negociar alguns dos convites que possui e que provêm exclusivamente do lado de lá do Atlântico. No dia em que festejou 34 anos - a mesma data em que o clube que representa completou 86 - Nem foi ao auditório do Estádio Municipal dizer da vontade de continuar a festejar em Braga "mais um, dois ou três anos". "Estou tranquilo e com vontade de trabalhar mais ainda", reafirmou o "central" lembrando os 32 jogos que fez na temporada passada ao mesmo tempo que expressou o desejo de repetir a estatística esta época. "Enquanto me sentir útil e jogar bem, posso continuar até aos 40 anos" frisou o brasileiro, com contrato assinado até ao final de Junho com os minhotos. "As renovações, comigo, têm acontecido em Janeiro, mas até agora não fui contactado pela SAD. Falarei quando eles quiserem pois estou em condições de continuar aqui ou mudar para outro clube", explicou Nem que deu conta, mais uma vez, do interesse de emblemas brasileiros. "Sempre fiz bons contratos, mas em Janeiro as portas estão abertas e no Brasil continuam atentos", sublinhou o jogador que não excluiu, por isso, encetar conversas com os clubes ditos interessados, assim termine o período em que, garante estar "à espera para renovar".
Pelo conhecimento que já possui do futebol português garante que, na Liga, só "trocaria o Braga por um dos três grandes", e sobre a eliminatória com o Pontassolense afastou o cenário de facilidades argumentando "não haver equipas fáceis, nem o direito de conceder facilidades". Dos reforços, disse que Rodriguez é um "excelente jogador" e que vai continuar a "ajudá-lo na adaptação à equipa e à cidade", pois tem consciência da dificuldade que é chegar à Liga em Janeiro proveniente do lado de lá do oceano. Por último a Liga, com o jogador a concordar que a qualificação apontada para a Liga dos Campeões "está complicada", razão pela qual entende ser prioritário apontar baterias ao terceiro lugar. "É um sonho meu jogar lá, pois todo o jogador que quer vencer deve jogá-la. Por isso, temos de olhar em frente, vencer sempre e esperar que os clubes da frente tropecem para lá chegarmos".



Pelo... Parma
Árbitro anunciado


No dia em que chegou a Braga o certificado internacional de Rodriguez, que o habilita a defrontar o Pontassolense, de Itália chegaram notícias estranhas, já que no sítio do Parma surgiu publicado o nome da equipa de arbitragem do jogo... da segunda "mão" da Taça UEFA. Assim, Vladimir Hrinak, da Eslováquia, terá sido o árbitro escolhido, com os assistentes Balko e Ruzbarsky. Em Braga, garantem, ninguém sabe de nada.



Presidente ausente
João Marques "abriu" aniversário


Coube a João Marques, presidente da mesa da Assembleia Geral do Braga, a missão de hastear a bandeira em sinal de início das comemorações do 86º aniversário do clube. À cerimónia, que decorreu junto ao relvado do Estádio Municipal, faltou o presidente do clube e da SAD, António Salvador, ausente da cidade por motivos profissionais. O dia foi ainda marcado por uma missa em memória dos associados fundadores e uma romagem ao cemitério.



Lucros extraordinários
Ricardo Rocha dará 750 mil euros


Caso se verifique a transferência do benfiquista Ricardo Rocha para o Tottenham, o Braga também sairá a lucrar, a exemplo do que sucedeu quando Tiago foi contratado pelo Chelsea, pois continua detentor de 15 por cento do passe do central. O clube inglês oferece pelo antigo bracarense 5 milhões de euros (o Benfica pede mais um milhão) e, nessa medida, os minhotos serão contemplados com 750 mil euros, na pior das hipóteses, tornando assim mais folgadas as finanças da SAD.



Trouxe DVD
Pai de Tiago também ajuda


Pai do internacional português Tiago (Lyon) e colaborador da agência Gestifute, do empresário Jorge Mendes, Carlos Mendes passou pelo Estádio Municipal a fim de facultar ao técnico Rogério Gonçalves informação adicional (através de alguns DVD) sobre possíveis alvos do Braga. As identidades dos jogadores em causa não foram revelados, mas poderão ser os três avançados polacos que os minhotos têm referenciados desde Novembro.



Anúncio do Parma
Braga queixa-se à UEFA


O anúncio ontem publicado no sítio do Parma, que dava conta da equipa de arbitragem para o jogo da segunda mão da Taça UEFA, causou estranheza e mau estar na SAD do Braga que, após verificar no referido endereço a publicação da informação, reagiu sob a forma de um documento para a UEFA. No ofício, a SAD pede àquela entidade, a quem cabe o anúncio oficial dos árbitros - e que acontece sempre na semana anterior às partidas e não praticamente um mês antes, já que o jogo no Estádio Énio Tardini está agendado para 22 de Fevereiro - que confirme a veracidade da informação, uma vez que ao Minho ainda não chegou qualquer comunicação oficial, alertando-a ainda para o comportamento do clube italiano. Segundo se pode ler na página electrónica do clube parmesão, o jogo da segunda mão - não há qualquer menção à partida em Braga - será dirigido pelo árbitro eslovaco Vladimir Hrinak, que terá como assistentes Balko e Ruzbarsky.

IN O JOGO


++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++



Diego falha Pontassolense
INSCRIÇÃO JÁ CHEGOU FORA DO PRAZO


Diego Costa, o avançado que andou nas bocas do Mundo devido à cobiça do FC Porto, ainda não vai poder estrear-se este fim-de-semana pelo Sp. Braga.

Em causa, o seguro desportivo do jogador e a renovação da cedência ao Penafiel, que não foram accionadas com a antecedência necessária para que Diego possa alinhar em provas da FPF.

Com Diego inactivo na Taça, mantém-se, por mais uma semana, a expectativa de reatamento das negociações com FC Porto até ao jogo com o Paços de Ferreira.

Com Andrade igualmente impossibilitado, por questões burocráticas, de defrontar o Pontassolense, a única estreia prevista no jogo da Taça é a do central peruano Alberto Rodriguez, cujo certificado internacional deu ontem entrada nos serviços da FPF.

Em termos clínicos, o panorama desanuviou-se com a reintegração de Castanheira e Carlos Fernandes. João Pinto regressa também após castigo, pelo que Maciel é, de momento, o único impedido.

IN RECORD

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++


Nem optimista em dia de aniversários

O dia de ontem foi especial para o Braga e para Nem. O central festejou o 34.º aniversário, na mesma data em que o clube minhoto cumpriu 86 "primaveras", e após o treino da equipa arsenalista, fez questão de dizer que ainda não pensa no final da carreira.

"Quero jogar enquanto puder desempenhar a minha função. Se achasse que não conseguia, já tinha feito as minhas malas", afirmou o defesa brasileiro, que continua a ser uma das unidades fundamentais da formação orientada por Rogério Gonçalves "Na temporada passada, fiz 32 jogos, e nesta época pretendo manter a fasquia, se o treinador assim o entender...".

Nem abordou também o jogo de amanhã à tarde com o Pontassolense (16 horas), no qual o Braga tentará garantir o apuramento para os oitavos-de-final da Taça de Portugal. A equipa minhota está a encarar esta prova com determinação e já assumiu a intenção de chegar à final, até porque se trata de mais uma porta de acesso às competições europeias. "Respeitamos muito o adversário, mas vamos fazer tudo para passar esta eliminatória", referiu o central, desejoso de dar uma prenda de aniversário com dois dias de atraso ao clube "O Braga está de parabéns. Ocupa, cada vez mais, uma posição de evidência no futebol português, na Europa e até no Brasil".

O treino de ontem não trouxe novidades, pois Rogério Gonçalves continua a contar com todos os jogadores do plantel, à excepção do lesionado Maciel. A convocatória para a partida com o Pontassolense (actual líder, sem derrotas, da Série A da 2.ª Divisão) será divulgada após a sessão de hoje (10 horas), que mais uma vez se realizará à porta fechada.

Aguarda-se com expectativa a provável chamada dos reforços de Inverno, sobretudo a do brasileiro Diego, que se for utilizado amanhã, ficará com a certeza de permanecer em Braga até ao final da temporada, cortando pela raíz o interesse do F. C. Porto na sua contratação.
IN JN
BRAGA SEMPRE MAIS!