News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 22/02

Started by Bruno3429, 22 de February de 2013, 07:31

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Sp. Braga: melhores resultados de sempre na era Salvador

Em dez anos como presidente do Sp. Braga, que se cumprem no domingo, António Salvador elevou o clube bracarense ao topo do futebol português e conseguiu os melhores resultados de sempre da sua história. Tendo iniciado o seu primeiro mandato a 24 de Fevereiro de 2003, com apenas 32 anos, António Salvador transformou o Sp. Braga num clube saudável financeiramente e dotou-o de capacidade - e ambição - para lutar com os tradicionais três grandes, Benfica, FC Porto e Sporting.
Treinadores como Jesualdo Ferreira, Jorge Jesus, Domingos Paciência ou Leonardo Jardim e jogadores como João Vieira Pinto, Hugo Viana, João Pereira, Nuno Gomes, Alan, Vandinho, Mossoró ou Lima atestam bem o crescimento do Sp. Braga neste decénio, período em que o clube atingiu os seus melhores resultados de sempre.

Em 2009/2010, sob o comando de Domingos Paciência, ficou mesmo às portas de se sagrar campeão nacional, o grande sonho de Salvador. A equipa lutou até à última jornada com um super-Benfica de Jorge Jesus e, pela primeira vez na sua história, ficou em segundo lugar no campeonato. Na época seguinte, depois da estreia na Liga dos Campeões, os minhotos seguiram para a Liga Europa e só pararam na final, tendo ultrapassado tubarões como o Liverpool, Dínamo de Kiev e Benfica, este nas meias-finais. Em Dublin, a 18 de Maio de 2011, numa inédita final totalmente portuguesa, os arsenalistas soçobraram para o FC Porto de André Vilas Boas (1-0).

A terceira força desportiva

Este desenvolvimento entronizou o Sp. Braga como um dos gr andes do futebol nacional, tendo mesmo levado António Salvador, no início desta temporada, a posicionar o clube como a "terceira força desportiva" do país, por troca com um Sporting em permanente crise.
Mas quando chegou, a meio da temporada 2002/03, o Sp. Braga ainda era o 'Braguinha'
e a 14.ª posição final (em 18 clubes) era reflexo disso.
Na época seguinte, contudo, a melhoria foi já evidente: a equipa subiu nove posições e terminou no quinto lugar, com respectivo acesso às competições europeias, que repete sucessivamente desde então. O quarto lugar em 2004/2005, 2005/2006 e 2006/2007, igualando a até então melhor classificação de sempre, trouxe a estabilidade desportiva, embora a temporada seguinte tenha sido complicada, com três treinadores e um sétimo lugar.
Jorge Jesus chegou depois à pedreira e a equipa alcançou um patamar exibicional e competitivo que não mais abandonou: ficou em quinto lugar no campeonato, encantou na Liga Europa e conquistou a Taça Intertoto.
Um ano depois da temporada histórica de 2009/2010, foi nas competições europeias que a equipa se destacou, com a brilhante caminhada na Liga Europa e já na última época, com Leonardo Jardim, os minhotos voltaram ao pódio na Liga, terminando na terceira posição e voltando à Champions.
A mancha é a ausência de títulos, com a excepção da última edição da Taça Intertoto, prova menor da UEFA, sendo que essa conquista premeia a equipa que mais longe chegou na Liga Europa nesse ano e não uma vitória numa final.


Pequenos novos guerreiros do Minho na EB 1 de Santa Tecla
Joana Russo Belo

É o futuro do clube. Mais 95 novos sócios foram angariados na escola EB 1 de Santa Tecla, no âmbito da campanha de aproximação do Sp. Braga aos alunos do concelho. Ao som do hino e cânticos do clube, e com cerca de cem crianças equipadas a rigor com as cores vermelhas e brancas do clube bracarense, Quim e Elderson foram recebidos em verdadeiro clima de apoteose.
'Força mágico Braga' foram as palavras mais ouvidas entre as músicas e mensagens de apoio ao clube, num sinal claro que a legião arsenalista ganha cada vez mais adeptos.
Esta foi a primeira visita que o Sp. Braga realizou à EB 1 de Santa Tecla, momento de felicidade extrema partillhado entre os mais novos, professores e comitiva bracarense. "Agradeço em nome da escola por darem tanta felicidade a estes meninos, que os adoram e todas as segundas-feiras falam na escola sobre a equipa, os resultados e os golos do fim-de-semana", referiu a professora Conceição, coordenadora da escola, após ter recebido a oferta do livro dos 85 anos de história do clube.
Para além dos autógrafos e fotografias, o guarda-redes Quim e o nigeriano Elderson entregaram uma camisola autografada a Ana Cunha, "aluna considerada um exemplo para os colegas".
"Fiquei muito feliz, não estava à espera de receber um presente destes. Vou passar a ir a todos os jogos com a camisola autografada", revelou a aluna.
Aos nove anos, Ana Cunha é sócia do Sp. Braga "desde bebé" e tem um sonho: "gostava que o Sp. Braga ganhasse todos os jogos e que fosse campeão", contou ao Correio do Minho.

Correio do Minho

Bruno3429

Salino apontado ao Olympiakos
Por Pascoal Sousa

Em final de contrato com o SC Braga, Salino vê o seu nome de novo apontado ao Olympiakos, da Grécia.

E desta vez com termos mais precisos. Rádios de Atenas dão conta de que o lateral já terá um pré-acordo com o campeão helénico, acordo esse que resistiu à saída de Leonardo Jardim.

O interesse dos gregos, sabe A BOLA, é real e intensificou-se pouco dias antes do treinador madeirense ser despedido. Posteriormente, de França chegou outra abordagem considerada interessante e que o atleta estará a analisar.

A Bola

Bruno3429

Rui Vitória espera que não haja desacatos no dérbi do Minho
Aproveitar "fase menos boa" do Braga


Rui Vitória, treinador do V. Guimarães, disse ontem que quer "aproveitar a fase menos boa do Braga", que não ganha há quatro jornadas, para vencer amanhã (18h00, Sport TV1) o dérbi do Minho.

"São jogos sempre especiais", frisou, destacando que a equipa que marcar primeiro terá melhores condições para "aproveitar alguma ansiedade do adversário. "Prevemos um jogo difícil, perante um adversário forte. Destaco a sua qualidade individual e coletiva e o facto de estarem habituados a jogos desta intensidade mental", observou.

Rui Vitória adiantou, ainda, esperar que não haja desacatos entre adeptos e lamentou as agressões de que foram alvo os adeptos do P. Ferreira, por parte dos do Sp. Braga, há duas semanas: "Não gosto de ver pessoas a saírem dos seus lugares com receio, mas são casos esporádicos que não vão voltar a acontecer." 

Correio da Manhã

JotaCC

PAULO VINÍCIUS RESISTE ATÉ AO BENFICA
Adiamento do regresso do gigante permitirá ao defesa-central ganhar nova vida já no dérbi e nas meias-finais da Taça da Liga

Longe ainda do seu melhor, ao ponto de se tornar no principal alvo das críticas dos adeptos nos últimos jogos; Paulo Vinícius não deverá desaparecer da equipa tão cedo, dispondo inclusivamente de uma oportunidade de ouro para reaver o estatuto de líder da defesa. Com Sasso a manter-se no onze desde a estreia contra o Benfica, Douglão era a sombra que ameaçava a titularidade do número 26 no dérbi minhoto de amanhã, mas os últimos treinos foram conclusivos quanto à falta de ritmo do central brasileiro, afastado da competição há mais de dois meses para recuperar de uma micro-rotura na coxa direita. Por mais que anseie pelo regresso de Douglão, José Peseiro vai jogar pelo seguro e, nessa medida, a dupla Sasso Paulo Vinícius vai manter-se no quarto duelo da época com o rival Vitória de Guimarães e na receção ao Benfica, da próxima quarta-feira, a contar para as meias-finais da Taça da Liga.
Como a tolerância será mínima nas duas partidas, José Peseiro apostará exclusivamente em jogadores com rotação elevada e esse grupo corresponderá aos que entraram em ação frente ao Rio Ave, estando já descartada a utilização do médio Rúben Amorim no jogo com o Vitória de Guimarães. Apesar de estar a recuperar favoravelmente de uma lesão muscular contraída no jogo com o Beira-Mar, o centro-campista continua a trabalhar muito pontualmente no relvado, correndo mesmo o risco de falhar o jogo com o Benfica, tal como acontecerá com Douglão. O lado positivo do impedimento de Douglão é a certeza de que a muralha defensiva vai finalmente estabilizar, ainda que temporariamente, nas mesmas escolhas: Salino, Paulo Vinícius, Sasso e Elderson.
Por outro lado, falta de experiência é coisa que não faltará a Paulo Vinícius, sendo inclusivamente o único central do plantel que não falhou um único dérbi minhoto desta época.

12
Utilizado em 15 jogos do campeonato, ficou associado a oito vitórias e quatro empates. Paços de Ferreira (duas vezes), Nacional são os pontos "negros" do central


2014

Esta é a segunda época do brasileiro ao serviço do Braga. Oriundo do Leiria, assinou um contrato válido por três épocas


Quim compreende os adeptos
Para o guarda-redes, a insatisfação normal e estende-se ao plantel. Dérbi não lhe suscita sentimento especial


Na I Liga Quim é um dos jogadores mais experientes

Acompanhado por Elderson, Quim esteve ontem na Escola EB 1 de Santa Tecla, em Braga, participando na campanha de expansão e angariação de sócios para o clube. Naquela instituição, os arsenalistas registaram a filiação de 95 novos adeptos, que se juntam a uma legião, por sinal descontente com os últimos resultados. "Compreendemos. Os adeptos querem tanto ganhar como nós. Contamos com o apoio deles para o jogo com o Vitória. Serão fundamentais para ultrapassarmos a provável falta de confiança motivada pelos resultados", comentou Quim, desdramatizando a sequência. "São fases, todos os clubes passam pelo mesmo. Na época passada, o Braga passou por uma fase idêntica e depois ganhou 13 jogos seguidos. Temos de trabalhar para melhorar e penso que o temos feito. Já foi muito bom o que fizemos com o Rio Ave, só foi pena o resultado", analisou. O facto de o Braga sofrer vários golos também é desvalorizado pelo guardião. "Também temos marcado. A responsabilidade é de todos, não é só da defesa. Há que cometer menos erros", admite, sem motivação extra para o dérbi. "Para nós, não é nada de especial, só para os adeptos. Será um jogo como os outros, para tentar vencer, e temos qualidade para vencer", referiu.


BILHETES JÁ ESTÃO À VENDA

O Braga já colocou à venda os bilhetes para a meia-final da Taça da Liga frente ao Benfica, cujos preços são mais baixos do que no jogo entre as duas equipas disputado para o campeonato: detentores de lugar anual (cinco euros); sócios (7,5); e público (15, 20 e 30). O jogo, recorde-se, está agendado para quarta-feira, às 19h45, no Estádio AXA.


BRAGA RESPONDE AO RIVAL

Depois das queixas de Armando Marques, vice-presidente do Vitória de Guimarães, a propósito da recusa do Braga em ceder bilhetes a dez euros para o dérbi, os arsenalistas emitiram um comunicado em que reforçaram o que afirmaram a O JOGO: "O Braga reserva-se ao direito de proporcionar condições semelhantes às disponibilizadas pelo clube visitante que antes lhe foram disponibilizadas ".


AS SAUDADES DE ELDERSON

Depois de ter ganho a CAN, o nigeriano Elderson  confessou ontem que foi "excelente regressar à equipa [com o Rio Ave] e sentir a atmosfera dos jogos em Portugal". "Já tinha saudades", vincou o lateral-esquerdo, "otimista e confiante num bom resultado frente ao Vitória de Guimarães". Quanto ao futuro, garante que só pensa no Braga.


ABC e FC Porto mostram respeito e confiança


Amanhã o Pavilhão Flávio Sá Leite recebe um dos grandes clássicos da modalidade, com o ABC a defrontar o FC Porto, a valer o acesso à final-four da Taça de Portugal. Carlos Resende, técnico de uma equipa academista arredada das grandes conquistas, reconhece valor aos dragões, mas mostrou-se confiante nas possibilidades da sua equipa. "Não é por acaso que está em primeiro no campeonato, não é por acaso que tem sido o campeão nos últimos quatro anos, mas também é verdade que nos últimos jogos que fizemos com o FC Porto demonstrámos que podemos fazer melhor e os resultados dão-nos esperança de que é possível eliminá-los." Pelo lado dos azuis e brancos, o guarda-redes Hugo Laurentino mostrou o mesmo respeito e confiança: "Calhou-nos uma das equipas mais difíceis, mas como queremos conquistar a Taça de Portugal temos de fazer tudo para ganhar."

O JOGO

JotaCC


eduardo_manulo

Quem não sente, não entende! SCB1921@

eduardo_manulo

Quem não sente, não entende! SCB1921@

JotaCC

Sasso procura a perfeição

A entrada de Sasso no onze do SC Braga coincidiu com o pior ciclo de resultados da equipa no Campeonato. Para Ulisses Morais, seu treinador no Beira-Mar, é apenas isso, uma coincidência.

Uma jogada do destino colocou o francês a titular após dois treinos, sem conhecimento de causa sobre as rotinas táticas dos arsenalistas e com o Benfica como primeira prova de fogo:

«Não tenho dúvidas de que o SC Braga tem ali um central de grande qualidade e valia. Mas há que lembrar primeiro uma coisa: ele tem apenas 21 anos», nota o treinador.

A idade tem o seu peso, até por causa de um episódio no passado que Sasso ainda não digeriu por completo, quando estava no Nantes, de França.

«Ele esteve dois anos em que competiu pouco e a aposta que fez ao vir para Portugal teve como finalidade provar o seu talento, que o tem e muito. O Sasso tem essa necessidade de afirmação, de querer provar que tem tudo o que é necessário para jogar ao mais alto nível», completa Ulisses Morais.

Se a conjuntura «for favorável», Sasso «rende muito e revela os seus atributos». A fase agitada que o SC Braga atravessa é um óbice.

«Ele não gosta de errar nem de perder e a verdade é que em todos nós esse quadro cria ansiedade. O segredo é mascarar esse estado e conseguir suportar a pressão. Ele tem 21 anos, é novo, mas tem uma qualidade tremenda. Num cenário saudável crescerá muito», sublinha Ulisses.

Sasso tem tanto futebol para oferecer que Ulisses Morais chegou a utilizá-lo a médio. Eis a explicação:

«Ele tem uma particularidade rara num central, desarma o adversário e cria logo uma situação de ataque. No SC Braga ainda não o fez, mas no Beira-Mar cheguei a pô-lo a médio porque precisava de um jogador assim.»

A BOLA

brigada da relote


brigada da relote

PSP destaca 130 efetivos para jogo de risco elevado no Braga-Guimarães

O Sporting de Braga-Vitória de Guimarães de sábado, da 20.ª jornada da I Liga de futebol, vai ter 130 efetivos da Polícia de Segurança Pública (PSP), um "número normal" para um jogo de risco elevado.

"Vamos ter cerca de 130 efetivos policiais para o estádio, cidade e para acompanhar os adeptos organizados do Vitória, que estimamos em cerca de 500, e que serão monitorizados pela PSP desde a saída de Guimarães", explicou hoje à agência Lusa o subintendente Daniel Ramos, do Comando Distrital da PSP de Braga.

Trata-se de um "número normal para este tipo de jogos de risco elevado", explicou a mesma fonte.

LUSA

JotaCC

Ultrapassada a barreira dos 30 mil sócios

O SC Braga ultrapassou oficialmente a barreira dos 30 mil sócios. O anúncio foi feito antes da conferência de Imprensa de José Peseiro, pelo diretor de comunicação do SC Braga, Marco Aurélio Carvalho. Para assinalar este patamar histórico na vida do clube, será realizada uma ação simbólica antes do jogo com o Vitória de Guimarães, sábado.

Os bracarenses têm assim mais sócios que o rival, que contabiliza 26385 filiados. As campanhas levadas a efeito nas escolas da região tiveram como resultado prático um crescimento exponencial do universo associativo do SC Braga.

Durante o primeiro mandato de António Salvador foi feita uma recontagem do número de sócios, tendo sido eliminados dos registos os que tinham as quotas em atraso ou não as regularizaram e os associados entretanto falecidos. Nessa altura, o SC Braga tinha cerca de 10 mil sócios pagantes.

A BOLA

JotaCC

PSP destaca 130 efetivos para jogo de risco elevado no Braga-Guimarães

O Sporting de Braga-Vitória de Guimarães de sábado, da 20.ª jornada da I Liga de futebol, vai ter 130 efetivos da Polícia de Segurança Pública, um "número normal" para um jogo de risco elevado.

"Vamos ter cerca de 130 efetivos policiais para o estádio, cidade e para acompanhar os adeptos organizados do Vitória, que estimamos em cerca de 500, e que serão monitorizados pela PSP desde a saída de Guimarães", explicou, esta sexta-feira, à agência Lusa o subintendente Daniel Ramos, do Comando Distrital da PSP de Braga.

Trata-se de um "número normal para este tipo de jogos de risco elevado", explicou a mesma fonte.

No último jogo em casa, diante do Paços de Ferreira, o Sporting de Braga prescindiu de policiamento e verificaram-se incidentes com os adeptos da casa, mas para o dérbi minhoto os responsáveis bracarenses não quiseram arriscar e solicitaram a colaboração da PSP.

Daniel Ramos disse que ainda não tem a noção exata do número de adeptos que vêm de Guimarães.

"Das claques organizadas sabemos que virão cerca de 500, mas atendendo também às promoções existentes, nomeadamente em hipermercados [que dão bilhetes na compra de determinados produtos], deverão vir muitos mais", disse.

JN

brigada da relote

PSP destaca 130 efetivos para o Sp. Braga-V. Guimarães
jogo de risco elevado


O Sp. Braga-V. Guimarães de sábado, da 20.ª jornada da Liga, vai ter 130 efetivos da Polícia de Segurança Pública (PSP), um "número normal" para um jogo de risco elevado.

"Vamos ter cerca de 130 efetivos policiais para o estádio, cidade e para acompanhar os adeptos organizados do Vitória, que estimamos em cerca de 500, e que serão monitorizados pela PSP desde a saída de Guimarães", explicou esta sexta-feira à agência Lusa o subintendente Daniel Ramos, do Comando Distrital da PSP de Braga.

Trata-se de um "número normal para este tipo de jogos de risco elevado", explicou a mesma fonte. No último jogo em casa, diante do P. Ferreira, o Sp. Braga prescindiu de policiamento e verificaram-se incidentes com os adeptos da casa, mas para o dérbi minhoto os responsáveis bracarenses não quiseram arriscar e solicitaram a colaboração da PSP.

Daniel Ramos disse que ainda não tem a noção exata do número de adeptos que vêm de Guimarães. "Das claques organizadas sabemos que virão cerca de 500, mas atendendo também às promoções existentes, nomeadamente em hipermercados [que dão bilhetes na compra de determinados produtos], deverão vir muitos mais", disse.

O subintendente apelou "a um comportamento cívico de todos os adeptos", assegurando que "a PSP vai fazer tudo para garantir a segurança das pessoas e para que o futebol seja uma festa", mas notando que "quando as pessoas não querem não é fácil prevenir tudo".

O responsável disse ainda ter conhecimento, "pelos jornais", que o vice-presidente do Vitória, Armando Marques, vai ver o jogo entre os adeptos vitorianos, deslocando-se para Braga num dos autocarros fretados para o efeito.

Explicou ainda que o encerramento da passagem para a bancada nascente, por trás do ecrã gigante, tem que ver com o tipo de jogo e com a estrutura do Estádio Municipal de Braga. "Quando há jogos grandes, na maioria das vezes, há arremesso de objetos, como pedras ou isqueiros, e nesse setor não estão só adeptos das equipas adversárias, estão também elementos da PSP, da Cruz Vermelha ou bombeiros, que já por mais do que uma vez foram atingidos", revelou.

RECORD

brigada da relote

Braga quer vencer Guimarães na semana em que chegou aos 30 mil sócios

José Peseiro quer ver em ação um Sporting de Braga "competente e eficaz" na receção, sábado (18 horas, SportTV), ao Vitória de Guimarães, em jogo da 20.ª jornada da Liga de futebol. O técnico arsenalista sente a equipa "motivada" para dar uma resposta à série de maus resultados e espera assinalar com um triunfo a semana em que o clube ultrapassou a fasquia dos 30 mil sócios.

"O Guimarães vai tentar surpreender-nos, mas estamos motivados. Vamos disputar um dérbi e queremos vencer para reentrar na luta pelo terceiro lugar" disse, esta sexta-feira, José Peseiro, na conferência de imprensa de antevisão do jogo com o rival minhoto.

"Um empate, para o Braga, é sempre um mau resultado. Queremos vencer, que é sempre o mais importante. Faltam 11 jornadas, 33 pontos e queremos ficar em terceiro. Sabemos que não dependemos de nós, mas vamos lutar por isso e sentimos que temos capacidade para lá chegar", acrescentou o treinador do Braga.

"Já passei por muitas situações e estou preparado para tudo. Peço que as pessoas venham ao estádio em grande número e que apoiem a equipa. Podem focalizar-me como o problema, que assim os jogadores ficarão mais libertos e serenos para jogar e tentar vencer. Apoiem a equipa até ao fim", pediu José Peseiro.

A anteceder a conversa com os jornalistas, Marco Aurélio Carvalho, diretor de comunicação do Braga, anunciou que o clube atingiu esta semana a fasquia dos 30 mil sócios. Para assinalar esta efeméride, os arsenalistas vão fazer uma ação simbólica, na partida com o Guimarães.

O Braga faz um último treino esta tarde (16 horas) e no final o técnico dos guerreiros anuncia a convocatória.

Estas ligações, para serviços externos ao Jornal de Notícias, permitem guardar, organizar, partilhar e recomendar a outros leitores os seus conteúdos favoritos do JN(textos, fotos e vídeos). São serviços gratuitos mas exigem registo do utilizador.

JN

brigada da relote

«Não estou preocupado comigo» - Peseiro

O treinador do SC Braga mostra-se confiante de que a equipa vai inverter a série de resultados menos positivos.

«Sabemos que não basta ser uma equipa mais ofensiva, atacar mais, nem controlar melhor os jogos, como tem acontecido a maior parte das vezes. No futebol é importante ter eficácia e a nível ofensivo e defensivo que queremos ser mais competentes», disse em conferência de Imprensa.

Sobre a contestação dos adeptos: «Estou convicto de que vamos dar a volta. Já passei por muitas situações e estou preparado para elas. Não estou preocupado comigo, prefiro que se focalizem em mim como foco dos problemas porque assim os jogadores ficam concentrados naquilo que é importante, que é ganhar.»

Em relação ao jogo com o rival Vitória de Guimarães, no Estádio Axa, no sábado (18 horas): «É uma equipa que tem enfrentado grandes mudanças. Faz dos processos defensivos e ofensivos as suas grandes armas mas não tem características de dominar o jogo com a bola. Esperamos um adversário bem trabalhado defensivamente, a tentar encontrar saídas para o contra-ataque.»

A BOLA

JotaCC

João Capela no Benfica-P. Ferreira

O Conselho de Arbitragem da Liga nomeou o árbitro João Capela para o Benfica-Paços de Ferreira, encontro da 20.ª jornada do campeonato que está agendado para as 19.15 horas deste domingo, no Estádio da Luz.

Com as nomeações para os jogos de domingo e segunda-feira, fica completa a lista de árbitros conhecidos para esta ronda da Liga.

De fora ficaram Duarte Gomes, Jorge Ferreira, Jorge Tavares, Rui Costa, Rui Silva e Válter Pereira, lesionados, bem como Pedro Proença e André Campos (dispensa).

Nomeações para a 20.ª jornada:

Sexta-feira:
Estoril – Sporting, Hugo Miguel

Sábado:
V. Setúbal – Beira-Mar, Cosme Machado
SC Braga – V. Guimarães, Jorge Sousa
FC Porto – Rio Ave, Artur Soares Dias

Domingo:
Nacional – Olhanense, Bruno Esteves
Moreirense – Gil Vicente, Marco Ferreira
Benfica – Paços de Ferreira, João Capela

Segunda-feira:
Académica – Marítimo, Olegário Benquerença

A BOLA

JotaCC

José Peseiro quer Braga mais eficaz defensiva e ofensivamente

O treinador do Sporting de Braga, José Peseiro, disse hoje que a chave para bater o Vitória de Guimarães, sábado, na 20.ª jornada da I Liga de futebol, está numa maior eficácia defensiva e ofensiva.

No quarto dérbi da temporada com o rival de Guimarães (os bracarenses ganharam na primeira volta do campeonato, empataram na Taça da Liga e perderam na Taça de Portugal), o técnico notou que "não basta ser mais ofensivo, rematar mais, dominar e controlar os jogos".

"No futebol é importante ter eficácia e é isso que queremos, ser mais competentes nos aspetos da eficácia defensiva e ofensiva, que são determinantes para o jogo", afirmou na antevisão da partida.

VISÃO

JotaCC

José Peseiro: «Esperamos poder finalmente conseguir uma vitória»
antevê dérbi com v. guimarães

O dérbi minhoto concentra as atenções nesta 20.ª jornada. Na conferência de imprensa de antevisão ao Sp. Braga-V. Guimarães (sábado, 18 horas), José Peseiro mostrou-se confiante em "apagar" os últimos maus resultados da equipa.

"Esperamos poder finalmente conseguir uma vitória, porque nos últimos quatro jogos já percebemos que não basta ser mais ofensivo, dominar e controlar. No futebol, é muito mais importante ter eficácia ofensiva do que defensiva. É muito importante estarmos tranquilos porque só assim podemos fazer face ao que nos tem acontecido. Claro que depois destes resultados, a questão emocional pesa e temos de fazer com que isto não nos abale. O nosso jogo tem de ser competente e interligado com as questões de eficácia", afirmou o técnico dos bracarenses esta sexta-feira.

Numa jornada de Benfica-P. Ferreira, importante também para as contas dos arsenalistas, Peseiro garante que o empate no dérbi minhoto não o satisfaria. "Um empate para o Sp. Braga é sempre um mau resultado. Qualquer jogo é para vencer principalmente em casa, mas também fora".

Ambiente hostil é que não preocupa o treinador. "Não estou preocupado com isso. Já passei por muitos momentos e estou preparado para eles. Gostaria que quem viesse ao estádio viesse para apoiar a equipa. Não me importo que focalizem em mim o problema, pois aí libertam os jogadores para que eles possam fazer o que melhor sabem. Estes jogadores merecem todo o apoio."

RECORD

JotaCC

José Peseiro disposto ao sacrifício
"Prefiro que os adeptos se focalizem só em mim"

Certo de que um empate com o Vitória de Guimarães será sempre "um mau resultado", treinador do Braga não fará poupanças amanhã a pensar nas meias finais da Taça da Liga e conta com o apoio da massa associativa para regressar às vitórias

Por mais decisivo que seja o jogo com o Benfica da próxima quarta-feira, a contar para as meias finais da Taça da Liga, José Peseiro só pensa em ganhar amanhã ao Vitória de Guimarães. Um dérbi minhoto só existe para isso e o Braga tem um terceiro lugar para reaver. "O jogo mais importante será contra o vitória de Guimarães, só pensamos nesse jogo. Será um dérbi, tem a sua importância e estamos na luta pelo terceiro lugar", explicou o treinador, assumindo que um empate "será sempre um mau resultado" para o Braga. "Só nos interessa vencer. Jogamos em casa e, mesmo que fosse fora, um empate já seria mau", reforçou

Nada apreensivo pelo ambiente adverso que poderá encontrar, Peseiro só está preocupado com a tranquilidade dos seus jogadores. "Já passei por várias situações e estou preparado para elas. Mas apelo a que venham muitas pessoas ao estádio e que apoiem a equipa. Não estou preocupado comigo, prefiro até que se focalizem em mim. Assim os jogadores poderão estar mais libertos para se concentrarem no jogo e ganharem. Estou preparado para tudo como treinador", observou.

Disposto a dar o peito às balas, o treinador dos arsenalistas explicou, por fim, o facto de só ter efetuado duas substituições nos últimos dois jogos. "As substituições só se justificam quando eu entendo que podem acrescentar alguma coisa. E já me arrependi por algumas e não tem que ver com a falta de qualidade dos jogadores. O que me interessa é que a equipa jogue bem e se mantenha equilibrada. Não me custa reconhecer que a equipa contra o Paços em vez de melhorar piorou, após as substituições", exemplificou.


Superada a barreira dos 30 mil sócios

O Braga ultrapassou os 30 mil sócios, superando o rival Vitória de Guimarães, e esse marco vai ser assinalado numa cerimónia no intervalo do dérbi.

O Braga ultrapassou esta semana a barreira dos 30 mil sócios, uma novidade que vai ser anunciada nos próximos dias no sítio oficial dos "Guerreiros" e será merecedora, também, de uma cerimónia este sábado, no Estádio AXA, no intervalo do dérbi.

Ao superar o número de 30 mil associados, o Braga passa, curiosamente, para a frente do rival Vitória de Guimarães, cujo número andará nos 26 mil sócios.


O JOGO

JotaCC

José Peseiro quer Braga mais eficaz defensiva e ofensivamente

O treinador do Sporting de Braga, José Peseiro, disse hoje que a chave para bater o Vitória de Guimarães, sábado, na 20.ª jornada da I Liga de futebol, está numa maior eficácia defensiva e ofensiva.

No quarto dérbi da temporada com o rival de Guimarães (os bracarenses ganharam na primeira volta do campeonato, empataram na Taça da Liga e perderam na Taça de Portugal), o técnico notou que "não basta ser mais ofensivo, rematar mais, dominar e controlar os jogos".

"No futebol é importante ter eficácia e é isso que queremos, ser mais competentes nos aspetos da eficácia defensiva e ofensiva, que são determinantes para o jogo", afirmou na antevisão da partida.

DESTAK