News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 17/02

Started by Bruno3429, 17 de February de 2013, 08:22

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Arcos de má memória para os bracarenses
Joana Russo Belo

Nos últimos anos, tem sido um Estádio dos Arcos de má memória para os bracarenses. As deslocações a Vila do Conde são habitualmente difíceis e a estatística das últimas temporadas confirma isso mesmo: desde a época 2005/2006 que o Sp. Braga não vence em casa do Rio Ave.

A 14 de Outubro de 2010, o Sp. Braga conquistou uma vitória por 2-1 [com golos de Milhazes na própria baliza e Vandinho] e, desde então, nunca mais conseguiu somar os três pontos nos duelos com a equipa de Vila do Conde.

Duas derrotas e três empates é o saldo contabilizado nos últimos anos. Em termos totais, em 19 confrontos entre Rio Ave e Sp. Braga - para o campeonato e Taça da Liga - disputados no Estádio dos Arcos, há clara desvanta gem para os bracarenses, que apenas venceram três jogos e somaram seis empates, contra dez triunfos da equipa vilacondense. Na temporada passada, o resultado ditou um empate a zero e, há duas épocas, o Rio Ave venceu, por 2-0. Em 2009/2010, o marcador voltou a terminar empatado [1-1], tal como um ano antes, na altura a zero.

Sem espaço de manobra para novo desaire e disposto a não perder pontos, o Sp. Braga parte para o jogo de amanhã, a contar para a 19.ª jornada da Liga, em sentido e com redobradas cautelas tendo em vista os objectivos da época. Juntando-se o facto de as duas equipas estarem separadas por apenas dois pontos na tabela: Sp. Braga ocupa o quarto lugar, com 30 pontos, o Rio Ave está na perseguição, com 28.

Correio do Minho

Bruno3429

Elderson: «Confiança aumentou com a vitória na CAN»

Regressa pronto para se assumir como titular

Há pouco mais de mês e meio, Elderson era uma espécie de patinho feio do Sp. Braga. ASAD tentou vendê-lo no verão, mas ninguém lhe pegou e a titularidade da época passada fugiu para Ismaily. Agora, o internacional nigeriano regressa ao Minho com a faixa de campeão africano ao peito e tudo poderá ser bem diferente. "Antes da CAN não tinha muita noção da sua importância. Só quando regressei ao meu país e vi a alegria das pessoas é que me apercebi. Foi realmente muito bom e a minha confiança aumentou com esta vitória", afirmou o lateral que já se encontra às ordens de José Peseiro e que tem caminho aberto para regressar ao onze, diante do RioAve: "Estou de volta e quero dar o meu melhor para ajudar o clube. Vi as mensagens dos adeptos do Sp. Braga no meu Facebook. Foi fantástico!"

Naturalmente que a prestação do lateral e da sua seleção por terras de África do Sul não podia passar ao lado da conversa. Elderson segredou as dificuldades na chegada até ao primeiro lugar do pódio. "Sim, foi mesmo difícil. Não tivemos um bom início de competição, mas à medida que a prova foi decorrendo fomos jogando melhor como equipa. Foi difícil... Depois da vitória na final ficámos todos muito felizes", recordou o internacional nigeriano.

O último jogo realizado pela seleção foi no passado domingo e, por isso, o lateral, de 25 anos, tem o ritmo desejado por José Peseiro para o lançar no lugar de Ismaily, na visita ao terreno do RioAve. A confirmar-se, será um regresso à titularidade no campeonato mais de 3 meses depois:a 11 de novembro, a derrota com o Sporting afastou-o das contas do treinador, curiosamente após um período onde os bons resultados até abundaram. Elderson tinha somado 7 jornadas como titular, 6 delas consecutivas, e a equipa tinha conseguido... 5 triunfos!

Pelo meio, o nigeriano foi ainda chamado de início para o duplo confronto com o Manchester United. Um mês depois defrontou o Galatasaray e só voltaria a ser aposta para a Taça da Liga. No campeonato, desde novembro, somou apenas 3 minutos, já em janeiro.


Besiktas insiste em contratar Hugo Viana

FICA A CUSTO ZERO NO VERÃO

O anúncio oficial pode não estar para breve, mas a assinatura de contrato sim. Pelo menos é o que avança a imprensa turca:Hugo Viana continua a ser uma das prioridades do Besiktas e o acordo pode estar próximo.

O empresário Jorge Mendes tem fortes ligações ao emblema de Istambul e não seria de estranhar que lá colocasse, a custo zero, o médio que termina contrato com o Sp. Braga no verão. Há muito que António Salvador sabe que Hugo Viana pode fazer as malas e foram vários os contactos para renovar. Ao contrário de Custódio, o esquerdino nunca chegou a um entendimento...

Reforço

Também com vista à nova época, os arsenalistas começam a observar alguns jogadores e Luigi Canotto, do Siena, pode ser um dos alvos. Aos 18 anos, o médio-ofensivo está a revelar uma capacidade de finalização invulgar (9 golos) e a sua velocidade é outro dos trunfos que tem ficado na retina dos observadores. Extremo-direito de raiz, o jovem italiano pode também ser utilizado no flanco oposto, como na chamada posição 10. Claro que não são só os arsenalistas que têm Luigi Canotto debaixo de olho. O Tottenham, de André Villas-Boas, também o tem referenciado.

Record

Bruno3429

Sp. Braga B-Leixões: Elemento da claque leixonense foi detido  

Adepto ataca PSP

Episódios de violência marcaram o encontro entre o Sp Braga B e o Leixões (1-0), ontem à tarde, a contar para a II Liga, no Estádio 1º de Maio. Antes de o jogo começar e ao intervalo, adeptos do clube de Matosinhos envolveram-se em confrontos com a PSP – teve de efetuar disparos com balas de borracha – e um agente ficou mesmo ferido.

Por:João Tavares / Sérgio Pereira Cardoso

Ao que o CM apurou, a polícia entendia que no estádio deviam estar 25 agentes, mas o Sp. Braga rejeitou. Após negociações, as partes acertaram em 18 o número de agentes no recinto. Segundo as fontes contactadas, os minhotos sugeriram à PSP um trajeto para o autocarro da claque leixonense, que não foi o realizado. À chegada dos adeptos ao estádio, os problemas começaram. "Nós não somos o Paços de Ferreira", terão cantado os leixonenses, aludindo às dificuldades que os adeptos dos castores sentiram na 2ª feira, no Municipal de Braga (foram agredidos nas bancadas e refugiaram-se atrás de uma baliza).

Perante os desacatos e com carros de funcionários do Sp. Braga vandalizados, a PSP interveio e um agente foi derrubado e pontapeado na cabeça. Foi assistido e regressou ao encontro, a tempo de identificar o agressor – detido no final do jogo. Os ânimos serenaram com a chegada de 48 elementos da Equipa de Intervenção Rápida da PSP.

Correio da Manhã

Bruno3429

Adeptos do Leixões envolveram-se em confrontos com a polícia em Braga

Adeptos do Leixões envolveram-se, no sábado, em confrontos com a polícia antes do encontro entre o Sporting de Braga B e a equipa de Matosinhos, da 28.ª jornada da II Liga de futebol.

Segundo esclareceu à agência Lusa fonte da Liga, que citou informações prestadas pelo comandante da polícia ao delegado da própria Liga, verificaram-se incidentes entre adeptos do Leixões e a polícia ainda fora do perímetro do estádio Municipal de Braga, no local onde estacionaram os autocarros.

Ainda segundo esta fonte, terá sido detido um adepto, acrescentando que, segundo os relatórios, dentro do estádio não houve "confusões" e que não houve qualquer problema à saída dos adeptos.

O Sporting de Braga B venceu este embate da 28.ª jornada da II Liga por 1-0.

JN

JotaCC

"Espero chamar a atenção de Scolari"

A mudança para um clube do leste europeu nem sempre é fácil para um jogador, mas Ismaily não deverá enfrentar grandes problemas no Shakhtar, ou a equipa de Donetsk não fosse a mais brasileira da Ucrânia. São oito os atletas nascidos no Brasil que fazem parte do plantel do campeão ucraniano e alguns até já foram chamados ao Escrete. Por isso, o esquerdino ex-Braga também sonha. "Se dissesse que estaria satisfeito só por chegar ao Shakhtar estaria a mentir. Todos sonham chegar à Seleção e eu não sou diferente. E sei que, se fizer bons jogos aqui, vou chamar a atenção do Luiz Felipe Scolari", referiu.


RABIOLA NA EXPECTATIVA PELA PRIMEIRA CONVOCATÓRIA

Impossibilitado de dar o contributo ao Braga B por ter visto o nono cartão amarelo, Rabiola vive na expectativa de ser convocado pela primeira vez para a equipa principal. O atacante contratado ao Aves é mesmo o único dos reforços garantidos no mercado de inverno pelos arsenalistas que, neste momento, José Peseiro continua sem chamar para um jogo. Kritciuk, João Pedro e Sasso (ontem festejou 22 anos) têm tido lugar cativo na lista do treinador e os últimos dois até deverão alinhar de início na deslocação a Vila do Conde, para defrontar o Rio Ave. Emídio Rafael não pode ser utilizado pelo facto de ontem ter alinhado pelos bês, contra o Leixões, mas no currículo tem já alguns minutos somados com o Vitória de Setúbal.


Só faltam 500 bilhetes

Estão quase despachados os quatro mil bilhetes adquiridos por António Salvador para o encontro entre o Rio Ave (quinto classificado) e o Braga (quarto). Por entregar estão apenas cerca de 500 ingressos, que estarão gratuitamente disponíveis para os adeptos até às 16 horas de amanhã. No entanto, e face à procura registada, os dirigentes arsenalistas acreditam que não sobrará nenhum.


MÉDICO EM CLÍNICA PREMIADA

O chefe do departamento médico do Braga, João Pedro Araújo, viu a Clínica Espregueira-Mendes, onde trabalha, obter o título "FIFA Medical Centre of Excellence". A atribuição da certificação será na terça-feira de manhã e, salvo algum impedimento de última hora, contará com a presença de António Salvador.


'Vice' contra Mesquita
Às dúvidas do autarca, dirigente vitoriano respondeu com certezas quanto à segurança

As cenas de violência no Braga-Paços de Ferreira, no Estádio AXA, levaram Mesquita Machado, presidente da Câmara Municipal de Braga e do Conselho Geral do clube arsenalista, a falar do dérbi vimaranense. "[Vitória de Guimarães-Moreirense] é de alto risco e sem policiamento. Com o Paços de Ferreira ninguém previa que aquilo fosse acontecer", declarou o autarca ao "Jornal de Notícias", num contexto de alerta para eventuais problemas de segurança por falta de polícia. Ontem, Armando Marques, vice-presidente do V. Guimarães para a área de Património e Associados, respondeu ao autarca bracarense. "As dúvidas de Mesquita Machado são as nossas certezas. Não vai haver problemas no que diz respeito a questões de segurança", frisou o dirigente.
Apesar de se tratar de um dérbi, o jogo entre o Vitória e o Moreirense não é considerado de alto risco, pelo que a segurança do Estádio D. Afonso Henriques está a cargo dos assistentes de recintos desportivos.


CABEÇA FRIA PARA VENCER
Manoel marca no fim>>Num jogo globalmente morno,  o brasileiro assinou o golo da vitória aos 90 minutos

Após duas derrotas consecutivas, o Braga B regressou aos triunfos e ultrapassou provisoriamente o Covilhã na classificação, impondo ao Leixões o primeiro desaire da segunda volta. Os de Matosinhos vinham de um ciclo muito positivo (cinco vitórias e um empate), mas exibiram-se a muitos furos abaixo do habitual e, por isso, saíram de mãos a abanar de um jogo em que apenas criaram uma situação para marcar. O golo de Manoel, apontado já aos 90 minutos, premiou o empenho e a maior capacidade ofensiva do Braga B ao longo da segunda parte.


Decisivo > Golos de Manoel já renderam 12 pontos

No primeiro tempo, o jogo foi desinteressante. O Braga B quis assumir mais a iniciativa e o Leixões tentou explorar os ataques rápidos, mas nenhumas das apostas causaram o efeito desejado. Ainda assim, destaque para a tal oportunidade dos leixonenses, desperdiçada por Hernâni, aos 17 minutos: isolado sobre a direita e já na área, rematou contra Cristiano.
Após o intervalo, Toni deu velocidade ao ataque, com a entrada de Perdigão, e o Braga B entrou forte, contabilizando três boas ocasiões para se adiantar no marcador. A melhor pertenceu a Nuno Valente (66'), que à boca da baliza atirou por cima. O Leixões foi equilibrando e o jogo ficou partido nos minutos finais, altura em que os arsenalistas chegaram ao golo: num livre perto da área, Patrão (ex-Leixões) rematou forte, Rui Sacramento defendeu para a frente e Manoel, de cabeça, fez a recarga vitoriosa.


Dois polícias ficaram feridos
Confusão entre adeptos, um dos quais detido, marcou o jogo da II Liga no Estádio 1º de Maio, que terminou com vitória bracarense

O jogo de ontem à tarde entre o Braga B e o Leixões, da II Liga, ficou marcado por desacatos entre adeptos das duas equipas. Os incidentes resultaram no ferimento de dois agentes da PSP e na detenção de um apoiante da formação de Matosinhos. A confusão começou quando os quatro autocarros que transportavam os adeptos do Leixões chegaram ao Estádio 1º de Maio. Seguiram-se então alguns confrontos e a Polícia foi chamada a intervir para serenar os ânimos. Ao longo do jogo, as claques foram trocando provocações através de cânticos e gestos, mas não se registaram mais incidentes , ainda que os adeptos do Leixões tenham abandonado o recinto com escolta policial. João Gomes, diretor-geral do Braga, contou a sua versão a O JOGO. "Alguns carros de colaboradores do Braga foram danificados e dois ou três polícias chegaram a deslocar-se ao hospital . Além disso , os adeptos do Leixões passaram o jogo todo a provocar os nossos adeptos com cânticos, mas eles tiveram um comportamento digno", referiu. Já a Polícia não forneceu qualquer informação, ao passo que os responsáveis do Leixões não se pronunciaram sobre a situação por não se encontrarem no local.


O JOGO

JotaCC

Douglão apto para Vila do Conde

REFORÇO de última hora para a defesa do Braga. O defesa central Douglão, afastado dos relvados há um mês e meio, está recuperado de lesão e apto para o jogo da 19.ª jornada da liga, a disputar, amanhã (20 horas), com o Rio Ave, em Vila do Conde.

O "zagueirão" retomou os treinos sem qualquer limitação e deverá constar da lista de convocados para o desafio com o Rio Ave, a divulgar ao final da tarde de hoje, após o treino, orientado por José Peseiro, à porta fechada.
Embora se preveja que fique no banco de suplentes – Paulo Vinícius e Sasso são as primeira opções para formar a dupla de centrais –, até se pode dar o caso, se o desafio o proporcionar, de Douglão jogar alguns minutos, para retomar contacto com a competição.
Seja como for, jogador brasileiro estará sempre de prevenção para a jornada seguinte, para o clássico minhoto, porque Sasso está à bica com cartões amarelos e em risco de exclusão para o encontro com o Vitória de Guimarães. O mesmo perigo correm outros três jogadores do Braga: se virem cartão amarelo no jogo com o Rio Ave, os médios Custódio e Hugo Viana e o avançado Hélder Barbosa ficarão automaticamente afastados da partida com o rival de Guimarães.


Manoel arranca vitória mesmo no último suspiro
Avançado bracarense fixou o 1-0 final no derradeiro minuto

KUM GOLO de Manoel, no último minuto do jogo, entregou, ontem, a vitória ao Braga B, numa partida com parcos motivos de interesse, em que o nulo parecia ser o resultado que iria imperar depois de 90 minutos de futebol, quase sempre inconsequente.


Xavier, do Braga B, em queda após ter ultrapassado Calé

O espectáculo, no primeiro tempo, chegou a ter contornos confrangedores para o público presente, com as equipas a não conseguirem tirar o jogo do meio campo, num futebol embrulhado e, muitas vezes, sem nexo.
Na etapa complementar, os minhotos conseguiram elevar, um pouco mais, a fasquia, e explorando a velocidade dos avançados conseguiram criar algum perigo para baliza de Rui Sacramento, embora com dificuldades na pontaria.
O Leixões praticamente não existiu ofensivamente nesse segundo tempo e viria a ser castigado por isso mesmo, quando, já no minuto 90, Manoel ganhou algum espaço na área e fez o golo que sentenciou o encontro.

JN

JotaCC

Delegados da Liga omitem cadeiras pelo ar em Braga
Caso. Relatório dos funcionários da Liga desvalorizou incidentes que o organismo condenou em comunicado no dia seguinte ao jogo

Fernando Araújo e Joaquim Campos, delegados da Liga ao jogo Sp. Braga- Paços de Ferreira, que se realizou segunda- feira, referiram no seu relatório que não houve arremesso de cadeiras por parte da claque bracarense contra os adeptos pacenses. Neste documento a que o DN teve acesso, os dois responsáveis da Liga omitiram o facto de os adeptos pacenses terem fugido do setor da bancada que lhes estava destinado para o relvado, um acontecimento que, pelos vistos, também passou despercebido ao árbitro Paulo Baptista que não o mencionou no seu relatório, a que o DN também teve acesso.

Contradizendo o que os seus delegados descreveram no relatório, a Liga emitiu, logo no dia seguinte ao jogo de Braga, um comunicado em que "condena a existência de atos de violência nos estádios", que "colocam em risco a integridade de pessoas e bens", apelando "ao Governo e às autoridades policiais e judiciais para que decretem e apliquem as sanções e medidas de coação que interditem de acesso a recintos desportivos todos os autores de tais atos". Mário Figueiredo, presidente de Liga, reforçou esta mensagem na passada sexta- feira, ao dizer que, face à falta de policiamento nos estádios, teme que "haja uma desgraça no futebol português". Desde agosto último, cabe aos clubes decidir se os seus jogos precisam de policiamento.

Os incidentes de Braga começaram após o minuto 38, quando o Paços se colocou a vencer por 2- 0. Ambos os relatórios falam da existência de desacatos que, no entanto, são desvalorizados sobretudo pelos delegados. O árbitro de Portalegre fala em "50/ 60 adeptos do SC Braga" que "dirigiram- se e confrontando os adeptos da equipa do Paços de Ferreira", tendo nessa ocasião "arremessado vários objetos entre os quais cadeiras". Por sua vez, Fernando Araújo e Joaquim Campos consideraram que "alguns adeptos afetos ao SC Braga, desiludidos pelo decorrer do jogo que lhes era desfavorável, correram pela bancada nascente para invetivar os adeptos do visitante, no que foram imediatamente impedidos pelos ARD's de arremessar quaisquer objetos ( por ex. cadeiras)". O relatório refere ainda que "não houve qualquer contacto físico entre adeptos".
Pois bem, aversão dos delegados não coincide com a do árbitro e com os relatos dos diversos jornais, que referem o arremesso de cadeiras e até confrontos físicos, que obrigaram os adeptos pacenses – crianças inclusive – a saltar a vedação e a fugirem da bancada, tendo-se abrigado atrás de uma das balizas, conforme foi comprovado pelas imagens televisivas.
Essas notícias referem que os Assistentes de Recinto Desportivo não conseguiram conter a claque bracarense, num jogo que não teve policiamento até ao intervalo. Nessa altura António Salvador, líder do Sp. Braga, chamou o Corpo de Intervenção da PSP. O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, após analisar os relatórios, puniu o Sp. Braga com multa de 4980 euros e o Paços de Ferreira com o pagamento de 2532 euros.
Este incidente foi também desvalorizado pelo ministro Miguel Relvas, que disse haver"segurança no desporto em Portugal", considerando esta"uma situação pontual".


DN

JotaCC

Confrontos violentos no SC Braga B-Leixões

Mais incidentes. Novamente em Braga. Desta feita, foi no jogo de ontem a contar para a Segunda Liga, entre o Braga B e o Leixões (1-0), disputado no Estádio 1º de Maio, onde se registaram confrontos violentos entre os adeptos leixonenses e a polícia.

Na chegada ao estádio, os elementos da claque Heróis do Mar, parte das cerca de 800 pessoas que viajaram desde Matosinhos, entraram em provocações verbais com os adeptos locais. No entanto, foi de forma rápida que os insultos subiram de tom e passaram para os confrontos físicos, tendo a polícia de intervenção sido obrigada a carregar sobre os adeptos leixonenses, acalmando os ânimos. Na sequência deste episódio, um polícia ficou gravemente ferido, tendo sido encaminhado para o Hospital de Braga.

Já durante o intervalo, novas cenas de pancadaria entre os apoiantes do Leixões e a polícia, só que desta feita os elementos de segurança responderam com o disparo de vários tiros com balas de borracha. Desta segunda carga policial, ficou registada a detenção de um adepto forasteiro.
No espaço de uma semana, a cidade de Braga foi palco de duas situações que em nada dignificam o futebol português. Depois dos confrontos registados na passada segunda-feira, no Estádio Axa, entre os adeptos do SC Braga e os do Paços de Ferreira, novo episódio negro.
No final da partida, um membro do departamento de comunicação do SC Braga, afirmou que o sucedido «não é da responsabilidade do clube e não envolveu os adeptos bracarenses».

A BOLA

brigada da relote


brigada da relote


brigada da relote

Ismaily confiante
"Vou encontrar o Braga na Champions"
O esquerdino, transferido esta semana para o Shakhtar, acredita que os arsenalistas vão dar a volta ao mau momento e terminar a I Liga no pódio


De malas feitas para rumar em definitivo a Donetsk, Ismaily conversou na tarde de ontem com O JOGO e recusou que o encontro matinal com os companheiros tenha sido de despedida. Foi antes um até já, pois o brasileiro acredita que encontrará o Braga na próxima edição da Liga dos Campeões, depois de o clube dar a volta à fase atual. Confiança na qualidade do plantel e dos substitutos (Elderson, Emídio Rafael e Diogo Bittencourt) é coisa que não lhe falta.

Como foi a despedida do Braga?

Foi tranquila. Deixo muitos amigos no Braga, mas eles sabem que é uma grande oportunidade para mim e ficaram felizes. Deram-me total apoio nesta minha nova aventura e desejaram que vá tranquilo e jogue o máximo possível. Aproveitei ainda para agradecer ao mister a oportunidade e a confiança que me deu. Foi um virar de página e no Shakhtar vou tentar fazer igual ou melhor do que fiz no Braga.

Estava muito ansioso pela concretização do negócio?

Sim. O salto para o Shakhtar é muito grande, porque o clube está cada vez mais forte. Tinha de agarrar esta oportunidade e agora espero mostrar o meu futebol na Ucrânia.

O JOGO

brigada da relote

José Peseiro: «A nossa necessidade de vencer é inquestionável»
quer resposta imediata em Vila do Conde


O Sp. Braga desloca-se, segunda-feira, a Vila do Conde com a difícil tarefa de fazer esquecer o desaire caseiro com o Paços de Ferreira, na jornada passada.

José Peseiro mostra-se confiante. "Este é um momento muito importante da época. Sinto a equipa motivada para dar a volta à situação. A nossa necessidade de vencer é inquestionável. Queremos uma reação de guerreiros desde o primeiro minuto em Vila do Conde", afirmou o treinador, prosseguindo:

"O Rio Ave tem feito um bom campeonato. É uma equipa coesa e de grande eficácia, mas não há questões de vida ou de morte."

RECORD

brigada da relote

«Assumimos as nossas responsabilidades» - José Peseiro 

O Rio Ave será um obstáculo difícil de contornar mas o SC Braga quer regressar aos triunfos, palavra de José Peseiro.

«Vai ser um jogo difícil, até pelo campeonato que o Rio Ave tem feito e também pela necessidade de vencermos. Temos tido momentos menos felizes, mas se estivéssemos a ganhar também tínhamos que assumir a responsabilidade de vencer este jogo. Não vencemos os últimos três jogos e isso acrescenta-nos responsabilidades mas o SC Braga assume-as. Queremos quebrar esta série de resultados menos positivos e perseguir a posição e o objetivo que pretendemos», apontou o treinador dos arsenalistas na conferência de Imprensa de antevisão ao jogo desta segunda-feira em Vila do Conde.

Após o treino desta tarde será divulgada a lista de convocados.

A BOLA

brigada da relote

José Peseiro: "Temos de quebrar este ciclo"

"A necessidade de vencer é inquestionável. Temos de quebrar este ciclo de maus resultados", diz José Peseiro, treinador do Braga, na observação de três jogos seguidos sem vitórias (incluindo duas derrotas) e na perpespectiva do jogo de amanhã, em Vila do Conde, com o Rio Ave.

O Braga foi ultrapassado pelo Paços de Ferreira na corrida ao terceiro lugar da liga e vê-se na obrigação de defender o quarto posto em Vila do Conde, onde comparecerá com dois pontos de avanço sobre o Rio Ave, uma equipa que José Peseiro considera de "muito difícil" abordagem.

"O Rio Ave é uma equipa coesa, reservada, que não se expõe muito, que nunca se desequilibra e que é muito eficaz", afirma José Peseiro.

De forma implícita, o treinador do Braga reconhece no adversário da 19.ª jornada o que tem faltado ao Braga. "Os resultados não têm tido correspondência directa no desempenho da equipa", considera o técnico, que lamenta os golos sofridos pela equipa (seis nos últimos dois jogos".

"Temos tido o infortúnio das lesões em jogadores da defesa, mas isso não explica tudo. A responsabilidade é de toda a equipa. Concedemos poucas oportundades de golo, mas os adversários também têm tido uma eficácia tremenda", diz Peseiro.

Se o mal for da defesa, José Peseiro contará já com dois "reforços" numa "fase importante da época". O central Douglão está recuperado de lesão e poderá voltar aos relvados já amanhã e o lateral Elderson, regressado da CAN com o título de campeão africano, pela Nigéria, deverá ocupar a vaga de Ismaily, transferido para o Shakhtar Donetsk.

"O Elderson tem dado boa resposta nos treinos. Amanhã, já ser verá se pode jogar", afirma Peseiro. O defesa nigeriano deverá mesmo fazer parte da lista de convocados, a divulgar ao final da tarde de hoje, após o treino nos relvados secundário dos Estádio AXA.

JN

brigada da relote

José Peseiro"Sinto a equipa confiante"
No jogo desta segunda-feira em Vila do Conde, diante do Rio Ave, diz que será imperioso vencer e exige determinação desde o primeiro minuto


É uma espécie de tudo ou nada a partir de agora para o Braga, confessa o seu treinador, José Peseiro, na antevisão do jogo desta segunda-feira com o Rio Ave, em Vila do Conde. Tudo isso depois de três jogos sem conhecer o sabor da vitória.

"Espera-nos um jogo difícil, pelo campeonato que o Rio Ave está a fazer e pela necessidade de vitória do Braga. A necessidade de vencer é inquestionável, porque o momento que atravessamos a isso obriga. Os resultados não têm tipo correspondência direta com as nossas prestações. É importante vencer amanhã, para quebrar este ciclo e prosseguir rumo ao nosso objetivo".

Falando sobre o adversário, que é quinto classificado na I Liga e soma apenas menos dois pontos que o Braga, Peseiro destacou:

"O Rio Ave é uma equipa coesa e eficaz, que faz do desequilíbrio a sua principal arma. Temos que estar unidos que nunca, é o momento importante da época. Sinto a equipa confiante para dar a volta à situação e temos que repetir a determinação que nos levou a recuperar de 0-3 para 2-3 frente ao Paços de Ferreira. embora desta vez a atitude tenha que ser colocada em prática desde o início".

O JOGO

JotaCC

Peseiro: «Necessidade de vencer é inquestionável»
Sp. Braga fecha 19ª jornada em Vila do Conde

José Peseiro espera dificuldades para o Sp. Braga, esta segunda-feira, em Vila do Conde, no fecho da 19ª jornada, mas, depois de três jogos sem vencer, frisou a necessidade de bater o Rio Ave

O treinador dos minhotos reconhece que «as coisas não têm corrido bem» e o momento é «menos feliz», mas assegurou que, durante a semana, sentiu os jogadores «focados» para dar a volta à situação. «A necessidade de vencer é inquestionável para quebrar estes resultados menos positivos e para perseguir a posição e o objetivo que pretendemos [o terceiro lugar e apuramento para o play-off da Liga dos Campeões]», disse, na conferência de imprensa de antevisão do jogo.

Os muitos golos sofridos, doze nos últimos cinco jogos do campeonato, preocupam o técnico, que, contudo, lembrou que não é só o sector defensivo o responsável: «Quando marcamos é mérito de toda a equipa, quando sofremos também», frisou. Peseiro quer melhorar a eficácia defensiva, notando que «até em superioridade numérica na área», o Braga tem sofrido golos.

Sobre a equipa de Vila do Conde, que está a apenas dois pontos do Sp. Braga, disse ser «uma equipa coesa, que não se expõe muito, de eficácia e que faz dos equilíbrios o seu pronto principal». Para vencer em Vila do Conde num «momento importante da época», o treinador quer um Braga «mais determinado e coeso do que nunca», tendo ainda apelado a um grande «espírito de sacrifício».

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Hugo Viana pode deixar SC Braga a custo zero

Hugo Viana pode deixar o SC Braga no final da temporada a custo zero para se mudar para o Besiktas, avança a imprensa turca.

O médio internacional português está em fim de contrato com os arsenalistas e ainda não há acordo para a renovação, sendo que o Besiktas está atento à situação porque tem interesse no jogador.

Titular nos bracarenses desde que lá chegou em 2009, proveniente do Valencia, Hugo Viana pode estar prestes a deixar o SC Braga, podendo entrar já em negociações com o Besiktas, uma vez que o contrato expira em menos de seis meses.


Luigi Canotto na mira do SC Braga

Luigi Canotto, jogador do Siena, está referenciado pelo SC Braga e os arsenalistas podem avançar para a sua contratação, tendo em vista a próxima temporada.

O jogador de 18 anos é um médio com vocação ofensiva e tem facilidade em alinhar tanto nos corredores, como em zonas mais interiores, polivalência que agrada aos bracarenses.

No entanto, Luigi Canotto não está apenas na mira do SC Braga, sendo que a imprensa italiana afirma que o Tottenham, orientado por André Villas-Boas, também tem o jogador sob observação.


Peseiro: «Queremos uma reação de guerreiros»

O treinador do SC Braga assume que é «inquestionável» a necessidade dos minhotos somarem os três pontos diante do Rio Ave, esta segunda-feira, em jogo da 19ª jornada da Liga portuguesa.

«Este é um momento muito importante da época. Sinto a equipa motivada para dar a volta à situação. A nossa necessidade de vencer é inquestionável. Queremos uma reação de guerreiros desde o primeiro minuto em Vila do Conde», antecipou José Peseiro em conferência de imprensa.

O técnico dos minhotos deixou ainda elogios ao adversário.

«O Rio Ave tem feito um bom campeonato. É uma equipa coesa e de grande eficácia, mas não há questões de vida ou de morte», referiu o treinador do SC Braga.

ZEROZERO

JotaCC

Sp. Braga: Elderson pronto para agarrar a titularidade

O lateral regressou da CAN com o titulo de campeão e, depois da saída de Ismaily, perfila-se como a melhor opção para o lado esquerdo da defesa arsenalista.

Os dias de incógnita vividos por Elderson parecem ter chegado ao fim. Depois da tentativa da SAD do Braga de tranferi-lo no verão, falhada por falta de interessados, o nigeriano passou a mal amado no plantel minhoto.

A participação na CAN mudou tudo.

''Antes da CAN não tinha muita noção da sua importância. Só quando regressei ao meu país e vi a alegria das pessoas é que me apercebi. Foi realmente muito bom e a minha confiança aumentou com esta vitória.
Agora estou de volta e quero dar o meu melhor para ajudar o clube. Vi as mensagens dos adeptos do Sp. Braga no meu Facebook. Foi fantástico!''

O lateral sentiu na pele a dificuldade de uma competição que é decidida em poucas semanas, com pouco tempo para recuperar entre jogos.
''Sim, foi mesmo difícil. Não tivemos um bom início de competição, mas à medida que a prova foi decorrendo fomos jogando melhor como equipa. Foi difícil... Depois da vitória na final ficámos todos muito felizes.''

O facto de ter jogado no ultimo domingo pela sua selecção, permite a Elderson ter o ritmo desejado por José Peseiro para ocupar o lugar do recém transferido Ismaily, na viagem a Vila do Conde.

A confirma-se a titularidade, será o regresso ao onze após 3 meses de fora, depois da derrota com o Sporting a 11 de novembro.

FUTEBOL365

Pé Ligeiro

SC Braga demarca-se dos incidentes no jogo da equipa B com o Leixões

Em comunicado, o SC Braga sublinha que os adeptos do clube minhoto não estiveram envolvidos nos confrontos que marcaram o encontro de sábado entre a equipa B e o Leixões, no Estádio 1.º de Maio, referente à 28.ª jornada da 2.ª Liga.

Leia o comunicado na integra:

Na sequência do que tem sido noticiado na Comunicação Social, sobre os incidentes ocorridos aquando o jogo entre o SC Braga B e o Leixões, a Direcção do SC Braga esclarece o seguinte:

Os incidentes referidos tiveram origem e envolveram apenas e só adeptos do Leixões e a PSP.

Os adeptos do SC Braga assistiram ordeiramente ao referido jogo, sem intervenção alguma nos confrontos existentes.

A Direcção do SC Braga lamenta que a Comunicação Social, alguma presente no jogo, desvirtue a realidade dos factos, conotando os adeptos Bracarenses com estes acontecimentos e com uma imagem negativa que não corresponde à realidade.

A Direcção do SC Braga reafirma que os adeptos deste clube são ordeiros e está confiante que o vão demonstrar, amanhã, em Vila do Conde, no jogo com o Rio Ave, onde a sua presença irá ser notada pelo constante apoio e incentivo aos jogadores do SC Braga.

ABOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!

Bruno3429

Rabiola convocado para jogo com o Rio Ave
Por Pedro Manuel Couto

Rabiola é a principal novidade na lista de jogadores convocados por José Peseiro para o encontro de amanhã, com o Rio Ave, em Vila do Conde.

O avançado, contratado em janeiro ao CD Aves, já tinha atuado na equipa B dos minhotos, mas agora terá a oportunidade de jogar no conjunto principal.

Entre os 19 nomes da lista, também merece destaque o regresso do defesa-esquerdo Elderson, que se sagrou campeão do CAN ao serviço da seleção da Nigéria.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Quim e Kritciuk

Defesas: Sasso, Baiano, Elderson, Salino, Paulo Vinícius e Santos,

Médios: Mossoró, Custódio, Mauro, Carlos Eduardo e Hugo Viana

Avançados: João Pedro, Hélder Barbosa, Éder, Rabiola, José Luís e Alan

A Bola