News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 02/02

Started by JotaCC, 02 de February de 2013, 07:40

Previous topic - Next topic

JotaCC

Quatro bracarenses na selecção


O Sporting de Braga é o clube mais representado na selecção nacional, com quatro jogadores convocados por Paulo Bento para o desafio de carácter particular com o Equador, que se realiza na próxima quarta-feira, em Guimarães, no Estádio D. Afonso Henriques, pelas 20.45 horas.
Custódio, Rúben Micael, Rúben Amorim e Éder são os quatro futebolistas chamados por Paulo Bento para este desafio, o que faz do emblema minhoto o clube mais representado na selecção nacional.
O regresso de Danny, após longa ausência, e a 'baixa' do lesionado Pepe são as maiores novidades da convocatória da selecção portuguesa.
O encontro com a selecção equatoriana está marcado para quarta-feira e é o segundo confronto com aquela selecção sul-americana, depois da vitória por 3-0 no Torneio da Independência do Brasil, em 1972, e que marcará a estreia da selecção lusa em 2013 a anteceder dois jogos que podem decidir muito do futuro de Portugal no grupo F europeu de apuramento para o Campeonato do Mundo.
A equipa das quinas", segunda classificada, em igualdade pontual com Israel e a cinco pontos da líder Rússia, joga a 22 de Março em Telavive, em partida com início às 14:45 locais (menos duas horas em Lisboa), e quatro dias mais tarde em Baku, a partir das 21 (17 em Lisboa). A lista completa dos convocados é a seguinte: Guarda-redes: Beto (Sevilha/Esp) Eduardo (BB Istambul/Tur) e Rui Patrício (Sporting).
-Defesas: Bruno Alves (Zenit/Rus), Fábio Coentrão (Real Madrid/Esp), Sereno (Valladolid/Esp), Miguel Lopes (Sporting), João Pereira (Valência/ Esp), Luís Neto (Siena/Ita) e Ricardo Costa (Valência/Esp).
-Médios: Custódio (Sporting Braga), João Moutinho (FC Porto), Miguel Veloso (Dinamo Kiev/Ucr), Raul Meireles (Fenerbahce/Tur), Rúben Amorim (Sporting Braga) e Ruben Micael (Sporting Braga).
-Avançados: Cristiano Ronaldo (Real Madrid/Esp), Danny (Zenit/Rus), Hugo Almeida (Besiktas/Tur), Hélder Postiga (Saragoça/Esp), Nani (Manchester United/Ing), Varela (FC Porto) e Éder (Sporting de Braga).

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Um onze de caras novas
SAD INVESTIU EM REFORÇOS PARA TODOS OS SECTORES

Com algumas adaptações cirúrgicas, os jogadores contratados nesta reabertura de mercado pelos arsenalistas dão para formar uma equipa. Foram, precisamente, 11 as caras novas, sendo que o central Herbert, como Record revelou, vai permanecer na Trofa até ao final da temporada.

Mas comecemos pela baliza, onde Kritsyuk é visto com uma das grandes promessas do futebol russo. Assinou ate 2017 e em 2013/14 é um sério candidato à titularidade. Já na defesa, Sasso veio do Beira-Mar e jogou logo com o Benfica, assim como Emídio Rafael, contratado ao FC Porto, que também já foi utilizado por Peseiro. Ezequiel e Diogo Bittencourt reforçam, numa primeira fase, as laterais da B, sempre com a formação A no pensamento. Patrão, Perdigão e Zhestkov são outras apostas de futuro e trunfos para Toni atacar a segunda metade da temporada. Sobram João Pedro e Rabiola. O primeiro voltou a casa e promete dar muita luta a Alan, enquanto o goleador ex-Aves ainda terá de se mostrar a Peseiro.

RECORD

JotaCC

André Gomes chamado à seleção para o lugar de Rúben Micael

ESTREIA Médio de 19 anos do Benfica é a grande surpresa na convocatória para o particular com o Equador. Danny está de regresso

O jovem benfiquista André Gomes, de 19 anos, lançado esta época na equipa principal por Jorge Jesus, foi ontem à noite chamado pela primeira vez à seleção nacional por Paulo Bento, com vista ao particular de dia 6, em Guimarães, frente ao Equador. O jogador substitui o lesionado Rúben Micael, que estava inicialmente no lote dos 23 convocados anunciados de manhã.

Este é assim um prémio ao jogador do Benfica que tem dado nas vistas no meio campo do clube da Luz. André Gomes estava convocado para a seleção de sub- 20 que dia 5 ia medir forças com a França, mas acabou por ser ' promovido' à seleção principal, provavelmente num dos dias mais marcantes da sua ainda curta carreira.

O médio dos encarnados chegou a ser capitão das camadas jovens do FC Porto, mas acabou por ser dispensado pelos dragões em 2008. Passou depois pelo Boavista e em 2011 rumou ao Benfica para cumprir o seu segundo ano de júnior. Esta época, com 19 anos, Jesus lançou- o na equipa principal.

Na lista de convocados referência ainda para o regresso de Danny. O jogador do Zenit esteve parado bastante tempo devido a uma grave lesão e voltou a ser chamado à seleção mais de um ano depois – o último jogo foi em setembro de 2011, tendo marcado um golo na goleada de 4- 0 ao Chipre.

Na convocatória não há a registar grandes surpresas, sendo a única exceção Pepe, que está lesionado, num jogo que servirá para preparar os embates com Israel e Azerbaijão, da fase de qualificação para o Mundial 2014. "O objetivo passa por nos prepararmos da melhor maneira possível, não só para este jogo mas também para os compromissos oficiais que teremos passado um mês e meio. Este é o último particular antes desses dois jogos extremamente importantes com Israel e Azerbaijão", referiu o selecionador.


DN

JotaCC

Rabiola pronto para jogar em Aveiro

RABIOLA, atacante contratado pelo Braga no mercado de inverno, pode estrear-se já amanhã, no jogo com o Beira-Mar, da 17.ª ronda da Liga, assim o entenda José Peseiro. Entre os convocados, a divulgar hoje, é certo outro reforço: em Aveiro, o guarda-redes russo Stanislav Kritsyuk vai para o banco. E Quim retomará a defesa da baliza "arsenalista".

Chegado do Desportivo das Aves – onde fez 20 golos, 14 deles no campeonato da 2.ª Liga, de que é melhor marcador –, Rabiola participou nos dois últimos treinos do Braga e deverá voltar a estar às ordens de José Peseiro no desta tarde.
Se não for incluído na escala para Aveiro ou se não chegar a jogar com o Beira-Mar, Rabiola poderá ser utilizado na equipa B – encontro com o Tondela, também amanhã, no Estádio 1. "de Maio – e aí procurar aumentar o pecúlio goleador na 2.ª Liga.
A mesma equação pode ser feita para o guarda redes Kristsyuk. O internacional sub-21 russo será a alternativa a Quim, que retomará a titularidade após a partida de Beto para o Sevilha. Certas são as ausências de Nuno André Coelho, de Douglão e de Ruben Micael, que recuperam de lesões, tal como a de Haas, suspenso. A dupla de centrais será composta por Paulo Vinícius e por Sasso.


YAZALDE QUER MOSTRAR SERVIÇO

Avançado reencontra o Braga, que o cedeu ao Beira-mar, e espera provar ter valor para voltar aos Guerreiros

UMA JORNADA após a estreia com a camisola do Beira-Mar, quis o destino que Yazalde defrontasse o Braga, a equipa que o cedeu até ao final da época aos aveirenses. O filho de Jaime Graça, ex-glória do Rio Ave, espera vir a ser opção do técnico Ulisses Morais para o jogo de amanhã, às 18 horas. Impõe-se uma boa prestação, e quem sabe golos, para mostrar aos responsáveis arsenalistas que tem valor.
Yazalde, que recebeu o nome de um goleador que fez história em Portugal, mas para quem a referência é Drogba, poderá fazer a sua estreia em casa frente ao Braga. O jogador diz-se plenamente integrado no plantel, onde encontrou antigos colegas de seleção e, acima de tudo, "pessoas simples e de trato fácil", que ajudaram o internacional português a ser já uma opção válida para a titularidade. Há uma motivação extra para o confronto com os bracarenses. "Todos os jogos são especiais, mas ainda mais quando se joga contra um grande clube", refere.
Algumas vezes utilizado a extremo, gosta mesmo é de jogar o mais perto possível da baliza, a ponta de lança. Se for opção e marcar, não sabe se vai festejar. "Depende do momento", confessa. Jogador jovem, de 24 anos, conta já no currículo com passagem por outros clubes da Liga – Braga, Rio Ave e Olhanense – e aposta agora tudo no Beira-Mar: "É um excelente clube e foi por isso que vim para cá. Compete-me trabalhar e dar o máximo."
O objetivo é ajudar os aveirenses a alcançarem a permanência mas a "luta vai ser complicada". "Seriedade, humildade e motivação" são o tónico para atingir as metas do clube e pessoais. "Estou a trabalhar para regressar a Braga no final da época. Sei que tenho valor, mas as pessoas de lá não acham isso", concluiu Yazalde.

JN

JotaCC

UMA VOLTA À ESPERA DA TITULARIDADE

Ascensão do guarda-redes a número 1 da hierarquia surgirá com o Beira-mar, a única equipa que havia defrontado para a I Liga

Alonga espera de Quim terminou. O experiente guarda-redes de 37 anos está de regresso à titularidade em jogos do campeonato e, salvo uma (inesperada) lesão, manterá esse estatuto até ao final da temporada. A suspeita de uma ascensão na hierarquia por parte do internacional português já pairava no ar desde o mau desempenho de Beto com o Benfica, mas transformou-se numa realidade com a saída do "ex-número 1" para o Sevilha. Uma volta foi quanto o famalicense aguardou para recuperar um lugar que ocupou quase em exclusivo na época passada, durante a qual esteve, segundo Rui Correia, "fantástico". "Ele fez poucos jogos nos primeiros seis meses, mas, atendendo à experiência e qualidade que sei que tem, estará pronto para assumir a titularidade", sustenta o ex-guarda redes e ex-membro da equipa técnica bracarense, que, pela "enorme simpatia" que sente pelo clube, sentiu "estranheza por não ver Quim na baliza.
Embora a entrada de Quim não seja sinal de uma baliza inviolável, algo que esta época só aconteceu em quatro das 16 jornadas realizadas, Rui Correia acredita na eficiência do guarda-redes. "Dá-se pouco por ele no jogo, mas ele diz presente quando é preciso. As pessoas podem ficar tranquilas, porque, do que conheço do Quim, ele está preparado para fazer um final de campeonato muito bom", garante o treinador especialista no treino de guardiões, convencido que o ex-colega de equipa – conviveram durante cinco anos nos arsenalistas – ainda tem muito para dar. "Eu joguei até aos 39 anos. Por isso, o Quim, que está com 37 anos, tem todas as capacidades físicas e psicológicas para fazer esta ponta final de época e ainda jogar mais duas ou três", concluiu.


Números aprovam troca

Média de Quim é inferior à de Beto, que ia buscar a bola ao fundo da baliza 1,5 vezes por jogo

À luz dos números, e ignorando por momentos o grau de dificuldade de cada jogo, a troca de Quim por Beto está aprovada. A conclusão resulta da média de golos sofridos por cada um dos guarda-redes, que é bem mais agradável no caso do famalicense do que no do lisboeta. O primeiro, que jogou num total de nove encontros (I Liga, Taça de Portugal, Taça da Liga e Liga dos Campeões), apresenta uma média de 0,9 golos/jogo, enquanto o segundo, utilizado em 22 ocasiões (I Liga e Liga dos Campeões), de 2,5 golos/jogo. A diferença de desempenhos pode explicar-se, em parte, com o nome dos adversários que cada um apanhou pela frente. Dos teoricamente mais complicados, Quim apenas defendeu contra FC Porto (Taça de Portugal) e Vitória de Guimarães (Taça de Portugal e da Liga); já Beto alinhou frente aos denominados três grandes no campeonato e em sete dos oito jogos realizados pelo Braga na Champions.

Harmonia volta à baliza

A saída de Beto fez voltar a harmonia à baliza do Braga, depois de seis meses marcados por um mal-estar entre o agora guarda redes do Sevilha e Quim. Aliás, tal como O JOGO adiantou em dezembro, os dois nem se falavam. No entanto, Beto garantiu que sempre demonstrou "disponibilidade para todos os colegas". "Sou uma pessoa de trato fácil e não acredito que o que possa ter acontecido tenha sido responsabilidade minha", disse. 


Kritsyuk entusiasma nos treinos

O nome de Stanislav Kritsyuk deverá constituir uma das grandes novidades da lista de convocados do Braga para o jogo de amanhã, em Aveiro, com o Beira-Mar. O jovem guarda-redes russo, que na camisola terá estampado o número 24 e apenas o apelido, mostrou muitas qualidades nos treinos realizados até ao momento e os responsáveis bracarenses estão convencidos de que estão na presença de um jogador com um enorme potencial. Kritsyuk, recorde-se, chegou à Cidade dos Arcebispos sem qualquer garantia de que assinaria contrato, mas, após a saída de Beto e os seus desempenhos, os arsenalistas nem pensaram duas vezes em propor-lhe um contrato válido para as próximas quatro épocas e meia.


"Aqui não se joga para o empate"

Central conversou com a France Football e explicou que a mudança para o Braga aconteceu num ápice, além de ter indicado as principais diferenças entre o futebol que se pratica no campeonato português e no francês

A viver a primeira experiência fora do país natal (França), Vincent Sasso está completamente rendido ao campeonato português. O central, que chegou a Braga seis meses depois de o Beira-Mar o ter "pescado" no Nantes, está surpreendido pela positiva com a postura ofensiva das equipas e elogiou-a durante uma entrevista à revista France Football, em resposta a um convite do jornalista para apontar as principais diferenças entre a I Liga e a Ligue 1. "O futebol aqui é diferente do praticado em França. É muito mais técnico e mais rápido, e menos tático e físico. Aqui não se joga para empatar ou para não sofrer golos; aqui joga-se para atacar e vencer o jogo. É muito mais interessante e dá mais prazer", afiançou. Interromper a ligação à casa-mãe (Nantes) não foi uma decisão tomada de ânimo leve, mas Sasso explicou que não estava preparado para passar mais uma época no banco de suplentes. "Não tinha jogado muito [fez apenas três jogos a titular em 2011/12] e sentia forçosamente que esta temporada tinha de ter mais minutos. Senti-me um pouco triste no momento, mas isso agora é passado", explicou o francês de 21 anos, que nunca esperou "sair do Braga tão rapidamente". "A mudança para o Braga aconteceu durante a noite", revelou, antes de avançar com as razões que o levaram a preferir os bracarenses aos russos do Krasnodar. "O projeto desportivo é muito interessante do ponto de vista da progressão. O clube tem ótimas condições e jogadores muito bons, além de ter disputado a Liga dos Campeões", enalteceu o jovem internacional gaulês, confessando-se "satisfeito" com a sua situação atual.


RABIOLA JÁ TRABALHOU NO AXA

José Peseiro viu ontem pela primeira vez em ação o último reforço do Braga neste mercado de inverno. Depois de ter completado os exames médicos durante o dia de quinta-feira, Rabiola juntou-se à equipa na preparação para o encontro com o Beira-Mar, para o qual até poderá vir a ser uma opção. Resta saber se dois treinos (esta tarde há mais um) são suficientes para convencer o treinador a convocar o melhor marcador português dos campeonatos nacionais.


JOÃO PEDRO ARAÚJO EM DESTAQUE NA UEFA

Numa fase em que o Braga é um dos principais contribuidores para as convocatórias de Portugal, João Pedro Araújo revelou numa entrevista ao sítio da UEFA que "o contacto entre o médico de um clube e de uma seleção é fundamental". "Quando falamos em internacionais, falamos em jogadores de elite que estão envolvidos em várias provas. A época é longa, tem muito jogos e os problemas que surgem têm de ser realizados pelas duas equipas médicas", afirmou o chefe do departamento médico bracarense, que participou num workshop realizado pela UEFA e orientado por Henrique Jones, médico da Seleção Nacional.


Oitava dupla em estreia

Sasso vai formar amanhã com Paulo Vinícius a oitava dupla de centrais do Braga esta temporada. O número resulta dos problemas que têm afetado os elementos do eixo defensivo ao longo da época e que nesta jornada impedem Douglão (lesionado), Nuno André Coelho (lesionado) e Haas (castigado) de jogar. Apesar de José Peseiro ter tido quase sempre dois centrais disponíveis, com a Naval, para a Taça da Liga, o treinador teve mesmo de recuar Custódio (médio) para o lado de Haas.

O JOGO

Bruno3429

Paulo Fonseca preferido para suceder a Peseiro
Por Jorge Santos Carvalho

António Salvador estará inclinado a contratar Paulo Fonseca para suceder a José Peseiro na próxima temporada, embora não esteja afastada a possibilidade do treinador do Paços de Ferreira substituir o técnico dos bracarenses na época atual, isto se a equipa minhota sofrer novos percalços na Liga e na Taça da Liga, ou seja, as únicas competições que restam para atingir objetivos.

O excelente trabalho que Paulo Fonseca está a desenvolver à frente dos pacenses tem despertado a atenção de vários clubes nacionais e entre eles está o SC Braga. E António Salvador tem revelado enorme aptidão para se antecipar à concorrência. Mas uma alteração imediata no comando técnico dos guerreiros do Minho não é do agrado do presidente, que gostaria de manter José Peseiro até final do Campeonato. Apesar de ter mais um ano de contrato com os bracarenses a continuidade parece improvável, pois este SC Braga está muito longe de cumprir os objetivos traçados para esta temporada.

Os péssimos resultados na Champions, que não só afastaram a equipa da liga milionária como a impediram de saltar para a Liga Europa, com enormes consequências para as contas da SAD bracarense, precipitaram o arrefecimento da relação entre o líder dos bracarenses e o seu treinador. O afastamento da Taça de Portugal, nos quartos de final, aos pés do Vitória de Guimarães, foi o segundo rude golpe sofrido e que deixou Peseiro numa situação muitíssimo frágil.

Em conversa com A BOLA, o treinador da equipa da Mata Real foi taxativo. «São rumores, mas não tenho por hábito dar atenção a rumores. E, que saiba, o SC Braga tem treinador, no caso alguém que me merece o maior respeito. Estou concentrado na minha carreira no Paços e tenho mais um ano de contrato», disse Paulo Fonseca.

A Bola

Bruno3429

Polémica: Líder bracarense denunciou utilização irregular de três jogadores
António Salvador trama FC Porto

António Salvador, presidente do Sp. Braga, terá alertado as autoridades desportivas para a irregularidade cometida pelo FC Porto, que incorre no risco de ser eliminado da Taça da Liga, devido à utilização irregular de Fabiano, Abdoulaye e Sebá no jogo com o V. Setúbal (1-0), menos de 72 horas depois de terem atuado pela equipa B.

O Regulamento de Competições da Liga é claro no que se refere à inscrição e participação de jogadores de equipas B nas formações principais. Diz o artigo 13º que "qualquer jogador apenas poderá ser utilizado pela equipa principal ou equipa B decorridas que sejam 72 horas após o final do jogo em que tenha representado qualquer uma das equipas, contadas entre o final do primeiro jogo e o início do segundo".

Segundo contou uma testemunha ocular ao CM, foi no luxuoso Hotel Polana, em Maputo, que o presidente do Sp. Braga descarregou, ao telefone, toda a sua ira, ante a possibilidade de a equipa B dos arsenalistas perder 3 pontos pela utilização irregular de Emídio Rafael, e nada suceder a Fabiano, Abdoulaye e Sebá. "Estava furioso. Só não percebi bem se estava a falar com alguém da Liga ou do V. Setúbal. Mas vincou bem que se o Braga ia ser penalizado, o FC Porto também teria de sofrer o mesmo castigo", contou a mesma fonte ao CM.

António Salvador terá, igualmente, deixado escapar que foi "alertado" da irregularidade dos dragões pelo departamento jurídico do Sp. Braga.

James já é 100% dragão

O FC Porto comprou a totalidade dos direitos económicos de James Rodríguez, ao readquirir os 35% que estavam na posse de um fundo financeiro, por 8,75 milhões de euros.

A operação financeira relativa ao internacional colombiano implicou, até hoje, um investimento total de 13,5 milhões de euros desde que, a 6 de julho de 2010, o jogador foi comprado ao Banfield por 5,1 milhões, correspondentes a 70 por cento.

O valor da reaquisição (8,75 milhões) é referido no comunicado ontem enviado pela SAD portista à Comissão do Mercado dos Valores Mobiliários (CMVM), no qual os dragões anunciam o negócio com a empresa Gol Football Luxemburg, à qual tinham alienado, em dezembro de 2010, 35 dos 70 por cento dos direitos que detinham por 2,55 milhões.

Liga envia processo à Federação

A Comissão de Inquérito da Liga Portuguesa de Futebol Profissional já enviou o processo que envolve o FC Porto para o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol.

Nos próximos dias, os membros do conselho vão chamar os responsáveis do FC Porto para apresentarem a sua defesa no caso. No final da próxima semana deverá ser conhecida a pena a aplicar.

Num caso semelhante com o Sp. Braga, a utilização irregular do lateral Emídio Rafael levou a FPF a castigar a equipa B com a perda dos três pontos na II Liga. Uma das penas que o Conselho de Disciplina do FPF pode aplicar aos dragões é o afastamento da Taça da Liga. Nesse caso, o V. Setúbal (3º classifica no Grupo A) ocuparia o lugar dos portistas e assim defrontaria o Rio Ave nas meias-finais.

Correio da Manhã

brigada da relote


JotaCC

«Já estive para sair dez vezes» - José Peseiro

A notícia de A BOLA dando conta da possibilidade de Paulo Fonseca, treinador do Paços de Ferreira, poder suceder a José Peseiro (em breve ou no final da época), dominou grande parte da conferência de projeção do jogo com o Beira-Mar.

O treinador considera «ficção» a sua eventual saída do comando do SC Braga: «É uma novela ou folhetim de ficção. Já estou habituado. Antes do primeiro jogo oficial perguntaram-me se o meu lugar estava em risco se não ganhasse à Udinese e Benfica. Já tem 10/12 episódios... Não me desestabiliza nem perturba a equipa. Se já tinha insensibilidade com estas coisas, agora tenho muito mais. Quanto mais notícias saírem menos me preocupa. Já estive para sair por dez vezes!»

José Peseiro lembra que os guerreiros alcançaram o principal objetivo, «entrar na Champions», que foi «importante nos sucessos desportivos e económicos». «Mesmo com a partida de Lima, que foi um jogador decisivo em Braga, a equipa continuou a jogar bem, um futebol positivo. Mostrou muitas vezes grande qualidade, mesmo na Champions. Merecíamos ter outro sucesso em face daquilo que fizemos», declarou.

O treinador reconheceu, no entanto, que a meta «realista» do SC Braga nesta altura é o terceiro lugar. A batalha pelo título está praticamente perdida: «Apesar das muitas lesões, o Braga continua a lutar por um lugar na Champions e por um título. Neste momento, face aos argumentos que temos e a qualidade dos adversários, o realista é conseguir o terceiro lugar e tentar conquistar a Taça da Liga.»

O Beira-Mar ocupou a última parte da conferência. «Temos de vencer este e os outros jogos. O Beira-Mar teve um momento em que cresceu muito, as coisas agora não lhe tem corrido bem, mas vai com certeza tentar dar a volta à situação. Faremos o que é essencial e determinante para ganhar o jogo e para alcançar objetivo real que é o terceiro lugar», sintetizou José Peseiro,

Em relação à lesão de Rúben Micael, o técnico não descartou a hipótese de o médio ser operado: «Pode acontecer. Sofreu uma recaída e será reavaliado na segunda-feira. É uma baixa importante mas tenho confiança total nos jogadores que tenho.»

A BOLA

JotaCC

Beira Mar-Sp. Braga (antevisão): pontos para diferentes fins
Duas equipas sob pressão, mas em lutas bem diferentes


O Momento

Beira Mar:

Quatro derrotas consecutivas e um total de sete jogos sem ganhar, entre campeonato e Taça da Liga, voltam a colocar os aveirenses no vermelho depois de terem terminado o ano em alta. Do oitavo lugar de então ao atual 14º posto, com os mesmos 14 pontos do V. Setúbal, primeiro abaixo da linha de água, passou apenas mês e meio. Pode ser que as soluções atacantes encontradas no mercado (Abalo, Yazalde e Tozé Marreco) ajudem a tirar a equipa da crise.

Sp. Braga:

Nunca os minhotos viram o terceiro lugar tão ameaçado - «culpa» da época sensacional do Paços de Ferreira, que segue à distância de um ponto apenas -, e a recente derrota com o Benfica veio colocar mais pressão sobre José Peseiro, que somou duas desfeitas nos últimos três encontros. Reduzidos apenas ao Campeonato e à Taça da Liga, os bracarenses precisam de fazer tudo para se segurarem ao pódio, sob pena de protagonizarem a pior época dos últimos anos.


Ausências:

Beira Mar: Balboa e Saleh, lesionados.

Sp. Braga: Haas, castigado; Douglão, Djamal, Nuno André Coelho, Rúben Micael e Hélder Barbosa (lesionados).

Discurso direto:

Ulisses Morais: «É um desafio importante para nós e é importante que tenhamos argumentos para jogar dessa forma. É isso que desejo que aconteça. Ter aqui um super Braga para perceber se somos capazes também de ser super no que somos capazes de fazer. Pelo que conheço deste grupo, o que precisamos é de nos desafiamos»

José Peseiro: «O Beira Mar cresceu muito, mas ultimamente as coisas não lhe têm corrido tão bem. Esperamos encontrar uma equipa com toda a vontade para dar a volta à situação, mas que também sabe da força do Braga»

Histórico de confrontos:

O Beira Mar não vence o Sp. Braga em casa desde Abril de 2002, depois de uma goleada, por 4-2. Desde então, o melhor que conseguiu foi um empate (2-2), no ano seguinte, antes de cinco derrotas consecutivas. São estes resultados recentes que têm equilibrado a balança para o lado dos arsenalistas. Ainda assim, o saldo final é favorável aos aveirenses, que contam 11 triunfos, cinco empates e sete derrotas.

Equipas prováveis:

BEIRA MAR: Rui Rego; Pedro Moreira, Jaime, Tonel e Hélder Lopes; Ricardo Dias; Fleurival e Rui Sampaio; Rúben Ribeiro, Yazalde e Nildo.

SP. BRAGA: Quim; Salino, Paulo Vinícius, Sasso e Ismaily; Custódio e Hugo Viana; Alan, Mossoró e Rúben Amorim; Éder.


José Peseiro: «Já estive para sair do Braga umas onze vezes»
Treinador sublinha que as pessoas se esquecem que a equipa está plenamente dentro dos objetivos reais que tem

As notícias de que a posição de treinador não está segura, havendo até rumores de que António Salvador já se movimenta no mercado à procura de um substituto, não mexem minimamente com José Peseiro. O treinador diz que já está vacinado contra estas notícias, que não são de resto novas.

«Não sei se se lembram, mas já antes do primeiro jogo oficial perguntavam-me se o meu lugar não estava em risco caso não ganhasse à Udinese. Isso é um folhetim de ficção que já tem vários episódio: já estive para sair uma dez ou onze vezes. É uma telenovela que não me desestabiliza.»

O treinador garantiu de resto que está «tranquilo e satisfeito» com a prestação da equipa e garante que «o objetivo real do Sp. Braga é o terceiro lugar». «Entrámos na Champions, um objetivo muito importante e decisivo por questões económicas e desportivas», adiantou José Peseiro este sábado.

«Jogámos uma eliminatória extremamente difícil frente à Udinese. Depois perdemos o Lima, que foi um jogador muito influente e decisivo na época passada, mas o Braga tem feito tanto que as pessoas até se esquecem disso», disse, recordando ainda «algumas lesões» que atingiram a equipa.

«Apesar disso a equipa continuou a jogar bem, mesmo na Liga dos Campeões, onde fez jogos deslumbrantes e que só por alguns erros e infortúnio não teve o sucesso que merecia. Agora continuamos a lutar pelo terceiro lugar e por um título na Taça da Liga», acrescentou o treinador.

Nessa corrida pelo terceiro lugar segue-se o Beira Mar. «O Beira-Mar cresceu muito, mas ultimamente as coisas não lhe têm corrido tão bem. Esperamos encontrar uma equipa com toda a vontade para dar a volta à situação, mas que também sabe da força do Braga», referiu a propósito.

MAIS FUTEBOL

JotaCC

"Objetivo real do Braga é o terceiro lugar" - José Peseiro

José Peseiro considerou hoje que o "objetivo real" do Sporting de Braga é segurar o terceiro lugar da I Liga de futebol, disse estar satisfeito com o desempenho da equipa e tranquilo quanto ao seu futuro.

Depois da derrota caseira diante do Benfica na última jornada (2-1), a equipa minhota ficou a 13 pontos do duo que comanda o campeonato, FC Porto e Benfica, pelo que para o treinador bracarense o "objetivo real" passa agora por segurar a terceira posição, que pode dar acesso à "Champions", e lutar pela conquista da Taça da Liga (recebe os "encarnados" nas meias-finais no final deste mês).

José Peseiro desvalorizou notícias que dão conta de alegadas movimentações do presidente António Salvador para encontrar um substituto - "isso é um folhetim de ficção que já tem vários episódios" - e disse estar "tranquilo e satisfeito" pelo desempenho da equipa até ao momento.

EXPRESSO


JotaCC

Peseiro assume 3.º lugar como "objetivo real do Braga"

José Peseiro considerou hoje que o "objetivo real" do Sporting de Braga é segurar o terceiro lugar da I Liga de futebol, disse estar satisfeito com o desempenho da equipa e tranquilo quanto ao seu futuro.

Depois da derrota caseira diante do Benfica na última jornada (2-1), a equipa minhota ficou a 13 pontos do duo que comanda o campeonato, FC Porto e Benfica, pelo que para o treinador bracarense o "objetivo real" passa agora por segurar a terceira posição, que pode dar acesso à "Champions", e lutar pela conquista da Taça da Liga (recebe os "encarnados" nas meias-finais no final deste mês).

José Peseiro desvalorizou notícias que dão conta de alegadas movimentações do presidente António Salvador para encontrar um substituto - "isso é um folhetim de ficção que já tem vários episódios" - e disse estar "tranquilo e satisfeito" pelo desempenho da equipa até ao momento.

Contudo, o técnico fez questão de lembrar o percurso da equipa nesta temporada.

"Entrámos na `Champions`, um objetivo importantíssimo e decisivo por questões económicas e desportivas, numa eliminatória extremamente difícil diante a Udinese. Depois perdemos o Lima [vendido ao Benfica], que foi um jogador muito influente e decisivo na época passada, mas o Braga tem feito tanto que as pessoas até se esquecem disso", recordou.

Apesar disso "e, mais tarde, de algumas lesões", a equipa continuou "a jogar bem, mesmo na Liga dos Campeões, onde fez jogos deslumbrantes e que só por alguns erros e infortúnio não teve o sucesso que merecia".

"Mas continuamos a lutar pelo terceiro lugar e por um título [Taça da Liga]", frisou.

Domingo, os "arsenalistas" deslocam-se a Aveiro para defrontar o Beira-Mar, equipa que já derrotou duas vezes esta temporada, no campeonato e na Taça da Liga.

"O Beira-Mar cresceu muito, mas ultimamente as coisas não lhe têm corrido tão bem. Esperamos encontrar uma equipa com toda a vontade para dar a volta à situação, mas que também sabe da força do Braga", analisou.

O treinador revelou ainda que Rúben Micael pode vir a precisar de uma intervenção cirúrgica ao joelho direito.

O jogador lesionou-se no jogo com o Sporting, na nona jornada (11 de novembro de 2012), e quando retomou a atividade nunca esteve a 100 por cento, tendo mesmo jogado várias vezes condicionado.

Sexta-feira teve uma "recaída", explicou José Peseiro, e a possibilidade de ser operado é um cenário em aberto.

O internacional português, inicialmente convocado por Paulo Bento para o particular de quarta-feira com o Equador, mas entretanto substituído pelo benfiquista André Gomes, vai ser revalidado segunda-feira.

Sporting de Braga, terceiro classificado, com 29 pontos, e Beira-Mar, 14.º, com 14, defrontam-se no domingo, às 18:00, no Estádio Municipal de Aveiro, jogo que será arbitrado por Hugo Pacheco, do Porto.

RTP

JotaCC

Treinador diz que "objetivo real do Braga é o terceiro lugar"

José Peseiro considerou, este sábado, que o "objetivo real" do Sporting de Braga é segurar o terceiro lugar da I Liga de futebol, disse estar satisfeito com o desempenho da equipa e tranquilo quanto ao seu futuro.

Depois da derrota caseira diante do Benfica na última jornada (2-1), a equipa minhota ficou a 13 pontos do duo que comanda o campeonato, FC Porto e Benfica, pelo que para o treinador bracarense o "objetivo real" passa agora por segurar a terceira posição, que pode dar acesso à "Champions", e lutar pela conquista da Taça da Liga (recebe os "encarnados" nas meias-finais no final deste mês).

José Peseiro desvalorizou notícias que dão conta de alegadas movimentações do presidente António Salvador para encontrar um substituto - "isso é um folhetim de ficção que já tem vários episódios" - e disse estar "tranquilo e satisfeito" pelo desempenho da equipa até ao momento.

Contudo, o técnico fez questão de lembrar o percurso da equipa nesta temporada.

"Entrámos na 'Champions', um objetivo importantíssimo e decisivo por questões económicas e desportivas, numa eliminatória extremamente difícil diante a Udinese. Depois perdemos o Lima [vendido ao Benfica], que foi um jogador muito influente e decisivo na época passada, mas o Braga tem feito tanto que as pessoas até se esquecem disso", recordou.

Apesar disso "e, mais tarde, de algumas lesões", a equipa continuou "a jogar bem, mesmo na Liga dos Campeões, onde fez jogos deslumbrantes e que só por alguns erros e infortúnio não teve o sucesso que merecia".

JN

JotaCC

José Peseiro: «Já vamos no 10.º episódio esta época»
NOME DE PAULO FONSECA NÃO ASSUSTA TÉCNICO

José Peseiro desvalorizou as notícias que dão conta da sua saída do Sp. Braga, por troca com Paulo Fonseca, técnico do P. Ferreira. Em conferência de imprensa, o timoneiro bracarense sublinhou que este género de situações têm sido uma constante esta época.

"Isto é mais um episódio e já vamos no 10.º esta temporada. Recordo que antes da eliminatória com a Udinese também disseram que seria despedido se não chegasse à Liga dos Campeões. Encaro isso com uma novela de ficção, que não me perturba. Se já era insensível a estes assuntos, agora com tantos episódios semelhantes ainda fiquei mais insensível", vincou Peseiro, garantindo que "isto não perturba a equipa".

Em sua defesa, o treinador dos minhotos recordou os vários percalços sofridos esta temporada. "Relembro que o Sp. Braga entrou na Champions, um objetivo decisivo, e, mesmo após perdermos o Lima - um jogador fulcral nesta equipa - continuámos a praticar um futebol positivo e de qualidade. Nunca chorámos a sua saída. Temos tido alguns infortúnios mas também qualidade para responder", finalizou.

Objetivo

Com o duo da frente cada vez mais longe, Peseiro admitiu que o Sp. Braga lutará pelo último lugar do pódio. "Neste momento, o objetivo real, face aos argumentos e qualidade dos nossos opositores, é o 3.º lugar. Conseguir isso e o apuramento para a Champions é muito importante", explicou, lembrando que os bracarenses lutam ainda pela Taça da Liga: "temos a possibilidade de sonhar com o título que tanto desejamos."

RECORD

JotaCC

Peseiro: "Já estive para sair dez ou onze vezes"

Treinador do Sporting de Braga considera que a hipótese de ser despedido não passa de uma "novela de ficção".

José Peseiro assegura que está firme no comando técnico do Sporting de Braga e não crê que o seu despedimento esteja à vista, apesar de os arsenalistas já estarem a 13 pontos de FC Porto e Benfica no campeonato e com apenas mais um que o Paços de Ferreira.

"É ficção a que já estou habituado. Recordo-vos que já antes do primeiro jogo oficial perguntaram se o meu lugar não estava em risco se não ganhasse à Udinese. Acho que isto já leva dez ou onze episódios. É uma novela de ficção que não desestabiliza, nem perturba a equipa. Quando saem notícias dessas, é porque o treinador está perto de sair. Então já estive para sair dez ou onze", ironizou José Peseiro.

O Sporting de Braga defrontará no domingo o Beira-Mar, a partir das 18.00, em jogo da 17.ª jornada da Liga, e Peseiro pretende iniciar um ciclo de "consolidação" do terceiro lugar. "O Beira-Mar cresceu muito, mas as coisas não lhes correram bem ultimamente. Vão fazer tudo para inverter a situação, embora sabendo da força do Braga. Vamos fazer o que é necessário para vencer este e os outros jogos", alertou.

DN

JotaCC

"Já estive para sair aí umas 11 vezes"

Dizendo-se "insensível" ao rumor de que poderá estar de saída, tendo Paulo Fonseca como substituto, treinador do Braga só pensa em vencer amanhã o Beira Mar.
Seguro por uma cláusula indemnizatória de 2 milhões de euros, José Peseiro reagiu com aparente serenidade à notícia de que Paulo Fonseca irá substituí-lo, em breve, no comando técnico do Braga. "É ficção a que já estou habituado. Recordo-vos que já antes do primeiro jogo oficial perguntaram se o meu lugar não estava em risco se não ganhasse à Udinese. Acho que isto já leva 10 ou 11 episódios. É uma novela de ficção que não desestabiliza, nem perturba a equipa. Se eu já tinha alguma insensibilidade ou me perturba pouco, continuo a assim. Quando isso sai, é porque o treinador está perto de sair. Então já estive para sair umas 10 ou 11 vezes", observou.

Certo de que ainda não será desta que estará de partida da Pedreira, o treinador arsenalista aposta, de resto, em vencer já amanhã, no assalto ao Beira Mar, de modo a "consolidar" o terceiro lugar. "O Beira Mar cresceu muito, mas as coisas não lhes correram bem ultimamente. Vão fazer tudo para inverter a situação, embora sabendo da força do Braga. Vamos fazer o que é necessário para vencer este e os outros jogos", realçou.

O JOGO

JotaCC

CM de Braga tem de pagar IVA
manutenção do estádio

O Supremo Tribunal Administrativo deu razão ao Fisco e forçou a Câmara Municipal de Braga a liquidar o IVA (mais juros compensatórios) correspondentes às despesas de manutenção do Estádio Municipal da cidade.

A notícia foi avançada ontem pelo semanário "Sol", que afirma que os juízes consideraram que, havendo um contrato público entre a autarquia e um clube, a Câmara não pode deduzir o IVA nas despesas de manutenção. Assim, a CM Braga terá de pagar 844 mil euros ao Fisco, valor correspondente a 2005, 2006 e parte de 2007 e 2008.

RECORD

Pé Ligeiro

Peseiro promove estreia de Kritsyuk frente ao Beira-Mar

A estreia do novo guarda-redes dos minhotos, Stanislav Kritsyuk, contratado para render Beto, que foi emprestado ao Sevilha, é a principal novidade da lista de convocados de José Peseiro para o encontro de amanhã, frente ao Beira-Mar.

Destaque ainda para o regresso de Paulo Vinícius, depois de cumprir castigo frente ao Benfica, e para a chamada dos jovens Gonçalo Silva, Carlos Eduardo e Zé Luís.

O jogo realiza-se em Aveiro, às 18 horas de amanhã.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Quim e Kritsyuk;

Defesas: Sasso, Paulo Vinícius, Ismaily, Salino, Baiano e Gonçalo Silva;

Médio: Custódio, Rúben Amorim, Hugo Viana, Mossoró e Carlos Eduardo;

Avançados: Éder, Hélder Barbosa, João Pedro, Alan e Zé Luís.

ABOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!