News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 15/01

Started by JotaCC, 15 de January de 2013, 07:37

Previous topic - Next topic

JotaCC

Sp. Braga: À procura da décima meia-final da Taça de Portugal



À procura da décima meia-final na Taça de Portugal. E da quinta presença na mítica final do Jamor. O Sp. Braga já assumiu que a aposta esta temporada passa pela conquista de um troféu, por isso, o dérbi minhoto de amanhã, com o Vitória de Guimarães apresenta carácter decisivo nas ambições arsenalistas.
O duelo dos quartos-de-final, a disputar na cidade berço, poderá abrir as portas do Jamor, até porque, o vencedor do dérbi terá um adversário de escalão inferior nas meias-finais: Arouca ou Belenenses.

Na história da prova rainha do futebol português, o Sp. Braga já foi quatro vezes finalista - 1965/1966 (ano em que conquistou o troféu pelo triunfo, por 1-0, frente ao Vitória de Setúbal); 1976/1977 (derrotado pelo FC Porto, por 1-0); 1981/1982 (goleado pelo Sporting, por 4-0) e a última na época 1997/1998 (d errotado pelo FC Porto, por 3-1).

A equipa de José Peseiro chega aos quartos-de-final depois de afastar o 'super-favorito' FC Porto, com um triunfo por 2-1, no Estádio AXA, em Braga, e surge, assim, como um dos grandes candidatos à conquista do troféu - a par do Benfica - adversário que poderá encontrar caso chegue à final.

Quis o sorteio que os arsenalistas voltassem esta temporada a encontrar o rival Vitória de Guimarães [com quem já mediram forças para o campeonato e Taça da Liga], num desafio com contornos sempre complicado, mas cuja estatística e história recente é favorável aos bracarenses: venceram em Guimarães para a Liga [2-0] e empataram na Taça da Liga [0-0]. Na Taça de Portugal, em quatro jogos disputados na cidade berço, o Sp. Braga venceu o Vitória duas vezes e empatou uma.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Herbert até maio
FUTURO ARSENALISTA FICA NO GRUPO

É reforço do Sp. Braga, mas Herbert só se juntará à turma arsenalista no final desta temporada. A direção de Paulo Melro chegou a acordo com os responsáveis do emblema bracarense e, assim sendo, o técnico Micael Sequeira vai continuar a contar com o defesa-central.

Aliás, o brasileiro de 21 anos tem sido uma das grandes revelações do Trofense em 2012/13, pelo que foi do interesse de Paulo Melro segurar Herbert Santos até ao fim da época. O jogador admitiu, em declarações a Record recentemente publicadas, que o plano era mudar-se já para Braga e rodar na equipa B. Porém, a vontade da direção do Trofense falou mais alto e o esforço que Paulo Melro fez para segurar um dos pilares da equipa foi recompensado.

O plantel continua em remodelação, pelo que aguardam-se novas saídas e entradas nos próximos dias.

RECORD

JotaCC

Braga |Salino recusa sair para o Olympiacos

Empresário do lateral garante que este quer ficar até junho e mantém viva a hipótese de renovar
Por mais vontade que o Olympiacos possa ter em contratar Leandro Salino, como foi ontem avançado pela Imprensa grega, o melhor é o clube de Leonardo Jardim apontar baterias noutro sentido, pois o brasileiro não deseja sair do Braga.

Temendo que Salino possa sair livremente do clube em junho, António Salvador já o abordou por diversas ocasiões no sentido de renovar o contrato.

O JOGO

JotaCC

Ghilas está outra vez no topo das prioridades

Depois de confirmada a dispensa de Michel (o brasileiro cedido pelo Benfica nunca conseguiu convencer José Peseiro e já nem se treina com a equipa), a contratação de um novo atacante ganhou contornos de urgência máxima no SC Braga e o nome de Nabil Ghilas, rei dos golos no Moreirense, surge de novo no topo das prioridades arsenalistas.

Há algum tempo que o avançado franco-argelino, irmão de um outro Ghilas que chegou a representar o V. Guimarães durante duas épocas (2006/2007 e 2007/2008), é seguido com atenção máxima pelos responsáveis bracarenses.

Os dez golos apontados ao serviço de uma equipa que vive situação bem complicada na tabela classificativa (o Moreirense é lanterna vermelha e só venceu um jogo no campeonato) conferem brilho suplementar ao registo de Ghilas, que já acumulou 21 jogos oficiais (14 na Liga, cinco na Taça da Liga e dois na Taça de Portugal), isto na época de estreia na alta roda nacional.

A viver a segunda temporada em Moreira de Cónegos e com contrato até 2014, a transferência do ponta de lança terá sido um dos assuntos discutidos durante a última reunião mantida entre António Salvador e Vítor Magalhães, presidentes de SC Braga e Moreirense, respetivamente, que ditou ainda a cedência temporária de Florent (o lateral-esquerdo francês deixa a equipa B bracarense e estará a partir de amanhã às ordens de Jorge Casquilha).

O nome do avançado Yazalde, inclusivamente, também poderá ser incluído num potencial negócio, pois o Moreirense anda de olho nele desde o início da época.

Com tudo isto, a hipótese de Licá (Estoril) se tornar concorrente direto de Éder poderá ser momentaneamente adiada.


Olympiakos aposta agora em Salino

Afinal, o jogador bracarense que se encontrará entre os favoritos de Leonardo Jardim para reforçar o plantel do Olympiakos já este mês é Leandro Salino. E não Baiano ou Hélder Barbosa ou Custódio. Isto, a crer nas informações mais recentes provenientes da Grécia.

Garantem os jornais locais que a aposta em Leandro Salino faz mais sentido, por ser um jogador capaz de atuar no meio-campo ou como lateral-direito e sempre com um rendimento elevado.

O facto de ter sido o agora treinador do Olympiakos quem descobriu a surpreendente aptidão de Salino para ocupar o corredor defensivo do lado direito será, segundo relata a Imprensa helénica, outro argumento fortíssimo a denunciar a iminência de uma transferência.

Em termos financeiros, essa opção também parece ser mais vantajosa, pois Salino encontra-se em fim de contrato (o vínculo de Baiano, por exemplo, é válido até 2015) e os dirigentes gregos acreditam que as negociações com António Salvador, líder do SC Braga, serão necessariamente menos complicadas, até porque o brasileiro pode sair em junho a custo zero.


SC Braga cede Florent

Florent, lateral-esquerdo franco-argelino que no início da temporada trocou o Leixões pelo SC Braga, vai ser cedido ao Moreirense.

Amanhã, quando regressar ao trabalho (hoje é dia de descanso em Moreira de Cónegos), o treinador Jorge Casquilha já deverá contar com o novo elemento da defesa.

A passagem do jovem de 22 anos pela cidade dos Arcebispos acabou por ser tudo menos memorável, Florent não fez qualquer partida oficial pela equipa principal bracarense e foi mesmo relegado para a formação B.

Não espanta, por isso, que tenha acabado cedido... Agora, até ver, vai defender as cores do Moreirense, por empréstimo, até ao final da temporada, certamente com o objetivo de conseguir a projeção que lhe valeu o salto do Leixões para o SC Braga.

E se o facto de o plantel do Moreirense ter apenas um lateral-esquerdo de raiz (Nilson Júnior já ocupou a posição, mas trata-se de um defesa-central de origem) pode jogar a favor do jovem atleta, que nasceu para o futebol no Le Havre, de França, a realidade é que caso Augusto se encontre nas melhores condições dificilmente Florent assumirá a titularidade no lado esquerdo da defesa, servindo, neste caso, mais como opção de recurso num plantel que bem precisa delas.

Ainda assim, não deixa de ser curioso que o primeiro reforço a chegar a Moreira de Cónegos seja um defesa, quando a principal queixa de Jorge Casquilha sempre se prendeu com a falta de soluções ofensivas no plantel. Uma questão que deverá ser resolvida dentro em breve.

Apesar de lembrar que o Moreirenses «é um clube pequeno», o presidente Vítor Magalhães garante que tudo fará para que durante este mês cheguem a Moreira de Cónegos «mais quatro ou cinco jogadores» que acrescentem qualidade.

A BOLA

brigada da relote


JotaCC

Salino recusa Olympiacos

Empresário do lateral garante que este quer ficar até junho e mantém viva a hipótese de renovar o contrato que termina no Verão.
Por mais vontade que o Olympiacos possa ter em contratar Leandro Salino, como foi ontem avançado pela Imprensa grega, o melhor é o clube de Leonardo Jardim apontar baterias noutro sentido, pois o brasileiro não deseja sair do Braga. Pelo menos para já. A intenção do lateral/médio é revelada a O JOGO pelo empresário Felipe Fortuna, para quem só uma "proposta louca" fará o jogador mudar de ideias. "Falei com o Leandro Salino [ante]ontem e ele disse-me que, em janeiro, não quer sair do Braga de jeito nenhum. Ele quer honrar o contrato a cem por cento", afiançou o agente brasileiro.

Temendo que Salino possa sair livremente do clube em junho, António Salvador já o abordou por diversas ocasiões no sentido de renovar o contrato. O brasileiro analisou a proposta, mas as duas partes ainda não chegaram a um acordo. No entanto, isso não quer dizer que o atleta de 25 anos esteja a fazer força para sair do clube. "O Leandro [Salino] gosta da cidade e dará sempre preferência ao Braga. Por isso, vamos continuar a conversar para tentar chegar a um entendimento", indicou Felipe Fortuna, que vai acompanhando as notícias que dão conta de emblemas estrangeiros interessados no lateral/médio, embora não lhes dê muita importância. "Já se falou sobre o interesse de equipas da Turquia, mas nunca existiu nada de concreto. Não vou estar a encher a cabeça do Salino com especulação, porque quero que ele esteja concentrado. Se chegar algo de concreto, vamos sentar-nos e analisar", explicou.

A primeira proposta apresentada pelo Braga contemplava o prolongamento do vínculo contratual de Salino por mais três anos. A duração até era do agrado do brasileiro, mas o salário ficavam um pouco aquém do esperado pelo jogador, que viu o estatuto na equipa aumentar bastante a partir do momento em que passou a jogar como lateral-direito.

O JOGO

JotaCC

Emídio Rafael, dois anos depois: longa se tornou a espera
Lateral esquerdo voltou finalmente à competição

Os 90 minutos feitos pela equipa B do Sp. Braga contra o Benfica assinalaram, domingo, o regresso mais do que ansiado de Emídio Rafael à competição. O lateral esquerdo não jogava desde o dia 29 de janeiro de 2011, na noite em que se lesionou gravemente com a camisola do F.C. Porto.

Rafa fraturou a perna esquerda, teve uma recuperação duríssima, algumas recaídas e acabou apenas por voltar a jogar a 13 de janeiro de 2013. Dois anos perdidos, de sofrimento, vividos por um atleta que tão boa conta de si dera na Académica de Coimbra.

Neste mercado de transferências, Emídio Rafael trocou o F.C. Porto pelo Sp. Braga e é, para já, a primeira alternativa a Ismaily, pois Elderson está ao serviço da Nigéria na CAN.

«Quero corresponder à confiança da direção, da equipa técnica e jogar tantas vezes quanto possível», disse na altura da apresentação o lateral de 26 anos.

Emídio Rafael assinou até ao final da temporada, mas o Sp. Braga tem opção por mais três anos.


MAIS FUTEBOL

brigada da relote

Moreirense garante Florent por empréstimo

O lateral-esquerdo Florent é o primeiro reforço de Inverno do Moreirense. O jogador francês chega a Moreira de Cónegos por empréstimo do Sp. Braga, até ao final da temporada.

O negócio será oficializado ainda esta terça-feira pelos dois clubes. De acordo com o que foi possível apurar, Florent já deverá apresentar-se no treino agendado para amanhã à tarde.

Florent foi contratado pelo Sp. Braga no último Verão depois de ter-se destacado no Leixões. Contudo, não se conseguiu impor no plantel de José Peseiro e tem sido utilizado na equipa B dos bracarenses.

Aos 22 anos, o francês cumpre apenas a segunda época em Portugal depois de ter-se destacado no Le Havre.

Com a chegada de Florent, será preenchida uma lacuna do plantel. Jorge Casquilha tem apenas um lateral-esquerdo, Augusto, que nem sequer está disponível para o encontro com o Benfica, uma vez que terá de cumprir um jogo de castigo.

Segundo foi possível apurar, Florent poderá não ser o único jogador cedido pelo Sp. Braga ao Moreirense neste mercado de Janeiro. O clube de Moreira de Cónegos continua interessado no empréstimo do avançado Yazalde. Os contactos prosseguem, mas os dirigentes do Moreirense sabem que não será fácil garantir a cedência de Yazalde, que é cobiçado por vários clubes.

GUIMARÃES DIGITAL

brigada da relote

Avançado Ghilas é alvo dos minhotos
Ghilas, avançado franco-argelino do Moreirense, 22 anos, é apontado neste período da reabertura do mercado de transferências como potencial reforço do Sporting de Braga


O Sporting de Braga procura, neste momento, um reforço para o setor atacante e o nome de Ghilas, dianteiro franco-argelino do Moreirense, é um dos apontados como possível contratação dos minhotos neste período da reabertura do mercado de transferências de futebolistas, que termina no dia 31 de janeiro.

José Peseiro, treinador dos arsenalistas, decidiu dispensar Michel, atacante que se encontrava cedido pelo Benfica ao Sporting de Braga e que, na temporada transata, 2011/2012, representou o Paços de Ferreira.

Nabil Ghlas, 22 anos, mede 1,83 metros, pesa 85 quilos e tem contrato válido com o Moreirense, atual 16.º e último classificado da Liga Portuguesa de Futebol, com oito pontos, até junho de 2014.

DN

brigada da relote

Florent reforça defesa
O lateral-esquerdo Florent chega ao Moreirense emprestado pelo Braga, até ao final da época


O Moreirense garantiu, esta manhã, o concurso do lateral-esquerdo francês Florent Hanin, de 22 anos, que chega a Moreira de Cónegos por cedência do Braga, até final da época.

Florent transferiu-se no início da temporada do Leixões para oBraga, onde cumpriu 14 jogos pela equipa B. O defesa poderá estrear-se na convocatória para o jogo com o Benfica, aproveitando o facto de o treinador Jorge Casquilha estar privado do titular Augusto, suspenso pela Liga.

O JOGO

brigada da relote

Moreirense: francês Florent Hanin reforça defesa
Jovem lateral chega por empréstimo do Sp. Braga


O Moreirense reforçou a ala esquerda da sua defesa com o francês Florent Hanin, de 22 anos, que chega por empréstimo, até ao final da corrente temporada, do Sp. Braga.

O jovem lateral foi contratado pelo clube minhoto, no início da temporada, ao Leixões, e tem jogado com regularidade na equipa B, onde acumulou catorze jogos.

Florent já foi inscrito e poderá entrar nas opções do treinador Jorge Casquilha para a receção ao Benfica, jogo da última jornada da primeira volta que está marcado para a próxima segunda-feira, uma vez que Augusto, o habitual titular no lado esquerdo da defesa, vai cumprir um jogo de castigo.

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Sp. Braga empresta Florent Hanin
PODE FAZER ESTREIA FRENTE AO BENFICA

O defesa Florent Hanin, do Sporting Braga, chegou, por empréstimo, ao Moreirense, último classificado da Liga, revelou esta terça-feira o clube vimaranense através do seu site oficial.

O defesa francês, de 22 anos, fica em Moreira de Cónegos até ao final da presente época, depois de ter sido transferido, no início desta temporada do Leixões, da Segunda Liga, para o Sporting Braga, clube no qual cumpriu 14 partidas em 22 jornadas pela equipa B.

"Florent poderá fazer a sua estreia na convocatória para o jogo com o Benfica, aproveitando o facto de o treinador Jorge Casquilha estar privado do titular Augusto, suspenso pela Liga", refere nota publicada pelo Moreirense.

Florent, que fez a sua formação nos franceses do Le Havre, é o primeiro "reforço de inverno" do clube.

O próximo encontro oficial do Moreirense está agendado para segunda-feira, pelas 20 horas, em Moreira de Cónegos, frente ao líder do campeonato, o Benfica, em jogo da 15.ª jornada da Liga.

RECORD

JotaCC

«Queremos vencer sem recorrer aos penalties» - José Peseiro

O treinador do SC Braga assume a ambição de vencer em Guimarães para poder marcar presença nas meias-finais da Taça de Portugal, um dos objetivos do clube na presente época. José Peseiro recusa assumir qualquer favoritismo, mas até diz que espera que a sua equipa vença sem ter de passar pelo desempate através das grandes penalidades.

«É o jogo mais importante porque é o que se segue mas também por querermos estar nas meias-finais. No fundo este é um dos objetivos que perseguimos na época», admitiu o treinador dos guerreiros, recusando a ideia de que quem vencer fica com o caminho aberto para a final [defrontará o vencedor do encontro entre Arouca e Belenenses].

«Quem vencer vai estar nas meias-finais, nada mais do que isso. Quantas vezes as equipas favoritas e candidatas não ganham jogos? Ainda no ano passado quem ganhou a Taça era se calhar um dos menos favoritos e esta época, das equipas mais apetrechadas do campeonato, há pelo menos duas que já não estão em prova. Por isso, se vencermos em Guimarães, garantimos apenas as meias-finais», vincou.

Para chegar aos quartos de final, o V. Guimarães eliminou V. Setúbal e Marítimo nas grandes penalidades. José Peseiro mostrou-se pouco preocupado com esse dado: «Queremos vencer sem recorrer às grandes penalidades. Além disso, nesta campanha, também já decidimos a entrada na fase de grupos da Champions revelando eficácia total.»

E por se tratar de um derby, o treinador deixou apelo: «Espero que todos contribuam para um bom espetáculo, tanto as equipas como adeptos. Sei que o futebol por vezes é um espaço para descarregar angustias e tristezas, e o quadro que envolve o país é pouco agradável, mas apelo para que haja uma participação efetiva por parte dos adeptos e que criem um bom ambiente em torno do jogo. Que seja um jogo sem problemas, antes, durante e depois. Quem perder que saiba perder e quem ganhar que saiba ganhar.»

A BOLA

JotaCC

Sporting de Braga tentou contratar Licá

O Sporting de Braga tentou contratar Licá, mas o facto de o Estoril ter pedido um milhão de euros pelo passe do futebolista inviabilizou um eventual negócio entre os dois clubes.

O Sporting de Braga rejeitou pagar um milhão de euros ao Estoril para garantir a aquisição do passe do extremo Licá, de 24 anos, neste período da reabertura do mercado de transferências de jogadores, que termina no próximo dia 31 de janeiro.
Licá tem sido um dos destaques da corrente edição (2012/2013) da Liga portuguesa de futebol e é ainda, no presente, uma das figuras da equipa canarinha, treinada por Marco Silva.
Na última jornada do campeonato nacional de futebol, o Estoril derrotou o Beira-Mar, em Aveiro, por 1-0, precisamente graças a um golo da autoria de Licá.

DN

JotaCC

José Peseiro: "Braga vai a Guimarães para ganhar"

"Sabemos como é difícil jogar com o Vitória, mas também sabemos das nossas responsabilidades e vamos a Guimarães para ganhar", diz o treinador do Braga, José Peseiro, no lançamento do dérbi desta quarta-feira (20.45 horas), para os quartos de final da Taça de Portugal.

Ainda privado de muitos jogadores lesionados - Hugo Viana, suspenso, é a última baixa -, José Peseiro diz que "o Braga tem alternativas" e que a equipa entrará em campo "com muita vontade, sabedora dos seus recursos e, se isso é possível, ainda com mais determinação".

E se a Taça de Portugal pode ser um dos títulos que o clube que o clube tanto persegue nos últimos anos, Peseiro não atribui ao jogo de Guimarães mais importância do que a qualquer outro. "Sendo o próximo, para nós é sempre o mais importante, porque o clube quer ganhar títulos e porque queremos estar nas meias-finais", afirma Peseiro.

Com o sorteio já direcionado - quem ganhar o dérbi minhoto jogará o acesso à final com o vencedor da eliminatória entre Arouca e Belenenses -, Peseiro não vê qualquer vantagem em jogar a semifinal com uma equipa da Segunda Liga. "Primeiro vamos ter de ganhar ao Vitória, para chegar às meias finais. Depois, para chegarmos à final, teremos de passar pela semifinal. É isto que está em jogo. E quantas vezes as equipas favoritas ficam pelo caminho. Ainda no ano passado passado se viu isso, no jogo da final", observa Peseiro.

Tanto como o triunfo do Braga, Peseiro deseja "um bom espetáculo, pacífico, num estádio cheio". "É um sinal importante nos tempos que correm. Sabe-se que, por vezes,as pessoas descarregam as angústias no futebol, mas quem perder que saiba perder e quem ganhar que saiba ganhar".

JN

JotaCC

José Peseiro: «Não temos problema em carregar essa responsabilidade»
SOBRE FAVORITISMO DOS BRACARENSES

José Peseiro está preparado para "carregar a responsabilidade" de comandar um Sp. Braga por muitos considerado favorito no duelo de quarta-feira para os quartos-de-final da Taça de Portugal em Guimarães.

No início da tarde desta terça-feira, o treinador dos Guerreiros do Minho considerou que a sua equipa "tem capacidade para carregar a responsabilidade que alguns lhe atribuem", o que é, ainda na sua opinião, "sinal de que nos reconhecem valor". O que não implica qualquer tipo de relaxamento. "Vamos estar mais atentos, mais comprometidos, mais concentrados e mais determinados", sublinhou.

"Quem vencer este jogo vai estar nas meias-finais e temos de ter em conta que muitas vezes as equipas favoritas não os jogos, como aconteceu, aliás, na última final da Taça de Portugal", alertou ainda Peseiro, que não quis comentar o clássico entre Benfica e FC Porto disputado um dia depois da derrota do Sp. Braga na Madeira.

Na jornada 14, o Sp. Braga perdeu assim uma boa oportunidade para ganhar pontos às duas equipas que estão na sua frente no campeonato. Facto que não deixou Peseiro frustrado mas apenas "com alguma tristeza".

RECORD

brigada da relote

Regressa ao Benfica
Saída confirmada de Michel
José Peseiro confirmou esta tarde o regresso de Michel, interrompendo, assim, o período de empréstimo pelo Benfica


José Peseiro confirmou, esta tarde, o regresso de Michel ao Benfica, que o havia cedido ao Braga, no início desta temporada. O ponta de lança brasileiro não foi além de três jogos como suplente utilizado na I Liga e apenas um como titular na Taça de Portugal.

O treinador dos bracarenses ainda não sabe quando poderá contar com Nuno André Coelho e Douglão, ambos em fase de recuperação de lesões. Hugo Viana, que hoje completa 30 anos, não fará parte da convocatória para a visita a Guimarães, por imperativos disciplinares.

OJOGO

JotaCC

JOSÉ PESEIRO
"Rivalidade com V.Guimarães é boa"

José Peseiro considera estimulante a rivalidade com o V. Guimarães e quer seguir para as meias-finais da Taça de Portugal, vencendo na casa do rival
"Não há qualquer frustração pela derrota com o Nacional", disse José Peseiro no lançamento do jogo com o V.Guimarães, amanhã, no Estádio D. Afonso Henriques. O treinador do Braga fala "em tristeza pelo que aconteceu" na última jornada, mas agora só pensa na Taça de Portugal.

"O próximo jogo é importante, porque queremos estar nas meias-finais da Taça de Portugal, já que é um dos objetivos que perseguimos", declarou José Peseiro, que considera "boa a rivalidade com o V.Guimarães boa". "É bom existirem estes dérbis", completa, anunciando "a enorme vontade" do Braga em vencer"

O facto de o percurso da equipa de Rui Vitória, nesta prova, ser pautado pelo recurso de grandes penalidades, não preocupa José Peseiro que lembra: "Queremos vencer sem recorrer a penáltis; mas já decidimos uma presença na Champions nos penáltis. Se tal acontecer, estamos preparados", rematou.

O JOGO

JotaCC

Licá: «Garanto que fico no Estoril»
Cobiçado em Braga, avançado diz que fica na Amoreira

Licá , avançado do Estoril, em declarações à Sport TV, após vitória por 1-0, em Aveiro, sobre o Beira Mar, no fecho da jornada 14 da Liga 2012/13. Licá tem sido associado ao Sp. Braga, mas assegura que permanece na Amoreira:

«Fizemos um bom jogo, sabíamos das dificuldades que íamos ter aqui em Aveiro, com uma equipa que tem qualidade. Mas merecemos a vitória. Se tornámos a vitória tranquila, que não acho que tenha sido, foi pelo que fizemos em campo, com o grupo todo a trabalhar para o mesmo lado. Não digo que a época esteja a ser acima das expectativas, temos qualidade para estar nesta posição. Sp. Braga? O meu futuro passa pelo Estoril. Garanto que fico no Estoril.»

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Peseiro sobre o derby: «Só estando muito bem poderemos vencer»
Sp. Braga desloca-se a Guimarães para os quartos de final da Taça de Portugal

O treinador do Sporting de Braga, José Peseiro, mostrou confiança na eliminação do Vitória de Guimarães e consequente passagem às meias-finais da Taça de Portugal de futebol, mas quer mais concentração e espírito de sacrifício.

O técnico desvalorizou a derrota diante do Nacional (3-2), na última jornada da I Liga, considerando que a equipa já deu boas respostas nesta temporada após ter perdido, mas notou que um dérbi com o Vitória de Guimarães exige aos jogadores estarem «mais atentos e comprometidos, com mais espírito de sacrifício e entreajuda, mais concentrados e determinados».

«Este é um jogo difícil e só estando muito bem poderemos vencer», avisou, sem assumir o favoritismo, mas não renunciando a uma «maior responsabilidade» da sua equipa.

José Peseiro quer vencer o jogo nos 90 minutos e não ter de recorrer à marcação das grandes penalidades, forma de desempate que já garantiu dois apuramentos ao Vitória de Guimarães nesta edição da Taça de Portugal, nos terreno do Vitória de Setúbal e do Marítimo, nada que «assuste» o técnico.

«Também já decidimos a presença na Champions nas grandes penalidades e tivemos eficácia e sucesso. Queremos vencer o jogo antes e temos valor e capacidade para isso, mas se isso acontecer estamos preparados», disse.

É a terceira vez na presente temporada que o Braga jogará em Guimarães, tendo vencido para o campeonato (2-0) e empatado na Taça da Liga (0-0).

O treinador disse estar consciente do «valor do Vitória e do quão difícil é jogar em Guimarães», mas considerou ser «bom haver esta rivalidade» com os vimaranenses, apelando à presença «em massa» dos sócios e adeptos bracarenses no D. Afonso Henriques.

O vencedor do encontro entre os vizinhos minhotos vai defrontar o Arouca ou o Belenenses, equipas da II Liga, mas José Peseiro evitou dizer que eliminar os vimaranenses é um passo para chegar ao Estádio Nacional.

«Quantas vezes as equipas favoritas não ganham? Na época passada, a equipa menos favorita venceu a final e, se fosse assim, ela era sempre disputada entre as equipas mais apetrechadas. Se vencermos, passamos às meias-finais, apenas», frisou.

Baixa de vulto será a do médio Hugo Viana (expulso na Madeira), mas Peseiro desvalorizou-a, notando que é «uma oportunidade para outros jogarem».

«É por isto que os plantéis têm mais do que 11 jogadores, mau seria se o Braga não tivesse alternativas», disse, revelando ainda que Michel, jogador emprestado pelo Benfica, «não está a treinar e não é opção para o jogo».

Sporting de Braga e Vitória de Guimarães defrontam-se na quarta-feira, a partir das 20:45, no Estádio D. Afonso Henriques.

MAIS FUTEBOL