News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

SCBRAGA 1 vs Moreirense 0 - Comentários durante e após o jogo

Started by A.COSTA, 06 de January de 2013, 11:07

Previous topic - Next topic

Olho Vivo

Fiquei um bocadinho surpreendido com a disposição inicial da equipa: meio-campo em losango com Alan e Viana(!) a ocuparem os vértices laterais e Amorim no vértice mais adiantado, na faixa central! Não me pareceu que tenha funcionado bem. Viana, em minha opinião, não é homem para fazer o vértice lateral esquerdo do losango porque, pela suas escassas mobilidade e intensidade, não é homem para estar em constantes basculações, ora fechando ao meio, ora abrindo na ala. Peseiro percebeu-o e a meio do primeiro tempo fez derivar Amorim para a esquerda e Viana ocupou a faixa central - embora não tão adiantado como seria expectável, caso se mantivesse a opção pelo losango. Passamos a jogar em 1-3 (Custódio - Amorim, Viana, Alan), de forma mais equilibrada, creio, mas ainda assim pouco fluida.

É de salientar contudo a alteração em relação ao 4-2-3-1 até há pouco mais habitual. Peseiro optou agora por deixar Custódio como trinco, sem companhia; e três centro-campistas mais adiantados. Mossoró tem também um papel algo diferente, mais próximo de Éder, ainda que com liberdade para percorrer toda a frente de ataque. Admito que esta opção venha no sentido de dar maior solidez à equipa na faixa central do terreno. Os alas são menos alas, jogam mais por dentro, procurando povoar melhor o espaço do meio-campo. Viana joga também uns bons passos adiantado em relação a Custódio. Perdemos com isto alguma largura no ataque: têm de ser os laterais e os avançados (particularmente, Mossoró) a compensarem esse défice com a sua movimentação.

Veremos se esta opção foi pontual ou se será para manter. Hoje o nosso futebol saiu muito pouco fluido. Os três homens de meio-campo que jogaram à frente de Custódio não estiveram particularmente bem. Ao contrário do que li por aqui, penso que Amorim fez dos jogos mais fracos com a nossa camisola (pouco critério, muitas perdas de bola); Alan jogou pouco sem bola (pareceu claramente pouco fresco, foi bem substituído); Viana, inadaptado à esquerda, depois no meio, com um ou outro lampejo da sua categoria, não esteve particularmente criterioso nas suas opções, para além de que, jogando mais adiantado, é obrigado a um esforço físico para o qual não está talhado, sendo facilmente ultrapassado em velocidade. Aliás, penso que Viana não encaixa num losango de meio-campo: no vértice esquerdo, para mim, está fora de questão; no apoio ao ataque, desvirtua o losango, porque tem de jogar mais recuado para fazer valer o seu critério na gestão da bola (não é exactamente um transportador de bola). De qualquer forma, penso que esta solução 1-3 tem pernas para andar mas acho necessário que Mossoró baixe mais à procura da bola para compensar o facto de Viana não ser homem para "comer" metros com bola, em constantes vaivéns.

Outra questão que me preocupa é a pouca elasticidade da equipa. Quando ganha a bola e tem oportunidade de contra-atacar, as coisas não saem. A equipa é muito lenta a subir (assim como a baixar, aliás, este é o maior defeito da nossa equipa). É frequente um dos nossos homens estar a conduzir o contra-ataque e ter toda a nossa equipa atrás de si, a subir com alguma lentidão, obrigando a que o contra-ataque seja travado, retendo a bola ou com um passe para trás (quando muito, lateralizado). Sinceramente, não sei se se trata de uma opção deliberada por não comprometer posições, correr menos riscos de sermos apanhados desprevenidos numa eventual perda de bola, escolhendo jogar quase por sistema em ataque posicional ou se é uma debilidade da equipa, sem velocidade e frescura para as "esticadelas" que o contra-ataque exige.

É possível que algumas destas opções (se é que disso se trata) tenham sido tomadas à procura da tal consistência que faltava. Creio no entanto que o equilíbrio ainda não foi conseguido. Acho que temos jogadores (ainda que poucos) capazes de um melhor compromisso.

O nosso plantel será submetido a grande stress nas próximas semanas - e penso que não estamos preparados para o enfrentar. Temos um central que será titular indiscutível após ter sido dado como dispensável. Haas cumpriu, vê-se que tem sentido posicional e um bom jogo aéreo mas não é muito ágil nem muito rápido (pareceu-me algo "duro de rins").  Na esquerda, teremos um lateral esquerdo que se tem revelado um excelente lateral mas que tenho dúvidas que seja fisicamente capaz de aguentar jogos uns atrás dos outros como os que teremos neste mês. E depois temos a questão das opções de banco. Ao contrário do que muitos dizem, não acho que o problema seja de falta de qualidade mas sim da inadequação de alguns dos "outros" jogadores ao modelo de jogo de Peseiro. Barbosa e Paulo César, por exemplo, são jogadores particularmente talhados para o contra-ataque, não são jogadores com critério no passe, como o nosso futebol requer. Por isso, hoje, quando se via ser necessário mexer na equipa, dei por mim com as mesmas hesitações de Peseiro - embora considere que hoje esteve bem nas mexidas que fez. A verdade é que faltam jogadores que encaixem melhor no nosso modelo de jogo. E não parece que para este período decisivo tenhamos novos jogadores que seriam úteis para equilibrar o plantel, até porque seria necessário que estivessem imediatamente aptos a entrarem na equipa*. Vamos correr riscos de lesões e desgaste físico de jogadores-chave num período de jogos decisivos...

* O lateral-esquerdo seria fundamental, não só para salvaguardar uma eventual lesão de Ismaily, como para acrescentar a opção Ismaily para o meio-campo (ala). Uma contratação poderia valer para duas posições.

Carvalhinha

As paragens fazem sempre mal ao Braga, no entanto, não foi um grande jogo, mas fomos melhores e ganhámos. A defesa continua a ser o elo mais fraco da nossa minhota. Que insegurança! Aquele Vinícius do Moreirense é bom jogador.

rpo.castro

Quote from: Duarte on 07 de January de 2013, 01:14
Ah, nota negativa para o público, como vem sendo habito já. Quer em quantidade como qualidade.
A quantidade é a normal neste tipo de jogos para o campeonato. Apesar do horário e bom tempo (fresco) só vem as estes jogos quem tem lugar anual e pouco mais. Ontem mesmo de borla o estádio não teria enchido.

Vergonhoso foi o que se passou no sector A1 com mais um rebentamento de um petardo?
Para quê?
Só tenho pena que o fogueteiro não tenha saído chamuscado pois já não repetiria a estupidez.
Quem não sente não é filho de boa gente.

frg1983

Quote from: magicobraga on 07 de January de 2013, 01:53
Tambem achei que o Baiano foi dos piores, so sabe passar para o lado e para tras. Fez umas arrancadas mas so no fim, cumpriu mas nao acrescenta nada a equipa.

Concordo com a tua opinião em relação ao que ele fez na 1ª parte, foi mau, muito mau para o que se exige de um lateral direito. Mal na defesa, horrivel a atacar.
Mas na 2ª parte, teve bem, tanto a defender como a atacar. Não podemos esquecer que é um jogador que não tem rotinas com a equipa, mas acredito nas qualidades dele, espero que jogando com mais regularidade façam melhorar as suas exibições ao longo dos 90 min.

Saudações
[url="//porbragapelobraga.blogspot.com"]porbragapelobraga.blogspot.com[/url] ..visitem.. Saudações Braguistas

Lipeste

Mais um jogo fraco e com pouca intensidade, poderíamos e deveríamos ter feito mais, mas que acabamos por vencer merecidamente
A primeira parte foi jogada a passo com enorme falta de confiança nas transições que se querem rápidas mas que nunca as conseguimos fazer com um Mossoró irreconhecível...poderíamos ter chegado ao intervalo a vencer mas Éder decidiu falhar uma recarga fácil a remate de Alan.

Na segunda parte entramos novamente lentos mas desta vez Éder estava no lugar certo e não falhou a recarga de Ismaily que havia batido com estrondo na esquina da baliza...acabamos os minutos finais a defender o resultado e a ver o Moreirense a tentar a sua sorte nas bolas paradas.
Valeu o resultado...não sofrer golos foi também importante, dá confiança à nossa defesa que começou por tremer mas acabou intacta. 

Uma palavra para o Moreirense que pelo que tem vindo a jogar não merece de todo ser o lanterna vermelha da Liga.

Vasco Soares

O jogo nao foi de facto grande "pistola", muito mais por culpa nossa que por merito do moreirense, até porque os "conegos" nao puseram o autocarro á frente de baliza como muitos fazem quando ca veem jogar.
Continuo a achar que o mister tem algumas dificuldades em ler o jogo, nao entendi nada das substituiçoes, ou melhor na teoria entendo, mas já foram testadas mais que uma vez e pouco resultam, claro que o numero de lesionados limita as opçoes mas..
Outra coisa que mais uma vez ficou provada, já tinha gostado no moreirense-benfica (taça da liga) e ontem confirmou-se mais uma vez que nao sendo nenhuma "espingarda" vinicius é bastante superior ao djamal, mas como em tudo na vida, e lá diz o ditado, mais vale quem o padrinho ajuda do que quem cedo madruga.
Preocupa-me o decrescimo de qualidade exibicional que a equipa vem apresentando de jogo para jogo, espero que rapidamente volta a jogar bom futebol, pois quem melhor joga está muito mais perto de vencer.

Sérgio Gonçalves

Boa analise do Pedro. Concordo com tudo, fiquei algo surpreendido por ver a equipa tão preocupada com o corredor central, é bom sinal. Parece que Peseiro percebeu finalmente onde está o buraco. O Alan não dá para este modelo de jogo, perde-se completamente. A equipa esteve muito perra, mas acredito que com alguma insistência neste modelo (durante os treinos) a equipa fique mais solta.

Gostei do 88 (ou 80) do Moreirense.
Sócio nº 2014

joaomf

Quote from: Olho Vivo on 07 de January de 2013, 02:11
Quando ganha a bola e tem oportunidade de contra-atacar, as coisas não saem. A equipa é muito lenta a subir (assim como a baixar, aliás, este é o maior defeito da nossa equipa). É frequente um dos nossos homens estar a conduzir o contra-ataque e ter toda a nossa equipa atrás de si, a subir com alguma lentidão, obrigando a que o contra-ataque seja travado, retendo a bola ou com um passe para trás (quando muito, lateralizado).

Ontem, isso sucedeu algumas vezes, umas das quais com o Paulo César, que até é dos jogadores mais lentos que temos. O Éder, ontem, demorou muito a aparecer na área. Quem fazia isso bem era o Ruben Micael, que infelizmente está lesionado. O Amorim também deixou de aparecer na área...

Vasco Soares

Quote from: joaomf on 07 de January de 2013, 12:30
Quote from: Olho Vivo on 07 de January de 2013, 02:11
Quando ganha a bola e tem oportunidade de contra-atacar, as coisas não saem. A equipa é muito lenta a subir (assim como a baixar, aliás, este é o maior defeito da nossa equipa). É frequente um dos nossos homens estar a conduzir o contra-ataque e ter toda a nossa equipa atrás de si, a subir com alguma lentidão, obrigando a que o contra-ataque seja travado, retendo a bola ou com um passe para trás (quando muito, lateralizado).

Ontem, isso sucedeu algumas vezes, umas das quais com o Paulo César, que até é dos jogadores mais lentos que temos. O Éder, ontem, demorou muito a aparecer na área. Quem fazia isso bem era o Ruben Micael, que infelizmente está lesionado. O Amorim também deixou de aparecer na área...
Com jogadores que nao primam ou ja nao teem explosao (amorim, alan, pcesar) e com eder a cair varias vezes na ala, fica dificil a equipa "comer" metros rapidamente em transiçoes ofensivas, e depois porque consciente ou inconcientemente, jogadores como custodio, o proprio amorim, e viana, nao acvançam muito para em caso de perca de bola nao seja-mos apanhados em contra pé com era frequente há uns jogos atras.

PMPF

Fui o único que reparei que o Ghilas estava com uma vontade enorme de se mostrar tanto ao treinador como aos adeptos do Braga?  Em pelo menos 2 lances que estive com atenção ele chegou a "roubar" a bola aos companheiros de equipa para ser ele o alvo das atenções.

Arsenalista

Jogo que valeu pelos 3 pontos, pareceu-me que a equipa esteve sempre a jogar na expectativa que o golo mais tarde ou mais cedo iria aparecer, felizmente apareceu :)

Verifico mais uma vez que as transições são lentas, quando temos oportunidade de contra atacar falta gente para o apoio, e quando toca a defender fechamos diversas vezes em igualdade numerica ou até inferioridade o que se pode tornar perigoso contra adversários mais fortes.

Gostei da exibição de Mossoró e Beto. O primeiro porque conduziu bem muitos lances de ataque que a equipa fez principalmente durante o segundo tempo, e o segundo pela intervenção que fez, também na segunda parte, a segurar a vitória.

Precisamos de remodelar a ala esquerda, tanto no plano defensivo como ofensivo. P. Cesar e Barbosa não parecem encaixar neste modelo de jogo e Amorim está emprestado, para além disso Elderson tem as limitações que já lhe conhecemos.
Bracara Avgvsta Fidelis et Antiqva

(S)oon(C)hampion(B)raga

PARABÉNS POR MAIS ESTA CONQUISTA

AO MISTER PÉSEIRO E EQUIPA TÉCNICA

AOS FUTEBOLISTAS QUE ESTIVERAM EM CAMPO E TODOS OS OUTROS QUE CONSTITUEM O PLANTEL

À ADMINISTRAÇÃO DA S.A.D. DO SC BRAGA

AOS ROUPEIROS, APANHAS BOLAS

AOS ADEPTOS DO SCBRAGA QUE ESTIVERAM NO ESTÁDIO OU EM QUALQUER PARTE DO PLANETA A VER POR IMAGENS/VÍDEO... A OUVIR POR SOM/AUDIO... A LER O ACOMPANHAMENTO POR TEXTO EM DIRECTO... OU LERAM E RELERAM AS NOTICIAS EM TEXTO, VIRAM E REVIRAM OS VIDEOS E OUVIRAM E REOUVIRAM OS AUDIOS SOBRE MAIS ESTA CONQUISTA

E A TODO O UNIVERSO SPORTING CLUBE DE BRAGA


TODOS SOMOS O SPORTING CLUBE DE BRAGA
[url="https://fb.watch/l3N5OntDOI/"]https://fb.watch/l3N5OntDOI/[/url]

solrac27

As vezes criticamos a imprensa quando dá demérito aos estarolas quando perdem ou empantam em vez de dar mérito a quem conseguiu roubar os pontos.

Neste jogo temos que (eu dou pelo menos) dar o mérito ao Moreirense, pela forma que se apresentou.
Esta equipa do Moreirense pelo que mostrou, não merece estar na posição que está.
Podemos fazer melhor? Podemos, mas temos que contar com a forma de jogar das outras equipas.

Como alguém disse atrás, soube melhor esta vitória porque foi sofrida e lutada até ao fim...

O futebol Inglês é o melhor do mundo por isso mesmo, as equipas lutam pelos resultados e os jogos tornam-se emocionantes por isso mesmo. Tão depressa ganham um jogo fora como a seguir perdem em casa, é futebol com outra mentalidade.

TiagoHV

Na derrota e na vitória!

magico_scbraga

Quote from: solrac27 on 08 de January de 2013, 14:28
As vezes criticamos a imprensa quando dá demérito aos estarolas quando perdem ou empantam em vez de dar mérito a quem conseguiu roubar os pontos.

Neste jogo temos que (eu dou pelo menos) dar o mérito ao Moreirense, pela forma que se apresentou.
Esta equipa do Moreirense pelo que mostrou, não merece estar na posição que está.
Podemos fazer melhor? Podemos, mas temos que contar com a forma de jogar das outras equipas.

Como alguém disse atrás, soube melhor esta vitória porque foi sofrida e lutada até ao fim...

O futebol Inglês é o melhor do mundo por isso mesmo, as equipas lutam pelos resultados e os jogos tornam-se emocionantes por isso mesmo. Tão depressa ganham um jogo fora como a seguir perdem em casa, é futebol com outra mentalidade.

Mas em Portugal, quando a equipa não ganha por dois ou três golos de diferença, já sabe que está sujeita a um coro de assobios. Só no fim do jogo se lembram de bater palminhas mas durante o jogo importa sobretudo destabilizar a própria equipa.

Um senhor que fica a duas ou três cadeiras de distância da minha, aos 30 segundos de jogo, devido a um passe falhado, já estava a criticar o jogador e com ele embirrou até ao fim. O jogador em questão era o Haas .. Pode ter feito uma exibição segura, sem grandes erros, cheia de esforço e atitude, mas era aquele passe do início .. Era precisamente esse que não podia ter falhado! Triste mentalidade, provincianismo atroz!
Braga - Uma cidade, um clube, uma só paixão.

M.Araujo_Taipas

Queria deixar  aqui um pedido há claque da nascente , deixem as bombinhas e os petardos  em casa ,pois ao nosso estádio também vão os pequenos guerreiros que ficam assustados quando rebentam , e ficam sem vontade de voltar
 

solrac27

Quote from: M.Araujo_Taipas on 08 de January de 2013, 21:27
Queria deixar  aqui um pedido há claque da nascente , deixem as bombinhas e os petardos  em casa ,pois ao nosso estádio também vão os pequenos guerreiros que ficam assustados quando rebentam , e ficam sem vontade de voltar


Ou que metessem pelo c* acima que sempre fazia menos barulho, pena a merd* que faziam...

jaimeh

Quote from: magico_scbraga on 08 de January de 2013, 19:26
Quote from: solrac27 on 08 de January de 2013, 14:28
As vezes criticamos a imprensa quando dá demérito aos estarolas quando perdem ou empantam em vez de dar mérito a quem conseguiu roubar os pontos.

Neste jogo temos que (eu dou pelo menos) dar o mérito ao Moreirense, pela forma que se apresentou.
Esta equipa do Moreirense pelo que mostrou, não merece estar na posição que está.
Podemos fazer melhor? Podemos, mas temos que contar com a forma de jogar das outras equipas.

Como alguém disse atrás, soube melhor esta vitória porque foi sofrida e lutada até ao fim...

O futebol Inglês é o melhor do mundo por isso mesmo, as equipas lutam pelos resultados e os jogos tornam-se emocionantes por isso mesmo. Tão depressa ganham um jogo fora como a seguir perdem em casa, é futebol com outra mentalidade.

Mas em Portugal, quando a equipa não ganha por dois ou três golos de diferença, já sabe que está sujeita a um coro de assobios. Só no fim do jogo se lembram de bater palminhas mas durante o jogo importa sobretudo destabilizar a própria equipa.

Um senhor que fica a duas ou três cadeiras de distância da minha, aos 30 segundos de jogo, devido a um passe falhado, já estava a criticar o jogador e com ele embirrou até ao fim. O jogador em questão era o Haas .. Pode ter feito uma exibição segura, sem grandes erros, cheia de esforço e atitude, mas era aquele passe do início .. Era precisamente esse que não podia ter falhado! Triste mentalidade, provincianismo atroz!

Por acaso existem pessoas no estádio que mais parecem bipolares ou esquizofrénicas, durante o jogo nunca estão contentes com nada, criticam, assobiam, insultam e depois batem palmas no fim!!!
Não hei de morrer sem ver o meu Braga Campeão!

A.COSTA

Vale o que vale, mas MOSSORÓ foi eleito o melhor em campo com 29 votos contra 20 de ISMAILY ...

A votação foi trancada ... pois o tempo decorrido foi suficiente.
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

rpo.castro

Vimo-nos à rasca para ganhar.
O penúltimo classificado espetou 5...
Quem não sente não é filho de boa gente.