News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 03/12

Started by Bruno3429, 03 de December de 2012, 07:02

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Castigo obriga a mudanças
Joana Russo Belo

É o jogo que fecha a participação bracarense na Liga dos Campeões e nas competições europeias esta época e irá trazer mudanças no eixo defensivo. O duelo frente ao Galatasaray, na quarta-feira, é apenas para cumprir calendário no grupo H, no entanto, José Peseiro prepara a estratégia para fechar as contas da Champions em glória e com um triunfo que permita encaixar o último milhão de euros da liga milionária.

Sem limitações em termos físicos - não há nenhum jogador do plantel aos cuidados do departamento médico do Sp. Braga - certa é a baixa de Douglão devido a c astigo. O central brasileiro foi expulso na Roménia, no último jogo com o Cluj, e terá de cumprir castigo imposto pela UEFA.

Paulo Vinícius, que tem estado a recuperar de lesão, está apto para defrontar os turcos, no entanto, resta saber se o brasileiro será aposta no onze inicial no lugar do castigado Douglão, já que falhou os últimos sete jogos dos arsenalistas devido a uma lesão sofrida no final de Outubro, na Madeira, frente ao Marítimo.
Jogo com o Galatasaray está agendado para quarta-feira, às 19.45 horas, e fecha a fase de grupos da Liga dos Campeões.

Correio do Minho

Bruno3429

Pela glória de Alan e 1 milhão de euros
FECHO DA CHAMPIONS "vale" muito


Um jogo de Champions é sempre tão significativo no plano económico, que nunca pode ser encarado como um mero pormenor de calendário. O Sp. Braga tem de cumprir as suas obrigações, sabendo que, independentemente do resultado, ficará sempre na última posição do Grupo H. Mesmo assim, há dois grandes motivos para que a receção de 4.ª feira, ao Galatasaray, não seja encarada como uma mera missão burocrática. Um milhão de euros é sempre 1 milhão de euros e a vitória que está umbilicalmente ligada a essa quantia recoloca no seu lugar também algum do prestígio que entretanto os bracarenses perderam durante esta fase de grupos.

Record

Bruno3429

Paulo Vinícius regressa no adeus à Champions
Por António Casanova

Tudo preparado para a jornada de encerramento da fase de grupos da Champions, irremediavelmente marcada pelo adeus dos guerreiros às provas europeias na presente época. Sem Douglão entre os disponíveis (foi expulso com o Cluj e cumpre castigo), José Peseiro tem a possibilidade de recuperar Paulo Vinícius para a competição - e é isso mesmo que fará.

Este central brasileiro foi visto em ação pela última vez a 28 de outubro, no jogo frente ao Marítimo, relativo à 7.ª ronda do Campeonato. Até essa altura, Paulo Vinícius era um dos totalistas do plantel bracarense, mas a lesão sofrida na Madeira ditou quase um mês de afastamento, num período que se revelou bastante crítico para a equipa, pois coincidiu com a realização de sete desafios, ciclo concluído com importantíssimo triunfo conquistado diante do FC Porto, a abrir as portas dos quartos-de-final da Taça de Portugal.

Recuperados os índices motivacionais para o embate com o Galatasaray, cuja vitória vale um milhão de euros (a participação na Champions já valeu, nesta campanha, 14,2 milhões aos cofres bracarenses), José Peseiro entregará a Paulo Vinícius e Nuno André Coelho a responsabilidade de transformar o eixo defensivo num sólido obstáculo às investidas turcas.

A Bola

Bruno3429

Fenerbahçe deseja Éder e Hugo Viana

O Fenerbahçe está interessado no avançado Éder, do Sp. Braga, avançou ontem a imprensa turca. O clube, onde actua o português Raul Meireles, já tinha, no início da semana, manifestado o interesse no também bracarense Hugo Viana.

De acordo com o site turco Fotospor, o emblema de Istambul vai enviar um emissário a Braga para oferecer 10 milhões de euros pelo médio e pelo avançado que esta temporada já apontou oito golos em 16 jogos.

A favor do Fenerbahçe joga o facto de o contrato de Hugo Viana expirar no final desta temporada. No entanto, as negociações por Éder são mais complicadas, uma vez que o jogador tem uma cláusula de 30 milhões de euros e contrato até 2017.

Correio da Manhã

Bruno3429

Incidentes de Braga: PSP admite «disparos de shotgun»
Intervenção foi a «estritamente necessária» garante responsável, face às acusações

Por Redacção , Agência Lusa

A PSP admitiu neste domingo que os seus agentes em serviço no estádio Axa, no Sp. Braga-F.C. Porto da última sexta-feira, tiveram de efetuar «alguns disparos de shotgun» no final do jogo, depois de terem sido «apedrejados» por um grupo de adeptos bracarenses.

Em declarações à agência Lusa, o responsável pelas Relações Públicas da PSP de Braga, Daniel Mendes, confirmou a dimensão dos incidentes: «No final do jogo, juntou-se um grupo enorme de adeptos do Braga, bastante agressivos, que apedrejaram um autocarro de adeptos do F.C. Porto e a própria polícia, que entretanto interveio para repor a ordem. A polícia foi obrigada a efetuar alguns disparos de shotgun», admitiu.

Aquele responsável sublinhou ainda que a atuação da polícia foi a «estritamente necessária» para travar a violência e assegurar a normalidade e a ordem pública.

Recorde-se que, antes do jogo, um adepto do Sporting de Braga foi atropelado mortalmente, em circunstâncias ainda não concretamente apuradas. Segundo comunicado da Associação de Moradores do Bairro das Andorinhas, aquele adepto, de 39 anos, seguiria a pé, sozinho, para o estádio, quando «foi abordado por adeptos, afetos ao FC Porto, da claque Super Dragões», tendo sido atropelado «ao fugir» daqueles elementos, assegura a mesma associação, que confirma também os incidentes no final do jogo: «um grupo de adeptos do Braga entrou em violentos confrontos com a PSP», frisa, acusando a polícia de ter «varrido à bastonada cidadãos indefesos» e de ter disparado «centenas de tiros», um dos quais, acusa, «atingiu gravemente» um jovem 16 de anos que se encontrava em sua casa.

Segundo Daniel Mendes, na sequência destes confrontos no final do jogo foi detido um homem, por coação e resistência sobre os agentes da autoridade.

Antes do jogo, tinham sido detidas mais cinco pessoas, quatro das quais por participação em rixa e uma por posse de artefacto pirotécnico.

Os seis foram notificados para se apresentarem segunda-feira em tribunal. Em relação às circunstâncias da morte do adepto do clube bracarense, Daniel Mendes apenas disse que o atropelamento se registou logo a seguir ao apedrejamento de um autocarro que estava a chegar ao estádio com adeptos portistas: «Um grupo de adeptos do Braga apedrejou o autocarro do FC Porto e o atropelamento mortal registou-se logo a seguir. Não se sabe ainda se a vítima fazia parte daquele grupo», referiu.

Maisfutebol

JotaCC

Tiros e uma morte no rescaldo do SC Braga-FC Porto

A PSP admitiu na última noite que a polícia efetuou "alguns disparos de shotgun" no final do jogo de futebol de sexta-feira entre o Sporting Braga e o FC Porto, depois de "apedrejada" por um grupo de adeptos bracarenses.
"No final do jogo, juntou-se um grupo enorme de adeptos do Braga, bastante agressivos, que apedrejaram um autocarro de adeptos do FC Porto e a própria polícia, que entretanto interveio para repor a ordem. A polícia foi obrigada a efetuar alguns disparos de shotgun", disse um responsável pelas Relações Públicas da PSP de Braga.

Daniel Mendes sublinhou que a atuação da polícia foi a "estritamente necessária" para travar a violência e assegurar a normalidade e a ordem pública.

Recorde-se que, antes do jogo, um adepto do Sporting de Braga foi atropelado mortalmente, em circunstâncias ainda não concretamente apuradas.

Segundo a Associação de Moradores do Bairro das Andorinhas, aquele adepto, de 39 anos, seguiria a pé, sozinho, para o estádio, quando "foi abordado por adeptos, afetos ao FC Porto, da claque 'Super Dragões'".

Em comunicado, aquela associação acrescenta que o adepto foi atropelado "ao fugir" dos portistas.

A mesma associação diz ainda que, na sequência daquela morte, "no final do jogo, um grupo de adeptos do Braga entrou em violentos confrontos com a PSP".

Acusa a polícia de ter "varrido à bastonada cidadãos indefesos" e de ter disparado "centenas de tiros", sendo que um dos quais "atingiu gravemente" um jovem 16 anos, "que se encontrava no 4.º andar na sua habitação".

"Ainda na sequência deste ato policial, vários moradores, que nada tinham a ver com esta situação, foram barbaramente agredidos pela PSP, e alguns tiverem mesmo que receber assistência hospitalar", acrescenta.

Segundo Daniel Mendes, na sequência destes confrontos no final do jogo foi detido um homem, por coação e resistência sobre os agentes da autoridade.

Antes do jogo, tinham sido detidas mais cinco pessoas, quatro das quais por participação em rixa e uma por posse de artefacto pirotécnico.

Os seis foram notificados para se apresentarem segunda-feira em tribunal.

Em relação às circunstâncias da morte do adepto do clube bracarense, Daniel Mendes apenas disse que se o atropelamento se registou logo a seguir ao apedrejamento de um autocarro que estava a chegar ao estádio com adeptos portistas.

"Um grupo de adeptos do Braga apedrejou o autocarro do FC Porto e o atropelamento mortal registou-se logo a seguir. Não se sabe ainda se a vítima fazia parte daquele grupo", referiu.

RTP

brigada da relote


brigada da relote


brigada da relote


JotaCC

PSP admite 'alguns disparos de shotgun' após Braga-FC Porto

A PSP admitiu hoje que a polícia efectuou "alguns disparos de shotgun" no final do jogo de futebol de sexta-feira entre o Sporting Braga e o FC Porto, depois de "apedrejada" por um grupo de adeptos bracarenses.
"No final do jogo, juntou-se um grupo enorme de adeptos do Braga, bastante agressivos, que apedrejaram um autocarro de adeptos do FC Porto e a própria polícia, que entretanto interveio para repor a ordem. A polícia foi obrigada a efectuar alguns disparos de shotgun", disse hoje à Lusa o responsável pelas Relações Públicas da PSP de Braga.

Daniel Mendes sublinhou que a actuação da polícia foi a "estritamente necessária" para travar a violência e assegurar a normalidade e a ordem pública.

Recorde-se que, antes do jogo, um adepto do Sporting de Braga foi atropelado mortalmente, em circunstâncias ainda não concretamente apuradas.

Segundo a Associação de Moradores do Bairro das Andorinhas, aquele adepto, de 39 anos, seguiria a pé, sozinho, para o estádio, quando "foi abordado por adeptos, afectos ao FC Porto, da claque Super Dragões".

Em comunicado, aquela associação acrescenta que o adepto foi atropelado "ao fugir" dos portistas.

A mesma associação diz ainda que, na sequência daquela morte, "no final do jogo, um grupo de adeptos do Braga entrou em violentos confrontos com a PSP".

Acusa a polícia de ter "varrido à bastonada cidadãos indefesos" e de ter disparado "centenas de tiros", sendo que um dos quais "atingiu gravemente" um jovem 16 anos, "que se encontrava no 4.º andar na sua habitação".

"Ainda na sequência deste ato policial, vários moradores, que nada tinham a ver com esta situação, foram barbaramente agredidos pela PSP, e alguns tiverem mesmo que receber assistência hospitalar", acrescenta.

Segundo Daniel Mendes, na sequência destes confrontos no final do jogo foi detido um homem, por coação e resistência sobre os agentes da autoridade.

Antes do jogo, tinham sido detidas mais cinco pessoas, quatro das quais por participação em rixa e uma por posse de artefacto pirotécnico.

Os seis foram notificados para se apresentarem segunda-feira em tribunal.

Em relação às circunstâncias da morte do adepto do clube bracarense, Daniel Mendes apenas disse que se o atropelamento se registou logo a seguir ao apedrejamento de um autocarro que estava a chegar ao estádio com adeptos portistas.

"Um grupo de adeptos do Braga apedrejou o autocarro do FC Porto e o atropelamento mortal registou-se logo a seguir. Não se sabe ainda se a vítima fazia parte daquele grupo", referiu.

SOL

Bruno3429

Nicola Rizzoli dirige SC Braga-Galatasaray
Por Redação

O italiano Nicola Rizzoli é o árbitro nomeado para estar na quarta-feira em Braga para dirigir o encontro diante do Galatasaray, que marca a despedida dos arsenalistas da Liga dos Campeões.

Com 41 anos, Rizzoli é dos árbitros italianos mais experientes e já dirigiu, por exemplo, uma final da Liga Europa, na época 2009/2010, quando o At. Madrid venceu o Fulham.

Renato Faverani, Andrea Stefani (árbitros adicionais), Riccardo Di Fiore (quarto árbitro), Antonio Damato e Paolo Valeri (árbitros assistentes adicionais) vão estar em Braga com Rizzoli.


Guerreiros preparam despedida à Europa
Por António Casanova

José Peseiro voltou a reunir todo o plantel para mais um treino, o penúltimo antes da receção ao Galatasaray, referente à derradeira jornada da fase de grupos da Champions League.

Depois de terem atuado, neste domingo, ao serviço da equipa B (vitória sobre o Trofense, por 2-0), o guarda-redes Cristiano, os defesas Elderson e Baiano, mais os avançados José Luís, Manoel e Yazalde, todos titulares na ronda n.º 16 do campeonato da Segunda Liga, tinham ordens para se apresentar esta manhã nos trabalhos da formação principal, que decorrem à porta fechada, nos relvados anexos ao estádio AXA.

Douglão, que terá de cumprir castigo frente aos turcos, devido à expulsão no desafio frente ao Cluj, é o único jogador indisponível para o encontro de quarta-feira à noite (19.45 horas) que marca o adeus dos arsenalistas nesta época às provas europeias.

A Bola

JotaCC

'Plantel' luso já garantiu mais de 44 milhões nas competições europeias

As seis equipas portuguesas que esta época participam nas competições europeias de futebol já garantiram mais de 44 de milhões de euros (ME) pelo desempenho desportivo na Europa, pertencendo ao FC Porto a maior "fatia".
Porto, Benfica, Sporting de Braga, Sporting, Marítimo e Académica canalizaram para o futebol português, até ao momento, 44,5 ME, sem contar ainda com as verbas relativas à bilheteira e direitos de transmissão televisiva distribuídos pela UEFA.

Os campeões nacionais lideram com 16,6 ME, respeitantes ao prémio de participação na fase de grupos da Liga dos Campeões e respectivos seis jogos (8,6 ME), ao qual se somam 4,5 ME de bónus pelas quatro vitórias (um milhão por cada) e um empate (500 mil euros).

A qualificação para os oitavos de final garantiu mais 3,5 ME aos portistas, que, assim, têm garantidos 16,6 ME, soma que poderá ser aumentada em caso de vitória ou empate no confronto com o PSG, a contar para a última jornada da fase de grupos.

De resto, entre as 32 formações participantes, os "dragões" apenas são ultrapassados pelo Málaga - cujas receitas da época passada estão retidas pela UEFA, em virtude do "fair play" financeiro -, que já garantiu 18,2 ME.

Apesar de ter menos uma vitória que o FC Porto, a formação espanhola entrou na fase de grupos através do "play-off", situação que lhe permitiu receber mais 2,1 ME.

Já o Sporting de Braga, com 11,7 ME, é o segundo clube português que mais encaixou. Os bracarenses receberam 2,1 ME pela presença no "play-off", 8,6 ME de prémio de participação na fase de grupos e um milhão pela única vitória naquela fase, no reduto dos turcos do Galatasaray.

Contudo, a formação minhota apenas poderá aspirar a receber mais um milhão ou metade, em virtude do que acontecer na última jornada, precisamente frente aos turcos, já que o último lugar do grupo H e consequente afastamento das competições europeias deste ano é uma realidade inalterável.

Quanto ao Benfica, tem assegurados 11,3 ME, mas este valor poderá sofrer um aumento significativo, caso se apure para os "oitavos" da principal prova europeia de clubes, num cenário que apenas será clarificado após a última jornada, em que se desloca ao terreno do FC Barcelona.

Ainda assim, os "encarnados", com 11,1 ME realizados na fase de grupos (8,6 ME pela participação e bónus de 2,5 ME por duas vitórias e um empate), já asseguraram o terceiro lugar do grupo G e consequente participação nos 16avos da Liga Europa, que lhes garante 200 mil euros.

Por outro lado, as contas dos três clubes nacionais participantes na Liga Europa são bem mais modestas, tendo em conta que os valores atribuídos pela UEFA são consideravelmente mais baixos que os prémios da Liga dos Campeões.

Dessa forma, Sporting, Marítimo e Académica, todos já afastados da próxima fase da competição, receberam um total de 5,2 ME.

Os "leões" são, até ao momento, o clube nacional que menos encaixou nas competições europeias, com 1,5 ME, resultantes do prémio por participação na fase de grupos (1,3 ME) e dos dois empates registados (100 mil euros, por cada), acabando por ser ultrapassados por Marítimo e Académica, ambos com 1,7 ME.

Ao prémio por presença nos grupos, os insulares somaram 300 mil euros pelos três empates alcançados, além de 100 mil euros pela participação na terceira pré-eliminatória da competição, sendo que, à semelhança do Sporting, não tiveram direito a qualquer verba pela presença no "play-off", pois, aos contrário do acontece na Liga dos Campeões, a UEFA não atribui qualquer prémio por presença nessa fase.

Já a Académica, que entrou directamente na fase grupos, recebeu 400 mil euros por uma vitória (200 mil euros) e dois empates, além do já referido prémio por participação.

'Ranking' das equipas com maior receita garantida por desempenho desportivo na Liga dos Campeões 2012/13:

Posição Clube                          Receita (ME)

1. Málaga (Esp)                           18,2 (a)

2. FC PORTO                              16,6 (a)

3. PSG (Fra)                                16,1 (a)

. Schalke 04 (Ale)                        16,1 (a)

. Borussia Dortmund (Ale)          16,1 (a)

. FC Barcelona (Esp)                  16,1 (a)

. Manchester United (Ing)            16,1 (a)

8. Arsenal (Ing)                             15,6 (a)

. Shakhtar Donetsk (Ucr)             15,6 (a)

. Bayern Munique (Ale)                15,6 (a)

. Valência (Esp)                            15,6 (a)

(...)

22. Sp. Braga                               11,7

24. Benfica                                   11,3 (b)



Ranking das equipas com maior receita garantida por desempenho desportivo na Liga Europa 2012/13:

Posição Clube                           Receita (ME)

1. Fenerbahçe (Tur)                     4,5 (b)

2. Borussia M'Gladbach (Ale)      4,2 (b)

3. Basileia (Sui)                            4

4. FC Copenhaga (Din)               3,9

5. Panathinaikos (Gre)                 3,8

(...)

38. Académica                            1,7

. Marítimo                                      1,7

43. Sporting                                 1,5


a) inclui prémio no valor de 3,5 ME, pela presença assegurada nos oitavos de final da Liga dos Campeões.

b) inclui prémio no valor de 200 mil euros, pela presença assegurada nos dezasseis avos de final da Liga Europa.


SOL

JotaCC

Paulo Vinícius volta e compensa Douglão

Afastado da competição há um mês, central brasileiro regressa a uma defesa que tem mudado muito
Graças à disponibilidade de Paulo Vinícius, a possível sensação de enorme vazio provocada pelo castigo de Douglão esfumou-se em três tempos. Expulso em Cluj, por agressão a um jogador adversário, e herói nas últimas duas partidas com o FC Porto, durante as quais conferiu segurança defensiva à equipa, Douglão não poderá alinhar contra o Galatasaray, no fecho da fase de grupos da Liga dos Campeões, e até poderá falar-se numa curiosa passagem de testemunho, porque reconquistara a titularidade contra o Gil Vicente, à oitava jornada, no seguimento da paragem forçada, por lesão, de... Paulo Vinícius.

O JOGO

Bruno3429

Funeral do adepto atropelado realiza-se terça-feira
Por Pascoal Sousa

João Silva Ribeiro, o adepto do SC Braga de 38 anos que morreu atropelado antes do jogo da Taça de Portugal, frente ao FC Porto, na passada sexta-feira, vai esta terça-feira a enterrar, às 15 horas, no cemitério Monte D'Arcos.

O corpo do malogrado simpatizante bracarense está em câmara ardente na Igreja da Cividade, seguindo depois para a Igreja de São Pedro e São Paulo (Seminário), onde se realizará o funeral.


Equipa do Galatasaray já está em Portugal
Por António Casanova

A equipa do Galatasaray já se encontra em território português. O avião da Turkish Airlines que trouxe a comitiva turca desde Istambul aterrou no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, em Pedras Rubras, às 18.39 horas.

O treinador Fatih Terim convocou 23 jogadores para o duelo desta quarta-feira com o SC Braga, no qual o Galatasaray joga a passagem aos oitavos-de-final da Champions.

Eis a lista completa: Fernando Muslera, Eray Iscan, Ufuk Ceylan, Cris, Gokhan Zan, Albert Riera, Dany Nounkeu, Hakan Balta, Semih Kaya, Emmanuel Eboue, Sabri Sarioglu, Hamit Altintop, Aydin Yilmaz, Selcuk Inan, Felipe Melo, Yekta Independence, Engin Baytar Emre Colak, Nordin Amrabat, Johan Elmander, Burak Yilmaz, Umut Bulut and Sercan Yildirim.

Amanhã, os turcos realizam um treino de adaptação ao relvado do estádio AXA a partir das 18 horas, que será antecidido pela habitual conferência de Imprensa do técnico e de um elemtento do plantel.

Curiosamente, a equipa do Galatasaray permanecerá pelo Minho até sexta-feira, preparando em paisagens minhotas o jogo frente ao Sivasspor, relativo à jornada 15 do campeonato turco, programado para sábado à tarde.

A Bola