News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Adepto do Braga morre atropelado

Started by BragaAtéMorrer, 30 de November de 2012, 22:59

Previous topic - Next topic

miki

a psp de braga teve um comportamento VERGONHOSO,DEPLORAVEL.. PARECIAM ANIMAIS A BATER EM PESSOAS INDEFESAS.

Maximinus

Na qualidade de sócio da Nascente e adepto do Braga, aconselho os simpatizantes do Braga com entrada no estádio pela zona da bilheteira, roulotes, bar do estádio, para acesso à bancada nascente tomarem as seguintes precauções contra os jogos em casa contra os três porquinhos (Porto, Benfica e Sporting):
- não se acompanharem de menores de idade;
- não levarem consigo qualquer distintivo que vos relacionem como adeptos do Braga;
- não reagirem às provocações dos adeptos visitantes contra o vosso bom nome como adeptos do clube que abraçaram e contra a cidade/região da qual fazem parte.

Esta é a dura realidade: ser adepto do Braga é estar sujeito no seu próprio estádio a ser agredido, assaltado, ofendido...

Há aqui foristas que têm a ingenuidade de pensarem que se não provocarem nem reagirem às provocações nada têm a temer. Podem ter razões para assim pensarem por nunca nada lhes ter acontecido mas a realidade de muitos outros que aqui não escrevem é outra.

Tenho as minhas razões que são feitas de experiências desde há muitos anos, no estádio 1º de Maio, na Pedreira e noutros estádios.

A insegurança dos adeptos do Braga no seu próprio estádio advém da quantidade incontrolável de núcleos de vândalos que proliferam por todo o país, afetos aos "3 porquinhos", e que também existem na nossa cidade e região, que fogem facilmente ao controlo policial. A isto junta-se a grande quantidade de outros pequenos grupos de "porquinhos" , de quatro/cinco no mínimo cada um, de  que se fazem chegar a nosso estádio em viaturas próprias. Estes grupos maiores e menores facilmente provocam qundo se sentem em zona de conforto. E são os pequenos grupos que assaltam pessoas ao abrigo de que estão a fazer justiça com adeptos do clube adversário. A maior parte destes assaltos resumem-se aos cascóis, que depois queimam dentro do estádio para se vangloriarem, e outras vezes roubam o dinheiro e telemóveis.

A nossa insegurança é consequência do crescimento do nosso clube, que muitas vezes "bate o pé" aos "3 porquinhos" e causa grande ódio contra o nosso Braga que, por vezes, até os fazem ir da nossa própria cidade a Lisboa ou ao Porto, uma vez por ano, para especialmente torcer por um dos 3 porquinhos de lá, contra nós.

A insegurança que nós sentimos no nosso estádio e os porquinhos na casa deles nunca sentem, prende-se com a mistura de adeptos ingovernáveis e que só estão unicamente para armar confusão em seu proveito.

No estádio do Benfica contra o Porto ou contra o Sporting (e vice versa) não há adeptos com cachecóis da equipa visitante a passear a seu belo prazer. Todos os adeptos visitantes deslocam-se em autocarros e são encaminhados e protegidos pela polícia. No nosso estádio, contra o Guimarães, não há problemas porque não há mistura de adeptos. Ninguém do Gimarães vem passear para Braga (e vice versa) de cachecol do Vitória a seu belo prazer. Os problemas maiores que os adeptos visitantes estão sujeitos nas situações descritas relacionam-se com apredejamentos e algumas bastonadas da polícia. Não há o perigo de se ser agredido até morte ou ser morto numa situação de fuga.

No nosso estádio posso descrever algumas situações a que já assisti:
- já vi adeptos do Braga, pessoas sem culpa alguma, onde se incluem idosos, mulheres, uma pessoa de muletas, a levarem bastonadas da polícia, porque estavam no local errado à hora errada, no interior d bancada nascente inferior, pois foram apanhados despevenidos à saída das casas de banho, devido a confusões de catraios dos "red" com claques adversárias separadas por uma rede metálica e um cordão policial. Estes polícias quando avançam já não estão lá os prevaricadores à sua espera, e geralmente leva bastonada quem eles encontram no caminho, sem discriminação. As pessoas ingenuamente dizem que nada têm a ver com a situação mas eles naquele momento sá estão lá para distribuirem bastonadas em quem puderem;

- vi no passado no final de um jogo contra os benfas, que nós ganhamos mesmo no final do jogo, na saída do estádio, ainda no interior do recinto, um grupo de meia dúzia de benfiquistas a avançarem sobre dois adeptos do Braga. Houve um miúdo do Braga que se meteu e ficou no chão a ser pontapeado na cabeça e soube depois que lhe fraturaram o maxilar. Outro miúdo que tinha ido em seu auxilio, como se viu em situação de inferioridade saiu a fugir com dois benfiquistas em pleno recinto cheio de adeptos do Braga. Naquele dia estava com dois sobrinhos menores de idade e no meio da confusão perdi um que deu a fugir cheio de medo. Compreendo a situação de quem está a passar não se querer meter numa confusão em que tem de levar com meia dúzia que só estão ali para aquilo. Muitos adeptos do Braga vêem sozinhos, ou só com outra pessoa, ou com filhos, ou têm medo, e compreendo que não se queiram meter no barulho que à partida não lhes diz respeito. Mas eu penso: e se os adeptos do Braga confiassem que se fossem lá para ajudar aquele miúdo que estava a ser brutalmente agredido teriam a colaboração de outros "guerreiros" para pôr termo áquela situação.  Tenho a certeza que se naquele momento estivesse a passar qualquer pequeno grupo dos "red boys" teriam coragem e disponibilidade para defender um dos nossos ou para acabarem com aquela barbaridade.

Pois é meus caros foristas, se um dia tiverem a ser agredidos ou assaltados (não digo insultados, porque há aqui pessoas que dizem que não ligam aos insultos) quem vos poderá socorrer será esses tão mal acarinhados, por alguns de vocês, "red boys". Sim, são eles que nos podem proteger no lado da bancada nascente. Não a polícia, nem a direção do nosso clube, nem os nossos compadres indiferenciados adeptos braguistas. São eles que em número, que é urgente que seja maior, nos poderão proteger. Acreditem, se  alguns animais visitantes não soubesse da existência dos "red" alguns de nós já tinhamos sido comido vivos.

- vi no ano passado antes do jogo contra os benfas, enquanto esperava por um amigo à beira da entrada para o recinto da pedreira uma situação caricata. Um pequeno grupo de miúdos dos "red boys" vinha a ser protegido pela polícia para entrar no estádio e eram os adeptos do benfica junto ao "bar do estádio" a atirarem tudo o que podiam e direção a eles o que obrigou a uma carga policial sobre alguns benfas mais afoitos. Não satisfeitos com o acontecido esses animais decidiram vingarem-se em todas as pessoas que passavam identificadas como braguistas, insultando e agredindo de forma indiscriminada. Os poucos que lhes ripostaram acabavam no chão a ser pontapeados até chegar a polícia. Com a chegada da polícia os agressores fugiam e quem se punha a pé depois de ser agredido ainda tinha direito à bastonada covarde da polícia, pois quando els chegam não querem saber, só querem bater, nos que ficam pelo caminho, os  fracos inocentes.

- vi no ano passado contra o Porto, um pai e um filho de sete anos, braguistas,  a serem insultados por um grupo de seis portistas. Estava com um meu amigo e como vimos que o adepto braguista estava prontto a responder, juntamo-nos a ele e ao seu filho e pedimos-lhe por não lhes responder. E ainda bem que ele não lhes deu troco, pois se eles atacassem eu e omeu amigo tinhamos a certeza que iriamos dar luta. Confesso que senti muito medo mas era a minha obrigação defender aquele pai e o filho. Eles insultaram-nos e gritavam alto em bom som impropérios contra os adeptos de braga, com a famosa cantilena de "*****". Tal como nós outros adeptos do Braga afastaram-se daqueles imbecis.

- no domingo contra o Porto ainda bem que antes do jogo, não passei, como faço algumas vezes na sede do bairro da misericórdia, porque já me conheço bem para saber que na qualidade de agredido reajo também de forma violenta, e sei que a coisa não iria correr bem para mim.

- na sexta feira, no jogo da taça, decidi não levar cachecol do Braga, para não estar sujeito a insultos ou tentativa de assalto ou agressão. Decidi ir bem cedo para o jogo e cheguei ao estádio cerca de 45minutos antes do jogo começar. O ambiente era completamente dominado por arrogantes portistas e sentia-se medo nos poucos braguistas que se dirigiam ao estádio. Todos os "comes e bebes" eram dos portistas e assisti a uma claque do Porto ser escoltada a pé pela polícia insultando os pouc braguistas que podiam e vi outra claque vinda em autocarros, com alguns em cima deles, insultando o Braga, sem no entanto haver adeptos do Braga a assistirem, sendo sim, aplaudidos  por outros portistas. E aí pensei eu outra vez, ainda bem que não trouxe o cachecol do Braga.


Basta de mistura de adeptos com "os 3 porquinhos", com o Guimarães funciona muito bem e o ambiente é pacífico. Nem na nossa casa estmos sossegados e estamos sujeitos a atropelos mortais!!!!

zebraga1985

#122
O problema desses SD de Amares está no facto de serem, e terem sido, uns cobardes!

Quer se queira quer não, há muita gente em Braga que teria um gostinho especial em dar umas pancadinhas a essa gente.

Atacam a sede do Bairro da Misericórdia sem motivo.. Se eles foram lá ter é porque conhecem muito bem a cidade de Braga. Ora se conhecem assim tão bem a cidade, porque não foram eles à sede da BL ou RB?

Toda a gente sabe onde são as sedes das claques do Braga! Mas lá não é tão fácil ir, ou não convém...

Claro que é sempre mais fácil ir bater num bando de indefesos...

Cambada de cobardes! Nem espírito ultra têm! O que lhes interessa é droga, negócios de segurança da noite e dinheirinho do presidente do clube.

Uma coisa é certa, esses cobardolas não deixaram muitos amigos aqui por Braga... Os adeptos não se confundem com a SAD no que toca às amizades!
Menos internet, mais estádio...

O futebol é no estádio e não no PC

Báá

O funeral do Mico é amanhã (terça-feira), pelas 15h no Seminário S. Paulo  :'(

rasarb

Quote from: zebraga1985 on 03 de December de 2012, 21:28
O problema desses SD de Amares está no facto de serem, e terem sido, uns cobardes!

Quer se queira quer não, há muita gente em Braga que teria um gostinho especial em dar umas pancadinhas a essa gente.

Atacam a sede do Bairro da Misericórdia sem motivo.. Se eles foram lá ter é porque conhecem muito bem a cidade de Braga. Ora se conhecem assim tão bem a cidade, porque não foram eles à sede da BL ou RB?

Toda a gente sabe onde são as sedes das claques do Braga! Mas lá não é tão fácil ir, ou não convém...

Claro que é sempre mais fácil ir bater num bando de indefesos...

Cambada de cobardes! Nem espírito ultra têm! O que lhes interessa é droga, negócios de segurança da noite e dinheirinho do presidente do clube.

Uma coisa é certa, esses cobardolas não deixaram muitos amigos aqui por Braga... Os adeptos não se confundem com a SAD no que toca às amizades!

nao foram a meia duzia sd de amares.foram aclaque coletivo de porto e gaia.
[url="http://apenasbraga.blogspot.com/"]http://apenasbraga.blogspot.com/[/url]
[url="http://www.youtube.com/watch?v=b7XmFHpAWrk"]http://www.youtube.com/watch?v=b7XmFHpAWrk[/url]

ric

depois de ler isto, só me resta passar a aplaudir o ping-pong....

Estava a ler isto e na minha cabeça vinham imagens do Iraque ou Egipto...

O futebol está triste, triste e com machadadas de morte no seu futuro.. Enquanto isso, alguns papagaios falam , falam e não dizem nada nos programas desportivos de treta. TB uma FPF que se digne, impunha luto em todas as partidas. Não pelo pobre Mico, que coitado, até fiquei tonto pois conhecia o rapaz... mas sim pelos Micos deste país que apenas t~em os seus dias mais ou menos contados, se não se arrepiar caminho

Rivalidade Minhota

Antes de mais queria endereçar os meus pêsames à família e amigos do grande braguista João Silva (Mico).

Quanto aos tristes incidentes que ensombraram este duplo confronto com o Porto, é verdadeiramente revoltante e até assustador que haja pessoas a servir-se do futebol para justificar quezílias de outras "guerras". O ataque ao Bairro da Misericórdia é um acto de cobardia e vandalismo inqualificável, a resposta dos Red Boys na sexta-feira passada não foi muito melhor. No meio disto perdeu-se uma vida, houve feridos, assustam-se e afastam-se famílias dos estádios e estraga-se uma festa bonita que é um jogo de futebol. E estamos a falar de dois clubes sem grandes episódios de rivalidade, não quero imaginar se fosse entre clubes/cidades historicamente rivais. Mas a rivalidade não é isto, a rivalidade é cantar mais alto que o adversário para o abafar, é apertar a mão do adversário depois de o derrotar em campo e atirar para o ar meia dúzia de graçolas, é picar o adversário quando está abaixo do nosso clube, a rivalidade é algo que sempre existiu, muito antes de haver claques e grupos organizados e que não significa violência. Estou profundamente chocado com tudo isto...
[url="https://www.facebook.com/RivalidadeMinhota"]https://www.facebook.com/RivalidadeMinhota[/url] Junta-te a nós!!!

A.COSTA

#127
Finalmente algumas consciências despertam para posições que assumo há imenso tempo. BASTA !!!

Quantas mais pessoas têm que morrer para que se tomem medidas?

Quantos milhares de espectadores terão que deixar de ir aos estádios para que as autoridades ajam em conformidade em vez de assobiar para o lado?

Admiram-se de os estádios terem cada vez menos gente? Eu não. Infelizmente alguns energúmenos servem-se do futebol para passar de terminadas mensagens e ideologias. Esta gente tem que ser banida dos estádios, pois estão a matar lentamente o futebol.

O futebol vive-se com emoção mas sem necessidade de passar à irracionalidade que conduz à violência e ao terror.

Volto a referir que após algumas deslocações seguidas ao dragão esta época já não irei. Com receio da minha integridade e essencialmente dos meus descendentes.

Os comportamentos sem educação, sem formação, sem valores, que diversas vezes se misturam com a delinquência e os comportamentos de 3º mundo ... estão a matar o futebol. BASTA !!!


PS. Não conhecendo pessoalmente o adepto que morreu - infelizmente morreu um adepto na sequência dos atos vândalos e de retaliação entre as claques - apresento as minhas condolências aos amigos e especialmente à família nesta hora de dor.
Desejo que a morte deste braguista - deste adepto de futebol - não seja em vão. Mas receio que ninguém tome nenhuma medida capaz de travar este alastrar permanente de violência que tira cada vez mais as famílias dos estádios de futebol.

R.I.P. JOÃO SILVA.
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

BragaMaHor

Este foi um episódio muito triste que nos deve envergonhar a todos enquanto adeptos de futebol.
Escuso-me a tecer outros comentários por respeito aos familiares e porque nem consigo imaginar o estado de espírito de quem lhe era próximo.
ISTO NÃO PODE ACONTECER.
150% BRAGA SEMPRE

Jogo fantástico: [url="http://trophymanager.com/?c=1082834"]http://trophymanager.com/?c=1082834[/url]

magico_scbraga

Sugiro aos moderadores do fórum que façam correr a seguinte mensagem : no próximo jogo em casa, a contar para o campeonato, vamos todos fazer um minuto de silêncio. Um minuto de luto pela morte de um adepto .. e pela "pré-morte" do futebol.
Braga - Uma cidade, um clube, uma só paixão.

Olho Vivo

#130
Acabemos com os jugunços do futebol

03 dezembro de 2012 | 22:42

Colocado por: eugenio queiros

   
Na passada 6.ª feira, em Braga, um adepto bracarense, de 39 anos, morreu na sequência de mais uma zaragata. Ao fugir da confusão, foi atropelado mortalmente.

(curiosamente, o Sp. Braga chegou oficialmente a informar que o que aconteceu nada teve a ver com o jogo de futebol...)

Não importa muito saber como foi. Importa sobretudo saber porque aconteceu.

Aconteceu pura e simplesmente porque em Portugal as claques ditas organizadas continuam a ser permitidas e, pasme-se, algumas até foram legalizadas.

Não me esqueço que quando cheguei ao Record, em 2004, recebi até com algum espanto as instruções do nosso diretor, Alexandre Pais, para que não se dessem notícias sobre as claques. Demorei a perceber porquê mas hoje só posso concordar.

As claques que conhecemos em Portugal acolitam criminosos e indigentes. Também é verdade que por lá anda gente decente - recordo que o chef Luís Américo foi líder dos Superdragõeds...- mas o grosso da coluna é formado por gente perigosa (alguns deles, felizmente, já estão presos, embora por outras razões).

O que acontece é muito simples: estes energúmenos por vezes servem os interesses dos dirigentes (e não só). Dão um certo jeito para intimidar treinadores, jogadores, árbitros, adeptos dos adversários e jornalistas.

A resposta dos políticos foi anedótica: em vez de banirem as claques de cena, legalizaram-nas.

Dos clubes que conheço, o Benfica é o único que não passa cartão às suas claques. Faz muito bem. Não precisa delas para nada. Nos outros, é o que se sabe: as claques são tratadas com carinho e respeito. Só assim se entende que tenha sido notícia o facto de a Juve Leo ter deixado de apoiar a equipa do Sporting...

O Estado português já gastou uma fortuna no acompanhamento e vigilância destes grupos de assaltantes de bombas de gasolina. Muitos são os que deixaram de ir aos estádios porque tiveram o azar de se cruzar com estes bandos organizados.

Esta morte em Braga não é uma surpresa. Até é estranho ainda não ter acontecido uma desgraça maior.

Ela vai acontecer, mais cedo ou mais tarde.

Só há, por isso, um caminho: acabar com as claques organizadas nos estádios, com os petardos, os insultos e a violência gratuita.

Mas nada disto vai acontecer.

Os chefes destes bandos têm inside information. E, claro, dá sempre um certo jeito ter um jagunço a quem recorrer.


http://comunidade.xl.pt/Record/blogs/bolanaarea/archive/2012/12/03/acabemos-com-os-jugun-231-os-do-futebol.aspx

magico_scbraga

#131
Já agora, e uma vez que em Portugal até se elaboram petições com os mais ridículos pretextos, sugiro que se inicie uma petição.

Uma petição que tenha por objectivo colocar um ponto final às claques no futebol e à qual subjaz, portanto, uma causa nobre.

Confesso que não sei como proceder nesse sentido, mas apelo à massa crítica do SuperBraga para que possam dar início a este "movimento".
Braga - Uma cidade, um clube, uma só paixão.

PAF

Quote from: A.COSTA on 03 de December de 2012, 23:52
Finalmente algumas consciências despertam para posições que assumo há imenso tempo. BASTA !!!

Quantas mais pessoas têm que morrer para que se tomem medidas?

Quantos milhares de espectadores terão que deixar de ir aos estádios para que as autoridades ajam em conformidade em vez de assobiar para o lado?

Admiram-se de os estádios terem cada vez menos gente? Eu não. Infelizmente alguns energúmenos servem-se do futebol para passar de terminadas mensagens e ideologias. Esta gente tem que ser banida dos estádios, pois estão a matar lentamente o futebol.

O futebol vive-se com emoção mas sem necessidade de passar à irracionalidade que conduz à violência e ao terror.

Volto a referir que após algumas deslocações seguidas ao dragão esta época já não irei. Com receio da minha integridade e essencialmente dos meus descendentes.

Os comportamentos sem educação, sem formação, sem valores, que diversas vezes se misturam com a delinquência e os comportamentos de 3º mundo ... estão a matar o futebol. BASTA !!!


PS. Não conhecendo pessoalmente o adepto que morreu - infelizmente morreu um adepto na sequência dos atos vândalos e de retaliação entre as claques - apresento as minhas condolências aos amigos e especialmente à família nesta hora de dor.
Desejo que a morte deste braguista - deste adepto de futebol - não seja em vão. Mas receio que ninguém tome nenhuma medida capaz de travar este alastrar permanente de violência que tira cada vez mais as famílias dos estádios de futebol.

R.I.P. JOÃO SILVA.

Acredito que as autoridades possam e devam fazer muito... mas infelizmente, por exemplo temos uma justiça quase anedótica no geral, demorada, que não funciona, como podemos pedir para se estarem a chatear com uns putos e outros menos putos que brincam às pedradas!
Mas uma coisa muito simples resolvia quase a totalidade do problema, era os clubes assumirem o seu papel!
Depois de 6ªfeira provavelmente e como habitualmente, os culpados, uns vão com bilhete VIP até Paris no avião da equipa e os outros têm bilhetes a preço de saldo para ver a sua equipa... e todos continuam felizes!
Culpados se calhar também somos "todos" nós que ao longo dos anos compactuamos com isto, até terem o poder que têm hoje!

Depois disto como podemos pedir alguma coisa às autoridades?

Carvalhinha

Quote from: Olho Vivo on 04 de December de 2012, 00:25
Acabemos com os jugunços do futebol

03 dezembro de 2012 | 22:42

Colocado por: eugenio queiros

   
Na passada 6.ª feira, em Braga, um adepto bracarense, de 39 anos, morreu na sequência de mais uma zaragata. Ao fugir da confusão, foi atropelado mortalmente.

(curiosamente, o Sp. Braga chegou oficialmente a informar que o que aconteceu nada teve a ver com o jogo de futebol...)

Não importa muito saber como foi. Importa sobretudo saber porque aconteceu.

Aconteceu pura e simplesmente porque em Portugal as claques ditas organizadas continuam a ser permitidas e, pasme-se, algumas até foram legalizadas.

Não me esqueço que quando cheguei ao Record, em 2004, recebi até com algum espanto as instruções do nosso diretor, Alexandre Pais, para que não se dessem notícias sobre as claques. Demorei a perceber porquê mas hoje só posso concordar.

As claques que conhecemos em Portugal acolitam criminosos e indigentes. Também é verdade que por lá anda gente decente - recordo que o chef Luís Américo foi líder dos Superdragõeds...- mas o grosso da coluna é formado por gente perigosa (alguns deles, felizmente, já estão presos, embora por outras razões).

O que acontece é muito simples: estes energúmenos por vezes servem os interesses dos dirigentes (e não só). Dão um certo jeito para intimidar treinadores, jogadores, árbitros, adeptos dos adversários e jornalistas.

A resposta dos políticos foi anedótica: em vez de banirem as claques de cena, legalizaram-nas.

Dos clubes que conheço, o Benfica é o único que não passa cartão às suas claques. Faz muito bem. Não precisa delas para nada. Nos outros, é o que se sabe: as claques são tratadas com carinho e respeito. Só assim se entende que tenha sido notícia o facto de a Juve Leo ter deixado de apoiar a equipa do Sporting...

O Estado português já gastou uma fortuna no acompanhamento e vigilância destes grupos de assaltantes de bombas de gasolina. Muitos são os que deixaram de ir aos estádios porque tiveram o azar de se cruzar com estes bandos organizados.

Esta morte em Braga não é uma surpresa. Até é estranho ainda não ter acontecido uma desgraça maior.

Ela vai acontecer, mais cedo ou mais tarde.

Só há, por isso, um caminho: acabar com as claques organizadas nos estádios, com os petardos, os insultos e a violência gratuita.

Mas nada disto vai acontecer.

Os chefes destes bandos têm inside information. E, claro, dá sempre um certo jeito ter um jagunço a quem recorrer.


http://comunidade.xl.pt/Record/blogs/bolanaarea/archive/2012/12/03/acabemos-com-os-jugun-231-os-do-futebol.aspx

Acho que pela primeira vez... estou de acordo com este jornalista.

ZT143

Que descanse em Paz.

Nem me vou alongar em comentários e culpar qualquer uma das partes...porque foram todas.
SCB | ABC | HCB | Braga Warriors | Braga Rugby | CTB