News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Adepto do Braga morre atropelado

Started by BragaAtéMorrer, 30 de November de 2012, 22:59

Previous topic - Next topic

enormeBRAGA

O problema dos SD, em Braga, está muito para além do futebol.
#VãoTerDeContarConnosco

Heisenberg

Novos dados:

PSP criticada na sequência de incidentes após jogo com o FC Porto

A Associação de Moradores do Bairro das Andorinhas (AMBA), de Braga, emitiu este domingo um comunicado a reprovar a atitude da PSP na sequência dos incidentes registados à margem da partida da passada sexta-feira, entre SC Braga e FC Porto.

No comunicado lamenta-se ainda a trágica morte de um adepto do SC Braga, morador naquele bairro, atropelado ainda antes do início da partida.

No entanto, é o comportamento da PSP que é fortemente reprovada, denunciando-se que, na sequência de acto policial levado a cabo naquele bairro no final da partida, alguns moradores tiveram de receber assistência hospitalar.

Eis o comunicado:

«Na sequência dos trágicos incidentes que marcaram a noite da última sexta-feira, a Associação de Moradores do Bairro das Andorinhas (AMBA) vem através deste comunicado prestar as mais sentidas condolências e pesar à família do nosso morador João da Silva Ribeiro.

O bracarense de 39 anos faleceu na passada sexta-feira quando se dirigia sozinho para o Estádio AXA para assistir ao jogo da Taça de Portugal e foi abordado por adeptos, afetos ao FC Porto, da claque "Super Dragões". O Mico, como era conhecido no Bairro das Andorinhas e na claque "Red Boys", ao fugir dos referidos adeptos foi violentamente atropelado por um automóvel que circulava na variante que circunda a cidade de Braga, tendo sido decretado o seu óbito ainda no local pelo INEM.

Na sequência da violenta morte do nosso morador, e no final do jogo, um grupo de adeptos do SC Braga entrou em violentos confrontos com a Polícia de Segurança Pública (PSP) que acompanhava a claque dos "Super Dragões" tendo estes "barrido" à bastonada cidadãos indefesos que se encontravam no Bairro das Andorinhas, pois este ponto da cidade é um local de passagem para o Estádio AXA.

A Associação de Moradores reprova totalmente a atitude da PSP ao entrar no Bairro com cerca de 300 elementos munidos de caçadeiras e disparando centenas de tiros, onde um desses tiros atingiu gravemente um morador de 16 anos que se encontrava no 4.º andar na sua habitação. Ainda na sequência deste acto policial vários moradores, que nada tinham a ver com esta situação, foram barbaramente agredidos pela PSP, e alguns tiverem mesmo que receber assistência hospitalar.

Em suma, a AMBA reprova qualquer tipo de violência sobre cidadãos indefesos, apelando ao bom senso de todos os intervenientes para que em situações futuras não se voltem a repetir.»

http://www.abola.pt/mundos/ver.aspx?id=368000

do topo da pedreira

PAZ À SUA ALMA

SAUDAÇÕES BRAGUISTAS

brigada da relote

DESCANSA EM PAZ "MIQUINHO"

Na passada sexta-feira, a familia Red Boys viu partir mais um membro, em circunstancias ainda por apurar.
Perante o sucedido, a direção do grupo, vem endereçar as mais sentidas condulências a todos os familiares, amigos e a todos que de uma maneira ou outra mantinham relação com o " Miquinho".

Para sempre ficará na nossa memória a alegria e boa disposição que Miquinho transbordava para todos que o rodeavam.

Porque a verdadeira união de uma familia vê-se sobretudo nos maus momentos, informámos que a última despedida deste "irmão" se realizará amanhã (segunda-feira) na Igreja da Cividade pelas 15h.

DESCANSA EM PAZ "MIQUINHO"

in http://redboys1992.blogspot.pt/2012/12/descansa-em-paz-miquinho.html

BragaAtéMorrer

Se houve apredejamento à camioneta antes do jogo tem de haver vidros partidos... Porque é que o motorista parou na via rápida? Porque é que não houve escolta policial aquela camioneta? Porque é que foi a única camioneta a chegar tão tarde?

Nakamura

#105
Quote from: BragaAtéMorrer on 02 de December de 2012, 23:48
Se houve apredejamento à camioneta antes do jogo tem de haver vidros partidos... Porque é que o motorista parou na via rápida? Porque é que não houve escolta policial aquela camioneta? Porque é que foi a única camioneta a chegar tão tarde?

Pois... essas são as perguntas que todos fazemos, e que eu atrás também fiz, mas que as autoridades não querem responder... Dizem que "vao abrir um inquérito". Que é a melhor forma de evitar falar o que quer que seja!

Porque o que teriam que dizer não é bonito: no mínimo foram incompetentes, mas, com as claques do Porto a ser escoltadas por polícias de intervenção do Porto parece-me que é muito pior!
É que os polícias desta cidade são cúmplices desta malta!!

Recorde-se que, já no caso "Noite Branca" do conhecido Bruno Pidá e companhia - investigado pela Polícia Judiciária - em que estiveram envolvidos destacados dirigentes dos Super-Dragões, se provou que em determinados factos foram usados pelos condenados indumentária e objectos da própria P.S.P.!!

É desta suspeita que a P.S.P. do Porto se tem rapidamente de libertar!

Eu nunca vi nenhuma carga policial a sério (e não de faz-de-conta) no Norte, nos jogos policiados pelo Corpo de Intervenção sedeado aqui no norte (Porto), contra as claques do FCPorto!
Alguém tem memória??

E como é que se perde a escolta de um autocarro? Por veículos da polícia, que são veículos ligeiros e com sirenes prioritárias para semáforos, ou filas de trãnsito, em menos de 50 km??

Mas, pior do que isso, como é que se permite que isso se volte a REPETIR no final do jogo e que estes indivíduos decidam o percurso por onde querem sair da cidade e onde procuram novamente o confronto??

Só há uma - e uma única! - explicação: os spotters e a P.S.P. andam a brincar ao "faz-de-conta", porque quem verdadeiramente controla a festa são os outros.
Mais uma vez digo: revejam o documentário que foi feito (salvo erro pela SportTv) aos Super-Dragões... Está tudo lá!
É contra isto, contra esta Polícia de "faz-de-conta que se controlam as claques do Porto" que me revolto!!
Dos meus impostos vem parte do seu salário, por isso exijo COMPETÊNCIA E SERIEDADE NA PROFISSÃO QUE VOS PAGAMOS!

SE NÃO TÊM CORAGEM DE INTERVIR CONTRA OS VOSSOS AMIGOS E CONHECIDOS, CHAMEM POLÍCIAS DE INTERVENÇÃO DE LISBOA!!

Mas pronto, vai-se abrir mais um inquérito "da treta", que vai resultar em NADA e abafar a situação e continuar o "faz de conta que tá tudo bem"... e um ser humano perdeu a vida e uma família ficou eternamente enlutada pela dor!

BragaAtéMorrer

No jogo de domingo SD's "roubaram" um pano dos Red Boys das Enguardas..

Nakamura

#107
Quote from: R. O. on 02 de December de 2012, 10:54
Olá a todos,
Antes de mais lamento muito a morte deste rapaz, que pouco mais velho é do que eu, assim como todo o sofrimento com que a sua família terá que lidar de agora em diante.

Estava a procurar mais informações sobre o que aconteceu no Sábado quando encontrei este fórum. Perdoem-me a intromissão porque sou adepta do Fcp, mas antes que me atirem pedras, aviso já que tenho aqui umas poucas costelas bracarences de que me orgulho muito por isso não sou totalmente uma outsider;) Aliás tenho família em Adaúfe onde nasceu e foi criada a minha avó materna que sempre teve o coração dividido entre os dois clubes, o da cidade em que nasceu e o da cidade em que trabalhou, formou família e morreu. Só vim aqui dar a perspectiva de quem estava lá no meio dos azuis.

Eu fui ver o jogo a Braga no sábado muito feliz por ver o estádio do Souto Moura por dentro pela 1ª vez, sem dúvida um dos estádios mais bonitos do mundo!, invejo-vos imensamente! mas a notícia estragou-me logo a noite. A notícia que me chegou quando já estava dentro do estádio foi de que teria morrido um adepto do Braga atropelado enquanto fugia dos SD, que por sua vez o perseguiram porque ele estava a atirar pedras ao autocarro. Ora eu vim numa das camionetas da comitiva do Porto e não se passou nada até entrarmos no recinto do estádio. Sei que houve perto do estádio essa tal emboscada em que apareceu um grupo de mais de trinta pessoas ligadas ao Braga que começaram a bater nos adeptos do Porto que estavam nas rolotes a comer porque estavam lá amigos meus. AINDA BEM que eu não estava com fome! Nunca pensei que pudesse ser atacada indiferenciadamente por usar um caxecol azul!

E é isto que eu acho muito muito triste! Uma pessoa não poder ir descansada ver um jogo sem medo de ser atacado. É raro ir ver futebol e fui porque me convidaram da parte da claque, estava ali inocente nunca magoaria ninguém sem motivo aparente muito menos por ser deste ou de outro clube, no entanto, podia ter sido eu debaixo daquele carro também. A verdade é que em todas as claques há gente muito boa e bestas que não pensam, querem é conflitos e resolver as suas frustações interiores e arranjam pretextos no futebol. Quando se soube na notícia na bancada do porto, e eu estava mesmo no meio dos sd, a maior parte das pessoas lamentou o sucedido. E mesmo quando um ou dois começou a arrancar cadeiras e a falar de esperas lá fora, a maior parte das pessoas segurou-os e estavam a dizer para terem juízo. Tenho pena que não possamos levar um amigo ao futebol de outro clube sem temer pela segurança dele e sem que ele possa expressar a sua preferencia! É ridículo! Até porque eu fiquei contente também quando o Braga marcou (até porque o Porto estava a pedi-las..). Quer-se dizer, se a minha avó fosse viva e fosse conosco no meio dos sd quando o Braga marcasse e ela festejasse levava porrada também! Não tive medo ao entrar no estádio porque já não ia ao futebol há muitos anos e não me apercebi do perigo que corria mas tive medo ao sair e não sei se irei mais. (Tava a pensar ir com um amigo turco ver o Braga-Galatasaray, mas uma vez que os meus primos daí não vão até tenho medo de o levar e não o poder defender ou termos que nos sentar em bancadas diferentes..)

Parece-me que isto é uma questão de cultura, ou de falta dela! Normalmente estes elementos agressivos são pessoas pouco ponderadas, que não são capazes de bom senso, nem de ouvir uma provocação, nem de admitir quando estão erradas ou quando o clube delas está a jogar mal. São assim no futebol como nos restantante assuntos: otárias! Depois há aqueles que se deixam levar pelo comportamento do grupo e não sao capazes de pensar por eles mesmos. Tem que partir dos adeptos não admitir que estas coisas aconteçam e defender estas pessoas quando estão em minoria. E os clubes deviam ter todo o interesse em resolver estes assuntos e penalizar as suas próprias claques quando provocam desacatos. E mesmo dentro das próprias claques há que castigar e até banir os elementos mais agressivos.

Concluindo, tenho vergonha pelos meus e pelos portugueses em geral por daram tal importancia ao futebol ao ponto de o por acima da vida de alguém. Da minha parte, e apesar de me doer no meu coração azul, foi bonito ir ver o Braga ganhar naquela noite fria naquele estadio espectacular! Bem haja Augustos! Continuem com força! Admiro um clube que resiste assim sem tantos apoios com os "3 grandes" e que se mostra maior que eles em muitas aspectos. Muito lamentável de facto este muito triste acontecimento que estragou completamente o evento.

Cara R.O.

Neste forum todos costumamos receber com educação e simpatia contributos de adeptos de outros clubes, que respeitem esses mesmos princípios.

De facto, tal como tu, tenho pena que no futebol estes fenómenos de violência ocorram, pois gostaria que o futebol fosse uma festa, uma paixão, uma celebração - como penso que a maioria dos adeptos do Porto.

Mas, se leste os "posts" anteriores - bem como outros neste Forum na sequência de jogos com o Porto - já deves ter percebido que aquilo que os teus amigos te contaram se passou junto à roulottes terá sido apenas um pequeno epifenómeno de vingança, pois a verdade é muito outras: são os milhares de membros das conhecidas claques do FCPorto e seus núcleos das redondezas que têm organizado verdadeiros ambientes de intimidação e agressão junto ao nosso estádio, o que tem vindo a crescer - inexplicavelmente! - nos últimos jogos (em que supostamente as Direcções até estarão de boas relações).

Infelizmente, não posso dizer que não haja desordeiros do lado do SCBraga... simplesmente são muito menos!
O número de adeptos total que vai ver os jogos do Braga aqui em casa (incluindo pessoas com família, filhos e mulheres) são apenas alguns milhares... sendo também de alguns milhares os adeptos mais desordeiros do Porto (que apenas terão algumas centenas do Braga como contra-ponto).

Por isso, não te deixes iludir sobre quem foi mais provocado e agredido junto às roulottes!

E tudo isto é triste, porque o futebol deveria ser uma festa - um espectáculo no qual as claques poderiam ter um papel preponderante no apoio às suas equipas, nos cânticos, em todo o ambiente.

Nós aqui em Braga nem temos - graças a Deus - grande fama ou historial de confrontos.

Os confrontos entre adeptos que costumamos ter (e que tentamos implementar na final de Dublin), tem mais a ver com este tipo de confronto que te vou deixar aqui em baixo (e que foi postado no youtube pelos próprios adeptos do Manchester United, agradavelmente surpreendidos):

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=uEBD7zTCwlg

Espero que sejas sempre bem-vinda no Axa - e tenho a certeza que o serás, salvo raras excepções de eventuais grupelhos.
Depois do que se passou nestes últimos jogos com o FCP não te aconselho a trazer cachecol ou roupa do FCP pois as hipóteses de teres problemas irão infelizmente aumentar exponecialmente!

Já contra o Galatasaray podes vir á vontade: será, como de costume, mais uma festa!  ;D 

PAF

Quote from: BragaAtéMorrer on 02 de December de 2012, 23:48
Se houve apredejamento à camioneta antes do jogo tem de haver vidros partidos... Porque é que o motorista parou na via rápida? Porque é que não houve escolta policial aquela camioneta? Porque é que foi a única camioneta a chegar tão tarde?

Obviamente o motorista parou em plena via rápida porque alguém tocou à campaínha, possivelmente alguém queria ir apanhar alguma camioneta à central de camionagem!

enormeBRAGA

Antes de mais eu não venho aqui em defesa de ninguém, mas apenas constatar factos; senão vejamos:

É certo que há sempre gente sem um pingo de civismo dentro das claques, da mesma forma que alguns adeptos, por vezes se exaltam em demasia, como eu vos vou contar mais à frente.

Mas, serão os Red assim tão violentos? Será a BL, um gangue organizado que tem por objectivo causar distúrbios por onde quer que passe? Não creio, pelo menos em comparação com outras claques. Julgo ter sido o PAF, que não se recorda de nenhum confronto significativo com os SD nos últimos 25 anos. Pois eu lembro-me, e lembro-me muito bem, de uma situação ainda no velhinho 1º de Maio, em que senti medo. Não me recordo do ano, nem se foi para a taça ou para o campeonato, mas lembro-me muito bem das provocações que vinham do outro lado da rede, até que um grupo de adeptos da Superior, deram a volta ao estádio, avançando as redes perto da torre, entraram na Central, conseguindo mobilizar alguns braguistas pelo caminho, e tentaram deitar abaixo as redes que separavam a curva da bancada dos sócios. Lembro-me que foram os 2, 3, minutos mais aterradores que vivi num estádio. ( teria na altura uns 8 ou 9 anos ) O meu pai, imediatamente nos tirou dali, e só após a intervenção das forças de segurança os ânimos acalmaram evitando aquilo que seria um autentico cenário de guerra. Mas não se ficou por aqui, no fim do jogo, os SD foram lliteralmente corridos do estádio, ao ponto da curva ficar completamente deserta. Ao longo dos anos, as claques vindas do Porto, nunca foram muito bem recebidas em Braga. Mas isto foi-se alterando ao longo dos anos, e as coisas foram melhorando, até que uns iluminados se lembraram de atacar a pacata sede do Bairro da Misericórdia, à pedrada. Ora bem, sexta feira, como faço algumas vezes,e, porque fui cedo para o estádio, decidi parar na sede, para dar duas de treta, e beber uma mini, para disfarçar os nervos, quando, ainda de certa forma revoltado com o sucedido dias antes naquele mesmo local, ouço uma conversa entre dois senhores, com idade já acima dos 50 anos. E foi mais ou menos assim:

Quem atacou a sede?
Foram os SD.
Os SD? A sério?
Sim os SD AMARES?
Os SD de AMARES? Fodasse, os gajos de Amares? Não me acredito...
A sério, vieram 5 ou seis cá a baixo atiraram umas pedras e fugiram por aí a cima, porque lá em cima estava praí uns 60. O que eles queriam era que a claque fosse atrás deles. Eu já avisei o comando da PSP, que se não viessem para aqui, eu ia a CASA BUSCAR UMAS CAÇADEIRAS PARA OS FODER. EU DISTRIBUIA-AS AÍ PELO PESSOAL E CORRIA ESSES ***** DAQUI PRA FORA... QUEM MANDA AQUI SOMOS NÓS, NÃO VÊM UNS PAROLOS PARA AQUI ASSUSTAR A MINHA FAMÍLIA E EU VOU FICAR A OLHAR... CABRÕES DO *****...
...
...
...


Os ânimos entre Braga e Porto estão muito tensos, e, quando lá formos, não vai ser bonito, ainda por cima com a "autorização" da PSP do Porto... Aquilo não é só uma claque, é um grupo criminoso, bastante organizado. É uma espécie de máfia, que tenta a todo o custo causar pânico. Conseguiram em alguns sítios, mas em Braga, não conseguem. Mas isso é uma outra história.
Alguém sabe qual é a empresa que faz a segurança no Dragão? Sabem que é o dono dessa mesma empresa? Ou os donos? Sabem por que ardem alguns estabelecimentos nocturnos, no Norte de Portugal? Quanto a mim, esses meninos não serão nunca bem vindos a Braga.
#VãoTerDeContarConnosco

Carvalhinha

Estou triste e revoltada pela situação que aconteceu. O futebol deveria ser um convívio e não algo de ameaças e violência (muito menos mortes). Civilismo e segurança, é o que se quer. É pedir muito?

Quote from: brigada da relote on 01 de December de 2012, 20:09
Por acaso, em Dublin só não houve problemas de maior, porque a polícia estava espalhada pela cidade devido á visita da raínha de Inglaterra. Também ouvi bocas em vários pontos da cidade e no Mac. Mas como não sou o rambo, calo-me e continuo a andar.

Eu cheguei a ver cenas de pancadaria na zona do Temple Bar após o jogo, mas não foi entre adeptos do Braga com os do Porto, foram do Porto com irlandeses.

(S)oon(C)hampion(B)raga

Quote from: Carvalhinha on 03 de December de 2012, 08:27
Estou triste e revoltada pela situação que aconteceu. O futebol deveria ser um convívio e não algo de ameaças e violência (muito menos mortes). Civilismo e segurança, é o que se quer. É pedir muito?

Quote from: brigada da relote on 01 de December de 2012, 20:09
Por acaso, em Dublin só não houve problemas de maior, porque a polícia estava espalhada pela cidade devido á visita da raínha de Inglaterra. Também ouvi bocas em vários pontos da cidade e no Mac. Mas como não sou o rambo, calo-me e continuo a andar.

Eu cheguei a ver cenas de pancadaria na zona do Temple Bar após o jogo, mas não foi entre adeptos do Braga com os do Porto, foram do Porto com irlandeses.

e por causa disso a policia irlandesa fechou "a noite"... e quem estava lá para se divertir e passar 1 bom bocado a viver a «night life» irlandesa lixou-se...  :(
[url="https://fb.watch/l3N5OntDOI/"]https://fb.watch/l3N5OntDOI/[/url]

(S)oon(C)hampion(B)raga

SEGUNDO A IMPRENSA BRASILEIRA...

Quote(...)

No jogo entre as duas equipes na última semana, este pelo Campeonato Português, uma torcida organizada do Porto, fez um apedrejamento aos rivais. E desta vez, os Arsenalistas queriam a vingança. No confronto, os portistas reagiram, saíram do ônibus que estavam, e João Silva Ribeiro tentou fugir no meio da estrada, e foi atropelado.
Algumas brigas continuaram dentro do estádio. Além deste, outros cinco feridos tiveram que ser encaminhados ao hospital.

@ http://esportes.terra.com.br/futebol/briga-de-torcidas-teria-causado-morte-antes-de-jogo-entre-porto-e-braga,3e66656079c4b310VgnCLD2000000dc6eb0aRCRD.html
[url="https://fb.watch/l3N5OntDOI/"]https://fb.watch/l3N5OntDOI/[/url]

PAF

Quote from: enormeBRAGA on 03 de December de 2012, 03:12
Antes de mais eu não venho aqui em defesa de ninguém, mas apenas constatar factos; senão vejamos:

É certo que há sempre gente sem um pingo de civismo dentro das claques, da mesma forma que alguns adeptos, por vezes se exaltam em demasia, como eu vos vou contar mais à frente.

Mas, serão os Red assim tão violentos? Será a BL, um gangue organizado que tem por objectivo causar distúrbios por onde quer que passe? Não creio, pelo menos em comparação com outras claques. Julgo ter sido o PAF, que não se recorda de nenhum confronto significativo com os SD nos últimos 25 anos. Pois eu lembro-me, e lembro-me muito bem, de uma situação ainda no velhinho 1º de Maio, em que senti medo. Não me recordo do ano, nem se foi para a taça ou para o campeonato, mas lembro-me muito bem das provocações que vinham do outro lado da rede, até que um grupo de adeptos da Superior, deram a volta ao estádio, avançando as redes perto da torre, entraram na Central, conseguindo mobilizar alguns braguistas pelo caminho, e tentaram deitar abaixo as redes que separavam a curva da bancada dos sócios. Lembro-me que foram os 2, 3, minutos mais aterradores que vivi num estádio. ( teria na altura uns 8 ou 9 anos ) O meu pai, imediatamente nos tirou dali, e só após a intervenção das forças de segurança os ânimos acalmaram evitando aquilo que seria um autentico cenário de guerra. Mas não se ficou por aqui, no fim do jogo, os SD foram lliteralmente corridos do estádio, ao ponto da curva ficar completamente deserta. Ao longo dos anos, as claques vindas do Porto, nunca foram muito bem recebidas em Braga. Mas isto foi-se alterando ao longo dos anos, e as coisas foram melhorando, até que uns iluminados se lembraram de atacar a pacata sede do Bairro da Misericórdia, à pedrada. Ora bem, sexta feira, como faço algumas vezes,e, porque fui cedo para o estádio, decidi parar na sede, para dar duas de treta, e beber uma mini, para disfarçar os nervos, quando, ainda de certa forma revoltado com o sucedido dias antes naquele mesmo local, ouço uma conversa entre dois senhores, com idade já acima dos 50 anos. E foi mais ou menos assim:

Quem atacou a sede?
Foram os SD.
Os SD? A sério?
Sim os SD AMARES?
Os SD de AMARES? Fodasse, os gajos de Amares? Não me acredito...
A sério, vieram 5 ou seis cá a baixo atiraram umas pedras e fugiram por aí a cima, porque lá em cima estava praí uns 60. O que eles queriam era que a claque fosse atrás deles. Eu já avisei o comando da PSP, que se não viessem para aqui, eu ia a CASA BUSCAR UMAS CAÇADEIRAS PARA OS FODER. EU DISTRIBUIA-AS AÍ PELO PESSOAL E CORRIA ESSES ***** DAQUI PRA FORA... QUEM MANDA AQUI SOMOS NÓS, NÃO VÊM UNS PAROLOS PARA AQUI ASSUSTAR A MINHA FAMÍLIA E EU VOU FICAR A OLHAR... CABRÕES DO *****...
...
...
...
Os ânimos entre Braga e Porto estão muito tensos, e, quando lá formos, não vai ser bonito, ainda por cima com a "autorização" da PSP do Porto... Aquilo não é só uma claque, é um grupo criminoso, bastante organizado. É uma espécie de máfia, que tenta a todo o custo causar pânico. Conseguiram em alguns sítios, mas em Braga, não conseguem. Mas isso é uma outra história.
Alguém sabe qual é a empresa que faz a segurança no Dragão? Sabem que é o dono dessa mesma empresa? Ou os donos? Sabem por que ardem alguns estabelecimentos nocturnos, no Norte de Portugal? Quanto a mim, esses meninos não serão nunca bem vindos a Braga.
Como disse não me lembro de nenhum confronto significativo, nada comparado com o que se passou este fim de semana. Que houve confusões ao longo do tempo, houve sempre, às vezes mesmo no meio dos sócios! Como já houve confusão no Axa (se calhar os piores num jogo com o Sporting), mas isso é dentro do estádio, muitas vezes relacionadas com o jogo e onde as coisas com maior ou menor dificuldade são controladas. Nada sequer de comparado com o que vai acontecendo hoje em dia!
Quanto à confusão no bairro, sei que aconteceu, eu até ainda estava em casa e enviaram-me mensagem para não levar camisola do Braga, porque o meu colega que estava aí teve que fugir, embora nunca passe por essa zona. Mesmo tendo em conta o que aconteceu no Bairro não me parece que seja motivo, ou que sirva de desculpa para os graves acontecimentos que se passaram! (e vão continuar a passar se ninguém puser cobro à situação!).

enormeBRAGA

Eu sei PAF, não há desculpas que justifiquem, alguns acontecimentos antes e depois do jogo, mas eu consigo compreender a revolta daquela gente. Nesta altura ainda nada se sabia sobre o infeliz acidente, mas as pessoas já estavam preparadas para o que viesse. As palavras daquele adepto, e não era nenhum jovem, era já alguém com alguma idade, mostraram bem o sentimento ainda que muito exageradas. Eu conheço o " modus operandi" dos SD, e tanto os Red como a BL, não são como eles, nem de perto nem de longe. Acredita que eles mandam nas nossas cidades vizinhas... sim essa também. Mas aqui em Braga sempre tiveram muitos problemas, ainda que extra futebol.
Sinceramente gostava de saber o que realmente está por de trás do ataque à sede do Bairro.
#VãoTerDeContarConnosco

rvx

#115
Quote from: enormeBRAGA on 03 de December de 2012, 11:51
Eu sei PAF, não há desculpas que justifiquem, alguns acontecimentos antes e depois do jogo, mas eu consigo compreender a revolta daquela gente. Nesta altura ainda nada se sabia sobre o infeliz acidente, mas as pessoas já estavam preparadas para o que viesse. As palavras daquele adepto, e não era nenhum jovem, era já alguém com alguma idade, mostraram bem o sentimento ainda que muito exageradas. Eu conheço o " modus operandi" dos SD, e tanto os Red como a BL, não são como eles, nem de perto nem de longe. Acredita que eles mandam nas nossas cidades vizinhas... sim essa também. Mas aqui em Braga sempre tiveram muitos problemas, ainda que extra futebol.
Sinceramente gostava de saber o que realmente está por de trás do ataque à sede do Bairro.

Sendo os SD Amares, é possível que sejam vinganças da "noite". Mas é verdade que um autocarro do Porto foi apedrejado no jogo da época passada, embora não saiba onde nem por quem. É possível que tenha havido alguma vingança por causa disso.

Claro que nada justifica o que se passou, mas muita gente está a dizer que isto é totalmente inesperado. Eu já tinha ouvido algum ruído acerca disto.

jaimeh

Quote from: enormeBRAGA on 03 de December de 2012, 03:12
Antes de mais eu não venho aqui em defesa de ninguém, mas apenas constatar factos; senão vejamos:

É certo que há sempre gente sem um pingo de civismo dentro das claques, da mesma forma que alguns adeptos, por vezes se exaltam em demasia, como eu vos vou contar mais à frente.

Mas, serão os Red assim tão violentos? Será a BL, um gangue organizado que tem por objectivo causar distúrbios por onde quer que passe? Não creio, pelo menos em comparação com outras claques. Julgo ter sido o PAF, que não se recorda de nenhum confronto significativo com os SD nos últimos 25 anos. Pois eu lembro-me, e lembro-me muito bem, de uma situação ainda no velhinho 1º de Maio, em que senti medo. Não me recordo do ano, nem se foi para a taça ou para o campeonato, mas lembro-me muito bem das provocações que vinham do outro lado da rede, até que um grupo de adeptos da Superior, deram a volta ao estádio, avançando as redes perto da torre, entraram na Central, conseguindo mobilizar alguns braguistas pelo caminho, e tentaram deitar abaixo as redes que separavam a curva da bancada dos sócios. Lembro-me que foram os 2, 3, minutos mais aterradores que vivi num estádio. ( teria na altura uns 8 ou 9 anos ) O meu pai, imediatamente nos tirou dali, e só após a intervenção das forças de segurança os ânimos acalmaram evitando aquilo que seria um autentico cenário de guerra. Mas não se ficou por aqui, no fim do jogo, os SD foram lliteralmente corridos do estádio, ao ponto da curva ficar completamente deserta. Ao longo dos anos, as claques vindas do Porto, nunca foram muito bem recebidas em Braga. Mas isto foi-se alterando ao longo dos anos, e as coisas foram melhorando, até que uns iluminados se lembraram de atacar a pacata sede do Bairro da Misericórdia, à pedrada. Ora bem, sexta feira, como faço algumas vezes,e, porque fui cedo para o estádio, decidi parar na sede, para dar duas de treta, e beber uma mini, para disfarçar os nervos, quando, ainda de certa forma revoltado com o sucedido dias antes naquele mesmo local, ouço uma conversa entre dois senhores, com idade já acima dos 50 anos. E foi mais ou menos assim:

Quem atacou a sede?
Foram os SD.
Os SD? A sério?
Sim os SD AMARES?
Os SD de AMARES? Fodasse, os gajos de Amares? Não me acredito...
A sério, vieram 5 ou seis cá a baixo atiraram umas pedras e fugiram por aí a cima, porque lá em cima estava praí uns 60. O que eles queriam era que a claque fosse atrás deles. Eu já avisei o comando da PSP, que se não viessem para aqui, eu ia a CASA BUSCAR UMAS CAÇADEIRAS PARA OS FODER. EU DISTRIBUIA-AS AÍ PELO PESSOAL E CORRIA ESSES ***** DAQUI PRA FORA... QUEM MANDA AQUI SOMOS NÓS, NÃO VÊM UNS PAROLOS PARA AQUI ASSUSTAR A MINHA FAMÍLIA E EU VOU FICAR A OLHAR... CABRÕES DO *****...
...
...
...


Os ânimos entre Braga e Porto estão muito tensos, e, quando lá formos, não vai ser bonito, ainda por cima com a "autorização" da PSP do Porto... Aquilo não é só uma claque, é um grupo criminoso, bastante organizado. É uma espécie de máfia, que tenta a todo o custo causar pânico. Conseguiram em alguns sítios, mas em Braga, não conseguem. Mas isso é uma outra história.
Alguém sabe qual é a empresa que faz a segurança no Dragão? Sabem que é o dono dessa mesma empresa? Ou os donos? Sabem por que ardem alguns estabelecimentos nocturnos, no Norte de Portugal? Quanto a mim, esses meninos não serão nunca bem vindos a Braga.

Eu lembro-me dessa e lembro-me de outra mais recente, que aconteceu no final dos anos 90, também no 1º de Maio, os SD atiraram tochas a arder para a Superior e o povo retaliou com pedras. No final do jogo foi o fim do mundo antecipado, a polícia cheia de medo, pois não estava nenhum corpo de intervenção e eram meros polícias de giro apenas com um capacete, levou os SD pelo interior do parque da ponte até à entrada dos autocarros que viria a fazer-se na alameda do parque de exposições.
Lembro-me de vir a passar perto da Rua da devesa e só ver pedras a cair na Av. da Liberdade, lançadas pelos SD sem que a polícia os conseguisse controlar, lembro-me de ter visto talvez pela primeira vez polícias comuns em carros comuns com shotguns a pedir às pessoas que avançassem, a Av. parecia um cenário de um filme de ação, com carros da polícia para cima e para baixo com as luzes e sirenes ligadas. Vi autocarros que acabariam por levar os SD a vir do Fujacal com os vidros todos partidos.

Acho que nem com o Guimarães ou com o Benfica, vi tamanha selvajaria, talvez por sorte, não quer dizer que não tenha acontecido noutras alturas, mas fiquei sempre com a ligeira impressão que a claque do Porto era de todas a mais perigosa e pelos piores motivos.

Ainda para mais na altura estava a estudar no Porto e tinha na minha turma pessoal que era da claque dos SD e que pertenciam a uma ala mais moderada (se eles eram moderados imaginava sempre como seriam os mais radicais) Chegavam a contar-me que muitas vezes tinham de demover os mais atrofiados a não fazerem uma série de barbaridades, tais como bater em polícias  espanhóis que estavam nas áreas de serviço perto de Barcelona só porque queriam sentir a adrenalina a correr nas veias, entre outras anormalidades! O que é certo é que depois desse episódio no 1º Maio perguntei-lhes porque motivo tinham feito aquilo, e o que me disseram, é que tinha sido por haver fulanos dos NN à espera deles e que supostamente estariam infiltrados no nosso meio, isso associado aquele mito infeliz de que havia pessoas do Braga que também eram benfiquistas.

O que é certo é o seguinte, isso que tu dizes que ouviste na sede do Bairro da Misericórdia acerca dos SD Amares, para mim faz todo o sentido, porque em Abril, quando o autocarro do Porto foi apedrejado à entrada da A3 (supostamente por adeptos benfiquistas, já que foram gabar-se disso para os fóruns), durante uns bons dias, nos comentários das notícias do Sc Braga que vinham na edição on-line dos jornais desportivos, havia sempre pessoal identificado com nicknames portistas, a ameaçar vingança quando fosse o próximo jogo, o que veio acontecer com esse apedrejamento na sede do Bairro.
A polícia não tem um núcleo criminal que acompanha este tipo de movimentações na net? Como é que o comum cidadão vê esse tipo de ameaças e a polícia não, ou ainda mais grave, até as vê mas não faz nada!

Estas porcarias são uma bola de neve, costumo ir de casa a pé até ao Dragão de cachecol ao peito esperar a equipa a chegar ao estádio e já aconteceu de ser o único lá no meio e nunca me ter acontecido nada! Mas depois destes lamentáveis acontecimentos vou começar a ponderar se isso será uma atitude razoável, assim como levar a minha filha que tem 5 anos a este tipo de jogos!

Se a Liga quer as famílias nos estádios, tem que banir a entrada de malta que só vai lá para sentir a adrenalina com atos de violência!
Não hei de morrer sem ver o meu Braga Campeão!

magico_scbraga

Não sou "anjinho" ao ponto de acreditar que os Red Boys (e também a Bracara Legion) são uns santos! Não são. Longe disso.

De facto, o problema da delinquência nas claques é transversal. Existem arruaceiros nas maiores claques, assim como existem arruaceiros nas claques mais "pequenas".

No entanto, não caio no erro de dizer que as claques são todas iguais. Os Super Dragões são, de facto, constituídos por indivíduos que não só deviam ser banidos dos estádios de futebol, como de todo e qualquer lado. Trata-se, por assim dizer, de gente da pior espécie.

Mas, e respondendo ao PAF, não deveriam ser apenas eles a acabar. Todas as claques deveriam acabar.

Para o bem do futebol. Para bem do desporto em geral. E, mais importante, para o bem das nossas vidas e daqueles que nos são mais próximos.

Não é, por isso, verdade que as pessoas não tenham demonstrado a sua revolta para com as claques em geral. Simplesmente acho que, no caso concreto, foram os Super Dragões a fazer os maiores estragos.

Houve uma reacção e uma espécie de vingança por parte dos Red Boys, ninguém nega, e todos condenam esse facto, mas foram os SD que destruiram dezenas de viaturas e o café do Bairro.

Foram os SD, mas, numa próxima vez, serão outros a ter este tipo de atitudes e é por essa mesma razão, para prevenir a existência de situações semelhantes, que digo : acabem com as claques!
Braga - Uma cidade, um clube, uma só paixão.

LeonelP

É o fanatismo caros amigos. Devo dizer que gosto mais quando o Benfica ou Sporting vêm a Braga porque a verdade é que se vê muitas mais famílias que são da região e aproveitam a vinda desses clubes à zona para os irem apoiar. Quando é o Porto é muito diferente, vêm sempre organizados e sabe-se lá com que intuito.
Atenção, as claques portistas não espelham nada do que os adeptos normais querem mostrar. Quem me dera ter um euro por cada portista que odeia os super dragões e afins. Claro que em todo o lado é um pouco assim mas no Porto bem pior.

Paz à alma do nosso amigo braguista.

Bracaro Augusto

Quote from: enormeBRAGA on 02 de December de 2012, 19:05
O problema dos SD, em Braga, está muito para além do futebol.

Agora disseste tudo ! ;)
BRAGA SEMPRE !!!