News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 28/11

Started by JotaCC, 28 de November de 2012, 07:35

Previous topic - Next topic

JotaCC

Zé Nuno acredita que o Sp. Braga pode vencer o FC Porto

Vestiu a camisola do Sp. Braga numa das quatro finais da Taça de Portugal na história do clube. E acredita que esta época é possível voltar ao Jamor e sonhar com o tão desejado troféu. Zé Nuno, antigo defesa bracarense, considera que as últimas derrotas são apenas uma fase passageira, que será ultrapassada pela qualidade do grupo de trabalho e já esquecida com uma vitória ao FC Porto, na sexta-feira.

"É preciso, principalmente, a equipa acreditar no que faz. Querendo e sentido que o que está a fazer é certo é o primeiro passo para o êxito. Depois ter capacidade de enfrentar o FC Porto com qualidade. Terá que ser um jogo a roçar a perfeição para levar de vencida os dragões", revelou ao 'Correio do Minho'.

Num jogo destes, "a eliminar", Zé Nuno deixa a receita para o sucesso dos bracarenses: "terá que procurar o golo com mais frequência, porque um empate não serve a ninguém. Terá que ser uma equipa com ambição de ganhar, porque pela frente vai estar um adversário forte".
Para o ex-jogador, uma das armas que o Sp. Braga poderá usar passa por "ter mais bola", até porque, "sem bola a equipa arsenalista não se sente confortável".

"Sendo uma equipa igual a si própria é possível", frisou.

Quanto à ambição de vencer a Taça de Portugal, o agora treina-dor partilha do desejo do presidente António Salvador. "É possível chegar à final. O Sp. Braga tem qualidade para ganhar qualquer jogo, tem que ter capacidade e qualidade para acreditar e ser feliz no que faz, como já provou em muitos jogos esta época", sublinhou.

Das quatro finais do Sp. Braga na Taça de Portugal - 1966/67 (vencedor), 1976/77, 1981/82 e 1997/98 - Zé Nuno integrou o onze que em 1997/98 alinhou frente ao FC Porto. O técnico era Alberto Pazos e os bracarenses acabaram derrotados por 3-1, fruto de golos de Jardel, Artur e Aloísio. O defesa acabou ligado pela negativa ao golo do avançado brasileiro.
"A memória é de um momento mais marcante na carreira. Não fomos felizes e é um momento único que espero voltar agora a viver, mas de outra forma, a assistir a uma vitória do Sp. Braga", recordou Zé Nuno.

Em jeito de mensagem para o actual plantel, o ex-jogador faz questão de deixar palavras de confiança: "é apenas uma fase, que se viu no domingo ao minuto 90. É uma fase que só com força e crença em acreditar é que se vai dar a volta, porque a qualidade está lá".

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Quim é um talismã para vencer o dragão
ELIMINOU FC PORTO DA TAÇA EM 2001-02

Quim vai ser uma das novidades na equipa do Sp. Braga para o segundo duelo com o FC Porto no curto espaço de cinco dias. O experiente guarda-redes tem merecido a confiança de José Peseiro apenas nos jogos da Taça de Portugal e esta é uma excelente oportunidade para o antigo internacional português mostrar ao treinador o que vale, numa altura em que a equipa tem sofrido golos atrás de golos.


Bom Jesus

Autor: JOSÉ ANTÓNIO SARAIVA
                            
Comecei a ver o jogo aos 14 minutos. Pouco depois Alan centrou, Alex Sandro fez-se ao lance com os braços abertos, a bola bateu-lhe no braço esquerdo e saiu para canto. Não sou a favor dos penáltis por tudo e por nada, mas 80% dos árbitros marcariam penálti naquela jogada. O Sp. Braga continuou a ser mais perigoso, Helton fez duas ou três defesas difíceis e uma grande defesa em voo, e o intervalo chegou com 0-0. Era um resultado lisonjeiro para o FC Porto, pelo que eu vira. Mas verifiquei depois que nos primeiros 10 minutos o FC Porto fora mais forte. Resultado justo, portanto, se esquecermos o penálti.

RECORD

JotaCC

Mário Figueiredo e Fernando Gomes de acordo
Liga e FPF contra IVA a 23 por cento no futebol

Os presidentes Mário Figueiredo (Liga) e Fernando Gomes (FPF) manifestaram-se contra o aumento do IVA no futebol para 23%, quando "nos espectáculos musicais, como o de Madonna ou dos Coldplay, é de 13%".
O líder da Liga lamentou ainda a falta de regulamentação nas apostas desportivas on-line. "Não precisamos de ser discriminados negativamente", afirmou, à margem do II Fórum 'Responsabilidade Social do Futebol Profissional', que decorre em Lisboa sob a égide da Liga e da Associação Europeia de Ligas Profissionais de Futebol.
Na véspera, também o presidente da Federação frisou, em Vila Nova de Gaia, no Clube dos Pensadores, que "o futebol paga para cima de 100 milhões de euros em impostos" por ano.



CORREIO DA MANHA

JotaCC

Quim pronto para jogar

Foi assim com o Leixões (3-0, após prolongamento) e o Pampilhosa (3-1), será assim na receção ao FC Porto? Nas duas anteriores eliminatórias da Taça, José Peseiro apostou no princípio da rotatividade na baliza, prevendo-se que faça o mesmo depois de amanhã. Logo, Quim será o n.º 1.

Por uma questão de coerência (se confiou nele nos outros dois jogos realizados para a competição, haverá motivos para o técnico agora desconfiar?), é perfeitamente natural que o experiente guardião do SC Braga (37 anos, 454 jogos oficiais como profissional) alimente o desejo de recuperar, nem que seja momentaneamente, o rótulo de dono da baliza arsenalista.

A viver uma época à sombra de Beto, Quim ainda só colecionou 300 minutos de ação e porque o duelo com o Leixões (3.ª eliminatória da Taça) durou duas horas.

Os outros 180 minutos que constam do registo pessoal foram acumulados num jogo da Liga (titular na 2.ª jornada, por lesão de Beto, nos 3-1 ao Beira-Mar) e num outro da Taça (o Pampilhosa foi o adversário e o resultado foi o mesmo do embate com os aveirenses).

Com a Europa irremediavelmente perdida e a ilusão do título de campeão nacional mais distante (a derrota no domingo significou o atraso de nove pontos para os líderes FC Porto e Benfica), sobram as Taças (a da Liga joga-se a partir de dezembro) para manter acesa a chama dos títulos com que tanto sonha António Salvador e toda a legião bracarense. O dragão volta a surgir no caminho dos minhotos e a intenção dos homens de José Peseiro é confirmar, depois de amanhã, a desforra da Liga.

A BOLA

JotaCC

Renovação de Hugo Viana complica-se
BESIKTAS ATENTO AO MÉDIO MINHOTO

Os jogadores em final de contrato parece que "perseguem" António Salvador e a próxima dor do presidente parece chamar-se Hugo Viana. Apesar de já ter afirmado acreditar que o médio continuará pelo Minho, a verdade é que, aos 29 anos, o esquerdino continua a gerar muita cobiça e tarda em prolongar o vínculo que termina em junho.

RECORD

brigada da relote


brigada da relote


JotaCC

«Braga mais pressionado? São questões para o Peseiro» - Vítor Pereira

O treinador do FC Porto considera que o SC Braga não perdeu a qualidade apesar dos resultados negativos dos últimos jogos. Recusou, porém, afirmar se a equipa de José Peseiro estará mais pressionada para vencer o duelo de sexta-feira com os portistas para a Taça de Portugal.

«Braga mais pressionado? Não posso responder a essa pergunta, é problema do Braga. São questões para colocar ao Peseiro. (...) Espero um Braga idêntico àquele que jogou conta nós no campeonato. Vai usar os seus argumentos para nos criar dificuldades e atingir os seus objetivos», disse Vítor Pereira em conferência de Imprensa.

Questionado sobre se o SC Braga continua a ser um candidato ao título no campeonato apesar da derrota (0-2) com o FC Porto, no domingo passado: «O Braga é uma equipa de qualidade que há um mês jogava um futebol espetacular, pelo que li e vi, o mais espetacular da Liga. Não entendo como, com o mesmo treinador e os mesmos jogadores, e por ter alguns resultados menos positivos, de repente deixou de ter qualidade. Não entendo esta forma incoerente como se leem as coisas.»

A BOLA

brigada da relote

Plantel da equipa B sujeito a reestruturação

A equipa B do Sporting de Braga ocupa o penúltimo lugar na II Liga. Em 14 jogos venceu apenas um, e até procedeu à mudança de treinador. Mas é necessário mudar algo mais, a fim de assegurar a manutenção. Toni assumiu o comando da equipa há quase sete semanas e confessa que estava à espera de mais e melhor nesta altura da temporada.

"Esperava ter mais pontos nesta altura, mas a leitura está feita sobre o real potencial desta equipa. Temos de trabalhar para que no futuro a equipa seja mais forte, mais capaz e com maior maturidade. O grande problema desta equipa é apanhamos equipas com muita experiência, estão tarimbadas nesta competição e têm criado alguns problemas. A nossa equipa tem muitos jovens, alguns a fazem uma estreia num campeonato profissional. Já fizemos a análise à capacidade desta equipa e estamos atentos no sentido de tomar medidas para que esta equipa seja mais forte no futuro", apontou o treinador da formação arsenalista.

O recurso ao mercado é inevitável a fim de dotar o plantel de maior qualidade e, essencialmen te, de jogadores com mais experiência. "Temos dificuldade ao nível de maturidade e experiência e falta equilíbrio nalguns sectores. A análise foi feita, o Braga é o clube que tem uma imagem fortíssima no mercado em Portugal e essa imagem tem de ser defendida. Queremos esta equipa mais forte, mais competitiva porque é uma equipa que não agrada a ninguém. Temos de arranjar soluções e estar atentos a uma reestruturação do plantel no futuro, para termos uma segunda volta bem diferente desta, com mais equipa, mais ganhadora e mais confiante", vincou o treinador.

Para esta tarde está reservado mais um duelo, tendo em vista a deslocação ao Arouca, que ocupa o quarto lugar na competição.
"Temos sempre a esperança e ambição de disputar os três pontos que estão em jogo. A situação em termos de classificação deixa alguma apreensão, níveis de confiança em baixa e não podemos fugir dessa realidade. Só podemos sair de lá se reagirmos e formos mais capazes de funcionar como equipa", vincou Toni, numa mensagem que se direcciona aos jogadores.

CORREIO DO MINHO

brigada da relote

Vítor Pereira defende José Peseiro
Antes de nova visita a Braga, o treinador do FC Porto garante que o adversário continua a ser "uma excelente equipa"


"Não consigo entender esta forma incoerente de olhar para as coisas. Porque é que o José Peseiro deixou de ser competente? O Sp. Braga já mostrou que sabe o que quer e é uma excelente equipa." Foi desta forma que Vítor Pereira, treinador do FC Porto, defendeu o seu homólogo bracarense das críticas por ter averbado quatro derrotas nos últimos cinco jogos.

Na conferência de imprensa de antevisão de mais um Sp. Braga-FC Porto, marcado para esta sexta-feira, a contar para os oitavos de final da Taça de Portugal. Vítor Pereira afirmou que será "um jogo de grande exigência" e considerou que "não será muito diferente" daquele que as duas equipas disputaram no domingo para a Liga, com vitória dos dragões por 2-0.

Nessa partida, Lucho González fui substituido na segunda parte, mas o técnico portista desvalorizou que o argentino tivesse ficado chateado com essa opção. "Trata-se de um jogador ambicioso, como é Moutinho ou Varela. Um jogador desses que sai num jogo ainda indefinido, não pode ficar contente", sublinhou, considerando "natural" que Lucho quisesse "ficar até ao fim".

DN

brigada da relote

Vítor Pereira: «Por que é que Peseiro deixou de ser competente?»
Treinador do FC Porto defende técnico do Sp. Braga


Vítor Pereira antecipa o segundo encontro com o Sp. Braga numa semana e não espera que na sexta-feira, para a Taça de Portugal, o jogo seja muito diferente do de domingo, para a Liga, que o FC Porto venceu por 2-0.

De caminho, o treinador portista defende o seu homólogo de Braga e contesta o facto de José Peseiro estar agora a ser questionado.

«Não consigo entender esta forma incoerente de olhar para as coisas. Por que é que o José Peseiro deixou de ser competente? O Braga já mostrou que sabe o que quer e é uma excelente equipa», defendeu o treinador do FC Porto.

Quanto ao jogo, Vítor Pereira admite que possa ser um pouco mais aberto que o de domingo: «Não acredito que o jogo seja muito diferente. Ou seguimos em frente ou somos eliminados e isso poderá tornar o jogo mais aberto. Vai ser um jogo de grande exigência.»

Sem o assumir objetivamente, Vítor Pereira sugeriu a mudança de algumas das peças da equipa principal, até porque quatro dias depois haverá um jogo importante em Paris.

«Acredito no plantel que trabalha comigo. Farei a gestão que achar necessária para discutir o jogo e ganhar», revelou o técnico, antes de dar uma achega ao tal jogo contra o Paris Saint-Germain.

«Queremos ganhar os dois. Que fique bem claro. A Taça de Portugal é um objetivo. Depois, em Paris queremos garantir o primeiro lugar e prestigiar o clube. Temos jogadores com qualidade para gerir os dois jogos e chegar aos resultados que queremos».

MAIS FUTEBOL

brigada da relote

Vítor Pereira não entende as críticas ao Sp. Braga
O duelo com os minhotos terá "dificuldade elevada" para o FC Porto, que quer chegar à final da Taça de Portugal


Menos de uma semana depois, Sporting de Braga e FC Porto voltam a encontrar-se. Vítor Pereira fez nesta quarta-feira a antevisão a esse desafio a contar para os oitavos de final da Taça de Portugal.

O treinador dos portistas prevê um jogo "complicado" para as duas equipas, um duelo com "dificuldade elevada", mas reforçou a ideia que quer chegar à final da competição.

"Queremos ganhar o jogo em Braga para passar à próxima eliminatória da Taça de Portugal porque é um objetivo claro que queremos perseguir. Temos jogadores com qualidade para gerir os dois jogos (Sp. Braga e PSG) e tentar alcançar os resultados que pretendemos", disse o técnico em conferência de imprensa.

A abordagem do FC Porto a esta partida, garantiu Vítor Pereira, não vai sofrer alterações em relação ao jogo do último fim de semana: "Fomos lá para ganhar, estávamos pressionados para manter o primeiro lugar do campeonato. Vamos da mesma forma, sabemos a pressão de ganhar jogos

Os eleitos e as críticas ao adversário - Questionado sobre eventuais alterações que irá realizar no onze inicial, o treinador não deu respostas concretas: "Acredito no plantel que trabalha comigo. Farei a gestão que achar necessária para apresentarmos no jogo com o Sp. Braga capacidade para discutir o jogo e ganharmos".

Vítor Pereira espera um adversário a "criar dificuldades, a procurar com os seus argumentos e o seu jogo atingir os seus objetivos" e não entende a contestação recente à equipa bracarense, apesar das quatro derrotas nos últimos cinco jogos.

"Era uma equipa com qualidade, que há um mês jogava um futebol espetacular, provavelmente o mais espetacular da Liga, a mais surpreendente... Não entendo porque o Sporting de Braga, com o mesmo treinador, os mesmos jogadores, por terem averbado dois ou três resultados negativos que determinaram a saída das competições europeias, de repente perdeu qualidade ou o José Peseiro perdeu qualidade. Não consigo entender isto, esta forma incoerente de ver as coisas", analisou o treinador.

RELVADO

brigada da relote


JotaCC

Olegário Benquerença apita o SC Braga x FC Porto
T

Depois de Carlos Xistra, Olegário Benquerença. O árbitro da AF Leiria é o nomeado da FPF para dirigir o encontro entre o SC Braga e o FC Porto, sexta-feira, dos oitavos-de-final da Taça de Portugal, cinco dias depois do duelo na Liga (0x2).

Bertino Miranda e Luís Marcelino vão auxiliar o árbitro de 43 anos no encontro do AXA, enquanto o quarto árbitro será Vasco Santos.


ZEROZERO

Bruno3429

Mesquita Machado pede arbitragem limpa no jogo com o FC Porto
Por Redação

O presidente da Câmara Municipal de Braga e do Conselho Geral do SC Braga espera que a arbitragem no jogo da próxima sexta-feira, diante do FC Porto, para os oitavos de final da Taça de Portugal, seja bem diferente do que tem acontecido recentemente nos jogos da equipa bracarense.

«Espero que o jogo de sexta-feira reflita o trabalho desenvolvido pelas equipas no relvado e não como aconteceu recentemente nos jogos com o Sporting, em que o SC Braga foi espoliado de um golo limpo, e neste último com o FC Porto, em que ficou um penalty descarado por marcar», afirmou Mesquita Machado, em declarações prestadas à Antena 1.

Antigo líder do clube, Mesquita Machado vai mais longe e considera que tem estado em causa a verdade desportiva: «Se as arbitragens tivessem sido corretas o SC Braga teria obtido outros resultados. O futebol, a continuar assim, passa a ser uma mentira.»

A Bola