News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 21/11

Started by JotaCC, 21 de November de 2012, 07:34

Previous topic - Next topic

JotaCC

Cluj afasta Sp. Braga da Europa


Caiu por terra o sonho do Sporting de Braga nas competições europeias. Falta ainda disputar o duelo com o Galatasaray, no Estádio Axa, mas será apenas para cumprir calendário. Nem Liga dos Campeões e nem Liga Europa. Bracarenses foram atingidos por três 'relâmpagos', ainda na primeira parte. O português Rui Pedro — autor dos três golos dos romenos — foi a grande figura do encontro. O Braga jogou ainda a segunda parte completa reduzido a dez unidades, depois da expulsão de Douglão por agressão a um adversário.

Mas que noite! O jogo não podia ter um início pior, com Beto a sofrer dois golos nos primeiros 15 minutos, fruto de dois lances de contra-ataques mortíferos, um pouco à imagem do que já havia sucedido no primeiro jogo com estes romenos. Muito se falou do nevoeiro como uma possível condicionante, mas ninguém estava à espera era de autênticos "relâmpagos" que deixaram a equipa de José Peseiro estendida.

Rui Pedro deu o nome a esses relâmpagos, ao apontar um 'hat-trick' que deixou a formação bracarense atordoada. Ficou a descoberto fragilidades defensivas, e de nada valeu as precauções para os perigosos contra-ataques do Cluj, como já tinha sido evidente no primeiro jogo em Braga.

Alan ainda se levantou do tapete e tentou reagir aos golpes sofridos, reduzindo o marcador aos 17 minutos. O jogo até parecia estar relançado. Peseiro mexeu na equipa e lançou Hélder Barbosa para o lugar de Salino, fazendo recuar Rúben Amorim. No lance a seguir, Rui Pedro voltou a fazer mossa (3-1), desta feita num contra-ataque conduzido por Sougou. Ismaily não teve pernas e os centrais ficaram mal na fotografia. Beto ficou inconsolável, mas o pior ainda estava para acontecer nos últimos instantes da primeira parte quando Douglão agrediu Rada e viu cartão vermelho directo.

As contas complicaram-se para os arsenalistas, sem condições de de se recomporem. Custódio passou a desempenhar as funções de central e Peseiro tentou esticar a manta, mas sofreu duro revés com a lesão de Éder, que saiu para dar lugar a Zé Luís. Nada correu de feição, e o Cluj aproveitou para bater o pé. O Braga acabou por deter maior domínio de jogo, como prova a maior percentagem na posse de bola. Mas foram os romenos quem enviaram ainda duas bolas ao poste.

José Peseiro: "É uma tristeza e uma grande pancada..."

Triste, angustiado... mas responsável por tudo. José Peseiro assumiu no final do jogo, em Cluj, todas as culpas por o Sp. Braga ter falhado o objectivo na Liga dos Campeões. Quer a passagem aos oitavos de final, quer a segunda meta, que era o terceiro lugar no grupo e qualificação para os dezasseis avos de final da Liga Europa.

"Os erros cometidos pela equipa são da minha inteira responsabilidade. Houve uma falta de atenção muito grande nos momentos principais do jogo. Sofremos três golos muito fáceis", afirmou o treinador dos arsenalistas que não contava com esta derrota, e com a eliminação nas competições europeias.

"Não esperava nada disto. Trabalhamos muito para ter tido outros resultados na Liga dos Campeões, mas não conseguimos. Cometemos muitos erros, mas a responsabilidade é minha. Se calhar não consegui mentalizar a equipa da melhor maneira, não pela qualidade de jogo e oportunidades de golo, mas pela falta de concentração que houve", apontou.

Peseiro não escondeu a frustração enorme que sentia, mas deu sempre o corpo às balas.
"Sou o único responsável. Eu é que treino, eu que mentalizo a equipa. Mas é uma tristeza muito grande, uma grande pancada que sofremos, porque o Sp. Braga não é inferior ao Cluj nem ao Galatasaray. O Sp. Braga é a segunda melhor equipa do grupo, mas faltou controlo emocional", referiu o treinador, assumindo mesmo o acto despropositado do central Dougão, que foi expulso por culpa própria. "O Douglão fez o que não podia fazer, mas a culpa é minha. Se calhar não preparei bem mentalmente a equipa", reforçou.

E agora? José Peseiro afirmou que a equipa tem de reagir rapidamente porque ainda há muito para o Sp. Braga ganhar esta temporada.
"Valíamos mais do que ficar já afastados das competições europeias, mas temos de seguir em frente. Temos ainda a Liga Portuguesa, a Taça da Liga, a Taça de Portugal. Há ainda objectivos importantes para conquistar", apontou Peseiro, treinador do Sp. Braga.

CORREIO DO MINHO

brigada da relote

Exibição de sonho de Rui Pedro afasta Sp. Braga da Europa
FRACASSO Minhotos foram para a Roménia a sonhar com os oitavos de final, mas um português fez ruir com estrondo o projeto europeu


Uma exibição para esquecer nos primeiros 45 minutos, sobretudo da defesa do Sp. Braga, e uma noite de sonho do português Rui Pedro, autor de um hattrick em apenas 33 minutos, afastou ontem os arsenalistas das competições europeias.

A equipa de José Peseiro precisava, no mínimo, de empatar para ainda sonhar com os oitavos de final da Liga dos Campeões, mas a verdade é que com a derrota e o triunfo do Galatasaray sobre o Manchester United os bracarenses ficaram sem hipóteses de conseguir sequer o terceiro lugar do Grupo, que dá acesso à Liga Europa.

Quanto ao jogo propriamente dito, o Cluj fez quatro remates à baliza do Sp. Braga na primeira parte e fez três golos, todos por Rui Pedro, o tal avançado português que no nosso país só fez quatro jogos na primeira liga antes de emigrar para a Roménia. O aproveitamento dos comandados do treinador português Paulo Sérgio foi quase 100%, mas a verdade é que os grandes culpados foram os elementos da defesa arsenalista, que ontem tiveram uma noite para esquecer.

Lá na frente Éder e Alan ainda tentavam "tapar" os buracos do setor mais recuado do Sp. Braga, colocando sempre em sentido Mário Felgueiras. Já depois do 2- 0 do Cluj, o capitão Alan ainda fez o 2- 1 e os bracarenses tiveram depois oportunidades para empatar. Aliás, estava mais perto a equipa portuguesa do 2- 2 do que o Cluj do 3- 1. No entanto, nova falha permitiu que Rui Pedro completasse o seu hattrick, isto em 33 minutos. Para piorar a situação o central Douglão, que estava a ter uma noite para esquecer, agrediu Rada perto do final da primeira parte e as esperanças do Sp. Braga em recuperar praticamente caíram por terra.

A ganhar por 3- 1, o Cluj deu o controlo da partida aos arsenalistas, jogando em contra- ataque, mas as investidas de Alan e companhia esbarraram sempre na defesa comandada pelo português Cadú e o Sp. Braga acabou por dizer adeus à Europa esta temporada com 10 milhões de euros.

"Bolas amestradas" ditam Sp. Braga- FC Porto na Taça

SORTEIO O sorteio da 5. ª eliminatória daTaça de Portugal realizado ontem ditou um Sp. Braga- FC Porto. "Quando nos saiu o Sp. Braga, a primeira coisa que me veio à ideia é que as bolinhas devem estar amestradas e sabem que gostamos de desafios e vêm todas ter connosco", desabafou Vítor Pereira, que afastou o Nacional na última ronda.

O Benfica terá de aguardar pelo vencedor de dois jogos em atraso. Primeiro o Caldas- Coimbrões, de onde sairá o adversário do Desportivo das Aves, ficando depois a conhecer- se qual a equipa que terá de se deslocar à Luz no primeiro fim de semana de dezembro. "Saímos daqui sem saber qual será o nosso adversário, o que pode ser um problema, pois temos o calendário bastante preenchido e poderá ser complicado encaixar a eliminatória", disse o administrador da SAD do Benfica Rui Costa.

Já o Lourinhanense, equipa sensação da prova, vai receber o Paços de Ferreira, enquanto o detentor do troféu, a Académica, recebe o Tourizense. E o Belenenses vai receber o menos cotado mas histórico Fabril.

DN

brigada da relote

Milhões e meio a fugir do cofre-forte bracarense

DURO abalo nas contas de António Salvador, presidente do Sporting de Braga, que, na véspera da partida, tinha alertado para a importância do triunfo e do apuramento para os oitavos de final da Champions. A tragédia romena acarreta consequências financeiras, com a perda imediata de 4,5 milhões (um milhão pela vitória e 3,5 milhões pela qualificação para os oitavos). O cofre-forte bracarense encaixou, até ao momento, 11,7 milhões: 2,1 pelo play-off com a Udinese, 8,6 pela presença na fase de grupos e um milhão pela vitória sobre o Galatasaray, na segunda ronda. Com um jogo ainda por disputar no grupo H, quando medir forças de novo com o Galatasaray, o máximo que os bracarenses podem atingir é a marca de 12,7 milhões, caso batam os turcos.

No mais, a última vez que o Braga foi afastado das eurotaças antes do Natal foi em 2009/10, na Liga Europa, em que só fez a pré- eliminatória, com Domingos Paciência ao comando.

Peseiro e Toni em foco

José Peseiro, que treinou o Rapid Bucareste, mereceu a atenção das televisões locais. Toni, que treina o Braga B e orientou o Cluj, também foi seguido.

Baiano no trio excluído

Com 21 jogadores na convocatória, José Peseiro remeteu três para a bancada. Assim, Baiano, Cristiano e Aníbal ficaram de fora.

Pensar no F. C. Porto

O Braga vai iniciar esta tarde a receção de domingo (20.15h, SportTV) ao F. C. Porto. J osé Pesei ro agendou um treino para as 16 horas.

Trinta horas a viajar

Alguns adeptos que não viajaram no charter do Braga demoraram cerca de 30 horas a chegar a Cluj-Napoca.

Éder com traumatismo

O internacional luso contraiu um traumatismo no joelho esquerdo e foi substituído. Fez gelo e será hoje reavaliado.

5

Aos 33 anos, o avançado brasileiro lidera lista dos melhores marcadores da Liga dos Campeões, a par de... Messi e CR7, este com menos um jogo.

a ranças. A seguir, José Peseiro arriscou, lançando Hélder Barbosa no lugar de Salino, mas logo de imediato o inevitável Rui Pedro fez o 3-1, no seu terceiro e último remate à baliza. 100% eficaz! Perto do intervalo, veio a expulsão de Douglão, por agressão – cotovelada – a Rada e a situação precipitou o descalabro.
No segundo tempo, apesar do esforço do Braga, o Cluj controlou a vantagem de dois golos e teve até duas boas chances para chegar ao 4-1, em dois remates do português Camora, que bateram ambos no poste.

Era o adeus do Braga aos oitavos de final da Champions, e para cúmulo, naTurquia, o Galatasaray batia o Manchester United. Os minhotos já não saem do último lugar do Grupo H, mas também quem perde seis pontos com o Cluj não pode tergrandes aspirações...

JN

brigada da relote

Um de um português afastou o Sp. Braga da Liga dos Campeões e da Liga Europa
Rui Pedro foi a grande figura do jogo, na Roménia


Os golos da equipa orientada por outro português (Paulo Sérgio), obtidos aos 7', 15' e 33', traduzem a entrada desajeitada do Braga no jogo. As movimentações de Rui Pedro e de Rafael Bastos e Sougou, outros dois homens com passado no futebol português, baralharam a defesa e meio-campo dos bracarenses, que fizeram o seu pior jogo como visitantes esta temporada na competição. Rafael Bastos, brasileiro que já pertenceu ao Braga e que tinha bisado na vitória do Cluj em Braga, fez a assistência para o primeiro golo e o senegalês Sougou, que continua rápido, fez o passe para o terceiro.
O Braga reduziu momentaneamente para 2-1 aos 20', mas o quinto golo na prova de Alan, que marcou pela quarto jogo seguido na Liga dos Campeões, só serviu para o brasileiro chegar ao topo da lista de melhores marcadores, que divide com Messi, Ronaldo e o turco Burak Yilmaz.

As possibilidades de recuperação da formação de José Peseiro ficaram muito reduzidas quando Douglão, pouco depois de Custódio ter tido uma boa oportunidade, foi expulso no final da primeira parte. Com menos um na segunda metade, o Braga teve mais posse de bola, mas não conseguiu criar grande perigo e teve de expor-se aos contra-ataques do adversário, sendo salvo em duas ocasiões pelo poste, ambas após remates de outro português, Camora.

O Braga ainda tem mais um jogo, com o Galatasaray, mas já não pode sair do último lugar do Grupo H.

Rafael Bastos

Depois de ter marcado duas vezes em Braga, realizou em Cluj uma assistência brilhante no primeiro golo e um grande passe na jogada do segundo. Mas a qualidade da sua exibição não se limitou a esses dois momentos.

Sp. Braga

Perder duas vezes com o campeão romeno não estava certamente nos planos do Sporting de Braga quando foi conhecido o sorteio. Com muitos problemas atrás, não conseguiu salvar o primeiro

Douglão

Já estava a ter uma noite desastrada antes de a sua expulsão, em cima do intervalo, ter acabado praticamente com quaisquer hipóteses de recuperação do Sporting de Braga.

Rui Pedro

O primeiro de um jogador de uma equipa romena na Liga dos Campeões foi conseguido por um português.

FC Porto joga em Braga duas vezes em seis dias
O Benfica vai ter de esperar para conhecer o adversário nos oitavos-de-final da Taça de Portugal


Mais de oito anos depois, o Sp. Braga e o FC Porto voltam a defrontar-se na Taça de Portugal. O sorteio dos oitavos-de-final da prova agendou para o Minho o jogo grande da eliminatória, numa espécie de remake da 10.ª jornada da Liga.

Já no próximo domingo, haverá lugar ao primeiro take do Sp. Braga-FC Porto, para o campeonato. Dias mais tarde, a história repete-se, então para decidir a primeira vaga nos quartosde-final da Taça. "Quando vi que nos saiu o Sp. Braga, a primeira coisa que me veio à ideia foi que as bolinhas são amestradas", ironizou, entre sorrisos, o técnico dos "dragões". "Elas sabem que gostamos de desafios difíceis e vêm todas ter connosco. Primeiro foi o Nacional, agora o Sp. Braga", concluiu Vítor Pereira.

Em Março de 2004, na última vez em que os dois clubes se encontraram na competição, os "dragões" levaram a melhor, com um hat-trick de Jankauskas (1-3). Quim, na baliza do Sp. Braga, é o único jogador dos dois plantéis que ainda compete numa das equipas.

Para além deste embate de titãs, o sorteio deixou um ponto de interrogação sobre o calendário do Benfica. Aos "encarnados" ficou reservado o vencedor do imbróglio que envolve o Operário, por alegada utilização irregular de um jogador frente ao Caldas. O processo de averiguações ainda decorre, o que deixa em stand-by o próximo adversário das "águias", que sairá da equação Desp. AvesCoimbrões/Operário/Caldas.

Rui Costa, representante do Benfica no sorteio, alerta para as dificuldades de agenda que esta indefinição pode criar. "Saímos sem saber qual será o adversário, o que pode ser um problema. Temos o calendário bastante preenchido e poderá ser complicado encaixar a eliminatória".

Ao actual detentor da Taça, a Académica, o sorteio impôs a recepção ao Tourizense, emblema da II Divisão. O Marítimo vai defrontar o V. Guimarães, o Lourinhanense recebe o Paços de Ferreira, o Fabril visita o Belenenses, a Oliveirense desloca-se ao terreno do Gil Vicente e o Arouca enfrenta o Beira-Mar.

PÚBLICO

brigada da relote

LUZ ACESA, APAGÃO EM CLUJ
Benfica e Braga estavam obrigados a vencer, mas só as águias cumpriram, deixando para a última jornada a decisão na Champions e garantindo, desde já, um lugar na Liga Europa. Quanto aos minhotos, nem isso: é que o Manchester United facilitou e permitiu o triunfo do Galatasaray


Acabou-se o sonho português de colocar três equipas nos oitavos de final da Liga dos Campeões, feito que apenas os ricos Itália, Espanha, Inglaterra e Alemanha lograram desde que a prova tem este formato. Eram precisas duas vitórias no jogo de ontem, mas só o Benfica cumpriu a missão, batendo o Celtic por 2-1, enquanto o Braga saiu de Cluj derrotado por 3-1, um resultado feito na primeira parte e com um hat trick de Rui Pedro, avançado português formado no FC Porto.

DUPLO ADEUS À EUROPA COM HAT TRICK PORTUGUÊS

Proibido de falhar no reencontro com o Cluj, o Braga exagerou nos erros defensivos e acabou castigado com três golos de Rui Pedro. Despede-se da Champions, sem acesso à Liga Europa

Congelados ao primeiro toque

O princípio do pesadelo do Braga acontece ao primeiro toque, a partir da defesa do Cluj. Atento a passe do central Piccolo, Rafael Bastos toca de calcanhar para Rui Pedro, que, mais rápido do que Douglão, aparece isolado na área. Na cara de Beto, o português atira rasteiro para o fundo das redes, concluindo com êxito o lance mais belo de toda a partida.

Expulsão justa bem nos golos

Bem na expulsão de Douglão, que agride Rada, Sergei Karasev cometeu poucos erros. Esteve bem ao anular o golo de Alan, por fora de jogo de Mossoró; já terceiro de Rui Pedro, as imagens televisivas provam que Sougou não estava não estava fora de jogo de Sougou antes de assistir Rui Pedro.

Capitão sem pelotão

Beto 5 As saídas em falso a alguns cruzamentos são um sintoma da fase menos positiva que atravessa, embora seja difícil exigir-lhe que faça o impossível quando a defesa se afunda em pecados. Sofreu três golos sem qualquer responsabilidade e, com dois voos e a ajuda do poste, ainda evitou que os números da derrota fossem piores.

Salino 4 Os passes falhados, bem como o espaço dado a Rui Pedro no lance do segundo golo do Cluj, terão estado na origem da decisão de José Peseiro em substituí-lo logo aos 33 minutos. No entanto, estava longe de ser dos piores nesse momento.

Douglão 1 Somou disparates atrás de disparates durante 46 minutos. Além de ter ficado ligado aos três golos do Cluj – no primeiro deixou fugir Rui Pedro nas costas; no segundo foi incapaz de afastar a bola quando Sougou já a havia perdido; e no terceiro devia ter fechado a zona onde Rui Pedro surgiu a rematar –, deixou-se levar pelas provocações de Rada e agrediu o romeno, vendo o vermelho direto.

Nuno A. Coelho 3 Depois do erro grosseiro cometido no jogo da primeira volta, que originou o 0-2 final, voltou a claudicar frente ao Cluj. À semelhança de Douglão, não ficou bem na fotografia nos três golos dos romenos: no 1-0 deu muito espaço de manobra a Rafael Bastos para fazer o passe; no 2-0 abordou mal a bola de cabeça e perdeu-a para um adversário; no 3-1 deixou Sougou fugir em velocidade.

Ismaily 3 O voluntarismo que revelou a atacar não foi suficiente para disfarçar os muitos lapsos defensivos. Permitiu que Sougou lhe escapasse nas costas vezes sem conta e disso se aproveitou o ex-Académica para construir o segundo e terceiros tentos dos campeões romenos.

Custódio 4 Terá realizado a exibição menos consistente da época, pecando pela falta de ajuda fornecida ao quarteto defensivo, a que se juntou o passe (involuntário) para Rui Pedro fazer o 2-0. Recuou para central após a expulsão de Douglão, mas as dificuldades mantiveram-se.

Hugo Viana 4 A marcação movida por Moresan levou-o a entrar no jogo quando a equipa já perdia por 2-0. Esteve na origem da jogada que resultaria no golo de Alan, recuperando a bola e entregando-a a Rúben Micael, mas os muitos passes errados ajudaram Peseiro a tirá-lo.

Rúben Micael 5 Deu sinais de vida com a assistência para Alan marcar e nos minutos seguintes parecia querer sair do marasmo, procurando a bola e tentando lançar os companheiros. Foi dos mais irreverentes, apesar do colete de forças que lhe foi montado.

Rúben Amorim 5 Cumpriu as duas missões que o treinador lhe confiou. Como extremo não se escondeu do jogo, recuando várias vezes para construir as jogadas e até teve boas combinações comos companheiros; como lateraldireito não comprometeu.

Éder 5 Batalhador, esforçou-se muito para marcar o primeiro golo na Champions disparando quatro remates, mas nenhum levou a direção certa. Saiu lesionado.

Hélder Barbosa 4 Lançado bem cedo na tentativa de revolucionar o jogo, acabou por ficar-se pelas intenções, até porque pouco depois a equipa ficou com menos um.

Alan 6Na terra do famoso conde Drácula, o capitão foi o único que surgiu com os dentes bem afiados e pronto a morder o Cluj. Motivado pelas excelentes exibições que vem realizando, carregou a equipa às costas durante os 90 minutos e foi a fonte de maior perigo para o adversário. Bem lançado por Rúben Amorim, surgiu na área a bater Mário Felgueiras com um remate que passou por entre as pernas do guardaredes português e, dessa forma, aumentou para seis o número de golos marcados nos últimos oito jogos (entre I Liga, Taça de Portugal e Liga dos Campeões). Se o tivessem ajudado mais...

Zé Luís 3 Foi presa fácil para os centrais do Cluj e nem sequer ameaçou Mário Felgueiras.

Mossoró 4 Saltou do banco a 20 minutos do fim e até fez um golo. Contudo, estava em fora de jogo.

COMO JOGOU O CLUJ
Rui Pedro chega aos três golos em pezinhos de lã

 
A sociedade Rafael Bastos, Sougou e Rui Pedro foi um constante quebra-cabeças para o Braga, que nunca conseguiu segurar os três jogadores com percursos modestos no futebol português. Os dois primeiros desenharam a maioria das jogadas de perigo do Cluj e o avançado luso fez os três golos do triunfo.

DEFESA Dois centrais com entendimento quase perfeito. Rada esteve regular e provocador – "sacou" a expulsão a Douglão –, e um Ivo Pinto bastante ameaçador no ataque. Mário Felgueiras quase não trabalhou.

MEIO-CAMPO Luís Alberto e Moresan prenderam Rúben Micael e Hugo Viana num colete de f orças durante a maior parte do tempo, deixando para Rafael Bastos a organização do ataque. O brasileiro assistiu para o 1-0.

ATAQUE Sougou foi um verdadeiro quebra-cabeças para I smaily e Nuno André Coelho, construindo dois dos três golos marcados por Rui Pedro. Camora foi mais comedido, mas ainda atirou duas bolas ao poste.

"Foi uma grande pancada mas vamos reagir"

O treinador do Braga assumiu todas as culpas pela derrota na Roménia e também pelo afastamento das provas internacionais, mesmo perante um quadro de gritantes erros individuais. "São da minha responsabilidade. Houve falta de atenção em certos momentos do jogo. Os golos do Cluj foram fáceis de marcar face ao nosso desempenho nesses lances. É necessário ter concentração e o Braga foi penalizado por isso. Aliás, esta Champions fica marcada por esse tipo de erros, mas não penalizo os jogadores. Eu é que os treino e trabalho com eles", referiu José Peseiro.

A expulsão de Douglão mereceu, obviamente, um reparo do treinador, da mesma forma que elogiou o rendimento da equipa com menos uma unidade em campo. "Com dez jogadores fomos guerreiros. Assumimos o jogo, fomos para cima do adversário e quisemos marcar. O Douglão não pode ter aquela atitude, mas se calhar não o preparei bem para o jogo." Mesmo com duas derrotas perante a mesma equipa, Peseiro ficou com uma certeza. "O Braga não é pior do que o Galatasaray e o Cluj. Somos a segunda melhor equipa do grupo." A verdade é que o Braga fica agora restringido às provas domésticas. "Tínhamos qualidade para continuar na Liga Europa ou na Liga dos Campeões. Foi uma grande pancada, mas o Braga vai reagir rapidamente, porque tem mais coisas para ganhar esta época. Sabemos o que valemos e, por isso, estamos tristes, tocados, quase angustiados. A equipa vai dar a volta", insistiu o treinador do Braga.

Se a entrada de Hélder Barbosa para o lugar de Salino foi explicada pela necessidade de "dar mais largura ao ataque", Peseiro voltou a bater na tecla da falta de concen"O Braga não é pior
do que o Galatasaray e o Cluj. Somos a segunda melhor equipa tração. "Há que dar mérito ao Cluj pelos golos que marcou com pouca gente colocada na frente. Estávamos avisados sobre essa situação, mas infelizmente não consegui que os meus jogadores estivessem concentrados. Temos de trabalhar mais para não repetirmos os erros. Cometemos deslizes que foram fatais."

A derrota do Manchester United, aliada à do Braga, acabou por ser fatal para as aspirações da equipa. "Já esperava que o Galatasaray pudesse ganhar ao Manchester. O nosso problema foi não ter pontuado nos dois jogos com o Manchester. Estivemos quase a consegui-lo."

Com o FC Porto à porta, aliás em dose dupla, atendendo ao sorteio da Taça de Portugal, José Peseiro não quis abordar o tema na Roménia, mesmo tendo sublinhado a importância de "reagir rapidamente".

"Podíamos ter feito mais golos"

Paulo Sérgio é o responsável português dos romenos que carimbaram o afastamento do Braga das provas europeias desta temporada. Reconhecendo uma "tremenda diferença de qualidade entre as equipas", o treinador passou uma mensagem de crença aos seus comandados. "Como no futebol tudo é possível, os jogadores acreditaram e executaram a preceito e são eles que estão de parabéns", advogou, para passar a uma análise mais detalhada das incidências do jogo. "Fizemos uma partida espetacular e podíamos ter marcado mais golos, pelo que a eficácia nem foi assim tão boa", recordou.

O Cluj, "podia e devia", ter tirado melhor proveito do facto de o Braga ter jogado muito tempo em inferioridade numérica. "Pena não termos tido mais bola, porque havia espaço e tempo, mas não posso exigir mais a uma equipa que tem tido jogos de três em três dias", assumiu.

Tony e Manuel José na galeria das estrelas
Os dois jogadores do Paços brilharam ao serviço do Cluj


Atualmente ao ser vi ço do Paços de Ferreira, Tony e Manuel José deixaram saudades em Cluj, de tal forma que as suas f otos aparecem com grande destaque na galeria de troféus do clube. Os restantes vestígios de "portugalidade" no Estádio Constantin Radulescu vão desde uma placa em bronze oferecida pela Junta de Freguesia de Freamunde ao clube até a uma bola autografada por todos os jogadores do Benfica, incluindo Simão Sabrosa e Quim, no seguimento de um jogo particular disputado em 2007/08, que terminou com uma i gualdade ( 2- 2), passando por uma réplica do Estádio AXA.

DOUGLÃO COM ATRAÇÃO PELO CARTÃO VERMELHO

Douglão foi expulso, pela segunda vez esta época, frente ao Cluj. O brasileiro, que na primeira jornada da I Liga, com o Benfica, viu o vermelho por acumulação de amarelos, agrediu Rada no rosto com uma cotovelada quando a bola se jogava longe; foi tomar banho mais cedo.

Nevoeiro desapareceu a meio da manhã
Hipótese de adiamento esfumou-se com o aparecimento do sol


O risco de adiamento do jogo deixou de f azer s entido a meio da manhã de ontem, altura em que o nevoeiro que cobria Cluj nos últimos quatro dias levantou de vez, dando lugar a um dia de sol radioso, com a temperatura a subir ligeiramente à tarde. A dúvida foi persistindo até ao princípio da noite e, apesar da humidade elevada, percebeuse, por fim, já em cima do começo do jogo que as condições climatéricas não obstariam à sua realização.

BRAGA PERNOITOU NUM ANTIGO HOSPITAL MILITAR

Foi num antigo hospital militar, agora convertido em hotel cinco estrelas, que a comitiva do Braga se instalou em Cluj. Antes do almoço, servido numa ala com capacidade para mil pessoas, os jogadores e a equipa técnica deram um passeio pelos arredores da unidade hoteleira.

SALINO DEIXA O RELVADO COM CARA DE POUCOS AMIGOS

Substituído por José Peseiro aos 33 minutos de jogo, Salino acabou por deixar o relvado com cara de poucos amigos. Foi já do banco de suplentes, de resto, que o lateral brasileiro viu o Cluj chegar ao terceiro golo um minuto depois de ter saído.

ÉDER EM DÚVIDA PARA O FC PORTO

O ponta de lança Éder sofreu um traumatismo no joelho esquerdo, deixando os responsáveis da equipa bracarense algo apreensivos, tendo em conta o pouco tempo de recuperação até ao jogo com o FC Porto, marcado para domingo à noite. Para já, está em dúvida. Nas próximas 48 horas, Éder será reavaliado e só depois ficará a saber se poderá defrontar os portistas. O internacional português foi substituído aos 57 minutos por Zé Luís.

"Não podemos culpar apenas a defesa"
O central assume que a equipa não soube travar os contra-ataques dos romenos do Cluj


Nuno André Coelho recordou que a derrota foi... de todos. "Não podemos culpar apenas a defesa. A equipa não correspondeu àquilo que o treinador pediu e não soube travar o contra-ataque do Cluj. É uma desilusão. Temos feito bons jogos, já demos provas disso. Estamos muito tristes, mas vamos dar a volta por cima", assumiu, para destacar a boa segunda parte. "Com menos um em campo, tentámos fazer o 2-3 e apertar um pouco mais com eles. Infelizmente não conseguimos. Estamos fora. Há que recuperar animicamente para o próximo jogo", afirmou.

LUÍS ALBERTO "Não se trata de traição, porque sou profissional e defendo os interesses do meu clube, apesar de estar empresta do pelo Braga. Futuro? Sei que tenho equipas da Rússia e de Espanha interessadas, mas só com acordo posso sair.

DRAGÕES NO MINHO EM DOSE... DUPLA
Sorteio ditou um duelo entre guerreiros e dragões, que se realiza apenas cinco dias depois de idêntico embate para a I Liga. Benfica terá de aguardar para saber se recebe o Aves, o Caldas ou o Coimbrões


O sorteio relativo aos oitavos de final da Taça de Portugal ditou um confronto entre dois candidatos à conquista do troféu: Braga e FC Porto. Um deles ficará pelo caminho, apenas cinco dias depois de se defrontarem para a I Liga. Será o primeiro grande duelo desta edição, residindo, por ora, a incógnita acerca do adversário que calhará ao Benfica, na Luz, e que sairá do vencedor do encontro entre o Aves e o Caldas ou Coimbrões. Quanto a Braga e FC Porto, terão ambos a ocasião de se estudarem, mutuamente, no dia 25, data da 10ª jornada da I Liga, para, então, no dia 30, acontecer o esperado tima-teimas, em partida referente à V eliminatória da Taça de Portugal.

No historial de confrontos, dragões e guerreiros do Minho já se defrontaram 15 vezes nesta competição, com clara vantagem portista num total de 12 vitórias. Mais: só em 2001/02 é que o Braga almejou eliminar o rival da Invicta, ao vencer por 2-1 no Estádio das Antas. Curioso é também o duelo entre treinadores. Neste aspecto, Vítor Pereira tem um percurso imaculado: na época passada, venceu tanto no Axa (0-1) como no Dragão (3-2) e nem na pele de adjunto de André Villas-Boas, perdoou: três triunfos em outros tantos jogos, incluindo a final da Liga Europa. Já José Peseiro tem no currículo, ao comando do Sporting, só um triunfo (1-0) sobre o FC Porto, em Alvalade, em 2005/06.

Realce ainda para o duelo da I Liga entre Marítimo e V. Guimarães, bem como para dois dérbis distritais: a Académica, detentora do troféu, defronta o Tourizense, enquanto o Arouca mede forças com o Beira-Mar. Os jogos estão marcados para 2 de dezembro.

Braga-fc Porto previsto para dia 30

Os jogos da Liga dos Campeões, a meio da semana, levaram Benfica, FC Porto e Braga a solicitar a antecipação da data das partidas para sexta-feira, dia 30. Tendo em conta as transmissões televisivas destes jogos da Taça de Portugal, um deles pode vir a ser adiado para sábado, 1 de dezembro. Como o FC Porto defronta o PSG na terça-feira seguinte, o mais provável é que o duelo com o Braga (que joga dia 5 com o Galatasaray) seja no dia 30. Já o Benfica, que defronta o Barcelona na quarta-feira, pode vir a realizar o jogo da Taça no feriado de sábado. O V. Guimarães pediu a antecipação do jogo com o Marítimo também para o dia 1.

OJOGO

brigada da relote


brigada da relote


brigada da relote


brigada da relote


brigada da relote


brigada da relote

Vítor Silva no Candelária
técnico sucede a carlos dantas


Vítor Silva vai deixar o HC Braga para substituir Carlos Dantas no comando técnico da equipa açoriana do Candelária.

Natural de Lisboa, Vítor Silva estreou-se como técnico em 2004/05 no OC Barcelos, formação que orientou durante 5 épocas, tendo conquistado uma Supertaça. Em dezembro de 2009 rumou ao HC Braga e conseguiu a melhor classificação de sempre do clube (5.º lugar).

Finalista da Taça CERS em 2011 e semi-finalista em 2010, Vítor Silva, de 46 anos, conquistou, esta época, a Taça Jorge Coutinho frente ao bicampeão da Europa, Liceo da Corunha. Foi ainda campeão em todos os escalões de formação.

O presidente do HC Braga, Alberto Botelho, confirmou a saída de Vítor Silva: "Vai para o Candelária pela consideração que temos por ele e pelo trabalho fantástico que fez no HC Braga. De maneira alguma iríamos inviabilizar uma oportunidade destas". Porém mostra-se desiludido com Hernâni Jorge, dirigente dos picarotos: "Revelou um comportamento incorreto e não teve sequer a amabilidade de nos telefonar".

Record tentou obter uma reação de Hernâni Jorge, mas não foi possível até à hora do fecho desta edição.

RECORD

brigada da relote

Vítor Silva é o novo treinador do Candelária

Clube açoriano contratou o técnico do HC Braga para substituir Carlos Dantas.

O Candelária assegurou a contratação de Vítor Silva para o cargo de treinador da equipa de hóquei em patins na sequência da saída de Carlos Dantas do clube açoriano.

Vítor Silva sai assim do comando técnico do HC Braga ao final de três temporadas depois de ter levado o clube minhoto à final da Taça CERS na época passada.

Segundo o diário O Jogo, o HC Braga está a ponderar os nomes de Paulo Freitas, Fernando Almeida e Pedro Mendes para ocupar a vaga deixada por Vítor Silva.

SAPO DESPORTO

brigada da relote

Candelária já tem treinador

Vitor Silva é o novo treinador do Candelária substituindo Carlos Dantas no comando técnico da equipa açoriana.

Natural de Lisboa Vitor Silva foi recrutado ao Hóquei Clube de Braga alcançando na época passada a final da Taça CERS.

Vitor Silva viaja já amanhã com o Candelária para Espanha onde no sábado defronta o Igualada para a Liga Europeia.

RTP AÇORES

brigada da relote

Rui Pedro pediu desculpa pela tripla "traição" ao amigo Beto

Lisboa, 21 nov (Lusa) -- O avançado do Cluj Rui Pedro revelou hoje ter, na brincadeira, pedido desculpa ao guarda-redes do Sporting de Braga Beto pelo "hat-trick" assinado na terça-feira, na vitória dos romenos por 3-1, em jogo da Liga dos Campeões.

"Eu e o Beto somos grandes amigos, mas dentro de campo, como se diz, não há amigos. No fim do jogo tive oportunidade de brincar um pouco com ele, pedir-lhe desculpa, e ele disse que fez [por ter sofrido os três golos] o contrato da minha vida, para depois lhe dar uma comissão, mas é um ótimo guarda-redes e penso que não teve qualquer culpa nos golos", recordou Rui Pedro, em declarações à agência Lusa.

O avançado português, de 24 anos, marcou os três golos da vitória dos campeões romenos na receção à formação bracarense, da quinta jornada do Grupo H da "Champions", que ditou o afastamento da equipa comandada por José Peseiro das competições europeias.

EXPRESSO

brigada da relote

Cinco dias para reavaliar a pancada
Levar com o FC Porto em dose dupla após uma derrota como a de Cluj não é coisa que se deseje


O Sporting de Braga levou uma grande pancada na Roménia, assim definiu a derrota José Peseiro, e tem agora pela frente um duríssimo teste para aferir a sustentabilidade do projeto. Ontem, em Cluj, aconteceu o descalabro num jogo em que não podia perder. Antes de se atentar na classificação do grupo da Champions ou no muito dinheiro em causa, a primeira razão por que não podia perder é por ser, e não ter sido, bastante melhor do que o adversário. Jogos maus todas as equipas os têm, e é dos livros que o passo seguinte é levantar a cabeça e caminhar em frente, mas as próximas etapas dos bracarenses são tão assustadoras quanto poderão transformar-se em redentoras. Levar com o FC Porto em dose dupla no espaço de cinco dias não é coisa que se deseje após tão fraco desempenho europeu, mas a ditadura dos calendários é assim mesmo e há quem consiga transformar fraquezas em forças.

António Salvador tem feito um trabalho meritório na condução do emblema minhoto, mas é igualmente conhecido por ter o dedo demasiado perto do gatilho e disparar rápido, principalmente sobre os treinadores. Era enorme a expectativa do presidente para este jogo com o Cluj, e ser posto fora da Europa quando apontava aos oitavos da Liga dos Campeões é um golpe difícil de aplacar. Se os embates com os portistas não correrem de feição, também ele terá a sua prova de fogo. Correndo bem, tudo se esquece, varre-se a tristeza para debaixo do tapete e aponta-se ao próximo. No fim, fazem-se contas.

Pondera apresentar queixa contra o Atlético de Madrid
Braga na FIFA por Pizzi
Clube espanhol tinha de pagar 1,5 milhões de euros pelo empréstimo de Pizzi até julho e ainda não o fez. E em janeiro expira o prazo para o envio da primeira tranche relativa à transferência definitiva do internacional português


O Braga pondera apresentar uma queixa junto da FIFA contra o Atlético de Madrid. Em causa está a falta de pagamento dos "colchoneros" de 1,5 milhões de euros pelo empréstimo de Pizzi, que deveria ter acontecido até julho.

O caso está a gerar desconforto junto dos responsáveis arsenalistas, uma vez que ficou acordado, no contrato de venda do internacional português celebrado este verão, que o clube da capital espanhola tem de transferir a primeira tranche do negócio (três milhões de euros) até janeiro de 2013.

Rui Pedro pediu desculpa a Beto
Em declarações à Agência Lusa, o avançado do Cluj recorda os três golos apontados ao Braga e sofridos por um amigo.


Rui Pedro revelou ter, na brincadeira, pedido desculpa ao guarda-redes do Braga Beto pelo hat trick assinado na vitória do Cluj por 3-1, em jogo da Liga dos Campeões. "Eu e o Beto somos grandes amigos, mas dentro de campo, como se diz, não há amigos. No fim do jogo tive oportunidade de brincar um pouco com ele, pedir-lhe desculpa, e ele disse que fez [por ter sofrido os três golos] o contrato da minha vida, para depois lhe dar uma comissão, mas é um ótimo guarda-redes e penso que não teve qualquer culpa nos golos", recordou Rui Pedro, em declarações à agência Lusa.

"Eu penso que fazer três golos na Liga dos Campeões é sempre um sonho, não é por ser contra o Braga, seja contra equipa for. Agora, teve um gosto especial por ser contra uma equipa portuguesa e para que, no meu país, se possa falar de mim", frisou o internacional português de sub-21.

Rui Pedro reconheceu a sua satisfação, mas reiterou a sua ambição. "Tem sido esquisito, porque é um dia que não é muito normal. Estou muito feliz por ter feito a exibição de ontem [terça-feira], mas o trabalho não fica por aqui, há que continuar arduamente para poder singrar ainda mais", referiu.

No Cluj, além do treinador português Paulo Sérgio, Rui Pedro integra a "família" lusa com outros oito futebolistas e admitiu que o seu feito poderá ser positivo para todos. "Nós aqui estamos longe do nosso país e somos uma família. Claro que estou feliz por as pessoas falarem de mim e é bom que se fale, também acho que é bom para o país ter um jogador no estrangeiro e ter feito uma exibição destas. Penso que é bom para toda a gente. Fico muito feliz por as pessoas me darem o meu devido valor, por estarem a reconhecer o meu trabalho", acrescentou.

Sem pensar na seleção portuguesa, Rui Pedro promete empenho para alcançar "voos mais altos" e concretizar esse "sonho". "Isso é uma coisa que não me passa pela cabeça, sinceramente, penso sim em trabalhar cada vez mais e pensar mais alto. Se isso acontecer, claro que ficaria muito feliz, seria o auge da carreira como jogador. Tenho de trabalhar arduamente e, com calma, ver o que vai acontecer", frisou.

OJOGO

Bruno3429

Queixa na FIFA e UEFA contra Atlético de Madrid por Pizzi
Por Pascoal Sousa

O SC Braga vai apresentar na FIFA e na UEFA uma queixa contra o Atlético de Madrid por falta de pagamento de 1,5 milhões de euros relativos ao empréstimo do médio Pizzi, na época passada. O valor em falta devia ter sido liquidado pelo emblema espanhol até ao final do mês de junho, mas até ao momento os bracarenses não receberam um cêntimo.

Em janeiro vence uma tranche de 3 milhões de euros da venda definitiva do passe do jogador, e até ao momento os colchoneros não deram sinais de liquidez para também cobrir esta dívida. Recorde-se que Pizzi foi vendido aos espanhóis por 13,50 milhões, rendendo ao SC Braga uma mais-valia a rondar os 9 milhões de euros relativos ao empréstimo (ainda por pagar) e aos 63 por cento dos direitos económicos que os minhotos detinham do passe do internacional português.

A Bola

brigada da relote

Vítor Silva novo treinador do Candelária

Vítor Silva, ex-treinador do Hóquei Clube de Braga, é o novo treinador do Candelária, substituindo Carlos Dantas que colocou o cargo à disposição após a derrota com os franceses do Quévert, na primeira jornada da Liga Europeia.

O antigo guarda-redes do Benfica vai estrear-se no comando técnico da equipa açoriana no próximo sábado, em Espanha, frente ao Igualada, em jogo da Liga Europeia.

Para orientar o Hóquei Clube de Braga, fala-se em Paulo Freitas, Pedro Mendes e Fernando Almeida.

ABOLA

brigada da relote

Braga pondera apresentar queixa contra Atlético de Madrid
Em causa está o empréstimo de Pizzi, cujo valor o clube espanhol ainda não pagou


O Sp. Braga pondera apresentar uma queixa nas instâncias internacionais contra o Atlético de Madrid por falta de pagamento de 1,5 milhões de euros relativos ao empréstimo do médio Pizzi, na época passada. O prazo para a liquidação desse valor venceu em junho e bracarenses ainda não receberam nenhuma verba.

Pizzi representou o At. Madrid na época passada, por empréstimo do Sp. Braga, com opção de compra, que acabou por se efetuar por 13,5 milhões. Em janeiro, o clube espanhol terá de pagar a primeira tranche, no valor de 3 milhões de euros, referente à venda definitiva do passe do jogador, que agora está emprestado ao Deportivo da Corunha.

TVI24

brigada da relote

De dispensados da Pedreira a imprescindíveis na Roménia
Três ex-arsenalistas foram titulares no Cluj


O Cluj atirou o Sp. Braga para fora das competições europeias, depois do triunfo de terça-feira por 3-1. Na equipa titular dos romenos estavam ao todo oitos jogadores que já passaram por Portugal, três deles atuavam nos arsenalistas antes de se mudarem para a Roménia.

RECORD

brigada da relote

Sp. Braga: Pizzi pode originar queixa na FIFA
Atlético de Madrid ainda não pagou uma quantia que deveria ter sido paga até julho deste ano.


A mudança de Pizzi, em definitivo, para o Atlético de Madrid continua a não ser uma certeza e agora surge um novo possível entrave neste negócio.

O emblema espanhol ainda não pagou ao Sporting de Braga uma quantia de 1,5 milhões de euros (pelo empréstimo do português) que deveria ter sido paga até julho deste ano.

Daqui a dois meses termina o prazo para o pagamento da primeira prestação, fixada em três milhões de euros, relativa à transferência do avançado em definitivo do internacional português.

Assim, o Sporting de Braga poderá apresentar em breve uma queixa junto da FIFA contra o Atl. de Madrid.

Recorde-se que Pizzi joga na presente temporada ao serviço do Deportivo da Corunha, ainda por empréstimo do emblema minhoto.

RELVADO