News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 27/10

Started by JotaCC, 27 de October de 2012, 07:40

Previous topic - Next topic

JotaCC

António Salvador: "Fundamental gestão rigorosa"

É o segundo ano consecutivo da SAD do Sp. Braga com lucros superiores a cinco milhões de euros e, para isso, contribuem "os actos de gestão rigorosos" do clube. Ontem, no final das assembleia gerais da SAD e do clube - que aprovaram os relatórios e contas de 2011/2012, respectivamente por accionistas e sócios - o presidente, António Salvador, fez questão de frisar, a importância de uma gestão organizada e do equilíbrio financeiro, em tempos "difíceis" e perante o cenário de crise que o país e a Europa atravessam.

"São resultados que já prevíamos, os tempos não são fáceis na actividade económica europeia e temos que nos precaver. Foram resultados na linha da época anterior e, este ano, mesmo na Champions vamos ter um resultado que se prevê muito animador, mas o Sp. Braga nunca deixará de vender um activo se achar que é interessante para a SAD", revelou o presidente, explicando os motivos do sucesso da SAD arsenalista.

"Temos criado uma estrutura que tem vindo a permitir criar uma estabilidade financeira. Sabemos quais são os nosso limites orçamentais, mas também sabemos que não vamos passar do limite máximo. Temos de trabalhar para conseguir receitas para este valor de orçamento e é o que temos feito: antecipadamente preparar o futuro. E depois conjugar com a parte desportiva e excelentes profissionais, a prova disso é o número de jogadores do Sp. Braga presentes na selecção", frisou.

Salvador lembra que os resultados positivos de 5,09 milhões de euros, são valores que traduzem uma consolidação financeira aliada ao sucesso desportivo dos últimos anos.
"Somos hoje reconhecidos em toda a Europa e todo o mundo, todos sabem que há em Portugal um Sp. Braga capaz de ombrear com os melhores sem nunca se intimidar. Entramos em todas as competições para vencer e que-remos acabar o campeonato nos três primeiros lugares e conquistar um troféu que o clube já merece", referiu.

O grande apelo foi dirigido aos sócios: "a minha luta no clube tem sido grande. O Sp. Braga é reconhecido em Portugal e na Europa e é preciso que a cidade acorde, de uma vez por todas, se quer ter um clube com uma dimensão que tem o Sp. Braga. É preciso que haja uma massa associativa forte e apoio do tecido empresarial".António Salvador revelou ainda que o projecto da Academia do Sp. Braga "é necessário para a estabilidade e crescimento do clube", no entanto, foram dados "poucos passos em frente". "Tudo farei para que seja uma realidade antes de sair deste clube", garantiu, revelando ainda que está em cima da mesa a proposta de renovação com Hugo Viana.

Aprovado orçamento de 17 milhões

Os accionistas do Sp. Braga aprovaram, ontem, em assembleia geral da SAD, o Relatório e Contas do último exercício 2011/2012, que registou um resultado positivo de 5.09 milhões de euros.
Na reunião - que decorreu na sede da Associação de Futebol de Braga, à porta fechada - foi também aprovado o orçamento para a presente época, cujo valor ronda os 17 milhões de euros, verba idêntica à dos últimos anos.

Para esta temporada, o objectivo do clube bracarense está direccionado, novamente, para a os primeiros lugares do campeonato e a obtenção de um lugar na Liga dos Campeões.
Na assembleia geral dos accionistas foi ainda aprovado um voto de louvor e aclamação à direção presidida por António Salvador.

Aumento de participação do clube na SAD

Na assembleia geral do clube, os associados do Sp. Braga aprovaram por unanimidade o relatório e contas do exercício de 2010/2011 do clube e o orçamento para a presente temporada, na ordem dos dois milhões de euros.

Cerca de cinco dezenas de adeptos aprovou, por unanimidade, as contas, cujo resultado líquido foi positivo em 7.596 mil euros. No total, o activo é de 4.3 milhões e o passivo de seis milhões de euros. O orçamento geral para a nova época projecta um resultado negativo de 38,1 mil euros, por causa do cenário de crise e sobretudo porque o clube não quer diminuir o apoio aos jovens atletas das várias modalidades do Sp. Braga.

Foi também aprovada a proposta de reforço da participação do clube na SAD, com a compra de acções no valor geral de 164 mil euros, que permitirão aumentar de 34 para 36 por cento a posição do clube na Sociedade.
A reunião terminou com um voto de louvor por aclamação à gestão da direcção do clube, assim como louvor a José Carlos Macedo (atleta secção de boccia) pelo feito da conquista de medalha de prata e bronze nos Jogos Paralímpicos de Londres.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Sócios aprovam relatório e contas por unanimidade
ORÇAMENTO PARA 2012/13 TAMBÉM PASSOU

Os sócios do Sp. Braga aprovaram esta sexta-feira, em Assembleia-Geral (AG), o relatório e contas do exercício 2011/12, assim como o orçamento de cerca de dois milhões de euros para 2012/13, que prevê um resultado negativo.

A direção presidida por António Salvador apresentou um resultado líquido positivo de 7.596 euros da época 2011/12, revelando que o passivo ronda atualmente os 6,1 milhões de euros (5,5 no exercício passado) e o ativo 4,3 milhões (3,9 em 2010/11).

Reunidos em Assembleia-Geral (AG), as cerca de cinco dezenas de associados aprovaram também por unanimidade o orçamento para 2012/13 na ordem dos dois milhões de euros, prevendo os responsáveis do clube um resultado negativo de 38.120 euros para o exercício em vigor.

Todos os sócios deram ainda parecer positivo ao ponto três da ordem de trabalhos, que previa o aumento do capital social da SAD pelo clube.

O Sp. Braga vai comprar ações da SAD no valor de 164.580 euros, "arredondando" o capital social para seis milhões de euros, passando a deter 36,07 por cento contra os atuais 34 por cento.

Foram ainda aprovados por unanimidade e aclamação um voto de louvor à direção e ao atleta José Carlos Macedo, que ganhou duas medalhas nos recentes Jogos Paralímpicos de Londres na modalidade de boccia.

Numa reunião pouco participativa, destacou-se a intervenção do sócio Ricardo Amorim, que propôs redução do preço das quotas para os associados que estejam desempregados e sugeriu a criação da figura de provedor dos sócios.


Stop aos percalços após noite europeia
VENCER O MARÍTIMO É MESMO OBRIGATÓRIO

António Salvador deixou o aviso após a derrota em Manchester e amanhã, no Estádio dos Barreiros, José Peseiro e os jogadores vão ter de dar uma resposta à altura. O presidente queixou-se que a equipa costumava "facilitar" após as noites europeias e o Marítimo é um bom teste para os arsenalistas provarem a sua garra e mostrarem que Salvador nem sempre está certo.

A verdade é que na memória do presidente ainda está bem presente o desaire na deslocação a Paços de Ferreira, após o jogo em Udine, e o 4-4 caseiro com o Olhanense, 3 dias depois do triunfo frente ao Galatasaray. As escorregadelas no campeonato não agradaram a ninguém e nem mesmo o susto causado aos red devils fez António Salvador ser mais poupado nas palavras.


RECORD

JotaCC

CONTAS APROVADAS COM LOUVOR A SALVADOR

Os acionistas da SAD do Braga aprovaram o relatório e contas de 2011-12, com um resultado positivo de 5,1 milhões de euros, bem como o orçamento para 2012-13, que deverá rondar os 17 milhões de euros. Foi aprovado, ainda, um voto de louvor à administração liderada por António Salvador, que, pela terceira época a eito, apresenta resultados positivos (5,2 milhões na época passada). Trata-se do sétimo desfecho positivo em nove anos de gestão de Salvador, o segundo seguido com saldo superior a cinco milhões de euros (3,3 milhões de euros em 2009/10). Apesar deste bom desempenho, o passivo da SAD aumentou de 14 para 24 milhões. Em contrapartida, o ativo duplicou: de 18,5 para 38,7 milhões.

JN

JotaCC

JÁ VALE QUATRO MILHÕES

Superada a pesada herança de Lima, Éder passou a "ameaçar" o avançado do Benfica na cotação de mercado, a rondar quatro milhões de euros. Os empresários Ulisses Santos, Gonçalo Reis e Jorge Manuel Mendes dizem que os dois avançados estarão no mesmo patama

Até que ponto uma passagem pelo Teatro dos Sonhos poderá fazer disparar o valor de mercado de um avançado? Jamais haverá uma resposta de cariz científico para esta questão, mas é seguro que Éder regressou com uma cotação superior à que tinha antes de voar para Inglaterra, reflexo de uma noite inspirada contra o poderoso Manchester United, cujo ponto mais alto foi o lance em que partiu os rins ao central Carrick para assistir Alan no segundo golo do Braga, deixando em transe absoluto os adeptos dos dois clubes. Atentos aos sinais dos mercados, os empresários Gonçalo Reis, Jorge Manuel Mendes e Ulisses Santos fizeram contas e estão de acordo num ponto: no mínimo, o avançado arsenalista, contratado a custo zero, já custará o mesmo que o Benfica pagou por Lima no Verão – quatro milhões de euros.

O arranque de época, quase perfeito, de Éder é tão promissor que os três agentes prevêem uma capitalização a duplicar. "Em maio, no fim do campeonato, poderá valer 8 ou 10 milhões de euros se continuar a marcar golos e conseguir afirmar-se como titular na Seleção Nacional", estima Ulisses Santos. O mesmo já não acontecerá com Lima. "As curvas de valorização de um e de outro vão em sentidos opostos por causa da idade e também porque o Éder é um jogador de seleção; o Lima nunca foi", alerta Gonçalo Reis. Como tudo é possível no futebol "e as qualidades de Éder são raras", Jorge Manuel Mendes nem ficaria espantado com uma oferta extraordinária idêntica a que o Sporting recebeu por Nani... das mãos do Manchester United. "O Nani tinha uma cláusula de 20 milhões de euros e o Tottenham pagava esse valor depois de o Manchester United ter oferecido 16 milhões. Eu próprio tratei de fazer essa proposta, mandatado pelo Tottenham, mas o negócio não avançou por desacordo com o jogador e, depois, o Manchester subiu a parada para 25 milhões", conta.


"FC Porto deve estar um pouco pensativo"

Há menos de um ano, quando ainda estava ligado à Académica (em fim de contrato), o futuro de Éder estava envolto numa densa nebulosa. Em dezembro era apontado a West Ham, Palermo e FC Porto, mas acabou no Braga. "Se o FC Porto alguma vez pensou contratá-lo, agora deve estar um pouco pensativo. Ele está a revelar-se um excelente jogador, embora o FC Porto também esteja bem servido. As características do Éder e do Jackson são idênticas", sustenta o agente FIFA Jorge Manuel Mendes, para quem Éder tem beneficiado de representar uma máquina bem montada. "Qualquer jogador que vá para o Braga sai promovido. Vejam-se os casos do Rúben Micael e do Hugo Viana", exemplifica. Fazendo uma curiosa analogia com o mundo da moda, o empresário compara a equipa arsenalista a uma passarela mágica para jogadores de futebol em busca de projeção. "Quando somos menos bonitos e vestimos uma roupa vistosa, saímos valorizados, como se fôssemos artistas de Hollywood. Noutros lados, alguns jogadores pareciam que tinham a roupa rota ou que era a mais feia do mundo", refere.



Padre no "Girassol" não o queria muito longe

Nos primeiros tempos, estava sob a alçada de uma instituição de solidariedade

A fama de avançado "tremendo" acompanha Éder desde os tempos do Adémia e estava sob a alçada da instituição de solidariedade Girassol (Coimbra), gerida por um padre (Américo). "Era interno e teve dificuldades com o padre, que não o queria muito tempo fora da instituição, mas a coisa lá se resolveu. É um miúdo humilde e fez por conquistar a confiança de todos", conta o empresário Jorge Manuel Mendes, natural de Coimbra, que não resistiu a convidar o avançado, então já ao serviço do Tourizense, para o jogo de despedida de Sérgio Conceição, num Académica-Amigos do Sérgio Conceição. "Jogou ao lado do Vieri, do Hugo Almeida, do Di Biaggio ou do Fernando Couto, entre outros. Além, dele, convidei o André Villas Boas para treinar uma das equipas e, sem querer, estava a antecipar grandes valores", graceja.

No ocaso de Conceição, Éder não passava de "um miúdo engraçado" com uma história enternecedora. Em pouco tempo, tudo mudou. "Era uma forma de o levar para um mundo novo, de conhecer craques. Hoje está aí e em breve será um dos melhores da Europa", perspetiva.


ACADEMIA É PARA AVANÇAR

Sonho antigo de António Salvador, a construção da Academia do Braga não caiu no esquecimento. Um ano depois de ter anunciado publicamente que esse seria um dos seus principais desígnios, o presidente do clube reconheceu que foram dados passos microscópicos. "Continuamos a procurar um local para esse projeto e precisamos do apoio da Câmara. Não é uma questão dependente das eleições autárquicas", explicou o presidente bracarense.


BRUNO MARTINS RENDEU TIAGO SÁ

Tido como um guarda-redes de enorme potencial, razão pela qual trabalha frequentemente com as equipas profissionais do Braga, o júnior Tiago Sá concretizou o sonho de ser chamado à Seleção Nacional de sub-18, já concentrada a preparar a participação no Torneio de Limoges. Desta forma, abriu a porta a Bruno Martins, o segundo suplente de Cristiano na equipa B. O jovem guarda-redes foi assim a grande novidade no treino de ontem da equipa treinada por José Peseiro, que prosseguiu a preparação para o jogo de amanhã, diante do Marítimo.


O JOGO

JotaCC

Apenas 30 sócios estiveram na Assembleia Geral

Foi mais fraca que o previsto a afluência de associados à AG do SC Braga. Numa época de resultados económicos «muito bons», como assinalou António Salvador, e com a equipa de futebol na Champions e a fazer um bom Campeonato, marcaram presença na reunião magna pouco mais de 30 sócios.

António Salvador lembrou, a propósito, que devido à crise o «tecido empresarial ajuda menos» e que o crescimento do SC Braga passa «pelo apoio cada mais significativo da cidade e dos associados», descreveu, não escondendo alguma deceção pelo pouco interesse que a AG despertou. Ainda assim, foi aprovado um voto de louvor e aclamação à Direção.

Este voto de louvor foi sugerido por João Marques, ex-presidente da Mesa da Assembleia Geral, que saiu incompatibilizado do clube com António Salvador. Pelo que se percebeu, o antigo dirigente fez as pazes com o líder bracarense, elogiando o seu desempenho à frente do clube.


«Estou convencido que Hugo Viana vai ficar» - António Salvador

O presidente do SC Braga, António Salvador, está confiante na renovação de Hugo Viana com o clube bracarense.

«Estou convencido que Hugo Viana vai renovar. É a nossa vontade e sei que ele está satisfeito no clube. Estou certo que ele vai ficar», afirmou Salvador aos jornalistas à margem da Assembleia Geral do clube.


A BOLA

JotaCC

Sp. Braga: sócios aprovam relatório e contas
Voto de louvor à direção presidida por António Salvador também aprovado por unanimidade

Os sócios do Sp. Braga aprovaram o relatório e contas de 2011/12 e o orçamento de cerca de dois milhões de euros para a atual temporada, que prevê um resultado negativo. Cerca de 50 sócios estiveram presentes da Assembleia-Geral (AG).

Este ano, as contas apresentadas tinham um resultado líquido positivo de 7.596 euros, com o passivo a rondas os 6,1 milhões de euros (5,5 no exercício passado) e o ativo 4,3 milhões (3,9 em 2010/11).

O clube prevê um resultado negativo de 38.120 euros para o corrente exercício.

Foram ainda aprovados por unanimidade e aclamação um voto de louvor à direção e ao atleta José Carlos Macedo, que ganhou duas medalhas nos Jogos Paralímpicos de Londres, na modalidade de boccia.

No final da AG, António Salvador abordou o momento desportivo do clube, falando da ambição de terminar a Liga no topo: «Queremos acabar o campeonato nos três primeiros lugares e conquistar um troféu e externamente queremos estar ano após ano nos principais palcos do futebol europeu e jogar olhos nos olhos com os melhores clubes.»

O presidente do Sp. Braga falou, também, do projeto da academia que o clube deseja erguer, assumindo que houve «poucos passos em frente» no último ano. «Precisamos do apoio da Câmara, já tivemos algumas conversas e vamos esperar por coisas concretas da Câmara, o que pretende e como pode colaborar», explicou.

Ainda no plano desportivo, Salvador destacou a intenção de renovar com Hugo Viana, cujo contrato termina no final da época.

MAIS FUTEBOL

Bruno3429

Maykon está debaixo de olho
Por Redação

A pouco mais de dois meses da abertura da janela de transferências, o SC Braga começa a pesquisar no mercado possíveis alvos para equilibrar o plantel. A prioridade será contratar um defesa-central com características diferentes das dos três habituais titulares, mas na agenda poderá estar também um lateral- esquerdo, isso porque Ismaily está a ser fortemente assediado por clubes franceses e alemães e não é certo que o interesse não redunde na venda do brasileiro em janeiro.

Para se precaver para esta eventualidade, o SC Braga já tem vários perfis de defesas-esquerdos estudados e um deles é conhecido dos adeptos portugueses: Maykon. O ex-jogador de UD Leiria, Paços de Ferreira e Belenenses está atualmente no AEL Limassol, campeão cipriota que é orientado por Jorge Costa.

A Bola

brigada da relote


brigada da relote


brigada da relote


JotaCC

«Só estando muito bem venceremos o Marítimo» - Peseiro

José Peseiro fez, ao início desta tarde, a projeção para o encontro de amanhã, no Estádio dos Barreiros, pelas 18 horas, frente ao Marítimo. O treinador do SC Braga não espera facilidades, na Madeira, e adianta que só «ao melhor nível» a sua equipa conseguirá somar pontos no Caldeirão.


SC Braga e Marítimo jogaram a meio da semana para as competições europeias. Estão em pé de igualdade para este jogo?
Não quero falar de questões físicas. É bom os nossos jogadores terem esse hábito de jogar duas vezes por semana. Com certeza que o mesmo acontece com o Marítimo. Também é importante estar neste patamar europeu. Não nos podemos desculpar nem fugir das responsabilidades. Estamos satisfeitos por estarmos na Champions. É difícil jogar no Caldeirão. A equipa do Pedro Martins tem jogadores de qualidade, é bem organizada, tem uma ideia de jogo, faz as coisas bem e não é uma equipa só de transições. É equilibrada e organizada em todos os momentos. Aliás, merecia ter vencido pelo menos dois jogos que já teve na Liga Europa. Só estando muito bem conseguiremos vencer.

A derrota em Manchester deu ou retirou confiança ao SC Braga?
Já falei com os meus jogadores e uma equipa como o SC Braga não pode ficar satisfeita com vitórias morais. Não nos satisfaz jogar bem e ter alguma posse de bola e sermos responsáveis pelo jogo em que o Manchester United teve menos oportunidades. Criámos situações de golo. Não faz sentido esta equipa agarrar-se a uma boa exibição. Não estamos felizes porque perdemos, após estar a ganhar por 2-0. Os media agarram-se ao produto final, ao resultado, mas para nós, treinadores, há outras situações em análise. Há coisas a limar, temos de melhorar para vencermos. A derrota não tirou moral nem confiança, mas não estamos felicíssimos quando perdemos.

As exibições do SC Braga pós-jornadas da Champions não têm sido consistentes. Está receoso para o que possa acontecer na Madeira?
O único jogo em que senti que a equipa não esteve focada, que não conseguimos colocar um envolvimento foi em Paços de Ferreira. Contra o Olhanense fomos enormes, recuperámos do resultado. Não é por jogarmos a meio da semana que necessariamente não fazemos um grande jogo ao fim de semana. A nossa equipa tem condições para estar ao melhor nível.

Preocupa-o o facto de a equipa ter sofrido 17 golos nos 12 jogos oficiais disputados até agora?
Preocupa mas não alarma. Já perguntaram por que razão o Manchester sofre tantos golos? Porque é uma equipa de matriz ofensiva, tal como nós. O progresso de organização da nossa equipa carece de tempo. Não temos sido tão fortes na transição defensiva. Estamos a trabalhar esses momentos, mas é mais complexo e demora mais tempo do que trabalhar a transição ofensiva. Arriscamos mais, temos mais bola, mas é preciso melhor esse aspeto no momento de perda de bola.

A BOLA

JotaCC

Sp. Braga: Minhotos não são o terceiro grande do futebol português
       
Nos últimos anos, o futebol português tem assistido ao crescimento do Sporting Clube de Braga, uma equipa que se instalou nos lugares cimeiros da tabela, fortalecendo cada vez mais uma imagem de competência e capacidade de competir com os clubes que ao longo da História foram apelidados de "grandes".

Embalados por todo este sucesso alcançado, com a evolução do futebol da equipa e da própria estrutura do clube e com os resultados mais que positivos à vista de todos, surgiram várias opiniões de que o Sp. Braga merece o estatuto de terceiro grande clube de Portugal, ultrapassando o Sporting. Errado!

O que faz de um clube grande é muito mais do que a classificação no campeonato ou do que algumas vitórias notáveis. O Sp. Braga merece, certamente, todo o reconhecimento por tudo o que tem feito nos últimos anos, desde vitórias históricas contra vários tubarões europeus (pôs o Arsenal e o Liverpool em sentido e dizimou o Sevilha), até algumas derrotas com sabor doce (como por exemplo a da semana passada, contra o Manchester United). Merece reconhecimento também pelo facto de que é cada vez mais óbvio que o Sp. Braga tem lugar marcado nos três primeiros lugares da tabela classificativa. Contudo, penso ser algo absurdo querer substituir o nome do Sporting pelo dos minhotos como terceiro grande clube de Portugal.

Um emblema grande é um clube com uma dimensão mundial assinalável. Um clube grande tem títulos, anos de História impossíveis de apagar, mesmo em momentos difíceis. Um clube assim consegue parar o país em dia de jogo, arrasta consigo milhares de adeptos, é falado e conhecido em todo o mundo. São precisos anos e anos de História, esforço e vitórias para que um clube seja apelidado de "grande". O Sp. Braga reúne poucos destes critérios. Apesar da boa forma actual, não podemos esquecer que o Sporting é um dos clubes mais prestigiados em Portugal, o segundo clube do mundo com mais títulos em todas as modalidades, conhecido e reconhecido em todo o planeta.

O Sp. Braga já esteve mais longe deste nível. Eu considero o clube um 'grande', mas não como o FC Porto, Benfica ou Sporting. Apenas porque o Sporting atravessa uma fase complicada da sua História, não é motivo para (tentar) apagar o sucesso passado. Ou, por acaso, o leitor não se lembra do Benfica no inicio século XXI, em que numa época o clube ficou num horrível sexto lugar? Poderíamos então dizer que os primeiros cinco são clubes grandes apenas porque ficaram melhor classificados do que o clube da Luz? Não me parece.

O importante é o Sp. Braga continuar a apostar forte em obter o sucesso que todos querem. Apostar na formação de jovens jogadores, lutar sempre pelos primeiros lugares, procurar os primeiros títulos da História do clube (tem apenas uma Taça Intertoto) e cativar sócios, adeptos e simpatizantes a apoiarem o clube em todas as situações para que um dia todos nós reconheçamos o clube como um verdadeiro colosso do futebol português. Por agora, não!

FUTEBOL365

Bruno3429

Haas chamado para o Marítimo
Por Redação

O treinador do SC Braga, José Peseiro, chamou 19 jogadores para o encontro de amanhã, diante do Marítimo, no Estádio dos Barreiros. Para o jogo da 7.ª jornada da Liga, o técnico bracarense promoveu três estreias nos convocados: Haas (recuperado de lesão) e dois jogadores da equipa B, o médio Mauro e o avançado José Manuel.

Em relação à última convocatórias saem da lista Ismaily, Zé Luis, Guilherme e Aníbal.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Quim e Beto;

Defesas: Hass, Nuno André Coelho, Baiano, Elderson, Salino e Vinicius;

Médios: Ruben Amorim, Mossoró, Rúben Micael, Custódio, Hugo Viana e Mauro;

Avançados: Hélder Barbosa, Michel, Éder, Alan e José Manuel;

A Bola

JotaCC

José Peseiro desvaloriza os muitos golos sofridos pelo Sp. Braga

José Peseiro defendeu hoje que o facto do Sporting de Braga sofrer muitos golos está relacionado com a sua matriz ofensiva e disse esperar dificuldades diante do Marítimo, no domingo, na sétima jornada da I Liga de futebol.

A equipa bracarense já sofreu 17 golos em 12 jogos oficiais esta temporada, mas esses números não perturbam o técnico.

''Preocupa, mas não alarma nem perturba. Já se perguntaram porque é que o Manchester United sofre tantos golos? Porque ataca muito! Uma equipa com uma matriz mais ofensiva é natural que sofra mais golos. Outra questão é o processo de organização da equipa, porque quando estamos num momento defensivo, dificilmente nos criam situações de golo, mas o nosso momento de menor fortaleza é na transição defensiva, quando perdemos a bola'', explicou.

Contudo, para Peseiro, esse é um momento que envolve toda a equipa e não só os jogadores do setor defensivo.

''Tem a ver com o momento defensivo e ofensivo, com a forma como perdemos a bola. Isso é mais complexo de trabalhar e demora mais tempo e, infelizmente, nem sempre temos os jogadores todos'', lamentou, numa alusão às chamadas de vários atletas titulares às seleções.

Apesar da boa exibição e da derrota tangencial na Liga dos Campeões com o Manchester United (3-2), o técnico entende que ''uma equipa como o Braga não pode estar satisfeito com vitórias morais'', mas também defende que o jogo não retirou moral à equipa, precisamente pelo nível que chegou a demonstrar em Old Trafford.

''Não nos satisfaz ter jogado bem e ter sido o jogo em que o Manchester United teve menos oportunidades de golo e menos remates fez. Não estamos felizes porque perdemos e queríamos fazer pontos, ainda para mais depois de ter estado a vencer por 2-0, mas há o resultado e há o processo e este foi bom. Há coisas a limar para que com exibições boas não percamos'', disse.

O adversário de domingo também jogou a meio da semana, na quinta-feira, para a Liga Europa, diante do Bordéus (1-1), mas Peseiro considera que as questões físicas não serão uma desculpa para nenhuma das equipas, até porque que quando uma equipa ''está bem animicamente, o cansaço não aparece''.

O treinador deixou elogios ao Marítimo, uma ''boa equipa, com organização e grande qualidade, e que tem uma ideia de jogo, faz as coisas bem, não é só de transição, em todos os momentos de jogo é boa, por isso o Sporting de Braga tem estar muito bem para conseguir vencer''.

A equipa bracarense treina ainda hoje às 15:00 em Braga e no final do apronto será conhecida a lista de convocados.

Sporting de Braga, terceiro classificado, com 11 pontos, e Marítimo, sexto, com oito, defrontam-se no domingo, num jogo com início às 18:00, no Estádio dos Barreiros, no Funchal, e que será arbitrado por Olegário Benquerença, de Leiria.

FUTEBOL365

JotaCC

José Peseiro: «Só estando muito bem venceremos o Marítimo»

José Peseiro, treinador do SC Braga, abordou, este sábado, o encontro de amanhã na Madeira, frente ao Marítimo, da 7ª jornada da Liga portuguesa, começando por deixar rasgados elogios à equipa de Pedro Martins.

«É difícil jogar no Caldeirão. A equipa do Pedro Martins tem jogadores de qualidade, é bem organizada, tem uma ideia de jogo, faz as coisas bem e não é uma equipa só de transições. É equilibrada e organizada em todos os momentos. Aliás, merecia ter vencido pelo menos dois jogos que já teve na Liga Europa. Só estando muito bem conseguiremos vencer», disse.

A deslocação aos Barreiros surge depois das duas equipas terem disputado jogos europeus a meio da semana, situação que tem custado ao SC Braga exibições menos conseguidas no regresso à Liga; Peseiro discorda.

«O único jogo em que senti que a equipa não esteve focada, que não conseguimos colocar um envolvimento foi em Paços de Ferreira. Contra o Olhanense fomos enormes, recuperámos do resultado. Não é por jogarmos a meio da semana que necessariamente não fazemos um grande jogo ao fim de semana. A nossa equipa tem condições para estar ao melhor nível.»

Ainda sobre o jogo em Old Trafford, que os bracarenses perderam por 3x2, José Peseiro assegurou que a vitória moral não satisfaz um clube como o SC Braga.

«Não nos satisfaz jogar bem e ter alguma posse de bola e sermos responsáveis pelo jogo em que o Manchester United teve menos oportunidades. Criámos situações de golo. Não faz sentido esta equipa agarrar-se a uma boa exibição. Não estamos felizes porque perdemos, após estar a ganhar por 2x0. Os media agarram-se ao produto final, ao resultado, mas para nós, treinadores, há outras situações em análise. Há coisas a limar, temos de melhorar para vencermos. A derrota não tirou moral nem confiança, mas não estamos felicíssimos quando perdemos.»


ZEROZERO

Bruno3429

Juniores: Resultados e líderes
Por Redação

Resultados e líderes do campeonato nacional de juniores, após os encontros da 10.ª jornada realizados este sábado.

Zona Norte

Resultados:
Leixões - Boavista, 2-0
Oliveirense - Paços de Ferreira, 1-0
Freamunde - SC Braga, 1-4
V. Guimarães - Académica, 1-0
Penafiel - Rio Ave, 1-1
FC Porto - Varzim, 5-0

Líderes: Rio Ave, 26 pontos, SC Braga e FC Porto, 25, V. Guimarães, 19.

Zona Sul

Resultados:
União Coimbra - Portimonense, 3-3
Olhanense - Nacional, 0-6
Sacavenense – V. Setúbal, 1-2
Sporting - Benfica, 1-0
Estoril - Real, 1-1
UD Leiria - Belenenses, 2-1

Líderes: Sporting, 26 pontos, Benfica, 25, Nacional, 22, e V. Setúbal, 21.

A Bola

brigada da relote