News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 22/10

Started by JotaCC, 22 de October de 2012, 07:23

Previous topic - Next topic

JotaCC

No teatro dos sonhos à procura de história

No teatro nos sonhos para contornar a história. O Sp. Braga parte hoje rumo a Inglaterra, onde amanhã procura confirmar mais uma página dourada no percurso europeu da Champions, frente ao colosso do Manchester United. Certo é que pela frente está um dos históricos do futebol inglês - que nunca perdeu em Old Trafford frente a equipas portuguesas - mas a série dos 'guerreiros do Minho' sem derrotas fora de casa dá razões aos arsenalistas para acreditarem. Há sete jogos que a equipa de José Peseiro não perde fora de portas nas competições europeias, número que mantém a fé bracarense num triunfo inédito em Old Trafford.

Antes do triunfo em Istambul, o Sp. Braga empatou no terreno da Udinese, numa série que inclui um triunfo em casa do Birmingham, por 3-1, na fase de grupos da Liga Europa, na época passada, naquela que foi a primeira vitória bracarense em solo inglês. Amanhã, os guerreiros procuram de novo história.

Guilherme e Aníbal chamados

Na comitiva para Manchester, seguem Guilherme e Aníbal, dois jovens da equipa B que se estreiam esta época em convocatórias para a Liga dos Campeões. De regresso aos eleitos de José Peseiro estão Elderson e Salino, enquanto Djamal e Manoel ficam de fora. O médio com queixas no joelho esquerdo e o avançado por não estar inscrito na UEFA. Douglão fica de fora devido a uma mialgia e Ismaily recuperou a tempo da viagem. Já Carlão e Paulo César continuam entregues ao departamento médico.

Os convocados são os seguintes:
Guarda-redes: Quim e Beto
Defesas: Nuno André Coelho, Baiano, Elderson, Ismaily, Salino, Paulo Vinícius e Aníbal Capela
Médios: Rúben Amorim, Mossoró, Hélder Barbosa, Rúben Micael, Custódio, Guilherme e Hugo Viana
Avançados: Michel, Éder, Zé Luís e Alan


Karl Donnelly: "Braga venceu na Turquia onde Manchester nunca triunfou"

O Sporting de Braga está ao nível dos melhores e prepara-se amanhã para um novo compromisso histórico, num capítulo que tem como palco o Estádio de Old Trafford, em Inglaterra. Conhecedor da realidade do futebol britânico, Karl Donnelly faz figas para uma noite de sonho naquele que é considerado "o palco dos sonhos".

O poderio dos ingleses, orientados por sir Alex Fergusson, é por demais reconhecido. "O Manchester tem um plantel que custa dez vezes mais do que o plantel do Braga, mas a qualidade da nossa equipa também é grande", assegura o adepto bracarense, que acredita num resultado positivo neste terceiro jogo da fase de Grupos da Liga dos Campeões.

Karl Donnelly complementa o raciocínio com argumentos de peso. E baseia-se na história bem recente. "O Braga fez um grande jogo contra o Galatassaray, foi a primeira equipa a vencer por 2-0 na Turquia. O Manchester já jogou duas vezes em casa do Galatassaray e nunca conseguiu ganhar". A partir deste dado, naturalmente, assegura que "tudo é possível".

O peso do Manchester assenta num colectivo que habitualmente domina os jogos em casa, pelo que Karl Donnelly é defensor que o Braga deve jogar "com rápidas transições", um pouco à semelhança do que sucedeu no jogo efectuado na Turquia. "Foi desta forma que a equipa conseguiu fazer grandes jogos e obteve grandes resultados nas provas europeias nos últimos anos", lembrou.

No papel de treinador de bancada sustenta que "é possível aguentar o Manchester com uma defesa muito eficiente e depois surpreender com saídas rápidas para o ataque", mencionou Karl Donnelly, para quem já nem se coloca a questão do ambiente adverso que os arsenalistas vão encontrar no recinto dos 'red-devils'. "O Braga está habituado a grandes jogos e tem atletas de grande qualidade".

Este professor irlandês destaca a perspicácia de António Salvador em escolher jogadores, evocando nomes de alguns atletas como Hugo Viana, Custódio e o próprio Éder. "Eram jogadores que não estavam a render antes de virem para Braga e hoje são dos melhores que temos no campeonato. Vão à selecção, o Hugo Viana tem dos melhores pé esquerdos deste campeonato".
Amanhã, vai assistir ao jogo pela televisão, mas tem lugar reservado na bancada para o segundo compromisso entre Braga e Manchester, no Estádio AXA.

Karl Donnelly adverte que o público "mudou bastante" e "para melhor" no seguimento de um apoio mais intenso que se verifica ao clube, através dos bracarenses. Realça que "caiu o mito dos adeptos que  tinham um segundo clube".

Karl Donnelly foi sempre um contestatário dessa onda. "Nunca entendi isso, quando dava aulas cheguei a explicar mais do que uma vez aos mais jovens, que se não apoiassem o clube local não estavam a ajudar a sua cidade a evoluir. E isso é muito importante, nunca vou entender as pessoas que são de Braga e torcem por outros clubes. Há trinta ou quarenta anos posso entender, porque o sistema resumia-se a três clubes e mais ninguém. Sou contra pessoas que são adeptos de outros clubes e até nem percebem nada de futebol e nem conhecem a história do seu clube", salientou este conhecido adepto bracarense.

Karl Donnelly vai apresentar 10 mil respostas com história

Karl Donnelly interpreta na perfeição o ditado "quem corre por gosto não cansa". Colocou a carreira de professor de inglês de lado e abraçou com força um projecto de "paixão" relacionado com o Sporting Clube de Braga. Aos 40 anos, este irlandês "adoptado" por Braga irradia uma paixão genuína pelo futebol em geral e pelo Sporting Clube de Braga, em particular.

Pode ser considerado também um historiador e nessa medida decidiu juntar o útil ao agradável. Elaborou um projecto que está a ser colocado em prática e visa a edição de um livro sobre a História do Sporting Clube de Braga, com a apresentação de 10 mil respostas. Para tal, Karl Donnelly elegeu 100 pessoas, a quem vai colocar 100 perguntas. E o resultado serão as "10 mil respostas".

A história do Sporting de Braga será contada na primeira pessoa. Dirigentes, treinadores, jogadores e até alguns sócios mais marcantes foram convocados para darem o respectivo contributo para este dossier. "As perguntas são sempre diferentes, depende do entrevistado. Há sempre uma ligação comum, e imprescindível, ao Sporting de Braga. Mas importa também conhecer um pouco a pessoa que está a responder. E a história dessas pessoas vai sempre ao encontro de um pouco da história do Sporting de Braga", conta Karl Donnelly, entusiasmado com o progresso do projecto.

Os contactos multiplicam-se de dia para dia, através de um esquema bem assente no projecto que colhe apoio de alguns amigos. Uma curiosidade a deter desde logo, é o facto deste bracarense irlandês desenvolver contactos sobre este projecto pelo quatro cantos do mundo.
E para abrir o apetite sobre o Livro "100 perguntas/100 pessoas/10000 respostas", há já depoimentos assinalados, por exemplo, de adeptos bracarenses dos cinco Continentes. "Há histórias que nunca foram contadas e ajudam a perceber a história do Sporting de Braga".

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Voar alto no teatro dos sonhos
VITÓRIA NA TURQUIA MOSTROU O CAMINHO

Take 3 da Champions 2012/13, na segunda participação do Sp. Braga no "blockbuster" do futebol mundial que é a Liga dos Campeões. O Sp. Braga desloca-se ao Teatro dos Sonhos disposto a não fazer apenas papel de figurante, apesar de ali morar um dos colossos do futebol europeu.

Já deu para perceber que José Peseiro não é um treinador com passe social e que, consequentemente, não gosta de viajar de autocarro. Por isso, este não será estacionado à frente da baliza de Beto. O Sp. Braga vai estar em Old Trafford também com os olhos na baliza dos red devils.


RECORD

JotaCC

Ismaily convocado para Manchester

O LATERAL ESQUERDO Ismaily recuperou de uma contusão na coxa esquerda e está convocado para representar o Braga diante do Manchester United, jogo que se disputa amanhã em Inglaterra, a contar para o grupo H da Liga dos Campeões.
O brasileiro tinha-se lesionado com o Leixões, na Taça de Portugal, mas deu indicações positivas, ao contrário do médio Djamal a contas com um traumatismo no joelho esquerdo, impeditivo de jogar. Mesmo assim, o treinador José Peseiro também convocou o lateral esquerdo Elderson para este duelo difícil em Old Trafford, numa lista que conta com os nomes dos jovens da equipa B Guilherme e Aníbal como novidades. Depois de ter descasado na Taça, o lateral Salino é outro dos nomes em destaque na lista.


Treino em Old Trafford à tarde

Os jogadores do Braga fazem um treino ligeiro e de adaptação ao relvado de Old Trafford, às 19 horas de hoje.


Viagem para Inglaterra hoje às 11 horas

A comitiva do Braga parte esta manhã, às 11 horas, do aeroporto Francisco Sá Carneiro, em voo charter até Manchester.


JN

JotaCC

FERGUSON PÕE BRAGA NO PÓDIO

Técnico do Manchester United considera que os bracarenses já ultrapassaram o Sporting e admitiu ter recebido dicas de Nani

Saído da obscuridade desde a chegada de António Salvador à presidência do clube e da SAD, o Braga viu a fama nacional e internacional aumentar substancialmente nos últimos anos, beneficiando muito da qualificação inédita para a final da Liga Europa em 2011. Nem mesmo Alex Ferguson ficou indiferente ao crescimento do emblema arsenalista, colocando-o mesmo à frente do Sporting no ranking de equipas que faz do campeonato português. "Tradicionalmente, sempre existiram três boas equipas em Portugal: o Sporting, que está um pouco em baixo neste momento, o FC Porto e o Benfica. Mas, atualmente, o Braga é a terceira melhor equipa em Portugal", afirmou Sir Alex, citado pelo jornal "Daily Mail", antes de recorrer às convocatórias de Paulo Bento para os compromissos da Seleção Nacional para sustentar ainda mais a opinião. "Quando se conta o número de internacionais portugueses do Braga, percebese que a equipa tem muita qualidade", sublinhou.

Espião Nani alertou Ferguson para a força do Braga como visitante

Para se expressar com tanto conhecimento foram fundamentais as missões de espionagem que Alex Ferguson ordenou aos jogos do Braga, embora o seu melhor espião até tenha sido Nani. Mesmo à distância, o internacional português vai acompanhando o campeonato que deixou em 2006 e tratou de transmitir ao treinador dos red devils todas as informações sobre os bracarenses. "Falei com o Nani, que me disse que eles têm uma equipa muito boa fora de casa. Vi isso no jogo que fizeram com o Benfica, em que jogaram muito bem e deveriam ter ganho", garantiu o técnico escocês, consciente de que o encontro de terça-feira não será nenhum passeio no parque. "Não podemos dar nada como garantido", atirou Fergie em forma de aviso aos jogadores do United, que esta temporada já sofreram uma derrota em casa, contra o Tottenham de André Villas-Boas. Mesmo sem treinar, o brasileiro foi convocado por Peseiro Impedido de treinar devido a uma contusão na coxa esquerda sofrida no início da segunda parte do encontro com o Leixões, Ismaily (na foto) acabou por ser chamado por José Peseiro para o jogo de amanhã com o Manchester United.


SÉRVIO APITA EM MANCHESTER

Árbitro FIFA desde 2009, Milorad Mazic foi nomeado pela UEFA para dirigir amanhã o jogo entre o Manchester United e o Braga. O sérvio estreou-se esta época em encontros da Champions, mas é bastante apreciado pelos homens que dirigem a arbitragem internacional, estando neste momento na lista de 52 juízes pré-selecionados para o Mundial'2014.


COMITIVA PARTE ÀS 11 HORAS

O Aeroporto Francisco Sá Carneiro, em Pedras Rubras, será esta manhã o ponto de partida da equipa do Braga rumo a Manchester, onde jogará amanhã para a terceira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. A partida está prevista para as 11h00 e no voo charter deverão seguir vários adeptos, já que o clube solicitou 550 bilhetes aos ingleses.


DJAMAL SÓ PARA O MARÍTIMO

O choque de joelhos com um jogador do Leixões, no jogo de sexta-feira, deixou Djamal na lista de indisponíveis para o encontro da Liga dos Campeões. Apesar de tudo, o período de paragem do internacional pela Líbia não será prolongado; se a recuperação continuar como o esperado, o médio poderá regressar aos convocados para o embate com o Marítimo.


Ismaily viaja à condição

O lateral-esquerdo foi convocado à condição e só hoje, após o treino de adaptação ao Teatro dos Sonhos (19h00), o treinador do Braga saberás e poderá ou não apostar nele. Caso a avaliação seja negativa, então Elderson avançará para a titularidade, abrindo uma vaga no banco de suplentes que poderá ser ocupada por uma das grandes novidades dos eleitos: Aníbal ou Guilherme. Os dois jovens jogam habitualmente pela equipa B, mas já têm no currículo uma aparição nas competições europeias: o primeiro na Champions (defrontou o Shakhtar Donetsk há dois anos), o segundo na Liga Europa (alinhou alguns minutos contra o Young Boys, na época transata).


O JOGO

JotaCC

Há cinco jogos sem perder com ingleses

SC Braga parte esta manhã para Inglaterra com otimismo redobrado e suportado pelos últimos números.

Encarar as equipas de além Mancha deixou de ser um pesadelo para os bracarenses, que guardam com especial satisfação os últimos desafios frente a britânicos. O braço de ferro deixou de lhes ser amplamente desfavorável.

São 14 os jogos que colocaram o SC Braga perante formações inglesas, num trajeto que se dividiu entre Taça UEFA, Liga Europa e Champions League. O currículo aponta para sete desaires, dois empates e cinco triunfos. Equilibrado...

A estreia além-fronteiras com equipas britânicas aconteceu na época de 1977/1978. Entre essa temporada e a de 2006/2007, os minhotos somaram seis desaires em igual número de compromissos.

Anunciavam-se despedidas antecipadas sempre que nos écrans dos sorteios da UEFA surgia um clube inglês na mesma linha do SC Braga.

A gestão de António Salvador veio colocar um ponto final nesta fatalidade. Um golo tardio (minuto 87) de Jaílson frente ao Bolton Wanderers, em 2007, ofereceu o primeiro empate (1-1) dos guerreiros com emblemas britânicos. Desde aí tem sido quase sempre a somar!

Os homens de Manchester assumiram nos últimos dias maiores preocupações com o SC Braga e salientam o seguinte dado: não perde há cinco jogos nos confrontos entre equipas das duas nações. Quatro triunfos e um empate!

Resta olhar para o encontro que precedeu este ciclo altamente positivo como a exceção que respeita a regra... O Arsenal empalideceu a estreia dos bracarenses na fase de grupos da Champions, goleando por 6-0.

O Manchester United atravessa-se, esta terça-feira, pela primeira vez no caminho do SC Braga. O poder deste colosso será suficiente para travar o ciclo favorável?

A BOLA

JotaCC

ANTÓNIO SALVADOR
"Braga terceiro de Portugal? É indesmentível"

Bons resultados futebolísticos e financeiros justificam oas observções do Ferguson, mas há...
Alex Ferguson afirmou que o Braga é o terceiro melhor clube de Portugal e António Salvador concorda com a leitura, justificando o trabalho dos últimos anos no clube para isso contribuiu.

O presidente do Braga comentou as palavras de Alex Ferguson, em entrevista a um jornal inglês e reproduzidas na edição de hoje de O JOGO, que aponta o Braga como "a terceira melhor equipa portuguesa" . Salvador concorda com as palavras do treinador do Manchester United, afirmando que essa leitura "atualmente é indesmentível".

"O nosso trabalho nos últimos anos faz com que todos analisem o Braga dessa forma. Não é por estarmos em terceiro, mas por sermos um clube que está a ombrear com as grandes equipas de Portugal. Não temos as mesmas condições financeiras, mas o dinheiro não é tudo, resumiu o presidente arsenalista.

Antes de embarcar rumo a Manchester, o dirigente confirmou ainda o negócio em que o Braga adquiriu 50 por cento do passe de Rúben Micael ao Atlético de Madrid.


"Braga já habituou os adeptos a fazer história"

O presidente do Braga está otimista para o jogo de amanhã, da Champions do terreno do Manchester United. Em Old Trafford não há registo de triunfos de equipas portuguesas.

Old Trafford, onde o Braga atua amanhã para o Grupo H da Liga dos Campeões, não assusta António Salvador, presidente arsenalista. à partida para Inglaterra, esta manhã, o dirigente mostrou-se otimista para o jogo contra aquela que é considerada "uma das três melhores equipas do mundo" e sobre o facto de nunca um emblema português ter vencido no estádio dos "red devils", Salvador deixou a porta aberta a uma surpresa. "O Braga já habituou os adeptos do futebol a fazer história", frisou.

"O Braga já está habituado a defrontar grandes equipas, e é como eu sempre digo: não é impossível vencer seja onde for. Em casa do Manchester United vai ser preciso trabalhar muito, atuar como uma equipa guerreira e unida. Se fizermos tudo isso poderemos ganhar. É claro que também é sempre preciso uma ponta de sorte. Este jogo é muito importante para as contas do Braga", analisou António Salvador sobre a visita a Old Trafford.


Jorge Mendes na comitiva do Braga

O agente de Cristiano Ronaldo foi convidado pelo Braga para a deslocação a Manchester e era um dos passageiros do voo dos bracarenses.

Jorge Mendes, agente de jogadores, é um dos convidados VIP do Braga para a viagem a Manchester, onde amanhã, pelas 19h45, a equipa orientada por José Peseiro defronta os "red devils" em partida da terceira jornada do Grupo H da Champions.

No avião que rumou a Inglaterra, com todos os lugares ocupados, viajaram também muitos adeptos arsenalistas, confiantes num bom resultado em Old Trafford. Aliás, na última deslocação a Inglaterra para as provas europeias, os arsenalistas empataram contra o Liverpool e passaram às meias-finais da Liga Europa.

O JOGO

JotaCC

«Acredito que podemos voltar de Inglaterra com uma vitória» - António Salvador

À partida para Inglaterra, onde esta terça-feira o SC Braga defrontará o Manchester United na terceira jornada do Grupo H da Liga dos Campeões, o presidente António Salvador deu voz à ambição dos guerreiros do Minho.

«Estamos preparados, sabemos que vamos defrontar uma das três melhores equipas do Mundo, mas o SC Braga está habituado a jogar com grandes clubes», começou por dizer o líder do SC Braga, deixando de imediato a receita para o jogo em Old Trafford: «Se formos guerreiros, estivermos concentrados e formos humildes será mais fácil vencer. Acredito que podemos voltar de Inglaterra com uma vitória.»

Foi lembrado a Salvador a pesada derrota sofrida em Londres, diante do Arsenal, naquela que foi a partida de estreia dos bracarenses na fase de grupos da Champions. O presidente confessou que esse jogo já foi recordado e alertou: «Se abordarmos este desafio da mesma forma será impossível ganhar, evidentemente, mas acredito que não será assim.»

A verdade é que muito mudou desde esse jogo em setembro de 2010, facto comprovado pelas recentes declarações de Sir Alex Fergusson, que colocou o SC Braga entre as três melhores equipas portuguesas da atualidade. «É essa a realidade do clube. Não é por o SC Braga estar agora no terceiro lugar, pois na verdade temos conseguido ombrear com os grandes clubes de Portugal mesmo não tendo as mesmas condições que eles», considerou António Salvador.

À margem da partida da equipa para Manchester, António Salvador falou ainda sobre o investimento de três milhões de euros por metade dos direitos sobre Rúben Micael: «Estava contemplado no contrato de empréstimo e dada a sua influência no plantel decidimos avançar. Vamos pagar de forma faseada em quatro anos e esperamos que possa ter retorno para o Braga.»

A BOLA

JotaCC

SC Braga pode voltar de Old Trafford «com uma vitória», crê Salvador

António Salvador, presidente do SC Braga, crê a sua equipa pode sair de Old Trafford com «uma vitória», em jogo da terceira jornada do Grupo H da Liga dos Campeões.

«Estamos preparados, sabemos que vamos defrontar uma das três melhores equipas do Mundo, mas o SC Braga está habituado a jogar com grandes clubes», admitiu António Salvador, acrescentando: «Se formos guerreiros, estivermos concentrados e formos humildes será mais fácil vencer. Acredito que podemos voltar de Inglaterra com uma vitória.»

Salvador aproveitou também para assumir que o SC Braga é o «terceiro grande».

«É essa a realidade do clube. Não é por o SC Braga estar agora no terceiro lugar, pois na verdade temos conseguido ombrear com os grandes clubes de Portugal mesmo não tendo as mesmas condições que eles», apontou o líder arsenalista.

Salvador falou também, em declarações aos jornalistas antes de voar para Manchester, sobre o investimento do clube em Rúben Micael.

«Estava contemplado no contrato de empréstimo e dada a sua influência no plantel decidimos avançar. Vamos pagar de forma faseada em quatro anos e esperamos que possa ter retorno para o Braga.»

ZEROZERO

JotaCC

António Salvador: «Pensamento tem de ser o mesmo que o de Istambul»
QUER FAZER HISTÓRIA EM OLD TRAFFORD

O Sp. Braga partiu esta segunda-feira para Manchester onde, na terça, irá defrontar o United em jogo da 3.ª jornada da Liga dos Campeões (19 e 45). No aeroporto, o presidente dos bracarenses não escondeu a confiança para a partida com os ingleses.

"Sabemos que vamos defrontar uma das três melhores equipas do Mundo, mas o Sp. Braga também já está habituado a lidar com equipas deste calibre. Temos de ter muita humildade para nos apresentarmos em Old Trafford. O pensamento tem de ser o mesmo que a equipa levou para Istambul. Se o empate serve? Só podemos ir a pensar na vitória. O Sp. Braga é um clube que já fez história e vai continuar a fazer", afirmou António Salvador.

A comitiva bracarense deverá chegar a Manchester pelas 13 horas, sendo que o treino de adaptação ao relvado será ao final da tarde.

RECORD

JotaCC

António Salvador pede ambição ao SC Braga em Old Trafford

O SC Braga viaja neste momento para Inglaterra, onde amanhã defronta o poderoso Manchester United, para a 3.ª jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. O objetivo é surpreender o "gigante" e ganhar como admitiu à partida o presidente António Salvador.
O único caminho que a equipa pode trilhar no jogo de amanhã é ganhar, apresentando uma postura de trabalho e humildade, admitiu o líder dos arsenalistas.

O presidente bracarense ficou agradado e concordou com Alex Fergusson que em entrevista oa Daily Mail,
afirmou que o SC Braga é já neste momento a terceira maior referência do futebol português.

António Salvador não deseja ver repetições de uma Braga que não esteve à altura na última vez que jogou em Inglaterra em que sofreu uma pesada derrota frente ao Arsenal.

No aeroporto e à margem da abordagem ao jogo o líder dos minhotos revelou que o clube pretende acionar a opção de compra de Ruben Micael ao Atlético de Madrid.

RTP

Bruno3429

«SC Braga é uma boa equipa. Temos que respeitá-los» - Carrick
Por Redação

O médio Michael Carrick, um dos jogadores mais experientes do Man. United, pede cuidados redobrados na receção desta terça-feira ao SC Braga, numa partida relativa à terceira jornada do Grupo H da Liga dos Campeões.

«O SC Braga é uma boa equipa. Temos que respeitá-los por terem conseguido chegar a esta fase da competição. Não é fácil, em nenhuma Liga, conseguir ficar nos lugares cimeiros e depois conseguir a qualificação para a Liga dos Campeões. Teremos que respeitá-los e estar ao mesmo nível deles», salientou Carrick em declarações publicadas pelo site oficial dos red devils.

A Bola

brigada da relote


Bruno3429

Man Utd: o duplo efeito da liberdade (análise)
O trunfo do ataque é também o que mais prejudica a transição defensiva.
Por Nuno Travassos

Pontos fortes:
Esta época o Man Utd nunca sofreu um golo do empate depois de ter estado em vantagem. O segredo passa pela boa organização defensiva da equipa (a transição é outra história, mas já lá vamos), e também a excelente capacidade para gerir a posse de bola. Refira-se por outro lado, que os «red devils» estiveram a perder por uma bola a zero em sete dos onze jogos já disputados (sofreram todos estes golos antes do minuto 16, à exceção da visita ao Liverpool). É verdade que só duas vezes não conseguiram dar a volta à situação (derrota no reduto do Everton e na receção ao Tottenham), mas mostra uma tendência para entradas adormecidas.

Pontos fracos:
É uma equipa muito permeável na transição defensiva, sobretudo pelo corredor central, e mesmo quando joga com duplo «pivot». A liberdade tática de que a equipa goza, a nível ofensivo, deixa a retaguarda muito desprotegida. E no momento de reagir à perda de bola a equipa nem parece saber se é suposto atacar o portador do esférico ou tentar recuperar rapidamente a posição. Um problema agravado pelas dificuldades físicas de Ferdinand e pela ausência de Vidic, que se lesionou gravemente.

Ao pormenor:
O «onze» do Man Utd quase nunca se repete, respeitando a tradição do futebol inglês e do próprio Alex Ferguson, pelo que antecipar qual será frente ao Sp. Braga é quase impossível. As indefinições começam logo na baliza, onde De Gea e Lindegaard têm alternado, mas o espanhol foi titular agora em três jogos consecutivos e parece ter agarrado a titularidade.

De qualquer forma o técnico escocês tem apostado sobretudo num 4x2x3x1 com Carrick e Scholes à frente da defesa. Uma dupla que dá muita qualidade à primeira fase de construção, mas que não se entende muito bem na cobertura defensiva. Jogam quase sempre em linha e muito próximos, quando um devia procurar atacar logo o portador da bola e o outro, mais recuado, proteger a defesa [ver imagem A da galeria]. O setor mais recuado é o mais estável no que diz respeito às opções: o quarteto é quase sempre formado por Rafael, Ferdinand, Evans e Evra. Para além de Vidic, também Phil Jones e Smalling estão lesionados.

Kagawa foi o «10» da equipa enquanto Rooney esteve ausente devido a um corte profundo na perna, mas o regresso do internacional inglês levanta algumas dúvidas em relação ao papel do japonês. Ferguson olha muito para Rooney como o «playmaker» da equipa, e gosta de vê-lo jogar nas costas dos avançados. Em alguns dos últimos jogos, quando privado de Scholes, o técnico até experimentou um esquema em 4x4x2 com um losango alargado no terreno de jogo, recorrendo a Fletcher, Anderson e Cleverley. Rooney faz de «10» e tem de recuar muito no terreno não só para pegar no jogo [imagem B] como para fechar junto do trinco, em missão defensiva [imagem C]. Esta variante tática atesta também a escassa inspiração recente dos extremos. Sobretudo Nani, que parece estagnado em Old Trafford, mas também Valencia (Young tem estado lesionado).

No ataque Van Persie é a figura principal, com oito golos marcados, e revela já boa química com Rooney. Chicharito parece ter perdido espaço, mas isso também comprova a qualidade do ataque dos «red devils». Welbeck é a outra opção, mas pode também jogar a partir de um flanco, como já tem acontecido.

O ataque goza de muita liberdade de movimentos. É frequente ver Rooney em zonas recuadas, a pegar no jogo, por vezes com Van Persie por perto [imagem D]; ter o holandês a procurar os flancos, sobretudo o esquerdo, trocando com Welbeck; ter os dois extremos no mesmo flanco, etc. Ninguém se dá à marcação, e a ideia é ter muitas linhas de passe perto do portador da bola, mas isso também cria muitos problemas na transição defensiva, pois a equipa fica descompensada.

Maisfutebol

JotaCC

«Guerreiros» já estão em Manchester

Após duas horas de viagem, a comitiva do SC Braga já está em Manchester, onde, na terça-feira, defronta os «red devils», em jogo do Grupo H da Liga dos Campeões.

O treinador José Peseiro tem conferência marcada para as 18.30 horas e depois, às 19 horas, está marcado o habitual treino de adaptação ao relvado.

A BOLA

Bruno3429

Alex Ferguson: «Vou poupar jogadores para o Chelsea»
técnico do united pensa no chelsea

Autor: eugénio queirós. manchester

Alex Ferguson anunciou esta segunda-feira, na conferência de imprensa de projeção do jogo com o Sp. Braga, que vai poupar jogadores nesta jornada da Liga dos Campeões (Grupo H).

"Tenho jogadores de qualidade que estão de novo disponíveis e posso utilizá-los, poupando outros para os jogos com o Chelsea", disse o treinador do Manchester United.

Ferguson, a insistência de Record, disse ainda que não está de modo nenhum a menosprezar a equipa do Sp. Braga e que apenas está a usar os recursos de que dispõe, tendo em conta jogos com o Chelsea para o campeonato, dia 28, e para a Taça, dia 31.

Record

JotaCC

JOSÉ PESEIRO
"Elogios de Ferguson? É sempre bom"

O treinador do Braga concorda com os elogios que Alex Ferguson fez ao Braga e responsabiliza o trabalho feito no passado.

"A melhor equipa do grupo é o Manchester United. Nós podemos lutar pelo segundo lugar, tal como o Galatasaray", disse José Peseiro na conferência de imprensa de hoje, em Old Trafford. O treinador do Braga fez as contas. "Estes dois jogos são importantes. Se perdermos este jogo e o próximo, em casa, será difícil continuar em prova. Mas, por outro lado, se o Manchester vencer amanhã, poderá controlar os próximos jogos", acrescentou.

As recentes declarações de Alex Ferguson, no sentido de que considerar o Braga como a terceira melhor equipa de Portugal, foram recebidas com entusiasmo por José Peseiro, o primeiro a recordar os responsáveis. "Elogios vindo de Sir Alex são sempre bons. Eles surgem não só pelo trajeto do Braga esta época, mas também pelo percorrido nos últimos anos", disse.



Hugo Viana: "A sorte procura-se"

Jogador do Braga mostra-se confiante para o jogo desta terça-feira com o Manchester United, para a Liga dos Campeões

Humildade e motivação: São estes os pilares destacados por Hugo Viana para uma exibição bem conseguida em Old Trafford, na tentativa de repetir o jogo de Istambul (Vitória por 2-0 frente ao Istambul). Em conferência de imprensa, na antevisão do jogo desta terça-feira com o Manchester United, na terceira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, o médio português destacou a superioridade dos "red devils" mas garantiu que a equipa minhota irá jogar "para alcançar um resultado positivo".

"A maior hipótese que temos é fazermos o melhor que podermos. Sabemos que o Manchester está alguns patamares acima do Braga em vários aspetos, mas temos de pensar com humildade. A sorte procura-se. Também fomos ao Galatasaray fazer um excelente jogo e temos de estar optimistas que podemos alcançar um resultado positivo", começou por dizer o internacional português, sem esquecer a motivação extra de jogar num estádio como o do Manchester.

"É motivante jogar num palco como Old Traford, aliás, como foi em Istambul", rematou.

Hugo Viana lembrou ainda as diferenças entre o futebol português e o inglês, destacando que o luso é mais técnico, mas avisou que o Manchester United tem os melhores jogadores da Europa. "Não podemos pensar que somos melhores que o Manchester United. Temos de vir aqui e jogar o melhor possível. Para mim, o futebol espanhol e português são mais técnicos que o inglês, mas isso não se pode aplicar com o Manchester, que tem os melhores jogadores da Europa", concluiu

O JOGO

JotaCC

#16
Presidente do Braga acredita na vitória em "Old Trafford"

Treino do Manchester na manhã desta segunda-feira

O presidente do Sporting de Braga disse, esta segunda-feira, que o Manchester United é uma das três melhores equipas do mundo, mas acredita ser possível vencer em "Old Trafford", terça-feira, na terceira jornada do grupo H da Liga dos Campeões.

A comitiva minhota partiu esta manhã para Inglaterra e António Salvador mostrou-se otimista, apesar de considerar que os minhotos vão "defrontar uma das três melhores equipas do mundo".

"Estamos preparados, o Braga está habituado a jogar com grandes clubes e, como sempre digo, não é impossível vencer seja onde for. Se formos guerreiros, humildes e estivermos concentrados e unidos, contando sempre com uma ponta de sorte, poderemos ganhar. O Braga já habituou os adeptos do futebol a fazer história e acredito que podemos voltar de Inglaterra com uma vitória", afirmou ainda no Aeroporto Francisco Sá Carneiro.

O treinador "arsenalista", José Peseiro, convocou 20 atletas para o embate com o Manchester United, dois deles da equipa B, o defesa central Aníbal e o médio Guilherme.

O técnico não pode contar com Douglão, Djamal, Paulo César e Carlão, todos lesionados, subsistindo a dúvida sobre se Ismaily estará apto, ele que foi substituído no jogo da Taça de Portugal, sexta-feira, com o Leixões, com queixas na coxa esquerda.

Há duas épocas, o Sporting de Braga sofreu uma goleada em Inglaterra (6-0), então diante do Arsenal, na sua estreia na fase de grupos da Liga dos Campeões, mas António Salvador disse acreditar que a história não se repetirá, notando, contudo, que se a equipa "abordar este desafio da mesma forma será impossível ganhar".


Alex Ferguson considera que o Braga joga melhor fora de casa

Treinador do Manchester United na conferência de imprensa desta segunda-feira

Alex Ferguson, treinador do Manchester United, clube que recebe terça-feira o Sporting de Braga, para a Liga dos Campeões de futebol, considera que a equipa minhota joga melhor fora de casa, quando atua em contra-ataque.

"O Braga é, na minha opinião, melhor a jogar fora que em casa e mostrou isso na vitória sobre o Galatasaray [2-0]", disse o técnico escocês, na conferência de imprensa de antevisão do jogo, em que também admitiu que vai gerir o plantel em função do encontro de sábado contra o Chelsea.

O treinador do United reforça no entanto que está precavido para o contra-ataque da equipa portuguesa: "Não é fácil ir ganhar à Turquia. No futebol moderno da Europa, o contra-ataque é o caminho, pelo que espero que amanhã [terça-feira] consigamos lidar com isso".

Tendo em vista o jogo com o líder da Premier League, há jogadores que vão ser poupados do "onze" inicial, como Rio Ferdinand e Patrick Evra.

"Existem outros jogadores de qualidade, que estão de novo disponíveis e podem ser utilizados, poupando outros para o jogo com o Chelsea", sustentou.

O Manchester United lidera o grupo H da "Champions", com duas vitórias, sobre Galatasaray e Cluj. O Sporting de Braga é terceiro, com três pontos, correspondentes à vitória em Istambul. Em casa, perdeu com o Cluj (0-2).

JN

JotaCC

SC Braga: Ismaily ressente-se de lesão na coxa

Preocupação de última hora para José Peseiro. No treino de adaptação ao relvado e à iluminação de Old Trafford, Ismaily ressentiu-se da lesão na coxa esquerda contraída na partida frente ao Leixões, da Taça de Portugal.
Nos 15 minutos abertos à comunicação social, o lateral esquerdo mostrou-se queixoso e esteve mesmo à conversa com José Peseiro durante algum tempo, criando-se a dúvida quanto a uma possível presença no encontro de amanhã, frente ao Manchester United.

Por outro lado, Rúben Amorim, que também estava em dúvida, treinou sem limitações.

ZEROZERO

Bruno3429

Peseiro: «Sabemos fazer coisas muito boas»
Braga em Manchester
Por Redacção

José Peseiro, treinador do Sp. Braga,admite que a sua equipa tem uma dura batalha pela frente. A formação arsenalista joga no reduto do Manchester United para a fase de grupos da Liga dos Campeões.

«O objetivo é vencer. É difícil? Muito. Vamos defrontar uma grande equipa? É verdade. Agora, isso não nos impede de pensar que temos bons jogadores, boas equipas e sabemos fazer coisas muito boas. Um jogo é um jogo e vamos fazer tudo para vencer. Se não conseguir vencer, claro que o empate é um bom resultado», frisou o técnico.

O treinador da equipa minhota promete um Braga audaz: «Não vamos querer deixar de fazer as coisas que mais gostamos de fazer. Temos uma ideia de jogo, uma forma de jogar, mas sabemos que temos de ter algumas atenções face ao poderio desta equipa.»

«Nós podemos lutar pelo segundo lugar, tal como acontece com o Galatasaray. Estes dois jogos são importantes para essa definição. Se perdermos este jogo e o próximo em nossa casa será complicado continuar em prova», concluiu José Peseiro.


Hugo Viana: «É motivante jogar neste ambiente»
Sp. Braga em Manchester
Por Redacção

Hugo Viana, experiente médio do Sp. Braga, promete que a equipa irá dar o seu máximo na visita ao poderoso Manchester United, na fase de grupos da Liga dos Campeões. A formação minhota está em Inglaterra para enfrentar os «red devils»

«Podemos prometer que daremos tudo pela camisola do Sp. Braga, sabendo as dificuldades que vamos encontrar», disse o internacional português.

De regresso a Inglaterra, país onde já atuou, Hugo Viana falou sobre o poderio do adversário mas também sobre os objetivos do Sp. Braga: «É motivante para qualquer jogador atuar num dos melhores ambientes do futebol no mundo, em termos de adeptos. A nossa vontade é a de fazer o melhor jogo possível e o melhor resultado possível», rematou.

Maisfutebol