News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Artigo: Pressa é inimiga da afirmação latina

Started by Bvna, 12 de January de 2007, 09:20

Previous topic - Next topic

Bvna

Um bom artigo publicado hoje no Correio da Manhã. Em relação à adaptação a Portugal, por parte de futebolistas sul-americanos,  adivinhem quem foi destacado como caso de sucesso!!??  ;D

Pressa é inimiga da afirmação latina

O que têm em comum Fonseca, Bueno e Romagnoli? São sul-americanos com cartel nos seus países, mas tiveram dificuldades em Portugal. Como Negrete, Rodriguez ou até, num primeiro momento, Yazalde e Acosta. O segredo passa por lhes facilitar a adaptação.

Liedson descobriu o tique de Carlos Bueno e revelou-o na autobiografia que publicou antes do Natal: o avançado uruguaio está sempre a beber chá de erva-mate. O chá chama-se tereré (ver caixa), tem um ritual próprio para a preparação e degustação e, acreditem ou não, a sua falta é apontada como uma das principais razões para o fracasso repetido de jogadores sul-americanos de língua espanhola no futebol português.

Nos últimos dez anos foram 90 os futebolistas oriundos desses países a jogar na I Divisão. E sobram dedos numa mão para contar os que verdadeiramente encheram as medidas dos clubes que os foram recrutar: Acosta, Duscher, Sanchez e Lucho González. De resto, houve quem confirmasse credenciais, houve até quem as superasse, mas repetem-se casos de inadaptação gritante: 41 desses 90 jogadores (quase metade) não fizeram sequer uma dezena de jogos antes de serem devolvidos à procedência.

E o caso não é sequer de agora, pois já tinha atormentado valores seguros como o mexicano Negrete, o uruguaio Rodolfo Rodriguez, ambos nos anos 80. Ou, a outro nível, até o peruano Cubillas, que passou três anos no FC Porto e saiu antes do arranque da temporada que interrompeu o jejum de títulos, na década de 70. Ou mesmo os argentinos Yazalde e Acosta, ligados a grandes sucessos do Sporting, mas apenas depois de um mais ou menos longo período de adaptação.

Yazalde foi Bota de Ouro europeu, com 46 golos em 29 jogos no campeonato de 1973/74, mas no primeiro ano de Sporting (71/72) fez apenas nove em 20 desafios. Acosta chegou a ser dado como dispensável e a ser caricaturado de cadeira de rodas no seguimento de uma meia época com apenas três golos para depois ser figura incontornável do Sporting que pôs termo ao jejum de vitórias no campeonato, com 22 tentos.

"Eram excelentes jogadores, mas há uma série de factores que geram desequilíbrios emocionais. E obrigam a uma adaptação que leva tempo. Muitas vezes, quando estão a completá-la, vão-se embora", considera Guilherme Farinha, treinador de futebol desempregado mas com vasta experiência em clubes do Paraguai e Costa Rica.

Se se fala de adaptação, há que falar de Erwin Sanchez. O boliviano chegou a Portugal com 21 anos, caiu de pára-quedas no Benfica de Eriksson e, como é natural, fracassou. Teve de dar passos atrás para depois caminhar em frente. Jogou no Estoril e brilhou no Boavista, que conduziu ao seu único título nacional, quando celebrava dez anos de permanência no País, em 2001.

"Por vezes para ganharmos uma coisa perdemos outras. Mas no cômputo geral tem mais valor esse pouco ganho", disse então Sanchez a propósito das passagens falhadas pelo Benfica. E revelou que, mesmo podendo, nos últimos anos de carreira não voltaria a um grande. "A dignidade conta muito e tenho orgulho em poder andar de cabeça levantada, de consciência tranquila, em qualquer parte do Mundo. Deito-me, durmo à vontade A minha família também sente isso. E a estabilidade é fulcral", explicou na altura o homem que já treinou o Boavista e é actualmente seleccionador boliviano.

Ora na melhoria de rendimento de Sanchez da Luz para o Bessa estariam as pessoas que com ele lidavam, o facto de já ter aprendido a viver em Portugal, mas também uma realidade diferente, uma cidade menor, um clube onde há menos pressão. "Quando chegam, regra geral, os latino-americanos vêm sós, ou trazem apenas a noiva.

E isso também lhes dificulta a ambientação: são confrontados com a realidade europeia, onde há mais correria, mais barulho, mais confusão, mais stress. A vida lá é muito mais calma", sustenta Guilherme Farinha, aconselhando mesmo os clubes que apostam nestes jogadores a recrutar um assistente social. O resto, salvo raras excepções, consegue-se no campo, mas com tempo. "Eles estão habituados a ser mais acarinhados, a ter mais calor humano à volta da equipa, até nos treinos.

E têm de se habituar a uma mudança radical em termos de metodologia de treino e de sistema de jogo", considera Farinha. "Lá não se treina como cá. As pré-épocas são cheias de grandes tareias físicas. Chega a haver equipas que não introduzem sequer a bola. Depois cá começam a trabalhar os aspectos tácticos com bola desde o primeiro dia", concretiza. "E, tacticamente, quase todos os clubes jogam um 4x4x2 antigo, com dois extremos abertos e dois pontas-de-lança."

Há tudo isto e, claro, o tereré. "Tomar e sobretudo preparar o tereré é um ritual que leva horas, em que eles conversam com sete ou oito amigos. Alguns ainda conseguem trazer a erva, mas é-lhes impossível criar o mesmo ambiente", explica Farinha. Eis como, por um punhado de ervas, podem arriscar-se investimentos de milhões.

"NA ARGENTINA SINTO SAUDADES DE PORTUGAL"

ANDRÉS MADRID É A EXCEPÇÃO À REGRA. CHGOU E EXCEDEU AS EXPECTATIVAS.

Correio Sport – Como explica que, ao contrário de tantos sul-americanos que chegam à Europa e falham a aclimatação, você se tenha revelado melhor jogador do que era na Argentina?

Andrés Madrid – Explica-se com o apoio que sempre tive de toda a gente em Braga, dos meus colegas, do treinador, que me deu confiança para jogar mal eu cheguei. O apoio da família também foi importante

– Trouxe muita gente consigo?

– Não. Quando cheguei fiquei sozinho uns 15 ou 20 dias. Só depois veio a minha mulher.

– Teve dificuldades de adaptação ao futebol português?

– Pelo contrário. Nunca me adaptei ao tipo de futebol da Argentina. Lá pratica-se um futebol mais agressivo. Criticavam-me pela falta de agressividade.

– E sente saudades do modo de vida sul-americano, da cultura, das tradições?

– Sinceramente, não. Tenho saudades dos meus pais, dos meus amigos... De resto aqui tenho tudo aquilo de que preciso.

– Mas pensa regressar à Argentina?

– Ainda nestas férias tive uma conversa engraçada com a minha mulher. Sinto-me tão à vontade aqui que quando vou de férias à Argentina tenho saudades da minha casa em Braga. Tudo depende da minha filha.

– Que idade tem ela?

– Tem seis meses, já nasceu em Portugal. E eu até gostava que ela fizesse a escola em Portugal e se habituasse a um estilo de vida europeu.

António Tadeia

Pé Ligeiro

Quote from: buna on 12 de January de 2007, 09:20
Um bom artigo publicado hoje no Correio da Manhã. Em relação à adaptação a Portugal, por parte de futebolistas sul-americanos,  adivinhem quem foi destacado como caso de sucesso!!??  ;D

(...)
"NA ARGENTINA SINTO SAUDADES DE PORTUGAL"

ANDRÉS MADRID É A EXCEPÇÃO À REGRA. CHGOU E EXCEDEU AS EXPECTATIVAS.

Correio Sport – Como explica que, ao contrário de tantos sul-americanos que chegam à Europa e falham a aclimatação, você se tenha revelado melhor jogador do que era na Argentina?

Andrés Madrid – Explica-se com o apoio que sempre tive de toda a gente em Braga, dos meus colegas, do treinador, que me deu confiança para jogar mal eu cheguei. O apoio da família também foi importante

– Trouxe muita gente consigo?

– Não. Quando cheguei fiquei sozinho uns 15 ou 20 dias. Só depois veio a minha mulher.

– Teve dificuldades de adaptação ao futebol português?

– Pelo contrário. Nunca me adaptei ao tipo de futebol da Argentina. Lá pratica-se um futebol mais agressivo. Criticavam-me pela falta de agressividade.

– E sente saudades do modo de vida sul-americano, da cultura, das tradições?

– Sinceramente, não. Tenho saudades dos meus pais, dos meus amigos... De resto aqui tenho tudo aquilo de que preciso.

– Mas pensa regressar à Argentina?

– Ainda nestas férias tive uma conversa engraçada com a minha mulher. Sinto-me tão à vontade aqui que quando vou de férias à Argentina tenho saudades da minha casa em Braga. Tudo depende da minha filha.

– Que idade tem ela?

– Tem seis meses, já nasceu em Portugal. E eu até gostava que ela fizesse a escola em Portugal e se habituasse a um estilo de vida europeu.

António Tadeia

Muito bem!

Só tenho pena que o Andrés Madrid não tivesse dito que gostava que a filha fisesse a escola em Braga, porque Portugal é muito grande...
BRAGA SEMPRE MAIS!

karon

Quote from: buna on 12 de January de 2007, 09:20

Nós também vamos ter muitas saudades tuas, caso te vás embora!!!!
"Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem vo

lipe

Cada vez mais este Gringo é um caso de sucesso. A todos os niveis.
Em Braga, só baixamos a cabeça para beijar o símbolo.

disco infiltrator

Um exemplo! Um craque e um super profissional. Daqueles que sempre vai aparecer em grande destaque nos jornais desportivos pelo que faz em campo e dificilmente aparecerá na caras ou nova gente. É um profissional que já  tem um lugar reservado na história do SCB.

4338

a cada dia q passa mais o madrid m surpreend pela positiva....nos nunca t esqceremos gringoooo x)

Paulodebraga

é por essas e outras declarações que mais me orgulho de torcer pelo S.C.Braga... valeu MADRID, és o nosso guerreiro...

SAUDAÇÕES BRACARENSES E FORÇA BRAGA OLÉ...
Saudações Braguistas e Força Braga olê...

ZGANDULO

[url="http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif"]http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif[/url]

BRAGA FOREVER

Conforme o nome dele ficará ligado para sempre ao nosso clube como um dos melhores jogadores de sempre,também a sua filha ficará ligada á nossa cidade forever. :P

Grande Madrid!

S.C.BRAGA NÃO O MAIOR, MAS O MELHOR CLUBE DO MUNDO!

jaimec

braguista365

O que é de enaltecer ,é que alem de Enorme jogador parece ser um grande homem!

crisgui

Só tenho uma coisa a dizer: Cada vez mais admiro este rapaz  ;D

ombaiz

FORÇA GRINGO NUNCA TE ESKECEREMOS!!!!!!

BRAGASERA SEMPRE A TUA CIDADE!!!!

E ESTARAS SEMPRE LIGADO AO NOSSO MAGICO....

seras o jogador k direi aos meus netos ter sido sem sobra de duvidas o melhor k alguma vez jogou neste magnifico clube!!!

xpt_nautilus

Sem duvida que o Madrid é um caso de sucesso, mas na minha modesta opiniao o facto de ser um extraordinario jogador ajuda imenso. Gostei do que li na reportagem, que me parece bem trabalhada, mas para mim isto de um jogador nao se adaptar é sobretudo uma questao de valor.

xOuPo

Este rapaz não para de me surpreender! Enorme Madrid!

fmrabit

Andrés Madrid, excelente no relvado e na vida !

Gilberto

Grande Madrid

Sem duvida um grande jogador que jamais será esquecido em Braga

Força Gringo mostra o que vales
S.C. BRAGA -CONTIGO ATÉ MORRER !!

SimpLe-Kid

Quote from: andres_madrid on 12 de January de 2007, 20:49
FORÇA GRINGO NUNCA TE ESKECEREMOS!!!!!!

BRAGASERA SEMPRE A TUA CIDADE!!!!

E ESTARAS SEMPRE LIGADO AO NOSSO MAGICO....

seras o jogador k direi aos meus netos ter sido sem sobra de duvidas o melhor k alguma vez jogou neste magnifico clube!!!

Espero bem que não... espero que passem pelo Braga melhores jogadores que o Madrid e que não sejam poucos...

P.S. -> Escreve em português...
[url="http://img253.imageshack.us/img253/7656/fotofundo2sw1.jpg"]http://img253.imageshack.us/img253/7656/fotofundo2sw1.jpg[/url]