News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 18/09

Started by JotaCC, 18 de September de 2012, 07:35

Previous topic - Next topic

JotaCC

Guerreiros prontos para conquistar a Europa

Contagem decrescente para a estreia na fase de grupos da Liga dos Campeões e o Sp. Braga preparar com enorme afinco os últimos pormenores para a recepção ao Cluj.
No treino de ontem, com o plantel completamente concentrado na partida de amanhã, José Peseiro contou com praticamente todo o grupo de trabalho a cem por cento, excepção feita ao avançado Carlão e ao defesa central Haas, que continuam a recuperar de lesões.

Apesar de Quim e Beto estarem aptos para o confronto de amanhã, Cristiano também participou na sessão de trabalho de ontem, ele que está inscrito na lista de jogadores que podem ser utilizados pelo clube na Liga dos Campeões, mas não deve ser opção para José Peseiro.

Hoje o plantel realiza o último treino antes do jogo de amanhã com o Cluj.
O Cluj, onde alinham várias caras conhecidas dos bracarenses e da Liga portuguesa, é o convidado da ronda inaugural, da Champions em Braga, onde chega com cinco derrotas averbadas fora de casa na fase de grupos depois de ter ganho na estreia, por 2-1, no terreno da AS Roma, em 2008.

Dinamarquês arbitra a partida

A partida de amanhã entre Sp. Braga e Cluj vai contar com a arbitragem de Peter Rasmussen, árbitro dinamarquês que realiza, assim, o seu segundo jogo na milionária Liga dos Campeões.


Cluj chegou a Braga: Felgueiras acredita num bom resultado

Na chegada do Cluj a Portugal, o luso Mário Felgueiras, guarda-redes que já representou o Sp. Braga, mostrou a confiança dos romenos em alcançar um bom resultado no jogo de amanhã, comentando ainda o percurso inverso que ele e Beto realizaram.

"O Beto é um bom guarda-redes. Fez um bom trabalho no Cluj. Eu fiz o meu trabalho, pelo qual sou respeitado. Quarta-feira seremos adversários e vamos dar o nosso melhor em prol dos clubes que defendemos", referiu o guarda-redes, acrescentando que a equipa vai lutar pela vitória.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Sempre a subir na UEFA
TÊM A DEFENDER PERCURSO QUASE PERFEITO NOS ÚLTIMOS ANOS

José Peseiro parte para o seu 30.º jogo europeu.

Não fosse o acidente ocorrido no início da época de 2009/10, quando o Sp. Braga que começava a ser liderado por Domingos Paciência foi eliminado pelo modesto Elfsborg, da Suécia, e hoje o clube bracarense estaria pelo menos à frente do Sporting e a morder os calcanhares ao Benfica no ranking da UEFA. Com as contas dos jogos já disputados esta época, o Sp. Braga é o atual 26.º classificado deste ranking, com 59.066 pontos, enquanto o Sporting é 21.º (64.066) e o Benfica 13.º (79.066), num curioso duelo também de terminações... O FC Porto está mais à frente (8.º, com 87.066!). Os Guerreiros do Minho saem prejudicados pelos modestos 3.000 pontos arrecadados na época em que não chegaram à fase de grupos, embora tivessem contrabalançado com os 25.760 que somaram quando, na temporada de 2010/2011, atingiram a final da Liga Europa.

De qualquer maneira, o que importa é que nas últimas seis épocas o Sp. Braga confirmou o seu estatuto de equipa que nas competições europeias está lá para marcar pontos e não apenas para fazer figura. É com isso em mente que José Peseiro inicia amanhã a segunda fase de grupos da Champions do Sp. Braga, ou seja, fortemente empenhado em confirmar os pergaminhos conquistados nos últimos anos.

RECORD

JotaCC

Só Carlão está parado

Apenas Carlão, a contas com um traumatismo na coxa esquerda, não se treinou ontem. Haas, que recupera de cirurgia, fez treino integrado condicionado.

Cartaz pouco apelativo

A assistência não deverá ser muito diferente da do jogo com a Udinese, em agosto, para o play-off. Talvez nem meia casa no Axa.

Treino e conferência

O Braga treina hoje (10.30 horas) e duas horas mais tarde, realiza-se a conferência de imprensa de antevisão do jogo com o Cluj.

JN

JotaCC

Cluj já em Portugal com ex- bracarenses

CHAMPIONS O guarda- redes Mário Felgueiras, que deixou o Sporting de Braga para ir para Cluj, equipas que se defrontam amanhã na Liga dos Campeões, diz que "é uma ironia do destino" ir jogar com a sua antiga equipa. "Vamos batalhar pela vitória. É difícil jogar em Braga, mas temos qualidade. Mas o empate também pode ser um bom resultado", referiu o guarda- redes da equipa romena, que chegou ontem a Portugal. Rafael Bastos, médio que também já foi jogador da equipa bracarense, considerou: "Este regresso é irónico. Quando saí, o Sporting de Braga ia jogar a Champions e agora regresso, para jogar a Champions, em Braga."

DN

JotaCC

FPF distribui dois milhões de euros aos clubes

A Federação Portuguesa de Futebol distribuiu ontem mais de dois milhões de euros, provenientes da UEFA, aos clubes portugueses que cederam jogadores para a fase final do Europeu de 2012. O Sporting foi o clube que mais recebeu (643.930 euros), seguido de FC Porto (592.040), Sp. Braga (487.218), Benfica (379.320) e Nacional (8.386). Os 12.579 destinados à U. Leiria ficaram retidos "por questões jurídicas".

PUBLICO

JotaCC

COELHO SALTA DO BANCO

Oscilações exibicionais de Douglão têm dado que pensar a José Peseiro e a solução passará pela titularidade de Nuno André Coelho, contra o Cluj. Não utilizado em Paços de Ferreira, o internacional português formou dupla com Paulo Vinícius na vitória sobre

Afacilidade com que os adversários marcam golos ao Braga (já lá vão cinco para o campeonato e dois na Liga dos Campeões) terá os dias contados com a titularidade de Nuno André Coelho. Pelo menos essa é a esperança de José Peseiro, decidido a sacrificar, frente ao Cluj, o brasileiro Douglão, titular nas duas mãos do play-off da Champions, frente à Udinese; e contra Benfica e Paços de Ferreira, para o campeonato. Longe ainda do seu melhor, o central tem acumulado erros e lapsos defensivos e os jogos particulares com o Arouca e o Trofense, durante os quais revelou grande insegurança, ajudaram o treinador a desfazer dúvidas quanto à urgência de mexer na defesa, embora de forma cirúrgica, pois Salino e Ismaily mantêm-se intocáveis nas laterais, assim como o experiente Paulo Vinícius no eixo.
Alertado para os contraataques da equipa romena, interpretados por jogadores rápidos como Sougou e Diogo Valente, Peseiro aposta numa defesa com grande mobilidade, preparada para constantes mudanças de velocidade, e nem poderá dizer-se que a equipa ficará mais desguarnecida no jogo aéreo, pois Nuno André Coelho s ó está a três centímetros do "gigante" Douglão. Aliás isso nunca foi encarado como um "handicap", tanto mais que o estatuto de titular estava há muito reservado para NAC. Apreciador das qualidades do internacional português, o treinador sempre projetou a sua inclusão na estrutura defensiva ideal dos arsenalistas, mas Douglão teve mesmo de entrar nesta equação como "duplo" face aos problemas físicos inesperados de NAC , que , curiosamente, já alinhou de início, ao lado de Paulo Vinícius , esta temporada.Aconteceu contra o Beira-Mar, ficando associado a uma vitória caseira por 3-1, quando era necessário fazer poupanças para a segunda mão do play-off com a Udinese, em Itália.


Futuro na Seleção

Mesmo pontualmente utilizado, foi chamado para os jogos com o Luxemburgo e o Azerbaijão

Enquanto Pepe e Bruno Alves estiverem à disposição, será impossível a Paulo Bento inovar no setor defensivo de Port ugal. Caso não aconteça qualquer contratempo, os centrais do Real Madrid e do Zenit serão titulares indiscutíveis na fase de qualificação para o Mundial de 2014, no Brasil, mas o selecionador nacional já mostrou estar atento aos bons centrais que vão despontando no futebol português, tendo incluído Nuno André Coelho na convocatória para os jogos com o Luxemburgo e o Azerbaijão. Pouco utilizado esta época, o defesa arsenalista poderá ter sido então uma escolha discutível, pois os nomes de Rol ando ( FC Porto) , Sereno ( Valladolid), Ricardo Costa (Valência) são crónicos candidatos a render Pepe e Bruno Alves, mas José Peseiro deverá dar razão a Paulo Bento nos próximos jogos, isto se NAC agarrar a oportunidade, alcançando de uma vez por todas a titularidade pelo Braga. Seria um empurrão significativo rumo ao Brasil.

Primeiro filho tem o nome do presidente

Salvador deixou de significar apenas o presidente do Braga para Nuno André Coelho, também representa o seu filho, nascido há meses. É uma coincidência insólita, mas não se trata de um caso virgem envolvendo profissionais da equipa principal. Recuando até à época 2006/07, encontramos o primeiro, com o técnico Jorge Costa a batizar o filho... com o mesmo nome.


Rúben Micael é a quarta novidade na esquerda

Potencial titular contra o Cluj, juntamente com Mossoró, tal como avançou O JOGO, Rúben Micael significará a quarta inovação de José Peseiro na esquerda do meio-campo. Ao invés do que se tem verificado no polo oposto, onde Alan nunca foi posto em causa, o treinador demora a estabilizar numa única escolha e a prova disso é que já atuaram pelo corredor canhoto Hélder Barbosa, Rúben Amorim e Paulo César. O mais surpreendente é que Amorim saiu-se melhor do que os outros dois extremos, isto apesar de estar mais rotinado a jogar em zonas interiores do terreno de jogo. Face à inflação de boas soluções desta vez, para não variar, o médio emprestado pelo Benfica nem sequer vai alinhar de início.


Luta de bombardeiros

Com apenas dois jogos disputados na Liga dos Campeões, o esquerdino ocupa a segunda posição no ranking dos que rematam mais vezes à baliza (10). Sougou (Cluj) tem menos um, embora com mais tempo de jogo

Seja qual for o desfecho, o espetáculo Braga-Cluj está garantido pelos remates de Hugo Viana e Sougou, este um "velho" conhecido do futebol português. Há um ano, Lima era o nome mais pronunciado nesse capítulo; esta época, o "testemunho" passou para o camisola 45 em jogos europeus e logo em grande escala, pois ocupa o segundo lugar nos que disparam mais vezes à baliza na Liga dos Campeões. Em apenas duas mãos com a Udinese, respeitantes ao play-off, num total de 210 minutos, o centrocampista desbobinou 10 e só tem à frente o luxemburguês Aurélien Joachim (Dudelange), com 11 remates, embora num prazo mais alargado de eliminatórias, frente ao Tre Penne, Red Bull Salzburgo e NK Maribor. Como a modesta equipa luxemburguesa falhou o apuramento para a fase de grupos, estando já em prova na Liga Europa, Viana acaba então por ser o virtual líder do ranking, pois a Champions ainda vai no adro para os arsenalistas.

Na Champions Hugo Viana já tentou o golo em 10 ocasiões esta época

É aqui que entra Sougou como ameaça, em dose dupla. Em primeiro lugar, o senegalês apresenta-se amanhã na pele de adversário, ao serviço do Cluj; depois, partilha com Vouho (AEL), Vitali Rodionov (BATE) e Shimon Abuhazira (H. Kiryat Shmona) o segundo lugar dos mais certeiros na Champions, com nove remates. Ao contrário de Viana, o antigo extremo da Académica até já contabiliza três golos na edição desta época, mas convém levar em conta que a equipa romena partiu da terceira pré-eliminatória, defrontando Slovan Liberec e Basileia, num total de quatro jogos, proporcionando a Sougou 360 minutos de utilização.


Paragens revigorantes

Nas últimas duas épocas, Braga só perdeu três vezes

Como se estivesse dotado de um sistema ecológico "start and stop", cada vez mais comum nos automóveis, o Braga costuma dar-se bem em jogos oficiais seguintes a paragens de campeonatos para clubes à luz dos calendários competitivos destinados às seleções. Só nas últimas duas épocas, os minhotos arrancaram seis vitórias, contra apenas três derrotas, e os êxitos mais sonantes, sob o comando de Domingos Paciência, foram as vitórias contra o Arsenal (2-0) e o Partizan (20), ambas a contar para a Champions, em 2010/11. A vitória caseira sobre os "gunners" funcionou como meia vingança pela goleada sofrida (6- 0) em Londres, em pleno arranque do Grupo H.


RASMUSSEN É O ÁRBITRO

O dinamarquês Peter Rasmussen foi o árbitro nomeado para dirigir o duelo entre Braga e Cluj. Com 36 anos e compositor de profissão, o árbitro preparase para apitar o segundo jogo da carreira em fase de grupos da Champions. Em 2011/12, arbitrou o jogo Sporting-FC Zurique (2- 0), a contar para a fase de grupos da Liga Europa.


CRISTIANO DE PREVENÇÃO

Envolvido habitualmente nos trabalhos da equipa B, Cristiano foi a única cara nova no penúltimo treino com vista ao jogo com o Cluj. O guarda-redes trabalhou juntamente com Beto e Quim, sob a orientação de Jorge Vital, mas dificilmente entrará na convocatória. A recuperar de um problema muscular, Carlão mantém-se afastado do grupo.


Eles estão de volta

Pouco utilizados durante a estadia no Minho, Mário Felgueiras,  Luís Alberto, Rafael Bastos e Diogo Valente vão agora estar no AXA como adversários

Com uma vasta rede de observadores instalada em Portugal, o Cluj tem aproveitado algumas "sobras" dos clubes nacionais para se reforçar e alguns jogadores até têm um passado ligado ao Braga. Mário Felgueiras, Rafael Bastos, Diogo Valente e Luís Alberto não conseguiram conquistar um espaço nos minhotos, mas os romenos nem hesitaram quando foram informados da sua disponibilidade, apressando-se a garantir o serviço dos quatro. Amanhã estarão no AXA no papel de adversários e determinados em provar a quem os descartou que foi a falta de oportunidades que acabou por conduzir a tal destino.
Dos quatro, Diogo Valente pode regozijar-se de ter sido o que mais vezes representou o Braga. Ora como extremo, ora como lateral, o internacional jovem português, que participou no Campeonato da Europa de sub-21 em 2006, ainda fez oito jogos para o campeonato, três para a Taça da Liga e dois para a Liga Europa em 2009/10. Domingos Paciência era então o treinador e, no final da época, acabou por aceitar o primeiro pedido de empréstimo efetuado pela Académica, na qual foi jogando até este verão, quando decidiu aventurar-se pela primeira vez além-fronteiras.
Domingos acabou por ficar igualmente ligado às saídas de Rafael Bastos e Mário Felgueiras do Braga. O brasileiro ainda foi utilizado em oito jogos e at é chegou a marcar um golo ao Leiria, num encontro da fase de grupos da Taça da Liga em que o treinador apostou nos jogadores menos rodados, mas o português nem isso. Contudo, acabou por ficar diretamente ligado à primeira participação dos arsenalistas na Liga dos Campeões. O guarda-redes, que já preparava o arranque de 2010/11 com o Rio Ave, foi chamado de urgência para colmatar a ausência forçada de Quim (lesionado) e acabou por ser titular nos dois encontros da terceira pré-eliminatória da prova, com o Celtic, relegando para o banco... Artur. O des e mpenho d e Felgueiras até mereceu elogios da crítica, mas a chegada do brasileiro Felipe "forçou" o técnico natural de Leça da Palmeira a devolvê-lo aos vila-condenses.
Mário Felgueiras e Rafael Bastos são agora titulares indiscutíveis no Cluj e tudo indica que, à semelhança de Diogo Valente (se recuperar de um problema num pé), devam entrar de início frente ao Braga. Só mesmo Luís Alberto, que chegou à equipa da Transilvânia já depois do sorteio da Champions a ter colocado no caminho dos bracarenses, deve ser suplente, condição que experimentou por diversas vezes na última época com Leonardo Jardim. O brasileiro foi contratado em dez embro ao Nacional, mas Custódio e Djamal nunca lhe deram hipóteses de se impor, motivando José Peseiro a concordar com a saída temporária do clube. No currículo soma apenas três aparições como arsenalista, todas a partir do banco. "Não esperava voltar tão cedo. Por ironia do destino, saí antes de uma Champions e agora volto para jogar a prova como adversário. O Braga vem crescendo muito nos últimos anos. O empate não era mau, mas vimos buscar a vitória. "Um empate seria positivo, embora o objetivo seja ganhar. A estrutura do Braga é quase a
mesma, mas nota-se que José Peseiro está incutir outro estilo de jogo. Tenho brincado com o Hugo Viana, mas no jogo a amizade fica fora do jogo.

O JOGO

brigada da relote


Bruno3429


«Temos de estar a um grande nível para vencer o Cluj» - Peseiro
Por Redação

Cauteloso mas confiante. José Peseiro rejeita encarar o Cluj como o elo mais fraco do Grupo H da Liga dos Campeões, alertando que o SC Braga terá de apresentar-se «a um grande nível» para lograr os três pontos diante da equipa romena.

«O Cluj teve três participações na Champions nos últimos cinco anos. Eliminou o Basileia [na pré-eliminatória], que, na época passada, colocou com o Benfica o Manchester United fora dos oitavos de final da Liga dos Campeões. É uma equipa forte e muito boa na transição ofensiva. Temos de estar a um grande nível para vencer este jogo, que é importante», alerta o treinador dos minhotos.

Peseiro admite que «o fator casa deve dar o favoritismo» ao SC Braga, sendo certo que tal estatuto não deixa de ser «hipotético» e, como tal, terá de ser comprovado dentro do campo.

«O primeiro jogo acarreta sempre níveis de ansiedade diferentes, mas vamos desmontar isso e encarar o jogo com serenidade, confiança, vontade de ambição de vencer», afiançou.

A forte representação portuguesa no plantel da equipa romena constitui, para Peseiro, um sinal positivo para o futebol português.

«Mais portugueses vão estar na montra da Champions. É bom para nós, para o Cluj e para o futebol português», referiu.


«Jogar em casa pode atribuir-nos algum favoritismo» - Custódio
Por Redação

Custódio não espera facilidades frente ao Cluj no jogo da primeira jornada do grupo H da Liga dos Campeões.

O internacional português espera um adversário «agressivo e rápido no ataque» e recorda que se trata de uma equipa bem familiarizada com a realidade do futebol nacional.

«É uma equipa com conhecimento do Braga, tem vários portugueses e jogadores que jogaram em Portugal. Vai ser um jogo muito difícil. Espero um Cluj muito forte, que nos vai complicara vida», referiu o médio.

Na conferência de imprensa de antevisão da partida desta quarta-feira, Custódio reforçou não corroborar com a ideia de que o Cluj é a equipa mais acessível do grupo.

«Não creio que seja a equipa mais fraca. Não podemos entrar a pensar assim. O único fator determinante, e que nos pode atribuir algum favoritismo, é jogarmos em casa. Em braga somos sempre muito fortes», relembrou o atleta de 29 anos.

Apesar dos alertas, o jogador luso não esconde a confiança que reina no seio dos braguistas: «Somos uma equipa muito forte, que joga bem, que vai entrar em campo para ganhar».


Michel com estreia adiada na Liga dos Campeões
Por Pascoal Sousa

José Peseiro não incluiu Michel na relação dos 18 jogadores chamados para o jogo de quarta-feira, com o Cluj, a contar para a 1.ª jornada do grupo H da Liga dos Campeões.

O ex-benfiquista apresentou algumas dificuldades físicas que estiveram na base do adiamento da sua estreia oficial com a camisola do SC Braga. Em relação à convocatória para o jogo com o Paços de Ferreira, relativo à 3.ª jornada da Liga Zon Sagres, saíram Carlão, lesionado, Elderson e Baiano, por opção técnica.

A lista de convocados do SC Braga é a seguinte:

Guarda-redes: Quim e Beto

Defesas: Nuno André Coelho, Douglão, Ismaily, Salino e Paulo Vinícius;

Médios: Rúben Amorim, Mossoró, Rúben Micael, Djamal, Hugo Viana e Custódio;

Avançados: Paulo César, Hélder Barbosa, Éder, José Luís e Alan.

A Bola

JotaCC

Braga quer entrar a vencer na Champions

O Sporting de Braga aposta em "entrar a vencer" na Champions e pensará sempre "jogo a jogo" na prova, para ver se poderá atingir os oitavos de final, disse, esta terça-feira, José Peseiro, treinador da turma arsenalista, na antevisão da partida de amanhã (19.45 horas, SportTV2), em casa, com o Cluj, da Roménia, a contar para a jornada inaugural da fase de grupos da prova milionária de futebol.


Depois da estreia na Champions, há duas épocas, em que ficou em terceiro no seu grupo e foi "desviado" para a Liga Europa, o Braga quer, desta feita, ir mais longe e sabe a importância de alcançar um triunfo logo no arranque da competição, tanto mais que, em 2010/11, averbou duas derrotas nos dois primeiros jogos.

"Entrar a vencer é importante, mas queremos vencer todos os jogos. O fator casa deve-nos dar o favoritismo, mas o primeiro jogo acarreta sempre alguma ansiedade, o que teremos de ultrapassar", afirmou o treinador do Braga que, por outro lado, não quis detalhar eventuais alterações na equipa, face à saída de Lima para o Benfica.

"O Cluj, nos últimos cinco anos, esteve três vezes na Champions e isso tem de ser valorizado. É uma equipa forte, a quem queremos vencer, mas para isso teremos de estar bem", salientou, ainda, José Peseiro.

Igualmente presente na conferência de imprensa, Custódio admitiu dificuldades para este primeiro encontro, mas deu conta do otimismo que reina na equipa: "Vai ser um jogo muito difícil, próprio da Liga dos Campeões. Espero um adversário muito forte, mas vamos lutar para ganhar e acredito que tal será possível", disse o médio da turma minhota.

Numa convocatória sem grandes novidades, destaque para a ausência de Michel (ex-Benfica), que chegou a Braga no âmbito da transferência de Lima para a Luz.

JN

JotaCC

Champions «Somos uma equipa muito forte em casa», diz Custódio
Sp. Braga otimista, mas cauteloso antes do encontro com o Cluj

Na véspera de começar a segunda participação na fase de grupos da Liga dos Campeões, o Sporting Braga mostra-se otimista, mas cauteloso em relação ao primeiro adversário: o Cluj.

Questionado sobre se o Sp. Braga é favorito para este encontro, Custódio responde: «O único fator que nos pode atribuir o favoritismo é jogarmos em casa. Somos uma equipa muito forte em casa, seja para a Liga, seja para as competições europeias», afirmou.

Mas o jogador deixou um aviso: «Espero um Cluj muito forte que nos vai complicar a vida. É uma equipa agressiva, muito rápida no ataque e temos que ter cuidado com esses lances», afirmou Custódio, que garante que o Sp. Braga vai «jogar para ganhar».

«O Cluj é uma equipa que tem vários jogadores portugueses e que atuaram em Portugal, por isso conhece bem o Braga». Aliás, frisa Custódio, «o Braga e o Cluj são duas equipas com muitos portugueses, talvez as que têm mais portugueses pela Europa fora».

E quando o questionam sobre se o Cluj é a equipa mais fraca do grupo, Custódio afirma «não podemos pensar dessa forma e se entrarmos a pensar dessa forma vamos sofrer com isso».

Somos uma equipa forte, que joga bem, que tem uma mentalidade muito forte e que vai entrar em campo para ganhar», frisa Custódio.

«É um jogo muito importante para nós porque queremos passar a fase de grupos», frisou o jogador, que já não joga na competição desde que integrou o plantel do Sporting. Custódio garante que não está ansioso, mas estabelece o objetivo: «Não estou ansioso, mas é uma competição que gostamos de jogar e espero que corra melhor do que ao serviço do Sporting».


Peseiro: «Temos de estar a um grande nível para vencer»
Treinador do Sp. Braga lembra o historial do Cluj e diz que será um jogo difícil

O treinador do Sp. Braga, José Peseiro, recusa encarar o Cluj como a equipa «menos forte» no grupo H da Liga dos Campeões (onde estão ainda o Galatasaray e o Manchester United) e, em conferência de imprensa, lembra mesmo aos jornalistas o historial da equipa romena.

«Nos últimos cinco anos, o Cluj teve três participações na Liga dos Campeões. Eliminou o Basileia, que, na época passada, deixou o Manchester United fora. É uma equipa forte e muito boa na transição ofensiva. Temos de estar a um grande nível para vencer este jogo», afirmou o técnico. «Esperamos um Cluj que preencha espaços, que se aglomera. Temos que estar precavidos para não sermos apanhados e não sofrermos golos»..

José Peseiro diz que «o fator casa deve dar o favoritismo» à equipa portuguesa, mas apenas um favoritismo hipotético antes do jogo. «No campo temos que colocar o melhor que temos».

Sobre esta paragem no campeonato, Peseiro diz que «seria benéfica» se tivesse todos os jogadores durante este tempo. «Há os jogadores que estiveram na seleção e temos muito orgulho de ter tido 11 jogadores na seleção. Mas seria bom termos estado juntos porque é um processo novo, com ideias novas, mas vamos desmontar isso e encarar o jogo com serenidade, confiança, vontade de ambição de vencer», garantiu.

Sobre a Liga dos Campeões, Peseiro diz que «o objetivo principal é ganhar ao Cluj». «Na minha equipa não há obsessão de nada», respondeu quando questionado sobre se a meta é passar esta fase de grupos. E deixou um aviso: O coração quando está acima de tudo, às vezes estraga».

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Custódio: «Temos de entrar com mentalidade forte»
"CLUJ NÃO É A EQUIPA MAIS FRACA DO GRUPO"

O único objetivo do Sporting Braga na receção ao Cluj, quarta-feira, para a Liga dos Campeões (Grupo H), é garantir a vitória, mas Custódio salienta que será necessário trabalhar muito e no duro para bater os romenos.

"Vai ser um jogo muito difícil, pois o Cluj tem uma equipa forte que nos pode complicar a vida. Mas jogaremos para ganhar, pois esse é o nosso único objetivo", começou por dizer o médio, em conferência de imprensa nesta terça-feira.

"Ele praticam um futebol muito agressivo e são muito rápidos a sair para o ataque. Se não prestarmos atenção a esses factores, poderemos sofrer dissabores. Não creio que o Cluj seja a equipa mais fraca do grupo, o nosso pensamento não pode ser esse quando entrarmos em campo. Temos de entrar com mentalidade forte e levar de vencida este jogo, que é muito importante", acrescentou.

"São duas equipas com muitos futebolistas portugueses, mas não vejo vantagem nisso para nenhum dos lados no que toca a ter um maior conhecimento sobre o rival. O único factor preponderante é jogarmos em casa. Quando assim foi temos sido muito fortes", destacou ainda, para depois abordar a verente indicuadial:

"Não digo que esteja muito ansioso, mas é compreensível que os futebolistas queiram jogar na Liga dos Campeões. Espero que corra bem, melhor do que aconteceu quando estava no Sporting. Para isso temos de ganhar este jogo, que é importante por ser o primeiro, de forma a depois passarmos à fase seguinte."



José Peseiro: «Temos de estar a grande nível para vencer»
TÉCNICO DE PÉ ATRÁS COM O CLUJ

José Peseiro está de pé atrás com o Cluj, adversário de quarta-feira no primeiro encontro da fase de grupos da Liga dos Campeões (Grupo H), em casa do Sp. Braga

"Já passaram uns anos desde que estive na Roménia [Rapid Bucareste], a equipa do Cluj é substancialmente diferente. O Cluj jogou na Liga dos Campeões em três dos últimos cinco anos. Só isto chega para nos dizer que temos de dar importância a esta equipa.", destacou o técnico dos bracarenses.

"Trata-se de uma boa equipa, forte na transição defensiva. Temos de estar a grande nível para vencer este jogo, que é muito importante. O factor casa deve-nos dar o favoritismo, mas esse é um factor hipotético. Mas queremos vencer e temos de encarar o encontro com serenidade e confiança", reforçou.


José Peseiro desafia adeptos
QUER APOIO NA PARTIDA DIANTE DO CLUJ

O treinador do Sp. Braga festa um apelo aos adeptos bracarenses para que apareçam em massa quarta-feira.

"Queria desafiá-los para preencherem as nossas bancadas pois merecemos o apoio dele e também queremos retribuir a forma como nos receberam no aeroporto depois do jogo com a Udinese em Itália", referiu José Peseiro.

José Peseiro reconheceu, por outro lado, que o favoritismo do Sp. Braga é "hipotético" e recordou que este Cluj atirou para fora do caminho da Champions a equipa (Basileia) que na época passada, também nesta competição, determinou o fim de linha do Manchester United.

RECORD

JotaCC

"É essencial vencer o Cluj, mas sem obsessão", avisa treinador do Sporting de Braga
O treinador do Sporting de Braga, José Peseiro, disse hoje que "é essencial" vencer o Cluj na primeira jornada do grupo H da Liga dos Campeões de futebol, mas não quer que isso se transforme em obsessão.

"Ganhar amanhã [quarta-feira] é essencial, é muito importante para nós, o de passar ao grupo logo se vê, vamos jogo a jogo, mas sem obsessão de nada, porque se assim for ficamos perdidos e aparece a intranquilidade, a menor serenidade, confiança e equilíbrio", avisou o treinador na antevisão da partida.

José Peseiro quer uma equipa "empenhada, no máximo da determinação" com os jogadores a mostrarem "vontade, solidariedade e entreajuda".

EXPRESSO

JotaCC

SC Braga faz último treino antes do Cluj

O plantel do SC Braga trabalha, esta terça-feira de manhã, às ordens de José Peseiro, naquele que é o último treino antes da receção aos romenos do Cluj, quarta-feira, na 1ª jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões.

O alemão Haas - que não está inscrito na prova milionária - e Carlão são as únicas ausências por lesão na equipa arsenalista, que trabalha com 23 jogadores no relvado secundário do Estádio AXA, em Braga.

Para o encontro de amanhã com o campeão romeno são esperados cerca de 15 mil adeptos nas bancadas, ou seja, meia casa.

ZEROZERO

JotaCC

CUSTÓDIO CONTA IR ALÉM DA FASE DE GRUPOS NA CHAMPIONS
"Espero que corra melhor do que no Sporting"

Médio sabe o que é ouvir o hino da Liga dos Campeões, ao serviço dos leões. Cluj, admite, tem a vantagem de conhecer o Braga, ou não estivesse recheado de portugueses.

O hino da Champions já não é estranho a Custódio, mas há algum tempo que a música não causa arrepios ao centrocampista. Pelo Sporting, recorda-se de uma experiência fantástica, embora com alguns dissabores; em vésperas de enfrentar o Cluj, fala em passar à fase seguinte. "Não estou ansioso, mas é uma competição que gostamos de jogar e espero que corra melhor do que ao serviço do Sporting. Será difícil, mas contamos passar à fase seguinte da competição", anunciou.

Habituado a duelos internacionais complicados, Custódio não está, porém, à espera de um arranque facilitado no Grupo H. "Claro que sim. Será muito difícil, pois trata-se de um jogo da Liga dos Campeões onde estão as melhores equipas. Estamos a à espera de um Cluj muito complicado que nos vai dificultar a vida, mas a nossa intenção é vencer a partida", vincou, admitindo que a legião de portugueses do adversário romeno deve ser enquadrada no conjunto dos obstáculos a ultrapassar. "É uma equipa que conhece bem o Braga, pois tem vários jogadores que passaram por Portugal. Depois, é muito agressiva a partir para o ataque e que sabe fazer bom uso da velocidade", explicou.

O que Custódio não subscreve é a tese de que o Cluj será uma equipa tenra, localizada uns furos abaixo do Braga. "O único factor que poderá ser preponderante é jogarmos em casa. Nessa situação, somos muito fortes, quer no campeonato, quer em provas europeias. De resto, será um jogo muito equilibrado como os outros da Champions", insistiu, desejando que a invencibilidade dos arsenalistas no AXA para Champions, com a duração de dois anos (a última derrota aconteceu ante o Shaktar Donetsk), se mantenha amanhã. "Espero que isso continue assim", gracejou, considerando pouco relevante o facto de o guarda-redes Beto ter sido representado o Cluj na época passada. "Eu acho que por aí estamos empatamos, não é uma grande vantagem", relativizou.


O JOGO

JotaCC

Calendário da oitava jornada

A Liga Portuguesa de Futebol Profissional anunciou na tarde desta terça-feira o calendário da oitava jornada da II Liga, que se disputará no fim de semana de 29 e 30 de setembro.

O grande destaque vai para o dérbi minhoto entre o SC Braga B e o Guimarães B, marcado para as 16 horas de domingo.

Confira a lista completa de encontros da oitava ronda do segundo escalão do futebol português:

Benfica B – Leixões: 29 de setembro às 17 horas
Naval – Desp. Aves: 29 de setembro às 17 horas
FC Porto B – Penafiel: 30 de setembro às 11 horas
Belenenses – Tondela: 30 de setembro às 11.15 horas
SC Braga B – Vitória de Guimarães B: 30 de setembro às 16 horas
Santa Clara – Oliveirense: 30 de setembro às 16 horas
Arouca – Atlético: 30 de setembro às 16 horas
Trofense – Covilhã: 30 de setembro às 16 horas
Marítimo B – Portimonense: 30 de setembro às 16 horas
Feirense – União da Madeira: 30 de setembro às 16 horas
Freamunde – Sporting B: 30 de setembro às 16.15 horas

A BOLA