News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 01/09

Started by JotaCC, 01 de September de 2012, 08:37

Previous topic - Next topic

JotaCC

Haas já trabalha mas com cautela
ALEMÃO CHEIROU A RELVA

Boas notícias na Pedreira: o central alemão Haas já faz trabalho de campo. Depois de ter sido operado ao joelho esquerdo, o jogador de 26 anos que se destacou na U. Leiria subiu ontem ao relvado apenas para fazer trabalho físico. Há pelo menos mais duas ou três semanas de trabalho condicionado pela frente até Haas poder começar a treinar-se com normalidade. Quem já o faz é Hélder Barbosa. O extremo recuperou de problemas físicos que o afastaram do último jogo e já pode entrar nas contas do técnico para o importante jogo na Mata Real, amanhã. José Peseiro projeta essa partida ao início da tarde de hoje, antes de mais um treino.

RECORD

JotaCC

BARBOSA APTO PARA A MATA REAL

Extremo do Braga está recuperado de lesão e deverá voltar a jogar amanhã, em Paços de Ferreira

HÉLDER BARBOSA recuperou do traumatismo no pé direito, contraído no jogo da passada semana, com o Beira Mar, e treinou, ontem, sem qualquer limitação. O extremo esquerdo – de quem a britânica Sky Sports disse ter sido assediado pelo Celtic até ao último dia do mercado – será mais uma opção para o ataque do Braga ao j ogo da terceira jornada da Liga, amanhã (18 horas), em Paços de Ferreira, onde já não estará o atacante Lima, que se muda para o Benfica.

Hélder Barbosa foi apontado ao Celtic, mas fica nos "Guerreiros do Minho"

"Falhada" a transferência de Hélder Barbosa para o gigante do futebol escocês, o jogador, de 26 anos, que está na última época de contrato, poderá decidir livremente o futuro a partir de Janeiro. Até lá, fica na "pedreira".
Impossibilitado de jogarcom a Udinese, no desafio que carimbou a qualificação do Bragaparaafase de grupos daLiga dos Campeões, Hélder Barbosa está novamente apto para a competição e deveráfazerparte da lista de convocados para o jogo na Mata Real.
Com a recuperação de Barbosa, o treinador José Peseiro readquire o extremo puro para o clássico 4x3x3 do Braga, embora se adivinhe que o técnico faça duas alterações em relação à equipa que jogou em Udine: a entrada de Rúben Micael para a vaga de Rúben Amorim e a forçada pela saída de Lima.
A exibição de Micael no play-off da Champions, ainda mais abrilhantada com o golo que empatou a eliminatória, abre as portas da titularidade ao médio madeirense, que já foi peça determinante na vitória (3-1) sobre o BeiraMar, com a obtenção de dois golos.
Seja como for, no primeiro jogo sem Lima, a Mata Real obrigará José Peseiro a aranjar substituto para o atacante brasileiro. Éder, ex-Académica, parece ser a solução imediata.

JN

JotaCC

Lima chega à Luz sem companhia de lateral- esquerdo

BENFICA E o defesa- esquerdo para a época 2012/ 13 dos encarnados será... Melgarejo. O Benfica não conseguiu contratar qualquer lateral- esquerdo no último dia do mercado, apesar do nome do internacional português Sílvio ( At. Madrid) ter circulado ao longo do dia de ontem como possível reforço do clube da Luz. As negociações do Málaga por Eliseu, essas, não foram retomadas, por isso Jorge Jesus continuará a apostar no "adaptado" Melgarejo, contando com Luisinho como alternativa ao paraguaio.
Lima, tal como o DN revelou ontem, é reforço para o ataque, tendo custado 4,5 milhões de euros aos cofres da Luz ( mais a cedência de Michel) e assinado por quatros épocas. O avançado brasileiro de 29 anos, que à partida será alternativa a Cardozo e Rodrigo, tinha apenas mais um ano de contrato com o Sp. Braga, mas Luís Filipe Vieira não hesitou em avançar para a compra do atacante, num negócio que só foi concluído já perto da meia- noite.
Ontem foi, também, dia de "arrumar a casa": Djaniny ( não queria jogar na equipa B) e o argentino Luíz Fernández foram emperstados ao Olhanense, enquanto Yannick Djaló, ainda mais "excedentário" com a contratação de Lima, foi cedido por uma época aos franceses do Toulouse, depois de, na época passada, não ter sido inscrito a tempo na Liga francesa pelo Nice.
Foi ainda notícia em Espanha que Nolito seria emprestado ao Atlético Madrid, inclusive como contrapartida no negócio de Sílvio, mas tal não se concretizou. O belga Axel Witsel, que foi abordado pelo Zenit ( disposto a oferecer 30 milhões de euros) nos últimos dias, continua na Luz, tal como Gaitán e Cardozo, este último também a figurar entre os possíveis alvos de Juventus e Fiorentina.


Michel vai fazer de Lima no Minho

SP. BRAGA O orçamento para a época ( cerca de 17 milhões de euros) dos bracarenses até já foi "pago" com as vendas de Pizzi ( 12 milhões) e o apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões ( 10,7 milhões), mas António Salvador decidiu abrir mão de Lima, que assinou pelo Benfica, e garantir um encaixe financeiro de 4,5 milhões de euros. Para substituir o brasileiro, José Peseiro terá Michel, que não convenceu Jorge Jesus na pré- temporada e tentará, nos próximos dois anos, evidenciar em Braga as qualidades exibidas no Paços de Ferreira. Os arsenalistas aproveitaram, ainda, para inscrever o central alemão Haas, ex- União de Leiria, na Liga.


DN

Bruno3429

Sp. Braga em maioria na selecção nacional
Joana Russo Belo

Melhor que Real Madrid e os chamados grandes do futebol nacional. O Sp. Braga é o clube que mais jogadores dá à selecção nacional, depois da chamada de quatro bracarenses por Paulo Bento - Beto, Nuno André Coelho, Custódio e Rúben Micael - para o duplo desafio de arranque da qualificação para o Mundial 2014, frente ao Luxemburgo e Azerbaijão.

O Sp. Braga é o mais representado na convocatória do seleccionador nacional, liderando com quatro atletas e superando os três denominados grandes: FC Porto cede três jogadores, Benfica e Sporting apenas um.
Na lista surge depois do Sp. Braga o Real Madrid (três), Deportivo (dois), Valência (dois), Marítimo (dois) e Manchester United (dois).

A convocatória para os dois primeiros jogos da qualificação conta com a novidade da chamada de Pizzi. O jovem avançado de 22 anos, ex-Sp. Braga e actualmente ao serviço do Deportivo da Corunha, estreia-se na selecção, no lugar do lesionado Hugo Almeida. Destaque ainda para Nuno André Co elho. O central do Sp. Braga, que ainda pro-cura a primeira internacionalização, é uma aposta inicial do seleccionador, que deixou de fora Rolando (FC Porto). Em sentido inverso, e face à última convocatória do particular com o Panamá, ficou de fora o bracarense Hugo Viana para o regresso de Manuel Fernandes.

Os convocados são os seguintes:

Guarda-redes: Rui Patrício (Sporting), Eduardo (Istambul BB) e Beto (Sp.Braga)
Defesas: João Pereira (Valência), Miguel Lopes (FC Porto), Bruno Alves (Zenit), Pepe (R. Madrid), Nuno André Coelho (Sp. Braga), Ricardo Costa (Valência) e Fábio Coentrão (R. Madrid)
Médios: Miguel Veloso (Dínamo), Custódio (Sp. Braga), Raul Meireles (Chelsea), João Moutinho (FC Porto), Carlos Martins (Benfica), Manuel Fernandes (Besiktas) e Rúben Micael (Sp. Braga)
Avançados: Cristiano Ronaldo (R. Madrid), Nani (M. United), Varela (FC Porto), Hélder Postiga (Saragoça), Pizzi (Deportivo da Corunha) e Nélson Oliveira (Deportivo Corunha)

Correio do Minho

Bruno3429

Michel reforça minhotos
avançado alinhava no benfica

O avançado brasileiro Michel jogará no Sp. Braga na temporada 2012/13, seguindo o rumo inverso de Lima, jogador que rumou ao Benfica. O dianteiro, que foi contratado pelas águias ao P. Ferreira no início da época, volta assim a jogar no norte do país, reforçando uma equipa que alinha na Liga dos Campeões.

Os minhotos inscreveram ainda dois jovens, que devem alinhar na equipa B. A saber: Joazinho Arroé (peruano ex-Alianza Lima, de 20 anos) e João Vitor (brasileiro ex-Flamengo, 20 anos).

Record

JotaCC

ÉDER É O SUCESSOR DE LIMA

Arsenalistas depositam enorme confiança no avançado luso-guineense para substituir o reforço do Benfica e, por isso, José Peseiro irá lançá-lo já no encontro de amanhã, na Mata Real, onde até já festejou um golo

Confiança na capacidade para substituir um dos melhores marcadores do campeonato na última época, já que fez lá um golo na temporada de 2010/11.
A entrada de Éder na equipa titular já era expectável desde o momento em que os rumores sobre a possível mudança de Lima aumentaram de intensidade. O avançado deu excelentes indicações ao longo da pré-temporada, marcando logo no primeiro jogo- treino, frente ao Braga B, e sendo utilizado regularmente por José Peseiro contra Olympiacos, Newcastle e Nápoles, três dos testes mais complicados que os arsenalistas enfrentaram. De resto, Paulo Bento chegou mesmo a incluí-lo na lista de pré-convocados para o embate com o Panamá, realizado no Algarve, sinal de que se encontra atento ao trabalho do luso-guineense e que o poderá vir a chamar para futuros compromissos da Seleção Nacional se este conseguir afirmar-se na equipa da Cidade dos Arcebispos.
A oportunidade para t al surge com a transferência de Lima para o Benfica e na ressaca de uma exibição que deixou água na boca frente à Udinese, na segunda mão do playoff de acesso à f ase de grupos da Liga dos Campeões. Éder, que até vinha de um período a treinar limitado devido a problemas físicos resultantes de uma paragem de seis meses ao serviço da Académica, foi lançado apenas na segunda parte do prolongamento do encontro de Udine, mas deu muito que fazer à defesa dos bianconeri. Mesmo encostado à esquerda, o atacante entrou determinado em mostrar serviço e desenhou alguns jogadas perigosas. Como prémio teve direito a bater uma grande penalidade no momento do desempate da eliminatória, fazendo- o de forma irrepreensível, enganando o guarda-redes Brkic e dando vantagem aos Guerreiros do Minho, pois no penálti anterior Beto tinha defendido o remate "à Panenka" de Maicosuel.


JOAZHIÑO ARROÉ REFORÇA EQUIPA B

Depois de João Vítor, o Braga B aproveitou o último dia do mercado de transferências para garantir mais um reforço para o meio-campo. Chama-se Joazhiño Arroé, tem 20 anos, jogava no Alianza Lima e assinou um contrato válido para a próxima época, embora com uma opção de renovação por mais três se conseguir mostrar qualidades na II Liga. Arroé é internacional pelas seleções mais jovens do Peru e no currículo já tem uma passagem por Itália, onde representou o Siena.


"O nosso objetivo são os oitavos da Champions"

Guarda-redes declarou que o clube acredita que poderá fazer história e superar um grupo com Manchester United, Galatasaray e Cluj

Osorteio dos grupos da Liga dos Campeões abre boas perspetivas ao Braga de voltar a fazer história na competição e Beto confessou à Imprensa romena que os arsenalistas não querem ver repetida a história de 2010/11, quando caíram para a Liga Europa. O objetivo agora é tentar superar esta fase, apesar de os adversários não serem propriamente fáceis. "Acho que todas as equipas têm hipóteses de passar. Se excluirmos o Manchester United, o grupo é equilibrado, comtrês clubes mais ou menos ao mesmo nível. Comoofutebol é sempre umacaixinha de surpresas, nunca se sabe o que acontecerá. No entanto, o Braga quer seguir em frente e vou dar o meu melhor para garantir que isso aconteça", assegurou o internacional português em declarações ao jornal "Gazeta Sporturilor", ao qual revelou ter tomado conhecimento do resultado do sorteio pela rádio, pois na altura estava a iniciar a preparação para o embate com o Paços de Ferreira, agendado para domingo.
Fundamental na conquista do título da Roménia na época passada, Beto encara o reencontro com o Cluj como "uma boa oportunidade para rever alguns amigos". No entanto, admitiu que "será um pouco estranho" defrontar o clube pelo qual deu tudo em 2011/12; são as contingências da carreira de futebolista, capaz de mudar de um momento para o outro. "Neste momento e s t o u em Braga, mas no próximo posso estar em Espanha ou em Itália e ter o Braga como adversário. Sou jogador profissional e neste momento defenderei o clube que represento", garantiu.
Mesmo assim, os adeptos do "CFR" não esquecem Beto e ainda hoje o consideram o melhor guarda-redes que passou nas últimas temporadas pelo clube. Elogios que servem para alimentar o ego do internacional português, embora este considere que a equipa da Transilvânia está bem servida. "Mário Felgueiras é um bom guarda-redes, mas Edi Stancioiu e Mihai Minca também são. O clube tem muitas opções válidas", elogiou.


MAXIMILIAN HAAS FOI INSCRITO NA LIGA

A retomar aos poucos o trabalho no relvado depois de ter sido operado ao joelho esquerdo, Maximilian Haas viu confirmada no derradeiro dia do mercado de transferências a inscrição na Liga por parte do Braga. O alemão, contratado neste defeso ao Leiria a custo zero, chegou a ser bastante pretendido pelo Olhanense, mas um desacordo entre as duas direções acabou por deitar por terra a mudança. José Peseiro ganha, assim, mais uma solução para o centro da defesa, onde as opções eram apenas três desde a saída de Ewerton para o Anzhi: Nuno André Coelho, Douglão e Paulo Vinícius.


DJAMAL E ZÉ LUIS NA SELEÇÃO

Começa a ser cada vez mais reduzido o lote de jogadores que José Peseiro terá à disposição na próxima semana. Além dos portugueses e de Elderson, também Djamal e Zé Luís foram chamados às respetivas seleções. O médio da Líbia vai defrontar a Argélia, enquanto o avançado de Cabo Verde defronta os Camarões na fase de qualificação para a CAN'2013.


CLUJ QUER LUÍS ALBERTO

Sem espaço no plantel do Braga, Luís Alberto tem no Cluj uma possibilidade para ser utilizado com maior regularidade na próxima época. O campeão romeno, que defrontará os arsenalistas na fase de grupos da Liga dos Campeões, já fez chegar à cidade dos Arcebispos a vontade de receber o médio brasileiro e o médio poderá consumar-se até segunda-feira.


JOSÉ PESEIRO DECIDE BARBOSA RECUPERADO

O mercado de transferências pode ter prendido todas as atenções no dia de ontem, mas do treino matinal do Braga resultaram boas notícias. Hélder Barbosa, que viu os responsáveis bracarenses recusarem uma proposta do Celtic e do Lille, está recuperado do traumatismo no pé direito que o vinha apoquentando desde sábado e já trabalhou integrado.


O JOGO

Bruno3429

«Quem entrar no lugar de Lima estará à altura das exigências» - Paulo Fonseca
Por Pedro M. Couto

Paulo Fonseca não tem dúvidas: não será pela saída de Lima que o SC Braga, próximo adversário no campeonato, ficará mais fragilizado.

«Embora reconheça que o Lima era peça preponderante na equipa, o SC Braga é de tal forma forte na frente, que qualquer outro jogador que surja estará à altura das exigências da equipa», afirmou o treinador dos pacenses, garantindo que a equipa que orienta vai procurar mandar na partida desde o primeiro minuto.

«O fato do SC Braga ser uma equipa que procura vencer todos os jogos pode dar-nos vantagem já que não vão limitar-se a vencer. Acredito que será um jogo aberto, mas vamos ver um Paços corajoso, a querer ter bola e o domínio do jogo», disse o técnico que já revelou a lista de eleitos para esta partida.

Lista de convocados:

Guarda-redes - Cássio e António Filipe;

Defesas - Tiago Valente, Javier Cohene, Ricardo, Diogo Figueiras, Antunes e Tony;

Médios - Vítor, Josué, André Leão, Nuno Santos e Filipe Anunciação;

Avançados - Cícero, Caetano, Jaime Poulson, Hurtado e Manuel José.

A Bola

JotaCC

Lima: "Obrigado por tudo SC Braga"

Reforço do Benfica fez questão de agradecer o apoio recebido em Braga nas últimas épocas.s
Lima é do Benfica por quatro anos
Ultrapassado o dia agitado que foi esta sexta-feira, data limite para o fecho do período de transferências, em que viajou ao início da noite rumo a Lisboa, para assinar pelo Benfica, Lima deixou esta manhã, na sua página no Facebook, uma mensagem de agradecimento aos minhotos: "Obrigado por tudo SC Braga".

O JOGO

JotaCC

«Obrigado por tudo SC Brag

Lima deixou Braga e rumou a Lisboa, para jogar no Benfica. O negócio entre os dois clubes foi fechado no último dia de mercado e o avançado não esqueceu o clube da cidade minhota.
«Obrigado por tudo SC Braga», escreveu Lima na sua página da rede social Facebook, este sábado de manhã.
O jogador brasileiro, de 29 anos, está, assim de regresso à capital, depois de ter dado nas vistas em 2009/10, quando representou o Belenenses. Esteve três anos em Braga e ontem assinou por quatro épocas com o Benfica.

SAPO DESPORTO

JotaCC

"Já somos o quarto grande!"


Presidente do Sporting de Braga

O homem que veste de fato escuro e gravata desalinhada é António Salvador. Em Braga elevam-no a estatuto de herói, porque o clube da cidade — do qual é presidente — entrou na milionária Liga dos Campeões. Outra vez, pela segunda vez em três épocas e com uma final da Liga Europa pelo meio. Ao ouvirmos este dirigente, que refaz plantéis com jogadores reciclados de FC Porto, Sporting ou Benfica, ocorre-nos que há duas formas de fazer as coisas: gastar ao desbarato ou comprar barato. A segunda também parece resultar.

Salvador ainda nas nuvens após aterrar no Sá Carneiro com a vitória sobre a Udinese na bagagem. Próxima paragem: Champions

O que é que falta ao Sporting de Braga para ser um dos grandes? Se é que falta alguma coisa...
[risos] Ora bem, vejamos: se ser grande significa estar representado na seleção nacional, nós estamos a caminhar para lá. Temos oito jogadores pré-convocados para os próximos jogos Beto, Quim, Nuno André Coelho, Ruben Amorim, Hugo Viana, Ruben Micael, Custódio e Éder] contra o Luxemburgo e Azerbaijão.
Ou seja, o Sp. Braga tem mais internacionais do que FC Porto e Benfica...
[interrompe] E Sporting, juntos!
Há uns anos, contado ninguém acreditaria nisso.
Se forem buscar as minhas primeiras intervenções públicas como presidente vão ver que não. Eu disse que iríamos ter um crescimento sustentado e quando fomos à Liga dos Campeões pela primeira vez, em 2010/11, garanti que íamos voltar. Na altura, chamaram-me utópico. Agora, estamos pela segunda vez na Liga dos Campeões e já fomos finalistas na Liga Europa. O Sp. Braga é um grande, portanto. Sim, já somos o quarto grande, sem dúvida! Mas temos um problema: um orçamento bastante mais reduzido em relação aos outros três. Mas talvez seja esse o nosso mérito, o de conseguirmos contratar antecipadamente jogadores que os outros não querem ou não souberam aproveitar. Hoje, temos um plantel de grande qualidade, talvez o melhor de sempre. Mas precisamos de mais: uma massa associativa maior. Repare: temos hoje 30 mil sócios — quando cheguei, andávamos pelos 12 mil — e 60% têm menos de 22 anos.

Braga deixou de ser benfiquista?
Claramente. Mas isto é um trabalho que não aparece de um dia para o outro. É o resultado de campanhas de marketing junto dos jovens e de outras iniciativas. Mas também acho que o Sp. Braga merece ainda mais apoio por parte dos bracarenses.

Consegue dar-se bem com gregos e troianos; com Luís Filipe Vieira e Pinto da Costa. Há algum truque?
[risos] Gosto de manter relações cordiais com todos os clubes da primeira liga. Tenho uma postura: os dirigentes têm de dar-se bem para que o futebol cresça. Não vale a pena entrar em discussões, porque o futebol é espetáculo e um espetáculo tem de ser valorizado. Para além disso, não somos nós, dirigentes, que entramos em campo e ganhamos os jogos.

No seu clube, reciclam-se plantéis?
É verdade, mas não temos outra hipótese, por sermos obrigados a vender anualmente alguns dos nossos melhores jogadores.

E trazem outros, alguns deles recambiados de outros grandes?
Posso dizer-lhe que este ano o Sp. Braga tem o seu melhor plantel de sempre. Os jogadores que vêm para cá entendem que este é um clube organizado que lhes permite crescer. Nós conseguimos arranjar-lhes o enquadramento adequado e favorável. Salvador assume a presidência em 2003: 5º (03/04), 4º (04/05), 4º (05/06), 4º (06/07), 7º (07/08, o pior ano), 5º (08/09), 2º (09/10), 4º (10/11) e 3º (11/12). Em 2009/10 discutiu o título com o Benfica; na época passada, chegou a liderar a Liga perto do fim. Em 2010/11, estreou-se na Liga dos Campeões, caiu na fase de grupos e levantou-se na Liga Europa — perdeu na final (0-1) para o FCP. Esta época, regressa à Champions. De 12 mil para 30 mil sócios; ¤4,5 milhões em três anos pelo naming do estádio; ¤18,7 milhões amealhados na Europa em 2010/11.

Qual a sua melhor contratação?
Ah, não posso falar em individualidades. Já foram tantos que seria injusto. Mas o Ruben Micael é o exemplo de uma boa contratação: esteve no FC Porto, foi para o Atlético de Madrid e posteriormente foi emprestado ao Saragoça. Felizmente, o clube conseguiu ir buscá-lo. Mas há muitos outros jogadores, como o Lima, o Hugo Viana, que são a nossa mais-valia.

Também quer reciclar José Peseiro?
A última imagem que ele deixou em Portugal não foi a de um vencedor.
Repare: o Peseiro é um desejo antigo. Dou-me muito bem com ele. Aliás, tentei ir buscá-lo quando ele foi para o Sporting — disse-me, na altura, que já se tinha comprometido. Depois, houve outra oportunidade que se gorou porque ele estava novamente comprometido com outro clube. Com a saída de Leonardo Jardim, o candidato natural era José Peseiro. Felizmente, está aqui.

O que aconteceu com Leonardo Jardim?
Fala-se que você o demitiu após uma entrevista que o treinador deu a "O Jogo" e que não terá caído bem.
Nada disso, Jardim não saiu a mal, não nos zangámos. Aliás, recebi mensagens de felicitações depois do triunfo com a Udinese. Mantenho sempre uma boa relação com os ex-treinadores.

Jorge Jesus incluído?
Sim, claro. Falo várias vezes com o Jesus mas também com o Domingos Paciência.
Mas não lhe custa perder treinadores para os grandes? Aconteceu com Jesualdo, Jesus ou Domingos.
Encaro isso de forma perfeitamente natural. Todos os anos somos obrigados a reformular plantéis e retocar a equipa. O que é preciso é organização.

E essa organização (e ambição) é suficiente para uma candidatura ao título?
O treinador já o disse antes e eu reforço o que ele disse: queremos ficar entre os três primeiros. E, dentro desses três, queremos estar o mais acima possível, se é que me faço entender. Isso era o cenário ideal.


E se tivéssemos três equipas nacionais a passar aos 'oitavos' da Champions?

Os colossos do costume, os velhos conhecidos e os novos ricos não chegam para desmanchar o sonho de FC Porto, Benfica e Sp. Braga passarem todos a fase de grupos

Há várias formas de analisar o progresso do futebol nacional nas competições europeias. Individuais, coletivas, estatísticas, do ranking. Mas a maior evidência está ainda para vir. Podem FC Porto, Benfica e Sp. Braga atingir os 'oitavos'? Podem. E a partir daí nunca mais a realidade voltará a ser a mesma.
Com a qualificação dos bracarenses nos penáltis, frente ao terceiro classificado de Itália (Udinese), Portugal colocou três conjuntos na fase de grupos da Champions. Um fenómeno raro — acontecera duas vezes, 2006-07 e 2007-08 — mas com significado: ao contrário de outros anos, as equipas portuguesas partiram em posições privilegiadas para o sorteio. Imperou a lógica. E entre os colossos do costume, os velhos conhecidos e os novos ricos, o pleno nacional está entre o possível e... o provável.
O FC Porto começa a campanha em Zagreb (contra Tonel), termina em Paris (com Lavezzi ou Ibrahimovic) e pelo meio mede forças com o Dínamo Kiev, de Veloso. Já o Benfica, mesmo fechando o grupo em Barcelona, arranca em Glasgow com o Celtic e tem uma jornada dupla seguida com o Spartak, ao passo que o Sp. Braga mede forças com o Cluj (equipa com mais portugueses na Champions, nove) e o Galatasaray, antes de encontrar o Manchester United, de Nani. Chaves da qualificação: pontuar com os monstros mais próximos no plano geográfico, ganhar aos perigos mais afastados. Sobretudo os de Leste.
A fava tocou ao Marítimo
Com as passagens de Sporting (goleada ao Horsens por 5-0) e Marítimo (2-0 na Geórgia com o Dila Gori), Portugal vai ter pela primeira vez seis equipas na fase de grupos das provas europeias, mas o sorteio da Liga Europa não distribuiu as dificuldades de forma equitativa: enquanto os 'leões' ficaram com o brinde (Basileia, Genk e Videoton, do agora técnico Paulo Sousa) e a Académica com o bolo-rei (além do favorito Atl. Madrid, Hapoel Telavive e Plzen), coube aos insulares a fava — Newcastle, Club Brugge e Bordéus. Mais história à vista?

EXPRESSO

JotaCC

OFICIAL: Lima na Luz, Michel no Minho

O Benfica garantiu, em cima do fecho das inscrições, a contratação de Lima ao SC Braga. O brasileiro assinou um contrato válido para as próximas quatro temporadas.
Lima passa a ser, desde já, uma opção válida para a equipa encarnada atacar a conquista do título nacional.

Neste negócio, o Benfica paga 4 milhões de euros ao SC Braga, sendo que Michel segue para o Minho.

Aos 29 anos, Lima vai representar o seu quarto emblema em Portugal, depois de passagens pelo Vizela, Belenenses e SC Braga.

ZEROZERO

JotaCC

Contratos registados na Liga: Última atualização

A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) acabou de atualizar os registos dos contratos de trabalho de jogadores enviados pelos clubes até às 24h do dia 31 de agosto.

Atualização das 24 horas:

SC Braga - Alan Junior Martins de Oliveira (transferência internacional)
SC Braga - João Vítor Ribeiro Rodrigues (transferência internacional)
SC Braga - Joazhiño Waldhir Arroe Salcedo (transferência internacional)
SC Braga - Ruben Diogo Francisco Freitas (revalidação de inscrição)
SC Braga - Michel Souza da Silva (transferência nacional)

Atualização das 22 horas:

SC Braga - Pedro Miguel da Eira Pereira (revalidação de inscrição)
SC Braga - Sandro Rafael Ferreira Costa (revalidação de inscrição)
SC Braga - Antoninho Lopes Silva (revalidação de inscrição)
SC Braga - Luís Manuel Gonçalves Silva (revalidação de inscrição)
SC Braga - Tiago Magalhães de Sá (revalidação de inscrição)
SC Braga - Ricardo Gomes Lezon Bouças (revalidação de inscrição)

Atualização das 19 horas:

SC Braga - Rafael Salgado Alves (contrato de formação)
SC Braga - Tiago Filipe Santos Carvalho (contrato de formação)
SC Braga - Miguel Ângelo Pereira Martinho (contrato de formação)
SC Braga - Pedro Emanuel Monteiro de Sousa (contrato de formação)
SC Braga - Bruno Filipe Lopes Picas (contrato de formação)
SC Braga - Bruno Gomes Mendonça – (contrato de formação)


Bruno3429

Lima no Axa
Por Pascoal Sousa

Duas épocas depois de ter sido contratado ao Belenenses, Lima despede-se este sábado do SC Braga antes de iniciar nova etapa na carreira, ao serviço do Benfica.

Reforço garantido pelos encarnados no último dia do mercado de transferências, o avançado brasileiro deslocou-se esta tarde ao complexo bracarense, onde o plantel se treina a partir das 16.30 horas, a fim de se despedir dos companheiros.

É possível que o SC Braga divulgue uma mensagem do jogador no site oficial do clube.


«Dediquei-me bastante ao SC Braga e isso vai ser reconhecido para sempre» - Lima
Por Redação

Lima despediu-se este sábado do SC Braga. De malas feitas para Lisboa, onde vai representar o Benfica, o avançado brasileiro não esquece os dois anos «maravilhosos» que passou no clube e na cidade.

«É uma casa onde fui muito feliz. Vivi dois anos maravilhosos e aprendi muitas coisas. Tenho de agradecer ao SC Braga, aos adeptos e à cidade. Sempre me apoiaram e tiveram um carinho muito grande por mim. Nunca me vou esquecer», salienta Lima, em declarações ao site oficial do clube.

«Despeço-me mas levo esta experiência muito boa para o resto da vida. Fui feliz não só fora mas principalmente dentro de campo, pelos golos que fiz e pela entrega nos jogos. Dediquei-me bastante a esta equipa e isso vai ser reconhecido para sempre, independentemente da minha saída. É isso que fica marcado para mim, como pessoa e jogador que sou e fui no Braga», refere, concluindo: «Resta-me dizer obrigado. A vida continua e vou levar o clube com muito carinho».

A Bola

Bruno3429

Michel já se treina em Braga
Por Pascoal Sousa

Foi chegar, ver e...treinar. Sem tempo a perder, Michel foi já integrado na preparação do SC Braga com vista ao jogo com o Paços de Ferreira, domingo, relativo à terceira jornada da Liga.

O avançado brasileiro, contratado ao Benfica no âmbito do negócio que levou Lima a fazer o percurso inverso, foi presença notada nos relvados secundários do Estádio Axa, onde o plantel orientado por José Peseiro prepara a deslocação à Mata Real.


«SC Braga é uma boa aposta» - Michel
Por Redação

Michel encara com entusiasmo o ingresso no SC Braga e não disfarça a ansiedade pela estreia na Liga dos Campeões ao serviço dos ´guerreiros`.

«Quero afirmar-me e poder ajudar os meus novos companheiros a conseguir os nossos objetivos, que passam por ficar nos primeiros lugares de todas as competições», diz o jogador, em declarações ao prestadas site oficial do clube.

Contratado pelo Benfica ao Paços de Ferreira este verão, Michel deixou a Luz sem disputar qualquer partida oficial de águia ao peito. O SC Braga, realça, «é uma boa aposta».

«O SC Braga é um clube grande, vai disputar a Liga dos Campeões e tem feito boas épocas. Posso dar mais num clube grande como o Braga. Juntos vamos chegar longe», afiança.

A possibilidade de disputar a Champions deixa o avançado «empolgado só de pensar». «Espero fazer bem como tenho feito no campeonato», deseja.

A Bola

Pé Ligeiro

Peseiro chama 21 para visita a Paços de Ferreira

José Peseiro chamou 21 jogadores para a deslocação à Mata Real, este domingo, em jogo da 3ª jornada da Liga principal.

O destaque vai, obviamente, para a saída de Lima, tendo por comparação a lista de convocados de Udine.

Michel, que chegou ao Minho este sábado, não entra no lote e não vai, por isso, regressar à capital do móvel.

zerozero.pt
BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

21 jogadores chamados para a Mata Real

José Peseiro chamou 21 jogadores para o jogo com o Paços de Ferreira, o primeiro do SC Braga esta época sem Lima. Em relação ao desafio com a Udinese, para além de Lima foi subtraído o nome de Crsitiano, que amanhã vai jogar pela equipa B em Tondela.

Haas, a recuperar de uma cirurgia ao menisco, é o único jogador indisponível por lesão. Michel, reforço que já se treinou hoje com a equipa, fica de fora.

A lista de convocados do SC Braga é a seguinte:

Guarda-redes: Quim e Beto

Defesas: Nuno André Coelho, Baiano, Douglão, Elderson, Ismaily, Salino e Paulo Vinícius;

Médios: Rúben Amorim, Mossoró, Rúben Micael, Djamal, Hugo Viana e Custódio;

Avançados: Paulo César, Hélder Barbosa, Éder, José Luís, Carlão e Alan;

ABOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!

JotaCC

Sp. Braga: Lima despediu-se, Michel já treinou
Reforço dos bracarenses está empolgado por poder jogar na Liga dos Campeões

Lima, o mais recente reforço do Benfica, despediu-se dos antigos companheiros do Sp. Braga antes de rumar a Lisboa. Já Michel, que fez o percurso inverso, já treinou com o restante plantel bracarense, revela o site dos minhotos.

Na hora da despedida, Lima deixou um agradecimento ao clube e aos adeptos: «Esta é uma casa onde fui muito feliz, vivi aqui dois anos maravilhosos, aprendi muitas coisas e quero deixar o meu agradecimento ao clube, à cidade e aos adeptos, que sempre me apoiaram e acarinharam. Fui feliz não só fora do campo, mas principalmente lá dentro, pelos golos que fiz, pela entrega nos jogos, dediquei-me bastante a esta equipa e acho que isso vai ser reconhecido. A vida continua, mas vou levar o clube com muito carinho.»

Michel, que chega agora ao clube minhoto, considera que fez «uma boa aposta». Em declarações ao site oficial do Sp. Braga, o avançado mostrou-se empolgado por poder disputar a Liga dos Campeões: «Quero afirmar-me e ajudar os meus novos companheiros a atingir os nossos objetivos, que passam por ficar sempre no topo da tabela. O Sp. Braga é uma boa aposta. É um clube grande, que disputa a Liga dos Campeões e que tem feito boas épocas. Jogar na Champions é uma experiência que vou ter pela primeira vez e só de pensar já me empolga.»

MAIS FUTEBOL

JotaCC

MICHEL ANSIOSO PELA CHAMPIONS
"Só de pensar já me empolga"

Avançado, envolvido no negócio da transferência de Lima para o Benfica, diz que chegou para se afirmar e ajudar o clube a lutar por títulos.

Michel falou, em declarações ao sítio oficial do Braga, pela primeira vez na qualidade de reforço dos arsenalistas, envolvido no negócio da transferência de Lima para o Benfica. "O meu objetivo é chegar aqui e afirmar-me, poder ajudar os companheiros e conseguir os nossos objetivos, que é ficar à frente das tabelas", declarou, satisfeito pelo novo rumo na carreira.

"O Braga é uma boa aposta, é um clube grande, que vai disputar a Liga dos Campeões. É uma aposta boa e juntos vamos dar o melhor para estar sempre bem. Jogando num clube grande como é o Braga sei que posso dar mais. Juntos vamos chegar lá em cima", garantiu, ansioso por se estrar na Liga dos Campeões.

"É uma experiência que vou ter pela primeira vez e só de pensar já me empolga. Espero que possa estar bem como no campeonato e agora é só esperar pela estreia", atirou.

O JOGO

JotaCC

Sp. Braga: «Saída de Lima não belisca objetivos», diz Peseiro

O treinador do Sporting de Braga, José Peseiro, disse este sábado que a saída do futebolista Lima para o Benfica não torna a equipa mais fraca nem belisca os objetivos estipulados no início da época.

A transferência do avançado brasileiro para a Luz foi consumada na sexta-feira, ingressando nos minhotos, no âmbito da mesma operação, o também avançado brasileiro Michel, que tinha sido contratado pelos "encarnados" ao Paços de Ferreira esta temporada.

O treinador começou por desejar «as maiores felicidades» a Lima, que tinha chegado pouco antes ao Estádio Municipal de Braga para se despedir e arrumar os seus pertences, e agradecer-lhe o contributo para o sucesso do clube nos últimos anos, mas também notou que o jogador «deve estar agradecido ao Braga e aos seus colegas pelo que o ajudaram».

Para José Peseiro, contudo, o Sporting de Braga não fica mais fraco com a saída do melhor goleador da equipa na última temporada e o segundo melhor do campeonato (com os mesmos 20 golos que Cardozo, mas com mais um jogo).

«O Braga não deixa de existir porque o Lima foi embora, nenhuma equipa deixa de existir por um jogador sair. Os objetivos não são minimamente beliscados por o Lima ter saído, não nos desviámos deles. Temos um plantel rico em quantidade e qualidade», afirmou.

Sobre Michel, quer que o jogador se «envolva rapidamente na equipa» e disse contar que «vá dar o máximo» porque «tem qualidade».

Sobre o jogo em Paços de Ferreira, no domingo, Peseiro desvalorizou o desgaste da eliminatória europeia com a Udinese, na terça-feira, que garantiu o apuramento para a Liga dos Campeões, após prolongamento e desempate por pontapés da marca de grande penalidade.

«Mais preocupado do que a parte fisiológica, estou com os aspetos emocionais, porque depois da euforia queremos estar focados para um jogo dificílimo e que queremos vencer», disse.

O treinador disse que pela sua experiência esse é mesmo «o maior adversário» para o jogo com o Paços de Ferreira, equipa que joga «num campo difícil» e que é «bem organizada, que tem jogadores de qualidade, que vai tentar reduzir o espaço e sair para o ataque».

Sobre o sorteio da Liga dos Campeões, que colocou o Braga no grupo do Manchester United, Galatasaray e Cluj, disse que independentemente dos adversários, o Braga vai para qualquer jogo com a vontade de vencer.

«O principal objetivo é passar esta fase de grupos e estar nos oitavos de final. Em que lugar? Há o primeiro e o segundo, mas ninguém lutar para segundo, há boas expetativas para passarmos», reforçou.

Classificou a equipa inglesa onde jogam os portugueses Nani e Bebé como «um potencial candidato», mas garantiu que o Braga "não será subserviente".

A equipa treina às 16h30 e no final será conhecida a lista de convocados de José Peseiro para o jogo da terceira jornada da I Liga.

O jogo tem lugar no Estádio da Mata Real, em Paços de Ferreira, às 18h00 de domingo, e será arbitrado por Pedro Proença, de Lisboa.

DIARIO DIGITAL

JotaCC

Clube minhoto consolida a trajectória ascendente
Sporting de Braga: Como ele cresceu

O Sporting de Braga viveu nesta semana mais um episódio dourado da sua história, ao apurar-se, no terreno de um emblema italiano (Udinese), para a fase de grupos da Liga dos Campeões. Definitivamente, o clube minhoto ascendeu ao nível superior do futebol português e ganhou o respeito do Velho Continente, que lhe decorou o nome há dois anos, quando discutiu com o FC Porto a final da Liga Europa.
O crescimento do Sp. Braga acentuou-se nos últimos dez anos e acelerou nos derradeiros cinco. O final da época de 2002/03, na qual o clube ficou em 14º lugar da classificação, marcou uma viragem. Os bracarenses escaparam então à descida de divisão por somente dois pontos. Poucos meses antes, o empresário António Salvador, ligado à construção civil, assumia a presidência. E imprimiu ao clube uma nova dinâmica.

BANCADAS CADA VEZ MAIS CHEIAS

O aumento de espectadores nos jogos em casa referentes ao campeonato nacional e às competições europeias é outra realidade que reflecte o crescimento do Sporting de Braga. Nas derradeiras quatro temporadas, o número de presenças na liga doméstica subiu sempre: 158 mil espectadores em 2008/09, 214 mil em 2009/10, 217 mil em 2010/11 e 127 mil na época passada, 2011/12.
As classificações desportivas são o reflexo do crescimento sustentado do Sp. Braga, que há duas épocas ousou entrar na discussão do título, ganho pelo Benfica. Mas não são o único indicador. A venda de jogadores com interessantes mais-valias é outro factor que dá corpo a um desenvolvimento que coloca o Braga perto do nível dos grandes. Com tendência para continuar a encurtar distâncias.

CORREIO DA MANHA