News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 28/08

Started by braga1981, 28 de August de 2012, 10:37

Previous topic - Next topic

braga1981

A sofrer com a Udinese

Depois do empate a um golo na primeira metade da eliminatória de acesso à Champions, os números não ajudam os minhotos na visita a Udine.
Esgotada que está uma emocionante segunda ronda da Liga ZON Sagres, o interesse dos adeptos portugueses concentra-se agora na possibilidade de ver três equipas lusas na fase de grupos da Liga dos Campeões. Isto porque, para além de FC Porto e Benfica, já diretamente qualificados, também o Braga procura hoje um lugar milionário, obrigado que está a disputar a segunda mão do play-off de acesso à principal prova da UEFA. As previsões não estão, contudo, de acordo com as ambições minhotas, já que, depois do empate a um golo em Braga, na primeira mão, a formação orientada por José Peseiro joga hoje no terreno da Udinese e, de acordo com os especialistas na atribuição das quotas das casas de apostas online, o triunfo transalpino é visto como o resultado mais provável do embate.

A vitória da Udinese está cotada a apenas 2,00 euros por cada euro apostado em Betclic.com, enquanto um eventual sucesso bracarense chega a números bem mais elevados: 3,75. O empate, que, desde que com golos, até pode beneficiar o Braga, fica-se por números conservadores: 3,25.

JotaCC

LIMA PRONTO PARA RENDER MAIS MILHÕES

Brasileiro pode fazer hoje o último jogo pelo Braga, ao qual já deu a ganhar 8,1 milhões de euros, fruto dos golos ao Sevilha (10/11) e ao Young Boys (11/12). A fase de grupos renderá 8,6 milhões e a sua venda pode chegar aos 4,5

Melhor exemplo da aptidão do avançado para aparecer nos momentos decisivos, confirmada depois em 2011/12, em Berna, contra o Young Boys, quando disparou um quarto remate certeiro que viria a revelarse fundamental na entrada da equipa bracarense na Liga Europa.

Golos e dinheiro > Lima é o exemplo da boa política desportiva e financeira do Braga. Aos 29 anos, ainda pode ajudar a ganhar... 13,1 milhões de euros
Estes feitos fizeram o avançado entrar no radar de vários clubes e possibilitaram aos bracarenses encaixar qualquer coisa como 8,1 milhões de euros em prémios da UEFA. Mas será que ele ainda pode render mais? A resposta à pergunta começará a ser dada hoje, quando o Braga voltar a defrontar a Udinese, num encontro com muito em jogo: Lima tem a derradeira hipótese de convencer os potenciais interessados a avançar em definitivo com uma proposta para a compra do seu passe, numa altura em que restam apenas dez meses para expirar o contrato que o liga ao clube; já os arsenalistas jogam a possibilidade de entrar pela segunda vez numa fase de grupos da Liga dos Campeões – algo que só FC Porto, Benfica, Sporting e Boavista alcançaram – e ainda de conseguir uns sempre apetecíveis 8,6 milhões de euros, quantia vista como crucial para o equilíbrio financeiro pretendido por António Salvador.

Para que as contas do seu presidente não saiam furadas, o Braga está absolutamente proibido de perder ou empatar sem golos. Uma igualdade a um, como se verificou há uma semana, no embate da primeira mão, levará a discussão deste play-off para o prolongamento, mas José Peseiro, que já viu a equipa de Udine estragar-lhe os planos em 2005/06, pretende que a questão fique resolvida muito antes. Por isso lançará Lima de início frente aos italianos, esperançado em que a despedida seja em grande, se este for mesmo o último jogo do Pistoleiro de Monte Alegre ao serviço do Braga.


"Não chegou nada do Benfica ou do FC Porto"

António Salvador garantiu ontem, antes de viajar para Itália, que no Braga "não entrou qualquer proposta" por Lima. "Não chegou nada nem do Benfica nem do FC Porto. É tudo especulação", assegurou o presidente do Braga, expressando o desejo de ver o avançado renovar: "Tem mais um ano de contrato, e espero que continue mais anos. É para isso que vamos trabalhar." À partida para Udine, o dirigente não escondeu a fé em passar à fase de grupos da Champions. "Sabemos as dificuldades que vamos ter perante um grande adversário, mas também sabemos o valor dos nossos profissionais, o quanto querem vencer e estar mais uma vez na Champions", afirmou. Salvador sabe, aliás, o que é preciso para bater os italianos. "Se formos uma equipa unida, se houver entreajuda e muita vontade de vencer, passaremos a eliminatória. Pelo historial, a Udinese é favorita, mas o Braga tem mostrado que nem sempre os favoritos vencem. Espero que seja mais uma noite histórica", desejou, assegurando que não vai "dramatizar se não passar".


"Vamos atacar para marcar"

Treinador arsenalista jogar à imagem da que empatou há uma semana no AXA. Contudo, espera mais sorte na finalização

Um empate no jogo da primeira mão, mesmo com um golo sofrido, não faz o Braga entregar a eliminatória à Udinese. Se os italianos quiserem mesmo chegar à fase de grupos, terão de dar novamente o litro, porque José Peseiro viajou até Udine disposto a corrigir o resultado e vingar a eliminação sofrida em 2005/06, quando disputou pela primeira vez as fases a eliminar da Liga dos Campeões. "O jogo de amanhã [hoje] é importantíssimo para o Braga, para mim enquanto treinador e estamos aqui para avançar para a fase de grupos. A obtenção desse feito seria mais um marco na história do clube. Por isso, estamos focados no jogo e sabemos que temos condições para ultrapassar a Udinese", referiu o treinador arsenalista, embora não alinhe pelo mesmo discurso do homólogo Francesco Guidolin, para quem o encontro de hoje será "o jogo de uma vida".

Perigo! Peseiro pede organização à sua equipa, pois a Udinese vai sair em contra-ataques

Depois de há uma semana a Udinese ter adotado uma postura declaradamente defensiva, até porque jogava na condição de visitante, Peseiro espera ver "uma equipa mais afirmativa" neste, abrindo mais espaços para o Braga praticar o futebol apoiado que tanto aprecia. "Há umas ideias que temos e que queremos aplicar em campo, de forma a podermos decidir o jogo", indicou o treinador dos bracarenses, que admitiu poder vir a realizar algumas alterações no onze que iniciou a partida do AXA, mas que não serão "significativas". Afinal, a equipa não se portou mal de todo. Apenas não conseguiu o que está obrigada a fazer hoje: golos. Por isso, procurará ter a mesma postura de há uma semana. "Para marcar temos de atacar e é isso que vamos tentar fazer", vincou Peseiro, ainda que, frente uma equipa italiana, todo o cuidado nunca seja de mais. "O futebol italiano é especialista em atacar sem se desequilibrar. Por isso, temos de ser organizados, mesmo quando tivermos a posse da bola, para não permitirmos à Udinese sair em contra-ataque", sustentou.
Em Udine ainda está bem fresca na memória dos adeptos a eliminação de Peseiro ao serviço do Sporting, em 2005/06, pelo que os jornalistas italianos não perderam a oportunidade de colocar uma questão ao treinador em jeito de provocação: qual das duas equipas da Udinese é mais forte? Esta ou a de 2005? Peseiro sorriu e optou por responder de uma forma politicamente correta. "Não sei dar uma resposta concreta. Na altura tinha Iaquinta, mas qualquer das duas são muito fortes", atirou o treinador.


Hugo Viana não vive do passado

Entrada na fase de grupos, graças à eliminação do Sevilha, foi um marco histórico, mas o médio português sabe que hoje será outro combate

A presença do Braga neste play-off traz à memória dos adeptos a proeza alcançada em 2010/11, quando entrou pela primeira vez na história na fase de grupos da Champions. Hugo Viana fazia parte desse lote de jogadores, mas salientou que os embates com o Sevilha "fazem parte do passado" e que agora o importante é a Udinese, a quem atribui maior dose de favoritismo. "A balança está inclinada para o lado da Udinese, mas este grupo e este clube já demonstraram em várias situações que conseguem dar a volta às adversidades. Temos demonstrado em todos os jogos, seja em casa ou fora, que jogamos para marcar golos e agora tentaremos fazê-lo sem sofrer", declarou o médio, apelando à concentração dos companheiros "nos lances de bola parada e contra-ataques", pois esses são os pontos mais fortes dos bianconeri. O internacional português pode não gostar da postura demasiado defensiva que os homens de Francesco Guidolin abordam os jogos, mas isso não significa que a condene. "A Udinese é uma excelente equipa, tem a sua forma de jogar e temos de a respeitar. Sabemos que gosta de defender bem e jogar um pouco no contra-ataque. Sabemos que para passar teremos de marcar, mas temos pensamento positivo", garantiu Viana, para o indesejável afastamento da prova não seria um drama.


Rúben Micael provavelmente titular

A forma como revolucionou o jogo de há uma semana com a Udinese, no AXA, bem como a excelente exibição realizada frente ao Beira-Mar, coroada com a obtenção de dois golos, deverão levar Rúben Micael a manter a titularidade. O internacional português demorou algum tempo a ganhar ritmo competitivo, pois começou a trabalhar mais tarde que os companheiros, mas já está em condições para alinhar de início. O médio deve ser a única novidade num onze que poderá ser formado pela maioria dos jogadores que jogaram na 1ª mão, entre os quais os retemperados Salino, Douglão, Ismaily, Alan, Hugo Viana e Mossoró.


HÉLDER BARBOSA EM DÚVIDA

A utilização de Beto e Hélder Barbosa ainda não eram certezas ontem à noite. Tudo indica que o guarda-redes será titular, pois treinou sem aparentes limitações nos 15 minutos abertos à Imprensa, mas o esquerdino não. Aliás, só subiu ao relvado quando os jornalistas estavam de saída. Será reavaliado esta manhã e só depois Peseiro decidirá.


Uma conferência a correr

A vontade dos jornalistas de colocar mais questões a Hugo Viana acabou por perturbar a conferência de Imprensa de José Peseiro. O período de perguntas foi mais curto do que o habitual e em determinado momento o treinador não disfarçou algum nervosismo com o aproximar da hora do início do treino de adaptação à relva e à luz natural do Estádio Friuli. Mas a correria de nada valeu. Quando Peseiro entrou no relvado, já os jogadores estavam entretidos com um "meiinho" que contou com o adjunto Fernando Couto.


Matheus vai "torcer" por outro dia histórico

Matheus lembra-se da noite de 24 de agosto de 2010 "como se fosse hoje". Mas, curiosamente, o avançado começa por recordar o que se passou contra o Sevilha na 1ª mão. "Ganhámos o primeiro jogo 10, com um golo meu. Eu e o Luís Fabiano fomos ao 'flash' e ele disse que podiam ganhar com facilidade em Sevilha. E eu respondi que podíamos repetir o êxito". E foi o que aconteceu. Matheus fez o primeiro golo e Lima garantiu o resto, com um hat trick (4-3). "Entrar para a história foi uma sensação única. Foi a primeira vez que entrámos na Liga dos Campeões e ainda por cima contra todas as previsões, pois ninguém acreditava. Só nós e os adeptos. Esses estão sempre do nosso lado e sabiam a força da nossa equipa, sobretudo depois de termos afastado o Celtic", contou o avançado do Dnipro.

Estrela > Matheus abriu o marcador do jogo que o Braga venceu, 4-3, em Sevilha

Do plantel da Udinese, Matheus conhece "bem" os brasileiros Maicosuel e Danilo, o colombiano Armero e, claro, Di Natale. "Esse toda a gente conhece", gracejou, considerando que "eles têm uma grande equipa", mas, pelo que viu no primeiro jogo, "o Braga tem todas as possibilidades de seguir em frente e não ficarei admirado se passarem a eliminatória".
Matheus também não ficará espantado se Lima voltar a ser determinante. "Esta época vai continuar a mostrar que tem muito potencial. O Braga tem todas as condições para passar e ainda mais c om a ajuda preciosa do Lima", defendeu Matheus, desejando que o amigo "seja feliz neste jogo e, quem sabe, marcando até o golo da qualificação do Braga" para a fase de grupos da Champions". Porque, completou, "quem o conhece sabe que faz a diferença em jogos especiais e todo o mundo sabe que o Braga fica a perder muito se ele sair; o campeonato f i cará muito mais pobre".



Guidolin enfrenta "jogo de uma vida"

A importância para a Udinese da entrada na fase de grupos da Liga dos Campeões está bem vincada nas declarações de Francesco Guidolin, que catalogou o embate com o Braga como "o jogo de uma vida". "Não há mais nada a dizer. É um jogo que pode mudar uma época e a minha carreira. Nunca estive nesta competição e seria um motivo de orgulho lá chegar", confessou o treinador dos bianconeri, que na época passada viu fugir o sonho ao perder por duas vezes com o Arsenal. Agora quer aplicar a fatura aos bracarenses. "Há dois anos que perseguimos a fase de grupos, por isso é um jogo de extraordinária importância. Mas sabemos que também é para o adversário. Temos de estar concentrados e focados na nossa principal meta", disse Francesco Guidolin.


Quarteto de luxo será trunfo no Estádio Friuli

Matheus destacou Lima, por ser um ponta de lança como há poucos no futebol europeu, mas o Braga, sublinhou, tem outros jogadores de enorme qualidade. O avançado brasileiro destacou essencialmente três que considera fundamentais: "O elenco todo é muito bom, mas sem dúvida que o Alan, o Custódio e o Hugo Viana são muito importantes". No entanto, advertiu, "todos juntos formam uma equipa muito forte e com condições de ganhar a qualquer adversário, independentemente da sua categoria".

O JOGO

JotaCC

Peseiro crente no apuramento do Sp. Braga

CHAMPIONS José Peseiro, treinador do Sporting de Braga, acredita que os minhotos vão ultrapassar hoje ( 19.45, TVI) a Udinese – apesar do empate a um golo no Minho – e atingir, assim, a fase de grupos da Liga dos Campeões. "Estamos aqui [ em Udine, Itália] para passar a fase de grupos. Seria um marco importante na história do clube", sublinhou o técnico ontem, em conferência de imprensa. Já Francesco Guidolin, treinador da Udinese, defendeu que o desafio de hoje à noite será "o mais importante" da sua carreira desportiva.
Caso o Sp. Braga não consiga hoje marcar em Itália, na casa da Udinese – falhando neste eventual cenário o acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões –, "não haverá drama". Quem o garantiu, ontem, antes da partida da comitiva minhota para território transalpino foi o presidente dos arsenalistas, António Salvador. "Conhecemos o valor dos nossos profissionais e o quanto querem estar na Champions. Somos uma equipa unida e com vontade de vencer. Estou convencido de que iremos entrar na fase de grupos", disse António Salvador. O máximo dirigente do Sp. Braga retirou a pressão ao grupo, mas não perde, contudo, a confiança. "Financeiramente [ a possível qualificação para a fase de grupos da Liga dos Campeões] é importante para esta época e para as próximas três temporadas. E é, também, importante desportivamente. Mas não podemos dramatizar a situação se não passarmos e formos para a Liga Europa. Estou convencido, no entanto, de que não é isso que vai acontecer", declarou o presidente bracarense. António Salvador elogiou, entretanto, o treinador do Sporting de Braga, José Peseiro, ao mesmo tempo que assegurou não ter recebido ainda, até ao momento, qualquer proposta para a possível venda do passe, a um outro clube, do avançado brasileiro Lima.
Relativamente aos convocados, o guarda- redes internacional português Beto – ao que tudo o indica já totalmente restabelecido de uma dorsalgia ( dores nas costas) – volta a figurar entre os escolhidos pelo treinador José Peseiro.


DN

JotaCC

Árbitro de boas memórias

Se lhe serve de conforto, ao Braga o árbitro Bjorn Kuipers só traz boas memórias. Foi com este holandês que a equipa minhora empatou em Kiev (1-1), a caminho da final da Liga Europa de 2010/11.


PRESIDENTE do Braga nega a saída do atacante brasileiro Lima, a quem se apontam vários destinos, do F.C. Porto ao Benfica, e garante que o jogador é para ficar no Minho. "Sinceramente, não te mos propostas de ninguém. O Lima tem mais uma ano de contrato e esperamos tê-lo mais algumas épocas", disse António Salvador.
A acreditar nos rumores do mercado, o jogo com a Udinese, hoje, em Itália, até poderá ser o último de Lima com a camisola do Braga. Interessados não faltarão, assim como o clube minhoto pretende manter o melhor marcador da equipa. E se for mesmo para transferir, o Braga está pronto para o leilão, com base de licitação fixada em cinco milhões de euros.
A verdade é que o mercado de verão, aberto até sextafeira, e o de inverno, em janeiro, serão as últimas oportunidades para o Braga ter retorno com a transferência do atacante brasileiro, que está no último ano de contrato e que, no final da época, poderá escolher livremente o seu futuro.
"O que se tem ouvido por aí s ão meras es peculações. Tudo o que sei disso é o que tenho lido na imprensa. Tudo especulações", insiste António Salvador.
Certo é que Lima foi um dos 23 jogadores convocados por José Peseiro para jogo de hoje com a Udinese. E é no avançado brasileiro que recaem muitas das esperanças minhotas na qualificação para a fas e de grupos da Champions.
"O Lima é nosso jogador. E e s pero que continue por mais anos. O mais importante, neste momento, é fixarmo-nos no nosso objetivo imediato, que é ganhar à Udinese. Contamos com o Lima e com todos os outros jogadores. Estão todos convocados e isso só revela o espírito de união que existe no grupo", acrescentou António Salvador.
"Acredito que o Braga será capaz de lutar pela qualificação. O nosso clube está habituado a jogar nos grandes palcos europeus e, mais uma vez, saberá lutar pelos seus objetivos", afirmou Salvador, que deseja o sucesso desportivo e o inerente encaixe financeiro que representa a passagem à fase de grupos da principal competição europeia (8,6 milhões de euros).
de Jesualdo Ferreira vai tentar, hoje, dar a volta à derrota por 2-0 trazida do confronto da primeira mão da 3ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões, ante o Málaga de Eliseu e Duda.
O embate entre gregos e espanhóis é o mais quente desta segunda mão de acesso à fase de grupos da Champions – além do Udinese-Braga – e coloca frente a frente um técnico luso do lado dos gregos e dois portugueses – ambos convocados por Manuel Pellegrini – do lado da armada espanhola.
A vantagem de dois golos, com um golo do lateral esquerdo pretendido pelo Benfica, Eliseu, confere alguma tranquilidade à formação andaluza. Ainda assim, Jesualdo mostra confiança.
"Pre cis o de guerre iro s . Com 2-0, prolongamento e penáltis, podemos passar. A questão não é tática, mas sim psicológica, dos jogadores colocarem em campo o seu potencial. Sabemos que não podemos sofrer nenhum golo, porque ficaria tudo mais complicado. É preciso equilíbrio para passar", afirmou.
Mas há mais portugueses na disputa pelo acesso à competição milionária. O AEL, de Chipre, defende, em casa dos belgas do Anderlecht, os magros 2- 1 do primeiro j ogo. Para isso, conta como contributo dos convocados Rui Miguel, Paulo Sérgio, Marcos Airosa e Carlitos.
Situação idêntica apresenta o Dínamo de Zagreb, de Tonel. O central está convocado para o encontro em casa dos eslovenos do Maribor e vai ajudar a defender os 2-1 da primeira mão.
O outro encontro do dia opõe os israelitas do Hapoel Shmona aos bielorrussos do Bate Borisov, que traz um 20 em casa, na primeira mão.
Amanhã, o Dínamo de Kiev de MiguelVeloso, o Cluj de Mário Felgueiras, Ivo Pinto e Rui Pedro e os escoceses do Celitc estão bem lançados após os triunfos sobre, respetivamente, Borussia Monchengladbach (1-3), Basileia (1-2) e Helsinborgs (0-2), todos fora de casa.
O Fenerbahçe tenta dar a volta aos 2-1 que trouxe de casa do Spartak de Moscovo, ao passo que o Lille quer inverter a derrota por 1-0, sofrida no reduto dos vikings de Copenhaga.


MUDANÇA MICAEL NA CALHA PARA O ONZE BRACARENSE

A lesão de Hélder Barbosa deverá abrir caminho à entrada no onze do Braga do médio Rúben Micael, o que levará à passagem de Mossoró para o flanco esquerdo. Lima e Alan completam o ataque.

Barbosa à parte

Devido a um traumatismo no pé direito, Hélder Barbosa entrou no relvado do Estádio Friuli já os colegas treinavam havia uns 20 minutos. Chegou acompanhado do médico do clube. Para italiano ver?...

LIGA BRAGA VOLTA À AÇÃO NO DOMINGO EM PAÇOS DE FERREIRA

Sem tempo para grandes paragens, o Braga dará início, depois do jogo de hoje em Udine, à preparação para o encontro da terceira jornada da Liga, marcado para domingo em Paços de Ferreira.


Paixão a quanto obrigas

Poucos, mas bons! Oito dezenas de adeptos meteram-se à estrada e fizeram mais de 1500 quilómetros, de autocarro, para apoiar a equipa minhota. A disposição da viagem de regresso depende dos "Guerreiros".

Bilhetes voam

Ao final do dia de ontem, a Udinese tinha vendido 16 mil bilhetes, cerca de metade da lotação do estádio Friuli. As previsões apontam para a presença de cerca de 29 mil espectadores no jogo de hoje.


Lotação limitada

Reformulado há 22 anos para o Mundial de 1990, o Estádio Friuli tem capacidade para 41 mil espectadores, mas a UEFA limitou a lotação a 29 mil lugares. Nos topos, o estádio está sem cadeiras.

JN

JotaCC

António Salvador espera "mais uma noite histórica para o Sp. Braga"

Presidente dos "arsenalistas" reconhece que é "financeiramente importante" o apuramento para a fase de grupos

"É financeiramente importante para esta época e para as próximas temporadas." António Salvador, presidente do Sp. Braga, reconheceu ontem, à partida para Itália, que o desfecho do jogo desta noite em Udine (19h45, TVI), da segunda mão do play-off de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões, terá um forte impacto no equilíbrio financeiro dos minhotos.

Uma vitória na eliminatória garante à equipa portuguesa 8,6 milhões de euros, valor que corresponde a cerca de metade do orçamento do Sp. Braga para esta época.
O favoritismo, afirma Salvador, é da Udinese, pela "dimensão e história" dos italianos, mas o presidente do Sp. Braga lembra que o seu clube já mostrou no passado "que nem sempre os favoritos ganham". Com confiança na equipa, que é "unida e tem vontade de vencer", Salvador acredita que assistirá em Udine a "mais uma noite histórica para o Sp. Braga", que terá como desfecho "a qualificação para a fase de grupos".
O apuramento dos minhotos garantiria um encaixe financeiro de 8,6 milhões de euros. Esse valor, somado ao prémio de presença no play-off (2,1 milhões), daria uma receita total de 10,7 milhões de euros, o que significaria que mais de dois terços do orçamento dos bracarenses para esta época estaria pago. Apesar de referir que não se deve "dramatizar a situação", se o Sp. Braga "for para a Liga Europa", Salvador reconhece que "é financeiramente importante para esta época e para as próximas temporadas" o apuramento dos "arsenalistas" para a fase de grupos da Champions.
Com a equipa na máxima força — os 23 jogadores inscritos na UEFA viajaram para Itália —, José Peseiro afirma que a sua equipa tem condições para passar a eliminatória, apesar de necessitar de marcar no Comunale Friuli, após o empate a um golo em Braga. "Estamos aqui para passar para a fase de grupos.


Na primeira mão, em Braga, o jogo terminou empatado (1-1)

Seria mais um marco importante na história do clube. Para marcar temos de atacar, mas temos de ser organizados, mesmo quando temos a bola, para não permitirmos à Udinese sair em contra-ataque", analisou o treinador do Sp. Braga.
Na Udinese, a grande dúvida é Gianpiero Pinzi. O experiente médio, de 31 anos, esteve ausente dos últimos treinos da equipa italiana, devido a dores numa perna, mas Francesco Guidolin manteve-o na convocatória e apenas em cima da hora de jogo será decidido se Pinzi defronta os bracarenses.
No jogo de estreia da Série A, no passado domingo, em Florença, o treinador da Udinese poupou a quase totalidade dos jogadores que alinharam na semana passada em Braga.
Em relação à partida da primeira mão do play-off , apenas defrontaram a Fiorentina o guarda-redes Brkic, o defesa central Danilo e o médio defensivo Willians. De fora ficaram nomes como Basta, Domizzi ou Di Natale, jogadores fundamentais no sistema táctico da formação de Udine.
A opção de Guidolin em fazer descansar no jogo de estreia do campeonato oito dos titulares em Braga confirma que a Udinese aposta tudo no apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões e o treinador dos italianos confirmou isso mesmo ontem, na antevisão do encontro. "É o jogo da minha vida. Não há mais nada a dizer. É um jogo que pode mudar não só a época, como a minha carreira. Nunca estive nesta competição e seria um motivo de orgulho lá chegar", afirmou Guidolin.

PUBLICO

JotaCC

Organização bracarense antídoto contra ataque italiano

O treinador do Sp. Braga, José Peseiro, e o internacional Hugo Viana foram os rostos dos 'Guerreiros do Minho' na abordagem ao jogo desta noite frente à Udinese a contar para a segunda 'mão' da eliminatória do 'play-off' da Liga dos Campeões e ambos comungaram a mesma fé, a mesma confiança e o reconhecimento das dificuldades que a equipa irá ter frente.
No ar paira uma forte esperança que Udine seja o princípio de um percurso de sucesso pela Europa do futebol à semelhança do que aconteceu em Sevilha, em 2010.

O técnico começou por recusar uma reflexão mais radical afirmando, ao contrário do treinador da Udinese, que este não é um jogo de vida ou de morte. Peseiro detalhou depois o seu pensamento: " é importantíssimo para o Sp. Braga e para o seu treinador vencer a eliminatória e é para isso que aqui estamos" referiu, vincando que o "Sp. Braga está aqui para ganhar. Estamos focados no jogo, queremos estar na fase de grupos. É importante para a história do clube. O passado do Sp. Braga dá-nos essa responsabilidade mas também nos dá esse conforto. Sabemos que temos condições para ganhar".

Quanto a alterações estratégicas para o desafio frente à Udinese em relação ao primeiro jogo, José Peseiro foi dizendo que da parte do Sp. Braga não vai haver alterações significativas.
"Há princípios e ideias que temos para o jogo, que preparámos, que temos em mente em face daquilo que foi o nosso desafio da primeira 'mão'. Com o conhecimento que possuímos deles há pontos certamente que preparámos de forma mais intensa, não só treino físico, mas também mental e de organização. No fundo a avaliação que fiz da Udinese e do Sp. Braga não trouxe grandes novidades. A Udinese foi uma equipa mais defensiva na primeira 'mão', amanhã [hoje] espero uma Udinese mais afirmativa e a querer comandar mais o jogo".

Sobre a melhor forma de marcar os golos que precisa para seguir em frente, José Peseiro diz que o "Sp. Braga tem de estar preparado para a forma de jogar dos transalpinos. Explorar as saídas para o ataque de uma equipa que actua de forma equilibrada, só se pode fazer através de uma boa organização", sublinhou o treinador bracarense.
Sobre se esta Udinese é uma equipa mais forte do que aquela que defrontou quando era treinador do Sporting, Peseiro disse aos jornalistas não saber dar uma resposta objectiva mas considerou, diplomaticamente, "ambas muito fortes".

Relativamente à saúde física do plantel, Peseiro explicou que há alguns jogadores que foram avaliados no treino de adaptação ao estádio Friulli. "No dia do jogo vamos fazer uma análise mais objectiva para ver em que condições estão para decidirmos se podem actuar", referiu.

Hugo Viana: "Temos que ter pensamento positivo"

Hugo Viana foi o jogador chamado a pronunciar-se sobre o frente-a-frente entre bracarenses e italianos. O médio internacional português diz que neste momento o favoritismo aponta para os transalpinos, "após o jogo da primeira 'mão' a balança da eliminatória está mais tombada para o lado da Udinese, mas o Sp. Braga já demonstrou em muitas outras situações que consegue dar a volta às adversidades, por isso esta será mais uma a ultrapassar".

Hugo Viana lembra que "o Braga em todos os jogos, quer em casa, quer fora, marca sempre e desta vez não será diferente" sublinhando, no entanto, a importância de não sofrer golos.
Hugo Viana chama a atenção para a necessidade da equipa estar atenta e concentrada para evitar ser surpreendida nos lances de bola parada (foi de um livre que a Udinese marcou em Braga) e nos contra-ataques.

Continuando a receita para evitar surpresas desagradáveis, o jogador refere que "a equipa precisa de entrar bem no jogo, ser cautelosa e ter pensamento positivo". Hugo Viana adiantou que a "Udinese é uma boa equipa", mas acredita que o Sp. Braga vai passar à fase de grupos "porque a vontade dos jogadores de seguir em frente naquela competição é muito grande".

O internacional bracarense diz que o desfecho da eliminatória não vai condicionar a temporada do Sp. Braga,"se passarmos não podemos estar descansados no resto da época nas outras competições, se formos para a Liga Europa não será uma desilusão que nos condicione para a restante temporada".

Quanto à possibilidade de o Sp. Braga repetir Sevilha/2010 em Udine, iniciando em Itália mais uma jornada de sucesso no futebol europeu, Hugo Viana diz que 'nesse jogo frente ao Sevilha o Sporting de Braga não partia como favorito, mas soube marcar golos e vencer a partida e a eliminatória. É importante ver o que se fez de positivo, mas não se pode viver do passado e por isso é preciso que hoje o clube com a sua experiência europeia, seja capaz de ultrapassar uma boa equipa do futebol italiano. É uma equipa bem organizada que ataca bem e defende ainda melhor".
O internacional notou ainda que este é um ano em que há mais portugueses no plantel e rejeitou falar sobre uma possível carreira em Itália.


Salvador: "Não há drama se formos à Liga Europa"

O presidente do Sp. Braga está confiante que a equipa responda de forma muito positiva frente à Udinese e consiga carimbar o passaporte para a fase de grupos da Liga dos Campeões.
Sem entrar em euforias e com um discurso bem medido, António Salvador retirou alguma carga dramática em relação ao desafio desta noite, mas não deixou de vincar a importância que tem para os cofres do Sp. Braga e para a consolidação do prestígio que o clube já granjeou no futebol europeu a presença na próxima fase da 'Champions'.

No aeroporto Francisco Sá Carneiro, antes de embarcar para Itália, o presidente bracarense apelou ao espírito de entreajuda, de união e de sacrifício dentro das quatro linhas, sublinhando que "com vontade de vencer vamos conseguir ultrapassar as dificuldades".

Relativamente ao favoritismo na eliminatória, o timoneiro do clube da capital minhota foi dizendo que "se vamos pelo historial e pela dimensão, teremos que dizer que a Udinese é favorita, mas o Sporting de Braga tem mostrado que nem sempre os favoritos vencem e tem conseguido ultrapassar os adversários pela forma guerreira como se bate e acredito que ama- nhã [hoje] vamos conseguir o nosso objectivo".

Questionado sobre os milhões de euros que o clube arsenalista pode encaixar com a passagem à fase de grupos, António Salvador não se coibiu de salientar a importância que tem para a estabilidade financeira do clube para esta época e para as próximas temporadas uma presença na fase de grupos da Liga dos Campeões, mas acrescentou que "não vamos dramatizar se não conseguirmos passar, mas acredito que iremos passar e que vamos ter mais uma grande noite do Sporting Clube de Braga. Em casa tudo fizemos para vencer, Não conseguimos. É uma eliminatória a duas mãos. Vai ser um bom jogo de futebol, acredito que podemos passar porque acredito nos jogadores do Sp. Braga e os jogadores também querem seguir em frente. Temos conseguido em muitos momentos superar-nos", revelou o presidente.


Mesquita Machado congratula-se com atletas olímpicos bracarenses

O Presidente da Câmara Municipal de Braga vai propor, na próxima reunião do Executivo, a 13 de Setembro, um voto de congratulação com os atletas bracarenses pelos resultados alcançados nos Jogos Olímpicos de Londres.

Mesquita Machado propõe-se, assim, passada a euforia do momento, relevar os feitos de Emanuel Silva e de Jéssica Augusto, mormente porque «resulta de um trabalho sustentado, parte dele desenvolvido em Braga».

Em missiva electrónica ao Chefe de Missão do Comité Olímpico de Portugal, logo no final de cada uma das provas, o Presidente da Câmara Municipal de Braga havia já remetido «as mais vivas felicitações» a Jéssica Augusto e a Emanuel Silva, «pela brilhante classificação».

Na mensagem enviada - para a maratonista a 6 de Agosto e para o canoísta a 8 de Agosto - Mesquita Machado formulava já, em nome da Câmara Municipal de Braga, «votos das maiores felicidades» para o futuro de cada um.

Recorde-se que Emanuel Silva, com Fernando Pimenta, obteve a medalha de prata dos mil metros, aliás, a primeira medalha para a canoagem portuguesa na história dos Jogos Olímpicos.
Já Jéssica Augusto, obteve o sétimo lugar da Maratona de Londres, depois de ter corrido os 5 mil e os 3 mil metros dos Jogos de Pequim.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

José Peseiro confiante no acesso à fase de grupos da Champions
Sp. Braga: "Estamos aqui para passar"

Estamos aqui para passar à fase de grupos. Estamos focados neste jogo e sabemos que temos condições para avançar." Foi com um discurso optimista que José Peseiro antecipou a visita desta noite (19h45) ao terreno da Udinese (Itália), referente à 2ª mão do play-off da Liga dos Campeões.
Depois do empate com os italianos na 'pedreira', por 1-1, o treinador dos minhotos não quer facilitar em solo italiano. "É um jogo importantíssimo para nós. Passar à próxima fase seria mais um marco na história do clube", explicou.
Peseiro, que foi eliminado nesta fase inicial da competição pela Udinese quando treinava o Sporting em 2005, revelou que o objectivo do Sp. Braga "é marcar golos" e "travar o contra-ataque da Udinese".
"Para marcar temos de jogar ao ataque. O futebol italiano é especialista em atacar sem se desequilibrar. Por isso, temos de ser organizados, mesmo quando temos a bola, para não permitirmos à Udinese sair em contra-ataque", defendeu, confiante no sucesso da sua equipa diante de um adversário que espera "mais afirmativo" por jogar em casa. Sobre o onze que vai apresentar diante dos italianos, Peseiro não abriu o jogo, mas tudo aponta para a titularidade do médio Rúben Micael, herói da equipa no último desafio para o campeonato, com dois golos (3-1). O médio madeirense deverá jogar como número 10, nas costas do ponta-de-lança Lima.

CORREIO DA MANHA

JotaCC

Inspiração de Sevilha
QUINTETO QUER REPETIR O FEITO DO APURAMENTO

Festejos do Sánchez Pizjuán alimentam coragem no Friuli.

Foi a noite de Matheus e, acima de tudo, o jogo que catapultou Lima para o primeiro plano europeu no dia 24 de agosto de 2010. O avançado entrou para o lugar de Luis Aguiar na Andaluzia, mas ainda a tempo de se transformar na figura de um jogo histórico que levou o Sp. Braga para a inesquecível estreia na fase de grupos da Champions, faturando três golos na estrondosa vitória, por 4-3, sobre o favorito Sevilha, que já tinha perdido na incursão ao Axa (1-0).

Trata-se, sem dúvida, de um jogo para recordar como fonte de inspiração para a missão desta noite, no Estádio Friuli, onde vão estar também Elderson, Salino, Alan e Paulo César que, juntamente com Lima, podem repetir a façanha de apurar a equipa arsenalista para uma nova presença fase de grupos da liga milionária da UEFA. O extremo Hélder Barbosa, que não chegou a sair do banco em Sevilha, agora também está com a comitiva em Itália e poderá ter uma oportunidade.

RECORD

JotaCC

Sp. Braga tenta entrar na Liga dos milhões
Sporting de Braga joga hoje, em Itália, frente à Udinese, a passagem à fase de grupos da Liga dos Campeões, após o empate na 1ª mão.


José Peseiro confiante para o jogo de hoje

O Sporting de Braga vai tentar conquistar hoje no reduto da Udinese, em Itália, a segunda presença da sua história na fase de grupos da Liga dos Campeões, depois do empate caseiro a um golo na 1ª mão.

A formação "arsenalista" arranca em desvantagem, mas tem boas recordações da segunda "mão" do play-off da prova milionária, já que, há dois anos (2010/2011), na mesma fase, foi à Andaluzia surpreender o "poderoso" Sevilha por 4-3. 

Então, o Sporting de Braga partiu em vantagem (1-0), o que não acontece agora, depois de um primeiro jogo na "Pedreira" em que os transalpinos marcaram primeiro, por Basta (23 minutos), tendo Ismaily, com um "golão", reposto a igualdade (68). 

Em caso de apuramento, o "onze" comandado por José Peseiro junta-se ao campeão FC Porto e ao "vice" Benfica, que rumaram diretamente à fase de grupos, no sorteio de quinta-feira, marcado para o Mónaco. 

Nos outros jogos de hoje, destaque para o embate entre o Panathinaikos, de Jesualdo Ferreira e Zeca, anfitrião em Atenas do Málaga, de Duda e Eliseu, que venceu em Espanha por 2-0, com tentos de Demichelis e do português pretendido pelo Benfica.

"Estamos aqui para avançar para a fase de grupos"

O treinador do Sporting de Braga, José Peseiro, acredita que pode passar à fase de grupos e ressalva que "é um jogo importantíssimo para o Braga", mas também para ele próprio.

"Estamos aqui para avançar para a fase de grupos. Seria um marco importante na história do clube. Estamos focados neste jogo e sabemos que temos condições para avançar para a fase seguinte", afirmou, na conferência de imprensa de antevisão da partida.

José Peseiro, que foi eliminado nesta fase da competição pela Udinese em 2005, quando treinava o Sporting (0-1 em casa e 2-3 fora), disse esperar uma equipa italiana "mais afirmativa" a jogar em casa, o que pode ajudar os minhotos a alcançarem o seu objetivo, que passa sempre por marcar golos (uma vitória ou um empate por mais de um golo garantem o apuramento).

"Temos uma forma de jogar, um método de jogo que queremos aplicar em campo, mas esperamos uma Udinese que, em casa, possa atacar mais. Para marcar, temos de atacar. O futebol italiano é especialista em atacar sem se desequilibrar. Por isso, temos de ser organizados, mesmo quando temos a bola, para não permitirmos à Udinese sair em contra-ataque", explicou. 

Em jogo está a passagem à fase de grupos da prova mais importante da UEFA a nível de clubes, o que aconteceria pela segunda vez na história do Sporting de Braga e rechearia os cofres bracarenses com mais 8,6 milhões de euros, que se somariam aos 2,1 milhões que já entraram pela participação no play-off. Tudo somado, seriam 10,7 milhões, cerca de dois terços do orçamento do clube português.

Hugo Viana relembra ausência de favoritimo em Sevilha, há duas épocas


Hugo Viana quer protagonizar mais uma surpresa na Champions Hugo Delgado/Lusa
O médio Hugo Viana admitiu algum favoritismo da Udinese, na antevisão da partida, mas frisou que os minhotos podem marcar em qualquer jogo.

O internacional português, que foi poupado por José Peseiro no último jogo do campeonato (3-1 ao Beira-Mar, no sábado), considerou que, "neste momento, com este resultado, o favoritismo e a 'balança' estão inclinadas para a Udinese". 

"Este grupo e este clube já demonstraram em várias situações que conseguem dar a volta às adversidades", notou, contudo. "Temos demonstrado que, em todos os jogos, seja em casa ou fora, marcamos golos. Desta vez, tentaremos fazê-lo sem sofrer", acrescentou o jogador, de 29 anos.

O médio lembrou mesmo o jogo de Sevilha, há duas épocas, onde uma vitória por 4-3 carimbou um inédito apuramento para a fase de grupos da "Champions" e que "ficou marcado para os jogadores que lá estiveram, mas também para o clube e para os adeptos".

"Não partíamos como favoritismos e fizemos uma exibição excecional", recordou.

O Sporting de Braga terá que estar "atento e concentrado nas bolas paradas e contra-ataques", um dos pontos fortes dos italianos, frisou o médio. "Sabemos que temos de ser cautelosos, porque não deixa de ser uma excelente equipa, italiana, que gosta de defender bem e jogar um pouco no contra-ataque, como fizeram em Braga, mas também sabemos que, para passar, teremos de marcar", notou.

O jogo realiza-se no Estádio Comunale Friuli, em Udine, às 19h45 de terça feira (transmissão TVI), e será arbitrado pelo holandês Bjorn Kuipers.     

Jogos de acesso à Liga dos Campeões (todos os jogos às 19h45)


- Terça-feira, 28 ago: 

Anderlecht, Bel - AEL Limassol, Chp (1-2 na primeira "mão") (transmissão SportTV2). 
Maribor, Slo - Dínamo Zagreb, Cro (1-2) (transmissão SportTV4). 
Udinese, Ita -- SPORTING DE BRAGA, POR (1-1). 
Panathinaikos, Gre -- Málaga, Esp (0-2) (transmissão SportTV1). 
Kiryat Shmona, Isr -- BATE Borisov, Bie (0-2). 

- Quarta-feira, 29 ago: 

Dínamo de Kiev, Ucr - Borússia Mnchengladbach, Ale (3-1). 
Cluj, Rom -- Basileia, Sui (2-1). 
Fenerbahçe, Tur - Spartak de Moscovo, Rus (1-2). 
Celtic, Esc -- Helsingborg, Sue (2-0). 
Lille, Fra -- Copenhaga, Din (0-1). 


EXPRESSO

JotaCC

Sp. Braga: Pedreira ou Mina?

Autor:MIGUEL MARCOS

Três grandes? Até quando? O presidente António Salvador com um projeto ambicioso, sólido e profissional, tem feito com que o clube tenha ganho prestígio nacional e internacional com um conjunto de resultados no mínimo espantosos tendo em conta o orçamento que o mesmo dispõe. Vencedores da taça Intertoto em 2008/2009, detentores do título de vice-campeão em 2009/2010 e com a primeira participação na Liga dos Campeões a par de finalista da Liga Europa na época posterior, a iminência do Sporting de Braga no futebol português e internacional para além de notória é indiscutível. O que mudou neste Braga nos últimos 9 anos? Sendo o mais sucinto possível, tudo. Mas indo do geral para o particular, tenhamos em conta que:

4 dos 8 treinadores do Sp. Braga nos últimos anos acabaram por vir a treinar os grandes, já conhecidos, do futebol português: FC Porto, Benfica e Sporting.

A SAD apresenta sempre saldo positivo, apesar do orçamento ser ainda muito distante do que o que os três grandes possuem.

Desde 2003 que o Sp. Braga tem marcado sempre presença nas competições europeias.

A flexibilidade que o Sp. Braga teve para negociar com os três grandes foi, de tal modo, enorme, que 7 jogadores do clube seguiram para os mesmos. Em vendas de jogadores estima-se que o encaixe aos cofres do Sp. Braga foi na ordem dos 32 milhões de euros.

Tendo em conta que, há 9 anos, quando António Salvador chegou ao poder, o clube estava a abrir falência, em crise desportiva e também financeira, lutava para garantir a manutenção e tinha ordenados em atraso, pode dizer-se que o Sp. Braga só manteve, de facto, o emblema e o nome.

Os resultados estão aos olhos de todos. Poder-se-ia falar também de muitas mais coisas, como os grandes europeus que já "caíram" aos pés deste pequeno gigante: Celtic, Benfica, Sevilha.

Também da controvérsia que gerou a eleição de António Salvador nos primeiros anos do seu mandato. Mas a verdade é que é mais que óbvio que o Braga veio para ficar e que, dinheiro não é a receita para o sucesso, o mesmo atinge-se apenas com o trabalho e a determinação conjugado ao profissionalismo e paixão com o que se tem e pelo que se faz.

RECORD

JotaCC

SC Braga joga hoje o sonho milionário

Chegou o dia de todas as decisões para o SC Braga. A partir das 19h45, em Udine, José Peseiro e os seus jogam o acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões e, com ele, a entrada nos «cofres» bracarenses de quase nove milhões de euros.

O ponto de partida para o duelo do Friuli não é o melhor. O empate a uma bola em casa, na semana passada, obriga a equipa portuguesa a marcar em Itália que, como se sabe, não é o melhor país para se ambicionar tal proeza.

Ainda assim, Peseiro e Hugo Viana – os porta-vozes do grupo – mostraram confiança no estatuto europeu dos arsenalistas e apontaram ao sorteio de quinta-feira no Mónaco, onde os grupos da Champions 2012/2013 vão ser definidos.

José Peseiro convocou todos os jogadores que estão inscritos nas competições europeias para o duelo desta noite. Ainda assim, o destaque vai para a presença do guarda-redes Cristiano, que foi chamado pelo treinador bracarenses na eventualidade de Beto não recuperar a tempo de jogar.

Realce também para o regresso de Alan à convocatória, depois de ter visto o jogo com o Beira-Mar na bancada, e para as ausências de Yazalde, Haas e Luís Alberto.

SC Braga nunca ganhou em Itália

No que toca aos duelos entre a formação arsenalista e conjuntos transalpinos, o saldo ainda é positivo aos portugueses. Em seis duelos, o SC Braga venceu três, empatou um e perdeu dois, ambos em Itália, onde, por isso, nunca venceu.

Os 'braguistas' venceram duas vezes o FC Parma, sempre por 1x0, e o Chievo Verona, por 2x0, em casa. Por outro lado, perderam com o AC Milan (1x0) e também com o Chievo (2x1 a.p.), em Itália.

ZEROZERO