News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Depois Falamos - Uma Entrevista

Started by serjiu, 24 de August de 2012, 15:46

Previous topic - Next topic

serjiu



"Li com muita atenção uma entrevista do jogador Custódio ao jornal "O Jogo" em que toca diversos pontos da sua carreira profissional nomeadamente a passagem pelo Vitória.
Achei-a uma entrevista equilibrada e sensata.
Nomeadamente no que toca á sua saída de Guimarães.
Faço parte daqueles (porventura todos) vitorianos que ficaram legitimamente indignados pela forma acintosa como o jogador festejou o golo que marcou ao Vitória na época passada.
Nós, adeptos, não merecíamos "aquilo".
Porque não foi pelos adeptos (que na sua esmagadora maioria sempre o acarinharam) seguramente que o jogador saiu do clube mas sim por opções técnicas e directivas de quem tinha ao tempo a legitimidade necessária para as tomar.
Por mim, digo-o com todo o á vontade, Custódio nunca teria saído do Vitória.
Mas saiu.
Teve aquela atitude infeliz a que alguns adeptos corresponderam com uma atitude ainda mais infeliz vandalizando os muros da casa do jogador.
Mas tal como Custódio na referida entrevista teve a elegância de desvalorizar esses actos de vandalismo, considerando-os ultrapassados, também os vitorianos devem seguir em frente e não enquistarem uma relação com um jogador que hoje está em Braga porque se sentia indesejado em Guimarães como o próprio referiu na entrevista.
Em toda a Europa do futebol é normal que jogadores mudem de camisola entre clubes rivais sem que isso seja motivo para dramas, e muito menos "guerras", entre adeptos como parece ser infeliz excepção na Península ibérica.
Jogadores do Milan e do Inter (mesma cidade e mesmo estádio!) trocam de clube com alguma regularidade sem que isso seja visto como um drama.
O mesmo se passa entre os clubes de Manchester, de Liverpool, de Londres, de Munique e por aí fora.
É tempo de também em Portugal, e muito especialmente em Guimarães e Braga, se fazer um sério esforço de racionalização em torno de rivalidades que só fazem sentido circunscrevendo-se ao seu espaço natural que é o da competição desportiva.
Porque tudo que ultrapasse isso, que descambe para a violência e irracionalidade, nada tem a ver com rivalidade.
Remete directamente para manifestações de pura criminalidade a merecerem severa repressão.
Porque não há bandidos bons e bandidos maus.
Há bandidos!
Depois Falamos"

POSTED BY LUIS CIRILO in http://depoisfalamos.blogspot.pt/2012/08/uma-entrevista.html






Para quem não conhece, é o Vice-Presidente do Vitória SC, que me parece tem neste post uma atitude louvável e de clara mudança.
Pessoalmente concordo com o que ele diz. Rivalidade sim, mas só desportiva.

jeba

É um texto com uma boa abordagem ao tema da rivalidade. Pena é que ao ser escrito por quem foi, seja de uma total incoerência! Ainda há pouco tempo esse dito senhor, vice-presidente dessa mesma instituição, disse que a melhor coisa que a anterior direcção do clube que co-preside tinha feito era o facto de ter cortado relações com o clube que agora diz que deveria haver uma espécie de paz. Esse cavalheiro, desde que o conheço nunca teve uma atitude de paz para que as duas instituições se entendessem e vem agora incoerentemente dizer estas coisas. Ou é doido ou é outra coisa qualquer...

jlf

Diz o povo ...
"Olhem ao que eu digo e não ao que eu faço"

A mensagem merece todo o crédito e penso ser o único e desejavel caminho a seguir.
Quanto ao senhor que a escreve, ou alguem lhe deu uma pancada (valente) na cabeça ou então acordou para a vida civilizada onde as relações sociais de duas comunidades vizinhas são muito mais que uma disputa desportiva. Mas para quem nos intitula de habitantes para lá da Morreira, não tem qualquer crédito.

PS - se calhar o homem tá com um pé na cova e num acto de conscinencia ... nnnáááá, este não tem conscinencia!!!
Se fosse o Presidente do clube até que ...

ric

Tudo o que possa ser feitopara acabar com esta rebaldaria que é a rivalidade estúpida e violenta entre os dois clubes é salutar.

Rivalidade sim. Mas sadia e com fair-play. Eu quero ir a Guimaraes e sentir-me como um homem livre, num estado de direito. Não como um cadastrado envolto em robocops e a olhar para o céu á espera de uma pedrada.Quero ir no meu carro sem tirar os adereços bracarenses e entrar sem problemas com o meu cachecol.
Lirico? sim, sou lirico!

rvx

Quote from: ric on 24 de August de 2012, 16:46
Tudo o que possa ser feitopara acabar com esta rebaldaria que é a rivalidade estúpida e violenta entre os dois clubes é salutar.

Rivalidade sim. Mas sadia e com fair-play. Eu quero ir a Guimaraes e sentir-me como um homem livre, num estado de direito. Não como um cadastrado envolto em robocops e a olhar para o céu á espera de uma pedrada.Quero ir no meu carro sem tirar os adereços bracarenses e entrar sem problemas com o meu cachecol.
Lirico? sim, sou lirico!

Não és lírico. Basta começar a punir severamente os que causam problemas, embora eu tenha a noção de que, muitas vezes, seja difícil identificá-los.

M.Araujo_Taipas

Não conheceis o Cirio (Cirilo ) mas as lágrimas dele não me comovem é demasiado cínico para eu aquerditar nele

Legião

Não foi este que disse que terem enclausurado os miúdos dos juniores do Braga em Guimarães era bem feito porque em Braga foi igual?
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

magico_scbraga

Uma personagem bastante coerente e credível, este Luis Cirilo.
Braga - Uma cidade, um clube, uma só paixão.

lmcoelho

Antes de mais eu sou a favor de rivalidade Braga/Guimarães mas NUNCA a que passa para atitudes covardes de violência quer física, psicológica e patrimonial.

Posto isto, acho piada a este tópico em comparação com outros do mesmo género. E principalmente em relação aos comentários... Passo a explicar:

Não são inúmeros que vários jornaleiros em vários pasquins enaltecem o êxito e a evolução do SCBraga. Ainda esta semana aconteceu um caso desses. Aqui no forum todos os foristas caem em cima deles, alguns vendo ratoeiras nas entrelinhas, outros vendo fantasmas, outros até interpretando "à sua maneira" (legítima) as suas leituras. O que é facto é que todos lhe caem em cima.
Agora vem um escroque dar a sua opinião pondo panhinhos quentes sobre um acontecimento EM QUE ELE PRóPRIO foi a gasolina do incêndio, e muitos foristas enaltecem e colocam um like.

É caso para dizer, meus meninos, abram os olhos. Este gajo não nasceu ontem.
Orgulhosamente Bracarense!
O meu nick é LMCOELHO, não IMCOELHO

enormeBRAGA

#VãoTerDeContarConnosco

Armando Coelho

Quote from: lmcoelho on 24 de August de 2012, 21:18
Antes de mais eu sou a favor de rivalidade Braga/Guimarães mas NUNCA a que passa para atitudes covardes de violência quer física, psicológica e patrimonial.

Posto isto, acho piada a este tópico em comparação com outros do mesmo género. E principalmente em relação aos comentários... Passo a explicar:

Não são inúmeros que vários jornaleiros em vários pasquins enaltecem o êxito e a evolução do SCBraga. Ainda esta semana aconteceu um caso desses. Aqui no forum todos os foristas caem em cima deles, alguns vendo ratoeiras nas entrelinhas, outros vendo fantasmas, outros até interpretando "à sua maneira" (legítima) as suas leituras. O que é facto é que todos lhe caem em cima.
Agora vem um escroque dar a sua opinião pondo panhinhos quentes sobre um acontecimento EM QUE ELE PRóPRIO foi a gasolina do incêndio, e muitos foristas enaltecem e colocam um like.

É caso para dizer, meus meninos, abram os olhos. Este gajo não nasceu ontem.

Não poderia estar mais de acordo, conterráneo Coelho 8)

Gverreiro21

Guimarães também é Minho! E tudo o que correr bem na envolvente da Região também beneficia a Cidade de Braga! Eu pessoalmente não tenho nada contra o Vitória... é uma equipa minhota e o SC Braga está noutro patamar, os nossos rivais são os metralhas! Claro que há a rivalidade minhota mas quando passa de rivalidade a criminalidade concordo que é bandidagem e não adeptos!


spinto

Este é do tipo de 2 caras, é o lobo na pele de cordeiro.

Não se fiem no gajo, ele é manhoso, é um politico, esta a rir-se por fora e a roer-se por dentro.

Este manholas que é luis cirilo, também é o que se identifica como LUIS CAMPOS nos foruns da TV e Rádio quando aborda assuntos sociais e politicos, porque é que ele tem se esconde ????

Tenho nojo e vergonha que tivesse sido governador civil, assim como tenho nojo tb que o imbecil do benfica do programa da sic tivesse estado no governo, enfim politicos e quando se mistura politica com futebol nada dá certo.

lembrem-se do que disse durante toda a epoca do braga no porto canal, o gajo respirava ódio ao enorme.
SOMOS 4 EM CASA E TODOS SÓCIOS , FAZ O MESMO - JUNTA-TE Á LEGIÃO BRAGUISTA !!!

Trovisco7

Quote from: spinto on 26 de August de 2012, 23:31
Este é do tipo de 2 caras, é o lobo na pele de cordeiro.

Não se fiem no gajo, ele é manhoso, é um politico, esta a rir-se por fora e a roer-se por dentro.

Este manholas que é luis cirilo, também é o que se identifica como LUIS CAMPOS nos foruns da TV e Rádio quando aborda assuntos sociais e politicos, porque é que ele tem se esconde ????

Tenho nojo e vergonha que tivesse sido governador civil, assim como tenho nojo tb que o imbecil do benfica do programa da sic tivesse estado no governo, enfim politicos e quando se mistura politica com futebol nada dá certo.

lembrem-se do que disse durante toda a epoca do braga no porto canal, o gajo respirava ódio ao enorme.

Este Cirilo não é para levar a sério. É um fulano de Guimarães, portanto de duas caras. Está tudo dito,
transpira ódio e demasiado nojento para ter em boa conta.

karon

 ;D
Vozes de burro não chegam ao Céu![/size]
"Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem vo

Augusto Gomes

Luís Cirilo é um radical adepto vimaranense, só que agora exerce funções dirigentes no Vitória.
Assim sendo, e muito bem, procura desanuviar o ambiente da rivalidade excessiva e doentia Braga-Vitória, pelo que é de enaltecer a sua posição de aproximação institucional...
Se calhar também precisa da bênção de Salvador para se aproximar do FC Porto, como é seu desejo (e paixão)...
FORÇA BRAGA, RUMO À LIGA DOS CAMPEÕES!!!

Augusto Gomes

"RIVALIDADE INTELIGENTE"

Texto de Luís Cirilo no Correio do Minho em 2009

Vitória e Braga, Braga e Vitória a ordem pouco importa.
Trata-se, isso sim, de uma das mais velhas e acirradas rivalidades do futebol português que só terá paralelo na rivalidade lisboeta entre Sporting e Benfica.
Nado, criado e residente em Guimarães, adepto fervoroso do Vitória, tenho também fortes laços familiares em Braga pelo que desde pequeno convivo com essa realidade.
E devo dizer que convivo bem.
Não tenho dúvidas em afirmar que o "velho" estádio 1º de Maio deve ser o recinto desportivo em que entrei mais vezes a seguir, e a grande distância como é óbvio, ao estádio D.Afonso Henriques.
Lá vi grandes jogos Braga-Vitória, mas também jogos do Braga com os chamados "grandes", jogos das selecções nacionais, jogos do Vitória com outros clubes quando tinha o estádio interdito e outros de que já nem me lembro.
E por tudo isso, por toda essa vivência desportiva, pelo conhecimento que tenho dos clubes, entendo que Vitória e Braga têm de ter 180 minutos anuais de intensa rivalidade e despique "feroz" pelo triunfo.
Mas no resto tem de entender-se.
Entender-se e andar de mãos dadas.
Porque os problemas de um...são os problemas de outro.
Já aqui tenho escrito noutras ocasiões sobre as desigualdades de tratamento que caracterizam a realidade do nosso futebol e que fazem de três clubes actores principais da peça e de todos os outros actores secundários.
Quiseram as circunstâncias que hoje os dois grandes clubes minhotos sejam aqueles que tem melhores condições para combaterem essa hegemonia e intrometerem-se nas lutas tradicionalmente reservadas aos tais três.
Foi o caso do Vitória o ano passado que disputou o segundo lugar até ao fim e só não o atingiu porque "científicos" erros arbitrais nos últimos jogos o impediram.
É o caso do Braga este ano, que tem plantel e equipa para poder lutar pelos três primeiros lugares, que já começa a ser arredado pelo "sistema" dessa disputa.
Os dois últimos jogos foram elucidativos.
E embora vitoriano dos quatro costados devo dizer que não gostei da forma como o Braga foi derrotado.
Porque hoje é o Braga e amanhã é o Vitória.
Sempre vitimas do "sistema" que vigariza a verdade desportiva.
Por isso os dois clubes devem entender-se.
E serem em termos de Liga os líderes de uma revolta dos eternamente prejudicados.
Dizendo claramente que é preciso mudar muita coisa.
Não apenas os árbitros e quem os nomeia.
Mas também o favorecimento que é dado aos chamados grandes.
Nos tempos de antena televisivos que, obviamente, ajudam a crescer quem já é maior que os outros.
Na publicidade que empresas públicas (PT, TMN, CGD) dão a esses clubes e recusam aos outros.
Nos regulamentos das provas que permitem que esses clubes transformem alguns dos outros em verdadeiros clubes satélites.
Na negociação dos direitos televisivos e repartição das respectivas receitas. Nos horários dos jogos que feitos em prol do interesse exclusivo das televisões estão a retirar aos clubes uma das poucas forças que lhes restam, ou seja, o seu público nos estádios.
No acesso de alguns clubes a competições profissionais, com falsas certidões de inexistência de dividas, sem o mínimo de condições para nelas estarem, criando situações de desigualdade para com os da sua dimensão e tornando-os alvos fáceis para determinadas "ajudas".
Entre muitas outras coisas.
Vitória e Braga têm de ser rivais.
Faz parte da sua natureza.
Embora essa rivalidade, nomeadamente a nível de claques, precisa de um toque civilizacional para que as pessoas não tenham medo de frequentar os respectivos estádios.
É bonito ver milhares de vimaranenses em Braga e milhares de bracarenses em Guimarães.
Dá cor á rivalidade, aumenta o interesse dos jogos, projecta a imagem dos clubes.
Mas paras isso é necessário respeito, ordem, bom senso.
A rivalidade entre Vitória e Braga tem de ser inteligente.
Para defesa de ambos.
E, já agora, do futebol português."
FORÇA BRAGA, RUMO À LIGA DOS CAMPEÕES!!!

rpo.castro

Quote from: Augusto Gomes on 28 de August de 2012, 01:37
"RIVALIDADE INTELIGENTE"

Texto de Luís Cirilo no Correio do Minho em 2009

Vitória e Braga, Braga e Vitória a ordem pouco importa...."
Está mais que visto: o gajo deve ter um distúrbio de personalidade, talvez seja bi-polar.
Quem não sente não é filho de boa gente.