News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 15/08

Started by Bruno3429, 15 de August de 2012, 10:03

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Peseiro deseja mudar sina das falsas partidas
Domingos e Jardim só VENCERAM ao 3.º jogo

RICARDO VASCONCELOS

Nova aposta arsenalista visa conquistar títulos

Benfica e Udinese. Os dois primeiros testes oficiais do Sp. Braga são mesmo a doer e separados apenas por quatro dias. José Peseiro sabia o que o esperava no Axa e não terá vida fácil para entrar com o pé direito num projeto, de António Salvador, sedento de títulos. Contrariar as entradas em falso dos dois antecessores é um desafio aliciante, não só pela importância dos desafios em questão (frente aos italianos está em jogo a passagem à milionária fase de grupos da Liga dos Campeões), como pelo moral que daria aos jogadores.

Apesar do sucesso de Domingos Paciência e Leonardo Jardim, a verdade é que ambos não entraram nada bem no clube. O primeiro esteve, mesmo, em risco de não continuar quando somou duas derrotas frente ao Elfsborg e disse, tão prematuramente, adeus à Liga Europa. Já o treinador madeirense estreou-se com um empate em Vila doConde e voltou a não conseguir vencer na receção ao Young Boys, na pré-eliminatória da Liga Europa. A vitória sorriu a ambos apenas ao 3.º jogo oficial.

Record

Bruno3429

Convocatória Final do mundial universitário


A FADU publicou oficialmente a lista final de convocados para as Seleções Nacionais Universitárias, feminina e masculina, de Futsal, com vista à participação no 13º Campeonato do Mundo Universitário da modalidade. A competição arranca já este sábado, em Braga, com o jogo inaugural masculino, entre Portugal e França. 

O estágio de preparação, a decorrer em Braga, desde a passada semana, entrou ontem na reta final. Os 24 "finalistas" apresentaram-se junto do selecionador Jorge Braz com vista a ultimar pormenores para um campeonato que se avizinha em grande. Portugal foi em 2010, na Sérvia, Vice-campeão no feminino e 7º lugar no masculino. 

Ainda durante o estágio, as duas equipas lusas disputam um jogo de treino. No dia 15 de agosto, quarta-feira, pelas 16h45 a SNU feminina joga com o FC Vermoim, no Pavilhão Desportivo Universitário de Gualtar, e pelas 19h00 a SNU masculina com a Nova Geração (Rússia), no Parque de Exposições de Braga. 

O Campeonato Mundial Universitário de Futsal 2012 arranca sábado, dia 18 e prolonga-se até dia 25 de agosto, na Capital Europeia da Juventude. Nesta prova, vão estar presentes 16 seleções masculinas e 5 femininas, representando um total de cerca de 500 atletas, entre eles, atletas das maiores potências do futsal internacional. 

Esta é a lista final de convocados e respetiva equipa técnica: 



Seleção Nacional Universitária Feminina 
Andreia Marques, IPP - ISCAP, A. R. Restauradores Avintenses 
Cátia Morgado, UBI, Poio Futbol Sala 
Daniela Ferreira, IPP - ESTSP, A. R. Restauradores Avintenses 
Daniela Ribeiro (GR), UTAD, Poio Futbol Sala 
Flávia Ladeira, ULHT, C. R. C. Quinta dos Lombos 
Inês Fernandes, U.Lisboa - FM, S. L. Benfica 
Juliana Sousa, UFP, A. R. J. Mogege 
Melissa Antunes, IESFafe, A. R. J. Mogege 
Maria Martins, UTL-FMH, C. R. C. Quinta dos Lombos 
Rita Palma, U. Lusíada de Lisboa, C. R. C. Quinta dos Lombos 
Rita Ribeiro (GR), U.Porto-FADEUP, Nova Semente G. D. 
Sara Fatia, U.Coimbra, G. R. Vilaverdense 

Selecionador Nacional Universitário: Jorge Braz
Treinadora: Fernanda Piçarra
Treinador-Adjunto: Ricardo Azevedo
Fisioterapeuta: Sara Pereira



Seleção Nacional Universitária Masculina 
Amílcar Gomes, U.Minho, S. C. Braga 
André Santos, U.Coimbra, AAC - OAF 
André Sousa (GR), U.Coimbra, AAC - OAF 
Bruno Pires, ULHT, Leões Porto Salvo 
Hélder Fernandes (GR), NOVA - FCSH, Leões Porto Salvo 
José Ramos, IADE, Leões Porto Salvo 
Luis Carlos Marques, UBI, A. D. Fundão 
Luis Carlos Costa, U.Lusíada - Famalicão, S. C. Braga 
Miguel Silva, U.Coimbra, AAC - OAF 
Nilson Miguel, UTL - ISCSP, Portela
Tiago Brito, ISMAI, Nova Geração (Rússia)
Tiago Carvalho, U. Lusíada de Lisboa, Belenenses

Selecionador Nacional Universitário: Jorge Braz
 Treinador: José Luís Mendes
 Treinador-Adjunto: Pedro Palas 
Fisioterapeuta: Tiago Peixoto


Campeonato do Mundo de Futsal Universitário

Braga acolhe, entre os dias 18 e 25 de Agosto de 2012, o 13º Campeonato do Mundo de Futsal Universitário, evento integrado na programação oficial de Braga 2012: Capital Europeia da Juventude. A Cerimónia de Abertura está marcada para o próximo dia 18 de agosto, às 19h, na Praça da República.
O Campeonato Mundial Universitário de Futsal (WUFC) é um dos eventos com maior projeção de todo o calendário da FISU (Federação Internacional de Desporto Universitário), contando nas edições anteriores com a participação de mais de 500 atletas de 30 países, por edição.
Este ano, estarão presentes 17 países, 16 equipas masculinas e 5 femininas, num total de cerca de 500 atletas. Entre os presentes, estão os maiores do Futsal mundial, em termos de seleções e em termos de atletas. A destacar as presenças das melhores equipas mundiais do fu tsal, tais como Brasil, Portugal, Espanha, Ucrânia e Rússia.
O 13º Campeonato Mundial Universitário de Futsal contempla um importante programa de voluntariado, destinado não só a alunos da Universidade do Minho mas também a todos os jovens da cidade de Braga com particular enfoque nas escolas secundárias. Este projeto assume-se como um momento de elevação para a Capital Europeia da Juventude, para o desporto universitário e para a promoção do voluntariado.
Pretende-se, com este projeto, envolver cerca de 200 estudantes das escolas da cidade na organização direta do evento, proporcionando-lhes, em regime residencial, uma experiência única e incutindo-lhes hábitos de vida saudável, valores de voluntariado e associativismo, ao mesmo tempo que se assumirão como veículos de promoção e divulgação de Braga 2012 e do WUFC'2012.

Correio do Minho

Bruno3429

Campeonato: RTP, SIC e TVI não apresentaram propostas
Liga arrisca ficar apenas no cabo


A dois dias do arranque do campeonato 2012/13, marcado para sexta-feira (às 20h15, com o jogo entre o Olhanense e o Estoril), a transmissão de um jogo por jornada em sinal aberto está cada vez mais longe de ser possível.

Contactada pelo CM, a RTP esclareceu, através de fonte oficial, que "não apresentou nenhuma proposta para a compra dos direitos de transmissão dos jogos". Também a TVI e a SIC, dizem fontes dos canais ao CM, "continuam fora do processo". Por seu lado, a Sport TV, que tem o ex-clusivo dos jogos, adianta que "está tudo igual". "Neste momento, somos nós que vamos transmitir a primeira jornada [seis jogos]", esclarece fonte da estação.

Desta forma, e pela primeira vez desde os anos 70, data em que a RTP começou a transmitir jogos do campeonato, os portugueses terão de pagar a subscrição da Sport TV se quiserem ver estas partidas. O mesmo acontece com a Taça de Portugal e com a Taça da Liga, que continuam sem compradores. Os únicos jogos com emissão já garantida em sinal aberto são os da Liga dos Campeões (TVI) e da Liga Europa (SIC).

Como o CM revelou em Junho, de acordo com um parecer jurídico da ERC, "nos termos da lei, nenhum operador de televisão se encontra obrigado a adquirir os direitos exclusivos para a transmissão" dos jogos do campeonato, apesar de estes integrarem a lista de eventos considerados de interesse generalizado do público, publicada em despacho pelo ministro Miguel Relvas. Assim, "não há incumprimento das regras [...] pelo facto de os referidos jogos de futebol não serem transmitidos em sinal aberto".

Contactado, o gabinete de Miguel Relvas não fez comentários até ao fecho desta edição

Correio da Manhã

brigada da relote

"NÃO PODEMOS DEFRAUDAR AS EXPECTATIVAS"
No tradicional discurso de início de época, o líder arsenalista mostrou-se confiante em atingir os objetivos traçados para 2012/13 e deixou um aviso a José Peseiro e aos jogadores


Face ao crescimento desportivo verificado nos últimos anos, com a conquista de um segundo e um terceiro lugares no campeonato, bem como a qualificação para uma final da Liga Europa, as expectativas em torno do Braga são enormes. Como se isso não bastasse, José Peseiro ainda fez questão de elevar a fasquia ao assumir, logo no dia da apresentação, uma candidatura inédita ao título, prometendo lutar por essa conquista até ser matematicamente impossível. Por isso, António Salvador não espera outra coisa que não seja um rendimento altíssimo da equipa em 2012/13. "Nesta época que agora se inicia, não podemos defraudar as nossas expectativas e as de todos, que nos têm reconhecido valor e mérito", escreveu o presidente arsenalista na habitual mensagem de início de temporada, publicada ontem no sítio do clube na internet, não se coibindo de apontar os ingredientes necessários para se obter o sucesso. "Para atingirmos os nosso objetivos neste novo ano desportivo e dignificarmos o clube, a nossa região e o país, é necessário muita humildade, espírito de sacrifício, abnegação e coragem, tendo sempre no pensamento que é possível vencer e chegar cada vez mais longe", sublinhou.

Mesmo sabendo que 2012/13 será "uma época de grande exigência, em que o Braga assume a vontade de alcançar o sucesso, repetindo êxitos de um passado recente e até tentando superá-los", António Salvador mostra-se confiante que a equipa atingirá os objetivos propostos: terminar entre os três primeiros lugares no campeonato; entrar na fase de grupos da Liga dos Campeões e chegar à final da Taça de Portugal ou da Liga. "Eu acredito que somos capazes, acreditem também", vincou o líder da SAD bracarense, que espera ver por parte dos jogadores "um enorme sentido de responsabilidade" por representar o clube da Cidade dos Arcebispos. "É esse sentimento, a coragem, o espírito de sacrifício e a vontade de vencer que eu desejo ver ao longo de todas as competições que vamos disputar", acrescentou.

Lista da Champions aguarda carimbo oficial

Encerrou na segunda-feira o prazo fixado pela UEFA para a entrega da lista de jogadores do Braga a inscrever para o play-off da Liga dos Campeões. É com grande expectativa que os adeptos aguardam para conhecer a primeira seleção de José Peseiro, mas esta só será desvendada quando o organismo que tutela o futebol na Europa a revelar no seu sítio oficial. Até lá manter-se-á o secretismo por parte do clube, ainda que a maioria dos principais reforços desta época (Éder, Ismaily, Beto e Rúben Micael) não devam ser esquecidos pelo treinador. As maiores dúvidas giram à volta de Zé Luís e Manoel, que no sábado foram utilizados pela equipa B; de Yazalde e Paulo César, que se encontram lesionados; e de Cristiano, Aníbal e Luís Alberto, que têm concorrentes de peso à sua frente.

Pedido especial para os adeptos

Os adeptos que vivem apaixonadamente a vida do Braga não foram esquecidos por António Salvador, que se serviu da mensagem para pedir aos arsenalistas para estarem "sempre presentes" a empurrar a equipa. "O vosso apoio, proximidade e incentivo é fundamental para alcançarmos as vitórias e, consequentemente, sucesso. Sejam, também, guerreiros", pediu o presidente bracarense, lembrando a todos que a união poderá ser sinónimo de força. "Nunca esqueçam que juntos somos mais fortes e que as vitórias, as conquistas e o sucesso são sempre de todos nós", concluiu Salvador.

OJOGO

brigada da relote

Guidolin critica calendário
Técnico da Udinese queria mais tempo de recuperação entre jogos com o Braga


Ter de defrontar a Fiorentina para a Serie A entre os dois jogos do play-off da Liga dos Campeões, com o Braga, está a deixar o treinador da Udinese com os cabelos em pé. Francesco Guidolin classificou o calendário de "absurdo" e considera mesmo que "prejudica o desporto". "Eles organizam as coisas para satisfazer as estações de televisão, mas não é bom para o futebol", criticou ainda o técnico, que, apesar de t udo, mostrou- s e c onf i a nt e na chegada à fase de grupos da Champions. E para isso conta com Di Natale, de quem espera grandes feitos. "Di Natale é a nossa estrela e espero que o demonstre contra o Braga", referiu Guidolin, que ontem viu os "bianconeri" empatarem 2-2 com o Chievo (golos de Domizzi e Faraoni) num jogo particular.

1200 BILHETES PARA A LUZ

Os primeiros bilhetes a 10 euros colocados à venda no domingo para o jogo de estreia do Braga no campeonato, frente ao Benfica, estão a ser vendidos a bom ritmo. Ao todo, os arsenalistas solicitaram 1200 ingressos ao clube da Luz e os dirigentes estão confiantes que a primeira remessa irá esgotar rapidamente, pelo que poderão vir a pedir mais alguns.

Djamal e NAC de prevenção

Se Custódio e Douglão não recuperarem a tempo de defrontar o Benfica, cenário que o Braga prefere não colocar, não restam dúvidas sobre quem serão os substitutos: Djamal e Nuno André Coelho, respetivamente. Para o meio-campo José Peseiro tem ainda Luís Alberto, mas o líbio parece ter ganho a corrida ao brasileiro para a posição de trinco, uma vez que nos últimos dois jogos de preparação (Nápoles e West Ham) o treinador não chegou a utilizar o ex-Nacional.

YAZALDE MUITO COBIÇADO

Olhanense, Académica, Moreirense... A avaliar pelos sondagens recebidas pelo Braga, a lista de clubes interessados em Yazalde parece não ter fim. Apesar de não ter sido utilizado por José Peseiro na pré-época, o internacional jovem português é muito desejado noutras paragens, pelo que até 31 de agosto poderá vir a ser emprestado a outra equipa.

CARLOS EDUARDO DE FORA

A recuperação de Carlos Eduardo para o encontro com a Naval, da segunda jornada da II Liga, começa a ser um cenário difícil. O brasileiro do Braga B não tem treinado e ainda deverá ser submetido a alguns exames para se conhecer a gravidade da lesão sofrida contra o Benfica. Para já o diagnóstico é de dores musculares na coxa esquerda.

OJOGO

brigada da relote

Custódio e Douglão em contrarrelógio
Bracarenses tentam recuperar o médio e o defesa a tempo de defrontar o Benfica, no sábado


Os membros do departamento clínico do Braga enfrentam uma verdadeira corrida contra o relógio para tentar ter Custódio e Douglão recuperados a tempo de defrontar o Benfica, no sábado. Isto porque, à semelhança do que já havia sucedido na tarde de segunda-feira, o médio e o central voltaram a não participar no treino vespertino de ontem, limitando-se a realizar tratamento (no caso do primeiro) e alguns exercícios de corrida (no do segundo). A lesão do internacional português (mialgia na coxa esquerda) é a que inspira maiores cuidados, embora nos corredores do AXA exista a secreta esperança de que até ao fim de semana José Peseiro possa vir a contar com um dos jogadores que considera indispensáveis e pelos quais fez força que continuasse no clube. Até lá, o treinador vai socorrendo-se de Guilherme, Florent e Palmeira, que no sábado jogaram na Luz pela equipa B arsenalista, para compor um grupo com as baixas do costume: os internacionais Beto, Nuno André Coelho, Hugo Viana e Rúben Micael; e os lesionados Paulo César, Yazalde e Haas.

Carlos Martins e Hugo Viana amigos agora, rivais depois
O futebol uniu-os no mesmo clube e na Seleção Nacional, mas também já os tornou adversários várias épocas. Hoje vão tentar ajudar Portugal a derrotar o Panamá, sábado serão duas das principais figuras do grande jogo entre o Benfica e o Braga


A Seleção Nacional permitiu o reencontro de Carlos Martins e Hugo Viana, dois jogadores que se conhecem há mais de uma década e que, ao longo da carreira, têm-se encontrado nos relvados como companheiros ou adversários. Ontem lá estavam eles no relvado do Estádio Nacional a lutar por um lugar no onze inicial que hoje irá defrontar o Panamá, mas nem essa rivalidade impediu que, no final da sessão, saíssem abraçados e sorridentes rumo ao balneário. Bem podiam estar a recordar o mais recente episódio passado entre os dois. O azar do médio do Benfica, que se lesionou já no estágio de preparação para o Euro'2012, foi a sorte do esquerdino do Braga, repescado por Paulo Bento para fazer parte do lote de 23 eleitos que viajaram para a Polónia e a Ucrânia.

A longa relação entre os dois já vem de trás, dos tempos de Alvalade. Formados nas camadas jovens do Sporting, chegaram a jogar juntos no plantel principal da equipa leonina. Depois cada um foi para o seu lado, com a curiosidade de se terem cruzado novamente no futebol espanhol. Foi em 2007/08, época em que Carlos Martins esteve no Recreativo Huelva e Hugo Viana no Valência. De volta a Portugal, continuaram a ser adversários nos clubes, mas nada que mexa com o bom relacionamento que existe entre ambos. Nem mesmo o facto de lutarem por um lugar no meio-campo, para ver quem joga ao lado de João Moutinho. Amigos até hoje à noite, rivais depois do jogo com o Panamá. Sábado há jogo grande no Estádio da Luz, palco de um jogo que vai colocar frente a frente dois dos melhores médios do futebol português.

OJOGO

Bruno3429

Convocados dos «guerreiros» para o «play-off»
Por Pedro Couto

O jornal A BOLA já conhece a lista de convocados do SC Braga para os jogos frente à Udinese, referentes «play-off» de acesso à Liga dos Campeões.

Lista de convocados:


Guarda-redes: Quim, Beto e Cristiano;

Defesas: Nuno André Coelho, Baiano, Elderson, Ismaily, Elderson, Vinicious e Douglão;

Médios: Ruben Amorim, Mossoró, Ruben Micael, Djamal, Leandro Salino, Custódio, Alan e Hugo Viana;

Avançados: Paulo César, Hélder Barbosa, Éder, Lima Carlão e José Luís.

A Bola

Bruno3429

Sp. Braga: quatro riscados do play-off da Champions
As primeiras decisões de José Peseiro


José Peseiro excluiu Luís Alberto, Yazalde, Manoel e Max Haas da lista de inscritos para o play-off da Liga dos Campeões. A UEFA publicou o grupo de atletas escolhido pelo treinador do Sp. Braga, tendo em vista os jogos contra a Udinese: 22 de agosto em Braga e 28 de agosto em Udine.

Dos quatro atletas, dois (Yazalde e Haas) passaram a pré-temporada com problemas físicos. O Braga poderia inscrever até 25 atletas: quatro formados localmente (no clube), quatro na federação portuguesa e 17 de qualquer nacionalidade.

Lista completa

Guarda-redes: Quim, Cristiano e Beto;

Defesas: Leandro Salino, Nuno André Coelho, Baiano, Elderson, Ismaily, Paulo Vinícius e Douglão;

Médios: Rúben Amorim, Mossoró, Rúben Micael, Djamal, Custódio, Hugo Viana,

Avançados: Alan, Paulo César, Hélder Barbosa, Éder, Lima, Zé Luís e Carlão.

Maisfutebol

Bruno3429

Liga: os problemas dos grandes
Análise ao campeonato que começa

Luís Sobral

A poucos dias de começar o campeonato e, mais importante, a quinze de fechar o mercado de transferências, eis alguns problemas dos candidatos ao título.

O menino sai?
Hulk fica? Cardozo sai? E Witsel, é mais do que imaginação? E Adrien, que problema é aquele? A quinze dias do fim do mercado, os dirigentes dos grandes continuam com os telefones abertos. Todas as transferências ainda são possíveis. Na realidade, acho que só agora vai começar. O PSG é novo nisto, tem dinheiro fresco, não precisou de ficar na mesa até ao fim. Com todos os outros, mesmo os maiores, já não é assim. Modric pode ser a pedra que faz mexer dominó. Veremos. Em Portugal, os nomes do costume: Hulk (já cansa), Alvaro Pereira (lamentável processo), Moutinho (se não for agora...), Cardozo (o Benfica já devia ter percebido que as notícias nos jornais portugueses não passam fronteira, tem de conseguir forma mais eficaz de promover a transferência do paraguaio), Witsel (soa a desespero), talvez até Wolfswinkel, Rui Patrício parece de luvas atadas aos postes de Alvalade. No meio disto, o processo estranhíssimo de Adrien. Alguém já percebeu? Se estes nomes disserem adeus, o peso dos clubes mexe. O mesmo se aplica a Lima, em Braga.

Lateral, eu?
O Sporting fez muito bem em apostar em Cedric. Difícil entender o que se passa com Ínsua. O Benfica fez muito mal em não manter Emerson como primeira opção. Se o treinador ficou, por que não o lateral esquerdo? Jesus parece mesmo acreditar que esfregando duas pedras sai um Coentrão. E Vítor Pereira olha para qualquer central e vê um lateral. Não se pode dizer que tenha dado certo para Maicon, foi mais falta de comperência de Sapunaru e restantes. Por razões diferentes, nenhum dos grandes estará completamente seguro do que se passa nas laterais. Mas o F.C. Porto, quando tiver Danilo e Alex Sandro, deverá ser melhor. Já o Sporting resolve começar de novo no centro. Costuma ser jogada de alto risco.

O «10» sou eu?
O Sp. Braga parece ter as opções mais sólidas para o lugar «10», com Mossoró e Ruben Micael. O Benfica tem Aimar e Carlos Martins, é verdade, mas ainda não está claro se Jesus quer jogar com um «10». E depois, Aimar e Martins têm um historial de lesões que permite duvidar quanto ao número de jogos que conseguirão fazer ao mais alto nível. No Sporting, Adrien e Elias não são esse tipo de jogador. Até podem passar por lá, e até podem funcionar, às vezes. Mas nenhum é igual a «10». O mesmo, embora com mais qualidade, se passa no F.C. Porto. Lucho e Moutinho sabem tudo de futebol, mas não funcionam exatamente como complemento um do outro. James poderia ajudar, como «10», em partidas mais delicadas, com menos espaço, mas será que Vítor Pereira acredita mesmo nisso?

Então já não presto, é isso?
Depois de Walter, Kleber e Janko, o F.C. Porto contratou mais um avançado. E para jogar. A herança de Falcao tem sido pesada, o tempo dirá se é desta, com Jackson. Para já fez um golo importante depois de uma exibição cinzenta, na Supertaça. Há goleadores que fazem vida disto. No Benfica dúvidas sobre Nolito e Saviola. Já foram decisivos, parecem a mais. E ainda há Gaitan e tantos outros que fica difícil decorar. No Sporting o plantel parece mais equilibrado. Talvez não tenha a qualidade dos rivais, mas percebe-se o sentido e o número de opções. No Sp. Braga também. Mas existe um outro problema: o treinador mudou e Peseiro não é nome que garanta estado de graça. Se o início, complicado, não for superado com sucesso, o fantasma da saída de Jardim poderá assolar Salvador. Já sobre o plantel, nada a dizer. A não ser bem. Parece ainda mais sólido do que no passado.

Maisfutebol

Pé Ligeiro

«Luisão? Se fosse comigo preocupava-me» - Hugo Viana


Na antecâmara da deslocação do SC Braga ao Estádio da Luz, Hugo Viana prefere não se alongar nos comentários sobre uma eventual suspensão de Luisão.

«Se fosse comigo preocupava-me, com os outros não tenho de preocupar-me», argumenta o médio, em declarações à RTP.

«É bom entrar a ganhar no Campeonato. Vai ser um grande espetáculo», perspetiva, na antevisão do jogo com o Benfica, no próximo sábado, da primeira jornada da Liga.

ABOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!