News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 14/08

Started by JotaCC, 14 de August de 2012, 07:17

Previous topic - Next topic

JotaCC

Guerreiro indispensável
PAULO VINÍCIUS ESTÁ DE VOLTA PARA A AFIRMAÇÃO TOTAL

Faltam cada vez menos dias para o arranque do campeonato, mas os problemas aumentam para os lados de Braga. Douglão e Custódio estão em dúvida para a deslocação ao terreno do Benfica e, ontem, Nuno André Coelho foi chamado, à última hora, para a Seleção Nacional. A boa notícia para o central foi mais um contratempo para o treinador, que terá de preparar o jogo de sábado sem mais um elemento importante. Com Douglão a realizar tratamento a uma entorse, o português seria testado ao lado dos titulares fazendo dupla com Paulo Vinícius, neste momento o grande pilar da defesa.

Aos 28 anos, e prestes a iniciar a segunda temporada no Axa, o brasileiro ganhou uma projeção por poucos imaginada nos primeiros meses de 2011/12. Uma rutura dos ligamentos cruzados do joelho direito, no final de novembro, obrigou-o a ser operado e não mais voltou a jogar. Agora está de volta e, já sem Ewerton no plantel, será mais importante do que nunca para comandar o sector recuado.

RECORD

JotaCC

Equipa iniciou preparação para a Luz com muitas ausências

O SC Braga iniciou esta segunda-feira a preparação da partida da primeira jornada do campeonato, que se joga no sábado, frente ao Benfica.

José Peseiro conduziu dois treinos com bastantes ausências. Beto, Hugo Viana, Rúben Micael e Nuno André Coelho estão ao serviço da seleção enquanto Douglão, Paulo César, Yazalde e Haas estão lesionados. Custódio, que também tinha sido chamado à seleção para o jogo frente ao Panamá, foi dispensado devido a lesão e já está em Braga para fazer tratamento à mialgia na coxa esquerda.

O SC Braga volta a treinar esta terça-feira às 17 horas, à porta fechada.

A BOLA

JotaCC

Em Braga há novo líder para a mesma ambição

Às portas de entrada para a nova época, a alteração maior na realidade bracarense operou-se no posto do comandante. Leonardo Jardim partiu para a Grécia de candeias às avessas com o presidente António Salvador; este último não chorou lágrimas pelo obreiro do 3º lugar e consumou uma paixão antiga: José Peseiro, de volta ao futebol português, é agora o homem que tem a missão de conduzir a legião arsenalista a títulos. Sim, títulos, objetivo autoproclamado pelos Guerreiros do Minho para 2012/2013.

Entradas e saídas e um Lima com saber incerto

Do banco para o relvado, a Braga chegaram homens de créditos firmados à procura de uma segunda vida de felicidade na Liga nacional. São os casos de Beto e Rúben Micael. O primeiro brilhou no Leixões mas ficou sem espaço no FC Porto. Reergueu-se no Cluj e em Braga promete «luta» ao veterano Quim. Quanto ao médio, quase o mesmo percurso. Do Nacional ao Dragão o salto deu-se de forma natural, mas na Invicta empancou. Foi vendido ao At. Madrid que nem o deixou aquecer, cedendo-o ao Zaragoza. Não foi muito feliz em Espanha e, diz ele, nem pensou duas vezes quando ouviu o convite de Peseiro.

No ataque, dois pontos de ordem: o primeiro prende-se com Éderzito, agora de vermelho bracarense depois de meia época a treinar sozinho. Protagonizou o caso do ano na Académica e acabou por assinar na «Pedreira», onde, para já, é companheiro de ataque do brasileiro Lima. E aqui se chega ao segundo ponto: Lima continua a ser «Guerreiro» e os golos surgem com a mesma cadência de sempre – quatro golos na pré-temporada. No entanto, foi da boca do próprio que saiu a maior das desconfianças para os adeptos, porque Lima espera por uma boa proposta para dar novas asas à carreira.

A estes casos juntam-se outras mexidas. Nuno Gomes, por exemplo, despediu-se do Minho apenas um ano depois da chegada e rumou a Inglaterra para prosseguir no Blackburn Rovers uma carreira que já vai longa mas sem fim à vista.

Também Miguel Lopes já não mora em Braga, regressado que está ao destino de precedência, o FC Porto. Com Ewerton saiu – para o FC Anzhi - igualmente uma peça de vulto no xadrez bracarense, embora o defesa central brasileiro estivesse apenas cedido ao SC Braga. Em sentido inverso, Manoel ou Ismaily são, por exemplo, reforços para José Peseiro trabalhar e usar na missão de manter o SC Braga no topo e perseguir o tão desejado título.

Vida difícil nos testes mais complicados

Com a Luz e o Benfica ao virar da esquina, José Peseiro e os adeptos olham com alguma – sem ser exagerada – preocupação para o trabalho de pré-temporada. É certo que os resultados valem o que valem, mas não pode deixar de ser alarmante o facto do finalista vencido da Liga Europa de 2011 ter falhado nos testes mais complicados do período de preparação. Às derrotas com o Newcastle United (2x1) e com o Napoli (3x1), o SC Braga somou empates perante o Olympiacos (1x1), do «ex» Leonardo Jardim, o West Ham United (1x1) e o Gil Vicente (1x1), sempre com os desacertos defensivos a serem os maiores dos problemas, uma vez que na frente a «cavalaria» minhota nunca ficou em branco.

De todos, o desafio do San Paolo, em Nápoles, terá sido aquele que mais colocou à luz das evidências as fragilidades que o SC Braga de Peseiro ainda patenteia. Era um teste europeu, de exigência semelhante à luta que os próprios querem travar com FC Porto, Benfica e Sporting, mas os «buracos» foram demasiados para se falar num SC Braga consistente e plenamente preparado para o primeiro grande embate do campeonato, em casa do vice-campeão e concorrente direto Sport Lisboa e Benfica. José Peseiro é de opinião diferente, pelo que terá na Luz o palco ideal para o atestar.

ZEROZERO

JotaCC

Pepe, Bruno Alves e Custódio desfalcam seleção

A seleção nacional viaja esta tarde para o Algarve, onde defronta amanhã o Panamá, sem os lesionados Pepe ( foto), Bruno Alves e Custódio. Para fazer face às ausências, Paulo Bento chamou Nuno André Coelho ( Sp. Braga), Sereno ( FC Porto) e André Santos ( Dep. Corunha), que assim farão parte do lote de convocados para o primeiro jogo de preparação antes da fase de qualificação para o Mundial 2014, no Brasil. Para o guarda- redes Eduardo, o encontro com o Panamá deve ser encarado com seriedade. "Vamos aproveitar para manter o mesmo espírito que trouxemos do Europeu. Temos que preparar o apuramento e estes jogos são importantes", declarou o agora jogador do Istambul BB, da Turquia. Cristiano Ronaldo esteve ausente da primeira sessão de treinos, ontem, trocando o relvado do Estádio Nacional pelo recato do hotel, em gestão de esforço. Nani, Fábio Coentrão, Miguel Lopes, Miguel Veloso e Hélder Postiga sairam mais cedo. O jogo com o Panamá está marcado para amanhã às 21.00 horas, no Estádio do Algarve.

DN

JotaCC

"Tudo para fazer um bom campeonato "

O EXTREMO brasileiro Alan, um dos mais experientes do plantel bracarense, acredita que a equipa pode, esta temporada, repetir os feitos da época anterior. O jogador considerou que os reforços dão mais força ao grupo.
"A equipa está um pouco diferente, pois chegaram novos jogadores, mas creio que todos eles se integraram bem no plantel, e, por isso, temos tudo para fazer um bom campeonato" , analisou Alan. Apesar dos jogos da equipa, durante a pré- temporada, não terem corrido de feição em termos de resultados, o avançado não hesitou em afirmar que "o grupo está cada vez mais entrosado e melhor fisicamente", garantindo, a nível pessoal, sentirse "bem física e psicologicamente para encarar mais um temporada".
Entretanto, os dois treinos de ontem do Braga ficaram marcados por dez ausências: cinco jogadores estão ao serviço das seleções e outros tantos encontram-se limitados por lesões.


JN

JotaCC

NOVO RECORDE DO CLUBE

Nunca o Braga tinha levado tantos jogadores à equipa das Quinas e a marca até pode ser superada está época, porque há mais cinco selecionáveis

Aconvocatória de Paulo Bento para o jogo particular que Portugal vai realizar amanhã contra o Panamá é mais um reflexo do crescimento do Braga nas últimas temporadas. Pela primeira vez na sua história, o clube arsenalista colocou na Seleção quatro jogadores ao mesmo tempo, batendo o recorde que havia atingido no Euro'2012, onde foi representado por três atletas: Miguel Lopes, Custódio e Hugo Viana.
Para o embate de amanhã no Estádio do Algarve, o selecionador nacional escolheu os bracarenses Beto, Custódio, Hugo Viana e Rúben Micael, mas foi obrigado a riscar o nome do trinco, devido à lesão que este sofreu frente ao West Ham. No entanto, face aos problemas também de ordem física de Pepe e Bruno Alves, o técnico teve de recorrer a outros centrais. Uma das opções recaiu em Nuno André Coelho, pelo que os arsenalistas mantiveram quatro jogadores na lista, onde só o FC Porto é mais representado, desde ontem com cinco: Sereno, Rolando, Miguel Lopes, João Moutinho e Varela.
O Braga começa a ganhar cada vez mais sinais de equipa-grande e a verdade é que vai manter este peso na Seleção ao longo da época e até pode vir a intensificá-lo, visto que há mais selecionáveis no plantel de José Peseiro. A prova disso foi o facto de a lista de pré-convocados para o encontro com o Panamá ter incluído ainda os nomes de Quim, Hélder Barbosa e Éder, além de Nuno André Coelho, entretanto chamado para o lugar de Custódio. Desta vez, Rúben Amorim ficou de fora, mas é sempre um nome que Paulo Bento leva em linha de conta. De resto, o médio emprestado pelo Benfica ao Braga foi pré-convocado para a fase final do Euro'2012, assim como outros colegas do AXA que ficaram de fora da lista final: Quim, Nuno André Coelho, Hélder Barbosa, Nuno Gomes e Hugo Viana, sendo que este último acabou por substituir o lesionado Carlos Martins e fazer parte dos 23 que levaram Portugal às meias-finais da competição.
Além de mostrar que o Braga já está muito longe de ser apenas o clube do guarda-redes suplente da Seleção, o que se verificou durante vários anos, a convocatória de Paulo Bento surge também na sequência da maior aposta dos minhotos em jogadores portugueses. Aliás, o plantel atual do Braga, com 12, é o mais nacional das últimas cinco temporadas.


Plantel satisfaz um desejo definido por Salvador

Na sexta-feira, por ocasião da apresentação do novo autocarro, António Salvador reagiu com "naturalidade" ao facto de quatro jogadores do Braga terem sido chamados por Paulo Bento para o particular com o Panamá e, ao mesmo tempo, destacou a aposta do clube na prata nacional. "Sempre disse que gostava que o Braga tivesse vários jogadores portugueses e temos vindo a trabalhar nesse sentido, adquirindo portugueses de qualidade", afirmou o presidente dos arsenalistas, vincando o estatuto do clube. "Quando digo que o Braga é um dos quatro grandes e quer lutar com os outros três grandes é com base no seu trajeto", referiu.


Alan desvaloriza resultados da pré-temporada

Brasileiro acredita numa boa época, apesar de a equipa não ter ganho nos últimos jogos

Nos derradeiros cinco encontros que disputou na pré-época, o Braga não obteve qualquer vitória, mas este registo não incomoda minimamente Alan. "Estes jogos são de preparação, servem para corrigir os erros e os maus resultados não nos afetam", garante o capitão arsenalista, para quem a equipa está no caminho certo para começar a época de forma positiva. "Estamos bem fisicamente, mais entrosados, e isso era o mais importante durante os jogos de pré-época. Agora já é competição, por isso temos de descansar um pouco e baixar a carga de treinos para estarmos mais leves nos jogos oficiais", refere. Estabelecendo uma ponte entre esta e a época anterior, Alan vê em Braga "uma equipa diferente" mas com as mesmas hipóteses de êxito. "A equipa do ano passado era forte, mas agora também chegaram jogadores bons, que encaixaram bem no elenco e temos tudo para fazer um bom campeonato", considera o motivado extremo de 32 anos. "Sinto-me bem física e psicologicamente também. Isso é que é o mais importante", sublinha.


QUIM COM COMPANHIA DIFERENTE

Por força das lesões e da presença de vários jogadores nas seleções, José Peseiro chamou cinco atletas da equipa B para os dois treinos que o Braga realizou ontem, sendo que a baliza era o sector mais desfalcado. Com Beto nos trabalhos da Seleção principal e Cristiano nos sub-21, Pedro Cavadas  e Tiago Sá, guardaredes da equipa B e dos juniores, respetivamente, trabalharam ao lado de Quim, acompanhados pelos colegas Florent, Guilherme e Palmeira.


Custódio voltou logo

Dispensado da Seleção já esteve no AXA à tarde

Depois de se apresentar na concentração da Seleção com o relatório da lesão que o impede de defrontar o Panamá, Custódio já esteve no Estádio AXA à tarde para dar continuidade ao tratamento da mialgia da coxa esquerda. O trinco está, por i sso, em dúvida para o j ogo com o Benfica, no sábado, assim como Douglão, a contas com uma entorse no tornozelo. O central brasileiro fez ontem treino condicionado e continua entregue ao departamento clínico, tal como Yazalde, Paulo César e Haas.


BILHETES À VENDA PARA AS PRÓXIMAS BATALHAS

O Braga já colocou à venda, nos lugares habituais, os bilhetes para os três próximos jogos, o primeiro dos quais frente ao Benfica. Os ingressos para a Luz, em número limitado e exclusivo a sócios, custam dez euros, enquanto o pacote que inclui a viagem vale 26,50 euros. Para a receção à Udinese, os sócios detentores de lugar anual têm direito a promoção (cinco euros) e os outros pagam dez euros, enquanto os bilhetes para o público em geral vão dos 30 aos 65 euros. Mais baratos são os do jogo da equipa B frente à Naval: três euros para associados e cinco para não-sócios.


Capitão marcou golo histórico

É já na próxima semana que o Braga defronta os italianos da Udinese para a primeira mão do play-off da Liga dos Campeões. Será o regresso do clube à prova milionária, depois da estreia registada há dois anos, com uma vitória por 3-0 sobre o Celtic, na terceira pré-eliminatória. O primeiro golo arsenalista sob o signo da Champions pertenceu a Alan, que encara a Udinese de olhos nos olhos: "É uma equipa forte, já conhecemos o potencial deles e acho que eles já estarão avisados do nosso".

O JOGO

Bruno3429

Salvador apela ao espírito guerreiro
Por Redação

Na contagem decrescente para o arranque oficial da época, que reserva o encontro com o Benfica no Estádio da Luz, no próximo sábado, António Salvador apela ao espírito guerreiro dos jogadores do SC Braga e acredita que, com «muita humildade, espírito de sacrifício, abnegação e coragem», será possível «chegar cada vez mais longe».

«No próximo sábado começa mais uma época desportiva, uma época de grande exigência, em que o SC Braga assume a vontade de alcançar sucesso, repetindo êxitos de um passado recente, tentando até superá-los. Nesta época, que agora se inicia, não podemos defraudar as nossas expectativas e as de todos, que nos têm reconhecido valor e mérito. Mas para atingirmos os nossos objetivos, neste novo ano desportivo, e dignificarmos o clube, a nossa região e o País, é necessário muita humildade, espírito de sacrifício, abnegação e coragem, tendo sempre no pensamento que é possível vencer e chegar cada vez mais longe», escreveu o líder do clube minhoto, em mensagem publicada no site oficial do clube.

«São estas qualidades e, também, capacidade de superação, que desejo e espero que estejam sempre presentes em cada um dos nossos profissionais. Que tenham sempre presente que vestir a nossa camisola e representar o SC de Braga confere-lhes um enorme sentido de responsabilidade. É esse sentimento, a coragem, o espírito de sacrifício e a vontade de vencer que eu desejo ver ao longo de todas as competições que vamos disputar», afiançou, acrescentando: «Eu acredito que somos capazes, acreditem também».

António Salvador convocou ainda os sócios do SC Braga para se unirem em torno da equipa, sublinhando que «o apoio, proximidade e incentivo» da massa adepta bracarense é fundamental para manter o clube na rota do sucesso.

«Sejam, também, guerreiros. Nunca esqueçam que juntos somos mais fortes e que as vitórias, as conquistas e o sucesso são sempre de todos nós», realçou.

A Bola