News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 10/08

Started by JotaCC, 10 de August de 2012, 07:18

Previous topic - Next topic

JotaCC

"Guerreiros à conquista"

"Guerreiros à conquista". É este o lema que está exposto nas laterais do novo meio de transporte da equipa principal do Sporting clube de Braga. Um lema que demonstra a ambição e querer que faz mover o clube e que, na opinião dos responsáveis arsenalistas, não é apenas um autocarro ou um meio de transporte, é um veículo que transporta toda a grandeza, vontade e ambição dos bracarenses.

O novo autocarro foi ontem apresentado pelo presidente António Salvador e chega ao Sporting de Braga através da parceria com a Mercedes Benz Portugal e a Carclasse, que foi ontem também apresentada. Para além do autocarro, que é um topo de gama a todos os níveis, mas se distingue ainda mais a nível de conforto, segurança e possibilidade de trabalho/tempos lúdicos, a parceria engloba ainda a atribuição, a cada elemento do plantel, de uma viatura da marca para que cada jogador e elementos da equipa técnica passem a deslocar-se em viaturas da marca Mercedes Benz.

Na apresentação, António Salvador fez questão de referir que mais uma vez, o Sp. Braga se une a uma marca líder: "temos feito parcerias com marcas líderes. As marcas querem estar connosco e também querem que sejamos líderes. É para isso que trabalhamos todos os dias para conseguir alcançar algo de concreto. Tenho dito várias vezes que o Sp. Braga, pelo seu trajecto e crescimento nos últimos anos está perto de ganhar alguma coisa e isso, mais dia menos dia, certamente que vai acontecer e esperemos que seja já este ano", afirmou o presidente.


Quatro 'guerreiros' na selecção

O Sporting de Braga é o clube que mais jogadores fornece à selecção nacional, a par do FC Porto, com quatro atletas presentes na convocatória anunciada ontem por Paulo Bento, tendo em linha de conta o jogo de preparação que a selecção nacional realizará na próxima quarta-feira, diante do Panamá.

Não há grandes mexidas a registar na convocatória, com Custódio e Hugo Viana a manterem-se firmes, depois de ter marcado presença no grupo que disputou o Europeu. O contingente bracarense é agora reforçado na selecção portuguesa com o guarda-redes Beto e o médio Ruben Micael, dois jogadores que reforçaram esta época o plantel arsenalista.
O presidente do Sporting de Braga reagiu "com naturalidade" ao facto do clube minhoto estar representado em grande número na selecção nacional, explicando é o concretizar de uma filosofia que há muito defende. "Sempre disse que o Braga fosse um clube que tivesse vários jogadores portugueses e de qualidade. O Braga teve oito pré-convocados, foram chamados quatro. Tem mais dois nos sub-21 e um nos sub-20. É um trabalho que está a ser desenvolvido e vai ter continuidade. Por isso, o Braga é o quarto grande e tem de lutar com os outros três grandes", apontou António Salvador, de uma forma convincente.

Os 23 futebolistas portugueses eleitos pelo treinador Paulo Bento para a partida de preparação com o Panamá vão concentrar-se na manhã de segunda-feira, num hotel em Oeiras, treinando pelas 18 horas, no Estádio Nacional.
Na terça-feira, após nova sessão de trabalho, pela manhã, e conferência de imprensa do técnico português, a comitiva vai viajar, perto das 17 horas, para o Algarve, local onde se vai disputar o encontro, ficando instalada na Quinta do Lago. A recepção ao Panamá, 54.ª equipa do ranking mundial da FIFA, no qual Portugal ocupa a quinta posição, realiza-se na quarta-feira, pelas 21 horas, no Estádio Algarve, em Faro.
A equipa panamiana, que nunca defrontou Portugal, chega a Lisboa em dois grupos, no domingo e na segunda-feira, partindo então para o sul. Já no Algarve, o conjunto orientado por Dely Valdés vai levar a cabo um treino oficial.
Portugal começa em 7 de Setembro a fase de qualificação europeia para o Mundial Brasil' 2014, incluída no Grupo F, juntamente com Rússia, Irlanda do Norte, Israel, Azerbaijão e Luxemburgo.
O primeiro jogo será uma deslocação ao Grão-Ducado, se-guindo-se uma recepção ao Azerbaijão, em Braga, a 11 de Setembro.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Portugueses estão a postos
SP. BRAGA AGUARDA ÚLTIMO OBSTÁCULO ANTES DOS MILHÕES

Hoje serão conhecidos os confrontos da derradeira etapa para entrar no verdadeiro ataque aos milhões. O Sp. Braga, representante português neste playoff, não tem a vida facilitada.

Udinese, Fenerbahçe, Lille, B. M'Gladbach e Málaga são os possíveis rivais. À partida, os bracarenses têm nos espanhóis o alvo mais apetecível, tal é a turbulência que se vive no clube, fruto de problemas financeiros que já provocaram o adeus de craques como Cazorla ou Rondón. Para além disso, era uma oportunidade para Duda e Eliseu visitarem o país natal.

RECORD

JotaCC

Sp. Braga conhece hoje adversário

Fenerbahçe, Udinese, Lille, Málaga ou Borussia Mönchengladbach podem surgir no caminho da equipa portuguesa

Nenhum dos possíveis adversários é um colosso europeu, mas não há equipas teoricamente acessíveis. Realiza-se hoje às 11h, em Nyon, na Suíça, o sorteio do play-off de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões e o Sp. Braga, que é cabeça de série no lote dos clubes que não foram campeões, tem como possíveis rivais Fenerbahçe, Udinese, Lille, Málaga e Borussia Mönchengladbach.

Entre os potenciais adversários dos minhotos, apenas o Fenerbahçe chega ao play-off após disputar a terceira pré-eliminatória. A formação de Istambul defrontou o Vaslui e sentiu dificuldades no primeiro jogo (empate a um golo na Turquia), mas na Roménia os vice-campeões turcos ganharam por 4-1. Nesse encontro, o Fenerbahçe ainda não contou com Krasic, contratado à Juventus por sete milhões de euros, mas outro dos reforços já brilhou: Dirk Kuyt marcou dois golos. Para além do sérvio e do holandês, há ainda a destacar o experiente médio brasileiro Alex.
Tal como os bracarenses, o Borussia Mönchengladbach não necessitou de disputar pré-eliminatórias. Os alemães, quartos classificados na última Bundesliga, perderam Marco Reus, mas reforçaram-se com jogadores de nível, como o avançado Luuk de Jong, que chegou a ser apontado como possível reforço do Benfica, ou Álvaro Domínguez, defesa central que jogava no Atlético Madrid.
Com quase tantos brasileiros como italianos, na Udinese há um nome que se destaca: Di Natale. O capitão do clube de Udine, autor do primeiro golo da Itália no Euro 2012, continua a ser a referência da equipa treinada por Francesco Guidolin.
A viver um período financeiramente conturbado, o Málaga de Duda e Eliseu é uma incógnita. Os andaluzes perderam Rondon e Cazorla, mas mantêm no plantel jogadores de qualidade como Joaquín, Demichelis, Toulalan ou Julio Baptista.
No Lille, que nesta pré-época empatou a zero com o Benfica, já não há a estrela Eden Hazard. Para substituir o extremo belga, os franceses contrataram Salomon Kalou.


PUBLICO

JotaCC

António Salvador quer título e Champions em 2012/13

Para António Salvador é "fundamental" a entrada do Sp. Braga na Liga dos Campeões. A equipa de José Peseiro conhece hoje o adversário do play- off, bem como o FC Porto e o Benfica, e ainda o Sporting, a Académica e o Marítimo na Liga Europa.
Os guerreiros são cabeça de série no sorteio e o adversário sairá deste lote de equipas: Lille ( França), Borússia Moenchengladbach ( Alemanha), Málaga ( Espanha), Fenerbahçe ( Turquia) e Udinese ( Itália)."São cinco equipas com mais potencialidades, mas o Sp. Braga tem hoje um ranking melhor do que eles e isso deve- se ao seu rendimento nos últimos anos", defendeu.
O líder minhoto apontou também ao título nacional: "Não posso ser hipócrita e dizer que não pode lutar, tem de lutar."
A equipa apresenta- se hoje aos adeptos diante doWest Ham( 20.30) e sem qualquer "surpresa", segundo Salvador. Mas até dia 31, data de encerramento do "mercado", podem ainda sair e entrar jogadores, garantindo que não chegaram propostas por Lima.

DN

JotaCC

Confirmada a renovação de Custódio

O líder da SAD minhota confirmou a renovação do contrato de Custódio e revelou a vontade de fazer o mesmo com Hugo Viana, negando a possibilidade de receber o avançado Hugo Vieira por empréstimo do Benfica.


Sem propostas para a transferência de Lima

António Salvador garantiu, ontem, que não recebeu propostas para vender Lima, mas não se comprometeu com a permanência do jogador em Braga.


Sorteio da Liga dos Campeões é às 11 horas

O sorteio do play-off de acesso à fase de grupos da Champions, que dará a conhecer o nome do adversário do Sporting de Braga, realiza-se hoje de manhã (11 horas), na sede da UEFA, em Nyon.


JN

JotaCC

"ESPERO NÃO RECEBER PROPOSTAS POR LIMA"

Mesmo ciente de que o Braga precisa de vender para se manter ao mais alto nível, presidente quer que o avançado continue

António Salvador abordou, ontem, a atualidade do clube: objetivos, mercado e orçamentos. "Satisfeito com o plantel", cuja "base está feita", o presidente arsenalista sabe que "por muito que isso custe" não pode garantir a permanência de todos os jogadores. "O Braga tem de vender para continuar neste patamar", explicou, referindo-se, depois, em concreto a Lima. "Não há proposta nenhuma e, para ser sincero, gostaria que não chegasse, porque seria sinal que ele iria continuar", vincou, enaltecendo ainda a renovação de Custódio. "O Braga soube reconhecer o trabalho que ele tem vindo a desenvolver", elogiou. "Há várias situações para resolver", reconheceu o dirigente, garantindo que o Braga não está interessado no empréstimo do benfiquista Hugo Vieira. "Isso não fez sentido", assegurou.

No que diz respeito à Liga dos Campeões, Salvador define como "fundamental" a entrada na fase de grupos e não tem preferência para o sorteio do play-off, que terá lugar hoje em Nyon. "Os cinco potenciais adversários têm um historial maior, mas o nosso ranking é melhor, fruto do que fizemos na Europa nos últimos anos, com crescimento e sustentabilidade. Independentemente do sorteio, queremos estar na Champions, sabendo que temos qualidade para ultrapassar qualquer adversário", opinou o l íder dos minhotos.
No dia em que Paulo Bento chamou quatro jogadores do Braga (Beto, Custódio, Hugo Viana e Rúben Micael), além de ter pré-convocado outros tantos (Quim, Nuno André Coelho, Hélder Barbosa e Éder), para o particular com o Panamá, Salvador encarou as escolhas do selecionador com "naturalidade". "Somos dos quatro grandes. Não temos os orçamentos dos outros, mas o dinheiro não dá vitórias", frisou.
As declarações de Salvador aconteceram durante a apresentação do novo autocarro do Braga – o antigo ficou para a equipa B, fruto de uma parceria com a Carclasse, que ainda disponibilizou 24 viaturas para o plantel.


Estádio da Luz não intimida Aníbal

Aníbal, capitão do Braga B, espera "começar o campeonato de forma positiva". "Num grande jogo, vamos procurar a vitória", garantiu o central, na antevisão da partida de amanhã (19h00) diante do Benfica B para a jornada inaugural da II Liga. O palco será o Estádio da Luz, algo que não intimida Aníbal. "De modo algum, é um campo como os outros. É um grande palco mundial, mas o jogo, como os outros, vale três pontos. Será bom para começar e motivante jogar num estádio assim", referiu o defesa ao sítio do Braga, garantindo que a "pré-época foi muito boa" e que os jovens 'bês' estão "preparados".


HAAS TRABALHOU À PARTE

No treino de ontem, realizado à porta fechada no relvado principal do AXA, Haas trabalhou à parte, juntamente com o fisioterapeuta Francisco Miranda; o central alemão será em breve operado para debelar uma lesão meniscal, tal como O JOGO escreveu ontem. Os avançados Yazalde e Paulo César continuam a trabalhar de forma condicionada.

REFORÇO GUERREIROS COM AUTOCARRO DE LUXO

Imponente, moderna e confortável, eis a nova viatura do Braga. Um dos cinco exemplares em Portugal – um é o do Benfica – até tem cozinha e permite descomprimir com videojogos.


Entrevista

Internacional português considera que tomou a melhor decisão ao renovar com o Braga até 2016 e até admite que gostaria de concluir a carreira no clube. A chegada de um treinador que conhece bem abre-lhe boas perspetivas para o futuro.

"Sentia-me indesejado em Guimarães"

Vimaranense de gema, Custódio revela que trocar os vitorianos pelos bracarenses foi a melhor decisão

Acarreira de Custódio deu várias voltas até parar emBraga, onde o médio sentiu na pele a rivalidade com o Vitória de Guimarães. Depois de ter marcado ao clube da cidade de onde é natural, adeptos (alegadamente) ligados aos vitorianos vandalizaram os muros da residência do médio. Este, noentanto, não se arrepende da mudança.

Se fosse hoje, teria trocado o Sporting pelo Dínamo de Moscovo?
Vários fatores levaram a mudar-me para o Dínamo na altura e não posso estar arrependido da decisão que eu e o Sporting tomámos. Só tinha que olhar emfrente.

Mas acredita que poderia ter ficado?
Os anos que passei no Sporting foram bons, deixei lá muita gente amiga, cresci muito como jogador e homem, mas não sei se poderia continuar. Omais importante foram os bons anos que lá passei e que fazem com que tenha um carinho especial pelo clube.

Sentiu muito a transição de Portugal para a Rússia?
Muito. Nunca consegui adaptar-meao país e à cultura. Acho que mesmo a olho nu as pessoas percebem a diferença. Além de ser um país muito fechado, muito frio, para nós é sempre difícil.

Regressar foi a melhor ou única solução?
A melhor. Depois dessa experiência na Rússia, queria estar perto da família, estar na minha cidade e recuperar um poucos os índices de confiança que tinha perdido. Infelizmente só o consegui a espaços em Guimarães. Mas depois surgiu o Braga e em boa hora mudei, porque realmente tenho sido muito feliz neste clube e espero continuar a sê-lo.

Como reagiu quando recebeu a proposta para mudar para o clube rival no Minho?
Estava numa altura da carreira em que tinha de ter uma decisão acertada, em que tinha de correr algum risco e o Braga foi um clube que mostrou bastante interesse. Não me sentia desejado em Guimarães e tudo isso contribuiu para esta mudança cem por centro acertada.

A nível pessoal a transição foi difícil?
Os muros da residência que possui em Guimarães chegaram a ser alvo de atos de vandalismo depois de ter festejado um golo contra o Vitória.
Foi normal. Existem vários casos no futebol iguais a esses, mas é uma pequena franja de adeptos um pouco mais fanáticos, não foi mais do que um ato e as coisas normalizaram passados alguns dias.

"Esperamos ganhar um título esta época"

Custódio elogia o potencial dos adversários, mas acha que chegou o momento de os adeptos verem retribuído o carinho

Como se encontra a equipa a uma semana da estreia no campeonato?
Há processos novos que estão a ser trabalhados e que a equipa está a tentar encaixar o mais rápido possível, pois queremos ter o máximo rendimento quando chegarem os jogos oficiais. No entanto, sinto que estamos a crescer. O Braga não teve o estatuto de equipa grande no sorteio do campeonato e apanha o Benfica logo na primeira jornada.

Considera que o clube deveria ter recebido esse estatuto?
Sem dúvida. Foi um pouco injusto o que aconteceu. Se fôssemos pela classificação da última época, o Braga teria de estar nesse lote das equipas grandes. Não percebo por que não foi incluído. Mas é o que temos e resta-nos tentar vencer o primeiro jogo, mesmo sendo contra o Benfica.

Pelos resultados da pré-época, consegue perceber qual será o adversário mais complicado?
Nota-se que são todas equipas fortíssimas. Duas delas vão jogar a Liga dos Campeões e têm um passado riquíssimo. Seja como for, vamos tentar intrometermo-nos nessa luta.

Esse passado poderá ter algum peso na corrida pelo título?
Esperemos que não e que os títulos desses clubes também não façam força. Agora, sabemos que se trata de equipas mais habituadas que o Braga a estar nos lugares de topo, embora nos últimos anos também tenhamos tido grandes momentos. Esperemos que esta época o clube ganhe qualquer coisa, porque seria muito bom para os adeptos.


O JOGO

JotaCC

SC Braga defronta Udinese no "play-off"

Os italianos da Udinese serão os adversários do SC Braga no "play-off" de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões, ditou o sorteio realizado esta sexta-feira em Nyon, na Suíça.

A primeira "mão" está marcada para 21/22 de agosto, em Braga, enquanto o segundo jogo vai decorrer a 28/29 de agosto, em Itália.

Este será o primeiro jogo oficial entre o SC Braga e a Udinese, equipa que terminou a última temporada no terceiro lugar do campeonato italiano. O saldo da equipa minhota no confronto com equipa italianos é positivo, tendo, em cinco jogos, vencido três e perdido dois.



Resultado do sorteio do "play-off" da Liga dos Campeões

Realizou-se na manhã desta sexta-feira, em Nyon, na Suíça, o sorteio da última eliminatória de acesso à fase de grupos da liga milionária.

O SC Braga foi emparelhado com os italianos da Udinese. Destaque ainda para os encontros entre o Málaga e o Panathinaikos, Dínamo Kiev - Monchengladbach e Spartak Moscovo - Fenerbahçe.

Confira o quadro completo do play-off da Liga dos Campeões:

Caminho dos Campeões:

Basileia (SUI)- Cluj (ROM)
Helsingborgs (SUE) - Celtic (ESC)
BATE (BIE) - Hapoel Kiryat Shmona (ISR)
AEL Limassol (CHI) - Anderlecht (BEL)
Dínamo Zagreb (CRO) - Maribor (ESL)

Caminho dos não campeões:

Udinese (ITA) - Braga (POR)
Spartak Moscovo (RUS)- Fenerbahçe (TUR)
Málaga (ESP)- Panathinaikos (GRE)
Borussia Monchengladbach (ALE) - Dínamo Kiev (UCR)
Lille (FRA) - Copenhaga (DIN)


A BOLA

JotaCC

PLAY-OFF DA LIGA DOS CAMPEÕES
Braga defronta Udinese

Primeira mão do play-off de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões realiza-se no Estádio AXA.
O Braga vai defrontar a Udinese, de Itália, no play-off de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões, nos dia 21 ou 22 deste mês, ditou há pouco o sorteio realizado em Nyon, na Suíça. A primeira mão deste play-off realiza-se no Estádio AXA.

A Udinese foi a equipa sensação da Serie A na época passada, concluindo a prova em terceiro lugar. A organização defensiva foi um dos trunfos do emblema italiano, pois apenas Juventus e Milan sofreram menos golos do que a Udinese. A grande figura da equipa é o atacante Di Natale.

O JOGO

JotaCC

Sp. Braga defronta Udinese no "play-off"

Os bracarenses vão medir forças com os italianos da Udinese no play-off de acesso à Liga dos Campeões. José Peseiro não tem boas memórias dos transalpinos.

O Sporting de Braga vai defrontar os italianos da Udinese no "play-off" de acesso à Liga dos Campeões, ditou o sorteio realizado esta sexta-feira em Nyon, Suíça, na sede da UEFA.
Esta será a primeira vez que as duas equipas se vão defrontar em jogos oficiais, mas José Peseiro, treinador dos arsenalistas, não tem boas memórias da Udinese. Os transalpinos, que terminaram a última edição da Serie A italiana no terceiro lugar, afastaram o Sporting da fase de grupos da Taça UEFA em 2005, ano em que Peseiro treinava os leões.

DN

JotaCC

Liga dos Campeões: Udinese é adversário do SC Braga no play-off

O SC Braga já conhece o adversário no play-off de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões. Os minhotos vão defrontar os italianos da Udinese, equipa que na época passada terminou a Serie A na 3ª posição.

Esta será a primeira vez que o SC Braga vai medir forças com a equipa de Udine em palcos europeus e partidas oficiais, de acordo com o sorteio realizado esta sexta-feira de manhã em Nyon, na Suíça.
Para já, Lima continua em Braga e é uma das 'armas' de Peseiro para o ataque à fase de grupos da C
Os minhotos disputam a primeira mão em casa, a 21 ou 22 de agosto, estando a segunda mão agendada para Udine, uma semana depois do duelo de Braga, a 28 ou 29 do mesmo mês.
No que toca aos duelos entre a formação arsenalista e conjuntos transalpinos, o saldo é positivo aos portugueses. Em cinco duelos, o SC Braga venceu três e perdeu dois, com a curiosidade de nunca se ter registado um empate.
Os 'braguistas' venceram duas vezes o FC Parma, sempre por 1x0, e o Chievo Verona, por 2x0, em casa. Por outro lado, perderam com o AC Milan (1x0) e também com o Chievo (2x1 a.p.), em Itália.

Já a Udinese tem no «currículo» europeu dois duelos com o Sporting, em 2005, na 3ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões. As recordações são positivas para os italianos, que venceram por 0x1 em Alvalade e 3x2 no Friuli.
A grande figura da equipa bianconera continua a ser o internacional italiano Antonio Di Natale, avançado de 34 anos e que vai para a 9ª temporada consecutiva ao serviço da equipa orientada por Francesco Guidolin.

ZEROZERO

JotaCC

Sporting de Braga defronta Udinese no "play-off" da Liga dos campeões

O Sporting de Braga vai defrontar a Udineseno "play-off" de apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões de futebol, ditou o sorteio realizado, esta sexta-feira, em Nyon.

A primeira mão do "play-off" joga-se a 21 ou 22 de agosto em Braga, com a segunda mão a disputar-se a 28 ou 29 em Itália.

Os vencedores desta eliminatória qualificam-se para a fase de grupos, na qual têm entrada direta o F.C. Porto e o Benfica.

JN

JotaCC

Braga defronta Udinese na Champions

O 'playoff' vale 2,1 milhões aos clubes apurados.

O Braga vai defrontar os italianos da Udinese no playoff da Liga dos Campeões, cujo sorteio se realizou há momentos em Nyon, representando este duelo um reencontro de José Peseiro com a equipa que o afastou, então como treinador do Sporting, na terceira pré-eliminatória da prova.

As equipas que se qualificarem nesta fase asseguram 2,1 milhões de euros, bem como a presença na fase de grupos da Champions. Os outros jogos desta fase proporcionam, por exemplo, um regresso do técnico português Jesualdo Ferreira a Málaga, agora como responsável pelos gregos do Panathinaikos.

Restantes encontros: Basileia-Cluj, Helsinborg-Celtic, BATE Borisov-Hapoel Shmona, AEL Limassol-Anderlecht, Dínamo Zagreb-Maribor, Spartak Moscovo-Fenerbahçe, Borussia Monchengladbach-Dínamo Kiev e Lille-FC Copenhaga.

Os jogos estão agendados para 21/22 e 28/29 de Agosto.
Dentro de uma hora vai efectuar-se o sorteio do playoff da Liga Europa que envolve Sporting (apurado directamente para esta fase) e Marítimo (qualificado após afastar, na 3ª pré-eliminatória da competição, os gregos do Asteras Tripolis).

DIÁRIO ECONOMICO

JotaCC

Udinese: fórmula FC Porto e Benfica
Italianos compram bem e vendem melhor; equipa nunca venceu o título da Serie A

A Udinese nunca foi campeã de Itália, mas aparece nesta Liga dos Campeões pela segunda vez consecutiva, depois de na temporada passada não ter conseguido chegar à fase de grupos. O Sp. Braga vai ter de fazer de Arsenal e eliminar os italianos, se quiser chegar à parte milionária da Champions. De resto, em Udine, a fórmula para o sucesso tem sido muito parecida com o que se faz por cá, sobretudo FC Porto e Benfica: comprar bem, para vender melhor.

São vários os casos de sucesso de futebolistas que passaram pelo Friuli. O mais mediático talvez seja Alexis Sanchez, o chileno que deixou a Udinese para se mudar para o Barcelona. Mas há mais, como o comptariota Mauricio Isla: saiu de Udine e rumou a Turim, para representar a Juventus. O mesmo percurso fez, por exempoo Kwadwo Asamoah, ganês de 23 anos. E só para dar mais um exemplo, Simone Pepe, internacional italiano que trocou o preto e branco da Udinese pelo da Vecchia Signora.

Esses, porém, já não moram no Friuli e, por isso, as atenções viram-se para quem está. E quem coninua é Antonio Di Natale, o mais experiente da equipa, o maior goleador da Serie A nos últimos anos: melhor marcador em 2009/10 e no ano seguinte, terceiro classificado na mesma tabela na última temporada. Para além de ser o maior goleador da história do clube.

Depois, há também o colombiano Luis Muriel, um extremo/avançado dotado de enorme técnica e margem de progressão e ainda reforços vindos do Brasil: sim, a Udinese movimenta-se nesse mercado como, provavelmente, nenhuma equipa italiana o faz. Comprou Maicosuel ao Botafogo, Willians ao Flamengo e Allan ao Vasco, por exemplo.

O treinador é Francesco Guidolin. Um italiano de 56 anos e principal responsável pelo crescimento da equipa nos últimos anos. O palmarés é que é mínimo. O melhor resultado da Udinese no campeonato foi um segundo melhor. Nesse aspeto, é bem comparável ao Sp. Braga. A diferença é que esse segundo lugar aconteceu na década de 50. mas atenção, para estar neste play-off, é porque ficou nos lugares cimeiros e basta dizer que o Inter, campeão europeu há duas três épocas, nem sequer alcançou.

A primeira participação na Champions League aconteceu em 2005/06 e o Friuli é um estádio com capacidade para 30 mil pessoas.

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Guidolin (Udinese): «Será mais difícil que o Arsenal»
Sp. Braga defronta italianos no play-off da Champions; treinador italiano antevê dificuldades

O treinador da Udinese, Francesco Guidolin, antevê dificuldades frente ao Sp. Braga, no play-off da Liga dos Campeões. «Vai ser mais difícil que na época passada», disse.

O técnico reagiu ao sorteio da Champions com uma comparação com a eliminatória da época passada, com o Arsenal. «Vai ser difícil, a meu ver, será ainda mais complicado que na época passada», admitiu o treinador numa declaração publicada pelo site do clube.

«As cinco equipas que eram cabeças de série tinham mais ou menos o mesmo valor», analisou Guidolin. «Os play-offs da Champions são difíceis, já não se encontram equipas confortáveis», continuou o treinador.

«É verdade que na temporada anterior defrontámos um grande, como o Arsenal, mas também é verdade que eles não estavam na melhor forma e, por isso, continuo convencido de que se nós estivéssemos em boas condições podíamos ter passado», considerou Guidolin.

Essa é, aliás, a principal lição a tirar do confronto com os ingleses. «Agora, vamos nas melhores condições para esta eliminatória», concluiu.

MAIS FUTEBOL

JotaCC

«Braga é um adversário mais complicado que o Arsenal»

O SC Braga pode não ser o nome mais temível da Europa, mas o treinador da Udinese, adversário dos minhotos no play-off de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões, sabe bem que um simples deslize frente à equipa de José Peseiro pode ser fatal. Por isso, nada de facilitismos: só uma Udinese na máxima força poderá parar o Braga, acredita Francesco Guidolin.

«Teremos de estar muito concentrados, e na máxima força. O Braga é uma equipa muito dura, muito complicada de defrontar. Além disso sabemos que nesta fase não existem equipas fracas, estamos todos mais ou menos ao mesmo nível. Estes play-offs são sempre muito difíceis, já não existem aquelas equipas que apareciam aqui para serem goleadas. Na verdade, acho que será mais complicado do que o ano passado, quando defrontámos o Arsenal. Digo isto porque o Arsenal nem estava muito bem na altura e, convenhamos, nós também já não estamos tão fortes como estávamos na altura. Por isso vai ser mais complicado», salientou o treinador dos italianos, ao site do próprio clube.

A BOLA

JotaCC

«Udinese? A equipa com melhor ranking somos nós»
Rui Casaca garante que o Sp. Braga não tem receio do adversário italiano

Rui Casaca, representante do Sp. Braga no sorteio da Liga dos Campeões que colocou a Udinese no caminho minhoto, garantiu que a formação de José Peseiro vai avançar par ao play-off sem receio. O dirigente lembrou até que, entre as duas equipas, o Sp. Braga é que era cabeça de série.

«Sabíamos que o sorteio era difícil, mas convém lembrar que a equipa com melhor ranking somos nós», começou por dizer Rui Casaca citado pela RTP. «Isso é importante para nós e para a nossa afirmação europeia. Sabíamos que íamos ter um adversário complicado, eram todos assim.»

Ora por isso o representante do Sp. Braga não atribuiu o favoritismo à Udinese, garantindo que se trata de uma eliminatória aberta na corrida aos milhões. «Saiu-nos uma equipa italiana fortíssima, que fez um excelente campeonato italiano na última época, mas nós também estamos fortíssimos.»

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Benfica-Sp. Braga no dia 18 às 20H15
OLHANENSE-ESTORIL ABRE LIGA ZON SAGRES

O jogo grande da primeira jornada da Liga ZON Sagres 2012/13, entre Benfica e Sp. Braga, será disputado às 20H15 de dia 18 (sábado), no Estádio da Luz, de acordo com comunicado emitido no site oficial da Liga.

O encontro entre o Gil Vicente e o campeão FC Porto, a disputar em Barcelos, está agendado para dia 19 (domingo), às 18H15, enquanto o V. Guimarães-Sporting será jogado a partir das 20H30, também no dia 19.

Quanto ao jogo de abertura, na sexta-feira dia 17, será disputado entre Olhanense e Estoril, às 20H15. Por fim, a partida que encerra a ronda será disputada entre Beira-Mar e Académica, às 20H15 de dia 20 (segunda-feira).

Lista completa de jogos:

Sexta-feira, dia 17
Olhanense-Estoril, 20H15

Sábado, 18
Rio Ave-Marítimo, 18H15
Benfica-Sp. Braga, 20H15

Domingo, 19
Nacional-V. Setúbal, 16 horas
P. Ferreira-Moreirense, 18 horas
Gil Vicente-FC Porto, 18H15
V. Guimarães-Sporting, 20H30

Segunda-feira, 20
Beira Mar-Académica, 20H15

RECORD