News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 07/08

Started by JotaCC, 07 de August de 2012, 07:13

Previous topic - Next topic

JotaCC

Mentalidade diferente exige melhor afinação
PESEIRO QUER BLOCO ALTO E MAIS POSSE

A defesa tem sido um dos pontos mais fortes do Sp. Braga e um dos fatores principais para o crescimento sustentado na última década. António Salvador escolheu a dedo treinadores como Jesualdo Ferreira, Jorge Jesus, Domingos Paciência e Leonardo Jardim, todos eles amantes de uma equipa com enormes preocupações defensivas.
O sucesso foi grande, independentemente da forma, mais ou menos rápida, como chegavam ao ataque. José Peseiro veio este verão e trouxe uma filosofia diferente e uma ambição enorme de, finalmente, conquistar um título.

RECORD

JotaCC

OS PILARES DE PESEIRO

Depois de algumas incertezas, motivadas pela cobiça que as chamadas de Custódio e Hugo Viana despertaram em alguns clubes, os últimos jogos não têm deixado dúvidas: os dois jogadores constituem os pilares da equipa que José Peseiro está a montar em Braga. O treinador é um confesso admirador da qualidade de ambos desde que os orientou no Sporting e espera que a cumplicidade existente entre os dois médios catapulte os arsenalistas para uma época tão sucedida como a que os leões tiveram em 2004/05, época em que ambos figuraram no topo da lista de jogadores mais utilizados na equipa verde e branca no campeonato. Só mesmo Ricardo, Liedson e Rogério somaram mais minutos que os internacionais portugueses.

A sociedade entre Custódio e Hugo Viana foi por todos elogiada na altura, mas, afinal, o que faz com que resulte tão bem? "Um complementa o outro", explica Rogério a O JOGO. "O Custódio é aquele médio clássico, que cobre muito bem o espaço em frente à defesa e liberta os companheiros para outras tarefas. Era aí que entrava o Hugo Viana, com a sua capacid a d e d e passe a longa distância e o forte remate", recorda o ex-lateral/médio do Sporting, que assistiu a várias conversas entre o treinador e a dupla. "O Peseiro pedia ao Custódio para não perder a noção da posição que devia ocupar e o Hugo que recuasse um pouco para tentar organizar o jogo, além de tentar aparecer próximo da área para procurar o remate. Fazem uma parceria muito boa e o Braga pode beneficiar com isso", garante.


EIXO DA DEFESA COM DOIS "REFORÇOS"

Douglão e Paulo Vinícius já não são os únicos centrais clinicamente disponíveis no plantel do Braga. O regresso ao trabalho dos arsenalistas ficou marcado pela reintegração de Nuno André Coelho e Haas (na foto), que na última semana trabalharam de forma limitada devido a problemas musculares. Ainda à parte continuam Paulo César e Yazalde, embora os responsáveis médicos bracarenses acreditem que o brasileiro vá estar apto para alinhar no jogo de apresentação, com o West Ham.


ESPERADA CERCA DE MEIA CASA NA APRESENTAÇÃO

Prometido espetáculo de multimédia

Tendo em conta a procura de bilhetes por parte dos adeptos, os dirigentes da SAD do Braga estão a contar com cerca de meia casa no jogo de apresentação da equipa, com o West Ham. O encontro está marcado para as 20h30 e só no final os jogadores serão chamados um a um ao relvado, onde decorrerá depois um espetáculo multimédia para, de acordo com o sítio do clube, "honrar e recordar a história" do emblema arsenalista. De resto, não são esperadas grandes surpresas em matérias de reforços, uma vez que o plantel está praticamente encerrado.


NAC apontado ao Roma

"Il Messagero"escreve que os Romanos pensem em avançar pelo central, mas o Braga tem pouca vontade de vendê-lo e já recusou propostas este verão

Colocado por diversas vezes na órbita do Palermo no passado, Nuno André Coelho foi ontem associado ao Roma pela Imprensa de Itália, onde lhe são reconhecidas qualidades. Mesmo escondido no final de uma notícia que dá mais destaque ao novo tridente ofensivo que o treinador Zdenek Zeman tem experimentado, o jornal "Il Messaggero" garante que um dos próximos alvos do clube romano neste mercado de transferências será o central. Não se fala que valores os "gialorrossi" estão dispostos a oferecer para o contratar, mas, ao que O JOGO apurou, terão de ser suficientemente elevados para convencer António Salvador a abrir mão do internacional jovem português, cujos direitos económicos estão divididos entre Braga, FC Porto e Sporting. De resto, durante este defeso o presidente da SAD bracarense já recusou uma proposta de quatro milhões de euros para vender o jogador, que tem uma das cláusulas de rescisão mais elevadas do plantel: dez milhões de euros.

Influente Nuno André Coelho procura dar seguimento à boa época que realizou em 2011/12
Confrontado com a notícia sobre este suposto interesse do Roma, Nélson Almei d a , agente FIFA que representa Nuno André Coelho, afiançou nada saber. "Estou a ouvir o assunto pela primeira vez. Todos sabem que o Braga é um clube vendedor, mas neste momento não existe grande vontade de deixar sair o Nuno [André Coelho]", adiantou o empresário.
Titular na reta final da última temporada, depois de meio ano a recuperar de uma rotura de ligamentos do joelho direito, Nuno André Coelho foi incluído na lista de reserva de Paulo Bento para o Europeu e parte para esta época com inúmeras expectativas. O internacional jovem português, produto das escolas do FC Porto e do Penafiel, falhou os últimos encontros de carácter particular devido a uma mialgia de esforço na coxa esquerda, mas ontem já trabalhou com os restantes companheiros de equipa, pelo que até poderá vir a ser utilizado no jogo de apresentação, na sextafeira, com o West Ham. Peseiro ganha, assim, mais um elemento para o eixo da defesa, numa altura em que a equipa tem revelado algumas fragilidades no processo defensivo. Resta saber se o treinador promoverá alguma alteração a cerca de duas semanas da jornada inaugural da Liga, contra o Benfica, no Estádio da Luz, onde o clube da Cidade dos Arcebispos tem um recorde terrível (nunca venceu).


MOSSORÓ CONTINUA A SER FALADO PARA O OLYMPIACOS

Mesmo com o Olympiacos próximo de assegurar Paulo Machado, na Grécia continua a falar-se sobre a possibilidade de o campeão grego avançar por Mossoró. Os jornais até têm publicado entrevistas alegadamente realizadas ao médio, depois de há dias o Braga já ter vindo a público desmenti-las. Ontem foi a vez de o periódico "Real News", especializado em assuntos políticos, o fazer, num artigo em que o brasileiro, cujo contrato com os arsenalistas expira somente em 2015, supostamente terá dito "quem não gostaria de alinhar no Olympiacos", em resposta à pergunta se aceitaria mudar-se para os gregos. Fonte próxima do Mágico, contudo, voltou a negar a O JOGO que o atleta tenha feito as declarações, apesar de jornalistas gregos tentarem todos os dias.


GREGOS PEDEM DJAMAL

O nome de Djamal continua a ser associado ao Olympiacos, por força da ligação sentimental a Leonardo Jardim. Os gregos realmente fizeram chegar a Braga uma proposta para o empréstimo do médio, mas os arsenalistas recusaram e só aceitam transferi-lo em definitivo.

O JOGO

JotaCC

ABC vs Benfica em jogo-treino


Também ontem ABC, Fafe e Avanca, promovidos à I Divisão, iniciaram a preparação da nova época. O clube bracarense, que já confirmou o regresso do lateral-esquerdo Hugo Rocha (passou pelo Sporting), tem marcado o seu primeiro jogo-treino para o próximo sábado, frente ao Benfica, em Viseu. Já a apresentação oficial, no pavilhão Francisco Sá Leite, será a 8 de setembro, com equipa ainda a designar.


O JOGO



JotaCC

Nuno André Coelho e Hass à disposição de José Peseiro

BOAS NOTÍCIAS para o treinador do Braga. Nuno André Coelho e Hass estão totalmente recuperados dos problemas físicos que os afetavam e são opção para o jogo de apresentação aos sócios arsenalistas.
Os dois defesas sofriam de problemas musculares na coxa esquerda, mas, ontem, treinaram sem quaisquer limitações e estão aptos para o duelo com os ingleses do West Ham, na sexta-feira. Quem continua em dúvida é Paulo César, ainda a recuperar de um traumatismo no joelho esquerdo, e Yazalde, a contas com uma mialgia na coxa esquerda. Os dois jogadores treinaram ontem de forma condicionada. O West Ham, que acabou de regressar à Liga Inglesa, foi o adversário escolhido para a apresentação dos minhotos aos sócios e o encontro tem início marcado para as 20.30 horas no AXA, seguindo-se aapresentação individual dos jogadores que fazem parte do plantel de José Peseiro. Odiaficaráaindamarcado pelo sorteio do "play-off" da Liga dos Campeões 2012/13, com o Braga a conhecer o nome do adversário para a derradeira eliminatória antes da fase de grupos.


JN

JotaCC

Bracara Legion comemora nove anos



A Bracara Legion, uma das claques afectas ao Sporting Clube de Braga, celebra hoje o seu nono aniversário. São nove anos de apoio total e inegável ao Sp. Braga que, entre hoje e o próximo sábado, serão recordados e celebrados com algumas actividades destinadas, principalmente, ao convívio entre os sócios, simpatizantes e amigos desta claque que já tem a próxima temporada definida e praticamente estruturada, com a aposta clara em continuar a "dar todo o apoio que as equipas de todas as modalidades do Sp. Braga, sem dúvida, merecem".
É com estas palavras que Paulinho, principal dirigente deste grupo de sócios e adeptos dos Guerreiros do Minho, descreve o principal objectivo que conduz a 'vida' desta claque.
"Têm si do nove anos de enorme trabalho, dedicação e esforço no apoio ao Sp. Braga e penso que esta data merece uma comemoração. Aliás, penso que todos nós, que fazemos parte desta família que é a Bracara Legion, merecemos também ver reconhecido o nosso trabalho ao longo das épocas", afirmou Paulinho, acrescentando que o programa das festas de celebração de mais um aniversário da claque são "simples, mas repletas de simbolismo e sentimento".
"Vamos reunir o maior número de elementos da claque e, no hoje, celebrar na sede, com o habitual bolo de aniversário. A festa maior está marcada para o próximo sábado, com a realização de um grande convívio que contará com um jogo de futebol entre os membros e, claro, um banquete", finalizou.


Ambição em colocar ABC na rota europeia


A aposta da direcção do ABC resume-se a uma estratégia de estabilidade financeira, sob o lema de contenção financeira. Mas, no campo, Carlos Resende abre os horizontes dos atletas e estica a ambição. "Queremos voltar a marcar presença nas competições europeias. E isso envolve ficar nos três primeiros lugares ou ganhar a Taça de Portugal", apontou o treinador, fruto de uma filosofia de vencedor, que o caracterizou como atleta, e caracteriza também como treinador. No fundo é um desafio à altura de um grupo que Carlos Resende pretende "ambicioso". E acrescenta "coisas banais qualquer um faz".
"Será necessário ficar um pouco mais à frente do que o ano passado e com menor número de atletas. Estamos cientes da responsabilidade que temos pela frente perante adversários que à partida têm mais capacidade individualmente. O nosso objectivo implica deixar um dos grandes de fora. Qualquer um desses três grandes, do ponto e vista teórico, têm mais condições do que o ABC, com orçamentos superiores. Claramente seria mais confortável fazer algo mais pequeno mas não estaríamos a ser ambiciosos", salientou o treinador do ABC.
O plantel conta apenas com um reforço oriundo de outro clube, o caso de Hugo Rocha (ex-Sporting). As demais novidades são atletas que vêm dos juniores, mas que irão integrar as opções do treinador no imediato. "Estes objectivos são para esta época e os jovens que entram nesta equipa são para jogar. Só existem dois tipos de jogadores: os bons e os outros", atirou Carlos Resende. Depois da saída de atletas como Tiago Pereira e Álvaro Rodrigues, naturalmente ficam alguns desequilíbrios no grupo e Resende não fecha as portas à chegada de mais jogadores, mas avisa que "para entrar será sempre alguém que seja uma mais valia e a sair será por algum motivo forte". Por outro lado, defende a aposta ao nível da formação tendo em linha de conta o lema que caracteriza o ABC ao longos dos últimos anos, que passa pela "Escola de Campeões".

Orçamento reduzido... ambição reforçada


O dinheiro até pode ajudar a fazer equipas, mas nada decide. Por isso, com menos o ABC pretende fazer mais. No arranque da época 2012/2013 é possível constatar a redução do orçamento em cerca de 25%, mas a ambição é reforçada em... 100%. Presidente do clube corrabora das metas apontadas pelo próprio treinador. "A ambição mantém-se ao longo das épocas, naturalmente a contenção obriga a definir outros objectivos diferentes daqueles que à partida gostaríamos de apontar. Mas a ambição existe porque nasce com os atletas e este grupo será sempre ambicioso", vincou Luís Teles, realçando ainda a aposta ao nível da sustentabilidade do ABC com a aposta fomentada com a Universidade do Minho. "É muito importante que o ABC se constitua como instituição sustentável, e não ser um ano no topo e outro ano mais no fundo. São necessárias condições para manter o ABC no topo e assim garantir que o clube vai continuar a fazer aquilo que nos tem habituado. A parceria com Universidade do Minho é mais um passo para esse esteio de sustentabilidade e passa a ganhar ainda maior notoriedade",disse o presidente.

CORREIO DO MINHO

JotaCC


Segunda Liga arranca

A edição 2012/2013 da Segunda Liga começa no próximo fim-de-semana e os motivos de interesse são, esta temporada, ainda maiores que nas épocas transatas, não só pelo alargamento a 22 equipas como também pela inclusão das equipas B de Benfica, Marítimo, FC Porto, Sporting, Sporting de Braga e Vitória de Guimarães, permitindo que alguns jovens craques destas equipas permaneçam no plantel e possam ser chamados a algumas partidas da equipa principal, caso seja necessário.
Em relação à temporada passada, onde participaram 16 equipas nesta competição, nota-se a presença das duas equipas que terminaram nas duas últimas posições, Sporting da Covilhã e Portimonense, que, apesar de terem acabado a época em posição de descida de divisão, voltam a marcar presença no segundo escalão do futebol profissional português, por força da falta de condições de União de Leiria (que encerrou as portas ao futebol profissional) tendo descido da Primeira Liga para os campeonatos distritais e do Varzim que, apesar de ter vencido a zona Norte da II Divisão (e posteriormente campeão da II Divisão) também não reúne as condições necessárias para participar neste campeonato, permanecendo na II Divisão.
Pelo contrário, para além das presenças das 6 equipas B (que levou ao alargamento de 16 para 22 equipas) nota-se a presença de duas equipas que, por via dos resultados desportivos alcançados na temporada passada, marcaram a sua presença na II Liga em 2012/2013: falamos, obviamente, de Feirense e Tondela, sendo que a equipa de Santa Maria da Feira foi relegada da Primeira Liga na temporada passada, enquanto o Tondela venceu a Série Centro da II Divisão e, ao sagrar-se vice-campeão dessa divisão, garantiu a subida ao segundo escalão do futebol português.
No entanto, um dos grandes pontos de interesse desta nova edição da Segunda Liga será, certamente, a presença das equipas B que, apesar de estarem impedidas de subir de divisão e de participar noutras competições (Taça de Portugal e Taça da Liga) dará uma nova visibilidade a esta competição por força da presença de alguns jovens craques dos grandes do futebol português, podendo ser mais um motivo de equilíbrio que, por norma, pauta esta competição. De recordar que, na época 2011/2012, apenas 9 pontos separaram o 5º classificado (Belenenses) do 16º e último (Portimonense) pelo que será positivo que a competitividade desta divisão se mantenha.
Outra novidade para a época que se aproxima é o fato de voltarem a descer os 3 últimos classificados (e não apenas os dois últimos como tem sido prática ao longo dos últimos anos) o que permitirá devolver alguma justiça ao campeonato da II Divisão pois os 3 vencedores de cada uma das séries (Norte, Centro e Sul) voltarão a ter a justa recompensa da subida de divisão.

FUTEBOL PORTUGAL

JotaCC

«Vamos lutar por um título esta temporada» - Salino

A derrota por 3-1 com o Nápoles não afetou o espírito de conquista do SC Braga. Quem o garante é Salino, que em declarações à sua assessoria de Imprensa fala de uma equipa com a confiança em dia e pronta para entrar a ganhar na estreia do Campeonato, frente ao Benfica: «A equipa está no caminho certo, mesmo com as vitórias e derrotas da pré-época. Perdemos frente ao Nápoles, uma grande equipa, que tem grandes jogadores, no último jogo, e estamos na fase de acertos. Vamos trabalhar para estar 100 por cento contra o Benfica, na estreia da competição», disse.

O brasileiro tem a noção de que o nível de exigência é maior para o SC Braga. «A expectativa é a melhor possível. Agora a pressão aumentou, pois sabemos que temos qualidade para ficar entre os três primeiros colocados. Vamos lutar por um título esta temporada», prometeu

Com contrato válido até junho de 2013, ainda não houve acordo entre Salino e a SAD para a renovação do vínculo laboral. Um tema que foi aprofundado na edição impressa de hoje de A BOLA. Na mesma situação estão Custódio e Hugo Viana, outros dois titulares. Felipe Fortuna, agente de Salino, confirma apenas a existência de uma «sondagem informal pouco antes das férias» mas na qual «não foram discutidos valores». «Oficialmente ainda não fui procurado pelo clube para a renovação do atleta», declarou.

A BOLA

JotaCC

Salino: «Vamos lutar por um título esta temporada»

O SC Braga afina os motores para o difícil arranque de temporada no Estádio da Luz, dia 19 de agosto, frente ao vice-campeão Benfica, e nem a recente derrota no San Paolo, diante do Napoli, por 3x1 afetou a moral da equipa. Garantia de Leandro Salino.

«A equipa está no caminho certo, mesmo com as vitórias e derrotas da pré-época. Perdemos frente ao Nápoles, uma grande equipa, que tem grandes jogadores, no último jogo, e estamos na fase de acertos. Vamos trabalhar para estar 100 por cento contra o Benfica, na estreia da competição», disse o brasileiro em declarações à assessoria de imprensa.

Depois de várias épocas a lutar pelos lugares de topo na Liga portuguesa, Salino sabe que em Braga as expetativas são elevadas. E nem ele faz por menos: «A expectativa é a melhor possível. Agora a pressão aumentou, pois sabemos que temos qualidade para ficar entre os três primeiros colocados. Vamos lutar por um título esta temporada», afirmou.

ZEROZERO

JotaCC

Sp. Braga "vai lutar por um título"

Leandro Salino mostra confiança na equipa minhota para a nova temporada: "A expectativa é a melhor possível".

Depois de várias épocas consecutivas a mostrar bom nível de futebol, mas sem levantar um troféu, chegou a hora do Sporting de Braga conquistar um título.

É a aposta de Leandro Salino, que mostra confiança na equipa minhota para a nova temporada, apesar da derrota recente em Nápoles.

"A equipa está no caminho certo, mesmo com as vitórias e derrotas da pré-época. Perdemos frente ao Nápoles, uma grande equipa, que tem grandes jogadores, no último jogo, e estamos na fase de acertos. Vamos trabalhar para estar 100 por cento contra o Benfica, na estreia da competição", afirmou Salino em declarações à sua assessoria de imprensa.

O brasileiro acrescentou que "a expectativa é a melhor possível. Agora a pressão aumentou, pois sabemos que temos qualidade para ficar entre os três primeiros colocados".

"Vamos lutar por um título esta temporada", assegurou Leandro Salino.


Vaz Tê elogia Sp. Braga e formação do Sporting

Avançado português está de regresso a Portugal para defrontar os bracarenses.

O West Ham vai defrontar o Sporting de Braga na próxima sexta-feira, no jogo da apresentação da equipa minhota aos sócios, o que significa que Ricardo Vaz Tê está de regresso a Portugal.

Em entrevista à televisão do clube inglês, o avançado português confessou que "jogar em casa é sempre acolhedor", sublinhando que há uma maior motivação quando joga em Portugal.

O antigo internacional sub-21 defrontou, ao serviço do Bolton, o Vitória de Guimarães em 2005 e o Sporting em 2008, sempre na Taça UEFA.

Na antevisão ao duelo com o Sp. Braga, Vaz Tê alertou para as qualidades do conjunto português: "É um desafio maior. Terminaram no terceiro lugar no campeonato, foram impressionantes, chegaram a liderar e estiveram sempre muito bem. Vai ser um jogo difícil para nós".

"O que o Sp. Braga conseguiu é fantástico. É um clube que não gasta muito dinheiro, comparando com os gastos dos três grandes, mas conseguem competir mesmo assim. O seu progresso nos últimos cinco anos, quer internamente, quer na Europa, é fantástico", acrescentou.

O avançado luso analisou o futebol nacional, afirmando que FC Porto e Benfica "têm dominado a última década e, apesar de não gastar tanto dinheiro como os rivais, o Sporting consegue rivalizar com os adversários ao formar jovens jogadores fantásticos com regularidade".

Indiretamente, Vaz Tê abordou também os rumores sobre uma eventual saída do clube de Londres neste mercado, negando o seu desejo de abandonar o West Ham.

"Preciso de me focar no principal, que é jogar pelo West Ham United. Quero melhorar e trabalhar arduamente, na preparação para a nova temporada", comentou o português de 25 anos.

RELVADO

JotaCC

Leandro Salino: «Vamos lutar por um título esta temporada»

O Sp. Braga sabe que começará a edição 2012/2013 do campeonato no Estádio da Luz, frente ao Benfica. Frente a frente, o segundo e terceiro classificados da última prova, num confronto que se prevê emocionante. Leandro Salino garantiu hoje que a moral está em alta por Braga e que a derrota no amigável com o Nápoles (3-1) em nada afetou as suas convicções.

«A equipa está no caminho certo, mesmo com as vitórias e derrotas da pré-época. Perdemos frente ao Nápoles, uma grande equipa, que tem grandes jogadores, no último jogo, e estamos na fase de acertos. Vamos trabalhar para estar a 100 por cento contra o Benfica, na estreia da competição», assegurou o brasileiro, através da sua assessoria de imprensa.

Agora que os minhotos conseguiram afirmar-se como uma das equipas de topo em Portugal, Leandro Salino já só pensa em conquistar títulos.

«A expectativa é a melhor possível. Agora a pressão aumentou, pois sabemos que temos qualidade para ficar entre os três primeiros colocados. Vamos lutar por um título esta temporada», concluiu, ambicioso.

FUTEBOL365

Bruno3429

Champions: minhotos evitam o Dínamo de Kiev
Por Pascoal Sousa

O Dínamo de Kiev venceu esta terça-feira, na Holanda, o Feyenoord, por 1-0, qualificando-se para o play-off da Liga dos campeões, onde entrará como um dos cabeças-de-série no sorteio do pote 1 das equipas não campeãs, juntamente com o SC Braga.

Os minhotos, com um coeficiente um pouco superior ao dos ucranianos, evitam este adversário e uma deslocação que do ponto de vista económico e desportivo não seria de todo aliciante.

O grupo dos potenciais opositores do SC Braga ficará esta quarta-feira definido após os jogos Vaslui-Fernerbahçe (1-1, na primeira-mão), Panathinaikos-Motherwell (2-0) e Club Brugge-Copenhaga (0-0). Borussia Mönchengladbach e Málaga são certezas no pote 2, no qual ainda podem caber o Lille, de França, e a Udinese, de Itália, mas tudo dependerá dos desfechos dos jogos da 3.ª pré-eliminatória da Champions.

A Bola