News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Fim do Atletismo

Started by sedas, 30 de July de 2012, 10:16

Previous topic - Next topic

khadafi

Quote from: spinto on 20 de August de 2012, 12:49
Quote from: joaquim gomes on 19 de August de 2012, 17:04
Porque não o superbraga ou os braguistas fazerem uma iniciativa de apoio a esta modalidade: um jantar, uma marcha, uma corrida, entupir a caixa de correio electronico do clube com mensagens de apoio à modalidade! Sei lá, ha tantas coisas que podem ser feitas.
S.C.Braga SEMPRE mas deixem o atletismo continuar a fazer história.

Uma boa ideia para um domingo de manhã, uma corrida ou marcha: 1º deMaio - AXA - 1º de Maio

Alinho!
Força Braga!

Gverreiro21

Quote from: khadafi on 20 de August de 2012, 13:26
Quote from: spinto on 20 de August de 2012, 12:49
Quote from: joaquim gomes on 19 de August de 2012, 17:04
Porque não o superbraga ou os braguistas fazerem uma iniciativa de apoio a esta modalidade: um jantar, uma marcha, uma corrida, entupir a caixa de correio electronico do clube com mensagens de apoio à modalidade! Sei lá, ha tantas coisas que podem ser feitas.
S.C.Braga SEMPRE mas deixem o atletismo continuar a fazer história.

Uma boa ideia para um domingo de manhã, uma corrida ou marcha: 1º deMaio - AXA - 1º de Maio

Alinho!


Boa iniciativa! Apoio 100 %

bragatlet

Quote from: Gverreiro21 on 20 de August de 2012, 21:31
Quote from: khadafi on 20 de August de 2012, 13:26
Quote from: spinto on 20 de August de 2012, 12:49
Quote from: joaquim gomes on 19 de August de 2012, 17:04
Porque não o superbraga ou os braguistas fazerem uma iniciativa de apoio a esta modalidade: um jantar, uma marcha, uma corrida, entupir a caixa de correio electronico do clube com mensagens de apoio à modalidade! Sei lá, ha tantas coisas que podem ser feitas.
S.C.Braga SEMPRE mas deixem o atletismo continuar a fazer história.

Uma boa ideia para um domingo de manhã, uma corrida ou marcha: 1º deMaio - AXA - 1º de Maio

Alinho!


Boa iniciativa! Apoio 100 %

Como muita gente é um bocado comodista ou pode sair sábado à noite :) é melhor também "entupir a caixa de correio electronico do clube com mensagens de apoio à modalidade" que sempre é mais facil  ;).
A ideia das faixas nos jogos também é boa e será bastante eficaz...

jotabraga

QuoteQuando se avizinha a nova época, as notícias não são animadoras. A Conforlimpa anuncia o encerramento da sua equipa e mais surpreendente ainda o Sporting de Braga deixa morrer o atletismo no clube. No último caso é o reflexo de uma mais que evidente falta de cultura desportiva

A notícia da extinção da equipa de atletismo da Conforlimpa, não foi, para mim, uma surpresa completa e sinceramente já me havia questionado para quando o desfecho, que se adivinhava, de uma empresa cujo modelo de negócio depende, em grande medida, dos serviços que presta para um Estado com fama, há muito, de mau pagador, salvo honrosas, poucas exceções e a dificuldade cada vez maior no acesso ao crédito bancário, a decisão de terminar com a visibilidade que a Conforlimpa vai tendo, não só no atletismo, como em outros desportos, era, pois, um cenário mais que provável e até compreensível.
Agora o que não se compreende é a decisão do Sporting Clube de Braga terminar com o atletismo ainda mais quando li as declarações da professora Sameiro Araújo a um jornal desportivo onde dava conta de que bastaria o dinheiro que custa um dos carros topo de gama oferecidos a cada um dos jogadores da equipa de futebol bracarense para pagar toda uma época do atletismo do histórico clube minhoto. Afinal onde está a solidariedade e a razoabilidade de uma gestão cega, com palas de burro, incapaz de olhar para o clube como um todo, com o devido respeito pela sua história e do seu referencial humano, de que a professora Sameiro Araújo é porta-bandeira na construção e acompanhamento de gerações e gerações de atletas?
Esquecem-se os menos atentos que o estádio onde a equipa profissional de futebol do Sporting de Braga joga é municipal e foi pago com o dinheiro dos contribuintes. E não, não é demagogia, é sim a realidade dos factos que pôe a nu a promiscuidade entre a política e o futebol, no jogo labirintico entre o clube e SAD com o mesmo nome e onde não há espaço nem dinheiro para mais nada. Neste caso e à primeira vista, a desculpa da crise não se justifica e apesar de ter lido inúmeras reações de protesto de bracarenses mais atentos, a verdade é que não tive conhecimento de nenhum movimento, espontâneo ou concertado, que fosse a tempo de evitar uma séria machadada na bandeira do ecletismo do clube da cidade dos arcebispos e por conseguinte na própria modalidade que é o atletismo.
Mas mais que o discurso gasto dos "coitadinhos" este é o exemplo vivo do que somos enquanto país e para aqui recupero as palavras de chefe da missão olímpica portuguesa em Londres. Portugal não tem cultura desportiva. Eu diria mais, Portugal não merece os campeões que tem e dito assim, desta forma tão crua, pode parecer redutor mas essa é a realidade que se espelha nos hábitos de prática desportiva dos portugueses, que bate recordes, mas pela negativa, com indíces preocupantes de obesidade infantil e com o governo a ajudar à festa ao diminuir a carga horária das aulas de educação física, disciplina que vai deixar de contar para a nota final.
Mas recuo vinte e cinco anos e recordo-me de um episódio que não resisto a partilhar e que simboliza bem a cultura desportiva que vamos tendo ou não temos, porque isto de mudar mentalidades demora tempo, gerações mesmo e não creio que passadas mais de duas décadas, o nosso sistema educativo tenha evoluido muito nesse aspeto particular. Era eu um aluno do secundário e com grande destreza para a prática de praticamente todos os desportos. No final do ano o professor atribui-me um quatro, numa escala de um a cinco, o que aceitei. Já uma colega minha, que apresentava com frequência um atestado médico para não ter de fazer aulas de educação física, apesar de não lhe reconhecer nenhuma limitação física ou problema de saúde, a essa aluna "brilhante" de testes com notas elevadas que passava os intervalos antes dos testes a decorar a matéria em minúsculas cábulas que escondia sei lá onde, foi-lhe "oferecido" um mais que forçado cinco à disciplina de educação física. Quando questionei o professor da injustiça das notas atribuídas eis que recebo como resposta: "Essa questão foi discutiva em reunião de professores e é para não estragar a média das notas da tua colega". Como forma de protesto e em silêncio, abandonei a meio a aula, perante o olhar compreensivo do professor, que não teve coragem de me marcar falta.

É este o legado que o nosso "brilhante" sistema de ensino nos vai deixando como herança e as perguntas impoêm-se: Alguém será capaz de contra-argumentar a mais que evidente falta de cultura desportiva do povo português, que não sabe cuidar das suas figuras de referência no que também ao desporto diz respeito? Que valores de conquista pelo mérito e persistência vamos nós construir como exemplo para as gerações que se nos seguem? Que consequências isso nos trará a médio e a longo prazo? As respostas encontram-nas nos entediantes programas de televisão de debate futebolístico, nas mais que prováveis capas dos jornais desportivos, nos preocupantes indíces de obesidade infantil, na popularidade desmesurada de muitas das patéticas figuras do jetset elevadas ao estatuto de pseudo-estrelas com o mínimo esforço, nas estatísticas que são mais que evidentes... a esmagadora maioria da população portuguesa não tem hábitos de prática desportiva regulares e contra factos não há argumentos.

Mas voltemos a Braga. A extinção do atletismo no Sporting Clube de Braga levanta uma série de questões – preocupantes – a meu ver. No arranque da nova época o atletismo está mais pobre e a tendência não é para melhorar. É o reflexo das prioridades ou falta delas num clube onde o futebol passou a monopolizar tudo. E quantas autarquias não vão cortar apoios a pequenas coletividades a pretexto da crise a um ponto tal que os diretores, muitos, os mesmos de há decádas, se fartarem e fecharem portas enquanto que os apoios para o futebol, os tais que garantem votos nas eleições que se aproximam, esses se irão manter?
Por fim e como sugestão. Para quando o sistema de ensino valorizar as atividades extra-curriculares dos jovens, atestadas e certificadas por associações desportivas, recreativas, culturais e artísticas? É que caso não tenham ainda percebido, caminhamos a passos largos para uma sociedade cada vez menos interventiva e mais egoísta. Depois admirem-se das consequências...

José Manuel Henriques
Diretor do Atletas.net

http://www.atletas.net/editorial/o-triste-fim-do-sporting-de-braga

Li isto por acaso, achei por bem inserir neste tópico.

Abraços

(S)oon(C)hampion(B)raga

havendo empresas/empresários dispostos a patrocinar...

HÁ ATLETISMO!!!

sendo que estes patrocínios são dedutíveis no IRC dessas empresas ;)
[url="https://fb.watch/l3N5OntDOI/"]https://fb.watch/l3N5OntDOI/[/url]

java551

Isto é uma grande confusao,o atletismo nao acabou nem vai acabar,o que acabou foi o ordenado de atletas e professora,se quiserem ficar é de graça,só ficam com os premios das provas

JAraujo

Quote from: java551 on 24 de September de 2012, 19:03
Isto é uma grande confusao,o atletismo nao acabou nem vai acabar,o que acabou foi o ordenado de atletas e professora,se quiserem ficar é de graça,só ficam com os premios das provas
ORDENADOS? Qual a tua fonte de informação? Já agora diz quanto ganham. Agradeço a resposta, obrigado.

eduardo_manulo

Ressuscito este tópico para que alguém me tire umas dúvidas. A Prof. Sameiro Araújo ainda é treinadora de atletismo no Braga?

Estava a ler uma notícia e reparei nisto:

http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Sporting/interior.aspx?content_id=855450

A presença dela ontem no encontro de Sportinguistas de Braga!
Quem não sente, não entende! SCB1921@

Arsenalista

Quote from: eduardo_manulo on 25 de November de 2013, 12:38
Ressuscito este tópico para que alguém me tire umas dúvidas. A Prof. Sameiro Araújo ainda é treinadora de atletismo no Braga?

Estava a ler uma notícia e reparei nisto:

http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Sporting/interior.aspx?content_id=855450

A presença dela ontem no encontro de Sportinguistas de Braga!

Penso que actualmente é vereadora na CM de Braga. Desconhecia qualquer tipo de ligação dela ao clube lisboeta.
Bracara Avgvsta Fidelis et Antiqva

JotaCC

Quote from: Arsenalista on 25 de November de 2013, 12:56
Quote from: eduardo_manulo on 25 de November de 2013, 12:38
Ressuscito este tópico para que alguém me tire umas dúvidas. A Prof. Sameiro Araújo ainda é treinadora de atletismo no Braga?

Estava a ler uma notícia e reparei nisto:

http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Sporting/interior.aspx?content_id=855450

A presença dela ontem no encontro de Sportinguistas de Braga!

Penso que actualmente é vereadora na CM de Braga. Desconhecia qualquer tipo de ligação dela ao clube lisboeta.

Sameiro Araújo é vereadora do desporto na CM de Braga. Não sei qual o clube dela mas podia estar a representar a CM.

rpo.castro

Quote from: JotaCC on 25 de November de 2013, 15:41
Quote from: Arsenalista on 25 de November de 2013, 12:56
Quote from: eduardo_manulo on 25 de November de 2013, 12:38
Ressuscito este tópico para que alguém me tire umas dúvidas. A Prof. Sameiro Araújo ainda é treinadora de atletismo no Braga?

Estava a ler uma notícia e reparei nisto:

http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Sporting/interior.aspx?content_id=855450

A presença dela ontem no encontro de Sportinguistas de Braga!

Penso que actualmente é vereadora na CM de Braga. Desconhecia qualquer tipo de ligação dela ao clube lisboeta.

Sameiro Araújo é vereadora do desporto na CM de Braga. Não sei qual o clube dela mas podia estar a representar a CM.
Porque haveria a CMB fazer-se representar numa acção deste género?
Só pode ser a nível pessoal.
Quem não sente não é filho de boa gente.

Augusto Gomes

Sameiro é treinadora do atletismo/formação do Braga, já que não há equipa sénior e muito menos profissional.
Também estranhei a sua presença no encontro lagarto de Priscos, mas tal presença "só" pode decorrer do cargo que desempenha na Câmara, aceitando eventual convite formulado em tal sentido, não deixando, como tal e se for verdade o que refiro, de constituir um sério precedente...
Aliás, há  Presidentes de Câmara que vão a reuniões benfiquistas, portistas e sportinguistas, alguns adeptos de clubes não correspondentes, mas isso, geralmente, ocorre em meios mais pequenos, nunca em cidades como Braga ou Guimarães (para além de Setúbal e Coimbra, digo eu) onde os seus adeptos (radicais) se afirmam como concorrentes directos dos ditos grandes...
Mas talvez por ter sido o Sporting (clube simpático mas perdedor) o facto passou despercebido...Se fosse Benfica ou Porto...
FORÇA BRAGA, RUMO À LIGA DOS CAMPEÕES!!!

eduardo_manulo

Não estou a ver onde é que a CMB tenha que participar num jantar de Adeptos de um clube de Lisboa.

Isto não tem nada a ver com desporto, a presença só poderá ter sido a nível pessoal, causando algum desconforto pelo facto de achar que a Professora ainda tem ligação profissional (independentemente de envolver €) com o Braga.
Quem não sente, não entende! SCB1921@

Pé Ligeiro

Quote from: Augusto Gomes on 26 de November de 2013, 00:24
Sameiro é treinadora do atletismo/formação do Braga, já que não há equipa sénior e muito menos profissional.
Também estranhei a sua presença no encontro lagarto de Priscos, mas tal presença "só" pode decorrer do cargo que desempenha na Câmara, aceitando eventual convite formulado em tal sentido, não deixando, como tal e se for verdade o que refiro, de constituir um sério precedente...
Aliás, há  Presidentes de Câmara que vão a reuniões benfiquistas, portistas e sportinguistas, alguns adeptos de clubes não correspondentes, mas isso, geralmente, ocorre em meios mais pequenos, nunca em cidades como Braga ou Guimarães (para além de Setúbal e Coimbra, digo eu) onde os seus adeptos (radicais) se afirmam como concorrentes directos dos ditos grandes...
Mas talvez por ter sido o Sporting (clube simpático mas perdedor) o facto passou despercebido...Se fosse Benfica ou Porto...

É claro que a Câmara não nada a ver...

Fica mal à prof. Sameiro Araújo, que, atendendo ao seu passado, era considerada uma "embaixadora" do Braga. Desta forma, com esta exposição a apoiar um clube rival, devia um pedido de desculpas aos adeptos do Braga.
BRAGA SEMPRE MAIS!

rpo.castro

No Correio do Minho de ontem (2-janeiro), vem uma entrevista da prof. Sameiro Araújo.

Além de treinadora da formação de atletismo do SC Braga, e vereadora da CMB, refere que
Quote
Continuo a treinar atletas que foram do Sporting de Braga e que agora estão noutros clubes. Tenho atletas que neste momento estão no Benfica, outros no Sporting, outros no Maratona, outros num clube da Madeira. Continuo a treiná-los. Não representam o Sporting Clube de Braga, com grande pena minha.

Aconselho a lerem a entrevista (o registo no site do Correio do Minho é gratuito e podem fazer download do pdf de todas as edições). Entre os assuntos abordados destaco:

Quote
Não estava à espera, nomeadamente, daquilo que a câmara tem que pagar pelas parcerias público-privadas. É um absurdo. Com esse dinheiro conseguiríamos no concelho fazer uma política de desenvolvimento desportivo e de infra-estruturas que, neste momento, não vai ser possível, porque 470 mil euros mensais, durante 25 anos, não direi que vai hipotecar o futuro mas condiciona-nos grandemente.

CM — Projectando 2014, pode dizer-se que há grandes restrições
orçamentais?

SA — Como lhe digo, é quase meio milhão de euros mensais, durante 25 anos, que vamos ter de despender para as parcerias publico-privadas.
Não quero dizer que tudo que foi feito foi mal feito. Não é isso que estou a dizer. Mas há alguns campos que foram efectivamente construídos e que não deveriam ter sido. Trinta e tal campos sintéticos de futebol em tão curto espaço de tempo acho que foi excessivo, em detrimento de outras modalidades.
Quem não sente não é filho de boa gente.

JotaCC

Quote from: rpo.castro on 03 de January de 2014, 14:27

Quote
Não estava à espera, nomeadamente, daquilo que a câmara tem que pagar pelas parcerias público-privadas. É um absurdo. Com esse dinheiro conseguiríamos no concelho fazer uma política de desenvolvimento desportivo e de infra-estruturas que, neste momento, não vai ser possível, porque 470 mil euros mensais, durante 25 anos, não direi que vai hipotecar o futuro mas condiciona-nos grandemente.

CM — Projectando 2014, pode dizer-se que há grandes restrições
orçamentais?

SA — Como lhe digo, é quase meio milhão de euros mensais, durante 25 anos, que vamos ter de despender para as parcerias publico-privadas.
Não quero dizer que tudo que foi feito foi mal feito. Não é isso que estou a dizer. Mas há alguns campos que foram efectivamente construídos e que não deveriam ter sido. Trinta e tal campos sintéticos de futebol em tão curto espaço de tempo acho que foi excessivo, em detrimento de outras modalidades.

Isto não tem nada haver com o atletismo do Braga,l  são os campos sintéticos e foi a câmara não o SC Braga

rpo.castro

Quote from: JotaCC on 03 de January de 2014, 15:33
Quote from: rpo.castro on 03 de January de 2014, 14:27
Não estava à espera, nomeadamente, daquilo que a câmara tem que pagar pelas parcerias público-privadas. É um absurdo. Com esse dinheiro conseguiríamos no concelho fazer uma política de desenvolvimento desportivo e de infra-estruturas que, neste momento, não vai ser possível, porque 470 mil euros mensais, durante 25 anos, não direi que vai hipotecar o futuro mas condiciona-nos grandemente.

CM — Projectando 2014, pode dizer-se que há grandes restrições
orçamentais?

SA — Como lhe digo, é quase meio milhão de euros mensais, durante 25 anos, que vamos ter de despender para as parcerias publico-privadas.
Não quero dizer que tudo que foi feito foi mal feito. Não é isso que estou a dizer. Mas há alguns campos que foram efectivamente construídos e que não deveriam ter sido. Trinta e tal campos sintéticos de futebol em tão curto espaço de tempo acho que foi excessivo, em detrimento de outras modalidades.

Isto não tem nada haver com o atletismo do Braga, são os campos sintéticos e foi a câmara não o SC Braga
Nem eu disse que era.
Coloquei aqui devido à primeira citação.
No entanto não pude deixar de ressaltar a segunda citação.
Quem não sente não é filho de boa gente.

Duarte

Nessa mesma entrevista ela refere que é triste o S.C.Braga estar a formar atletas para outros clubes..

E com toda a razão.
O FÓRUM DE BRAGA:
www.forum.bracarae.com

nandes


Nos últimos anos era isso que estava a acontecer com a nossa equipa senior feminina. Estávamos a recuperar atletas já consagradas, que quando estavam em condições nos trocavam por clubes (ex. Maratona) que lhes dessem mais alguns €€€, temos bastantes exemplos disso. Adiantava manter uma equipa nesses moldes???  Não estávamos a formar mas estávamos a recuperar e renascer para outros clubes usufruírem do nosso trabalho que neste caso nos saía mais caro pois eram todas subsidiadas.



UNS TÊM INVEJA DA NOSSA ASCENSÃO
OUTROS TÊM MEDO DA NOSSA AMBIÇÃO
SCB / BL

Duarte

Nandes, em muitos casos também podemos dizer isso para a equipa de futebol e ela continua a existir.
O FÓRUM DE BRAGA:
www.forum.bracarae.com