News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Fim do Atletismo

Started by sedas, 30 de July de 2012, 10:16

Previous topic - Next topic

sedas

O Correio do Minho de hoje anuncia que o nosso clube vai terminar com o Atletismo em Setembro...
Esta é a pior decisão dos 10 anos de Mandato do Salvador....

Mesmo sendo uma modalidade que dá prejuízo a direcção do nosso clube nunca deveria partir para este encerramento pois é a modalidade em que a nossa história e o nosso palmarés é mais forte...

Só pode pôr em causa a continuidade desta modalidade no nosso clube quem não se lembra das vitórias nos Europeus de Corta-mato ou a forma como os bracarenses e braguistas vibraram com as corridas dos seus atletas como: Albertina Machado, Conceição Ferreira,  Manuela Machado, Mário Silva, Jéssica Augusto, entre muitos outros...

Acho que quer a Associação Braguista quer os sócios do clube deviam tomar uma posição forte sobre este tema...

O nosso clube não é só Futebol. Não podemos acabar com a modalidade que mais títulos nos deu..

rucac

Penso que é uma má decisão,mas quem gere o clube tem certamente mais dados e argumentos validos de que quem esta por fora..
Espero que pelo menos a FORMAÇÃO seja salvaguardada,pois seria uma enorme injustiça para os muitos jovens que praticam ATLETISMO..

brigada da relote

A Conforlimpa também anunciou o fecho da secção de atletismo.

jotabraga

Quote from: brigada da relote on 30 de July de 2012, 10:48
A Conforlimpa também anunciou o fecho da secção de atletismo.

E o que é que isso tem a ver connosco?

brigada da relote

Quote from: jotabraga on 30 de July de 2012, 10:56
Quote from: brigada da relote on 30 de July de 2012, 10:48
A Conforlimpa também anunciou o fecho da secção de atletismo.

E o que é que isso tem a ver connosco?
Que estupidez...

Quer dizer que várias são as equipas que estão a encerrar as suas secções de atletismo for problemas financeiros. O FCP também o fez com a sua secção de basquetebol sénior, que muitos títulos lhes tem dado.

É estranho, mas A. Salvador pode entender que a secção não estava a ser rentável...
É pena, mas ninguém sabe os nº que estão em cima da mesa para tal decisão.

darkshines

É simplesmente vergonhoso se  tal acontecer.

Uma modalidade que se fartou de dar títulos europeus ao clube, uma modalidade que continua a espalhar o nome do scbraga por essa europa fora, uma modalidade que tem no seu comando a melhor treinadora de todos os tempos portuguesa...

Seria assim tão complicado dispender umas verbas do orçamento do futebol, por exemplo para o atlestimo? Provavelmente, uma vitória na champions paga não sei quantas épocas do atletismo do scbraga....

Enfim, uma tristeza!

LeonelP

Há dinheiro para tanta coisa e para isto não há? Triste, muito triste se isto for verdade.

ric

#7
A ser verdade, é uma grande machadada no ecletismo do clube e na sua modalidade mais medalhada.
Sei que as despesas e ausência de receitas são determinantes mas mesmo assim espero que apenas seja a nível sénior e que a formação continue...
Pena é que um ano de salários do futebolista Marco Ramos - um dos maiores fiascos do SCB e sem culpa para o atleta- pagava de certeza a secção...

Enfim, vamos cantando e rindo rumo ao futebol.... O nosso pais devia acabar com a pratica desportiva e ter só futebol. Mas os culpados somos nós... veja-se o que vão fazendo os nossos atletas por Londres...hoje nem a telma

rucac

Infelizmente não é assim tão linear...A politica é que as modalidades tem de ser autonomas,ou seja ,tem que ser auto-suficientes....Logo nestes tempos de crise,não está facil...Penso que  deve ser salvaguardada pelo menos a FORMAÇÂO,pois muitos jovens estão envolvidos...Seria um erro enorme do BRAGA,não fomentar os desporto jovem....

ric

#9
Será importante rever o significado do ecletismo no SCBraga.
Será importante lembrar que o SCBraga, clube, é o maior acionista da SAD. A SAD é que movimenta a grande fatia de dinheiro mas , por protocolo, existem receitas próprias do clube e outras que transitam da SAD para o clube.
O que me parece- e peço perdão pelo desaforo que possa estar a proferir - é que o clube (entidade), com os seus vice-presidentes e P5esidente único da SAD e clube, apenas v~em o futebol. pela projecção, pelo bom trabalho desenvolvido. Este êxito "cega" outras vertentes que o clube deveria respeitar como sejam o ecletismo e a sua função formativa.Alías razão de ser do clube e não apenas a vertente competitiva.

oxalá, que pelo menos a formação se mantenha.

No úlçtimo relatorio e contas do clube, dizia-se falando do atletismo:

"Ao findar a época é com orgulho que verificámos uma vez mais que todo o esforço dos responsáveis deu os seus
frutos, abrindo excelentes perspectivas para o futuro. Assim, o desenvolvimento das Escolinhas de Atletismo
veio contribuir para a formação de crianças e jovens dos 6 anos aos 12 anos, para a prática desportiva e,
consequentemente, para o seu desenvolvimento físico e equilíbrio psicológico. As Escolinhas também têm
como objectivo divulgar a modalidade junto do público, como componente mais lúdica e atractiva. É de realçar
que, com o trabalho desenvolvido pelas escolinhas, poderão surgir novas figuras que muito darão ao Atletismo
Nacional.
Deste modo, é nas Escolinhas e na formação que o Sporting Clube de Braga deve apostar, embora os resultados
de uma formação sustentada serem mais demorados. As vitórias desportivas não aparecerão da noite para o
dia, mas os atletas dedicados e com valor surgirão na cena internacional."

e mais adiante :

"A próxima época que se avizinha vai ser mais exigente face à conjuntura económica, os orçamentos vão
diminuir. Contudo, graças ao empenho de todos, vamos conseguir levar o Atletismo a bom porto e conseguir os
feitos a que a secção tem habituado todos os associados"...



Estranho é que em todo o relatório não haja qq refrencia a custos e orçamentos por modalidade.
Gostaria, efectivamente de saber o custo da modalidade, as suas receitas,...O mesmo se passando em todas as modalidades (apesar de saber que existem custos comuns suportados pela estrutura mas que uma boa análise analitica de custos fácilmente poderia aferir....
sem estes valores é pura especulação o que dizemos...

Pé Ligeiro

#10
A ser verdade, é lamentável!
As modalidades amadoras representam trocos em termos de gastos, comparadas com as profissionais.
Com pouco investimento, pode-se dar a oportunidade a muita gente de competir e de contribuir para o palmarés do clube. É necessário envolver a população local nas actividades do clube e para isso nada melhor que inseri-las nas actividades amadoras, faz parte daquilo que o clube pode dar à cidade, ao seu povo.
BRAGA SEMPRE MAIS!

jotabraga

Quote from: brigada da relote on 30 de July de 2012, 11:02
Quote from: jotabraga on 30 de July de 2012, 10:56
Quote from: brigada da relote on 30 de July de 2012, 10:48
A Conforlimpa também anunciou o fecho da secção de atletismo.

E o que é que isso tem a ver connosco?
Que estupidez...

Quer dizer que várias são as equipas que estão a encerrar as suas secções de atletismo for problemas financeiros. O FCP também o fez com a sua secção de basquetebol sénior, que muitos títulos lhes tem dado.

É estranho, mas A. Salvador pode entender que a secção não estava a ser rentável...
É pena, mas ninguém sabe os nº que estão em cima da mesa para tal decisão.

Na parte da estupidez concordo em absoluto, [ironia] afinal ganhamos uma nova modalidade (equipa B de futebol) agora as outras tem de pagar essa factura. Normal, ou talvez não.

Pelo o que li na notícia de hoje do Correio do Minho na entrevista à Cláudia Pereira a formação vai continuar, apenas se acaba com o atletismo sénior.

No entanto... siga para bingo.

abraços

Kriticus

Acho uma medida lamentável, mas queria lembrar os foristas para não confundirem o clube com a SAD quando fazem comparações com o futebol. Mas seja como for, acabar com uma modalidade com um palmarés tão rico será uma pena...

Legião

Sugiro criar uma quota anual extra para as modalidades, pode ser de 5€. Esta quota seria opcional para os sócios, ou seja só dava quem queria, acho que seria uma boa ajuda.
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

Kriticus

A quota de sócio é paga ao clube, ou seja, faz parte o dinheiro que vai (ou pelo menos devia ir...) precisamente para as modalidades amadoras e para o futebol de formação. Há muita confusão com o clube e a SAD.

Vasco Soares

Quote from: Kriticus on 30 de July de 2012, 12:24
A quota de sócio é paga ao clube, ou seja, faz parte o dinheiro que vai (ou pelo menos devia ir...) precisamente para as modalidades amadoras e para o futebol de formação. Há muita confusão com o clube e a SAD.
Mas há clubes que teem uma quota extra, chamada a  quota modalidades, lembeo-me de ouvir na tv aquando dos 5 jogos do futsal entre o benfica e sporting, que os socios que tinham quotas das modalidades tinham previlégio na aquisiçao dos bilhetes perantes os outros socios que nao tinham.
Eu entendi assim , mas posso tar também a meter os pés pelas maos

Kriticus

Quote from: vasco soares on 30 de July de 2012, 12:31
Quote from: Kriticus on 30 de July de 2012, 12:24
A quota de sócio é paga ao clube, ou seja, faz parte o dinheiro que vai (ou pelo menos devia ir...) precisamente para as modalidades amadoras e para o futebol de formação. Há muita confusão com o clube e a SAD.
Mas há clubes que teem uma quota extra, chamada a  quota modalidades, lembeo-me de ouvir na tv aquando dos 5 jogos do futsal entre o benfica e sporting, que os socios que tinham quotas das modalidades tinham previlégio na aquisiçao dos bilhetes perantes os outros socios que nao tinham.
Eu entendi assim , mas posso tar também a meter os pés pelas maos

Não sabia disso, mas acho que não faz muito sentido pagar uma quota extra para as modalidades, quando o futebol é da responsabilidade da SAD. Mas se já se faz noutros clubes, porque não? Desconhecia por completo.

miguel_afonso

Quote from: vasco soares on 30 de July de 2012, 12:31
Quote from: Kriticus on 30 de July de 2012, 12:24
A quota de sócio é paga ao clube, ou seja, faz parte o dinheiro que vai (ou pelo menos devia ir...) precisamente para as modalidades amadoras e para o futebol de formação. Há muita confusão com o clube e a SAD.
Mas há clubes que teem uma quota extra, chamada a  quota modalidades, lembeo-me de ouvir na tv aquando dos 5 jogos do futsal entre o benfica e sporting, que os socios que tinham quotas das modalidades tinham previlégio na aquisiçao dos bilhetes perantes os outros socios que nao tinham.
Eu entendi assim , mas posso tar também a meter os pés pelas maos

Essa é uma excelente ideia.
Eu sou a favor das modalidades amadoras e pagaria essa cota sem qualquer problema.
Mas seria interessante saber, dos que defendem a continuidade da modalidades quantos estariam dispostos a pagar para as manter!

Vasco Soares

#18
Quote from: miguel_afonso on 30 de July de 2012, 12:41
Quote from: vasco soares on 30 de July de 2012, 12:31
Quote from: Kriticus on 30 de July de 2012, 12:24
A quota de sócio é paga ao clube, ou seja, faz parte o dinheiro que vai (ou pelo menos devia ir...) precisamente para as modalidades amadoras e para o futebol de formação. Há muita confusão com o clube e a SAD.
Mas há clubes que teem uma quota extra, chamada a  quota modalidades, lembeo-me de ouvir na tv aquando dos 5 jogos do futsal entre o benfica e sporting, que os socios que tinham quotas das modalidades tinham previlégio na aquisiçao dos bilhetes perantes os outros socios que nao tinham.
Eu entendi assim , mas posso tar também a meter os pés pelas maos

Essa é uma excelente ideia.
Eu sou a favor das modalidades amadoras e pagaria essa cota sem qualquer problema.
Mas seria interessante saber, dos que defendem a continuidade da modalidades quantos estariam dispostos a pagar para as manter!
No que eu ouvi e percebi, era o benfica que tinha essa quota para as modalidades, no caso deles e dos outros 2 estarolas faz sentido, porque podem ver basket, andebol, hoquei patins, voleibol,  futsal (benfica e sporting) no caso do braga as modalidades sao menos, e de pavilhao entao.... só  o futsal (em parceria com a AAUM)

disco infiltrator

Uma vergonha. Que acabem primeiro com o futebol, pois o atletismo é a modalidade estandarte do SCB. A modalidade que produziu os melhores atletas do clube, que mais títulos importantes trouxe para o clube e que fez do SCB um clube respeitado internacionalmente. Nunca me esquecerei que o primeiro grande orgulho que tive com o meu clube foi graças ao atletismo.

Estou convicto que o orçamento do atletismo deve ser algo completamente insignificante comparado a muitas das despesas correntes do clube. A direcção deveria trazer à praça os números para sabermos do que estamos a falar com maior precisão.

Entendo que um clube como o fcp tenha terminado ou suspenso uma modalidade como o basket: onde existe um pavilhão para manter, salários de estrangeiros e nacionais, viagens constantes etc etc

No que respeita à modalidade atletismo, que despesas são directamente responsabilidade do clube? Não seria possível encontrar um patrocinador?