News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 22/07

Started by JotaCC, 22 de July de 2012, 07:37

Previous topic - Next topic

JotaCC

Sp. Braga: Bis de Barbosa a fechar estágio em Melgaço



Três jogos, três triunfos. E um fecho de estágio em beleza dos pés de Hélder Barbosa. O Sp. Braga despediu-se de Melgaço com o triunfo frente aos espanhóis do Coruxo (equipa da II divisão B), por 2-0, com um bis do extremo, um dos destaques da segunda parte do jogo-treino.
José Peseiro aproveitou o último ensaio para testar todas as alternativas em termos tácticos, mas só no habitual 4x3x3 se conseguiu ver um Sp. Braga criativo.
Num jogo morno, verdadeiramente, típico de pré-época, o 4x4x2 em losango no meio-campo acabou por revelar uma equi-pa sem grande entrosamento entre os sectores, em mais um teste de Peseiro, que durante o estágio optou por observar os jogadores em todos os cenários possíveis.

Numa tentativa de quebrar com o 4x3x3, imagem das últimas temporadas em Braga, é claro que a nova época poderá trazer novidades a nível táctico, com o técnico a testar em tubo de ensaio todas as possibilidades de actuação. Ainda com o grupo a adaptar-se ao novo modelo, a primeira parte trouxe pouco ritmo e denotou alguma falta de ligação nas transições e centrais algo desconcentrados a falhar alguns passes fáceis.

Aos sete minutos, Carlão desperdiçou uma grande penalidade a castigar falta na área sobre Zé Luís. A reacção bracarense foi tímida, com Ismaily e Luís Alberto a tentarem surpreender de longa distância, sem sucesso. Apenas à passagem da meia-hora, com a entrada de Yazalde para o 4x3x3 se viu criatividade dentro das quatro linhas, com a equipa a mostrar-se mais entrosada. Aos 41 minutos, o avançado até poderia ter marcado, mas optou por cruzar para Carlão, que voltou a desperdiçar.
Na segunda parte, Peseiro mudou por completo a equipa, mantendo o esquema com três médios e uma linha avançada com três homens na frente de ataque e o ritmo cresceu de forma significativa. Os golos surgiram com Lima em plano de evidência a cruzar milimetricamente para Hélder Barbosa bisar. Primeiro aos 51 e depois aos 64 minutos.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Peseiro: «Não esperava mais»
SABE BEM O QUE O GRUPO PODE DAR NESTA FASE

José Peseiro comentou o jogo com os galegos do Coruxo, mas numa base global do estágio, incluindo os outros dois confrontos em terras do Alto Minho, com o Al Ittihad e Aves. De comum, três vitórias e muitos ensaios e o treinador a reconhecer que "não é fácil analisar um jogo quando ele não se enquadra em si mesmo, mas sim num conjunto de treinos". Peseiro garante que "não houve tentativa de escolher um onze-tipo e de distinguir questões marcadamente táticas, pois estes jogos são muito mais um complemento do treino", registando que a análise destes testes de pré-época não pode ficar indiferente "ao trabalho intenso do dia a dia e ao esforço a que os jogadores são submetidos".

De qualquer forma, há "ideias positivas" a retirar e uma conclusão a destacar: "Melhorámos o conhecimento em todos os aspetos da equipa e se me perguntarem se este jogo representa a qualidade dos jogadores do Sp. Braga é claro que digo que não, mas para quilo que eles podem dar nesta altura não espero mais e só tenho de estar satisfeito."

RECORD

JotaCC

Sp. Braga: Médio vai ser emprestado pelo Atlético Madrid
Ruben Micael está garantido

Ruben Micael vai mesmo jogar no Sp. Braga, por empréstimo do Atl. Madrid. O internacional português, de 25 anos, tinha dado o 'sim' a António Salvador no início do mês, mas a transferência só ficou defi- nida esta semana, mediante um acordo com os 'colchoneros', que vão assegurar parte do salário do jogador.
Ligado ao emblema espanhol até 2015, o médio aufere um salário de 100 mil euros mensais, que será dividido em parcelas diferentes pelos dois clubes. Em concreto, o Atl. Madrid pagará 80 mil euros, arcando os minhotos com os restantes 20 mil.
Entretanto, o Sp. Braga procura no mercado um avançado, de forma a suprir a provável saída do brasileiro Lima.


CORREIO DA MANHA

JotaCC

ACABAR EM ELEGÂNCIA NUM ESTILO MUITO RETRO

Nem tudo o que é novidade causou o impacto desejado e José Peseiro teve de lançar o núcleo duro da época passada para destruir a defesa do Coruxo (Espanha). Barbosa foi o homem-golo

Esta foi a primeira repetição do 4x4x2 em losango, embora com uma inovação: envolvia os trincos Djamal, Luís Alberto e Vinícius. Talhado igualmente para funções mais recuadas, como 8, Rúben Amorim também improvisou na situação de médio-ofensivo posicionado atrás da dupla de avançados.
Aliados com antiguidade, como demonstraram Salino, Custódio, Hugo Viana, Mossoró, Alan, Hélder Barbosa e Lima, entre outras preciosidades da época passada. Lançados no segundo tempo, quando era notório o falhanço total de várias unidades menos rodadas, a música foi outra e Hélder Barbosa, sempre assistido por Lima, fez a festa por duas vezes.

Endiabrado > Hélder Barbosa bisou fente a um adversário consistente no setor defensivo

O Coruxo, da II Divisão de Espanha, até está muito longe de significar um nó de marinheiro, cheio de voltas sábias, mas fez a equipa arsenalista destilar muito suor, quando era necessário ter a cabeça fria, o que raramente é possível quando se juntam em campos três médiosdefensivos: Djamal, Vinícius e Luís Alberto. Sem velocidade e espaços para desenvolver jogadas, o Braga raramente conseguia aproximarse da baliza e as melhores oportunidades até ao intervalo foram de bola parada, primeiro num penálti (7') falhado por Carlão, a castigar derrube a Zé Luís; depois, num livre de Ismaily (19'), a obrigar Fernando a aplicar-se para defender. Operadas as substituições devidas (entraram todos), o meio-campo perfumou-se de qualidade e Lima serviu de bandeja um Hélder Barbosa "matador" que parecia andar meio escondido nesta pré-época. Fim de estágio, quarta vitória.


"Podíamos ter feito melhor"

Treinador apreciou esforço no fim do estágio, mas podiam ter ido ainda mais longe

O melhor do Braga ainda está para vir. Essa foi a garantia de José Peseiro no final do jogo com o Coruxo. À terceira vitória em Melgaço, o treinador manifestou-se satisfeito com a resposta dos jogadores, mas não foi ao ponto de se desfazer emelogios, pois tem a noção de que as cargas físicas da terceira semana de treinos limitaram a classe de vários jogadores. "Não preparámos este jogo de forma específica, caso contrário, não teríamos treinado esta manhã (ontem). Se jogámos bem, tendo em conta a qualidade dos jogadores? Não. Podíamos ter feito melhor, masnão esperava mais do que isto, atendendo a que os jogadores têm sido submetidos a grandes cargas físicas", explicou. Por outras palavras, os jogos como AlIttihad, Aves e Coruxo funcionaram somente como"complementos" de umtrabalho mais vasto. "Não houve a tentativa de escolher onzes tipos e os clubes que nos defrontaram impuseram dificuldades", observou, esclarecendo que os jogadores utilizados "não foram propositadamente preparados para fazer cada jogo". "Foram jogos-treinos para melhorarmos e experimentarmos várias coisas", reforçou.


E ainda existe Barbosa...

Baiano Sem o apoio devido de Luís Alberto, poucas vezes se viu no ataque. Na marcação, esteve impecável.
Douglão Rei das alturas, controlou bem os pontuais raides aéreos do Coruxo. A frescura física que evidenciou permitiu-lhe até dobrar o central Ewerton.
Ewerton Atento às ações de Requero e Mella, nemsempre foi feliz no capítulo do desarme, exagerando nas entradas à queima roupa.
Djamal Funcionou mais vezes como terceiro central do que como médio construtor de jogo.
Luís Alberto Como médio direito, alternou o bom com o sofrível. É capaz de fazer bem melhor.
Vinícius Também revelou dificuldades na qualidade de médio construtor, sobre a esquerda.
Rúben Amorim No papel de número 10 fez pela vida, distribuindo jogo com simplicidade.
Carlão Inofensivo no ataque, falhou a conversão de uma grande penalidade arrancado por Zé Luís.
Paulo Vinícius Segurança a toda a prova.
Nuno A. Coelho Outra torre digna de muito respeito.
Custódio De horizontes alargados, tornou fácil o que chegou a ser complicado no meio-campo, sem erros no passe.
Hugo Viana Quem disse que o esquerdino não cabe no 4x3x3? Provavelmente é o esquema que mais favorece o médio.
Mossoró Sem medo de arriscar, causou desequilíbrios a meio-campo.
Hélder Barbosa Sintonizado comLima, aproveitou duas assistências do avançado para faturar a dobrar e mostrar quepodemcontarcom ele para o que der e vier.
Salino Deu gás ao flanco direito.
Elderson Não comprometeu.
Alan Outra vez como extremo, deu água pela barba aos adversários. Esteve perto de marcar.


Zé Luís pica e sai veneno

Beto Estreia marcada pela confiança e a segurança habituais. Atento aos cruzamentos, interveio com decisão e até chegou a voar para desviar um perigoso remate cruzado.
Ismaily Em 30 minutos de utilização, fechou bem o flanco esquerdo, revelando pulmão para dar uma mão na frente. Alvo de uma falta nada meiga, daria o lugar a Florent.
Zé Luís Enquanto durou o 4x4x2 em losango, fez dupla com Carlão no ataque e esteve outra vez em foco ao cavar uma grande penalidade (7').
Galo Continua a levantar dúvidas a Peseiro pela sua qualidade.
Florent É um falso discreto. Tem velocidade e defende com atenção.
Yazalde De volta à ação, meteu velocidade no jogo e até desenhou sozinho um bom lance. Tomou, porém, a pior opção: cruzar em vez de rematar.
Pedro Cavadas Rendeu Beto quando a vantagem já era uma certeza.


500 ADEPTOS NA BANCADA

Ao contrário do que se verificou nos jogos com o Al Ittihad e o Aves, a bancada do Centro de Estágios de Melgaço praticamente encheu com adeptos do Braga, cheios de saudades da equipa. Cerca de meio milhar aproveitou o sábado para se deslocar a Melgaço e o ambiente fez lembrar os jogos a doer, com muitas palmas e cânticos.


ESTREIA DE BETO NA BALIZA

Estava guardado para o fim do estágio em Melgaço o mais esperado: ver Beto na baliza. O guarda-redes estreou-se na condição de titular, alinhando igualmente de início o médio Rúben Amorim, que havia iniciado a pré-época à parte do grupo. No termo do estágio, Guilherme, Hass, Manoel, Paulo César e Éder regressaram a Braga com pequenas mazelas.

O JOGO

brigada da relote

Alan fratura perónio na apresentação dos ´bês`

Alan, avançado do SC Braga B, fraturou o perónio da perna direita, aos cinco minutos do jogo de apresentação oficial da equipa frente aos egípcios do Nogoom El Mostakbal FC.

O atacante foi transportado para o hospital e aguarda indicações dos especialistas médicos do clube para saber se tem de ser operado.

Mais de mil adeptos assistiram ao desafio particular no Estádio 1.º de Maio. Vitória fácil do SC Braga B, por 3-0, com dois golos de Diogo Ribeiro (21 e 88) e Bérgson (45).

Artur Jorge alinhou com o seguinte onze: Bruno Martins; Tomás, Aníbal, Santos e André Pires, Nikiema, Carlos Eduardo e Wanderson; Bérgson, Alan e Rivera.

Para além de Diogo Ribeiro, que rendeu Alan aos sete minutos, entraram ainda Pedro Cavadas, Piqueti, Zé Manel, Tiago Ribeiro, Afonso Figueiredo, Nuno Valente, Leandro Albano e Mauro.

ABOLA

brigada da relote

Futebol: Particular: Sporting de Braga B vence equipa egípcia na apresentação aos sócios

El Mostakbal, em jogo de apresentação aos sócios e adeptos bracarenses, disputado no Estádio 1º de Maio.

Os golos foram marcados por Diogo Robeiro, aos 21 minutos, que não perdoou depois de surgir na cara do guardião adversário após um grande passe de Carlos Eduardo (médio ofensivo brasileiro de grande potencial, ex-júnior), por Bérgson (45), que respondeu de pronto a um centro da direita de Tomás, e por Diogo Ribeiro (88) que bisou, com um tento de cabeça aproveitando um centro de Zé Manel da esquerda.

Destaque ainda para a lesão grave de Alan, logo aos dois minutos: o jovem ponta-de-lança brasileiro caiu mal após disputar uma bola por alto e fraturou o perónio da perna direita.

EXPRESSO

brigada da relote

Apresentação
Braga B vence, Alan fratura perónio
O brasileiro, ex-júnior, fraturou o perónio da perna direita e será reavaliado esta segunda-feira


O Braga B venceu o Nogoom El Mostakbal, no Estádio 1º de Maio, por 3-0, no jogo que serviu de apresentação aos adeptos. Cerca de mil aplaudiram a equipa bracarense, confrontada com um azar bem cedo: o avançado Alan, brasileiro que se destacou nos juniores e que fazia a sua estreia no escalão senior, lesionou-se com gravidade, fraturando o perónio da perna direita. O jogador será reavaliado, mas deverá ficar sujeito a uma paragem longa.

Diogo Ribeiro substituiu Alan na equipa e acabou por tornar-se na figura deste jogo com os egípcios, marcando dois dos três golos: um aos 21' e outro aos 88'. O golo que falta foi apontado por Bergson, aos 45'.

OJOGO

brigada da relote

SC Braga B vence, mas Alan lesiona-se gravemente
O avançado foi de pronto levado para o hospital.


A equipa B do SC Braga apresentou-se, este domingo, com uma vitória sobre os egípcios de Nogoom El Mostakbal FC por 3-0. Os golos foram marcados por Diogo Ribeiro (21' e 88') e Bérgson (45').

Para além da vitória, o jogo ficou marcado pela grave lesão do avançado Alan. Aos cinco minutos do encontro, o brasileiro, num lance, fraturou o perónio da perna direita.

O jogador foi de pronto levado para o hospital.

SAPO DESPORTO

brigada da relote

Apresentação estragada pela grave lesão de Alan
JOVEM FRATUROU O PERÓNIO DIREITO


O Sporting de Braga B, da Liga de Honra de futebol, venceu hoje por 3-0 os egípcios do Ngoom El Mostakbal, em jogo de apresentação aos sócios e adeptos bracarenses, disputado no Estádio 1º de Maio.

Os golos foram marcados por Diogo Robeiro, aos 21 minutos, que não perdoou depois de surgir na cara do guardião adversário após um grande passe de Carlos Eduardo (médio ofensivo brasileiro de grande potencial, ex-júnior), por Bérgson (45), que respondeu de pronto a um centro da direita de Tomás, e por Diogo Ribeiro (88) que bisou, com um tento de cabeça aproveitando um centro de Zé Manel da esquerda.

Destaque para a lesão grave de Alan, logo aos dois minutos: o jovem ponta-de-lança brasileiro caiu mal após disputar uma bola por alto e fraturou o perónio da perna direita.

O jogador aguarda agora pela decisão do ortopedista do clube, João Lourenço, para saber se será necessária uma intervenção cirúrgica, informou o clube.

A equipa "arsenalista", com cinco ex-juniores na equipa inicial, ficou a dever a si própria um resultado mais dilatado, tal foi a superioridade patenteada perante cerca de 1.500 adeptos.

Apesar da quase nula oposição do adversário de hoje, a três semanas do início da Liga de Honra, a equipa treinada por Artur Jorge mostra já ter alguns princípios coletivos e jogadores que podem vir dar que falar como Carlos Eduardo, Bérgson, Diogo Ribeiro, Victor Nikiema ou Tomás.

No final da partida, Artur Jorge considerou ter sido "um bom jogo" que culminou o estágio e que apesar do "desgaste e de algumas dificuldades físicas evidenciadas pela equipa, o resultado agrada". O técnico disse querer ficar com 25 jogadores no plantel, pelo que são necessários ainda "reajustes".

RECORD