News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 20/07

Started by Bruno3429, 20 de July de 2012, 06:07

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Sp. Braga: terceira vitória em jogos de preparação
Joana Russo Belo

Em mais um teste autêntica experiência em jeito de tubo de ensaio para a nova temporada, o Sp. Braga voltou a vencer. São três vitórias em três particulares, desta vez frente ao Desportivo das Aves, com golos de Salino e Manoel. Num encontro morno nos primeiros 45 minutos, Salino desatou o nó de um esquema táctico que pouco encaixou na equipa e destacou-se em campo pela entrega como se fosse o jogo de uma vida. É um 'reforço' de peso para Peseiro.

Num verdadeiro teste, o técnico voltou a mexer por completo na equipa e apostou num esquema táctico diferente do que já tinha apresentado nos jogos com a equipa B e Al Ittihad. Com um 4x4x2 puro, Peseiro abdicou do losango e apostou no modelo clássico com Luís Alberto, Djamal, Galo e Elderson no meio-campo. Mas sem um médio criativo a lançar o jogo, houve pouca imaginação e o encontro foi morno demais durante a primeira parte. O cenário complicou-se perante o atrevimento de um Desportivo das Aves bem organizado.
O Sp. Braga até entrou bem no jogo, com Carlão a desperdiçar logo aos três minutos, após assistência de Manoel. A resposta do Aves surgiu pouco depois, com Quim a bril har na baliza e a negar o golo a Vasco Matos.

Luís Alberto ainda tentou assustar com um remate de longa distância, mas sem um homem mais criativo faltou ritmo ao ataque bracarense. Coube a Salino temperar a toada ensossa do encontro. Perfeito passe de Luís Alberto a desmarcar o lateral, que numa arrancada deixou para trás a defesa adversária e atirou em cheio para o fundo das redes. Um grande golo a coroar uma exibição brilhante do lateral, que regressa em pleno esta época após grave lesão.
Mas os festejos duraram pouco. Dois minutos depois, Dally repôs a igualdade. Na jogada anterior já tinha obrigado Quim a mais uma grande defesa e, na sequência do canto, de cabeça levou a melhor entre os centrais e empatou o marcador.
Na segunda parte, Peseiro fez entrar Custódio, Hugo Viana e Zé Luís e ganhou maior mobilidade no meio-campo. Classe que se viu de imediato, com um passe fantástico de Custódio para Galo, que cruzou para a área onde apareceu Manoel a cabecear em jeito ao primeiro poste para golo. Foi a estreia com a camisola bracarense.
Nota para Hugo Viana e Custódio. Claramente mais coesa a equipa com os médios em campo.

Correio do Minho

JotaCC

Hugo Viana para renovar
SALVADOR QUER JUNTAR 45 A CUSTÓDIO

Técnico pode levar o médio a permanecer em Braga.

Hugo Viana deve mesmo continuar em Braga, apesar de ser um dos ativos da SAD ainda com hipóteses para permitir um encaixe financeiro durante este defeso. A verdade é que o esquerdino não teve uma proposta bem sedutora e está imbuído no projeto de um Sp. Braga a lutar por títulos na nova época e com Peseiro, que apostou nele no Sporting, a ser um dos motivos que podem fazer Hugo Viana até renovar o contrato. Neste momento, todas as hipóteses estão em cima da mesa, mas António Salvador prepara-se para apresentar um proposta de mais dois anos de vínculo, sendo que o atual termina em junho de 2013. Uma situação, aliás, semelhante à de Custódio, que já recebeu há muito essa proposta e deve na próxima semana confirmar a renovação do seu contrato por mais três anos. Salvador e Peseiro consideram essencial manter esta dupla.


RECORD

JotaCC

FUTEBOL DIRETO EM VEZ DE LUXO

Sem criativos durante muito tempo, o Braga encarou o Aves como um adversário do mesmo calibre, servido de defesas altos e espadaúdos. Custou, mas Salino e Manoel resolveram

O célebre "losango" do meio-campo tão apreciado por José Peseiro deu lugar a um 4x4x2 fiel à tradição inglesa, com dois pivôs defensivos (Luís Alberto e Djamal) a vigiar a zona central e dois laterais (Galo e Elderson) disfarçados de extremos. Na frente, duas referências: Manoel e Carlão.
O inesperado esquema demorou algum tempo a carburar e foi mesmo preciso o lateral Salino meter o turbo pela direita para o marcador funcionar pouco depois da primeira meia hora de jogo. Estava tudo resolvido? Em dois minutos, Dally, mais ágil do que Djamal, respondeu que não, num bom desvio de cabeça, e a partida estava relançada. Atento aos acontecimentos, Peseiro não mexeu uma palha, porque aquele teste era mesmo para fazer até ao fim. As instruções eram claras: toca a jogar simples e direto, em busca do golo. Luís Alberto tentava simplificar à bomba, mas foi preciso esperar pela clarividência de Custódio para Manoel assegurar a vitória, de cabeça, após cruzamento de Galo. Venha a nova tática; perdão, o novo teste.
Galo Catalogado de médio- ala pelo anterior técnico Leonardo Jardim, foi precisamente nessa condição que alinhou de início. Após uma primeira parte de algum desacerto, subiu francamente de rendimento, abrindo caminho com um cruzamento bem medido para o segundo golo, assinado por Manoel.
Florent Com boa capacidade física, meteu velocidade pela ala esquerda, tornando até redundante a presença de Elderson no mesmo corredor... como extremo. Os defesas do Aves tiveram de recorrer à falta um punhado de vezes para travá-lo.
Manoel Tem pinta e não perdoa na área, como é exigido a quem veste a pele de "matador". Mais ativo do que Carlão e dono de recursos técnicos interessantes, ofereceu ao companheiro do ataque uma excelente oportunidade... para falhar. No segundo tempo, aproveitou um cruzamento de Galo para assinar o 2-1, num bom desvio de cabeça, indefensável para Rui Faria.
Zé Luís Quando não marca golos, dá trabalho, muito trabalho aos defesas. Sempre em movimento, teve o condão de desgastar a defesa do Aves na ponta final, compensando a falta de um criativo com intervenções propositadas a meio-campo.
Haas Nem se deu pela entrada do central alemão, pois a defesa não teve oscilações no segundo tempo. Tem qualidade e oferece segurança.


Quim, Luís Alberto e Salino afinados

Quim A contratação de Beto não beliscou minimamente a serenidade do guarda-redes. Deixou a plateia de boca aberta com defesas estupendas a remates de Vasco Matos e Dally.
Salino Jogou com a corda toda, injetando a equipa de adrenalina, e marcou um golo.
Nuno A. Coelho Passeou uma classe que vem de "longe".
Ewerton Muito certinho no desarme, deu luta a Dally.
Elderson Sem ritmo, poucas vezes criou perigo como extremo.
Luís Alberto Esteve perto do golo por duas vezes, acertando na barra no seguimento de uma bomba. Fez o passe para o golo de Salino.
Djamal Privado da "muleta" Viana, é um jogador vulgar, com grandes limitações técnicas.
Carlão Longe do melhor, falhou um golo demasiado óbvio.
Custódio Inspirado, esteve na génese do segundo golo.
Hugo Viana Oleou o meio-campo.


Custódio e Hugo Viana para renovar

Sem propostas tentadoras à vista, os dois médios são projetos a longo prazo para Peseiro

O tempo continua a jogar a favor de José Peseiro nos casos de Custódio e Hugo Viana. Ao contrário do que se esperava, o fim do Europeu não desvendou qualquer transferência irreversível e, face à inexistência de convites realmente tentadores, tudo aponta para que o trinco e o esquerdino continuem no plantel do Braga e com contratos renovados, por períodos de mais três épocas. Caso não surjam surpresas até ao fecho do mercado d e transferências, no fim de agosto é ponto assente que as respetivas ligações ao clube serão dilatadas. Por aí, melhor seria impossível para o novo treinador do Braga. Apreciador das qualidades dos dois médios, Peseiro tirou o máximo rendimento deles durante a passagem pelo Sporting, cujo ponto mais alto foi a participação na final da extinta Taça UEFA, em 2004/05, e conta encaixá-los no 4x4x2 em losango e no 4x3x3 que tem esboçado para o Braga, num projeto duradouro. Para trás, terão já ficado as sondagens do Corunha e Olympiacos no caso de Custódio; e as abordagens envergonhadas da Fiorentina, Génova e Hannover a Viana.


Ewerton outra vez apontado ao Olympiacos

De saída do Braga, central repete notícia "antiga"

Volta e meia, a Imprensa grega "lembra-se" de Ewerton, acompanhado de Sereno (FC Porto) e Kanu (Standard Liège), como alvo possível do Olympiacos. Mal Leonardo Jardim foi apresentado no campeão grego, o central arsenalista foi logo apontado como alvo provável; algum tempo depois, a versão voltou a ser notícia sem qualquer confirmação oficial. O Braga continua, naturalmente, interessado na venda do jogador para ganhar 550 mil euros.


REVELAÇÃO JUAN CARLOS PREFERIU SER EMPRESTADO AO BÉTIS

Juan Carlos poderá desconhecer as instalações do Braga, mas garante que a situação "não é problemática". "O meu passe é do Braga", assegurou, citado pelo jornal AS, desmentindo pertencer a um fundo de investimento. "Até queriam que eu me apresentasse, mas optei pelo Bétis".


BETO AINDA POR ESTREAR E EDUARDINHO SATISFEITO

Ainda não foi desta que Beto se estreou na baliza do Braga. Quim voltou a ser titular e a vitória sobre o Aves deixou o adjunto Eduardinho satisfeito. "Estamos a trabalhar para entrar bem", declarou. No domingo, a equipa B joga às 18h00 com o Nogoom Mostakbal (Egito).

O JOGO

JotaCC

«A garra é a minha imagem de marca» - Beto

Beto falou pela primeira vez desde que foi confirmado como reforço para a baliza do SC Braga. Antes do treino da manhã, o guardião explicou as razões que o levaram a rescindir com os dragões: «Passei dois anos felizes no FC Porto, mas estou a serviço do Braga e contente por estar aqui. Acima de tudo quero crescer como profissional e dar continuidade a sete anos de trabalho com a garra que é a minha característica e imagem de marca. Cheguei até aqui por mérito próprio e esta é mais uma etapa na minha carreira.»

Campeão pelo Cluj, Beto recebeu convites para continuar a jogar fora de Portugal. Mas o chamamento do Braga e da família foi mas forte. «É verdade que tinha propostas para jogar no estrangeiro, inclusivamente do Cluj, mas essa não seria a minha primeira opção. O Braga ofereceu-me boas condições profissionais e familiares, pois permite-me estar mais perto do meu filho. Foi a opção mais do que acertada», acentuou.

O reforço vai discutir a titularidade com Quim, guarda-redes que também ambicionou um lugar no Europeu. O desafio é de risco elevado para Beto: «O Braga tem tido ao longo da sua história bons guarda-redes. Neste momento a equipa está bem servida e qualquer um deles pode ser opção. O risco faz parte da vida e da minha carreira, eu acredito nas minhas capacidades e mais uma vez reforço a ideia de que só quero trabalhar para ser opção para o treinador.»

Sobre Quim, Beto não quis alongar-se na avaliação das capacidades técnicas do concorrente. A carreira do número 1 do SC Braga fala por ele. «Não vou falar individualmente de ninguém. O Quim tem provas dadas no futebol ao longo destes anos todos. Sou colega dele, quero ser mais do que colega dele, porque só assim o Braga vai crescer. Em Braga existe um conceito muito bom de grupo e família. Tem uma estrutura superorganizada e tem todas as condições para continuar a crescer ao nível dos resultados», fez notar.

E por falar em crescer, vieram à baila declarações antigas de Jorge Jesus quando era treinador do SC Braga. Na altura, os minhotos iam jogar com o Leixões e Beto era apontado como possível reforço dos arsenalistas. No entanto, o treinador defendeu que o então guardião da equipa de Matosinhos era baixo demais. Beto desdramatiza. «É um assunto do passado, penso que terá sido apenas para tentar desestabilizar-me», refere.

Finalmente, o Europeu. Mesmo não jogando, Beto vibrou «intensamente» com o trajeto da equipa. «A participação foi positiva, tenho a certeza que angariámos o apoio dos portugueses e a energia positiva de que tanto precisávamos na Ucrânia e Polónia. Vivi intensamente o Europeu e ter chegado às meias-finais e ficado tão perto da final foi ao mesmo tempo um motivo de agrado o e frustração.»

A BOLA

JotaCC

Beto: «SC Braga foi a opção mais do que acertada»

Deixou o FC Porto e mudou-se para o SC Braga onde quer «crescer como profissional» e dar continuidade «a sete anos de trabalho com a garra», que considera a sua principal características e «imagem de marca». Beto, com a camisola dos arsenalistas vestida, diz que rumar ao Minho «foi a opção mais do que acertada».

«Passei dois anos felizes no FC Porto, mas estou ao serviço do SC Braga e contente por estar aqui. Acima de tudo quero crescer como profissional e dar continuidade a sete anos de trabalho com a garra que é a minha característica e imagem de marca. Cheguei até aqui por mérito próprio e esta é mais uma etapa na minha carreira», afirmou o guarda-redes, esta sexta-feira, antes do treino dos minhotos.

Beto confessa ter recebido convites de vários clubes do estrangeiro mas o SC Braga foi a melhor opção. «É verdade que tinha propostas para jogar no estrangeiro, inclusivamente do Cluj, mas essa não seria a minha primeira opção. O SC Braga ofereceu-me boas condições profissionais e familiares, pois permite-me estar mais perto do meu filho. Foi a opção mais do que acertada», sublinhou, motivado para discutir o lugar de guardião principal com Quim.

«Não vou falar individualmente de ninguém. O Quim tem provas dadas no futebol ao longo destes anos todos. Sou colega dele, quero ser mais do que colega dele, porque só assim o SC Braga vai crescer. Em Braga existe um conceito muito bom de grupo e família. Tem uma estrutura superorganizada e tem todas as condições para continuar a crescer ao nível dos resultados», analisou o guardião, ciente da concorrência que terá pela frente.

«O SC Braga tem tido ao longo da sua história bons guarda-redes. Neste momento a equipa está bem servida e qualquer um deles pode ser opção. O risco faz parte da vida e da minha carreira, eu acredito nas minhas capacidades e mais uma vez reforço a ideia de que só quero trabalhar para ser opção para o treinador».

Já em jeito de remate e avaliando a sua presença no Euro 2012, apesar de não ter jogado, o guarda-redes faz um balanço positivo da participação da equipa das quinas na prova: «A participação foi positiva, tenho a certeza que angariámos o apoio dos portugueses e a energia positiva de que tanto precisávamos na Ucrânia e Polónia. Vivi intensamente o Europeu e ter chegado às meias-finais e ficado tão perto da final foi ao mesmo tempo um motivo de agrado como de frustração», rematou.


ZEROZERO

JotaCC

Beto quer ser "opção válida" na baliza do Braga
"Acredito nas minhas capacidades"

Sem qualquer receio de perder de vista a Seleção por causa de Quim, guarda-redes diz ter chegado ao Braga "por mérito próprio" e não vai desviar-se da sua imagem de marca. "A entrega à causa será total", garante
A felicidade é um dos sentimentos habituais em Beto, nada dependente das situações e dos clubes por onde passa. Encerrado o capítulo FC Porto, o internacional português diz-se encantado ao serviço do Braga e não esconde o desejo de conquistar rapidamente a titularidade.

"Fui feliz no FC Porto durante dois anos e qualquer coisa. Agora estou feliz e concentrado no Braga. Quero continuar a crescer como profissional; tem sido assim desde o sete anos. Cheguei aqui por mérito próprio. É uma nova etapa na minha carreira e vou agarrá-la como sempre fiz por onde passei. Essa é uma das minhas imagens de marca: a forma como entrego a cada causa", assinalou.

O dilema Quim ou Beto será uma das agradáveis preocupações de José Peseiro e, para já, não há qualquer plano para enquadrar os dois guarda-redes nas diversas competições. "Isso ainda não foi sequer debatido. Tenho dado o máximo desde segunda-feira no sentido de alcançar a forma física rapidamente, pois tenho estado de férias. Quero ser uma opção válida para o treinador, tal como os meus companheiros. Depois será ele a decidir", observou, chutando para canto o risco de deixar de ser convocado para a seleção caso deixe de jogar com regularidade. "O Braga sempre teve e tem bons guarda-redes. Qualquer um pode jogar e a minha escolha foi uma questão de risco. O risco faz parte da vida e eu acredito nas minhas capacidades", afiançou.

Certo de que o Braga "foi a escolha mais acertada", Beto assumiu ter recebido "convites do estrangeiro", incluindo o Cluj, onde se sagrou campeão da Roménia, mas o desejo de voltar a Portugal era mais forte. "O Braga ofereceu-me boas condições e eu queria ficar mais perto do meu filho. Foi a escolha mais acertada", concluiu.

O JOGO

JotaCC

Beto: «Quero crescer como profissional»
GUARDIÃO SATISFEITO COM MUDANÇA PARA BRAGA

Beto não hesita em explicar o que foi que o levou a assinar pelo Sp. Braga: o guarda-redes, ex-FC Porto, quer crescer "como profissional".

"Passei dois anos felizes no FC Porto, mas agora estou a serviço do Sp. Braga e contente por estar aqui. Quero crescer como profissional e dar continuidade a sete anos de trabalho com a garra que é a minha característica e imagem de marca. Cheguei até aqui por mérito próprio e esta é mais uma etapa na minha carreira", afirmou o guardião antes do treino desta sexta-feira em Melgaço.

E prosseguiu: "É verdade que tinha propostas para jogar no estrangeiro, inclusivamente do Cluj, mas essa não seria a minha primeira opção. O Sp. Braga ofereceu-me boas condições profissionais e familiares, pois permite-me estar mais perto do meu filho. Foi a opção mais do que acertada".

Sobre Quim, o seu "adversário" na baliza, Beto nada mais tem a dizer senão elogios. "O clube tem tido ao longo da sua história bons guarda-redes. Neste momento a equipa está bem servida e qualquer um deles pode ser opção. Não vou falar individualmente de ninguém. O Quim tem provas dadas no futebol ao longo destes anos todos. Sou colega dele, quero ser mais do que colega dele, porque só assim o Braga vai crescer. Em Braga existe um conceito muito bom de grupo e família. Tem uma estrutura superorganizada e tem todas as condições para continuar a crescer ao nível dos resultados".

RECORD

brigada da relote

Auxerre não desiste de ter Marco Ramos

Jean-Guy Wallemme, treinador do Auxerre, ainda acredita que Marco Ramos poderá reforçar a equipa. «É verdade que ele não aceitou a proposta, mas o assunto não acabou. Há aspetos financeiros que encravaram o acordo, mas eu acredito que as partes podem chegar a um entendimento. É um jogador que conheço bem, porque o treinei dois anos no Lens, mas ele tem de compreender que o quadro salarial na II Liga é agora diferente», resumiu, à rádio RCM.

«Compreendo que a decisão dele é difícil, tem mais um ano de contrato com o Braga, mas também sei que ele tem vontade de vir para o Auxerre», rematou Wallemme.

ABOLA

brigada da relote

Jogo com o Coruxo encerra o estágio

José Peseiro decidiu antecipar o fim do estágio de Melgaço para sábado e conceder folga à equipa no domingo, retomando os trabalhos na segunda-feira à tarde. Com esta alteração no programa, o jogo de preparação frente aos espanhóis do Coruxo, da II Divisão B, que tem início às 18 horas, no Centro de Estágios de Melgaço, encerra a concentração da equipa minhota na vila.

Terça-feira, já com o grupo mais reduzido, o Braga parte com destino ao Algarve para participar no Torneio do Guadiana. Na quinta-feira, os bracarenses defrontam o Olympiakos, equipa orientada por Leonardo Jardim, medindo forças no dia 28, sábado, com os ingleses do Newcastle.

ABOLA