News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 06/07

Started by JotaCC, 06 de July de 2012, 07:19

Previous topic - Next topic

JotaCC

Sp. Braga: Paulo César renova por dois anos

Depois de longas negociações que pareciam caminhar para a saída de Paulo César do plantel do Sp. Braga, eis que o clube e o jogador chegaram a acordo para a renovação do contrato que une as duas partes.
O experiente avançado chegou a acordo com o Sp. Braga para renovar o contrato que os liga por mais duas temporadas.
Assim, aos 32 anos, Paulo César, que na época passada foi um dos suplentes mais utilizados no plantel bracarense, prepara-se para representar o clube por, pelo menos, mais duas épocas e a ideia de que pode terminar mesmo a sua carreira em ao serviço d os 'Guerreiros do Minho' também fica no ar.
Paulo César contabiliza já quatro épocas ao serviço do Sp. Braga, tendo chegado à cidade dos arcebispos na época 2008/2009, depois de ter cumprido três temporadas em Leiria, tendo passado ainda, em Portugal, pelo Rio Ave, Vitória de Guimarães e Gil Vicente.
O jogador, que durante este processo negocial não se apresentou aos trabalhos com o resto do plantel, cumpriu os habituais testes médicos que oficializam a ligação na tarde de ontem e já participa na sessão dupla de treinos com o resto dos seus companheiros.



Liga 2012/2013: Benfica no menú para abrir o apetite

O sorteio do calendário da Liga Portuguesa de Futebol 2012/13 não foi meigo para os quatro clubes minhotos que vão disputar a competição, uma vez que logo na jornada inaugural, três deles defrontam os chamados 'três grandes'.
Depois de, mais uma vez, o Sporting Clube de Braga não ter visto satisfeita a sua pretensão de também estar incluído nas condicionantes do sorteio, que ditam que, por exemplo, não podem haver jogos entre os grandes nas primeiras quatro jornadas da prova, a sorte nada quis com os arsenalistas que começam o campeonato com a sempre difícil deslocação ao Estádio da Luz.
Não era esta, certamente, a estreia desejada pelos bracarenses na nova temporada, mas o treinador arsenalista, José Peseiro, considerou que o Sp. Braga teria sempre que defrontar o Benfica e que "apesar do jogo chamar mais a atenção, é uma partida que teríamos sempre que fazer.

Apesar de considerar que é indiferente defrontar o Benfica na primeira, quinta ou outra jornada, Peseiro lamentou o facto do Sp. Braga ainda não estar incluído no lote dos clubes que são beneficiados pelas condicionantes do sorteio. "Por tudo o que o Sp. Braga tem feito nos últimos anos, penso que sem dúvida que já merecia estar no grupo dos clubes para os quais as condicionantes foram criadas", referiu o técnico.
Questionado sobre os objectivos arsenalistas para a nova época, o treinador afirmou que o Sp. Braga "não sendo principal candidato, quer lutar por todos os títulos que disputa".

Guimarães-Sporting e Gil Vicente-FC Porto

Para além do Sp. Braga jogar na Luz na jornada inaugural do campeonato, também Guimarães e Gil Vicente não foram bafejados pela sorte, uma vez que recebem o Sporting e FC Porto, respectivamente.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

A César o que ele pretendia
CONVENCEU SALVADOR E RENOVOU POR MAIS 2 ANOS

Aos 32 anos, avançado deu prioridade à família bracarense.

Paulo César é o 31.º elemento do plantel do Sp. Braga. O brasileiro confirmou ontem a renovação do seu contrato por mais duas épocas, culminando um romance que durou todo o defeso, mas chegando ao seu propósito de acertar a continuidade em Braga por mais do que um ano. Paulo César deu prioridade à estabilidade familiar e convenceu António Salvador, sendo que este foi mais um capricho presidencial do que propriamente uma necessidade urgente.
A realidade, no entanto, é que José Peseiro tem um grupo já demasiado vasto, mas tinha uma óbvia lacuna nas alas ofensivas, com apenas Alan e Hélder Barbosa a vestirem a pele de extremos puros que, como sabemos, não serão assim tão puros no esquema que Peseiro estará a preparar em Braga, um 4x4x2 em losango. Ou seja, o nome de Paulo César surge numa lógica de continuidade de um espírito de clube que Salvador quer ver cada vez mais implementado, mas esta confirmação também pode indiciar que o nome de Ukra estará cada vez mais longe de Braga, ao abrigo da falta de acordo com o FC Porto.

RECORD

JotaCC

Primeiro clássico de 2012/2013 é um FC Porto-Sporting

Benfica recebe Braga na primeira jornada

Reta final do campeonato promete emoções fortes no Dragão, palco do jogo grande da penúltima ronda, entre «dragões» e «águias».

O FC Porto, bicampeão nacional, receberá o rival Benfica na penúltima jornada da I Liga 2012/13, tal como aconteceu em 2009/2010, temporada em que os «encarnados» se sagraram campeões. Na primeira volta, o Benfica receberá os «dragões» na 14.ª jornada, marcada para o dia 13 de janeiro de 2013.
No sorteio realizado ontem, no Palácio do Freixo, no Porto, ficou também definido que os «encarnados» participarão no primeiro jogo grande da época, agendado logo para a primeira jornada. O Estádio da Luz será o palco do Benfica-Sporting de Braga, na mesma ronda em que o FC Porto se desloca ao terreno do Gil Vicente, onde perdeu na última época, e o Sporting visita o D. Afonso Henriques. Restantes jogos da 1.ª jornada: Rio Ave-Marítimo, Nacional da Madeira-Vitória de Setúbal, Paços de Ferreira-Moreirense, Beira-Mar-Académica, Olhanense-Estoril,
Em relação aos restantes jogos grandes, eles prosseguem na sexta jornada, altura em que os portistas medem força com os «leões», no Estádio do Dragão, antes de o Sporting receber o Benfica, na 11.ª jornada. Pelo meio, há um Sporting-Sporting de Braga e um Sporting de Braga-FC Porto, nas 9.ª e 10.ª jornadas, respetivamente.
Rui Costa desvalorizou o facto de o Benfica começar com um candidato ao título e disputar a penúltima jornada com outro adversário direto. 'Somos candidatos de certeza mas não seremos os únicos. Começámos com um (Sporting de Braga) e terminámos com outro (FC Porto), mas temos de jogar contra todos, pouco importa a jornada. O que importa é estarmos em condições', referiu o representante do Benfica, após o sorteio.
Por seu lado, o representante do Sporting de Braga, Rui Casaca, reconheceu que o sorteio dificilmente podia ter sido pior para os «arsenalistas», que na semana que antecede o arranque do campeonato disputam a pré-eliminatória da Liga dos Campeões. 'Logicamente é um jogo forte. É preciso estar preparado muito cedo. Ainda por cima, temos a partida do «playoff» da «Champions»', disse Casaca, à SportTV.
Também na Liga de Honra, agora com 22 equipas, haverá duelo de equipas B entre benfiquistas e braguistas na primeira jornada. Ontem também foi sorteada a primeira fase da Taça da Liga, só com equipas da Liga de Honra.

Dragão pode ser decisivo. FC Porto e Benfica vão defrontar-se na penúltima jornada do campeonato na casa portista


Sporting de Braga

Paulo César renova por duas épocas

O avançado brasileiro chegou a acordo com a Direção bracarense para prolongar o seu vínculo com o clube por mais duas temporadas. Paulo César terminou o contrato a 30 de junho e não se apresentou na segunda-feira no regresso da equipa aos trabalhos, mas, após um moroso processo negocial, o jogador de 32 anos aceitou as condições do presidente António Salvador para a prorrogação do contrato por mais duas épocas. O experiente futebolista brasileiro realizou ontem os habituais exames médicos e hoje já deve treinar com a equipa. Por outro lado, o médio Juan Carlos foi emprestado ao Bétis de Sevilha.


PRIMEIRO DE JANEIRO

JotaCC

Lima quer suceder a Cardozo

Dizendo-se encantado como jogador do Braga, avançado quer entrar para a história do campeonato como máximo artilheiro

Candidato ao prémio de melhor jogador da Liga (vencido pelo portista Hulk), Lima conta ser aplaudido dentro de um ano por suceder ao benfiquista Cardozo na lista dos melhores marcadores. "Espero que seja esta temporada, vou lutar da mesma forma. É lógico que a responsabilidade aumenta, mas o nível de confiança é maior", garantiu, estimando um desfecho positivo do Braga na abertura do campeonato, no Estádio da Luz. "Será um bom jogo e espero sair de lá com um bom resultado", observou.

Quanto à possibilidade de trocar de clube, nada de novo. "Tenho mais um ano de contrato para cumprir e só penso no Braga. Se acontecer, faz parte do futebol e não vai assustar ninguém. Estou muito feliz em Braga e a equipa deve preparar-se para uma grande época, a lutar pelos três primeiros lugares", desafiou o avançado, garantindo não ter preferências caso seja vendido. "Há grandes clubes no mundo, não sonho com nenhum", afiançou.


PAULO CÉSAR MAIS DOIS ANOS

Braço de ferro entre o extremo esquerdo e a SAD terminou com assinatura de um contrato duradouro

Desaparecido desde segunda-feira, dia em que o Braga deu o pontapé de saída para a pré-temporada, Paulo César acertou ontem a renovação do contrato por mais duas temporadas, mantendo-se como concorrente direto de Hélder Barbosa na esquerda do ataque. O extremo manteve-se firme na intenção de prolongar a ligação aos minhotos até 2014 (altura em que terá 34 anos) e, apesar da resistência da SAD, que havia proposto uma renovação válida por apenas mais um ano, saiu vencedor de um moroso processo negocial, marcado na ponta final pelo silêncio (estratégico) da parte do brasileiro.
Após ter anunciado publicamente que rejeitaria renovar por um ano, dando conta, ao mesmo tempo, do interesse de um clube da I I Divisão brasileira, capaz de igualar os salários que aufere em Braga; Paulo César aguardou serenamente por uma reação da sociedade desportiva e a escassez de soluções no mercado funcionou como ajuda. Salim Arrache, um internacional argelino, de 29 anos, do Al Qadsia (Kuwait), chegou a despertar a atenção do treinador José Peseiro, mas a renovação do atacante brasileiro, um dos mais antigos do atual plantel arsenalista, nunca deixou de ser um objetivo prioritário, nem mesmo quando as conversações pareciam ter cessado, ainda que temporariamente. Por tudo isto soava ontem muito mal a notícia avançada por um j ornal t urco (spor.milliyet.com.tr) de que o Braga teria estado interessado no português Simão Sabrosa, que está de partida do Besiktas. Se do ponto de vista desportivo, deixou de ser pertinente a contratação de um novo extremo para o flanco esquerdo; já na vertente financeira, o antigo jogador do Sporting e Benfica significaria um absoluto contrassenso em relação à habitual contenção salarial do Braga, pois aufere dois milhões de euros por época. O magnetismo de António Salvador por estrelas consagradas já levou até à Pedreira João Vieira Pinto e Nuno Gomes, mas nunca se traduziu em investimentos avultados.


Jogos Olímpicos complicam Aranha

A lista de convocados do Brasil para os Jogos Olímpicos acrescentou uma nova dificuldade às negociações relacionadas com a contratação de Aranha (na foto): Rafael, o dono da baliza do Santos, vai representar a "canarinha" nas próximas semanas e o técnico Muricy Ramalho poderá compensar a perda com o alvo dos arsenalistas. Representante do Braga nesta operação, o empresário Jorge Baidek viaja ainda hoje para o Brasil com o objetivo de concluir a transferência do uruguaio Diego Forlan (Inter de Milão) para o Inter de Porto Alegre; e já na próxima semana deverá retomar as conversações com o guarda-redes. Mais difícil será o internacional português Eduardo. O guarda-redes já foi convidado a regressar, mas o Braga terá de contornar dois obstáculos: um salário elevado (aufere um milhão de euros por época) e o preço do passe estipulado pelo Génova (dois milhões de euros).


JUAN CARLOS CEDIDO AO BÉTIS

Formado no Real Madrid, o espanhol Juan Carlos foi emprestado pelo Braga ao Bétis de Sevilha. O médio foi cedido na época anterior ao Saragoça, disputando 25 jogos e marcando três golos. Já no treino da manhã de ontem em Braga, Hélder Barbosa queixou-se de dores no pé direito, enquanto Baiano, Rúben Amorim e Salino recuperavam na relva de lesões antigas.


Sorteio

BRAGA DEVIA SER GRANDE

O Benfica-braga da 1ª jornada levantou a questão: será que no sorteio os minhotos não deveriam ser incluídos no lote dos grandes? José Peseiro e Rui Costa acham que sim

Osorteio da Liga ZON Sagres, ontem realizado no Palácio do Freixo, no Porto, determinou três jogos na jornada inaugural previsivelmente interessantes: o Gil Vicente, que na época passada empatou logo na 1ª jornada com o Benfica, recebe o FC Porto, campeão nacional, o V. Guimarães joga em casa com o Sporting e o Braga vai à Luz. A não inclusão do Braga nas denominadas condicionantes do sorteio, que impedem os três grandes de se defrontarem nas quatro primeiras jornadas (o que também acontece com as respetivas equipas B na II Liga) motivou "um reparo" por parte de José Peseiro. "O Braga merecia estar enquadrado no condicionamento do sorteio. Pelo que fez nos últimos anos, devia estar incluído nos grandes. Seria muito mais justo do que estar apenas FC Porto, Sporting e Benfica. Não me estou a queixar, apenas a constatar um facto", explicou o treinador do Braga.

Cartaz > Desta vez, o clássico Benfica-FC Porto foi sorteado para ser disputado na penúltima ronda

Também Rui Costa, administrador da SAD do Benfica, mencionou esse detalhe do sorteio. "Abrimos com uma das equipas que nos últimos anos tem feito parte do lote das que luta pelo campeonato. E se existem condicionantes para os três grandes, o Braga também merecia entrar nesta situação". Rui Costa defendeu mesmo que FC Porto e Benfica "não serão os únicos candidatos, com toda a certeza", porque, adiantou, "o Sporting vai estar na corrida ao título, e o Braga também". Curiosamente, na II Liga haverá ainda um Benfica-Braga, em equipas B, naturalmente, a abrir o campeonato que contará com 22 participantes. Terá, assim, um total de 42 jornadas (duas na quadra natalícia, a 23 e 30 de dezembro) e sete a meio da semana. O critério, utilizado na Liga ZON Sagres, relativo aos denominados grandes e às equipas da mesma localidade ou região (União e Marítimo B, Vitória de Guimarães e Braga) foi também adotado na II Liga. Um campeonato com quatro casos pendentes: Atlético e Leixões ainda não regularizaram a respetiva candidatura, dependente da decisão de um processo que decorre no Conselho de Discipina da FPF; e os processos de candidatura do Varzim e do Tondela, promovidos esta época, ainda estão em curso.


O JOGO

JotaCC

Imorou ruma aos franceses do Clermont
Dispensado do Braga, o defesa esquerdo Imorou vai passar a jogar no Clermont, da 2.ª Liga de França. O lateral tinha contrato até 2016, mas rescindiu amigavelmente.

Espanhol Juan Carlos cedido ao Bétis
O Braga emprestou ao Bétis, de Espanha, Juan Carlos, por uma temporada. O médio espanhol, na época passada, jogou no Saragoça, por empréstimo do clube minhoto.

JN

JotaCC

Um clássico novo a abrir um clássico antigo a fechar

Campeonato abre com um Benfica-sp. Braga. Na 6.ª jornada defrontam-se FC Porto e Sporting e na 11.ª realizar-se-á o de Lisboa. Na penúltima ronda, no Dragão, haverá duelo entre "dragões" e "águias"

Mais uma vez, houve vários condicionantes ao sorteio da I Liga, como a inexistência de jogos entre os três grandes nas primeiras jornadas, mas ainda assim o campeonato vai abrir com um jogo que se está a tornar num novo clássico: o Benfica recebe na Luz o Sporting de Braga logo na ronda inaugural. O primeiro grande jogo de uma competição que procura adiar para mais tarde os grandes jogos vai então suceder logo no fimde-semana de 18 e 19 de Agosto. O FC Porto começa a defesa do seu título no estádio do Gil Vicente e será também no Minho, mas em Guimarães, que arranca a época do Sporting, ditou o sorteio realizado no Palácio do Freixo, no Porto.

O sorteio dos campeonatos profissionais ditou um calendário com muitas semelhanças ao da temporada anterior
Exceptuando o duelo madrugador entre Benfica e Sporting de Braga, o calendário apresenta várias semelhanças em relação ao da época passada. Os encontros entre os três grandes acontecerão exactamente nas mesmas jornadas da temporada anterior (6.ª, 11.ª, 14.ª, 21.ª, 26.ª e 29.ª). Benfica e Sporting, por exemplo, defrontam-se novamente na 11.ª e na 26.ª jornada, mas desta vez primeiro em Alvalade. O primeiro destes duelos entre este trio, segundo as regras do sorteio, só poderia acontecer na 5.ª ronda, mas é na seguinte que o FC Porto recebe o Sporting, depois de na mesma altura da época anterior ter jogado, também no Dragão, com o Benfica. Para a 14.ª jornada, já em 2013, está agendado o Benfica-FC Porto, o que significa que o Dragão vai albergar na penúltima jornada um potencialmente determinante duelo entre portistas e benfiquistas.
Os candidatos ao título desvalorizaram a ordem e a altura em que se defrontam. "Começamos com um candidato [Sporting de Braga] e acabamos com outro [FC Porto]. Temos de jogar contra todos. O jogo no Dragão na penúltima jornada pode ser decisivo ou não", referiu Rui Costa, director desportivo do Benfica. O dirigente "encarnado" aproveitou a ocasião para classificar como "descabida" a proibição de empréstimos entre clubes do mesmo escalão. "Sobretudo pela defesa do jogador português", sublinhou.
Além de jogos entre os três grandes, nas quatro primeiras jornadas também não se podem defrontar Sporting de Braga e V. Guimarães (o primeiro duelo entre os dois rivais volta a ser à 5.ª ronda), e Marítimo e Nacional. Também não pode haver clássicos em jornadas seguidas ou uma equipa a disputar dois clássicos em casa na mesma volta da prova. Outra condicionante: equipas próximas geograficamente (por exemplo, o Benfica e o Sporting) não devem jogar simultaneamente em casa.
Rui Costa defendeu a inclusão do Sporting de Braga, que vai jogar com Sporting e FC Porto em rondas consecutivas, nas restrições relativas aos três grandes. Tal como José Peseiro, técnico dos bracarenses, que nas três épocas anteriores terminaram sempre nos quatro primeiros lugares. "Merecia já estar integrado nesta condicionante", disse o novo treinador do Sp. Braga, que tem por objectivo "terminar nos três primeiros".
O antigo jogador Beto, representante do Sporting, destacou a dificuldade do primeiro jogo da equipa, com o V. Guimarães. "É um campo difícil. Vamos defrontar uma equipa que cria muitas dificuldades", considerou, antes de desejar "um ano muito melhor" para os "leões". Já o FC Porto, que não se fez representar no sorteio, defronta o Gil Vicente, que na época passada também recebeu um grande na abertura.
Na II Liga, o destaque esta época vai para a inclusão de seis equipas B. Curiosamente, na primeira jornada também há um duelo entre Benfica e Sporting de Braga. O Sporting B-FC Porto B disputa-se na 9.ª, o Benfica B-Sporting B na 12.ª e o FC Porto B-Benfica B na 19.ª, perto do Natal (23 Dezembro). A participação de Varzim e Tondela na II Liga ainda não é certa, pois os dois clubes ainda não cumpriram os pressupostos financeiros necessários.


PUBLICO

Bruno3429

Paulo César novidade no treino
Por Pedro Manuel Couto

No dia seguinte a ter renovado contrato por mais duas épocas, o brasileiro Paulo César foi a novidade do treino do plantel do SC Braga.

Concluídas as negociações relativamente ao contrato é assim tempo de o brasileiro recomeçar o trabalho de campo e recuperar a condição física para mostrar serviço ao treinador José Peseiro.

Quem também voltou a trabalhar integrado no plantel foi o lateral brasileiro Baiano, que na véspera tinha estado à parte dos restantes companheiros, juntamente com Leandro Salino e Rúben Amorim.

De referir ainda que o avançado Yazalde, a contas com mialgia na coxa, voltou a não pisar o relvado, remetendo-se novamente a tratamento.

O plantel voltará a trabalhar este sábado, podendo então gozar o primeiro dia de folga desde o arranque dos trabalhos.

A Bola

JotaCC

PRIMEIRO TREINO APÓS RENOVAR
Depois do acordo o trabalho para Paulo César

Paulo César já faz pontaria à titularidade, por José Carmo/Global Imagens
Avançado integrou a sessão desta manhã depois de na véspera ter sido garantida a continuidade no clube por mais dois anos.
Relacionadas
Paulo César renova
Tal como esperado, Paulo César cumpre o primeiro treino da pré-época no Braga, depois de na véspera ter acertado a renovação contratual, com um acordo válido para as próximas duas épocas.
Na sessão, é de salientar ainda a integração sem restrições de Baiano e Salino, enquanto Rúben Amorim continua a trabalhar à parte. Yazalde, por lesão, mantém-se ausente, assim como Elderson e Djamal, mas estes autorizados a chegar mais tarde - devem regressar segunda-feira - depois de estarem ao serviço das respetivas seleções.

O JOGO