News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 04/07

Started by JotaCC, 04 de July de 2012, 07:16

Previous topic - Next topic

JotaCC

Ewerton: "Tenho contrato e vou cumprir"

Resignado e disposto a fazer melhor do que na temporada passada. Apontado como um dos nomes mais sonantes em termos de mercado, Ewerton foi seguido por vários clubes, como o FC Porto, mas acabou por permanecer em Braga sem que fosse accionada a cláusula de compra do passe do central brasileiro por parte do Sp. Braga e sem que avançassem propostas concretas para negócio. Resultado: Ewerton irá cumprir o empréstimo de mais um ano - até ao final da época - pelo Corinthians Alagoano.

A opção de compra terminou a 30 de Junho, com os responsáveis da SAD bracarense a encararem o negócio como um investimento pouco oportuno nesta fase, tendo em conta os números envolvidos com o Banco BMG para os benefícios expectáveis por apenas 50 por cento do passe do atleta, na ordem de 1,5 milhões de euros.

"Fiquei na expectativa que o clube accionasse a minha opção de compra. Ficamos sempre pensativos [por não ter acontecido], mas preocupei-me mais neste começo de pré-época, para iniciar bem o campeonato", confessou Ewerton, no regresso aos trabalhos após as férias.
Apesar de admitir algum incómodo por toda a 'novela' em torno do futuro, o central brasileiro garante que "as expectativas são de fazer uma época melhor do que a passada" e é peremptório: "tenho contrato de um ano com o Sp. Braga e vou cumprir esse contrato, até porque não apareceu convite nenhum".

E acrescenta. "Se esperava outro desfecho? Não. Surgiram até algumas conversas, mas eu não vivo de especulações, vivo da realidade que é mais este ano de contrato. Espero cumprir e fazer uma boa época", frisou.
O defesa central considera "muito importante jogar a Liga dos Campeões", no entanto, não foi a milionária montra que o motivou a continuar em Braga: "o que me fez ficar aqui foi o contrato que tenho para cumprir. Mas será bom para mim".

Reforços já mostram qualidades a Peseiro

O segundo dia de trabalhos do Sp. Braga versão 2012/2013 começou com duas horas de atraso, devido aos habituais exames médicos. A sessão matinal acabou por se realizar já ao final da manhã, depois de os jogadores terem feito análises clínicas e trabalho de ginásio. José Peseiro começa a tomar o pulso à nova equipa e com os reforços em plano de evidência.
O novo técnico conta, para já, no arranque dos trabalhos, com 27 jogadores, incluindo o guarda-redes Pedro Cavadas, que será o titular da equipa B, mas realiza a pré-época com a equipa principal.

Ismaily, Florent, Hass, Manoel, Éder e Cristiano são as caras novas do grupo e vão aproveitando para mostrar já qualidades ao novo treinador, numa sessão dedicada a posse de bola em campo reduzido. Apenas Salino e Rúben Amorim trabalham à parte dos restantes colegas de equipa, em recondicionamento de esforço, devido às lesões contraídas antes das férias.
Hoje as portas fecham aos sócios. Já a equipa B apresenta-se às 10 horas, no 1.º de Maio.

CORREIO DO MNIHO

JotaCC

Inglaterra: Assinou por 2 anos e vai ganhar 74 mil euros/mês
Nuno Gomes no Blackburn

Nuno Gomes assinou ontem contrato com o Blackburn Rovers para as duas próximas temporadas e vai ganhar 74 mil euros por mês, soube o CM.

O internacional português, que amanhã completa 36 anos, decidiu prosseguir a carreira fora de Portugal depois de ter representado na última temporada o Sp. Braga. António Salvador, presidente dos minhotos, ofereceu-lhe um cargo na estrutura directiva, mas Nuno acabou por recusar.

O Blackburn – que vai jogar na segunda divisão inglesa e já confirmou a contratação – aposta na experiência do avançado, que entre 2000 e 2002 esteve na Fiorentina. Depois voltou para o Benfica, onde jogou até Junho de 2011.

CORREIO DA MANHA

JotaCC

«Central» continua no Sporting de Braga

Ewerton espera uma época melhor à anterior

O jogador brasileiro acredita que os bracarenses podem surpreender ainda mais na temporada que se avizinha, depois de um campeonato em que terminaram no terceiro lugar. Para Ewerton, que foi durante grande parte do campeonato passado titular indiscutível no eixo da defesa bracarense – só por lesão saiu do «onze» –, 'as expectativas são de fazer uma época melhor do que a passada', destacando a presença do clube da Liga dos Campeões. 'É muito importante jogar a Liga dos Campeões. Será bom para o Sporting de Braga entrar nessa prova e será bom para mim, pois será mais uma experiência', salientou.
O Sporting de Braga não exerceu a opção de compra que detinha sobre o jogador (o prazo terminou a 30 de junho) que vai, assim, cumprir o último ano de contrato em Braga, emprestado pelo Corinthians Alagoano. 'Fiquei na expectativa que o clube acionasse a minha opção de compra, mas vivo da realidade. Tenho este ano de contrato e espero cumpri-lo bem', sublinhou.

Ambição. Ewerton que jogar na Liga dos Campeões

PRIMEIRO DE JANEIRO

JotaCC

QUIM ESPERA O CONCORRENTE

Já falta pouco tempo para Quim conhecer o nome do principal rival na luta pela primeira posição da hierarquia de guarda-redes do Braga. Com o jovem Cristiano destinado a andar a saltar entre a equipa principal e a B, por forma a não interromper a evolução como jogador, o famalicense vai aguardando serenamente pelo reforço tão procurado pela SAD para lhe fazer frente, até porque Berni revelouse uma aposta falhada e, entretanto, não faltou quem se apresentasse no AXA com opções (teoricamente) mais fortes que o italiano.

O brasileiro Aranha, que há dias foi associado aos arsenalistas pelo jornal "A Tribuna", é neste momento o que está melhor colocado para rumar ao Minho. O guardião, de 31 anos, está em final de contrato com o Santos e António Salvador já deu luz verde para o arranque das negociações, que estão a cargo de um dos empresários de maior confiança do presidente bracarense. O maior entrave poderá ser a questão do vencimento, uma vez que Salvador não se desviará um milímetro da pol í tica orçamental que implantou desde que assumiu os destinos do clube, ainda por cima numa fase em que o país atravessa um período de crise financeira.
Escolhido no começo de 2010/11 para ocupar a vaga criada pela saída de Eduardo, que antes de participar no Europeu chegou a ser abordado pela SAD para regressar, Quim só na última época teve possibilidade de justificar a aposta do Braga. Na ressaca de uma lesão grave que quase colocou em risco a carreira, o guarda-redes foi titular indiscutível com Leonardo Jardim, falhando apenas cinco jogos em toda a temporada: a deslocação a Setúbal para o campeonato (2ª jornada), devido a compromissos da Seleção Nacional; as eliminatórias da Taça de Portugal com o 1º de Dezembro e o Sporting, ambas por opção técnica; e, por fim, os embates (mais acessíveis) da fase de grupos da Taça da Liga, com Penafiel e Portimonense, respetivamente. Ao todo acabou por participar em 41 encontros em 2011/12, encaixando... 42 golos: 29 para o Liga ZON Sagres (foi o quarto menos batido da prova), três para a Taça da Liga e dez para a Liga Europa, competição na qual os bracarenses caíram nos 16 avos de final.


Ewerton admite "conversas"

Central estava na expectativa de ser vendido ou ver o Braga acionar a opção de compra do seu passe, mas nada disso sucedeu

FC Porto, Anzhi, Dnipro... O número de clubes apontados como possíveis destinos para Ewerton aumentou consideravelmente desde o final da última edição do campeonato, mas o central regressou a Portugal sem que algo tenha avançado. Aliás, até o Braga decidiu retirar à última da hora de cima da mesa os 1,5 milhões de euros que serviriam para acionar a opção de compra do brasileiro. No entanto, o brasileiro admite ter sido informado de algumas abordagens. "Acho que chegaram a existir algumas conversas, mas eu não vivo de especulações; vivo da realidade. Tenho esse ano de contrato e espero cumpri-lo bem", afirmou, resignado, Ewerton, admitindo que essa foi a principal razão que o fez voltar à Cidade dos Arcebispos. "É muito importante jogar a Liga dos Campeões, mas o que me fez ficar aqui foi o contrato que tenho para cumprir. Agora, vai ser bom para o Braga e para mim entrar na Liga dos Campeões, pois será mais uma experiência", declarou. Enquanto não recebe indicações para rumar a outras paragens, Ewerton vai trabalhando duro em Braga, pois está confiante que, agora que está perfeitamente adaptado ao futebol português, espera melhorar o rendimento apresentado com Leonardo Jardim. "Tenho a expectativa de fazer uma época melhor que a passada", disse.


Equipa B custa €750 mil

A SAD bracarense gastará um valor consentâneo com a média praticada pelos clubes da Liga Orangina. Trabalhos arrancam hoje no Estádio 1º de Maio

Seis anos depois, o Braga vai voltar a incluir a equipa B na estrutura do futebol e com ela vai gastar, ao longo de 2012/13, aproximadamente 750 mil euros. Um orçamento que encaixa na média praticada nos últimos anos pelos clubes da Liga Orangina, competição em que os "bês" arsenalistas vão participar, depois de na versão anterior terem militado (entre 1999 e 2006) na II Divisão B.

Homem da casa Artur Jorge é o líder de um projeto que visa fornecer jogadores à equipa principal
Depois de, na época passada, ter levado os juniores do Braga ao terceiro lugar do Campeonato Nacional da categoria, Artur Jorge, um homem da casa, assume um projeto cujo principal objetivo é fornecer jogadores à equipa principal. É também com esse intuito que os jovens atletas bracarenses iniciarão hoje os trabalhos de pré-temporada. Para esta manhã (10h00) está marcado o primeiro t r ei no, que marcará a apresentação da equipa B aos adeptos e à Comunicação Social. O palco será o Estádio 1º de Maio, recinto onde o conjunto treinado por Artur Jorge vai disputar os jogos em casa.
Por agora, o plantel ainda não está fechado. Paulo Mendes, diretor desportivo da equipa B, está a trabalhar no mercado no sentido de adquirir dois defesascentrais, já que Palmeira e Aníbal Capela são, para já, as únicas opções para essa posição. Na época passada, recorde-se, o primeiro rodou no satélite Vizela, alternando com algumas chamadas de Leonardo Jardim, e o segundo jogou emprestado no Covilhã.
O grupo de trabalho será pequeno, não devendo passar dos 23 jogadores, 20 de campo e três guarda-redes. Um dos quais é o terceiro da equipa principal, Crist i ano, que regressa ao Braga após uma época em Espanha, no Valência, e os outros dois são Bruno Martins (ex-júnior) e Pedro Cavadas (ex-Boavista).


Com Peseiro é um ou dois toques

Está em marcha a reformulação do estilo de jogo do Braga. Depois de Domingos Paciência e Leonardo Jardim terem usado e abusado de uma estratégia que tinha nas transições rápidas o ponto mais forte, José Peseiro tem dado indicações aos jogadores para privilegiarem a posse de bola, embora feita de uma forma rápida e eficaz. Para isso, os atletas não devem dar mais do que um ou dois toques na bola, para facilmente se livrarem da pressão que possam estar a ser sujeitos, outro dos exercícios que o treinador tinha reservados para o treino matinal de ontem, que se seguiu a mais uma bateria de exames. De resto, essa foi a razão pela qual os adeptos só viram os jogadores duas horas mais tarde que o previsto (9h30).


Diogo Ribeiro é reforço

Diogo Ribeiro é o mais recente reforço da equipa B do Braga. O avançado, cujo contrato com a Académica expirou, chega ao clube arsenalista a custo zero, tendo assinado um vínculo de duas temporadas, com mais uma de opção. Na época passada, o avançado, de 21 anos, foi emprestado pela Académica ao Sertanense, onde apontou 14 golos e ficou no terceiro lugar da lista dos melhores marcadores da II Divisão (Zona Sul), mesmo numa equipa que se quedou pelo meio da tabela. Produto das escolas do Sporting, concluiu a formação na Briosa, que o emprestou ao Tourizense e ao Sertanense.

O JOGO

JotaCC

Faltam três peças para fechar o plantel cónego

As posições são um trinco, um "10" e um lateral-esquerdo

Enquanto decorrem as negociações com a SAD do Braga com vista à cedência do médiodefensivo Vinícius, de 26 anos – também tem em mãos uma proposta do Olhanense mas dá prioridade ao Moreirense –, o presidente Vítor Magalhães, em conjunto com a equipa técnica, continua no mercado à procura de, pelo menos, um lateral-esquerdo e um médioofensivo. Com Augusto ainda sem concorrência na ala canhota da defesa, também falta mais um criativo, com características semelhantes às de Fábio Espinho. A aquisição destes três elementos deve dar por encerrado o remodelado plantel, apresentado oficialmente amanhã,pelas 9h30.


O JOGO

JotaCC

Espanhóis ficam com Pizzi para... emprestar

O MÉDIO Pizzi, que alinhou na última época no Atlético de Madrid, por empréstimo do Sporting de Braga, pode ainda a vir render um encaixe financeiro ao clube minhoto. O jogador vai hoje apresentar-se no arranque dos trabalhos dos "colchoneros", mas, ao que tudo indica, não fará parte do plantel orientado pelo técnico Diego S imeone. Ainda as s im, o Atlético pretende manter um vínculo com o médio, mas emprestá-lo a outro clube, surgindo o Desportivo da Corunha, como um dos candidatos a receber o jogador.

Pizzi está de malas aviadas para a Corunha, mas, primeiro, o Braga terá de receber contrapartida financeira
Segundo o JN apurou, o negócio prevê uma compensação financeira ao Braga complementada com parte do passe do jogador. Certo é que os madrilenos não pagarão os 1 5 milhões de e uros que constava no direito de opção após o final do empréstimo.
Entretanto, o defesa Ewerton, que cumpriu ontem com o plantel o segundo dia de trabalho, traçou os objetivos pessoais para a nova temporada. "Quero fazer uma época melhor que a passada", garantiu o jogador, entusiasmado com a participação na Liga dos Campeões: "Jogar uma competição desse nível será bom para mim, é mais uma experiência". O defesa central confirmou que houve conversações para abraçar um novo desafio profissional, que acabou por não se concretizar: "Chegaram a existir algumas conversas, mas não vivo de especulações. Vivo da realidade: tenho contrato e espero cumpri-lo bem".


JN

JotaCC

Fernando Alexandre ainda "preso"

Fernando Alexandre continua como futuro por definir e o Olhanense, na circunstância, não sabe se poderá vir a contar com o médio, peça fundamental da equipa nas duas últimas épocas. O jogador ainda está preso ao Braga – o vínculo termina em 2013 – e as reuniões entre as duas partes não foram conclusivas, embora o cenário mais provável seja o da rescisão. Logo que o acordo seja consumado, Fernando Alexandre fica livre para definir a sua carreira, sendo certo que para além do Olhanense há mais clubes interessados. Nos últimos dias, sabe O JOGO, as abordagens têm-se multiplicado, mas só depois do entendimento com o Braga é que poderá haver novidades. Na linha da frente estão os algarvios, que amanhã iniciam os testes médicos, numa altura em que Paulinho, Diogo Cunha, Rúben Brígido e Hélder Lopes podem vir a ser reforços.

O JOGO

JotaCC

«Queremos criar uma equipa competitiva e valorizar os jogadores» – Artur Jorge

O treinador da equipa B do SC Braga, Artur Jorge, garantiu, durante a apresentação, que o objetivo passa por vencer jogos, valorizar os jogadores e criar o hábito da vitória.

«A nossa ambição é fazer um bom trabalho, criar uma equipa competitiva e valorizar os jogadores. Essa é a grande motivação», começou por dizer Artur Jorge.

O treinador da equipa B desvendou os restantes objetivos: «Será importante ganhar jogos e criar o hábito da vitória. Isso permitirá que os jogadores estejam mais próximos da equipa A».

A equipa B foi hoje apresentada e é composta por 22 jogadores, mas vão chegar mais dois defesas-centrais e um médio com experiência de primeira divisão ou segunda. O primeiro treino decorreu no Estádio 1.º de Maio.

Foi confirmado que a equipa B vai realizar um estágio, em Braga, entre 15 a 21 de julho.

A BOLA

JotaCC

Início do trabalho para disputar "campeonato tranquilo"
TREINADOR ARTUR JORGE QUER MAIS REFORÇOS

A equipa B do Sp. Braga, que vai disputar a 2.ª Liga, apresentou-se esta quarta-feira ao trabalho com 20 jogadores, a maioria proveniente da sua formação, e com a ambição de fazer um campeonato "tranquilo".

O plantel ainda não está fechado e, no final, deve ser composto por 25 jogadores, pois o treinador, Artur Jorge, quer mais três reforços, dois defesas centrais e um médio, que confiram mais experiência ao grupo.

Esta quarta apresentaram-se 20 atletas, já que os guarda-redes Pedro Cavadas (ex-Boavista, a trabalhar com a equipa A) e Bruno Martins (ex-júnior, devidamente autorizado) não marcaram presença no primeiro treino da temporada, tendo os guarda-redes dos juniores Tiago Sá e Rafael Alves suprido essas faltas.

Além destes, Artur Jorge tem, para já, à sua disposição os defesas direitos Ruben Freitas (ex-júnior) e Leandro Albano (ex-Belenenses), os defesas centrais Palmeira (regressa do empréstimo ao Vizela) e Aníbal Capela (regressa do empréstimo ao Sporting da Covilhã) e os defesas esquerdos Afonso Figueiredo (ex-júnior) e André Pires (ex-Belenenses).

Ainda fazem parte do plantel os médios Wanderson (regressa do empréstimo ao Vizela), Mauro (ex-Gil Vicente), Tiago Ribeiro (regressa do empréstimo ao Vizela), Victor Nikiema (ex-júnior), Nuno Valente (regressa do empréstimo ao Vizela) e Carlos Eduardo (ex-júnior) e os avançados Tomás Dabó (ex-júnior), Ricardo Valente (ex-Aliados FC Lordelo), Piqueti (ex-júnior), Xavier (ex-Tourizense), Alan (ex-júnior), Zé Manuel (regressa do empréstimo ao Vizela), Bérgson (ex-Grémio Porto Alegre) e Diogo Ribeiro (ex-Académica).

Victor Nikiema e Alan não estiveram presentes, mas devem chegar até ao final da semana, informou o clube.

O técnico frisou "a ambição natural de fazer um bom trabalho, de ter uma equipa competitiva e de poder valorizar os jogadores para que possam ser reconhecidos com a capacidade necessária para jogar na equipa principal do clube, que é um dos objetivos da equipa B".

Artur Jorge admitiu como "natural" que um plantel muito jovem e maioritariamente proveniente da formação do clube sinta dificuldades de adaptação à 2.ª Liga, um campeonato muito competitivo, mas disse-se "confiante" numa "classificação tranquila".

"Estes jogadores precisam de ganhar maturidade e perceber rapidamente a competitividade da 2.ª Liga, mas essa exigência e essas dificuldades vão ajudar os jogadores a chegar à equipa principal. Pode haver igual ao Sporting de Braga mas melhor não há e os jogadores têm que ter essa consciência", disse.

A equipa vai prosseguir o plano de treinos diário e estagiar de 15 a 21 de julho, em Braga.

O Sporting de Braga B já tem os seguintes jogos de preparação agendados: Santa Clara (dia 18, em Fão, às 10 horas), Varzim (21, jogo de apresentação, em casa, às 18 horas), Estoril (25, em Melgaço, 18 horas), Coruxo (28, em Coruxo, Espanha, 18 e 30), Desportivo de Chaves (4 de agosto, em Chaves, 18 horas), Tirsense (5 de agosto, em Santo Tirso, 18 horas).



Rodrigo Galo: «Vou esforçar-me bastante para conseguir um lugar no grupo»
LATERAL SATISFEITO COM REGRESSO

Rodrigo Galo quer afirmar-se no Sp. Braga, após o empréstimo ao Gil Vicente na última temporada, e mostra-se disponível para jogar em mais do que uma posição, apesar de frisar que é defesa direito.

"Vou esforçar-me bastante para conseguir um lugar no grupo. Fiz o meu papel no Gil Vicente, penso que estive bem, e espero ter uma oportunidade aqui. É um início para todos os que vão lutar diariamente para merecer uma vaga", afirmou na apresentação da equipa.

O jogador brasileiro, contratado pelos "arsenalistas" na época passada ao Gil Vicente, mas emprestado novamente ao clube de Barcelos na reabertura de mercado, em janeiro deste ano, quer mostrar serviço ao novo treinador do Sp. Braga, José Peseiro.

"Com o [Leonardo] Jardim era um pouco difícil, até porque acabei emprestado. Agora com José Peseiro muda tudo e tenciono mostrar o meu trabalho aqui", disse.

O jogador de 25 anos elogiou o desempenho dos compatriotas Salino e Baiano na posição em que mais gosta de jogar, mas mostra-se disponível para ser útil à equipa onde o técnico entender.

"A minha posição é lateral-direito, mas se o treinador quiser colocar-me noutra posição vou adaptar-me. Já joguei com o Paulo Alves [técnico do Gil Vicente] noutras posições e não terei dificuldade em adaptar-me", concluiu.

RECORD

Bruno3429

Novos equipamentos apresentados (com fotos)
Por Redação

O regresso do verde e branco, cores do clube aquando da fundação em 1921, é a principal novidade dos equipamentos do SC Braga para a temporada 2012/13.

O equipamento principal recupera a gola vermelha, perde alguns desenhos a branco no tronco e faz prevalecer o vermelho. Nos calções há um maior preenchimento a branco e nas meias, também vermelhas, surge agora o listado branco.

O primeiro equipamento alternativo tem o verde como cor predominante da camisola, com uma lista à esquerda branca onde surge o emblema do clube, sendo pretos os calções e as meias.

No equipamento secundário alternativo prevalece o vermelho e o branco, destacando-se os ombros a vermelho.

A Bola

JotaCC

Rodrigo Galo: «Tenciono mostrar o meu trabalho a José Peseiro»

Rodrigo Galo acredita que pode conquistar um lugar na equipa do SC Braga, depois de na época passada não ter sido opção para Leonardo Jardim, acabando por ser emprestado ao Gil Vicente.

«Fiz o meu papel no Gil Vicente, penso que estive bem e espero ter uma oportunidade aqui. É um início para todos que vão lutar diariamente por um lugar», afirmou o lateral-direito, que quer convencer José Peseiro.

«Com José Peseiro muda tudo e tenciono mostrar o meu trabalho aqui. A minha posição é lateral-direito, mas se o treinador quiser colocar-me noutro lugar vou adaptar-me», garantiu.

ZEROZERO

JotaCC

Kanu desviado do Sp. Braga
Central apresenta-se na equipa B

O V. Guimarães acaba de se reforçar com um jogador oriundo dos quadros do Sp. Braga. Trata-se do central Kanu, 20 anos, que irá integrar a equipa B dos vitorianos. O jogador aterrou esta quarta-feira em Portugal para se apresentar, na quinta, às ordens de Luiz Felipe, técnico da formação secundária.

O brasileiro esteve cedido pelos bracarenses ao Vizela, durante a última temporada, sendo muitas vezes chamado por Leonardo Jardim para treinar com o plantel principal. Kanu rescindiu contrato com os arsenalistas, que pretendiam a sua continuidade ao serviço da equipa B, tornando-se num jogador livre para se transferir para a cidade berço.

O defesa ficou seduzido pela possibilidade de ser chamado em breve à equipa principal dos vimaranenses, nomeadamente caso se verifique a saída do maliano N'Diaye para o estrangeiro. Esta contratação é uma forte aposta do V. Guimarães nas qualidades do central, que é visto por Rui Vitória como um futebolista promissor.

RECORD