News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 03/07

Started by JotaCC, 03 de July de 2012, 07:25

Previous topic - Next topic

JotaCC

Conquista de títulos no horizonte


Ambição em alta e a conquista de títulos no horizonte. Na apresentação do novo técnico, José Peseiro, já tinha sido lançado o mote para a época 2012/2013 e, ontem, na apresentação da nova equipa a ambição do título nacional foi reforçada. É um Sp. Braga, claramente, apostado em brilhar na nova época. E uma equipa talhada para conquistas, ou no campeonato, ou na Taça da Liga e de Portugal.

Com um plantel ainda com arestas por polir - há algumas incertezas em termos de jogadores, como o caso do avançado Lima - o primeiro dia da oficina de trabalhos contou com seis caras novas: Éder (avançado, ex-Académica), Florent (defesa esquerdo, ex-Leixões), Maximilian Haas (central, ex-U. Leiria), Manoel (avançado, ex-Penafiel), Cristiano (guarda-redes, ex-Valência) e Pedro Cavadas (guarda-redes, ex-Boavista, que será o titular da equipa B, mas começará a época no plantel principal até à chegada de outro guardião). Dos reforços, apenas Ismaily (lateral esquerdo, ex-Olhanense) falhou o primeiro treino, juntando-se ao grupo ao início da tarde.

Num lote de 26 jogadores, nota de destaque para a ausência dos internacionais Custódio e Hugo Viana, que vão cumprir ainda férias, depois de terem representado a selecção nacional no Euro'2012, assim como Elderson e Djamal (estiveram também ao serviço das respectivas selecções), jogadores que serão apenas integrados durante o estágio, em Melgaço.

Berni, Samuel e Imorou têm guia de marcha e nem sequer se apresentaram; Paulo César não chegou a acordo de renovação, enquanto Ukra e Miguel Lopes também se despediram. Há ainda a resolver o caso de Pizzi, aquela que foi uma das grandes ausências. O extremo, emprestado ao Atlético de Madrid na época passada, não se apresentou e não consta do plantel de 30 jogadores para a nova época. De regresso a Braga após empréstimo estão Guilherme, Zé Luís e Rodrigo Galo (Gil Vicente) e também Yazalde (Rio Ave).

Com o apoio de mais de duas centenas de adeptos, a bola começou a rolar entre os jogadores no relvado do Estádio AXA, de olhos postos numa época que se espera de grandes sucessos.
"É o início de um novo ano à procura de conquistas, que é aquilo que este clube tem vindo a procurar nos últimos anos. Claramente temos de assumir que um dos nossos grandes objectivos é ganhar. E, nesta casa, só se pode falar em vencer. E não há que ter vergonha disso. Há três anos ficámos em segundo, há dois entrámos na Liga dos Campeões e fomos à final da Liga Europa e, no ano passado, a cinco jornadas do fim éramos líderes", sublinhou o presidente António Salvador.

Lembrando que "não vale a pena falar em orçamentos", mas sim "em acreditar na qualidade deles próprios e na estrutura do clube", Salvador garante que o Sp. Braga "pode lutar por vencer títulos como os outros três grandes clubes portugueses".

Salvador: "Teremos que vender jogadores"

É um arranque ainda com um plantel indefinido na totalidade. E com alguns reajustes a serem feitos. A garantia foi deixada pelo presidente do Sp. Braga, António Salvador, lembrando que será necessário vender algum jogador do plantel.

"É evidente que não está fechado o plantel, há acertos a fazer, não vamos esconder isso, a nível de entradas e saídas. Acreditamos que já temos um grande plantel para defender aquilo que é a ambição do Sp. Braga e a responsabilidade que este clube tem no futebol português, na Europa, na cidade e na região. Vamos acreditar nos que cá estão, os que temos neste momento. Agora não vamos esconder que há reajustes a fazer e a seu tempo serão feitos", explicou.

Um dos dossies pendentes é Lima. O avançado é a jóia da coroa - num valor a rondar os dez milhões - e tem sido cobiçado por vários clubes, sendo encarado como o grande negócio deste Verão para os cofres bracarenses.

"Vamos ver [se é possível segurar Lima]. Sempre disse que há um ou dois jogadores que têm que ser vendidos todos os anos. Este ano ainda não vendemos nenhum e, provavelmente, teremos que vender um. Agora não sei se é o Lima ou outro atleta. Gostaríamos de contar com o Lima, é um jogador muito importante na equipa, foi o melhor marcador e o melhor goleador do campeonato juntamente com o Cardozo. Acreditamos, mas se não for possível, outros vão substituir o Lima à altura, trabalhamos todos os dias para que isso aconteça", referiu.
No lote de eventuais saídas está ainda o central Ewerton e os internacionais Custódio e Hugo Viana, valorizados pela presença no Euro'2012.

"Para o Sp. Braga, para esta cidade e para o país, é um orgulho ter dois jogadores ou três que jogaram cá o ano passado a representar Portugal. São jogadores importantes que de facto estão muito valorizados, não só pelo Europeu, mas pelo que têm feito neste clube. Vamos acreditar que vão continuar cá. Acredito que vão continuar e vão ser um factor forte para as nossas conquistas esta época", sublinhou António Salvador.

Quanto a metas, os objectivos estão bem traçados neste arranque de temporada, com a fasquia da ambição elevada.
"Temos três metas bem claras: o objectivo principal é o campeonato, ficar entre os três primeiros lugares e lutar até à exaustão pelo título, foi isso que transmiti aos jogadores. Depois, entrar na fase de grupos da Liga dos Campeões e ir o mais longe possível, e ganhar umas das outras duas competições, a Taça de Portugal e a Taça da Liga".

Nuno Gomes convidado para 'manager' da SAD bracarense

Nuno Gomes recebeu o convite da SAD bracarense para o cargo de 'manager' do clube. A revelação foi feita pelo presidente, António Salvador, explicando que a proposta de renovação do experiente avançado não se concretizou, já que a direcção apresentou o convite para Nuno Gomes exercer funções de dirigente na estrutura do futebol bracarense.

"Como jogador do Sp. Braga é um caso arrumado. Gostávamos de contar com o Nuno Gomes cá no clube em outras funções, foi feito esse convite, não sei o que ele pensa. Penso que quer jogar mais algum tempo, mas vamos aguardar para ver qual a resposta e se aceita o convite", anunciou.
O cargo oferecido deverá ser o de 'manager', função desempenhada por Fernando Couto, até meados do mês de Janeiro.

Nuno Gomes tem sido associado ao Blackburn, que desceu à segunda divisão inglesa esta época, mas o futuro do avançado ainda não é conhecido.
Quanto a Rúben Amorim, "vai continuar emprestado", apesar de ter sido aprovado o fim de empréstimos entre clubes da mesma divisão. "Ultimamente os clubes e a sua estrutura, no-meadamente a Liga, têm tomado decisões um bocado em cima do joelho. É preciso parar, reflectir para perceber o que é que os clubes querem para o futebol português. Acho que esta decisão foi tomada a quente e passadas duas horas toda a gente percebeu o mal que tinha feito", criticou o presidente.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Sp. Braga: António Salvador exige títulos a Peseiro
Nuno Gomes sai e Lima está no mercado

No dia em que o Sp. Braga iniciou a pré-época 2012/2013, António Salvador confirmou que Nuno Gomes não fará parte do plantel arsenalista.

"Como jogador, é um caso encerrado no Sp. Braga", assegurou ontem o presidente dos arsenalistas, revelando que o avançado foi convidado a assumir um cargo na estrutura directiva do clube. "Foi feito um convite para ficar noutras funções, mas acho que ele quer continuar a jogar", sublinhou.

O líder do clube minhoto afirmou ainda que pretende manter Hugo Viana e Custódio no plantel, mas não fechou a porta à saída do avançado Lima: "Todos os anos temos de vender um ou dois jogadores, e este ano ainda não vendemos ninguém. Não sei se será o Lima ou não. Vamos tentar mantê-lo, mas, se não for possível, outros vão substitui-lo à altura."

Por fim, lembrou os objectivos para a nova época, sem esconder ambição. "O principal é ficar entre os três primeiros na Liga, se possível lutar pelo título. Depois entrar na fase de grupos da Liga dos Campeões. Nas outras duas provas internas [Taça de Portugal e Taça da Liga], queremos ir à final e ganhar", frisou.

QUARTETO CHEGA MAIS TARDE A BRAGA

Os portugueses Custódio e Hugo Viana, o nigeriano Elderson e o líbio Djamal chegam mais tarde à concentração minhota, depois de terem integrado os trabalhos das

respectivas selecções. A presença dos dois internacionais no último Europeu fez aumentar a cotação, pelo que a possibilidade de deixarem a Pedreira está em aberto.

CORREIO DA MANHA

JotaCC

De 2011/2012

Melhor jogador anunciado na quinta

Hulk, João Moutinho (FC Porto) e Lima (Sporting de Braga) são os candidatos a Melhor Jogador da época 2011/12. No dia 5, a partir das 20 horas, a Liga (LPFP) dará a conhecer os vencedores das várias categorias, destacando-se também aquela que diz respeito ao melhor treinador, em que o campeão Vítor Pereira compete com Leonardo Jardim (Sporting de Braga) e Pedro Martins (Marítimo).



Sem espaço no plantel do Sporting de Braga

Nuno Gomes convidado para a estrutura

O presidente António Salvador revelou ter convidado Nuno Gomes para dirigente do Sporting de Braga e espera agora uma resposta do ainda jogador, que já assumiu a vontade de continuar a jogar. A margem da apresentação da equipa para a época 2012/13, António Salvador explicou a proposta. 'Como jogador no Sporting de Braga, sim, é um caso encerrado, mas gostávamos de ter o Nuno Gomes noutras funções. Julgo que ele quer jogar mais uma temporada, mas foi-lhe feito esse convite e agora vamos aguardar pela resposta dele', referiu o líder bracarense.
Quanto à temporada que se avizinha, António Salvador voltou a frisar a ambição em conquistar títulos. 'Temos que assumir que um dos nossos grandes objetivos é ganhar e nesta casa só se pode falar em vencer até pelo que o clube tem vindo a fazer nos últimos anos. Não vale a pena falar em orçamentos, mas sim na qualidade e na estrutura deste clube que pode lutar por títulos com os outros «grandes»', salientou.

Nuno Gomes. Carreira de dirigente deve esperar


Pizzi esteve ausente

Apresentação contou com 25 jogadores

O Sporting de Braga também iniciou ontem o trabalho para a temporada 2012/13, com 25 jogadores, seis deles reforços, sendo de realçar as ausências de Pizzi e dos internacionais. Cristiano (guarda-redes, ex-Valência), Florent (defesa esquerdo, ex-Leixões), Ismailly (defesa esquerdo, ex-Olhanense), Haas (defesa central, ex-União de Leiria), Manoel (avançado, ex-Penafiel) e Éder (avançado, ex-Académica) são, para já, as caras novas que os cerca de 300 adeptos bracarenses puderam apreciar no primeiro treino.


PRIMEIRO DE JANEIRO

JotaCC

Lima marcou o primeiro golo da época

As férias não beliscaram a veia goleadora de Lima que apontou o primeiro golo da época bracarense, na habitual peladinha, embalando, depois, para um hat-trick" Carlão (2 golos) e Yazalde também mostraram serviço.


Portas abertas ao público na primeira semana

A semana inaugural de trabalho do plantel está programada com treinos bidiários, sendo as sessões matinais, exceto a de amanhã, abertas aos adeptos, decorrendo no campo de treinos do estádio.


Rúben Amorim e Salino limitados

Os dois jogadores, que recuperam de lesões contraídas na época passada, passaram ontem pelo relvado do estádio, mas apenas para fazer ligeiros exercícios físicos de forma a readquirem os desejados índices físicos.

JN

JotaCC

Nuno Gomes convidado para ser dirigente dos minhotos

António Salvador, presidente do Sp. Braga, revelou ontem no dia em que arrancaram os trabalhos do clube minhoto, que convidou Nuno Gomes, de 36 anos, para ser dirigente do clube, estando neste momento a aguardar uma resposta do jogador que terminou contrato no sábado.
"Como jogador no Sporting de Braga, sim, é um caso encerrado, mas gostávamos de ter o Nuno Gomes noutras funções. Foi- lhe feito esse convite, julgo que ele quer jogar mais uma temporada, mas vamos aguardar pela resposta dele", afirmou à margem da apresentação da equipa para a época 2012/ 13.
António Salvador voltou a frisar a ambição em conquistar títulos:"Temos que assumir que um dos nossos grandes objetivos é ganhar e nesta casa só se pode falar em vencer . Não vale a pena falar em orçamentos, mas sim na qualidade e na estrutura deste clube que pode lutar por títulos com os outros ' grandes'", disse.
O dirigente disse ainda acreditar na continuidade de Custódio e Hugo Viana, mas não garantiu a de Lima, lembrando que "o clube tem que vender sempre um ou dois jogadores".
O Sporting de Braga apresentou- se ontem com 25 jogadores, seis deles reforços, sendo de realçar as ausências de Pizzi e dos internacionais que estiveram ao serviço das suas seleções. Cristiano ( guarda- redes, ex- Valência), Florent ( defesa esquerdo, ex- Leixões), Ismailly ( defesa esquerdo, exOlhanense), Haas ( defesa central, ex- União de Leiria), Manoel ( avançado, ex- Penafiel) e Éder ( avançado, ex- Académica) são, para já, as caras novas do plantel dos arsenalistas.

DN

JotaCC

"FOI DURO ESTAR MEIO ANO SEM JOGAR"

Principal reforço até ao momento, o avançado ex-académica diz querer aprender com Lima e esquecer o período atribulado vivido em Coimbra

Quem esperava ouvir da boca de Éder uma explicação para o diferendo que manteve com a Académica saiu defraudado. O avançado luso-guineense quer esquecer o assunto rapidamente e, por isso, optou por não se alongar muito quando foi confrontado com ele ontem, no arranque da aventura em Braga, embora tenha dito que a alegada recusa de convites de clubes ingleses "não foi bem assim". A verdade é que desde esse episódio, ocorrido no final do mês de janeiro, nunca mais foi utilizado pela Briosa por opção dos dirigentes. Uma decisão que lhe custou a digerir. "Foi duro estar meio ano sem jogar, mas tenho ambição e vou concentrar-me ao máximo para mostrar o meu melhor. Agora só interessa o Braga e as minhas prestações aqui. O que passou, passou", declarou o atacante de 24 anos, que pelo porte físico costuma ser comparado ao togolês Adebayor.
Saltar de um clube habituado a lutar pela permanência (Académica) por um com legítimas aspirações de conquistar um troféu em 2012/13 (Braga) foi a consequência natural da boa metade de temporada realizada por Éder, que há muito suspir a v a p o r "u ma grande oportunidade" como a que lhe ofereceram. "O Braga é um grande clube, luta por objetivos bastante interessantes e isso cativa-me", confessou, esperançado em "conseguir mostrar trabalho, fazer golos e ajudar o Braga a conseguir objetivos". "Para já quero integrar-me e mostrar as minhas qualidades. Depois, vou tentar lutar por um lugar na equipa", acrescentou.

A concorrência de Éder por um lugar no "onze", como se percebeu no treino de ontem, promete ser dura. Como se já não bastasse ter sido um dos melhores marcadores do campeonato na última época, com os mesmos golos de Cardozo, Lima voltou com o pé quente e tratou de marcar posição logo no primeiro dia. No entanto, o luso-guineense diz não temer o brasileiro e até acha que este poderá ser um excelente professor. "Pode ser bom para mim aprender um pouco com o Lima. De resto, a competitividade será boa para mim e para o grupo", garantiu o avançado.



A PALAVRA AOS OUTROS REFORÇOS

Ismailly
"Foi uma surpresa muito boa vir para o Braga, porque é um clube grande em Portugal. As expectativas são excelentes para fazer uma boa época e para continuar a progredir na carreira. Se o presidente disse que ambição passa por ser campeão, temos de ir atrás desse objetivo, porque o Braga já demonstrou que é um clube muito grande".

Florent
"É um sonho estar aqui. A partir do momento em que surgiu a proposta do Braga, aceitei logo. Foi uma boa surpresa vir para cá e as primeiras impressões são excelentes; Vou dar o meu melhor. Disseram-me que iria jogar na equipa principal, mas se tiver de jogar pela B, não há problema. Quero muito fazer parte deste projeto ambicioso".

Haas
"Este é mais um grande passo para conseguir chegar mais longe. Ter a possibilidade de jogar a Liga dos Campeões é fantástico; é tudo aquilo que um jogador procura. Nem posso esperar para começar a jogar a Champions. Primeiras impressões? São simpáticos, riem muito e parecem ser mesmo um grande grupo. Está a ser muito bom". "Pretendo afirmar-me de uma vez por todas no futebol português. Vim para um grande clube e espero finalmente mostrar o meu valor. O importante é que vou poder trabalhar com o grupo. Depois, jogarei onde me colocarem a jogar, A ou B. Estou sempre disponível para trabalhar bastante e representar o Braga o melhor que sei".

Manoel
"Estou muito feliz por vir para Braga e espero ajudar o Braga a alcançar os objetivos na próxima época. Espero melhorar a cada dia que esteja no clube. Vim para poder estar na A, mas se tiver de jogar na B, estarei à disposição. Quero é jogar de qualquer maneira. Não tenho nenhuma marca de golos. Logo se verá".


AMORIM E LEANDRO SALINO À PARTE

No primeiro treino do Braga versão 2012/13, Rúben Amorim (na foto) e Leandro Salino fizeram recondicionamento de esforço, de acordo com o boletim clínico dos arsenalistas, e por isso trabalharam à parte dos restantes colegas. O médio português vai cumprir a segunda época de empréstimo do Benfica e a nova lei não interferirá na ligação, conforme explicou António Salvador. "É uma situação que vem antes desta lei e continuará emprestado", afirmou o presidente do clube minhoto.


AINDA À ESPERA DA RESCISÃO DE UKRA

Os primeiros treinos do Braga acabaram mesmo por cumprir-se sem a presença de Ukra. O extremo já tem um contrato-promessa de três temporadas com o clube arsenalista e tudo leva a querer que esse seja o próximo destino. Duas semanas volvidas desde o acordo com António Salvador, contudo, o processo ainda não foi concluído, uma vez que o internacional jovem português ainda aguarda ansiosamente por uma chamada do FC Porto para se desvincular dos dragões. A situação está a mexer com o atleta, que já na temporada transacta perdeu a pré-época devido a uma lesão.


Salvador assume candidatura ao título

Presidente parte para a nova época com muita ambição, sintonizado com o que José Peseiro afirmou na sua apresentação

OBraga elevou a fasquia na hora de traçar objetivos para 2012/13. "O principal é ficar entre os três primeiros lugares e, como já disse José Peseiro, lutar até à exaustão pelo título; depois é entrar na fase de grupos da Liga dos campeões e ir o mais longe possível; e na Taça é tentar chegar à final", definiu o presidente António Salvador, transmitindo ambição aos jogadores. "Nesta casa, só se pode falar em vencer e não podemos ter vergonha disso. Não vale a pena falar em orçamentos, mas acreditar nos atletas e na estrutura deste clube que pode lutar por títulos como os outros três grandes", referiu.

Mesmo admitindo que "há reajustes a fazer", António Salvador considera que o Braga tem "um grande plantel, capaz de defender a ambição e a responsabilidade que o clube tem na cidade e na região", e acredita que "estes jogadores são suficientes para alcançar" o pretendido. De resto, o aspeto financeiro não pode ser descurado. "Um ou dois jogadores têm de ser vendidos todos os anos. Ainda não vendemos nenhum e provavelmente teremos de vender alguém. Não sei se será o Lima ou A, B ou C. Gostaríamos de contar com o Lima, porque é um jogador muito importante para a equipa, foi o melhor marcador do campeonato com o Cardozo e obviamente acreditamos que vai continuar. Mas, se não for possível, outros irão substituí-lo à altura", explicou, referindo-se depois aos europeus Custódio e Hugo Viana. "É um orgulho para o Braga ter jogadores na Seleção. Estão valorizados e acredito mesmo que vão continuar e ser mais um fator forte para as nossas conquistas", afirmou Salvador, esclarecendo ainda que Nuno Gomes "enquanto jogador no Braga é um assunto arrumado". "Gostávamos de contar com ele noutras funções, foilhe feito esse convite, mas penso que ele quer jogar mais tempo. Vamos aguardar mais algum tempo pela resposta", revelou o dirigente.
Noutro plano, Salvador defendeu que a proibição de empréstimos entre clubes do mesmo escalão é "má" e "tomada a quente"


Lima e Carlão de pontaria afinada

Cerca de 200 adeptos marcaram presença no primeiro treino do Braga sob o comando de José Peseiro. Os jogadores foram bastante aplaudidos à entrada para os campos de apoio do Estádio AXA e, no final, deram autógrafos e tiraram fotografias. Lima foi o último a sair e um dos mais solicitados pelos fãs, isto já depois de ter estado em destaque durante a sessão de trabalho. O avançado brasileiro voltou das férias com a veia goleadora bem visível e fez um hat trick, numa peladinha em que outro ponta de lança, Carlão, também esteve em bom plano, com dois golos. O outro tento foi da autoria de Yazalde.


O JOGO

JotaCC

NUNO VALENTE RENOVA POR DUAS TEMPORADAS

Depois de ter sido apontado aos italianos do Génova, Nuno Valente, afinal, vai continuar no Braga. O jovem médio, de 20 anos, assinou por duas épocas, com mais uma de opção, e vai incorporar o plantel da equipa B, depois de, na temporada passada, ter rodado no então clubesatélite Vizela.


ELDERSON ALVO DO NORWICH

Ainda de férias devido aos compromissos da Nigéria, Elderson ainda aguarda pela definição do futuro, mas não falta quem o queira. Depois de Saint-Étienne e Maiorca, o lateral-esquerdo do Braga foi agora apontado em Inglaterra como alvo do Norwich. As próximas semanas podem trazer novidades sobre o tema.


TREINOS ABERTOS SÓ DE MANHÃ

Os adeptos do Braga poderão assistir a vários treinos da equipa principal ao longo da semana. José Peseiro vai abrir as portas do AXA todas as manhãs (9h30) até sábado, excetuando amanhã, dia em que se apresenta a equipa B.

O JOGO

Bruno3429

Ismaily já à vista dos adeptos
Por António Casanova

Depois de não ter comparecido na primeira sessão de trabalho da temporada, o lateral esquerdo brasileiro Ismaily já foi visto esta manhã no treino do SC Braga, que contou com a presença de vários adeptos.

A sessão até começou com cerca de duas horas de atraso em relação ao que estava inicialmente previsto, uma vez que os jogadores estiveram a realizar análises sanguíneas.

Ao aparecimento do plantel no relvado saltou a novidade: Ismaily integrado no grupo. O brasileiro contratado ao Olhanense já na véspera tinha estado nas instalações do clube, mas não integrou o treino da manhã (terá marcado presença no da tarde, que decorreu longe dos olhares dos jornalistas e dos adeptos). Foi por isso a primeira vez que o jogador foi visto a treinar-se como guerreiro.

De resto, e tal como tinha acontecido na véspera, Rúben Amorim e Leandro Salino voltaram a trabalhar à margem do restante plantel, poupados devido ao facto de terem terminado a época lesionados.

A Bola

JotaCC

Ismaily já treina no SC Braga

A presença de Ismaily no treino desta terça-feira foi a nota de destaque na sessão de trabalho do SC Braga.

O jogador contratado ao Olhanense não marcou presença no primeiro treino da pré-época que decorreu à porta aberta, mas esta manhã já esteve ao dispor de José Peseiro que, tal como ontem, não pôde contar com Leandro Salino e Rúben Amorim.

Os dois jogadores terminaram a última temporada com problemas físicos e continua a treinar à parte do restante grupo de trabalho.


ZEROZERO

JotaCC

Nuno Gomes faz testes médicos no Blackburn
de acordo com a Sky Sports

Nuno Gomes deverá fazer testes médicos no Blackburn Rovers esta terça-feira, revela a Sky Sports.

De acordo com o relato, o avançado de 35 anos, que terminou o contrato que o ligava ao Sporting Braga, assinará por duas temporadas pelo clube inglês.

O Blackburn atuará na segunda divisão inglesa, depois de ter sido despromovido da Premier League no final de 2011/12.

RECORD