News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

A cidade de Braga e os bracarenses

Started by magico_scbraga, 19 de June de 2012, 19:47

Previous topic - Next topic

magico_scbraga

Pessoal, não querendo parecer pessimista, acho que a nossa cidade está demasiado "imóvel".
Por muitas campanhas que se façam, como a dos "guerreiros do minho", e ainda que bem sucedidas, parece-me Braga não tem sabido tirar proveito dos seus recursos e do seu belissimo "centro".

Se repararem, Guimarães soube aproveitar o projecto da "Capital Europeia da Cultura 2012" para dinamizar a cidade, para atrair turistas e para potenciar os seus recursos. Quem, no presente ano, visitou Guimaraes, ou quem lá vive (como alguns foristas), sabe do que estou a falar.
Rivalidades à parte, tenho que reconhecer o mérito de quem soube levar a cabo este projecto. Já lá fui várias vezes e, admito, fiquei rendido.
Bem sei que os nossos vizinhos têm, desde há muitos anos, um centro da cidade mais activo do que o nosso (sobretudo no que diz respeito à vida nocturna), mas isto não pode servir de justificação.

Se formos a ver, a iniciativa "Braga Capital Europeia da Juventude 2012" não tem tido grande projecção. Nunca se sabe quais as actividades desenvolvidas, e mesmo as que são dadas a conhecer não têm a mesma vivacidade, e muito menos a capacidade para chamar os bracarenses ao centro da cidade.

Não sei se isto se deve a um excessivo conformismo por parte dos nossos autarcas, ou se isto se deve ao facto de o Mesquita Machado se encontrar "colado" ao cargo de Presidente de Câmara. Talvez se deva, em parte, a isto que acabei de referir. Vamos a ver e o S.João é quase a única altura do ano em que a cidade se enche de gente.

Parece-me que a "cidade" (o centro ,sobretudo) não está a saber "chamar a si" os bracarenses e isso é algo que me aborrece. Por muito que os nossos autarcas afirmem gostar de Braga, aquilo que os bracarenses querem é uma atitude aguerrida.

Não sei se concordam com o que disse, se sequer se revêem minimamente nas minhas palavras, mas achei pertinente debater este tema.. Peço apenas a vossa opinião ;)
Braga - Uma cidade, um clube, uma só paixão.

darkshines

Acho que a situação está a melhorar nesse sentido de há uns anos para cá.

Falar apenas do S.joão em relação à cidade de Braga é descabido, estão se a esquecer da semana santa, e da cada vez mais conhecida feira romana? Por acaso guimarães tem algum evento que se possa comparar sequer ao nosso S.João ou à nossa semana santa?

E depois não tentem comparar a CEC com a CEJ. O orçamento que eles têm é não sei quantas vezes maior que o que nós temos. Aliás, para o dinheiro que eles receberam pouco mas muito pouco têm feito, comparado com outras capitais da cultura de outros anos.

Por outro lado, há imensos projectos e iniciativas previstas para voltar a trazer mais gente ao centro, especialmente mais "vida nocturna".

Não tenho dúvidas que nesse aspecto nos últimos anos temos vindo a melhorar!Por outro lado, há que tirar mais proveito da UMinho....aproximar os dois mundos!

JuBraga

Concordo, mas não esquecer os orçamentos dados a cada cidade. O nosso é 100x inferior ao de Guimarães, pois aposto que se tivéssemos o mesmo orçamento também conseguiríamos fazer várias coisas. Este projecto da Capital Europeia da Juventude tem-se focado, pelo que tenho reparado, em rejuvenescer a cidade, o centro mais propriamente. Braga está toda esburacada e mudar o centro, torná-lo mais apelativo é o objectivo. Sinceramente não sei o que é que falta ao centro para ter movimento e em Guimarães, ao contrário de nós, tem esse movimento, pois também não há muito mais para onde se ir. Mas não nos podemos queixar por falta de divulgação de informação. Basta andar a pé no centro para ver aqueles anúncios verticais com todos os projectos para cada mês e, quem quiser saber sem sair de casa, tem a internet. Bem, se queremos que a nossa cidade tenha a rentabilidade que se pede, só nos cabe a nós dar-lhe :)

Arnie_Marta

Guimarães para a CEC tem 111 milhões de Euros
Nós temos 6 Milhões para a CEJ


O orçamento deles para esta coisa é igual ao nosso orçamento TOTAL da Câmara de Braga.

Não levem a mal, mas por vezes penso que falam, sem ter o mínimo de conhecimento ou noção do que estão a dizer.
O meu nome é Arnaldo...

rpo.castro

Quote from: darkshines on 19 de June de 2012, 20:20
E depois não tentem comparar a CEC com a CEJ. O orçamento que eles têm é não sei quantas vezes maior que o que nós temos. Aliás, para o dinheiro que eles receberam pouco mas muito pouco têm feito, comparado com outras capitais da cultura de outros anos.

Eles têm realizado permanentemente bastantes actividades culturais, muito mais do que o que aparece na comunicação social (se compararmos o tratamento da CS às capitais europeias da cultura: Lisboa; Porto e Guimarães, o mediatismo é sempre a descer).
Mas é claro que há muito desperdício de dinheiro para aquele lado

A CEJ foi feita em cima do joelho, daí que não tenha dado para programar nada decentemente nem concorrer a fundos. Os espanhois dizem que foi por imitação e torna-se dificil de rebater isto devido à maneira como tudo foi tratado.

Agora o que custa é virem pedir aos jovens para colaborar com ideias para a cidade, e quando são apresentadas ser feita uma declaração à imprensa a dizer "não recebemos lições de ninguém,....quem questiona as decisões tomadas pela edilidade tem agenda politíca"
Quem não sente não é filho de boa gente.

magico_scbraga

Quote from: rpo.castro on 20 de June de 2012, 10:43
Quote from: darkshines on 19 de June de 2012, 20:20
E depois não tentem comparar a CEC com a CEJ. O orçamento que eles têm é não sei quantas vezes maior que o que nós temos. Aliás, para o dinheiro que eles receberam pouco mas muito pouco têm feito, comparado com outras capitais da cultura de outros anos.

Eles têm realizado permanentemente bastantes actividades culturais, muito mais do que o que aparece na comunicação social (se compararmos o tratamento da CS às capitais europeias da cultura: Lisboa; Porto e Guimarães, o mediatismo é sempre a descer).
Mas é claro que há muito desperdício de dinheiro para aquele lado

A CEJ foi feita em cima do joelho, daí que não tenha dado para programar nada decentemente nem concorrer a fundos. Os espanhois dizem que foi por imitação e torna-se dificil de rebater isto devido à maneira como tudo foi tratado.

Agora o que custa é virem pedir aos jovens para colaborar com ideias para a cidade, e quando são apresentadas ser feita uma declaração à imprensa a dizer "não recebemos lições de ninguém,....quem questiona as decisões tomadas pela edilidade tem agenda politíca"

Claro que têm criado imensas actividades, acho que a CEC deste ano em nada fica a dever à que houve no Porto há uns anos (penso que em 2001). Claro que os tempos são outros, mas penso que a organização e a dinâmica criada pelos nossos vizinhos é de realçar.

Quanto à Capital Europeia da Juventude, esta apenas serviu de exemplo. Bem sei que o financiamento é claramente inferior, mas o dinheiro, ou a ausência dele, não justifica tudo. O que penso faltar é a vontade, sem a qual nada se faz.

Não estou aqui para criticar quem quer que seja, mas ver a minha cidade tão imóvel é algo que me entristece. Vale-nos o crescimento do Braga que, verdade seja dita, tem contribuído para dar um impulso à cidade , que parecia adormecida.

Como prova do que estou a dizer, deixo uma sugestão. Tentem ir à avenida central e contar o número de pessoas que por lá anda, seja nas ruas, seja nos cafés. Depois vão a guimarães e passem pelo Largo do Toural ou pela Oliveira e tentem comparar.

É confrangedor passar pelo centro da cidade e verificar a falta de movimento, a ausência de iluminação, os cafés a fechar cedo devido à falta de movimento..
Braga - Uma cidade, um clube, uma só paixão.

jaimec

Concordo com quase tudo o que foi escrito até aqui . Mas deixem-me dar uma achega : é nestas situações que a palavra BRAGUISTA faz mais sentido ! Os muitos bracarenses que não são do SCB não ficariam mínimamente sensibilizados para este assunto, o que o são, os braguistas, sim .

Mas é engraçado que quase todos os anos, e por esta altura, alguém abre um tópico semelhante a este ... mostra o pouco trabalho feito a este nível .

PAF

Quote from: magico_scbraga on 20 de June de 2012, 19:40
Quote from: rpo.castro on 20 de June de 2012, 10:43
Quote from: darkshines on 19 de June de 2012, 20:20
E depois não tentem comparar a CEC com a CEJ. O orçamento que eles têm é não sei quantas vezes maior que o que nós temos. Aliás, para o dinheiro que eles receberam pouco mas muito pouco têm feito, comparado com outras capitais da cultura de outros anos.

Eles têm realizado permanentemente bastantes actividades culturais, muito mais do que o que aparece na comunicação social (se compararmos o tratamento da CS às capitais europeias da cultura: Lisboa; Porto e Guimarães, o mediatismo é sempre a descer).
Mas é claro que há muito desperdício de dinheiro para aquele lado

A CEJ foi feita em cima do joelho, daí que não tenha dado para programar nada decentemente nem concorrer a fundos. Os espanhois dizem que foi por imitação e torna-se dificil de rebater isto devido à maneira como tudo foi tratado.

Agora o que custa é virem pedir aos jovens para colaborar com ideias para a cidade, e quando são apresentadas ser feita uma declaração à imprensa a dizer "não recebemos lições de ninguém,....quem questiona as decisões tomadas pela edilidade tem agenda politíca"

Claro que têm criado imensas actividades, acho que a CEC deste ano em nada fica a dever à que houve no Porto há uns anos (penso que em 2001). Claro que os tempos são outros, mas penso que a organização e a dinâmica criada pelos nossos vizinhos é de realçar.

Quanto à Capital Europeia da Juventude, esta apenas serviu de exemplo. Bem sei que o financiamento é claramente inferior, mas o dinheiro, ou a ausência dele, não justifica tudo. O que penso faltar é a vontade, sem a qual nada se faz.

Não estou aqui para criticar quem quer que seja, mas ver a minha cidade tão imóvel é algo que me entristece. Vale-nos o crescimento do Braga que, verdade seja dita, tem contribuído para dar um impulso à cidade , que parecia adormecida.

Como prova do que estou a dizer, deixo uma sugestão. Tentem ir à avenida central e contar o número de pessoas que por lá anda, seja nas ruas, seja nos cafés. Depois vão a guimarães e passem pelo Largo do Toural ou pela Oliveira e tentem comparar.

É confrangedor passar pelo centro da cidade e verificar a falta de movimento, a ausência de iluminação, os cafés a fechar cedo devido à falta de movimento..

Desde logo dizer que a CEC e CEJ é a sorte grande e a terminação... claro que é possível fazer coisas sem muito investimento(dinheiro)... mas é preciso ideias e quem as tenha e principalmente que as deixem pôr em prática! Mas começar do zero que era praticamente o que nós tínhamos não é fácil, alguma coisa vai sendo feita com maior ou menor impacto.

Quanto ao centro e sinceramente pelo que vou vendo a tendência não será para muito melhor no futuro...
Na zona da Sé apareceu alguma coisa recentemente que se juntaram ao que já havia e um ou outro ponto pela cidade ainda assim coisas tão residuais que têm pouco relevo.
Mas deixo uma questão,se calhar off topic... mas ao menos é um sitio com visibilidade! não sei como se regenera uma cidade tirando uma parte dos estacionamentos gratuitos mais centrais que uma cidade tem à noite e ao fim de semana por exemplo! Não sei ao pessoal mas a mim faz-me muita confusão! Se já não é fácil levar as pessoas ao centro de borla, estacionando mais ou menos longe do local onde se pretende ir, quanto mais ainda ter que pagar para ir a esse lugar, mais ainda nos dias de hoje. Certamente se houver por aqui quem trabalhe no centro nos dias de hoje, terá certamente uma ideia bem real do que por lá se vai passando e do que eu refiro. E quem não trabalha facilmente vê o "desastre" que por lá vai acontecendo... é passar na rua do Souto zona mais nobre da cidade e ver as lojas vazias, algumas completamente abandonadas! Depois admiram-se que o shoping está a abarrotar! Não admira! Eu sei que é bom ter zona pedonal, é fantástico até! Mas o pessoal até para ir ao café da aldeia que fica a 100metros de casa vai de carro! e só não estaciona dentro do café porque não pode.
Um bom exemplo no que se refere a estacionamento e problemas associados a ele é até o Axa como todos nós sabemos.

Não me parece que a cidade seja tão imóvel como parece... apenas esteve morta durante muitos anos, não sei quantos, mas são já muitos, mesmo o pouco que havia foi desaparecendo como concertos no verão! Levantar um morto não é fácil!
O mesmo ligar a cidade ao clube, ou o clube à cidade, é o mesmo que levantar um morto... foram 20 e muitos anos distantes!

aurelio

Isto parece-me mais um topico politico
Quando vejo a cidade esburacada, as eleicoes estao a porta.
E quamdo as eleicoes passam volta tudo ao normal.
E preciso confundir o povo que bem tem sido enganado estes anos todos.
Nao vamos deixar que a politica se meta no futebol pois ja fez mal que chegue durante decadas, e uma vez que temos um presidente que consegui dividir as aguas, por agora, vamos deixar para o cidadao normal analisar se esta satisfeito com tudo o que se tem passado.
Isto e um site do nosso clube por isso e isso que devemos discutir.
Desde que o estadio foi la para baixo parece que a cidade morreu desportivamente.
Ainda sou do tempo das romarias pela avenida abaixo nos dias de futebol e depois dos jogos, enfim era outra vida.
E nisso que devemos, trabalhar divulgar, os jogos e o clube.
Apesar que isso de Braguista e Bracarence sempre me fiz muita confusao. Para mim foi uma treta arranjada pelo Professor Marcelo para calar a boca aqueles fala barato daquele programa, mas enfim. 

A.COSTA

As duas cidades e as suas gentes são tão díspares que não faz muito sentido estar a comparar.

Braga é uma cidade muito mais aberta, acolhendo imensas pessoas de fora.  Guimarães é por tradição uma cidade mais fechada e bairrista (neste aspeto tem vindo a perder bastante).

Os orçamentos da CEC e da CEJ são de uma difernça surreal. Não há comparação possível.

Braga é uma cidade bastante maior e Guimarães um concelho muito maior. Pode parecer a mesma coisa ... mas não é.

A maior imbecilidade que vi até hoje na CEC é o célebre varandim do toural. É um insulto à inteligência de qualquer um, numa cidade que se preza de conservar as suas referências historicas.

Desportivamente nesta altura Braga ganha de goleada.  Em Guimarães luta-se pela sobrevivência do clube, que mesmo assim é ainda incerta.
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

Arnie_Marta

Quote from: aurelio on 21 de June de 2012, 01:20
Isto parece-me mais um topico politico
Quando vejo a cidade esburacada, as eleicoes estao a porta.
E quamdo as eleicoes passam volta tudo ao normal.
E preciso confundir o povo que bem tem sido enganado estes anos todos.
Nao vamos deixar que a politica se meta no futebol pois ja fez mal que chegue durante decadas, e uma vez que temos um presidente que consegui dividir as aguas, por agora, vamos deixar para o cidadao normal analisar se esta satisfeito com tudo o que se tem passado.
Isto e um site do nosso clube por isso e isso que devemos discutir.
..... 

Bem, a única pessoa que neste tópico vi falar de política e demonstrar de forma convicta a sua posição política foste tu.

Tópico político
Eleições, obras...
Confundir, Enganar..

::) ::)
O meu nome é Arnaldo...

aurelio

Para um entededor duas palavras bastam...
Mas se fui eu que interpretei mal so tenho a pedir desculpa.

magico_scbraga

Quote from: aurelio on 22 de June de 2012, 01:37
Para um entededor duas palavras bastam...
Mas se fui eu que interpretei mal so tenho a pedir desculpa.

Dizer apenas que o facto de ter aberto este tópico em nada se deve a determinada posição política. Nada disso.

E mesmo que a isso se devesse, pergunto : qual seria o mal ?

Cada bracarense tem a sua opinião acerca do modo como a cidade vai evoluindo, sem que isso tenha de implicar uma posiçao politica. Mas, reitero, mesmo que a minha opinião traduzisse uma "opinião politica" , continuaria a ser uma mera opinião, tão válida e respeitável como a tua.

O que não compreendo é a tentativa de menorizar a opinião de alguém que apenas se preocupa com a sua cidade, argumentando que tal opinião tem por detrás de si uma determinada agenda política.
Braga - Uma cidade, um clube, uma só paixão.

ric

Este tópico tem, de facto, muito para se dizer e discutir.
Mesmo assim, não me parece que se enquadre nos objectivos deste fórum, sobretudo quando temos espaços na net que se dedicam a estes assuntos com mais profundidade.

Não se trata de coartar a criatividade e liberdade de ninguém. Antes pelo contrário pois acho que todos os bracarenses devem participar civicamente na vida da sua cidade. mas nos espaços próprios.
Aqui, falamos do Braga, respira-se pelo Braga e , quando muito, do SCBraga em Braga.

A todos obrigado pela participação mas acho que compreendem esta decisão de encerrar o tópico, mantendo , mesmo assim passível de ser lido